Sylvia Furtado Felix

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6173474261305025
  • Última atualização do currículo em 08/03/2018


Possui graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Cursou Mestrado em Linguística Aplicada na Universidade Católica de Pelotas, orientada pelo professor Dr. Vilson Leffa, fazendo pesquisas na área da Educação a distância com base na Teoria da Atividade, que explica, resumidamente, que toda interação é mediada por uma ferramenta e motivada por objetivos. É especialista em Linguística e ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande. Trabalhou como professora da disciplina de Sociolinguística na graduação da UCPEL, com o professor doutor Adail Sobral. Trabalhou por quatro anos no Curso de Formação de professores de espanhol a distância, como professora tutora. Além disso, trabalhou como autora de materiais didáticos, bem como coordenadora de equipe, no curso de Português para Estrangeiros, no Ifsul. Foi professora substituta no IFsul, trabalhando com as disciplinas de Literatura brasileira e Língua Portuguesa nos diversos cursos técnicos existentes no instituto e está cursando Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande no curso de Letras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sylvia Furtado Felix
Nome em citações bibliográficas
FELIX, S. F.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Orientador: Claudia Mentz Martins.
2012
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: SOLUÇÕES DIALÓGICAS PARA INTERAÇÕES EM FÓRUNS DE AVA,
Orientador: ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL COM ADAIL S.
Coorientador: ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL.
Palavras-chave: EAD; INTERAÇÃO.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: A INTERAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: VILSON LEFFA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: EAD; INTERAÇÃO.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2011
Especialização em lato-sensu lingüística e ensino do português.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: O FÓRUM ENQUANTO FERRAMENTA INTERATIVA.
2003 - 2007
Graduação em LETRAS PORTUGUÊS ESPANHOL.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
programa de espanhol pré-intermediário. (Carga horária: 70h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
1999 - 2000
INGLÊS COMPLEMENTAR. (Carga horária: 140h).
CENTRO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, CLES, Brasil.


Atuação Profissional



Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de Port./ Revisor/Autor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Designer Instrucional curso Espanhol, Carga horária: 20


Colégio Marista São Francisco, SF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Português e Literatura, Carga horária: 15
Outras informações
Motivo da saída: aprovada no processo seletivo como professora substituta do Ifsul


Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Professora de Disciplina de sociolinguística do curso de graduação em Letras na disciplina de responsabilidade do professor Adail Sobral, enquanto aluna bolsista do Mestrado.


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: capes, Enquadramento Funcional: professor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Função: Professora do Curso de Graduação de Letras a distância das disciplinas de: Introdução aos Estudos da Linguagem, Espanhol I , EAD Instrumental, Latim, Linguística II, Psicologia da Educação, Metodologia do ensino e da Pesquisa, Morfofonologia do Espanhol, Linguística III.


Colégio São José, SJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Português e Produção Textual, Carga horária: 30


COLÉGIO GONZAGA, GZ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Português e Espanhol, Carga horária: 20


Liderança Cursos Preparatórios, LIDERANÇA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa para alunos que objetivavam ingressar no IFsul e Ifrs, assim como em concursos públicos.

Atividades

2010 - 2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português Pré-IF para alunos do Liderança

Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutoria, Carga horária: 20
Outras informações
disciplinas: literatura hispanoamericana, espanhol I e II



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
TECNOLOGIA E LITERATURA: UMA INTERAÇÃO PRODUTIVA EM SALA DE AULA
Descrição: projeto de pesquisa sobre tecnologia e ensino em sala de aula de literatura.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Sylvia Furtado Felix - Coordenador / Michele Cunha - Integrante / Claudia Martins Ments - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - 2011
A tutoria em cursos de modalidade a distância
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - Atual
Projeto Voluntário de Leitura nas escolas "Mais Educação"
Descrição: O projeto oferecido pelo governo almeja auxiliar os alunos que possuem dificuldades na leitura e escrita. É um projeto totalmente voluntário, que ajuda o professor apenas com transporte e alimentação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: ANAIS EVIDOSOL


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
FÉLIX, Sylvia Furtado. A interação em fórum de ambiente virtual de aprendizagem. Dissertação (mestrado em Letras). Escola de Educação da Universidade Católica de Pelotas. 2011.  Data: 18/02/2016

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FELIX, S. F.; Anne Moor ; RAFAEL, V. C. ; GUTERRES, N. . FUNDAMENTOS DE EAD. 1. ed. PELOTAS: UNIVERSITÁRIA, 2010. v. 1. 41p .

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ADAIL ; GOMES, F. ; AZEVEDO, R. ; VAZ, R. ; FELIX, S. F. . Tradução, a (re)produção de sentido. In: CELSUL, 2010, PALHOÇA. Anais do IX Encontro do CELSUL. PALHOÇA, 2010. p. 1-1.

2.
FELIX, S. F.. A interação em EaD. In: CIC, 2009, Pelotas. A interação em ead, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
FELIX, S. F.. PROPOSTAS DIALÓGICAS PARA UM FÓRUM DE AVA MAIS INTERATIVO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FELIX, S. F.. PÔSTER ' PROPOSTAS DIALÓGICAS PARA UM FÓRUM DE AVA MAIS INTERATIVO'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
FELIX, S. F.; ADAIL . INTERAÇÃO EM AVAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FELIX, S. F.. Interação em fórum do Moodle.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FELIX, S. F.; AZEVEDO, R. ; VAZ, R. ; ADAIL ; GOMES, F. . TRADUÇÃO, A (RE) PRODUÇÃO DE SENTIDOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FELIX, S. F.; SYLVIA ; sylvia felix ; Sylvia félix . O ensino mediado pelo computador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FELIX, S. F.. VYGOTSKY, O CIBORGUE E A EAD. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FELIX, S. F.. PESQUISA SOCIOLINGÜÍSTICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FELIX, S. F.. O EMPREGO DOS PRONOMES NO DISCURSO RELIGIOSO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FELIX, S. F.. Dualidade na lírica camoniana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
FELIX, S. F.. Português como Língua Adicional, módulo 2, caderno 2. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

2.
FELIX, S. F.. Português como Língua Adicional Módulo 2. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

3.
FELIX, S. F.. Curso de Português para estrangeiros Módulo 1, CADERNO 1. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

4.
FELIX, S. F.. Português como Língua Adicional Módulo 1. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

5.
FELIX, S. F.. Guia do Estudantes dos Cursos do ETEC Idiomas: Espanhol, Inglês e Português LA. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

6.
MILHEIRA, R. G. ; FELIX, S. F. . Arqueologia Guarani na laguna dos Patos e serra do Sudeste. 2014. (Revisão de livro).

7.
FELIX, S. F.. Minicurso de Planejamento Instrucional. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Anne Moor ; FELIX, S. F. ; GUTERRES, N. ; RAFAEL, V. C. . Fundamentos em EaD. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

9.
FELIX, S. F.. MUNDOS EN CONTACTO. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
FELIX, S. F.. REDAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTO. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
FELIX, S. F.. Da Leitura à produção de textos: o ensino de Língua Portuguesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FELIX, S. F.. Participação em banca de KATIUSCIA RODRIGUES DE CAMPOS. FRASES DE PARA-CHOQUES DE CAMINHÕES: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em lato-sensu lingüística e ensino do português) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
FELIX, S. F.. Participação em banca de JOÃO BATISTA DE FELIPPE RODRIGUES. O DISCURSO AMBIENTALISTA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DOS NÚMEROS, SOB UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA. 2011.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada Literária Campus Restinga.Lenda urbana da região sul: a Santa prostituta. 2017. (Seminário).

2.
MPU. TECNOLOGIA E LITERATURA: UMA INTERAÇÃO PRODUTIVA EM SALA DE AULA. 2017. (Congresso).

3.
Semana Aberta da Furg.A redação do ENEM. 2017. (Oficina).

4.
SEMANA ABERTA DO C3. 2017. (Seminário).

5.
Semana ao dia mundial do livro.A "temida" redação do ENEM. 2017. (Encontro).

6.
cielli. O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE LITERATURA. 2016. (Congresso).

7.
I simpósio de Pesquisas e estudos Bakhtinianos. 2016. (Simpósio).

8.
VIII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.O ENSINO DE LITERATURA NOS CURSOS DE EAD. 2016. (Seminário).

9.
Capacitação Etec Idioma sem Fronteiras Idioma espanhol. 2014. (Outra).

10.
Curso de Português como Língua Adicional.Idiomas sem fronteiras/Etec Brasil. 2014. (Outra).

11.
Minicurso de Planejamento Instrucional.O desenvolvimento de material para cursos de Português para estrangeiros em EaD no Ifsul. 2013. (Oficina).

12.
GEL GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS.PROPOSTAS DIALÓGICAS PARA UM FÓRUM DE AVA MAIS INTERATIVO. 2012. (Seminário).

13.
I Seminário Diálogos em EaD e o XI Encontro para ações em EaD na FURG.Propostas Dialógicas para um fórum de AVA mais interativo. 2012. (Seminário).

14.
CAPACITAÇÃO DE LIBRAS. 2011. (Encontro).

15.
I Ciclo de Estudos Acadêmicos do polo de Apoio Presencial da universidade Aberta do Brasil de Serafina Corrêa.A INTERAÇÃO EM AVAS. 2011. (Oficina).

16.
I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnólogicas para la Integración en el Conosur.A interação em fórum de Moodle. 2011. (Encontro).

17.
CAPACITAÇÃO "UMA REFLEXÃO SOBRE A LINGUAGEM EM AVA". 2010. (Outra).

18.
PALESTRA DE PIERRY LÉVY. 2010. (Outra).

19.
DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE ANA CLÁUDIA "FORMAR E TRANSFORMAR OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA AULAS DE PORTUGUÊS. 2009. (Outra).

20.
I ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2008. (Encontro).

21.
SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS UFPEL.A SOCIOLINGUÍSTICA EM SALA DE AULA. 2008. (Outra).

22.
VI SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS.O EMPREGO DOS PRONOMES NO DISCURSO RELIGIOSO. 2008. (Outra).

23.
VI SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS.PESQUISA SOCIOLINGÜÍSTICA. 2008. (Outra).

24.
II Encuentro de professores de español de Rio Grande do Sul. 2007. (Encontro).

25.
I V Semana academica de letras.DUALIDADES NA LÍRICA CAMONIANA. 2006. (Outra).

26.
Seminário de Práticas: Compartilhando vivências. 2006. (Seminário).

27.
Viagem ao Espanhol II: projeto de imersão. 2006. (Outra).

28.
Experiência de Imersão total do espanhol (viagem ao uruguay). 2005. (Outra).

29.
III Semana de Letras - A importância do contexto no ensino de línguas e literaturas. 2005. (Outra).

30.
VI Semana Acadêmica de Pedagogia: Formação de Professores: Para quê?. 2005. (Outra).

31.
II Semana de Letras - Ensino de Línguas: O desafio do novo milênio. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FELIX, S. F.. Semana ao dia mundial do livro. 2017. (Outro).

2.
FELIX, S. F.. Curso de Português como LA. 2014. (Outro).

3.
FELIX, S. F.. Educação a distância ? o que é e como se faz?. 2013. (Outro).

4.
FELIX, S. F.. Minicurso de Planejamento Instrucional. 2013. (Outro).

5.
FELIX, S. F.. MOSTRA CULTURAL (MPU). 2008. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
FELIX, S. F.. Minicurso de Planejamento Instrucional. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
FELIX, S. F.. Português como Língua Adicional Módulo 1. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

2.
FELIX, S. F.. Português como Língua Adicional Módulo 2. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 14:51:48