Alessandro Marques Calil

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0987690306215354
  • Última atualização do currículo em 05/10/2018


Pós-doutorando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UEZO (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - Rio de Janeiro/RJ),Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo(Unian), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Severino Sombra, Vassouras/RJ, com dissertação defendida sobre a utilização de software educacional no ensino de Matemática e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com dissertação defendida em junho de 2011, linha de tecnologias e formação de professores. Possui Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, graduação em Ciências pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora com licenciatura curta em Ciências e Matemática e licenciatura plena em matemática. Atualmente é professor de matemática da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora com dois cargos efetivos, professor das escolas particulares Colégio Dinâmico, Escola Degraus de Ensino e Sistema Educacional Batista Castro.Tem experiência na área do Magistério com ênfase em Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de Matemática ( 20 anos lecionando nos níveis fundamental , médio e superior, sendo neste em EAD total e semi-presencial).Na secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, além de atuar como professor de matemática nos níveis fundamental e médio durante 8 anos, ocupei também o cargo de vice - diretor durante 1 ano e o de coordenador de Matemática, durante dois anos.Vice-diretor também na rede municipal de ensino de Juiz de Fora/MG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandro Marques Calil
Nome em citações bibliográficas
CALIL, A. M.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
Rua Francisco Fontainha, 163
Santo Antônio
36071510 - Juiz de Fora, MG - Brasil
Telefone: (32) 36907660


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Doutorado em Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN, Brasil.
Título: A ação dos professores em salas de Informática das escolas municipais de Juiz de Fora/MG., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Ubiratan D'Ambrosio.
Palavras-chave: Matemática, Educação Matemática.
2009 - 2011
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Matemática.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Caracterização da utilização das TIC's pelos professores de Matemática e diretrizes para ampliação do uso, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Fernanda C. A. Campos.
Palavras-chave: Matemática, Educação Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Matemática.
Universidade Severino Sombra, USS, Brasil.
Título: Investigações pedagógicas sobre o uso do software GRAPHMATICA no ensino de funções de 1º e 2º graus no 9º ano do ensino fundamental, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Janaína C. Carvalho.
Palavras-chave: Matemática, Educação Matemática; Software, gráficos, aprendizagem, funções.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
1997 - 1999
Especialização em Ensino de Matemática.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Ensino de matemática tradicional x cognitivo.
Orientador: José Maurício de Andrade.
1992 - 1997
Graduação em Ciências.
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CESJF, Brasil.
Título: Ensino de Matemática nos níveis fundamental e médio.
Orientador: Alberto Hanssen Raad.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Centro Universitário da Zona Oeste, UEZO, Brasil.


Atuação Profissional



Curso Executivo, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 4


Colégio Anchieta Ltda., ANCHIETA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de matemática, Carga horária: 20


Sociedade Entrerriense de Ensino Ltda., COLÉGIO ENTRERIO, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de matemática, Carga horária: 10
Outras informações
contrato interrompido de fevereiro de 1996 até março de 1997 devido fechamenbto de turmas


Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, P/JUIZ DE FORA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de matemática, Carga horária: 20
Outras informações
Cargo assumido devido aprovação em concurso público. Professor de Matemática, já tendo atuado também como vice-diretor.

Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de matemática, Carga horária: 20
Outras informações
Cargo assumido devido aprovação em concurso público. Professor de Matemática, tendo atuado também como vice-diretor.

Atividades

01/1997 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
, juntamente com elaboração de projetos para incentivo da aprendizagem do conteúdo.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de matemática, Carga horária: 40
Outras informações
Cargos ocupados: Professor de Matemática, vice - diretor, coordenador.


Escola da Comunidade Monteiro Lobato, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de matemática, Carga horária: 20


Escola Degraus de Ensino Ltda., ESCOLA DEGRAUS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 14


Colégio Dinâmico, CD, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 12


Sistema Educacional Batista Castro, SEBC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 9


Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor EAD, Carga horária: 4
Outras informações
Professor Tutor EAD, sendo cursos totalmente EAD e também semi-presenciais.


Escola Preparatória de Concursos Pré-militares, EPCOM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 6



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
CALIL, A. M.. A Tecnologia como ferramenta de apoio para o professor: uma tendência ou modismo na Educação?. 1. ed. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2018.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CALIL, A. M.; CARVALHO, C. V. A. ; CARVALHO, J. V. . Aplicação do software Graphmatica no ensino de funções polinomiais de 1º grau no 9º ano do ensino fundamental. Revista Praxis, meio digital, , v. 4, p. 17 - 27, 01 ago. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CALIL, A. M.; CAMPOS, F. C. A. . A formação de professores de Matemática e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação com seus alunos e região: primeiros resultados. In: VIII Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática, 2010, Vassouras - RJ. VIII Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática, 2010.

2.
CALIL, A. M.; CARVALHO, J. V. ; CARVALHO, C. V. A. . O ensino de Matemática nos níveis fundamental e médio com auxílio do computador. In: IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2009, Ouro Preto/MG. Tendências da Educação Matemática e Prática Docente, 2009.

3.
CALIL, A. M.; CARVALHO, C. V. A. ; CARVALHO, J. V. . Ensino de funções do 1º e 2º graus do ensino fundamental com o auxílio do software GRAPHMAT. In: XII EBRAPEM, 2008, Rio Claro/SP. Educação Matema´tica: possibilidades de interlocução, 2008.

4.
CALIL, A. M.; CARVALHO, J. V. ; CARVALHO, C. V. A. . Reflexões sobre o uso de Recursos midiáticos como ferramenta de ensino de Matemática para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. In: VI ESFEM, 2008, Vassouras/RJ. Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
CALIL, A. M.. Caracterização da utilização das TIC's pelos professores de Matemática e diretrizes para ampliação do uso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CALIL, A. M.; CAMPOS, F. C. A. . A formação de professores de Matemática e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação com seus alunos em Juiz de Fora e região: primeiros resultados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CALIL, A. M.; CARVALHO, C. V. A. ; CARVALHO, J. V. . O Ensino de Matemática nos níveis fundamental e médio com auxílio do computador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CALIL, A. M.. Ensino de Funções de 1º e 2º no 9º ano do ensino fundamental com o auxílio do software GRAPHMAT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CALIL, A. M.; CARVALHO, J. V. ; CARVALHO, C. V. A. . Reflexões sobre o uso de recursos midiáticos como ferramenta de ensino de Matemática para alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Escola dos novos tempos. 2018. (Outra).

2.
Metodologias de Aprendizagem na sala de aula. 2018. (Outra).

3.
Psicopedagogia. 2018. (Outra).

4.
Tecnologia Educacional: Século XXI: Educação formal e as tecnologias digitais. 2018. (Outra).

5.
Desenvolvimento pelo professor de Matemática de uma "mirada profesional" sobre o ensino. 2015. (Seminário).

6.
Ferramentas da Plataforma Moodle. 2015. (Outra).

7.
III Seminário Nacional Investigando práticas pedagógicas.Tecnologias e ensino de Matemática: uma relação que pode dar certo. 2015. (Seminário).

8.
I Seminário Internacional de Práticas Inovadoras.Tecnologias e Ensino de Matemática: uma relação que pode dar certo. 2015. (Seminário).

9.
VII Encontro Mineiro de Educação Matemática.Análise de metodologias em teses defendidas: buscando um enfoque no estudo de caso e pesquisa qualitativa. 2015. (Encontro).

10.
XIX EBRAPEM. 2015. (Encontro).

11.
XIX EBRAPEM. 2015. (Encontro).

12.
XIX EBRAPEM.A ação dos professores em salas de Informática das escolas municipais de Juiz de Fora/MG.. 2015. (Encontro).

13.
Implantação do Material Didático nas Áreas de Conhecimento. 2014. (Oficina).

14.
Jornada Acadêmica das Faculdades FACSUM E FJF.Matemática no Ensino Fundamental I: uma visão de alguns pontos para o ensino da disciplina. 2014. (Oficina).

15.
Jornada Acadêmica das Faculdades FACSUM E FJF.Matemática no Ensino Fundamental I: uma visão de alguns pontos para o ensino da disciplina. 2014. (Oficina).

16.
1° Encontro de Professores de Informática da Rede Municipal de Juiz de Fora. 2012. (Encontro).

17.
XXVI Reunião Latino Americana de Matemática Educativa. Licenciatura de matemática a distância: esta formação repercute no uso de computadores nas escolas?. 2012. (Congresso).

18.
IX Seminário temático o Movimento da Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos e comparativos. 2010. (Seminário).

19.
Seminários de Educação Matemática do ICE - UFJF.Caracterização da utilização das TIC's pelos professores de Matemática e diretrizes para ampliação do uso. 2010. (Seminário).

20.
VIII Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática.A formação de professores de Matemática e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação com seus alunos em Juiz de Fora e região: primeiros resultados. 2010. (Encontro).

21.
VIII ESFEM - Encontro Sul Fluminense de Edcucação Matemática.A formação de professores de Matemática e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação com seus alunos e região: primeiros resultados. 2010. (Encontro).

22.
IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.O ensino de Matemática nos níveis fundamental e médio com auxílio do computador.. 2009. (Encontro).

23.
IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.O ensino de Matemática nos níveis fundamental e médio com auxílio do computador. 2009. (Encontro).

24.
Programa de cursos Positivo 2009: Escola espaço do devir. 2009. (Outra).

25.
Seminários de Educação Matemática - temas diversos. 2009. (Seminário).

26.
EBRAPEM 2008.Ensino de funções de 1º e 2º graus do ensino fundamental com auxílio do software GRAPHMATICA. 2008. (Encontro).

27.
I Congresso de Tecnologia na Educação. 2008. (Congresso).

28.
Programa de cursos da Editora Positivo - Metodologia no Ensino de Matemática. 2008. (Encontro).

29.
VI ESFEM - Encontro Sul Fluminense de Edcucação Matemática.Reflexões sobre o uso de recursos midiáticos como ferramenta de ensino de Matemática para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. 2008. (Encontro).

30.
VI ESFEM - Encontro Sul-fluminense de Educação Matemática.Reflexões sobre o uso de recursos midiáticos como ferramenta de ensino de Matemática para alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. 2008. (Encontro).

31.
XII EBRAPEM - Encontro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Ensino de Funções de 1º e 2º graus no 9º do ensino fundamental com o auxílio do software GRAPHMAT. 2008. (Encontro).

32.
Ensino de Matemática: 5ª série ao 3° ano do ensino médio. 2007. (Oficina).

33.
Reciclagem geral para o ensino de Matemática. 2005. (Outra).

34.
Olhares e experiências da vida escolar. 2002. (Oficina).

35.
Direitos e competências em Educação. 2001. (Oficina).

36.
Gestão democrática no contexto das reformas do Estado. 2001. (Oficina).

37.
Programa de Educação Afetivo - sexual. 2001. (Outra).

38.
A importância dos jogos no ensino de Matemática. 2000. (Oficina).

39.
Como dar aulas de laboratório sem laboratório. 1999. (Oficina).

40.
Grupo de estudos em Matemática. 1999. (Oficina).

41.
Matemática com Prazer. 1999. (Oficina).

42.
Parada Obrigatória. 1998. (Seminário).

43.
Atualização em Matemática. 1994. (Oficina).

44.
Geometria plana - materiais alternativos. 1993. (Seminário).

45.
Leitura Dinâmica e comunicação objetiva. 1993. (Oficina).

46.
Novas tecnologias no ensino de Física. 1993. (Seminário).

47.
Semana de Biologia. 1992. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CALIL, A. M.. A utilização de softwares educacionais e internet como auxílio para aprendizagem de conteúdos escolares. 2010. (Outro).

2.
CALIL, A. M.. Xadrez na Escola. 2008. (Outro).

3.
CALIL, A. M.. Olímpiada de Matemática. 2005. (Outro).

4.
CALIL, A. M.. Projeto de Educação Afetivo - sexual. 2002. (Outro).



Outras informações relevantes


Grande experiência como professor de Matemática, atuando nos níveis Fundamental II, Médio, Superior e Pós-graduação. Trabalhei como tutor EAD em cursos de graduação e pós-graduação. Na rede pública de Ensino, ocupei também cargos de Coordenador e Vice-diretor (rede estadual de Minas gerais) e na rede municipal de ensino de Juiz de Fora cargo de vice-diretor.
Vários cursos e palestras ministrados para áreas da Educação Geral, como Pedagogia, por exemplo, assim como algumas Engenharias.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 4:06:57