Patricia de Salles Vance

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9379254675487400
  • Última atualização do currículo em 03/09/2013


Professor at at the Retail Administration Program (PROVAR www.provar.org) at Fundação Instituto de Administração (FIA - www.fia.com.br) and retail consultant at BaStockler (www.bastockler.com.br). Previously worked at UNINOVE, as a project manager, professor and researcher of the Sport Management Group. Undergraduate degree in Economics from Pontificia Universidade Católica at Rio de Janeiro (PUC-RJ), PhD. and MSc. in Business Administration (with emphasis in Business Economics and Policies) from Universidade de São Paulo (FEA-USP/www.fea.usp.br). Currently, she is a visiting scholar at the University of Massachusetts in Amherst. In her dissertation, she analyzed the evolution of franchising in Brazil, investigating the dynamics of the contractual mix from an economic theory perspective. At the Retail Administration Program (PROVAR www.provar.org) at Fundação Instituto de Administração (FIA - www.fia.com.br), she worked as: a Course Coordinator for post-graduate and extension courses, a Coordinator at the Loss Prevention Group (GPP-PROVAR) and a professor. Her main research interests includes: commercialization of sporting goods, channels of distribution, franchising, retail business, and consumer behavior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia de Salles Vance
Nome em citações bibliográficas
VANCE, P. S.

Endereço


Endereço Profissional
BaStockler.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2631 - Cj. 604
Jardim Paulistano
01452903 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30317854
URL da Homepage: www.bastockler.com.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Determinantes e Dinâmica do Uso de Formas Plurais em Redes de Franquias, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Claudio Felisoni de Angelo.
Palavras-chave: franquia; canais de distribuição; dados em painel; teoria de agente-principal.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Setores de atividade: Comércio Varejista e Reparação de Objetos Pessoais e Domésticos.
1995 - 2000
Mestrado em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estratégias e Políticas de Precificação em Lojas de Conveniência,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Claudio Felisoni de Angelo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: precificação; varejo; lojas de conveniência.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial / Especialidade: Economia de Empresas.
Setores de atividade: Outros Setores.
1987 - 1989
Graduação em Economia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Orientador: Gustavo H. B. Franco.


Pós-doutorado


2010
Pós-Doutorado.
University of Massachusetts Amherst, UMass Amherst, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.


Formação Complementar


2005 - 2005
Programa de Estudos. (Carga horária: 40h).
FIA/FEA-ADM/YSU.
2004 - 2004
Programa de Visitas e Estudos Técnicos ao Varejo. (Carga horária: 24h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
2004 - 2004
Extention Course in Retail Management. (Carga horária: 50h).
Youngstown State University.
2003 - 2003
MBA em MBA - Curso de Especialização em Varejo. (Carga Horária: 500h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Título: Um estudo exploratório das características do composto de marketing de varejo no comércio de itens de perfumaria e cosméticos.
Orientador: José Augusto Giesbrecht da Silveira.
Palavras-chave: varejo; Marketing.
2003 - 2003
Programa de Estudos. (Carga horária: 40h).
FIA/ADM-FEA/YSU.
2002 - 2002
Curso Intensivo de Especialização em Varejo. (Carga horária: 50h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
1998 - 1998
Workshop a Eficácia da Cadeia de Abastecimento. (Carga horária: 8h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
1998 - 1998
Curso Operacional C Store Loja de Conveniência. (Carga horária: 44h).
Esso Brasileira de Petróleo.
1996 - 1996
Embalagem a Vendedora Silenciosa. (Carga horária: 16h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
1992 - 1993
Extensão universitária em Especialização em Administrção Financeira. (Carga horária: 177h).
Fundação Getúlio Vargas.


Atuação Profissional



BaStockler, BASTOCKLER, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Autonoma, Carga horária: 20
Outras informações
Consultora para empresas de varejo e franqueadoras, especificamente, na elaboração de planejamento estratégico, na avaliação de investimentos e na realização de estudos de viabilidade.


Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora e pesquisadora do grupo de Gestão do Esporte.

Atividades

09/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Nucleo de Pesquisa em Gestão do Esporte, .

Linhas de pesquisa
Marketing Esportivo

University of Massachusetts Amherst, UMass Amherst, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar, Carga horária: 40
Outras informações
Visiting Scholar at the Marketing Department of the Isenberg School of Management working with Professor Thomas Alejandro-Brashear.


RJR Refrescos - Sistema CocaCola, RJR, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Finanças Comerciais Sênior, Carga horária: 40

Atividades

09/2000 - 05/2001
Serviços técnicos especializados , Diretoria Financeira, .

Serviço realizado
Assessora da Vice-Presidência Comercial na análise de projetos e no desenvolvimento de sistema de apuração da rentabilidade do negócio..

Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor - Palestrante, Enquadramento Funcional: Professor - Palestrante Horista

Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Consultora e Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Participação na concepção e na coordenação de cursos de pós-graduação e de especialização, com destaque para o MBA Gestão de Franquias. Realização de pesquisas com consumidores e com empresas varejistas junto ao Provar Coordenação do Grupo de Prevenção de Perdas do Provar Atuação como professora em cursos de Especialização.

Atividades

03/2006 - Atual
Extensão universitária , PROVAR, .

Atividade de extensão realizada
Orientação de TCCs em cursos de extensão universitária.
03/2006 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , PROVAR, .

Atividade realizada
Co-coordenadora do Grupo de Estudos em Prevenção de Perdas do Provar, sendo responsável, entre outras atividades, pela organização de eventos com palestras sobre o tema e pela programação anual de cursos desta área temática..
2006 - Atual
Ensino, Extensão em Marketing de Varejo (144h) - Provar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação dos TCCs
Marketing no Varejo Franquias
05/2007 - 11/2007
Extensão universitária , PROVAR, .

Atividade de extensão realizada
Atuou como Professora e assessorou a organização e a execução do Curso de Extensão Internacional: Varejo na Europa (junho/07) e do Curso Varejo: Experiências, Conceitos e Tendências (novembro/07)..
12/2003 - 08/2004
Outras atividades técnico-científicas , FIA, .

Atividade realizada
Participação em consultoria para a ASEP/RJ, conduzida pelo Prof. Roy Martelac, no processo de revisão tarifária da Supervia, concessionária de trens urbanos do estado do Rio de Janeiro..

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2004 - 11/2006
Outras atividades técnico-científicas , GESEL-IE, .

Atividade realizada
Elaboração e confecção de relatório trimestral análisando o desempenho econômico financeiro das concessionárias do setor elétrico, em que a Eletrobrás tem participação acionária, para utilização por gestores desta empresa..
05/2002 - 10/2002
Outras atividades técnico-científicas , GESEL-IE, .

Atividade realizada
Líder da equipe da FUJB-UFRJ em consultoria à Aneel para a definição de método de apuração da estrutura de capital no processo de revisão tarifária periódica das distribuidoras de energia elétrica brasileiras..
08/2001 - 11/2001
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Assessorou na Disciplina Informática na Educação I para o Prof. Nivalde José de Castro, preparando e ministrando parte das aulas.
06/2001 - 08/2001
Outras atividades técnico-científicas , GESEL-IE, .

Atividade realizada
Integrou a equipe do IE-UFRJ que assessorou a Superintendência de Regulação Econômica da ANEEL na definição da metodologia de apuração da taxa de desconto aplicada na 2ª Revisão Tarifária da Escelsa..

Esso Brasileira de Petróleo Limitada, ESSO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Conselheiro de negócios sr., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1991 - 1995
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Orçamento e Estudos Economicos, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Contas a Receber, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/1997 - 03/1998
Outras atividades técnico-científicas , Gerência de Vendas Rio I, .

Atividade realizada
Assessorar revendedores de postos de serviços na elaboração e implementação de estratégias de vendas; negociar a renovação de contratos de compra e venda mercantil; e, zelar pela imagem dos pontos de vendas junto ao consumidor final..
12/1991 - 01/1995
Outras atividades técnico-científicas , Gerência de Desenvolvimento de Mercado, .

Atividade realizada
Analisar propostas para investimentos em postos de serviços, apresentando-as à Diretoria da Empresa e dando suporte às Gerências de Vendas. Participar da preparação de orçamentos e do planejamento dos investimentos no segmento varejista e realizar.


Linhas de pesquisa


1.
Marketing Esportivo

Objetivo: Esta linha de pesquisa inclui a análise e discussão acadêmico/prática, sobre a realidade do cenário esportivo, considerando os modelos de gestão vigentes dos players envolvidos, instrumentos e formas de análise, bem como a interferência dos stakeholders considerados, aspecto crítico para o processo de gestão profissional. Esta linha objetiva investigar o processo histórico da organização econômica dos esportes no Brasil, o ambiente das organizações esportivas, patrocinadores e empresas de comunicação integrantes do cenário esportivo nacional envolvendo o marketing esportivo, o processo de decisão dos consumidores de produtos esportivos; as estratégias de comunicação, branding, a comercialização de artigos esportivos, a gestão de canais de distribuição e a gestão de eventos esportivos, bem como os resultados a serem obtidos ao final da cadeia. Desta forma, o Marketing Esportivo tem uma dimensão que permite uma visão ampla do cenário do esporte, considerando a realidade e interferência dos elementos que o compõem, permitindo uma melhor adequação dos modelos de gestão mercadológica frente à estrutura das organizações públicas e privadas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing Esportivo.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão do Esporte.
Palavras-chave: Gestão do Esporte; Marketing Esportivo; Franchising; canais de distribuição; Produtos Esportivos.


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Gestão de Canais de Distribuição e Comercialização de Artigos Esportivos
Descrição: O licenciamento e a comercialização de artigos esportivos destacam-se entre as distintas fontes de receita das organizações do esporte. Com desenvolvimento da tecnologia de informação e dos meios de comunicação, uma das mais dramáticas mudanças no ambiente de compras foi a proliferação de canais de distribuição por meio dos quais consumidores e empresas interagem. Fabricantes, atacadistas e varejistas defrontam-se com novas opções para atender seus clientes. Lojas virtuais, terminais eletrônicos com acesso à internet, centrais telefônicas, consultoras, canais de televisão, catálogos e lojas físicas constituem locais disponíveis para a realização de compras. O objetivo deste projeto é investigar a evolução das estratégias utilizadas por clubes esportivos para a ampliação e diversificação de sua receita, a comparação das práticas adotadas por organizações do esporte no país e no exterior e a análise do comportamento de compra dos espectadores. Métodos de pesquisa qualitativos (estudos de caso) e quantitativos (surveys) são adotados para o estudo do tema. Espera-se com esta investigação traçar tendências, propor estratégias de distribuição de produtos que possibilitem o crescimento da receita de organizações do esporte no país e identificar novos modelos de gestão de canais de distribuição vis-á-vis a experiência de países desenvolvidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
E-flation
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Patricia de Salles Vance - Coordenador / Claudio Felisoni de Angelo - Integrante.Financiador(es): Faculdade FIA de Administração e Negócios - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 18
2007 - 2008
Expectativa de Consumo na Internet
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Patricia de Salles Vance - Coordenador / Claudio Felisoni de Angelo - Integrante / Marcos Roberto Luppe - Integrante.Financiador(es): Faculdade FIA de Administração e Negócios - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 6
2007 - 2008
Expectativa de Consumo no Varejo
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Patricia de Salles Vance - Coordenador / Claudio Felisoni de Angelo - Integrante / Marcos Roberto Luppe - Integrante.Financiador(es): Faculdade FIA de Administração e Negócios - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 5
2006 - 2010
Avaliação de Perdas no Varejo / Grupo de Prevenção de Perdas
Descrição: Pesquisa anual realizada pelo GPP-PROVAR/FIA, em parceria com a ABRAS e com a Nielsen, para apurar indicadores e práticas de prevenção de perdas no varejo brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
2005 - 2006
Pesquisa Franquia Empresarial no Brasil: Relacionamento Franqueador -Franqueado
Descrição: Estudo realizado em parceria com a ABF - Associação Brasileira de Franchising e com a OAB-SP, com o objetivo de estudar as nuances do relacionamento entre franqueador e franqueados no Brasil, bem como identificar pontos de convergências e críticos na gestão do sistema de franquias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
Hábitos de compra de materiais de construção para reformas e pequenos reparos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Patricia de Salles Vance - Coordenador / Claudio Felisoni de Angelo - Integrante / Luiz Paulo Lopes Fávero - Integrante.Financiador(es): Faculdade FIA de Administração e Negócios - Auxílio financeiro.
2004 - 2005
A percepção do consumidor de alta renda: perfil e hábitos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Patricia de Salles Vance - Integrante / Claudio Felisoni de Angelo - Integrante / Luiz Paulo Lopes Fávero - Coordenador / Nuno Manoel Fouto - Integrante.Financiador(es): Faculdade FIA de Administração e Negócios - Auxílio financeiro.
1998 - 2006
Séries Economico-Financeiras das Empresas do Setor Elétrico
Descrição: O GESEL- Grupo de Estudo do Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ firmou um convênio com a Eletrobrás para geração de uma base de conhecimentos sobre o setor elétrico brasileiro denominada Provedor de Informações Econômico-Financeiras das Empresas de Energia Elétrica - www.provedor.nuca.ie.ufrj.br/eletrobras. Publicações: Diária - IFE - Informativo Eletrônico - clipping com noticias do setor; Trimestral - Análise de desempenho econômico-financeiro de relatórios trimestrais publicados por empresas onde a Eletrobrás tem participação acionária; Anual - Séries Econômica-Financeiras de Empresas de Energia Elétrica (coordenado até 2006 por Patricia de Salles Vance). Outras Atividades: a) Biblioteca Virtual, b) Base de dados contábeis e operacionais de emrpesas do setor elétrico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Patricia de Salles Vance - Coordenador / Nivalde José de Castro - Integrante / Rubens Rosenthal - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão do Esporte.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing Esportivo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração do Varejo.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
Honra ao Mérito por desempenho no Curso de Especialização em Varejo - MBA, FIA-USP.
2000
2º Lugar no 5º Prêmio Provar de Excelência em Varejo, PROVAR-FIA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VANCE, P. S.2009VANCE, P. S.; ANGELO, C. F. ; FOUTO, N. M. . Estudo do Comportamento de Compra do Frequentador de Shopping Centers na Cidade de São Paulo. Revista de Administração da UFSM, v. 2, p. 130-146, 2009.

2.
VANCE, P. S.2008 VANCE, P. S.; FAVERO, L. P. L. ; LUPPE, M.R. . Franquia Empresarial: um estudo das características do relacionamento entre franqueadores e franqueados no Brasil. Revista de Administração (FEA-USP), v. 43, p. 59-71, 2008.

3.
LUPPE, Marcos Roberto2008LUPPE, Marcos Roberto ; ANGELO, C. F. ; GHISI, F. A. ; VANCE, P. S. . Análise da Evolução das Empresas Supermercadistas Brasileiras no período de 2002 a 2006. Revista de Administração da UFSM, v. 1, p. 383-401, 2008.

4.
VANCE, P. S.2007VANCE, P. S.; ANGELO, C. F. . Reputação corporativa: uma revisão teórica. REGE. Revista de Gestão USP, v. 14, p. 93-108, 2007.

5.
VANCE, P. S.2003 VANCE, P. S.; ANGELO, C. F. . Fixação de preços em lojas de conveniência: estudo da influência da concentração varejista. Revista de Administração (FEA-USP), v. 38, p. 25-36, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASTRO, N. J. ; VANCE, P. S. ; Rosenthal, R. ; ROCHA, C. G. . Séries Econômico - Financeiras das Empresas do Setor de Energia Elétrica. Rio de Janeiro: , 2006. v. 1. 591p .

2.
CASTRO, N. J. ; VANCE, P. S. . Séries Econômico - Financeiras das Empresas do Setor de Energia Elétrica. Rio de Janeiro: , 2005. v. 1. 588p .

3.
CASTRO, N. J. ; VANCE, P. S. . Séries Econômico - Financeiras das Empresas do Setor de Energia Elétrica. Rio de Janeiro: , 2004. v. 1. 432p .

4.
CASTRO, N. J. ; VANCE, P. S. . Séries Econômico - Financeiras das Empresas do Setor de Energia Elétrica. Rio de Janeiro: , 2003. v. 1. 432p .

5.
CASTRO, N. J. ; VANCE, P. S. . Séries Econômico - Financeiras das Empresas do Setor de Energia Elétrica. Rio de Janeiro: , 2002. v. 1. 430p .

6.
CASTRO, N. J. ; VANCE, P. S. . Séries Econômico - Financeiras das Empresas do Setor de Energia Elétrica.. Rio de Janeiro: , 2001. v. 1. 400p .

Capítulos de livros publicados
1.
VANCE, P. S.; Silva, V.L.S. ; AZEVEDO, P. F. . Origens, evolução e prática do franchising. In: Silva, V.L.S. (Vivian Lara dos Santos Silva); AZEVEDO, P. F. (Paulo Furquim de Azevedo). (Org.). TEORIA PRATICA FRANCHISING. 1aed.São Paulo: Editora Atlas, 2012, v. , p. -.

2.
VANCE, P. S.. Maximização de lucros em redes de franquias: A visão da microeconomia.. In: Silva, V.L.S. (Vivian Lara dos Santos Silva); AZEVEDO, P. F. (Paulo Furquim de Azevedo). (Org.). TEORIA PRATICA FRANCHISING. : , 2012, v. , p. -.

3.
VANCE, P. S.; MERLO, E. M. . Evolução recente do Varejo. In: Edgard Monforte Merlo. (Org.). Administração do varejo com foco em casos brasileiros. 1aed.São Paulo: LTC - LIVROS TECNICOS E CIENTI, 2011, v. , p. -.

4.
VANCE, P. S.. Estratégias e Políticas de Precificação em Lojas de Conveniência. In: Claudio Felisoni de Angelo; José Augusto Griesbrecht da Silveira. (Org.). Varejo Competitivo. 1ed.São Paulo: Editora Atlas, 2001, v. 5, p. 68-92.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VANCE, P. S.. A nova lista de compras. A Notícia - Destaque, Joinville - SC, p. 4 - 5, 22 jun. 2010.

2.
VANCE, P. S.. Serviço completo. Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, São Paulo - SP, p. 18 - 19, 01 jun. 2010.

3.
VANCE, P. S.. Sua empresa está pronta para virar franqueadora?. Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, São Paulo - SP, p. 46 - 50, 01 jun. 2010.

4.
VANCE, P. S.. Prevenção de furtos deve respeitar consumidor. Diário do Comércio - Economia, São Paulo - SP, p. 10, 12 abr. 2010.

5.
VANCE, P. S.. Nada de magia contra as perdas. Revista Super Varejo, São Paulo - SP, p. 59 - 83, 01 mar. 2010.

6.
VANCE, P. S.. Lojas decidem o que trazer ao Brasil. Folha de São Paulo - Negócios, São Paulo - SP, p. 01 - 03, 28 fev. 2010.

7.
VANCE, P. S.. Época requer atenção contra furtos e fraudes. Jornal do Comercio - Economia, Porto Alegre - RS, 14 dez. 2009.

8.
VANCE, P. S.. Alta temporada de furtos em lojas. Folha de São Paulo - Vitrine, São Paulo - SP, 05 dez. 2009.

9.
VANCE, P. S.. Cinco maneiras de evitar produto vencido. Revista Supermercado Moderno, São Paulo - SP, 01 dez. 2009.

10.
VANCE, P. S.. Controle e confiança para reduzir as perdas com furtos. Diário do Comércio - Especial, São Paulo - SP, 21 out. 2009.

11.
VANCE, P. S.. Tween a meninada já tem opinião e estilo. Diário do Comércio - Economia, São Paulo - SP, 03 out. 2009.

12.
VANCE, P. S.. Como evitar as perdas. Revista Alshop Noticias, São Paulo - SP, p. 58 - 61, 24 set. 2009.

13.
VANCE, P. S.. Varejo redobra atenção para evitar perdas de R$ 2,3 bilhões. DCI - Comércio, São Paulo - SP, p. A8, 20 set. 2009.

14.
VANCE, P. S.. Franquia em foco. Folha de São Paulo - Negócios, São Paulo - SP, p. 1 - 3, 06 set. 2009.

15.
VANCE, P. S.. Prejuízo invisível. Folha de São Paulo - Negócios, São Paulo - SP, p. 1 - 3, 23 ago. 2009.

16.
VANCE, P. S.. Cesta de franquias. Folha de São Paulo - Negócios, São Paulo - SP, p. 1 - 7, 14 jun. 2009.

17.
VANCE, P. S.. Venda da Ponto Frio movimenta varejo. Revista Mobile Lojista, Curitiba - PR, p. 78 - 80, 01 maio 2009.

18.
VANCE, P. S.. Sem escoar pelo ralo. Revista Distribuição, São Paulo - SP, p. 74 - 79, 01 maio 2009.

19.
VANCE, P. S.. Inverno é tempo de aquecer os negócios. Revista SuperMix, Curitiba - PR, p. 20 - 22, 01 maio 2009.

20.
VANCE, P. S.. Gaúcho é o que mais gasta no shopping. Zero Hora - Economia, Porto Alegre - RS, 03 abr. 2009.

21.
VANCE, P. S.. Ponto Frio: bom negócio só para o comprador. Diário do Comércio - Economia, São Paulo - SP, 31 mar. 2009.

22.
VANCE, P. S.. Grandes lojas entram na internet. Jornal do Commércio - Economia, Recife, p. 7, 23 fev. 2009.

23.
VANCE, P. S.. Varejo de alimentos e roupas ignora crise. DCI, São Paulo, p. A9, 18 fev. 2009.

24.
VANCE, P. S.. Vendas no varejo caem e medo de demissão é maior. O Tempo, Belo Horizonte, MG, 18 fev. 2009.

25.
VANCE, P. S.. Franquias resistem à crise e faturam mais. Jornal da Tarde, São Paulo - SP, p. 1B, 11 fev. 2009.

26.
VANCE, P. S.. Como evitar furto interno no supermercado?. Supermercado Moderno, São Paulo, p. 8, 01 fev. 2009.

27.
VANCE, P. S.. Volta às aulas na crise. Jornal do Commercio Brasil - RJ - Jornal do Lojista, 28 jan. 2009.

28.
VANCE, P. S.. Sem filas. Revista Oesp Construção, São Paulo - SP, 28 jan. 2009.

29.
VANCE, P. S.. Onda digital. Revista Metal Mecânica (IPESI), São Paulo, SP, p. 8 - 12, 16 jan. 2009.

30.
VANCE, P. S.. Uma Páscoa diferente. Revista IP&C - SP, São Paulo, p. 12 - 14, 01 jan. 2009.

31.
VANCE, P. S.. Crise? Só para alguns. Revista Cosmética Varejo, São Paulo - SP, p. 22 - 25, 01 jan. 2009.

32.
VANCE, P. S.. Itens mais baratos são saída para manter clientes. DCI, São Paulo, p. B12, 10 dez. 2008.

33.
VANCE, P. S.. Papa Noel chega agora em versão banda larga. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 01 - 01, 08 dez. 2008.

34.
VANCE, P. S.. Evite o furto na loja sem transformar o cliente em suspeito. Diário do Commércio, São Paulo, p. 10, 29 nov. 2008.

35.
VANCE, P. S.. Crise ainda não chegou ao consumidor, que vai às compras. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. C6, 15 out. 2008.

36.
VANCE, P. S.. Pesquisa mostra forte intenção de compras. Valor Econômico, São Paulo, p. A3, 15 out. 2008.

37.
VANCE, P. S.. Luxo prevê Natal positivo, mas teme 2009. DCI, São Paulo, p. B14, 15 out. 2008.

38.
VANCE, P. S.. Preços na internet têm queda de 6,14% no ano. Jornal do Comércio, Recife, p. 02 - 02, 13 set. 2008.

39.
VANCE, P. S.. Perfis e Hábitos de Compras dos Consumidores. Jornal da Câmara, São Paulo, 04 set. 2008.

40.
VANCE, P. S.. Tecnologia e treinamento evitam perdas. Jornal Diário do Grande ABC, Santo André, p. 6 - 6, 03 set. 2008.

41.
VANCE, P. S.. Franquia: um caminho para a expansão. View, São Paulo, p. 119 - 120, 01 set. 2008.

42.
VANCE, P. S.. Prevenção de Perdas: porque sua loja foi feita para lucrar. Super Hiper, São Paulo, p. 30 - 38, 01 set. 2008.

43.
VANCE, P. S.. Reforço com qualidade. Abastecimento, São Paulo, p. 22 - 25, 01 set. 2008.

44.
VANCE, P. S.. Varejo perde R$ 280 milhões com furto, quebras e erros. Diário de São Paulo, São Paulo, p. 11, 29 ago. 2008.

45.
VANCE, P. S.. De vento em popa. Jornal do Comércio, rio de Janeiro, p. B18 - B18, 25 ago. 2008.

46.
VANCE, P. S.. Vendas de supermercado disparam 10,43%. DCI, São Paulo, p. B12 - B12, 22 ago. 2008.

47.
VANCE, P. S.. Faturamento deve crescer 8%. Jornal do Commércio, Rio de Janeiro, p. A4, 22 ago. 2008.

48.
VANCE, P. S.. A praia pode ser no shopping, mas a rua é a rua. Diário do Comércio, São Paulo, p. 06 - 06, 14 ago. 2008.

49.
VANCE, P. S.. Deflação na internet. Comércio Popular, Campinas, 04 ago. 2008.

50.
VANCE, P. S.. Supermercados entram em ritmo de desaceleração. Diário do Comércio, Belo Horizonte, p. 9 - 9, 01 ago. 2008.

51.
VANCE, P. S.. Compra on line fica mais barata. Jornal do Comércio, Recife, p. E1 - E1, 27 jul. 2008.

52.
VANCE, P. S.. Com a concorrência, internet tem deflação. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. A20 - A20, 23 jul. 2008.

53.
VANCE, P. S.. Preços na web acumulam queda de 13% em 12 meses. Destak, São Paulo, p. 08 - 08, 23 jul. 2008.

54.
VANCE, P. S.. Competição e giro de estoque provovam deflação de 1,99%. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. A5 - A5, 23 jul. 2008.

55.
VANCE, P. S.. Alta afeta hábitos de compras. O Liberal, Americana, p. 4 - 4, 22 jul. 2008.

56.
VANCE, P. S.. 880 mil famílias deixaram de comprar alimentos básicos. Jornal da Tarde, São Paulo, p. 1B - 1B, 16 jul. 2008.

57.
VANCE, P. S.. Vendedor pouco preparado prejudica maioria das vendas. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 1 - 3, 29 jun. 2008.

58.
VANCE, P. S.. Vitrine bagunçada afugenta clientela. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 3 - 3, 29 jun. 2008.

59.
VANCE, P. S.. Pequens redes buscam diferencial para competir. Guia de Farmácia, São Paulo, p. 17 - 17, 09 jun. 2008.

60.
VANCE, P. S.. Varejo: publicidade é maior insatisfação de franqueados. Site Santander Banespa, 30 maio 2008.

61.
VANCE, P. S.. Cresce de manda por espaço nos shoppings. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. 4 - 4, 28 maio 2008.

62.
VANCE, P. S.. Classe C força mudanças no comércio. Diário do Comércio, Rio de Janeiro, p. 01 - 01, 22 maio 2008.

63.
VANCE, P. S.. Porque investir em prevenção de perdas?. Mais Sucesso, São Paulo, p. 50 - 51, 01 maio 2008.

64.
VANCE, P. S.. FIA revela que aumentou a intenção de compra. Jornal Diário de Suzano, Suzanao, p. 4, 20 abr. 2008.

65.
VANCE, P. S.. Expectativa do comércio é de aumento de 10% nas vendas. Jornal Monitor Mercantil, São Paulo - SP, p. 4, 19 abr. 2008.

66.
VANCE, P. S.. Intenção de compra sobe para 63,2%. Jornal Gazeta Mercantil, São Paulo, p. C7, 16 abr. 2008.

67.
VANCE, P. S.. Gastos no crediário sobem. Jornal do Comércio Brasil, p. A5, 16 abr. 2008.

68.
VANCE, P. S.. Juros altos não esfriam consumo. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 6 - 6, 16 abr. 2008.

69.
VANCE, P. S.. Varejo cresce 12% em fevereiro e cnsumidors querem gastar mais. DCI, São Paulo, p. 12 - 12, 16 abr. 2008.

70.
VANCE, P. S.. Renda comprometida com crediário cresce. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 7 - 7, 16 abr. 2008.

71.
VANCE, P. S.. Consumidor compromete mais renda com crediário. Monitor Mercantil, São Paulo, p. 5 - 5, 16 abr. 2008.

72.
VANCE, P. S.. Intenção de compra aumenta no 2º trimestre. Folha de Londrina, Londrina, p. 02 - 02, 16 abr. 2008.

73.
VANCE, P. S.. Para onde caminha a classe média brasileira?. Móbile Lojista, Curitiba, p. 52 - 56, 01 abr. 2008.

74.
VANCE, P. S.. As explicações da demanda do varejo. Cardnews, São Paulo, p. 34 - 35, 01 abr. 2008.

75.
VANCE, P. S.. A festa continua. Revista Foco, São Paulo - SP, p. 33 - 35, 18 mar. 2008.

76.
VANCE, P. S.. Endividamento, renda e juros vão atingir varejo. Diário de Pernambuco, Recife, p. 2 - 2, 01 mar. 2008.

77.
VANCE, P. S.. Perdas: chegue ao menor índice. Supermercado Moderno, São Paulo, p. 81 - 85, 01 mar. 2008.

78.
VANCE, P. S.. Pesquisa aponta possível queda nas vendas no varejo. Engarrafador Moderno, São Caetano do Sul, p. 06 - 56, 01 mar. 2008.

79.
VANCE, P. S.. Consumidor barsileiro paga menos nas compras pela web. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. A5, 06 fev. 2008.

80.
VANCE, P. S.. Preços são menores nas compras pela internet. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. capa, 06 fev. 2008.

81.
VANCE, P. S.. Consumidor paga menos em compras pela internet. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. A16, 04 fev. 2008.

82.
VANCE, P. S.. Ajuste de mão de obra. Revista Super Varejo, São Paulo, p. 64 - 65, 01 fev. 2008.

83.
VANCE, P. S.. Propaganda é tudo. Móveis de Valor, Curitiba, p. 50 - 54, 01 fev. 2008.

84.
VANCE, P. S.. Quando comprar é um prazer. Móveis de Valor, Curitiba, p. 56 - 57, 01 fev. 2008.

85.
VANCE, P. S.. Provar revela aumento de intenções de consumo. Propaganda & Marketing, p. 19, 28 jan. 2008.

86.
VANCE, P. S.. Prazo maior no crediário faz crescer intenção de compra. O Estado de São Paulo, p. B-11, 23 jan. 2008.

87.
VANCE, P. S.. Cresce a intenção de compras do consumidor. Jornal do Comércio, p. 6A, 23 jan. 2008.

88.
VANCE, P. S.. Cresce intenção de compra do consumidor. Jornal do Comércio, Manaus - AM, p. A6, 23 jan. 2008.

89.
VANCE, P. S.. Intenção de compra cresce neste ano. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 6 - 6, 23 jan. 2008.

90.
VANCE, P. S.. Controle do estoque e cãmeras inibem furtos. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 2 - 3, 13 jan. 2008.

91.
VANCE, P. S.. Lojista baixou perda de 5% para 2%. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 2 - 3, 13 jan. 2008.

92.
VANCE, P. S.. Exigentes e consumistas. Revista Distribuição, São Paulo, p. 16 - 18, 01 jan. 2008.

93.
VANCE, P. S.. Comércio eletrônico. Revista Móveis de Valor, p. 12, 01 jan. 2008.

94.
VANCE, P. S.. Acesso a intenet nas residências cresce 44%. Folha de São Paulo, São Paulo, p. B11, 05 dez. 2007.

95.
VANCE, P. S.. O milagre da antecipação. Revista Móveis de Valor, Curitiba - PR, p. 38 - 43, 01 dez. 2007.

96.
VANCE, P. S.. Vendas: futuro promissor. Revista Consumidor Moderno, São Paulo, p. 90 - 91, 01 dez. 2007.

97.
VANCE, P. S.. Um Natal para lá de promissor. Diário do Comércio, São Paulo, p. 3, 21 nov. 2007.

98.
VANCE, P. S.. Concorrência entre hipermercdos origina novo perfil de consumidores. Jornal da Cidade, Bauru - SP, p. 2, 18 nov. 2007.

99.
VANCE, P. S.. O Natal da rede. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 4, 17 nov. 2007.

100.
VANCE, P. S.. Compra a crédito faz parte do orçamento da baixa renda. Correio do Estado, Campo Grande - MS, p. C4, 11 nov. 2007.

101.
VANCE, P. S.. Na baixa renda, quase 60% estão endiviaddos. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. B16, 11 nov. 2007.

102.
VANCE, P. S.. Compra a crédito. O Liberal, Belém - PA, p. 12, 11 nov. 2007.

103.
VANCE, P. S.. Consumidor terá mais dinheiro no Natal. Jornal da Cidade, Bauru - SP, p. 2, 28 out. 2007.

104.
VANCE, P. S.. Pesquisa aponta que consumidor terá mais dinheiro sobrando neste ano. Correio do Estado, Campo Grande - MS, p. 14A, 21 out. 2007.

105.
VANCE, P. S.. Renda será 17,8% maior, diz pesquisa. Jornal Tribuna, p. C5, 21 out. 2007.

106.
VANCE, P. S.. Consumidor terá neste ano 17,8% da renda para gastar em compras. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. B4, 21 out. 2007.

107.
VANCE, P. S.. O natal dá troca de celular. Jornal da Tarde, p. 14A, 18 out. 2007.

108.
VANCE, P. S.. Varejo abastecido para as crianças. Diário do Comércio, São Paulo, p. 1, 24 set. 2007.

109.
VANCE, P. S.. Brasileiros vão as compras. Revista Digesto Econômico, São Paulo, p. 13, 01 set. 2007.

110.
VANCE, P. S.. Supermercados perdem quase R$ 5 bi com quebras e furtos. Jornal DCI, p. A7, 16 ago. 2007.

111.
VANCE, P. S.. Compras pelo crédito devem cair neste trimestre. Diário de São Paulo, p. B1, 15 ago. 2007.

112.
VANCE, P. S.. Comprar pela intenet está mais barato. Diário do Grande ABC, p. 7, 18 jul. 2007.

113.
VANCE, P. S.. Consumidor está mais disposto a gastar. Gazeta Mercantil, p. C8, 18 jul. 2007.

114.
VANCE, P. S.. Setor moveleiro aposta no ano da casa própria para voltar a crescer. Jornal Gazeta do Povo, 21 maio 2007.

115.
VANCE, P. S.. Prevenção é a arma contra roubos e furtos. Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, p. B18, 02 maio 2007.

116.
VANCE, P. S.. Mamães satisfeitas, o bolso nem tanto. Card News, p. 36, 01 maio 2007.

117.
VANCE, P. S.. Por dentro da informalidade. Revista do Varejo, São Paulo, p. 12 - 17, 01 maio 2007.

118.
VANCE, P. S.. Brasileiros podem comprar mais móveis. Revista Mobile Lojista, Curitiba - PR, p. 52 - 53, 01 maio 2007.

119.
VANCE, P. S.. Expectativa positiva para vendas. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 1, 26 abr. 2007.

120.
VANCE, P. S.. Acentua-se o descompasso entre indústria e comércio. Jornal do Comércio, p. A3, 23 abr. 2007.

121.
VANCE, P. S.. Dia das mães: só vai dar lembrancinha. Jornal do Comércio, p. 4, 22 abr. 2007.

122.
VANCE, P. S.. Governo deixa de arrecadar 30 bi com pirataria. Diário do Grande ABC, Santo André, p. 3, 09 abr. 2007.

123.
VANCE, P. S.. A importância de prevenção de perdas. Jornal DCI, São Paulo - SP, p. B3, 21 mar. 2007.

124.
VANCE, P. S.. Crimes que trazem prejuízos. Revista Supermix, Curitiba - PR, p. 36 - 39, 01 out. 2006.

125.
VANCE, P. S.. Licenciamento ajuda empresas a crescer. O Globo, Rio de Janeiro, p. 1 - 3, 17 set. 2006.

126.
VANCE, P. S.. Controle suas perdas. Revista do Varejo, São Paulo, p. 44 - 47, 01 jul. 2006.

127.
VANCE, P. S.. Hering abriu 205 lojas, 15 no exterior. Gazeta Mercantil, p. 3, 12 jun. 2006.

128.
VANCE, P. S.. Franqueador que opninar na publicidade. Gazeta Mercantil, p. 4, 31 maio 2006.

129.
VANCE, P. S.. Fortalecimento da marca é o benefício. Jornal do Comércio, 31 maio 2006.

130.
VANCE, P. S.. Filhos vão às compras. Zero Hora, p. 5, 16 abr. 2006.

131.
VANCE, P. S.. Franquia para todos. Empreendedor, Florianópolis, p. capa - 26, 01 jun. 1980.

132.
VANCE, P. S.. Itens mais baratos são a saída para a fidelização da clientela. DCI, São Paulo.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VANCE, P. S.; Brashear, Thomas G. ; Madeira, A.B. . Internationalization of Brazilian Franchisors: Profiles and Strategies. In: 2011 International Society of Franchising 25th Annual Conference, 2011, Boston. ISoF Papers, 2011.

2.
VANCE, P. S.; Brashear, Thomas G. ; KHAUAJA, Daniela M. R. . Internationalization of Brazilian Franchisors: A Psychic Distance Perspective. In: EnANPAD 2011, 2011, Rio de Janeiro. EnANPAD 2011, 2011.

3.
VANCE, P. S.; Figueira Júnior, M. F. ; ALVAREZ, R. A. G. . Um Estudo sobre a Internacionalização de Franquias Brasileiras. In: X SEMEAD, 2007, São Paulo. X SEMEAD, 2007.

4.
VANCE, P. S.; REGRA, A. . Universidade e Eletrobrás trabalhando juntas para a geração de conhecimento: o Projeto Séries Econômico-Financeiras do Setor Elétrico. In: II GEDOC, 2005, Recife. Anais do II GEDOC. Recife, 2005. v. 1.

5.
VANCE, P. S.; CASTRO, N. J. ; MOREIRA JUNIOR, J. F. . Avaliação da adoção do regime tarifário de price-cap no segmento de distribuição de energia elétrica brasileiro: um estudo de caso. In: CLADEA, 2002, Porto Alegre. Anais do CLADEA. Porto Alegre, 2002. v. 1.

6.
VANCE, P. S.. O mercado brasileiro consumidor de café: análise e suas perspectivas. In: I SEMEAD, 1996, São Paulo. Anais do I SEMEAD. Edusp: São Paulo, 1996. p. 807-827.

Apresentações de Trabalho
1.
MALAGRINO, F.A.F. ; CARDOSO, M.V. ; SILVA, E.A.E. da ; VANCE, P. S. . Changing the rules of the game: B2B Alliances in Brazilian Sports Teams. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MALAGRINO, F.A.F. ; CARDOSO, M.V. ; SILVA, E.A.E. da ; VANCE, P. S. . Changing the rules of the game: B2B Alliances in Brazilian Sports Teams. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
VANCE, P. S.; Brashear, Thomas G. . Distinct Plural Form Structures in Emerging Markets. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VANCE, P. S.. Determinants and Dynamics of the Use of Plural Forms in Franchise Network. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
VANCE, P. S.; Stockler, L.H. . Gestão de Franquias. São Paulo: Editora Saint Paul, 2012 (Capitulo em livro (a ser publicado)).

2.
VANCE, P. S.; Santos, C.E. . Gestão de Prevenção de Perdas no Varejo. São Paulo: Editora Saint Paul, 2012 (Capitulo em livro (a ser publicado)).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VANCE, P. S.. Assessoria para Torneio Touchdown. 2012.

2.
VANCE, P. S.. Sansori. 2012.

3.
VANCE, P. S.. Desenvolvimento de proposta de programa de curta duração em Gestão do Esporte. 2012.

4.
VANCE, P. S.. Availação de Viabilidade de Expansão do Futebol Americano no Brasil. 2012.

5.
Stockler, L.H. ; VANCE, P. S. . Consultoria financeira para empresas de Franquias. 2010.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VANCE, P. S.. Consumo da classe AAA. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VANCE, P. S.. Pesquisa Expectativa de Consumo. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
VANCE, P. S.. Pesquisa Ética no Consumo. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
VANCE, P. S.. Pesquisa Ética no Consumo. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, Marcos Roberto . 9a Avaliação de Perdas no Varejo. 2009. (Relatório de pesquisa).

2.
VANCE, P. S.. Palestra 9a Avaliação de Perdas no Varejo. 2009. (Palestra).

3.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . Vendas no Varejo: o que explica a demanda. 2008. (Relatório de pesquisa).

4.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . As decisões de consumo do público de baixa renda. 2008. (Relatório de pesquisa).

5.
QUEIROZ, R. S. B. ; ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. . Financiamento no Varejo: processo de tomada de decisão do consumidor na aquisição de crédito. 2008. (Relatório de pesquisa).

6.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . E-flation - janeiro/2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

7.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . E-flation - fevereiro/2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

8.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . E-flation - março/2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

9.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . E-flation - abril/2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

10.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . E-flation - maio/2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

11.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . E-flation - junho/2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

12.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . E-flation - julho/2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

13.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . E-flation - agosto/2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

14.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . Intenção de Compra na Internet - 1º trimestre de 2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

15.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . Intenção de Compra na Internet - 2º trimestre de 2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

16.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . Intenção de Compra na Internet - 3º trimestre de 2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

17.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . Intenção de Compra no Varejo - 1º trimestre de 2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

18.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . Intenção de Compra no Varejo - 2º trimestre de 2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

19.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . Intenção de Compra no Varejo - 3º trimestre de 2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

20.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . Intenção de Compra na Internet - 4º trimestre de 2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

21.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . Intenção de Compra no Varejo - 4º trimestre de 2008. 2008. (Relatório de pesquisa).

22.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . 8a Avaliação de Perdas no Varejo. 2008. (Relatório de pesquisa).

23.
VANCE, P. S.. Palestra 8a Avaliação de Perdas no Varejo. 2008. (Palestra).

24.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. . O Consumo de Produtos de Beleza no Brasil: Perfil e Hábitos. 2007. (Relatório de pesquisa).

25.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FAVERO, L. P. L. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . E-flation - março/2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

26.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . Intenção de Compra no Varejo - 2º trimestre de 2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

27.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . Intenção de Compra na Internet - 2º trimestre de 2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

28.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . E-flation - abril/2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

29.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . E-flation - maio/2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

30.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . E-flation - junho/2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

31.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . E-flation - julho/2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

32.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . E-flation - agosto/2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

33.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . E-flation - outubro/2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

34.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . E-flation - setembro/2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

35.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . E-flation - novembro/2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

36.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. . E-flation - dezembro/2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

37.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . Intenção de Compra na Internet - 3º trimestre de 2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

38.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . Intenção de Compra na Internet - 4º trimestre de 2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

39.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . Intenção de Compra no Varejo - 3º trimestre de 2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

40.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. . Intenção de Compra no Varejo - 4º trimestre de 2007. 2007. (Relatório de pesquisa).

41.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FOUTO, N. M. ; LUPPE, M.R. ; ALVAREZ, R. A. G. . 7a Avaliação de Perdas no Varejo. 2007. (Relatório de pesquisa).

42.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FAVERO, L. P. L. . Comportamento do Consumidor em Shoppings Centers do Município de São Paulo. 2006. (Relatório de pesquisa).

43.
ANGELO, C. F. ; SILVEIRA, J. A. G. ; VANCE, P. S. ; FAVERO, L. P. L. ; LUPPE, M.R. ; ALVAREZ, R. A. G. . Franquia Empresarial no Brasil: Relacionamento Franqueador-Franqueado. 2006. (Relatório de pesquisa).

44.
ANGELO, C. F. ; FAVERO, L. P. L. ; OLIVEIRA, A.Z. ; LUPPE, M.R. ; VANCE, P. S. ; ALVAREZ, R. A. G. . Perfis e Hábitos de Consumo na Terceira Idade. 2006. (Relatório de pesquisa).

45.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; LUPPE, M.R. ; FOUTO, N. M. ; ALVAREZ, R. A. G. . 6a Avaliação de Perdas no Varejo. 2006. (Relatório de pesquisa).

46.
ANGELO, C. F. ; FAVERO, L. P. L. ; VANCE, P. S. ; SILVEIRA, J. A. G. ; FOUTO, N. M. ; DUAIK, P.A. . A Percepção do Consumo de Alta Renda. 2005. (Relatório de pesquisa).

47.
ANGELO, C. F. ; VANCE, P. S. ; FAVERO, L. P. L. ; SILVEIRA, J. A. G. ; FOUTO, N. M. . Hábitos de Compra de Materiais de Construção para Reformas e Pequenos Reparos. 2005. (Relatório de pesquisa).

48.
ANGELO, C. F. ; SILVEIRA, J. A. G. ; VANCE, P. S. . Workshop de crédito. 1996. (Workshop).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II GEDOC.Universidade e Eletrobrás trabalhando juntas para a geração do conhecimento: o projeto séries econômico-financeiras de empresas dos etor elétrico. 2005. (Encontro).

2.
1º Simpósio sobre Perspectivas da Energia Elétrica no AMazonas.Uma visão geral do processo de revisão tarifária. 2004. (Simpósio).

3.
XIII Fórum Provar de Varejo. 2004. (Seminário).

4.
Programa de Relacionamento entre a FIA-FEA-USP e o Williamson College of Business Administration/ Youngstown State University. 2003. (Seminário).

5.
XII Fórum Provar de Varejo. 2003. (Seminário).

6.
CLADEA. Avaliação do regime tarifário de price-cap no segmento de distribuição de energia elétrica brasileiro: um estudo de caso. 2002. (Congresso).

7.
II Encontro do Grupo de Atividades em Recursos Humanos. 2002. (Encontro).

8.
Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Oportunidades de expansão, regulamentação e contratos na transmissão e distribuição de energia. 2002. (Congresso).

9.
XI Fórum Provar de Varejo. 2002. (Seminário).

10.
X Fórum Provar de Varejo. 2001. (Seminário).

11.
IX Fórum Provar de Varejo. 2000. (Seminário).

12.
I SEMEAD. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VANCE, P. S.; Santos, C.E. . II Fórum GPP de Prevenção de Perdas. 2010. (Outro).

2.
VANCE, P. S.; Santos, C.E. . I Fórum GPP de Prevenção de Perdas. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Felipe da Silveira/ Marcos Henrique Silva Siqueira. NAT - Não atendido dos CDs - Métrica de obtenção Processo para Apuração Confiável com Indicadores para Gerenciamento. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão no Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

2.
Leonardo Penatti Agostini/ Stener Bellan. Nível de Serviço dos Fornecedores do Carrefour. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão no Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

3.
Bernardo M. Pinto/ Carolina A. Ruela/ Leonardo B. Virga. Cross Merchandising no Departamento não alimentar. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão no Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

4.
Fábio D. Biochini/ Fernanda C. M. Pescarin/ Maria Elisa Silv. Provar - Programa de Administração de Varejo Projeto Final. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão no Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

5.
Débora C. Oliveira/ Flávia A. Sanino/ Vivian Cajueiro. Fluxo Cliente: Imagem de Preço. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão no Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

6.
Carlos Alexandre Otsubo/ João Caio Lopes Bernadino. Análise para aceitação de parcelamento de cartões sem a bandeira Carrefour. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão no Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

7.
Daniela Rocha Villela/ Priscila Franco Lara/ Nathália Regina. Metodologia de Gestão de Projetos e Portófolio/ Nível de Registro, Autorização, Visualização e Controle. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão no Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

8.
Gustavo Romualdo Novais/ Maria Izabel do Nascimento Tsuruda. Desenvolvimento Imobiliário como fator de geração de receita e fluxo adicional para nossas lojas, atendendo ás expectativas dos nossos clientes. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão no Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

9.
Cíntia Vasques/ Danielle Aben Athar/ João Paulo Chagas. Pensando a Fidelização Carrefour. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão no Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

10.
Edson Paiva da Silva. Venda Cruzada. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Difusão: Bradesco) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

11.
Douglas Sanches Rodrigues. Private Label no Pequeno Varejista. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Difusão: Bradesco) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

12.
Aristide Santana Rocha. Private Label no Médio Varejista. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Difusão: Bradesco) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

13.
Alexandre Marineli. Programa de Fidelidade em um Cartão de Private Label. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Difusão: Bradesco) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

14.
Emilio Issaio Akamini. Quais as melhores oportunidades de Private Label em 2009?. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Difusão: Bradesco) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

15.
Andre Martinelli Nobre. Inovação como diferencial (formatos de lojas). 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Carrefour) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

16.
Carlos Roberto Oliveira da Silva. Talentos/Evolutivos: Como atrair e reter. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Carrefour) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

17.
Ednea Ferreira de Queiroz. Comércio on -line: Como entrar nesta forma de comércio e rentabilizá-lo. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Carrefour) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

18.
Andrea Ruth Cabral Espinheira. Serviços - O que os clientes querem?. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Carrefour) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

19.
Ana Beatriz Greco. Sustentabilidade. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Carrefour) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

20.
Aguinaldo Moreira Bernardo. Fidelização de Clientes. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Carrefour) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

21.
Gino Antonio Ceschin Castro. Mercadorias: perdas e quebras. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Master Carrefour) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

22.
Aline Brognoli Eira Velha. Lançamento da Marca Mabe. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo (144h) - Provar) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

23.
Cassia de Freitas/ Tatiana Requejo Natali. Santander Free. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo (144h) - Provar) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

24.
Denise Calefe. Vanishi. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo (144h) - Provar) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

25.
Eliane Vieira Gariane/ Marcelo Makawestskas. Riachuelo. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo (144h) - Provar) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

26.
Enrique Ornelas. O Santander na Construção da Marca como Banco Global no Brasil. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo (144h) - Provar) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

27.
Gaelle Boyriven Moreira de Souza/ Mauricio Miyabe. Barra de Granola/ Nature Valley. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo (144h) - Provar) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

28.
Guilherme Bertelli/ Marcelo Meletti. Casas Bahia/ A riqueza na Base da pirâmide. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo (144h) - Provar) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

29.
Manoel Messias/ Silvia Nassafi. Marketing de Varejo case Blockbuster e Lojas Americanas. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo (144h) - Provar) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

30.
Marcelo Akira. Grupo Ricoy. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo (144h) - Provar) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

31.
Marcelo Alves/ Marcelo Santos. Activia, a Danone navega no oceano azul, por enquanto.... 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo (144h) - Provar) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

32.
Paula Cristina Ruano Felgueiras. Promoção de Vendas: Kibon e Omo. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo (144h) - Provar) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

33.
Ana Paula Hass. Banco Real - Sustentabilidade. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

34.
Adriana P. Albino/ Fabiana S. Grozinski. KFC tenta outra vez de volta ao Brasil. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

35.
Andréa Amaral Mello. Vinícola Miolo: SPA Villa Europa. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

36.
Antonio Carlos Ferreira de Santana. Estilo de Vida. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

37.
David Stewien. Abertura do Mercado Brasileiro de Telecomunicações Móvel para Venda Direta no Varejo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

38.
Fernanda Mendonça/ Flávia Manjiro Maeda. Pepsi. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

39.
Sandro Joel Peres. Revitalização das Marcas Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

40.
Suzana Simões Pinheiro Pires. Bfast. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Extensão em Marketing de Varejo) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

41.
Marcelo Maia. Sistema de Informação Gerencial: uma ferrameta para a prática do benchmarking interno. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jovens Profissionais) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

42.
Cintia M Takahashi/ Eduardo Z. Yamashita/ Claudia P. Zanão. Logística Reversa. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jovens Profissionais) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

43.
Rafael Hosotani/ Luis F Kfouri/ Vitor L Moya/ Felipe Pereira. Transferência de Mercadorias entre Lojas. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jovens Profissionais) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

44.
Matheus Adolpho. Premissas para inclusão de um novo fornecedor no Cross Docking Carrefour Análise do nível de serviço. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jovens Profissionais) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

45.
Guilherme C. Kopke de Vasconcellos. Criação de Planilha de Fluxo de Caixa. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jovens Profissionais) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

46.
Juliana Christina Marques Muniz. Estruturação da Área de Marketing Estratégico no Têxtil. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jovens Profissionais) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

47.
Tais de Oliveira Fechino. Diagnóstico da Linha Pet Food em Marcas Próprias. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jovens Profissionais) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

48.
Dario Cesar Sales. Carrefour Media - Sinalização Digital nas Lojas. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jovens Profissionais) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

49.
Rafael Baptista Lindenmeyer. Gestão da Categoria de Sobremesas. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jovens Profissionais) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

50.
Carolina Pereira Araújo João. Processo de desenvolvimento de categorias especiais. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jovens Profissionais) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

51.
Ricardo Franco do Amaral Hvenegaard. Conquistar Novos Clientes para Perecíveis. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jovens Profissionais) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

52.
Marina Kairalla Garcia. Plano de Comunicação da Linha Viver Carrefour. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jovens Profissionais) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.

53.
Fernanda Saúde Pinto Figueira. Otimização do controle de abertura de lojas. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Jovens Profissionais) - Faculdade FIA de Administração e Negócios. Orientador: Patricia de Salles Vance.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 17:37:58