Alexandra Lehmkuhl Gerber

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9438292906838128
  • Última atualização do currículo em 03/07/2018


Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Tem experiência profissional adquirida nos Estados Unidos onde trabalhou por quase 6 anos como Assistente de Pesquisa no The Scripps Research Institute, na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica e Biologia Molecular. Durante a formação acadêmica desenvolveu pesquisas nas áereas de Micologia e Microbiologia. Atualmente é responsável pelo gerenciamento e operação das plataformas de sequenciamento de nova geração MiSeq e NextSeq (Illumina) e Ion PGM e Proton (Life Technologies) na Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida (UGCFDA-LNCC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandra Lehmkuhl Gerber
Nome em citações bibliográficas
GERBER, A. L.;Gerber, A. L.;Gerber, Alexandra L.;Gerber, Alexandra L;GERBER, ALEXANDRA LEHMKUHL;GERBER, ALEXANDRA

Endereço


Endereço Profissional
Laboratório Nacional de Computação Científica.
Av. Getulio Vargas, 333
25651-075 - Petropolis, RJ - Brasil
Telefone: (24) 22336087
URL da Homepage: http://www.ugc.lncc.br/


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2000
Mestrado em Biotecnologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Esteróis e triterpenos de Ganoderma australe (Fr.) Pat. com perspectivas de uso medicinal.,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Artur Smânia Jr..
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1990 - 1995
Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: 1994. Levantamento dos fungos xilófilos poróides (Aphyllophorales), na Ilha de Santa, SC, Brasil.
Orientador: Clarice Loguercio Leite.




Formação Complementar


2017 - 2017
TruSeq Exome and NextSeq 500. (Carga horária: 24h).
Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2015 - 2015
Treinamento do Equipamento MiSeq. (Carga horária: 31h).
Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2014 - 2014
I Worshop - Next Generation Sequencing by Illumina. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
Mate-Pair na Plataforma Ion Torrent PGM. (Carga horária: 24h).
Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento Plataforma Ion Proton. (Carga horária: 24h).
Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2012 - 2012
Treinamento PGM Ion Torrent. (Carga horária: 24h).
Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento Plataforma ABI3130. (Carga horária: 24h).
Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2011 - 2011
PCR Quantitativa em Tempo Real - StepOne. (Carga horária: 16h).
Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2009 - 2009
GS FLX Titanium 20 kb und 8 kb Span Paired End. (Carga horária: 10h).
Roche Diagnostics GmbH, ROCHE, Alemanha.
2009 - 2009
GS FLX Titanium Reagents. (Carga horária: 40h).
Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2008 - 2008
GS FLX Titanium Upgrade Training. (Carga horária: 15h).
Roche Diagnostics GmbH, ROCHE, Alemanha.
2008 - 2008
Genome Sequencer FLX System. (Carga horária: 40h).
Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
2000 - 2000
English as a Foreign Language.
Coverse Internatinal School of Language, CISL, Estados Unidos.
1999 - 1999
Cromatografia Liquida. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1999 - 1999
Cogumelos Comestíveis e Medicinais. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1997 - 1997
Transformação de Plantas e Engenharia Metabólica. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40


The Scripps Research Institute, SCRIPPS, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Genômica Computacional do Vírus da Zika (ZIKV)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos em 29/11/2016.
Descrição: Este projeto pretende investigar a interação do microorganismo-hospedeiro (SAIZIKA) através do sequenciamento de cultivos (primários ou linhagens estabelecidas) de células humanas de diferentes tecidos considerados como alvos potenciais de infecção, incluindo neurônios/neuroblastos, células de Schwann, trofoblasto, queratinócitos, fibroblastos, epiteliais tímicas e células- tronco de sangue de cordão, seguidas por análises de bioinformática. Para isso, realizaremos uma análise comparativa do transcritoma humano em cultivos celulares de amostras sadias e infectadas pelo ZIKV. Nessa etapa, pretende-se identificar e caracterizar as funções biológicas e vias metabólicas dos genes humanos diferencialmente expressos e que estejam envolvidos na padronização do neuro-eixo e malformações encefálicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Bases genômicas, imunológicas e ultraestruturais das diferenças patogênicas de distintas linhagens evolutivas do parasito Trypanosoma cruzi - Edital Faperj 03/2012 Doenças Negligenciadas
Descrição: A doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, continua sendo um grave problema de saúde pública. Atualmente, não há vacinas nem drogas efetivas para o tratamento da doença de Chagas crônica. Além disso, a ausência de métodos de diagnóstico eficientes dificulta a identificação de indivíduos infectados e, portanto, o tratamento. Mesmo na possibilidade de tratamento, sua eficácia raramente pode ser devidamente avaliada. A identificação de novos alvos de tratamento, diagnóstico, profilaxia e marcadores de cura pós-tratamento ainda são necessários para o controle da doença de Chagas. Um dos fatores que dificulta a identificação destes alvos é a grande variabilidade genética do parasito. Atualmente, seis linhagens evolutivas são reconhecidas, as quais apresentam características moleculares, imunológicas, epidemiológicas bastante distintas. Até o momento, entretanto, poucos são os estudos multidisciplinares e em larga escala visando a caracterização sistemática de distintas linhagens do parasito. Apenas os genomas das cepas CL Brener e Sylvio foram publicados e, além disto, os dados de expressão gênica são limitados e não há relatos na literatura sobre estudos ultraestruturas comparativos entre cepas do parasito. Pouco se sabe, portanto, sobre as importantes diferenças que devem existir no genoma, transcriptoma e na organização ultraestrutural das diferentes cepas de T. cruzi e que poderiam contribuir para as diferenças no comportamento biológico e nos dados de epidemiologia da doença de Chagas. Neste projeto propomos o uso de abordagens multidisciplinares envolvendo componentes de genômica, biologia molecular e celular e imunologia, visando contribuir para um melhor entendimento da patogênese diferencial causada por distintas linhagens evolutivas e cepas do T. cruzi. Este projeto objetiva ainda a identificação de novos alvos de diagnóstico que considerem a grande diversidade genética do parasito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Bioinformática aplicada ao sequenciamento usando tecnologia de pirosequenciamento e de semicondutores: desenvolvimento de novas ferramentas utilizando computação paralela e distribuída (Edital CNPq Universal 14/2011)
Descrição: O Laboratório Nacional de Bioinformática - LABINFO, em função de seu extraordinário desenvolvimento técnico-científico, vem sendo responsável pelo recebimento, processamento, armazenamento e pela análise das seqüências de muitos dos genomas gerados no Brasil. Os softwares e banco de dados desenvolvidos pela equipe, utilizando métodos computacionais e matemáticos avançados, têm sido utilizados por vários grupos no exterior e no Brasil. Um exemplo é a ferramenta SABIA, totalmente desenvolvida no LABINFO. Desde 2008, foi criada a Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida (UGCDFA), sendo esta uma Unidade Multiusuário destinada a atender aos projetos genomas de todo o país. Assim, um ambiente de desenvolvimento de pesquisa em Genômica Computacional, associado ao LABINFO, utilizando a infra-estrutura de Computação de Alto desempenho do LNCC/MCT, foi instalado. Em um primeiro momento com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Saúde foi possível adquirir um seqüenciador de segunda geração, o 454 da Roche Applied Science. No presente momento estamos adquirindo outro equipamento, o Ion Torrent Personal Genoma Machine (PGMTM), adquirido com verba do MCT, e que é um seqüenciador de última geração de alta acurácia, com a vantagem desta nova tecnologia de sequenciamento usar técnica de semicondutores e estar em pleno desenvolvimento, com um campo de aplicações mais amplo. Por se tratar de uma tecnologia diferente e complementar à já existente na UGCDFA, este equipamento poderá atender projetos de pesquisa antes inviabilizados, seja pelo alto custo e/ou limitação da tecnologia, dando um salto tecnológico importante. A presente proposta tem por objetivo desenvolver novas ferramentas de Bioinformática (montagem, anotação e comparação de genomas) usando computação de alto desempenho, assim como realizar sequenciamentos utilizando as duas plataformas disponíveis na UGCDFA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Plataforma de sequenciamento usando tecnologia de semicondutores: atualização da unidade multiusuário UGCDFA com aplicação direta em pesquisas nas áreas de saúde animal, vegetal e humana - Edital Faperj 09/2011 (Sediadas no RJ)
Descrição: Modernização da Unidade de Geôomica Computacional Darcy Fontoura de Almeida (UGCDFA) com a instalação de um seqüenciador de última geração de alta acurácia, que permitirá desenvolver projetos cujos objetivos sejam a geração de sequências de miRNAs, amplicons, RNAseq, barcoding, além de melhorar a qualidade dos genomas já seqüenciados em outras plataformas, principalmente para solução de problemas, tais como, geração de homopolímeros e de regiões com alto conteúdo de GC...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Apoio à Rede de Bioinformática e de Genômica: geração, processamento e interpretação de dados genômicos e proteômicos - Edital DCTR 2010
Descrição: Adequar a Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida (UGCDFA) e o Laboratório de Bioinformática (LABINFO) do LNCC ao sequenciamento de alto desempenho, bem como melhorar os softwares desenvolvidos pelo LABINFO, para poder tratar a enorme quantidade de dados que estão sendo gerados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Análise genômica de Klebsiella pneumoniae isolada de infecção hospitalar
Descrição: O tratamento de infecções microbianas graves na prática clínica é frequentemente complicada pela resistência a antimicrobianos que limita as possibilidades terapêuticas. Além das taxas de morbidade e letalidade, as infecções causadas por microrganismos promovem aumento nos custos do tratamento e controle das infecções hospitalares. Vários estudos têm relatado o aumento de infecções hospitalares por microrganismos como Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA), Staphylococcus spp. resistente a meticilina (MRSCN), Enterococcus spp. resistentes a vancomicina (VRE), Enterobactérias e Bacilos Gram-negativos não fermentadores portadores de beta-lactamases. Com a nova perspectiva na biologia oferecida pelas sequências de genomas foi possível elucidar o conteúdo de genes codificando a proteínas relacionadas com o estilo de vida dos principais microrganismos patogênicos humanos causadores de mortalidade em escala global. Múltiplos trabalhos em genômica foram descritos para Campylobacter jejuni, Haemophilus influenzae, Helicobacter pylori, Mycobacterium tuberculosis, Neisseria spp., Streptococcus pneumoniae, S. pyogenes, S. aureus, Enterococcus spp., Pseudomonas spp. e Kebsiella spp. Esses trabalhos contribuíram para o conhecimento atual de genes anotados para várias funções e o agrupamento de genes ortólogos entre os microrganismos patogênicos, em particular genes codificando para enzimas que participam em reparo de DNA, recombinação e transferência horizontal de genes, bem como aquelas que conferem a resistência aos agentes antimicrobianos. Contudo, o tráfego de genes e de elementos genéticos entre microrganismos comensais e resistentes entre diferentes nichos ecológicos e de hospedeiros é extremamente complexo, aumentando assim a probabilidade de variação genética, tanto pela evolução vertical como horizontal. Isolados da enterobactéria K. pneumoniae apresentando resistência a antimicrobianos vêm sendo frequentes nos casos de surtos de infecção hospital.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alexandra Lehmkuhl Gerber - Integrante / Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos - Integrante / Marisa Fabiana Nicolás - Coordenador / Luiz Gonzaga Paula Almeida - Integrante / Luiz Fernando Goda Zuleta - Integrante / Fernando Gomes Barcelos - Integrante / Mauricio Cantão - Integrante / Ana Cristina Gales - Integrante / Eliana Carolina Vespero - Integrante / Nicholas Costa - Integrante / Guadalupe del Rosario Quispe Saji - Integrante / Renata Cristina Picão - Integrante / Marsileni Pelisson - Integrante / Ana Carolina Polano - Integrante / Raquel Girardello - Integrante / Pablo Ivan Pereira Ramos - Integrante / Danilo Elias Xavier - Integrante.
2008 - 2010
Rede Nacional de Sequenciamento de DNA - Projeto Genoma Brasileiro: Determinação de Genomas Relevantes para a Saúde Humana
Descrição: O Brasil vem contribuindo significativamente na área da genômica, com destaque no cenário internacional, graças à implantação de redes de seqüenciamento regionais e nacional. Face ao fato de estarmos em uma posição de destaque na área, principalmente para um país em desenvolvimento e possuirmos recursos humanos altamente qualificados é crucial que acompanhemos o desenvolvimento da tecnologia. A aquisição de um seqüenciador de nova geração será fundamental para a continuidade e atualização da Rede Nacional de Sequenciamento e permitirá a realização de estudos que irão contribuir de forma significativa para o avanço do conhecimento na área da genética da saúde humana. Os dois primeiros projetos serão na área de câncer e que poderão levar a identificação de novos marcadores tumorais e alvos terapêuticos para o câncer colorretal e a melhor caracterização e acompanhamento dos casos de câncer hereditário no Brasil. Devido ao grande potencial do equipamento e do conhecimento adquirido pela rede BRGENE outros projetos em áreas relevantes da saúde humana poderão ser realizados...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Rede Brasileira de Pesquisas sobre o Câncer - RBPC
Descrição: A criação da Rede Brasileira de Pesquisas sobre o Câncer é um esforço conjunto do Governo Federal, envolvendo o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Saúde. Os resultados esperados com a criação da Rede são a implementação de uma estratégia de unificação de pesquisa básica, translacional e clínica sobre o câncer, de forma a permitir avanços no conhecimento, e fornecer subsídios para a tomada de decisões para as políticas de saúde, propiciando melhorias na qualidade de vida da população. A Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida e do Laboratório de Bioinformática LABINFO/LNCC, foi selecionada para coordenar os projetos da linha A1 do Edital.: Projeto para o sequenciamento do genoma completo de uma linhagem normal linfóide e outra de tumor de mama derivadas de uma mesma paciente (HCC1954).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Apoio para a manutenção e instalação da unidade multiusuário de Genômica Computacional (UGC)
Descrição: O Brasil vem contribuindo significativamente na área da genômica, com destaque no cenário internacional, graças à implantação de redes de seqüenciamento regionais e à Rede Nacional. Face ao fato de estarmos em uma posição de destaque na área, principalmente para um país em desenvolvimento e de possuirmos recursos humanos altamente qualificados é crucial que acompanhemos o desenvolvimento tecnológico. A aquisição de um seqüenciador de nova geração tornou-se fundamental para a continuidade e atualização das Redes Genômicas do país. Ciente desse fato o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia - DECIT, adquiriu e doou para Rede Nacional de Sequenciamento (BRGENE) o Genome Sequencer FLX Instrument. Esse sequenciador, de última geração, vai ser instalado no Laboratório de Bioinformática (LABINFO) do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT) e será o primeiro equipamento deste tipo na América do Sul. Desta forma o ESTADO DO RIO DE JANEIRO será o primeiro estado nacional a possuir um equipamento de alta tecnologia e poderá impulsionar a área de genômica no estado do Rio e no Brasil. Além da Rede Nacional de Sequenciamento (BRGENE), outras Redes, como a Rede Genoma do Estado do Rio de Janeiro (Riogene), Rede Sul de Análise de Genomas (Genesul) serão beneficiadas pela criação dessa unidade multiusuário. Essa unidade permitirá a realização de estudos que irão contribuir de forma significativa para o avanço do conhecimento na área da genética animal, vegetal, e da saúde humana, entre outros. Os primeiros projetos estão dirigidos para a área de câncer, e poderão levar à identificação de novos marcadores tumorais e alvos terapêuticos para o câncer colorretal e a melhor caracterização e acompanhamento dos casos de câncer hereditário no Brasil. Devido ao grande potencial do equipamento e do conhecimento adquirido pelas Redes Genômicas, outros projetos em áreas relevantes serão apoiados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Molecular.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1995
Diploma de mérito estudantil, Universidade Federal de Santa Catarina..


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:12
Total de citações:269
Fator H:6
Gerber AL  Data: 12/08/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUEDES, RAFAEL LUCAS MUNIZ2018GUEDES, RAFAEL LUCAS MUNIZ ; RODRIGUES, CARLA MONADELI FILGUEIRA ; COATNOAN, NICOLAS ; COSSON, ALAIN ; CADIOLI, FABIANO ANTONIO ; GARCIA, HERAKLES ANTONIO ; GERBER, A. L. ; MACHADO, ROSANGELA ZACARIAS ; MINOPRIO, PAOLA MARCELLA CAMARGO ; TEIXEIRA, MARTA MARIA GERALDES ; VASCONCELOS, A. T. R. . A comparative in silico linear B-cell epitope prediction and characterization for South American and African Trypanosoma vivax strains. GENOMICS, v. 110, p. 1-12, 2018.

2.
SQUIZANI, EAMIM D.2017SQUIZANI, EAMIM D. ; OLIVEIRA, NATÁLIA K. ; REUWSAAT, JÚLIA C.V. ; MARQUES, BÁRBARA M. ; LOPES, WILLIAM ; Gerber, Alexandra L. ; DE VASCONCELOS, ANA TEREZA R. ; LEV, SOPHIE ; DJORDJEVIC, JULIANNE T. ; SCHRANK, AUGUSTO ; VAINSTEIN, MARILENE H. ; STAATS, CHARLEY C. ; KMETZSCH, LÍVIA . Cryptococcal dissemination to the central nervous system requires the vacuolar calcium transporter Pmc1. CELLULAR MICROBIOLOGY, v. 20, p. e12803, 2017.

3.
C. DE OLIVEIRA, THAIS2017C. DE OLIVEIRA, THAIS ; RODRIGUES, PRISCILA T. ; MENEZES, MARIA JOSÉ ; GONÇALVES-LOPES, RAQUEL M. ; BASTOS, MELISSA S. ; LIMA, NATHÁLIA F. ; BARBOSA, SUSANA ; Gerber, Alexandra L. ; LOSS DE MORAIS, GUILHERME ; BERNÁ, LUISA ; PHELAN, JODY ; ROBELLO, CARLOS ; DE VASCONCELOS, ANA TEREZA R. ; ALVES, JOÃO MARCELO P. ; FERREIRA, MARCELO U. . Genome-wide diversity and differentiation in New World populations of the human malaria parasite Plasmodium vivax. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 11, p. e0005824, 2017.

4.
TAVARES, TALLITA CRUZ LOPES2016TAVARES, TALLITA CRUZ LOPES ; NORMANDO, LEONARDO RIBEIRO OLIVEIRA ; VASCONCELOS, A. T. R. ; GERBER, A. L. ; AGNEZ-LIMA, LUCYMARA FASSARELLA ; MELO, VÂNIA MARIA MACIEL . Metagenomic analysis of sediments under seaports influence in the Equatorial Atlantic Ocean. Science of the Total Environment, v. 557-558, p. 888-900, 2016.

5.
BONALDO, MYRNA C.2016BONALDO, MYRNA C. ; RIBEIRO, IEDA P. ; LIMA, NOEMIA S. ; DOS SANTOS, ALEXANDRE A. C. ; MENEZES, LIDIANE S. R. ; DA CRUZ, STEPHANIE O. D. ; DE MELLO, IASMIM S. ; FURTADO, NATHÁLIA D. ; DE MOURA, ELAINE E. ; DAMASCENO, LUANA ; DA SILVA, KELY A. B. ; DE CASTRO, MARCIA G. ; Gerber, Alexandra L. ; DE ALMEIDA, LUIZ G. P. ; LOURENÇO-DE-OLIVEIRA, RICARDO ; VASCONCELOS, ANA TEREZA R. ; BRASIL, PATRÍCIA . Isolation of Infective Zika Virus from Urine and Saliva of Patients in Brazil. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online), v. 10, p. e0004816, 2016.

6.
LOBO, F. P.2014LOBO, F. P. ; GONCALVES, D. L. ; ALVES, S. L. ; Gerber, A. L. ; DE VASCONCELOS, A. T. R. ; BASSO, L. C. ; FRANCO, G. R. ; SOARES, M. A. ; CADETE, R. M. ; ROSA, C. A. ; STAMBUK, B. U. . Draft Genome Sequence of the D-Xylose-Fermenting Yeast Spathaspora arborariae UFMG-HM19.1AT. Genome Announcements, v. 2, p. e01163-13-e01163-13, 2014.

7.
GRISARD, E. C.2014GRISARD, E. C. ; TEIXEIRA, S. M. R. ; DE ALMEIDA, L. G. P. ; STOCO, P. H. ; Gerber, A. L. ; TALAVERA-LOPEZ, C. ; LIMA, O. C. ; ANDERSSON, B. ; DE VASCONCELOS, A. T. R. . Trypanosoma cruzi Clone Dm28c Draft Genome Sequence. Genome Announcements, v. 2, p. e01114-13-e01114-13, 2014.

8.
SALGADO, LEONARDO RIPPEL2014SALGADO, LEONARDO RIPPEL ; KOOP, DANIELA MARTINS ; PINHEIRO, DANIEL GUARIZ ; RIVALLAN, RONAN ; LE GUEN, VINCENT ; NICOLÁS, Marisa Fabiana ; DE ALMEIDA, LUIZ GONZAGA ; ROCHA, VIVIANI RIBEIRO ; MAGALHÃES, MILENA ; GERBER, ALEXANDRA LEHMKUHL ; FIGUEIRA, ANTONIO ; CASCARDO, JÚLIO CÉZAR ; DE VASCONCELOS, ANATEREZA RIBEIRO ; SILVA, WILSON ARAÚJO ; COUTINHO, LUIZ LEHMANN ; GARCIA, DOMINIQUE . De novo transcriptome analysis of Hevea brasiliensis tissues by RNA-seq and screening for molecular markers. BMC Genomics, v. 15, p. 236, 2014.

9.
PACCHIONI, RALFO G.2014PACCHIONI, RALFO G. ; CARVALHO, FABÍOLA M. ; THOMPSON, CLAUDIA E. ; FAUSTINO, ANDRÉ L. F. ; NICOLINI, FERNANDA ; PEREIRA, TATIANA S. ; SILVA, RITA C. B. ; CANTÃO, MAURICIO E. ; GERBER, ALEXANDRA ; VASCONCELOS, ANA T. R. ; AGNEZ-LIMA, LUCYMARA F. . Taxonomic and functional profiles of soil samples from Atlantic forest and Caatinga biomes in northeastern Brazil. MicrobiologyOpen, v. 1, p. n/a-n/a, 2014.

10.
STAATS, CHARLEY CHRISTIAN2014STAATS, CHARLEY CHRISTIAN ; JUNGES, ÂNGELA ; GUEDES, RAFAEL LUCAS ; THOMPSON, CLAUDIA ELIZABETH ; DE MORAIS, GUILHERME LOSS ; BOLDO, JULIANO TOMAZZONI ; DE ALMEIDA, LUIZ GONZAGA ; ANDREIS, FÁBIO CARRER ; GERBER, ALEXANDRA LEHMKUHL ; SBARAINI, NICOLAU ; DA PAIXÃO, RANA LOUISE ; BROETTO, LEONARDO ; LANDELL, MELISSA ; SANTI, LUCÉLIA ; DA SILVA, WALTER ORLANDO ; SILVEIRA, CAROLINA PEREIRA ; SERRANO, THAIANE RISPOLI ; DE OLIVEIRA, EDER SILVA ; KMETZSCH, LÍVIA ; VAINSTEIN, MARILENE HENNING ; DE VASCONCELOS, ANA TEREZA ; SCHRANK, AUGUSTO . Comparative genome analysis of entomopathogenic fungi reveals a complex set of secreted proteins. BMC Genomics, v. 15, p. 822, 2014.

11.
STOCO, PATRÍCIA HERMES2014STOCO, PATRÍCIA HERMES WAGNER, GLAUBER TALAVERA-LOPEZ, CARLOS GERBER, ALEXANDRA ZAHA, ARNALDO THOMPSON, CLAUDIA ELIZABETH BARTHOLOMEU, DANIELLA CASTANHEIRA LÜCKEMEYER, DÉBORA DENARDIN BAHIA, DIANA LORETO, ELGION PRESTES, ELISA BEATRIZ LIMA, FÁBIO MITSUO RODRIGUES-LUIZ, GABRIELA VALLEJO, GUSTAVO ADOLFO FILHO, JOSÉ FRANCO DA SILVEIRA SCHENKMAN, SÉRGIO MONTEIRO, KARINA MARIANTE TYLER, KEVIN MORRIS ALMEIDA, LUIZ GONZAGA PAULA DE ORTIZ, MAURO FREITAS CHIURILLO, MIGUEL ANGEL MORAES, MILENE HÖEHR DE CUNHA, OBERDAN DE LIMA MENDONÇA-NETO, RONDON SILVA, ROSANE , et al.TEIXEIRA, SANTUZA MARIA RIBEIRO MURTA, SILVANE MARIA FONSECA SINCERO, THAIS CRISTINE MARQUES MENDES, TIAGO ANTONIO DE OLIVEIRA URMENYI, TURÁN PETER SILVA, VIVIANE GRAZIELLE DAROCHA, WANDERSON DUARTE ANDERSSON, BJÖRN ROMANHA, ÁLVARO JOSÉ STEINDEL, MÁRIO VASCONCELOS, ANA TEREZA RIBEIRO DE GRISARD, EDMUNDO CARLOS ; Genome of the Avirulent Human-Infective Trypanosome-Trypanosoma rangeli. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online), v. 8, p. e3176, 2014.

12.
SIQUEIRA, FRANCIELE MABONI2014SIQUEIRA, FRANCIELE MABONI ; GERBER, ALEXANDRA LEHMKUHL ; GUEDES, RAFAEL LUCAS MUNIZ ; ALMEIDA, LUIZ GONZAGA ; SCHRANK, IRENE SILVEIRA ; VASCONCELOS, ANA TEREZA RIBEIRO ; ZAHA, ARNALDO . Unravelling the Transcriptome Profile of the Swine Respiratory Tract Mycoplasmas. Plos One, v. 9, p. e110327, 2014.

13.
TEIXEIRA, MARCUS M2014TEIXEIRA, MARCUS M DE ALMEIDA, LUIZ GP KUBITSCHEK-BARREIRA, PAULA ALVES, FERNANDA L KIOSHIMA, ÉRIKA S ABADIO, ANA KR FERNANDES, LARISSA DERENGOWSKI, LORENA S FERREIRA, KAREN S SOUZA, RANGEL C RUIZ, JERONIMO C DE ANDRADE, NATHALIA C PAES, HUGO C NICOLA, ANDRÉ M ALBUQUERQUE, PATRÍCIA Gerber, Alexandra L MARTINS, VICENTE P PECONICK, LUISA DF NETO, ALAN VIGGIANO CHAUCANEZ, CLAUDIA B SILVA, PATRÍCIA A CUNHA, OBERDAN L DE OLIVEIRA, FABIANA FM DOS SANTOS, TAYNÁ C BARROS, AMANDA LN , et al.SOARES, MARCO A DE OLIVEIRA, LUCIANA M MARINI, MARJORIE M VILLALOBOS-DUNO, HÉCTOR CUNHA, MARCEL ML DE HOOG, SYBREN DA SILVEIRA, JOSÉ F HENRISSAT, BERNARD NIÑO-VEGA, GUSTAVO A CISALPINO, PATRÍCIA S MORA-MONTES, HÉCTOR M ALMEIDA, SANDRO R STAJICH, JASON E LOPES-BEZERRA, LEILA M VASCONCELOS, ANA TR FELIPE, MARIA SS ; Comparative genomics of the major fungal agents of human and animal Sporotrichosis: Sporothrix schenckii and Sporothrix brasiliensis. BMC Genomics, v. 15, p. 943, 2014.

14.
Roesch, Luiz F.W.2012Roesch, Luiz F.W. ; Fulthorpe, Roberta R. ; Pereira, Antonio B. ; Pereira, Clarissa K. ; Lemos, Leandro N. ; Barbosa, Anthony D. ; Suleiman, Afnan K.A. ; Gerber, Alexandra L. ; Pereira, Marcos G. ; Loss, Arcângelo ; da Costa, Elias M. . Soil bacterial community abundance and diversity in ice-free areas of Keller Peninsula, Antarctica. Applied Soil Ecology (Print), v. 61, p. 7-15, 2012.

15.
Ramos, Pablo Ivan2012Ramos, Pablo Ivan ; Picão, Renata ; Vespero, Eliana ; Pelisson, Marsileni ; Zuleta, Luiz Fernando ; Almeida, Luiz Gonzaga P ; Gerber, Alexandra L ; Vasconcelos, Ana Tereza R ; Gales, Ana ; Nicolás, Marisa . Pyrosequencing-based analysis reveals a novel capsular gene cluster in a KPC-producing Klebsiella pneumoniae clinical isolate identified in Brazil. BMC Microbiology (Online), v. 12, p. 173, 2012.

16.
CARDOSO, ALEXANDER M.2012CARDOSO, ALEXANDER M. ; CAVALCANTE, JANAÍNA J. V. ; CANTÃO, MAURÍCIO E. ; THOMPSON, CLAUDIA E. ; FLATSCHART, ROBERTO B. ; GLOGAUER, ARNALDO ; SCAPIN, SANDRA M. N. ; SADE, YOUSSEF B. ; BELTRÃO, PAULO J. M. S. I. ; Gerber, Alexandra L. ; MARTINS, ORLANDO B. ; GARCIA, ELOI S. ; DE SOUZA, WANDERLEY ; VASCONCELOS, ANA TEREZA R. . Metagenomic Analysis of the Microbiota from the Crop of an Invasive Snail Reveals a Rich Reservoir of Novel Genes. Plos One, v. 7, p. e48505, 2012.

17.
Galante, P. A. F.2011Galante, P. A. F. Parmigiani, R. B. Zhao, Q. Caballero, O. L. de Souza, J. E. Navarro, F. C. P. GERBER, A. L. Nicolas, M. F. Salim, A. C. M. Silva, A. P. M. Edsall, L. Devalle, S. Almeida, L. G. Ye, Z. Kuan, S. Pinheiro, D. G. Tojal, I. Pedigoni, R. G. de Sousa, R. G. M. A. Oliveira, T. Y. K. de Paula, M. G. Ohno-Machado, L. Kirkness, E. F. Levy, S. da Silva, W. A. , et al.VASCONCELOS, A. T. R. Ren, B. Zago, M. A. Strausberg, R. L. Simpson, A. J. G. de Souza, S. J. Camargo, A. A. ; Distinct patterns of somatic alterations in a lymphoblastoid and a tumor genome derived from the same individual. Nucleic Acids Research, v. 35, p. 1-13, 2011.

18.
Tyndale, R. F.2007Tyndale, R. F. ; Payne, J. I. ; GERBER, A. L. ; Sipe, J. C. . The fatty acid amid hydrolase C395A (P129T) missense variant in Cannabis users: Studies of drug use and dependence in Caucasians. American Journal of Medical Genetics. Part B, v. 144, p. 660-666, 2007.

19.
Flanagan, J. M2006Flanagan, J. M ; GERBER, A. L. ; Cadet, J. L. ; Sipe, J. C. . The fatty acid amide hydrolase 385 A/A (P129T) variant: haplotype analysis of an ancient missense mutation and validation of risk for drug addiction.. Human Genetics, v. 120, p. 581-588, 2006.

20.
Sipe, J. C.2005Sipe, J. C. ; Arbour, N. ; GERBER, A. L. ; Beutler, E. . Reduced endocannabinoid immune modulation by a common cannabinoid 2 (CB2) recep.tor gene polymorphism: possible risk for autoimmune disorders. Journal of Leukocyte Biology, v. 78, p. 231-238, 2005.

21.
Sipe, J. C.2005Sipe, J. C. ; Waalen, J ; GERBER, A. L. ; Beutler, E. . Overweight and obesity associated with a missense polymorphism in fatty acide amide hydrolase (FAAH).. International Journal of Obesity, v. 29, p. 755-759, 2005.

22.
Chiang, K. P2004Chiang, K. P ; GERBER, A. L. ; Sipe, J. C. ; Cravatt, B. F. . Reduced cellular expression and activity of the P129T mutant of human fatty acid amide hydrolase: evidence for a link between defects in the endocannabinoid system and problem drug use.. Human Molecular Genetics (Print), v. 13, p. 1-7, 2004.

23.
Sipe, J. C.2002Sipe, J. C. ; Chiang, K. P ; GERBER, A. L. ; Beutler, E. ; Cravatt, B. F. . A missense mutation in human fatty acid amide hydrolase associated with problem drug use.. PNAS. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 99, p. 8394-8399, 2002.

24.
Smânia, A.2001Smânia, A. ; Della Monache, F. ; Loguercio-Leite, C. ; Smânia, E. A. ; GERBER, A. L. . Antimicrobial Activity of Basidiomycetes. International Journal of Medicinal Mushrooms, v. 3, p. 87-87, 2001.

25.
GERBER, A. L.;Gerber, A. L.;Gerber, Alexandra L.;Gerber, Alexandra L;GERBER, ALEXANDRA LEHMKUHL;GERBER, ALEXANDRA2000GERBER, A. L.; Loguercio-Leite, C. . Polyporoid wood-rotting fungi (Basidiomycetes) II - new records from Southern Brazil.. Mycotaxon, v. 76, p. 175-185, 2000.

26.
GERBER, A. L.;Gerber, A. L.;Gerber, Alexandra L.;Gerber, Alexandra L;GERBER, ALEXANDRA LEHMKUHL;GERBER, ALEXANDRA2000GERBER, A. L.; Smânia, A. ; Della Monache, F. ; Biacchi, N. ; Smânia, E. A. . Triterpenes and sterols from Ganoderma australe (Fr.) Pat. (Aphyllophoromicetideae).. International Journal of Medicinal Mushrooms, v. 2, p. 303-311, 2000.

27.
GERBER, A. L.;Gerber, A. L.;Gerber, Alexandra L.;Gerber, Alexandra L;GERBER, ALEXANDRA LEHMKUHL;GERBER, ALEXANDRA1999GERBER, A. L.; Neves, M. A. ; Loguercio-Leite, C. . Some species of Perenniporia Murrill. (Poriales, Basidiomycotina) from Southern Brazil.. Revista Brasileira de Botânica, v. 22, p. 185-193, 1999.

28.
Loguercio-Leite, C.1998Loguercio-Leite, C. ; GERBER, A. L. ; Ryvarden, L. . Wrightoporia porilacerata, a new species of pore fungi from southern Brazil.. Mycotaxon, v. 67, p. 251-255, 1998.

29.
GERBER, A. L.;Gerber, A. L.;Gerber, Alexandra L.;Gerber, Alexandra L;GERBER, ALEXANDRA LEHMKUHL;GERBER, ALEXANDRA1997GERBER, A. L.; Loguercio-Leite, C. . New records of polypores from Southern Brazil.. Mycotaxon, v. 62, p. 305-318, 1997.

30.
Loguercio-Leite, C.1997Loguercio-Leite, C. ; GERBER, A. L. . Non-pileate polypores on Santa Catarina Island, SC, Brazil.. Mycotaxon, v. 64, p. 285-301, 1997.

31.
GERBER, A. L.;Gerber, A. L.;Gerber, Alexandra L.;Gerber, Alexandra L;GERBER, ALEXANDRA LEHMKUHL;GERBER, ALEXANDRA1996GERBER, A. L.. Fungos xilófilos poróides no Morro da Lagoa da Conceição, Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil.. Ínsula (Florianópolis), v. 25, p. 3-68, 1996.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Neves, M. A. ; GERBER, A. L. ; Loguercio-Leite, C. . Wood decay macrofungi (Basidiomycetes) on Santa Catarina Island.. In: Third Latin American Biodegradation & Deterioration Symposium, 1998, Florianópolis. Anais of Third Latin American Biodegradation & Deterioration Symposium, 1998. p. 9.

2.
Neves, M. A. ; GERBER, A. L. ; Loguercio-Leite, C. . Fungos poróides degradadores de madeira (Basidiomycetes) na Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil.. In: 5ª Reunião Especial da SBPC - Floresta Atlântica, diversidade Biológica e sócio-econômica,, 1997, Blumenau. Livro de resumos da 5ª Reunião Especial da SBPC, 1997. p. 318.

3.
GERBER, A. L.; Loguercio-Leite, C. . Políporos xilófilos da Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil: Espécies Poróides da Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil.. In: II Congresso Latinoamericano de Micologia, 1996, Cuba. Anais do II Congresso Latinoamericano de Micologia, 1996.

4.
Neves, M. A. ; Loguercio-Leite, C. ; GERBER, A. L. . Políporos xilófilos da Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil: Novas citações com estudos de cultura.. In: II Congresso Latinoamericano de Micologia, 1996, Havana. Anais do II Congresso Latinoamericano de Micologia, 1996. p. 54.

Apresentações de Trabalho
1.
Picão, Renata ; RAMOS, P. I. P. ; Vespero, Eliana ; PELISSON, M. ; Zuleta, Luiz Fernando ; Almeida, L. G. ; Gerber, A. L. ; THOMPSON, C. E. ; VASCONCELOS, A. T. R. ; Gales, Ana ; NICOLÁS, Marisa Fabiana . Pyrosequencing-based analysis reveals novel capsular gene cluster (cps) from a KPC-producing K. pneumoniae clinical isolate from Brazi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GARCIA, D. ; CASCARDO, J. C. M. ; Daniela Martins Koop ; MATTOS, C. R. R. ; Saulo Emilio Almeida Cardoso ; VASCONCELOS, A. T. R. ; NICOLÁS, Marisa Fabiana ; DE PAULA, L. G. ; Viviani Ribeiro Rocha ; Milena Magalhães ; GERBER, A. L. ; Antonio Vargas de Oliveira Figueira ; Luiz Lehmann Coutinho ; Wilson Araújo da Silva Jr. . PIROSEQUENCIAMENTO DO TRANSCRIPTOMA DA SERINGUEIRA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
NICOLÁS, Marisa Fabiana ; Dellamano M ; GERBER, A. L. ; Silveira R ; Souza, R. C. ; CIAPINA, L. P. ; BARCELLOS, F. G. ; DE PAULA, L. G. ; VASCONCELOS, A. T. R. . Progress on the High-Throughput Sequencing Projects at Brazilian Bioinformatics Laboratory.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Loguercio-Leite, C.; GERBER, A. L.; Horta, P.; SILVA, R. L.. Participação em banca de Juliano Marcon-Baltazar.Basidiomycetes xilófilos (Basiomycota, Fungi) nos manguezais de Ratones e do Saco Grande, Ilha de Santa Catarina.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
Loguercio-Leite, C.; PAULILO, M. T; GERBER, A. L.; Neves, M. A.. Participação em banca de Lia Fernandes.Resposta morfo-fisiológicas in vitro sob diferentes situações nutricionais e de temperatura de culturas dicarióticas de Phellinus (Quélet)... 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Descobertas Recentes e Perspectivas em Bioinformática e Genômica: Uma Tripla Comemoração. 2010. (Outra).

2.
54º Congresso Brasileiro de Genética. 2008. (Congresso).

3.
Third Latin American Biodegradation & Biodeterioration Symposium..Wood-decay macrofungi (Basidiomycetes) on Santa Catarina Island.. 1998. (Simpósio).

4.
5a Reunião Especial da SBPC - Floresta Atlântica, diversidade biológica e sócio-econômica.Fungos poróides degradadores de madeira (Basidiomycetes) na Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil.. 1997. (Outra).

5.
II Latin American Congress of Mycology. Fungos Degradadores de Madeira, Espécies Poróides da Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil.. 1996. (Congresso).



Outras informações relevantes


Morei por 6 anos nos Estados Unidos, dos quais 5 anos e 5 meses foram como Assistente de Pesquisa do Dr. Jack Sipe do Departamento de Medicina Experimental e Molecular do The Scripps Research Institute.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 14:21:06