Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0083119723013570
  • Última atualização do currículo em 02/04/2018


Mestre e Doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo e professor do Instituto Superior de Ensino Vera Cruz. Realiza uma pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros - USP. Atua de maneira interdisciplinar nos seguintes temas: Modernismo, Lírica, Literatura e Artes Plásticas, Canção Popular, Literatura e Sociedade e Literatura para crianças. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, C.;PIRES, CARLOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
Av. Professor Luciano Gualberto, 403. Cidade Universitária
Butantã
05508010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 943588409


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Expressão e construção: Alfredo Volpi, João Cabral de Melo Neto e a arte moderna no país., Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Jorge Mattos Brito de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Construtivismo; Alfredo Volpi; João Cabral de Melo Neto; João Gilberto; Arte Moderna.
2005 - 2009
Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Canção popular e processo social no Tropicalismo,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Prof(a). Dr(a). Jorge Mattos Brito de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: música popular; tropicália.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1993 - 1999
Graduação em Letras - Linguística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Instituto Superior de Ensino Vera Cruz, ISE-VERA CRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor \ Orientador


Escola da Vila, EV, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Colégio Rainha da Paz, CRP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Redator de Verbetes para Enciclopédia
Outras informações
Produção de verbetes na área de literatura para Enciclopédia Itaú Cultural


Editora Página Aberta, EPA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Laboratorista, Carga horária: 20
Outras informações
Técnico: Laboratório fotográfico


Editora MOVpalavras, MOV, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Redator de resenhas
Outras informações
Produção de resenhas de livros para crianças


Ibesi, IBESI, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor em supletivo: Ensino Fundamental e Médio (e Alfabetização)


Museu de Arte Moderna de São Paulo, MASP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria na exposição "Picasso - anos de guerra"



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Edição Crítica do Diário de Anita Malfatti
Descrição: Este projeto investiga o primeiro período formativo de Anita Malfatti no exterior entre 1910 e 1914 e sua, também primeira, exposição individual em 1914 considerando as negociações que ela realizou no meio paulistano em relação ao que vivenciou e fez na Alemanha com o objetivo de produzir uma edição crítica do diário que a artista escreveu ao longo da exposição, documento que estava desaparecido e foi encontrado no começo deste ano. Acreditamos que a produção de uma edição crítica desse material apoiada em uma reflexão sobre esse período formativo da artista e sobre o funcionamento do meio artístico em São Paulo permitirão um conhecimento mais efetivo relacionado aos complexos processos sociais e culturais de modernização em um contexto periférico, os quais envolvem questões como: profissionalização artística, institucionalização do meio artístico, colecionismo e gênero..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
BIENAIS DE SÃO PAULO: poder, arte e gênero
Descrição: O projeto coordenado pela profa Ana Paula C. Simioni integra alunos e pós-doutorandos vinculados ao grupo de estudos de ?Arte e Poder no Brasil?, sediado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Trata-se de uma parte de um projeto maior, vinculado ao ARTLAS/LABEX (École Normale Superièure- rue d´Ulm), coordenado por Béatrice Joyeux-Prunel, que tenciona realizar uma pesquisa comparativa entre diversas Bienais, tais como Veneza, São Paulo, Paris, entre outras. O grupo brasileiro se dedica a analisar tais eventos a partir de perspectivas e metodologias históricas e sociológicas, nesse sentido, trata-se de estudar os catálogos promovidos pelas Bienais entre 1951 e 1969 (na primeira fase do projeto), indexando-os à base digital do projeto BASART e debruçando-se sobre eles enquanto fontes analíticas relevantes para o estudo de temas como: 1-A Bienal de São Paulo em contextos sócio-políticos; 2- as Bienais e o problema das representações nacionais; 3- Bienais e consagração das mulheres artistas na segunda metade do século XX; 4- Gêneros e modalidades artísticas e graus de prestígio, 5- A Bienal e a internacionalização da arte no Brasil; 6- Bienais e o lugar das relações centro x periferia, entre outros temas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1999
Visualidade nascente VIII - Primeiro prêmio, USP.
1998
Visualidade nascente VII - Menção Honrosa, USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIRES, C.2018 PIRES, C.. Alfredo Volpi e a modernidade precária. Novos Estudos. CEBRAP, v. 37, p. 143-159, 2018.

2.
PIRES, CARLOS2017PIRES, CARLOS. OSCILAÇÕES DO NARRADOR EM 'O ALIENISTA', DE MACHADO DE ASSIS. MACHADO DE ASSIS EM LINHA, v. 10, p. 142-157, 2017.

3.
PIRES, CARLOS2017PIRES, CARLOS. Os anos de formação do jovem Alfredo Volpi e o contexto dos imigrantes italianos em São Paulo. 19&20 (RIO DE JANEIRO), v. XII, p. 00-00, 2017.

4.
PIRES, C.2017 PIRES, C.. La profundidad y la superficie en la obra poética de João Cabral de Melo Neto. Revista de Cultura Latinoamericana Guaraguao, v. 55, p. 00, 2017.

5.
PIRES, CARLOS2017 PIRES, CARLOS. Ainda sobre a exposição de 1917 de Anita Malfatti. CAIANA, v. 11, p. 34-52, 2017.

6.
PIRES, C.2016PIRES, C.. Alguns Dilemas da Pintura de Candido Portinari. Revista interdisciplinar internacional de artes visuais, v. 3, p. 32-42, 2016.

7.
PIRES, C.2015PIRES, C.. Rigor e liberdade: a causa de João Gilberto. MAGMA (USP), p. 82-92, 2015.

8.
STEFANELLI, CLAUDIA2014STEFANELLI, CLAUDIA ; PIRES, CARLOS . Realismo nas ruínas da fantasia: História meio ao contrário, de Ana Maria Machado. Revista Veras, v. 4, p. 116, 2014.

9.
PIRES, CARLOS2012PIRES, CARLOS; NATALÍCIO, RAFAELLA ; GRINFELD, RENATA . Você sabe? A narradora não. Um projeto literário para crianças: A mulher que matou os peixes, de Clarice Lispector. Revista Veras, v. 2, p. 296, 2012.

10.
PIRES, CARLOS2012PIRES, CARLOS; GOMBOEFF, ANA LÚCIA MADSEN . Infância e Sociedade em A casa da madrinha, de Lygia Bojunga Nunes. Revista Veras, v. 2, p. 293, 2012.

11.
PIRES, C.;PIRES, CARLOS2010PIRES, C.. Otimismo e sebastianismo na história recente da tropicália. SINAL DE MENOS, v. 6, p. 146-161, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PIRES, C.. Frio tropical: tropicalismo, canção popular, processo social. 1. ed. São Paulo: Editora Alameda, 2017.

2.
PIRES, CARLOS. Apuros Modernos: o jovem João Cabral de Melo Neto. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 313p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PIRES, C.. Samba e malandragem nos anos 30. Mundo, São Paulo.

2.
PIRES, C.; GOLVEIA, B. . Tudo no mesmo tempo: '13 palavras' de Lemony Snicket. Revista Emília.

3.
PIRES, C.; CARVALHO, A. C. . O entendimento secreto entre as imagens e o leitor: O incrível álbum de Picolina, a pulga viajante. Revsta Emília.

4.
PIRES, C.. Noel Rosa. Ético atualiza, São Paulo.

Apresentações de Trabalho
1.
PIRES, CARLOS. Carlos Drummond e a dificuldade do moderno em seus primeiros livros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PIRES, CARLOS. Introdução a Kafka. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PIRES, CARLOS. Julio Cortazar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PIRES, CARLOS. Construção e expressão: um estudo comparativo de Cabral, Volpi e João Gilberto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
PIRES, CARLOS; CALIL, R. . Tropicalismo: Seminários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, L. M. ; PIRES, CARLOS ; COELHO, A. B. . Microscopia: Contexto Histórico, Técnicas e Procedimentos para Observação de Amostras Biológicas. São Paulo: Érica, 2014 (Livro).

2.
PIRES, CARLOS; ALMEIDA, L. M. . Biologia Celular - Estrutura e Organização Molecular. São Paulo: Érica, 2014 (Livro).

3.
PIRES, C.. A água parece viva. Sangari, 2007 (Texto em livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PIRES, C.; TAVARES, C.. Participação em banca de Viviane de Barros Pastoreli. Como e por que ler livros-álbuns que abordam temas considerados tabus para infância. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz.

2.
PIRES, C.; TAVARES, C.. Participação em banca de Silvia Helena Queirós Rea. Rodas de leitura de livros-álbuns de Anthony Browne. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz.

3.
MELO, J. T.; SOUZA, J. C.; PIRES, C.. Participação em banca de Silvio José Pedro. Inventário afetivo: poemas dedicados. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de escritores) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

4.
PIRES, C.; SOARES, M. B.; MEDRANO, S.. Participação em banca de Lara Souto Santana. Mel e Girassóis, de Caio Fernando Abreu, na sala de aula.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em linguagem da arte) - Centro universitário Maria Antônia.

5.
PIRES, C.; SOARES, M. B.; MEDRANO, S.. Participação em banca de Kathrine Butieri. A fruição estética na literatura como um direito: reflexões para o ensino de literatura.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em linguagem da arte) - Centro universitário Maria Antônia.

6.
PIRES, C.; SOARES, M. B.; MEDRANO, S.. Participação em banca de Cibele de Souza Meira. Muito além do SSSSHHHH: uma reflexão sobre o papel da biblioteca na formação do leitor literário do ensino fundamental.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em linguagem da arte) - Centro universitário Maria Antônia.

7.
PIRES, C.; SOARES, M. B.; MEDRANO, S.. Participação em banca de Ana Carolina D´Almeida e Silva. Os sons da literatura.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em linguagem da arte) - Centro universitário Maria Antônia.

8.
PIRES, C.; WEISZ, T.. Participação em banca de Raphaelle Fernandes Vicentin. Elaborações discursivas em produções de texto com personagem-narrador.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

9.
PIRES, C.; MEDRANO, S.. Participação em banca de Juliana Labiapari. Professor leitor: uma porta aberta para a entrada de mundos possíveis. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

10.
PIRES, C.; BRAKLING, K. L.. Participação em banca de Eliane Pereira de Jesus Martinez. Um estudo sobre o gênero cartas de amor: a revisão textual e suas implicações didáticas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

11.
PIRES, C.; GARCIA, M.. Participação em banca de Daniela Maria Machado. O contexto de produção e sua definiçãõ. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

12.
PIRES, C.; GARCIA, M.. Participação em banca de Ana Paula Prado Godoi. O papel do professor coordenador na rede estadual de ensino de São Paulo no programa "Ler e Escrever": formação continuada na perspectiva de professores alfabetizadores. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

13.
PIRES, C.; CASTANHO, A. F.. Participação em banca de Márcia Franceschetto Ramos. O ensino da leitura nas classes iniciais do ensino fundamental. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

14.
PIRES, C.; CASTANHO, A. F.. Participação em banca de Renata Barrozo Moraes. Biblioteca: um espaço para formação de leitores na escola.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

15.
PIRES, C.; WEISZ, T.. Participação em banca de Ellis França. Os critérios utilizados por uma professora para analisar as escritas das crianças em uma situação de sondagem.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

16.
PIRES, C.; BARBOSA, M.. Participação em banca de Maria Regina Bóbice Ferreira. A prática de produção escrita numa sala de 2º ano do ciclo I do ensino fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

17.
PIRES, C.; BRAKLING, K. L.. Participação em banca de Maria Alice Tomini. sala de aula - Contexto de interação. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

18.
PIRES, C.; BRAKLING, K. L.. Participação em banca de Patrícia Viola Barbosa. As dimensões do escrever: revisão de texto como parte essencial da produção escrita na alfabetização.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

19.
PIRES, C.; BRAKLING, K. L.. Participação em banca de Gabriela Claro Martins. Na ponta da língua... Relações entre linguagem escrita e linguagem oral na prática pedagógica de alfabetização.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

20.
PIRES, C.; BRAKLING, K. L.. Participação em banca de Gabriela Claro Martins. Na ponta da língua... Relações entre linguagem escrita e linguagem oral na prática pedagógica de alfabetização.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

21.
PIRES, C.; BRAKLING, K. L.. Participação em banca de Keli Cristina dos Santos. As representações que os professores do 6º ano possuem sobre a competência escritora dos alunos oriundos das salas de pic e a sua capacidade de ler e escrever, e as implicações das mesmas para o ensino.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

22.
PIRES, C.; JURADO, S. G. O. G.. Participação em banca de Rosana da Silva Góes Boni. Mudança de concepção de ensino em uma escola montessoriana e seus reflexos nos documentos pedagógicos e atividades didáticas.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

23.
PIRES, C.; BRAKLING, K. L.. Participação em banca de Luana Welter Machado. Formação de professores alfabetizadores - um longo percurso para a modificação das práticas.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.

24.
PIRES, C.; BRAKLING, K. L.. Participação em banca de Kathia Monteiro Gondim Sampaio. O que aprendem sobre textos, as crianças que ainda não escrevem?. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Renato Ortiz. 2017. (Simpósio).

2.
Colóquio Repensando o "Popular".Samba e comunidade. 2017. (Simpósio).

3.
I Seminário Internacional: Arquivos, Mulheres e Memória - Encontro com Pesquisadores. 2017. (Seminário).

4.
Brasa XIII. 2016. (Congresso).

5.
Seminários de orientação. 2013. (Seminário).

6.
Seminário Casadinho: doutorandos UFC-USP.Tropicalismo: forma e processo social. 2012. (Seminário).

7.
Seminários de orientação. 2012. (Seminário).

8.
VII encontro de pós-graduação - USP - Estudos interdisciplinares nas humanidades.Construção e expressão: um estudo comparativo de Cabral, Volpi e João Gilberto. 2012. (Encontro).

9.
Seminários de orientação. 2011. (Seminário).

10.
Seminários de orientação. 2010. (Seminário).

11.
Seminários de orientação. 2009. (Seminário).

12.
Seminários de orientação. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIRES, CARLOS. Colóquio Repensando o "Popular". 2017. (Congresso).

2.
PIRES, CARLOS; WEISZ, T. ; GARCIA, M. ; BRAKLING, K. L. . Seminário de orientação. 2013. (Outro).

3.
PIRES, CARLOS; BRAKLING, K. L. ; GARCIA, M. ; WEISZ, T. . Seminário de orientação. 2012. (Outro).

4.
PIRES, CARLOS; BRAKLING, K. L. ; GARCIA, M. ; WEISZ, T. . Seminário de orientação. 2011. (Outro).

5.
PIRES, CARLOS; GARCIA, M. ; WEISZ, T. ; BRAKLING, K. L. ; MEDRANO, S. . Seminário de orientação. 2010. (Outro).

6.
PIRES, CARLOS; MEDRANO, S. ; BRAKLING, K. L. ; GARCIA, M. ; WEISZ, T. . Seminário de orientação. 2009. (Outro).

7.
PIRES, CARLOS; WEISZ, T. ; GARCIA, M. ; BRAKLING, K. L. . Seminários de orientação. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Renata Grinfeld. Estudios acerca de la literatura en la escuela. Início: 2012. Dissertação (Mestrado profissional em Facultad de psicología) - Universidad de Buenos Aires. (Coorientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Simone Patrice Zorgan Beserra. Leitura de Livro-álbum. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Livros, Crianças e jovens: Teoria, Mediação e Crítica) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marília Baracho Mendes. Prêmios Literários para livros para crianças. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Livros, Crianças e jovens: Teoria, Mediação e Crítica) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

2.
Daniela Venturi de Abreu. As obras infantis de Clarice Lispector: uma análise comparativa e exploratória das características da construção de sua linguagem literária. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

3.
Priscilla Prudêncio Oliveira Ito. A construção de critérios de apreciação estética entre crianças das séries iniciais do ensino fundamental e a formação do leitor: alguns caminhos possíveis. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

4.
Lenice Bueno da Silva. A literatura para crianças publicada no Brasil de 1970 a 1980. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

5.
Simone Patrice Zorzan. Leitura de imagens: Os livros de Angela Lago. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

6.
Amanda Alves do Amaral. Breve reflexão sobre momentos decisivos da construção literária para crianças no Brasil.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

7.
Claudia Stefanelli. Literatura e contexto social: História Meio ao Contrário (1977), de Ana Maria Machado e O Reizinho Mandão (1978), de Ruth Rocha. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

8.
Ana Lucia Madsen Gomboeff. Uma exploração literária do livro "A casa da madrnha" de Lygia Bojunga Nines.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

9.
Julia Martini Hospodarsky. A literatura infantil contemporânea. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

10.
Rafaella Natalicio. Um estudo literário comparativo de uma história moderna para crianças, "A mulher que matou os peixes", de Clarice Lispector, com a tradição dos contos de fadas.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

11.
Bruna Paula Rossi. Análise comparativa entre versões do conto de fadas: "A branca de neve e os sete anões".. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

12.
Debora Perillo Samori. Infância e livros: o que pensam, dizem e fazem as crianças a partir da leitura de história?. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

13.
CARMEN PEREIRA IROZA ALVES. A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM 3 ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

14.
Mônica Ferreira Costa. Aproximações e divergências entre Paulo Freire e Theodor Adorno sobre questões relacionadas à educação.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera Cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

15.
Renata Grinfeld. Uma análise do livro "A mulher que matou os peixes" de Clarice Lispector. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

16.
Elizabete Stangari Sá Borodai. A formação do professor diante de uma modalidade do trabalho docente:"Leitura em voz. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.

17.
CINTIA MERCALDI GALINA. A ESCOLA MODERNA: TRANSFORMAÇÃO OU REPRODUÇÃO SOCIAL?. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização: relações entre ensino e aprendizage) - Instituto Superior de Ensino Vera cruz. Orientador: Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PIRES, CARLOS. Apuros Modernos: o jovem João Cabral de Melo Neto. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 313p .

2.
PIRES, C.. Frio tropical: tropicalismo, canção popular, processo social. 1. ed. São Paulo: Editora Alameda, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
PIRES, CARLOS. Construção e expressão: um estudo comparativo de Cabral, Volpi e João Gilberto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PIRES, CARLOS; CALIL, R. . Tropicalismo: Seminários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PIRES, CARLOS. Carlos Drummond e a dificuldade do moderno em seus primeiros livros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PIRES, CARLOS. Introdução a Kafka. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PIRES, CARLOS. Julio Cortazar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Bolsas obtidas: Mestrado CAPES; Doutorado CAPES; Auxílios à pesquisa obtidos: Auxílio à Publicação FAPESP para o livro ?Frio Tropical?. 

Ata da defesa do mestrado: "Devido à qualidade e singularidades das análises e ao interesse da interpretação de um objeto tão relevante quanto o Tropicalismo, a banca aprova o candidato com as menções de distinção e louvor e recomenda a publicação e continuidade da pesquisa"

Ata da defesa do doutorado: "A banca destaca a excelência da pesquisa e das análises, e louva a ousadia crítica e interpretativa manifesta no trabalho. Ressalva também o diálogo travado ao longo da defesa. Recomenda a publicação, levando-se em conta as considerações feitas pelos arguidores"



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 9:32:33