Luciana Brooking Teresa Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8197910555308623
  • Última atualização do currículo em 03/08/2018


Doutora em Psicologia Social pela UERJ (Processos Sociocognitivos e Psicossociais) no Grupo de Pesquisa Interação Social e Desenvolvimento do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (www.desin.org), onde realizou estudo longitudinal comparativo de bebês a termo e pré-termo utilizando a Escala Bayley de Desenvolvimento e Escala de desenvolvimento do comportamento da criança no primeiro ano de vida. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, 2011 (Neurociência e Clínica). Especialização em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Veiga de Almeida (2002) e Reengenharia e Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes (1997). Formação na área de Psicologia Cognitiva, com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Neuropsicologia. Docente e supervisora de estágio clínico na graduação de Psicologia na Universidade Veiga de Almeida. Docente em cursos de Especialização: Neuropsicologia-Universidade Celso Lisboa e Universidade Veiga de Almeida; Psicopedagogia-UERJ. Participa do Grupo de Trabalho da ANPEPP - Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos (2014-2016). Tem como foco de pesquisa e atuação: Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica clínica e do desenvolvimento, Construção e adaptação de testes neuropsicológicos, Desenvolvimento de funções cognitivas e Neuroeducação. Tutora Cogmed Working Memory Training (CWMT), RJ. Tem experiência em clínica, pesquisa e docência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Brooking Teresa Dias
Nome em citações bibliográficas
BROOKING, L. T. D.;Dias, L. B. T.;Brooking, L.;BROOKING, LUCIANA;DIAS, LUCIANA BROOKING TERESA


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Psicologia Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Desenvolvimento Neuropsicológico no primeiro ano de vida em bebês nascidos a termo e pré-termo: uma análise longitudinal comparativa, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maria Lucia Seidl-de-Moura.
Coorientador: Deise Maria Leal Fernandes Mendes.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: nascimento prematuro; bebê prematuro; neuropsicologia; psicologia do desenvolvimento; medidas do desenvolvimento; desenvolvimento infantil.
2009 - 2011
Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Memória em Crianças de Idade Escolar: uma perspectiva Neuropsicológica,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Jesus Landeira-Fernandez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2001 - 2002
Especialização em Geriatria e Gerontologia.
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Título: Lazer como ocupação do tempo livre na Terceira Idade.
Orientador: Ercole da Cruz Rubini.
1997 - 1997
Especialização em Reengenharia e Recursos Humanos.
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Dinâmica de Grupo no processo seletivo.
Orientador: Isa Silva.
2002 - 2007
Graduação em Formação de Psicólogo.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Problemas alimentares na infância sinalizam para futura Bulimia na Adolescência e na fase adulta.
2005 - 2006
Graduação em Bacharelado em Psicologia.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Efeito de Relaxamento sobre o nível de estresse medido no Stressless e sobre o desempenho no Teste de Stroop.
Orientador: Profa. Dra. Regina Lucia Nogueira.
1991 - 1995
Graduação em Serviço Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Terceira Idade: a redescoberta da vida - uma feliz idade.
Orientador: Myriam Moraes Lins de Barros.




Formação Complementar


2007
Extensão universitária em Treinamento Profissional em Neuropsicologia.
Cuidado Integral à Pessoa Idosa - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, CIPI-UERJ, Brasil.
2018 - 2018
Neurociência Cognitiva. (Carga horária: 240h).
Universidade de Granada, UG, Espanha.
2016 - 2016
Traumas infantis e transtornos mentais. (Carga horária: 4h).
Neuroclínica, NEUROCLÍNICA, Brasil.
2016 - 2016
O trabalho clínico com crianças e adultos: ansiedade. (Carga horária: 6h).
Grão, GRÃO, Brasil.
2016 - 2016
Missing Data. (Carga horária: 6h).
Instituto de Medicina Social/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, IMS-UERJ, Brasil.
2014 - 2014
Avaliação de Instrumentos Multidimensionais Usados em Epidemiologia. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz, ENSP/FIOCRUZ, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso Testes de Atenção. (Carga horária: 4h).
Mago Produtos & Serviços em Psicologia, MAGO PSI, Brasil.
2012 - 2012
Treinamento Escalas Bayley III. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2011 - 2011
Testagem neuropsicológica.
Casa do Psicólogo Livraria e Editora, CPLE, Brasil.
2011 - 2011
Testagem neuropsicológica - WISC-IV e Teste de Trilhas Coloridas.
Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, IBNeC, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental. (Carga horária: 128h).
Centro de Psicologia Aplicada e Formação, CPAF, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Prática em Neuropsicologia.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Introdução à Neuropsicologia.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2005 - 2005
Psicofarmacologia para Psicólogos. (Carga horária: 20h).
Profa. Dra. Regina Lucia Nogueira, CENTRO MÉDICO, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Gerontologia Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina: Contribuições da Neuropsicologia à Psicopedagogia no Curso de Especialização em Psicopedagogia

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 3
Outras informações
Estágio Supervisionado D (Licenciatura)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Ministrou a disciplina Contribuições da Neuropsicologia à Psicopedagogia no Curso de Especialização em Psicopedagogia

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina Instituições Escolares e Psicologia

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina Estágio Básico B (Licenciatura)

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina Estágio Básico A (Licenciatura)

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Supervisora, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 2
Outras informações
Estágio Aplicado em Psicologia Escolar

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina Psicologia e Desenvolvimento Humano, ministrada pela profa. Deise Maria Leal Fernandes Mendes, no curso de graduação em Psicologia

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Promoção de Saúde, ministrada pela profa. Maria Lucia Seidl-de-Moura, no curso de graduação em Psicologia

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Capacitação Técnica


Pontifícia Universidade Católica, PUC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Tópicos em Neurociências, Neuropsicologia e Fundamentos em Neurociências

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplinas: Tópicos Psicodiagnóstico-Avaliação neuropsicológica (profa. Helenice Charchat), Métodos Quantitativos (prof. Jesus Landeira), Psicologia e Desenvolvimento (profa. Denise Morsch), Tópicos em desenvolvimento-quadros precoces no desenvolvimento infantil (profa. Denise Morsch)


Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, HSE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário
Outras informações
Ambulatório de Geriatria e Ambulatório de Neurologia no Projeto de pesquisa: Avaliar fatores preditivos cognitivos e neuropsiquiátricos do diagnóstico precoce de demência: estudo longitudinal


Escola ANCT, ANCT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Treinamento Profissional
Outras informações
Neuropsicologia Infantil - Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina: Memória e aprendizagem (Profa. Regina Nogueira)

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplina Bases biológicas do comportamento (profa. Regina Nogueira)

Atividades

03/2007 - 06/2007
Estágios , Serviço de Psicologia Aplicada - SPA, .

Estágio realizado
Coordenador do Grupo de Espera.
02/2006 - 06/2006
Estágios , Serviço de Psicologia Aplicada - SPA, .

Estágio realizado
Avaliação neuropsicológica de crianças.
08/2005 - 12/2005
Estágios , Serviço de Psicologia Aplicada - SPA, .

Estágio realizado
Avaliação neuropsicológica de crianças.
04/2005 - 10/2005
Estágios , Psiconsult - Empresa Júnior de Consultoria em Psicologia, .

Estágio realizado
Recrutamento e seleção, treinamento, pesquisa.

Clitop, CLITOP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário - Técnico em Saúde Mental

Atividades

08/2005 - 10/2006
Estágios , Clitop, .

Estágio realizado
Acompanhamento psicológico em oficinas terapêuticas.

Sociedade Civil Bem-estar familiar no Brasil, BEMFAM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: temporária, Enquadramento Funcional: Entrevistadora de Campo, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio Clínico, Carga horária: 12
Outras informações
Linhas: Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental


The International Society for the Study of Behavioural Development, ISSBD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Afiliação, Enquadramento Funcional: Afiliação



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Autonomia e Interdependência em famílias do Rio de Janeiro
Descrição: Esta proposta resulta de estudos desenvolvidos sob coordenação da Profª Maria Lucia Seidl de Moura, e em colaboração com outros pesquisadores em rede nacional. É continuidade do projeto contemplado no Edital Cientista do Nosso Estado (2007), que está sendo concluído. O foco continua o desenvolvimento do self e as trajetórias de autonomia, interdependência e autonomia relacional. Entretanto, o conjunto de investigações proposto é ampliado nos seguintes aspectos: o estudo de crenças maternas em trajetórias de socialização inclui sistemas de crenças em famílias, e de outros cuidadores além das mães e pais; a faixa do ciclo vital contemplada se alarga, incluindo adolescentes e jovens; e novos instrumentos são adaptados e desenvolvidos. Pesquisas mostram a grande variedade de formas que o desenvolvimento sadio pode assumir em diferentes culturas, envolvendo um equilíbrio entre a aquisição da autonomia e a capacidade de relação. Temos concluído que, embora se possam identificar trajetórias de socialização em que um ou outro desses aspectos é privilegiado, ambos são fundamentais na constituição do sujeito e importa estudar a dinâmica entre eles. São propostos dois estudos empíricos, além do seguimento de estudos teóricos. Estudo 1 Autonomia e interdependência em famílias com jovens do Rio de Janeiro: envolve a avaliação das crenças sobre autonomia, interdependência e autonomia relacional de membros de 100 famílias de dois grupos socioeconômicos da cidade do Rio de Janeiro. Estudo 2 Autonomia e interdependência em três perfis de cuidadoras do Rio de Janeiro: envolve a avaliação dessas crenças em 60 duplas constituídas por mães, avós, babás, e cuidadoras de creche. No projeto, estão definidas metas teóricas, metodológicas, empíricas, de colaboração, e de divulgação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Avaliar fatores preditivos cognitivos e neuropsiquiátricos do diagnóstico precoce de demência: estudo longitudinal
Descrição: Avaliar fatores cognitivos e neuropsiquiátricos em 100 idosos que não preenchem diagnóstico de demência no ambulatório de neurologia e geriatria do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Estes idosos serão reavaliados após 2 anos. Os resultados da primeira avaliação será utilizado para comparar idosos que converteram para demência com aqueles que não converteram. Este projeto também abrange a investigação da heterogeneidade do envelhecimento normal até os estágios iniciais das demências. Associado a este projeto está sendo iniciado um novo projeto avaliando indivídos acima de 50 anos com marcadores genéticos para doença de Alzheimer. O objetivo é acompanhar estes indivíduos e verificar fatores de risco clínicos. Todos os pacientes serão submetidos a avaliação neurológica, exames laboratoriais e de neuroimagem em centros diagnósticos específicos....
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso)
2018 - 2018
Periódico: PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva/Especialidade: Neuropsicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Travel Grant - Jacobs Foundation, International Society for the Study of Behavioural Development.
2016
Travel Grant - Jacobs Foundation, International Society for the Study of Behavioural Development.
2015
Bolsista Nota 10, Faperj.
2012
Menção Honrosa pelo pôster "Desenvolvimento da memória em crianças escolares de classe média do RJ", IBNeC.
2007
2º lugar na Categoria Estudante no Concurso de Monografias, CODEPSI.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SEIDL-DE-MOURA, M. L.2017SEIDL-DE-MOURA, M. L. ; PESSÔA, LUCIANA FONTES ; MENDES, DEISE MARIA LEAL FERNANDES ; RAMOS, DANDARA DE OLIVEIRA ; Fioravanti-Bastos, A. C. ; CARVALHO, R. V. C. ; Brooking, L. ; VICTOR, T. . Concepções sobre autonomia em faixas etárias diversas. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 34, p. 293-303, 2017.

2.
SEIDL-DE-MOURA, MARIA LUCIA2014SEIDL-DE-MOURA, MARIA LUCIA ; PESSÔA, LUCIANA FONTES ; RAMOS, DANDARA DE OLIVEIRA ; MENDES, DEISE MARIA LEAL FERNANDES ; FIORAVANTI-BASTOS, ANA CAROLINA MONNERAT ; DIAS, LUCIANA BROOKING TERESA . Beliefs of mothers, nannies, grandmothers and daycare providers concerning childcare. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso), v. 24, p. 341-349, 2014.

3.
BROOKING, L. T. D.;Dias, L. B. T.;Brooking, L.;BROOKING, LUCIANA;DIAS, LUCIANA BROOKING TERESA2012BROOKING, L. T. D.; PIRES, E. U. ; CHARCHAT-FICHMAN, HELENICE ; Landeira-Fernandez, J. . Memory performance in Brazilian school-age children.. Psychology & Neuroscience (Online), v. 5, p. 165-173, 2012.

4.
BROOKING, L. T. D.;Dias, L. B. T.;Brooking, L.;BROOKING, LUCIANA;DIAS, LUCIANA BROOKING TERESA2011BROOKING, L. T. D.; Landeira-Fernandez, J. . Neuropsicologia do desenvolvimento da memória: da pré-escola ao período escolar. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, v. 3, p. 19-26, 2011.

5.
Charchat-Fichman, H.2010Charchat-Fichman, H. ; BROOKING, L. T. D. ; Fernandes, C.S. ; Lourenço, R.A. ; Caramelli, P. ; Nitrini, R. . Normative data and construct validity of the Rey Auditory Verbal Learning Test in a Brazilian elderly population. Psychology & Neuroscience (Online), v. 3, p. 79-84, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
AGUIAR, A. M. ; STOBAUS, L. ; PESSÔA, LUCIANA FONTES ; BROOKING, LUCIANA . Entendendo a comunicação verbal e não verbal de bebês até 24 meses. In: Cesar A. Piccinini; Karla Seabra; Vera M. R. de Vasconcellos. (Org.). Bebês na creche: Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento. 1ed.: Juruá, 2017, v. 1, p. 123-135.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Brooking, L.; MENDES, DEISE MARIA LEAL FERNANDES ; SEIDL-DE-MOURA, M. L. . Desenvolvimento neuropsicológico inicial em bebês a termo e pré-termo: uma análise comparativa. In: VII Seminário de Teses e Dissertações, 2014, Rio de Janeiro. VII Seminário de Teses e Dissertações, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BROOKING, LUCIANA; SEIDL-DE-MOURA, M. L. ; MENDES, DEISE MARIA LEAL FERNANDES ; RODRIGUES, M. C. C. . Desenvolvimento neuropsicológico do bebê pré-termo: dados preliminares. In: X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015, Belém. X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015.

2.
Rocinholi, L. ; BROOKING, LUCIANA ; RIBEIRO-ACCIOLY, A. C. ; SEIDL-DE-MOURA, M. L. ; VIDEIRA, A. G. A. . O desenvolvimento do bebê: preditores biopsicossociais e aspectos neuropsicológicos. In: X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015, Belém. X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015.

3.
BALLESTEROS, C. I. ; UEHARA, E. ; Brooking, L. ; Rocinholi, L. . PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE MATERIAL DE APOIO PARA ESTIMULAÇÃO INFANTIL EM CASA. In: V Reunião Anual do IBNeC, 2014, João Pessoa. V Reunião Anual do IBNeC, 2014. p. 118.

4.
Fioravanti-Bastos, A. C. ; VICTOR, T. ; Brooking, L. . Autonomia, Interdependência e Empatia em duas gerações de famílias do Rio de Janeiro. In: 8o Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2013, Fortaleza. Autonomia e Interdependência em famílias do Rio de Janeiro, 2013.

5.
RIBEIRO, A. C. L. ; Dias, L. B. T. . Ocitocina e Apego: uma revisão da literatura e discussão da interação entre aspectos biológicos e sociais da relação mãe-bebê. In: 8o Conpsi, 2013, Fortaleza. 8o Conpsi, 2013.

6.
Charchat-Fichman, H. ; Faria, C. A. ; FERNANDES, C. ; Brooking, L. ; LIMA, D. ; NOVAES, R. . Neuropsychological profile and neuropsychological markers of dementia in older people in Rio de Janeiro City, Brazil. In: Alzheimer?s Association International Conference 2013, 2013, Boston. Alzheimer's & Dementia. v. 9. p. P453-P453.

7.
Brooking, L.; UEHARA, E. ; Landeira-Fernandez, J. . O desenvolvimento da memória semântica através de uma tarefa de Fluência Verbal de Animais: dados preliminares. In: III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, 2012, Florianópolis. Anais da III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, 2012.

8.
UEHARA, E. ; Brooking, L. ; Landeira-Fernandez, J. . MEMÓRIA DE TRABALHO EM CRIANÇAS DE 4 A 10 ANOS: EFEITOS DE IDADE E GÊNERO EM TAREFA DE ALCANCE DE DÍGITOS. In: III Reunião Anual do IBNeC e IV FNbE, 2012, Florianópolis. Anais da III RA do IBNeC e IV FNbE, 2012.

9.
Brooking, L.; UEHARA, E. ; Landeira-Fernandez, J. . Desenvolvimento da memória em crianças escolares de classe média do RJ. In: II Reunião Anual do IBNeC, 2011, Recife. Anais da II Reunião Anual do IBNeC, 2011.

10.
Charchat-Fichman, H. ; Fernandes, C.S. ; Oliveira, R. M. ; FERREIRA, C. M. ; Faria, C. A. ; Brooking, L. ; Silva, A.M. . Heterogeneidade neuropsicológica do comprometimento cognitivo leve: análise de múltiplos casos. In: II Reunião Anual do IBNeC, 2011, Recife. Anais da II Reunião Anual do IBNeC, 2011.

11.
Brooking, L.; UEHARA, E. ; TUCHE, G. C. G. ; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. . Efeito da idade e do gênero no desempenho de crianças no Teste da Figura Complexa de Rey (Dados preliminares). In: I Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, 2010, Recife. Anais da I Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, 2010.

12.
Brooking, L.. Avaliação neuropsicológica: entendendo o funcionamento neurocognitivo infantil como auxílio na TCC. In: 8a Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental, 2010, Rio de Janeiro. Anais da 8a Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental, 2009.

13.
Brooking, L.. A memória das crianças: uma perspectiva neuropsicológica (dados preliminares). In: I Reunião Anual do IBNeC, 2010, Rio de Janeiro. Anais do I Reunião Anual do IBNeC, 2010.

14.
Marta Bolshaw Vieira ; Netto, T.M. ; Júlia Ramalho ; Camila Rosa de Oliveira ; Denise Greca ; Evelyn Miranda ; Brooking, L. . TRANSTORNO DE PÂNICO: ESTUDO COMPARATIVO COM ADULTOS SAUDÁVEIS QUANTO AO PROCESSAMENTO NEUROPSICOLÓGICO. In: X Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2009, São Paulo. Anais do X Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2009.

15.
Brooking, L.; Landeira-Fernandez, J. ; Charchat-Fichman, H. . Avaliação Neuropsicológica: um instrumento a mais no tratamento psicoterapêutico cognitivo-comportamental. In: 7a Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental, 2009, Rio de Janeiro. Anais da 7a Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental, 2009.

16.
BROOKING, L. T. D.; CHARCHAT, H. ; FERNANDES, C. ; Lourenço, R.A. ; PARADELA, E. ; MOREIRA, I. ; Nitrini, R. ; Caramelli, P. . Comparação do paradigma evocação livre auditivo-verbal e o paradigma visual-semântico como instrumentos auxiliares no diagnóstico de demência. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008, Búzios. Anais do I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008.

17.
Dias, L. B. T.; Charchat-Fichman, H. ; Silva, A.M. ; Lourenço, R.A. ; Paradella, E.M.P. ; Moreira, I. ; Nitrini, R. ; Caramelli, P. . Análise do Efeito da escolaridade no desempenho de idosos em duas tarefas de evocação livre baseado no paradigma de Aprendizagem Auditiva-Verbal de Rey e no paradigma de Memória de Figuras Concretas. In: XXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2008, Brasília. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2008.

18.
Netto, T.M. ; Charchat-Fichman, H. ; BROOKING, L. T. D. ; Lourenço, R.A. ; Paradella, E.M.P. ; Moreira, I. ; Nitrini, R. ; Caramelli, P. ; Landeira-Fernandez, J. . Análise do efeito da idade no desempenho de idosos em duas tarefas de evocação livre baseado no paradigma de aprendizagem auditivo-verbal de Rey e no paradigma de memória de figuras concretas. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008, Búzios. Anais do I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008.

19.
Fernandes, C.S. ; Charchat-Fichman, H. ; BROOKING, L. T. D. ; Faria, C. A. ; Lourenço, R.A. ; Paradella, E.M.P. ; Moreira, I. ; Nitrini, R. ; Caramelli, P. . Análise do efeito da escolaridade no desempenho de idosos em tarefas de fluência verbal semântica e fonêmica. In: I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008, Búzios. Anais do I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica, 2008.

20.
Dias, L. B. T.; Charchat-Fichman, H. . Memória e Envelhecimento. In: 5a Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental, 2007, Rio de Janeiro. Anais da 5a Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
Brooking, L.; SEIDL-DE-MOURA, M. L. ; MENDES, D. ; RODRIGUES, M. C. C. . Neuropsychological development in the first year of life in preterm and full term babies: a comparative longitudinal analysis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BROOKING, LUCIANA; SEIDL-DE-MOURA, M. L. ; MENDES, D. ; RODRIGUES, M. C. C. . Neuropsychological development in the first year of life in preterm and full term babies: a comparative longitudinal analysis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Brooking, L.; SEIDL-DE-MOURA, MARIA LUCIA ; MENDES, DEISE MARIA LEAL FERNANDES . Neuropsychological development of preterm infants: a systematic review. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
DIAS, LUCIANA BROOKING TERESA. Desenvolvimento inicial das funções cognitivas (capacidades cognitivas do recém-nascido e a neuropsicologia da prematuridade). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DIAS, LUCIANA BROOKING TERESA. Desenvolvimento da linguagem (áreas cerebrais e funcionamento em relação à idade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Rocinholi, L. ; BROOKING, LUCIANA ; RIBEIRO-ACCIOLY, A. C. ; SEIDL-DE-MOURA, M. L. ; VIDEIRA, A. G. A. . O desenvolvimento do bebê: preditores biopsicossociais e aspectos neuropsicológicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BROOKING, LUCIANA; SEIDL-DE-MOURA, M. L. ; MENDES, DEISE MARIA LEAL FERNANDES ; RODRIGUES, M. C. C. . Desenvolvimento neuropsicológico do bebê pré-termo: dados preliminares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BROOKING, LUCIANA. Neuropsicologia dos bebês: um estudo focado em prematuros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Brooking, L.; Rocinholi, L. ; UEHARA, E. ; BALLESTEROS, C. I. . Neuropsicologia e Psicopedagogia: Diálogos e Desafios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
Leão, Rodrigo ; MARTINS, L. ; Brooking, L. ; UEHARA, E. . Tarefa de fluência verbal semântica de animais em crianças: análises quantitativas e qualitativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
Brooking, L.. TDAH sob a ótica da Neuropsicologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Dias, L. B. T.. Avaliação Neuropsicológica em Idosos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Dias, L. B. T.. Prática de Medidas de Frequência, Tendência Central e Dispersão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Dias, L. B. T.. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BROOKING, LUCIANA. Autonomia, Interdependência e Empatia em duas gerações de famílias do Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Dias, L. B. T.. As interfaces da Psicologia e Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BROOKING, LUCIANA. Oficina de Atenção e Memória. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
Dias, L. B. T.. Neuropsicologia e o Desenvolvimento Humano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Brooking, L.; UEHARA, EMMY ; Landeira-Fernandez, J. . Interfaces entre Memória e Funções Executivas no Desenvolvimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
BROOKING, LUCIANA. O envelhecimento sob a ótica da Neuropsicologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
BROOKING, L. T. D.; Uehara, E. ; Landeira-Fernandez, J. . Desenvolvimento da memória em crianças escolares de classe média do RJ. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
Faria, C. A. ; Charchat-Fichman, H. ; Fernandes, C.S. ; Brooking, L. ; Lourenço, R.A. ; Paradella, E.M.P. . Funções Executivas no envelhecimento normal: os efeitos sobre as atividades da vida diária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
Brooking, L.; Netto, T.M. ; CHENIAUX, E. . Reabilitação cognitiva nos transtornos do humor: uma revisão sistemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
Brooking, L.; SEIDL-DE-MOURA, M. L. . Importância da Estimulação cognitiva em bebês filhos de mães em situação de risco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
Brooking, L.; Netto, T.M. ; CHENIAUX, E. . REABILITAÇÃO COGNITIVA NOS TRANSTORNOS DO HUMOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
BROOKING, L. T. D.. Avaliação cognitiva em crianças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
Brooking, L.; UEHARA, E. ; Landeira-Fernandez, J. . Desenvolvimento da memória em crianças escolares de classe média do RJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
BROOKING, L. T. D.; Uehara, E. ; TUCHE, G. C. G. ; Landeira-Fernandez, J. . Efeito da Idade e do gênero no desempenho de crianças no Teste da Figura Complexa de Rey (dados preliminares). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
BROOKING, L. T. D.; Landeira-Fernandez, J. . Avaliação Neuropsicológica: entendendo o funcionamento neurocognitivo infantil como auxílio na TCC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BROOKING, L. T. D.. A memória das crianças: uma perspectiva neuropsicológica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
Oliveira, R. M. ; Charchat-Fichman, H. ; Silva, A.M. ; Pereira, C. F. G. B. ; Faria, C. A. ; Fernandes, C.S. ; BROOKING, L. T. D. . Padrões de desempenho de crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem no WISC-III. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
Uehara, E. ; BROOKING, L. T. D. ; Landeira-Fernandez, J. . Efeito do gênero no desempenho de crianças no paradigma da Fluência Verbal Fonológica e Semântica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

33.
BROOKING, L. T. D.; Uehara, E. ; Landeira-Fernandez, J. . Diferença entre meninos e meninas no Paradigma de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

34.
Marta Bolshaw Vieira ; Tânia Maria Netto ; Júlia Ramalho ; Camila Rosa de Oliveira ; Denise Greca ; Evelyn Miranda ; BROOKING, L. T. D. ; Juliana Hiss ; Landeira-Fernandez, J. ; Rochele Paz Fonseca ; Antonio Egidio Nardi . TRANSTORNO DE PÂNICO: ESTUDO COMPARATIVO COM ADULTOS SAUDÁVEIS QUANTO AO PROCESSAMENTO NEUROPSICOLÓGICO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
SUWWAN, R. ; Uehara, E. ; BROOKING, L. T. D. ; Landeira-Fernandez, J. . A importância da análise qualitativa na avaliação neuropsicológica da criança. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
BROOKING, L. T. D.. Avaliação neuropsicológica: um instrumento a mais no tratamento psicoterapêutico cognitivo-comportamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
Brooking, L.. I Encontro de Psicologia Clínica e Neurociências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
BROOKING, L. T. D.; Charchat-Fichman, H. ; Silva, A.M. ; Lourenço, R.A. ; Paradella, E.M.P. ; Moreira, I. ; Nitrini, R. ; Caramelli, P. . Análise do Efeito da escolaridade no desempenho de idosos em duas tarefas de evocação livre baseado no paradigma de Aprendizagem Auditiva-Verbal de Rey e no paradigma de Memória de Figuras Concretas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
Netto, T.M. ; Charchat-Fichman, H. ; BROOKING, L. T. D. ; Lourenço, R.A. ; Paradella, E.M.P. ; Moreira, I. ; Nitrini, R. ; Caramelli, P. ; Landeira-Fernandez, J. . Análise do efeito da idade no desempenho de idosos em duas tarefas de evocação livre baseado no paradigma de aprendizagem auditivo-verbal de Rey e no paradigma de memória de figuras concretas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
Fernandes, C.S. ; Faria, C. A. ; BROOKING, L. T. D. ; Charchat-Fichman, H. ; Lourenço, R.A. ; Paradella, E.M.P. ; Moreira, I. ; Nitrini, R. ; Caramelli, P. . Análise do efeito da escolaridade no desempenho de idosos em tarefas de fluência verbal semântica e fonêmica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
Charchat-Fichman, H. ; BROOKING, L. T. D. ; Lourenço, R.A. ; Fernandes, C.S. ; Paradella, E.M.P. ; Moreira, I. ; Nitrini, R. ; Caramelli, P. . Comparação do paradigma de evocação livre auditivo-verbal e o paradigma visual semântico como instrumentos auxiliares no diagnóstico de demência. 2008. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
BROOKING, L. T. D.; CHARCHAT, H. . Memória e Envelhecimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
BROOKING, L. T. D.; ASSIS, D. . Urgência Subjetiva na Adolescência. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
PEREIRA, CT ; BROOKING, L. T. D. ; POSSIDENTE, M. ; RIBEIRO, C. . A Relação do Estresse e Zona de Moradia pertencentes ao município do Rio de Janeiro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Brooking, L.. VII Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica. 2018.

2.
BROOKING, LUCIANA. Feira Brasileira de Ciências e Engenharia-FEBRACE 2015. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
Brooking, L.. Avaliação neuropsicológica infantil - 2a infância (turma 8). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
Brooking, L.. Curso Bayley-III. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BROOKING, LUCIANA. Contribuições da Neuropsicologia à Psicopedagogia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
Brooking, L.. Teorias do Desenvolvimento Cognitivo na Infância. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
Brooking, L.. Neuropsicologia Infantil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
Brooking, L.. Desenvolvimento infantil e Neurociências - 5a edição: Desenvolvimento inicial das funções cognitivas (capacidades cognitivas do recém-nascido e neuropsicologia da prematuridade). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BROOKING, LUCIANA. Avaliação neuropsicológica infantil - 2a infância (turma 7). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
Brooking, L.; MENDES, DEISE MARIA LEAL FERNANDES ; SEIDL-DE-MOURA, M. L. . Relatório final de Bolsa Nota 10 - Doutorado. 2017. (Relatório de pesquisa).

9.
Brooking, L.. Desenvolvimento inicial das funções cognitivas (capacidades cognitivas do recém-nascido e a neuropsicologia da prematuridade). 2016. .

10.
Brooking, L.. Contribuições da Neuropsicologia à Psicopedagogia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
BROOKING, LUCIANA. Avaliação neuropsicológica infantil - 1a infância (turma 5). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
BROOKING, LUCIANA. Avaliação neuropsicológica infantil - 2a infância (turma 5). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
BROOKING, LUCIANA. Avaliação neuropsicológica infantil - 1a infância (turma 6). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
BROOKING, LUCIANA. Avaliação neuropsicológica infantil - 2a infância (turma 6). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
BROOKING, LUCIANA. Avaliação neuropsicológica infantil - 2a infância (turma 3). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
BROOKING, LUCIANA. Avaliação neuropsicológica infantil - 1a infância (turma 4). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
BROOKING, LUCIANA. Avaliação neuropsicológica infantil - 2a infância (turma 4). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
BROOKING, LUCIANA. 4a Formação de Tutores Cogmed. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
BROOKING, LUCIANA. Avaliação neuropsicológica na Primeira Infância. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
BROOKING, LUCIANA. Desenvolvimento inicial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
Brooking, L.; MENDES, DEISE MARIA LEAL FERNANDES ; SEIDL-DE-MOURA, MARIA LUCIA . Relatório final de Bolsa Doutorado ? 2014/2015. 2015. (Relatório de pesquisa).

22.
Brooking, L.. Contribuições da Neuropsicologia à Psicopedagogia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

23.
BROOKING, LUCIANA. Avaliação neuropsicológica infantil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

24.
BROOKING, LUCIANA. Intervenção neuropsicológica infantil. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

25.
BROOKING, LUCIANA. WISC-4. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

26.
Brooking, L.. Curso de Extensão em Neurociência e Neuropsicologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
Brooking, L.. Introdução à Neuropsicologia Clínica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
BROOKING, LUCIANA. Neuropsicologia: Prática - Atenção (turma 1). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

29.
Brooking, L.. I Curso de Verão em Neurociência Comportamental do IBNeC. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
Brooking, L.. Prática em Neuropsicologia Clínica: Atenção. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
Brooking, L.. Prática em Neuropsicologia Clínica: Memória. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
Brooking, L.. Introdução à Neuropsicologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

33.
Brooking, L.. Curso de Extensão em Neurociência e Neuropsicologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
Brooking, L.. Introdução à Neuropsicologia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

35.
Brooking, L.. Workshop interativo sobre Avaliação das habilidades de Atenção e Memória dos participantes e oferecer dicas de métodos de estudo para o vestibular. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
Brooking, L.; Lana, E. . Aplicações e Estratégias em Neuropsicologia Clínica. 2011. .

37.
Brooking, L.. Workshop interativo sobre Avaliação das habilidades de Atenção e Memória dos participantes e oferecer dicas de métodos de estudo para o vestibular. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

38.
Brooking, L.. Workshop interativo sobre Avaliação das habilidades de Atenção e Memória dos participantes e oferecer dicas de métodos de estudo para o vestibular. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
PESTANA, J. L. F. M.; MAIA FILHO, H. S.; Brooking, L.. Participação em banca de Juliana Lopes Fernandes Massapust Pestana. Validade do Mini Exame do Estado Mental em crianças com suspeita clínica de Deficiência Intelectual a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). 2017. Tese (Doutorado em Medicina (Neurologia)) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
Fioravanti-Bastos, A. C.; CARVALHO, R. V. C.; SANTOS, P. P. P.; Brooking, L.. Participação em banca de Wayson Maturana de Souza. Relações entre práticas parentais de cuidado e autonomia e o desenvolvimento do controle inibitório em crianças de 8 a 13 anos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRAGA, A. M.; AZEVEDO, C.; Brooking, L.. Participação em banca de Ana Maria Braga. MATEMÁTICA: VILÃ OU MOCINHA? A LUDICIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Leitão, H.; Brooking, L.; Dias, M.. Participação em banca de Ana Claudia Ribeiro. Relação professor-aluno em uma visão psicopedagógica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BECKER, A. C.; Brooking, L.. Participação em banca de Ana Carolina Becker.SUS da teoria à prática: o trabalho do psicólogo em uma unidade básica de saúde. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

2.
FARIAS, N.; Brooking, L.. Participação em banca de Nathássia de Farias.Tratamento da obesidade na Terapia Cognitivo-Comportamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

3.
MARTINS, K.; Brooking, L.. Participação em banca de Karina Martins.Impacto da Doença de Alzheimer no âmbito familiar e social do idoso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

4.
SOUZA, R.; Brooking, L.. Participação em banca de Rayana de Souza.A importância das habilidades sociais no tratamento do autismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

5.
FERNANDES, A.; NORTE, C. E.; Brooking, L.. Participação em banca de André Fernandes.Aspectos neuropsicológicos da esquizofrenia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

6.
Mota, Nayara; CAGNIN, S.; Brooking, L.. Participação em banca de JULIANA RAMOS RIBEIRO BARBOSA DOS SANTOS.NEURODESENVOLVIMENTO ATÍPICO: ESTUDO DE CASO CLÍNICO EM CRIANÇA E UMA NOVA PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
OGLIARUSO, A. V. P.; VERISSIMO, L.; Brooking, L.. Participação em banca de Antônio Victor Passos Ogliaruso.Introversão e Extroversão na Psicologia Junguiana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

8.
MIRAGLIA, M. S.; NORTE, C. E.; Brooking, L.. Participação em banca de Mônica Silva Miraglia.Transtorno de Psicopatia: diagnóstico, etiologia e tratamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

9.
ANSELMO, N. O.; LACERDA, A.; Brooking, L.. Participação em banca de Nathalia de Oliveira Anselmo.A Terapia de Aceitação e Compromisso e o Mindfulness no Tratamento do TAG: relato de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

10.
SANTOS, L. M. C.; LACERDA, A.; Brooking, L.. Participação em banca de Louise Moreira de Castro Santos.Bulimia sob o olhar da Terapia Cognitivo-Comportamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

11.
REZENDE, N. L. S.; NORTE, C. E.; Brooking, L.. Participação em banca de Nathalia de Lyra Silva Rezende.A inteligência múltipla no processo de desenvolvimento do indivíduo: um estudo em acadêmicos de Psicologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida.

12.
Mattos, A. R.; Silva, C. F. S.; Brooking, L.. Participação em banca de Rose Elaine.O afeto na relação entre professores, professoras e alunos na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BROOKING, LUCIANA. Comissão Científica na VII Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica. 2018. Pontifícia Universidade Católica.

2.
BROOKING, LUCIANA. Comissão científica do XXI Seminário de Psicopedagogia. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Brooking, L.. I Encontro de Psicologia Clínica e Neurociências. 2009. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25th Bienal Meeting of the ISSBD.Neuropsychological development in the first year of life in preterm and full term babies: a comparative longitudinal analysis. 2018. (Encontro).

2.
Políticas (e práticas) educativas para crianças de 0 a 3 anos numa CRE do município do Rio de Janeiro.Entendendo as comunicações verbal e não verbal de bebês até 24 meses. 2017. (Oficina).

3.
XXI Seminário de Psicopedagogia.O Desenvolvimento neuropsicológico da criança pequena. 2017. (Seminário).

4.
24th Bienal Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Developmental. Neuropsychological development of preterm infants: a systematic review. 2016. (Congresso).

5.
X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Desenvolvimento Neuropsicológico do bebê pré-termo: dados preliminares. 2015. (Congresso).

6.
V Reunião Anual do IBNeC. Proposta de implementação de material de apoio para estimulação infantil em casa. 2014. (Congresso).

7.
8o Conpsi. Autonomia e Interdependência em Famílias do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

8.
II Curso de Verão em Neurociência Comportamental. 2013. (Outra).

9.
II Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica.Tarefa de fluência verbal semântica de animais em crianças: análises quantitativas e qualitativas. 2013. (Encontro).

10.
I Seminário de Psicologia Pediátrica - Interfaces com a Psicologia Perinatal. 2013. (Seminário).

11.
10a Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental.Importância da Estimulação cognitiva em bebês filhos de mães em situação de risco. 2012. (Outra).

12.
Cortical Signatures of Consciouness. 2012. (Encontro).

13.
III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento. O desenvolvimento da memória semântica através de uma tarefa de Fluência Verbal de Animais: dados preliminares. 2012. (Congresso).

14.
I Jornada Brasileira da SBNP do Rio de Janeiro. 2012. (Encontro).

15.
I Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica.Prática em Neuropsicologia Clínica: Atenção. 2012. (Oficina).

16.
I Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica.Prática em Neuropsicologia Clínica: Memória. 2012. (Oficina).

17.
I Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica.Funções Executivas no envelhecimento normal: os efeitos sobre as atividades da vida diária. 2012. (Outra).

18.
Reflexões sobre a Utilização da Psicologia Evolucionista em Áreas Aplicadas da Psicologia do Desenvolvimento. 2012. (Encontro).

19.
The Architeture of the Baby's Brain. 2012. (Encontro).

20.
XXX Congresso Brasileiro de Psiquiatria. REABILITAÇÃO COGNITIVA NOS TRANSTORNOS DO HUMOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2012. (Congresso).

21.
II Encontro de Psicologia Clínica e Neuropsicologia. 2011. (Encontro).

22.
II Reunião Anual do IBNeC. Avaliação cognitiva em crianças. 2011. (Congresso).

23.
Palestra "Long-term outcomes of early childhood intervention: policy and practice implications of the Turkish experience". 2011. (Encontro).

24.
PUC por um dia.Workshop interativo sobre avaliação das habilidades de atenção e memória dos participantes e oferecer dicas de método de estudo para o vestibular. 2011. (Oficina).

25.
XXIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2011. (Congresso).

26.
8a Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental.Avaliação neuropsicológica: entendendo o funcionamento neurocognitivo infantil como auxílio na TCC. 2010. (Encontro).

27.
I Reunião Anual do IBNeC.Efeito da idade e do gênero no desempenho de crianças no teste da Figura Complexa de Rey (dados preliminares). 2010. (Encontro).

28.
I Reunião Anual do IBNeC.A memória das crianças: uma perspectiva neuropsicológica. 2010. (Encontro).

29.
PUC por um dia.Workshop interativo sobre avaliação das habilidades de atenção e memória dos participantes e oferecer dicas de método de estudo para o vestibular. 2010. (Oficina).

30.
2009 IPA International Meeting. 2009. (Encontro).

31.
3o Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG.Efeito do Gênero no desempenho de crianças no paradigma da Fluência Verbal Fonológica e Semântica. 2009. (Simpósio).

32.
3o Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG.Diferença entre Meninos e Meninas no Paradigma de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey. 2009. (Simpósio).

33.
I Encontro de Psicologia Clínica e Neurociências/II Simpósio de Pós Graduação e Pesquisa do NNCE (Núcleo de Neuropsicologia Clínica e Experimental PUC-Rio)/II Simpósio de TCC da PUC.A importância da análise qualitativa na avaliação neuropsicológica da criança. 2009. (Encontro).

34.
II Seminário Internacional de Habilidades Sociais. 2009. (Seminário).

35.
PUC por um dia.Workshop interativo sobre avaliação das habilidades de atenção e memória dos participantes e oferecer dicas de método de estudo para o vestibular. 2009. (Oficina).

36.
VII Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental.Avaliação neuropsicológica: um instrumento a mais no tratamento psicoterapêutico cognitivo-comportamental. 2009. (Encontro).

37.
X Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. TRANSTORNO DE PÂNICO: ESTUDO COMPARATIVO COM ADULTOS SAUDÁVEIS QUANTO AO PROCESSAMENTO NEUROPSICOLÓGICO. 2009. (Congresso).

38.
I Congresso IBRO/LARC de Neurociências da América Latina, Caribe e Península Ibérica. Comparação do paradigma evocação livre auditivo-verbal e o paradigma visual-semântico como instrumentos auxiliares no diagnóstico de demência. 2008. (Congresso).

39.
VI Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental. 2008. (Encontro).

40.
XXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Análise do efeito da escolaridade no desempenho de idosos em duas tarefas de evocação livre baseado no paradigma de aprendizagem auditivo-verbal de Rey e no paradigma de memória de figuras concretas. 2008. (Congresso).

41.
III Encontro Brasileira de Psicoterapia. 2007. (Encontro).

42.
VII Congresso Brasileiro de Transtornos Alimentares e Obesidade. 2007. (Congresso).

43.
V Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental.Memória e envelhecimento. 2007. (Encontro).

44.
XXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2007. (Congresso).

45.
IV Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental. 2006. (Outra).

46.
V Congresso Multidisciplinar de Neuropsicologia e Aprendizagem e I Congresso Internacional de Desenvolvimento Infanto-juvenil. 2006. (Congresso).

47.
XXIV Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2006. (Congresso).

48.
3a Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental. 2005. (Outra).

49.
II Encontro Brasileiro de Psicoterapia e I Congresso Brasileira de Psicoterapia. 2005. (Congresso).

50.
I Jornada de Neuro-psicanálise do Rio de Janeiro. 2005. (Outra).

51.
XXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2005. (Congresso).

52.
Encontros Temáticos em Gerontologia. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GREENFIELD, P. ; SEIDL-DE-MOURA, M. L. ; MENDES, D. ; Dias, L. B. T. ; VICTOR, T. ; RAMOS, D. . Linking Social Change and Developmental Change: Shifting Pathways of Human Development. 2013. (Outro).

2.
KARTNER, J. ; SEIDL-DE-MOURA, M. L. ; MENDES, D. ; RAMOS, D. ; VICTOR, T. ; Dias, L. B. T. . Culture and Development, similarities and differences in early social development. 2013. (Outro).

3.
LUZ, R. ; SEIDL-DE-MOURA, M. L. ; MENDES, D. ; VICTOR, T. ; Dias, L. B. T. ; RAMOS, D. . Morte e existência humana: vivências e possibilidades terapêuticas em situações de perda, morte e luto. 2013. (Outro).

4.
CHARCHAT, H. ; Landeira-Fernandez, J. ; Lana, E. ; Fernandes, C.S. ; BROOKING, L. T. D. ; Uehara, E. . I Mostra Carioca de Neuropsicologia Clínica. 2012. (Outro).

5.
Landeira-Fernandez, J. ; Maisonette, S. ; Lana, E. ; Fioravanti-Bastos, A. C. ; BROOKING, L. T. D. . I Reunião Anual do IBNeC e II Forum Neurobiologia do Estresse. 2010. (Congresso).

6.
Dias, L. B. T.. I Encontro de Psicologia Clínica e Neurociências. 2009. (Outro).

7.
BROOKING, L. T. D.. 5a Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental. 2007. (Outro).

8.
BROOKING, L. T. D.. 4a Mostra de Terapia Cognitivo-Comportamental. 2006. (Outro).

9.
LINCOLN, AM ; BROOKING, L. T. D. ; GOMES, F. ; PEREIRA, CT . Encontro Psicologia - Psicologia e Esporte. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Roberta Carneiro Demercian. Um estudo sobre a motivação na aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Luciana Brooking Teresa Dias.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karina Martins. Impacto da doença de Alzheimer no âmbito familiar e social do idoso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Luciana Brooking Teresa Dias.

2.
Nathassia de Farias. Tratamento da obesidade na Terapia Cognitivo-Comportamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Luciana Brooking Teresa Dias.



Outras informações relevantes


Monitora da disciplina Bases Biológicas do Comportamento de agosto de 2004 a dezembro de 2005.
Monitora da disciplina Memória e Aprendizagem de março a dezembro de 2006.
Membro fundador do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 6:35:10