Júlia Morena Silva da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5737167727607591
  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Doutorado pelo programa de Literatura e Cultura da UFBA (2015). Realizou estágio doutoral na Universidad de Chile, no Centro de Estudios Culturales de Latinoamericanos - CECLA. Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal da Bahia, atuando na graduação em Letras e na pós-graduação no programa de Literatura e Cultura (UFBA). Coordenou em 2015-2016 a equipe de Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol) do Programa Nacional do Livro Didático 2017 (PNLD2017). Pesquisa principalmente os seguintes temas: Literaturas hispânicas, estudos latino-americanos, literatura e outras artes, teatro, literatura e cinema, espanhol como língua estrangeira e ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Júlia Morena Silva da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, Júlia Morena Silva;COSTA, Júlia Morena


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em LITERATURA E CULTURA.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Chile (Orientador: Grínor Rojo).
Título: Estética do fracasso: o projeto literário de Bolaño, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Rachel Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: América Latina; Literatura; cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2007 - 2009
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Cortázar: Cinema e Performance em "Un tal Lucas",Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Sara del Carmen Rojo de la Rosa.
Palavras-chave: Cortázar; cinema; Literatura; América Hispânica; América Latina.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 - 2006
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: empregaticio, Enquadramento Funcional: oficineiro, Carga horária: 20

Atividades

01/2002 - 09/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
oficina de radio

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2010 - Atual
Direção e administração, Instituto de Letras, .

Cargo ou função
Vice-coordenação do Colegiado de Letras Vernáculas.
03/2010 - Atual
Direção e administração, Instituto de Letras, .

Cargo ou função
Representante do departamento de Letras Românicas no Colegiado de Letras Vernáculas.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Produção de textos em Língua espanhola
Língua Espanhola nível intermediário
03/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
Produção de Textos em Língua Espanhola
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
O conto em língua espanhola
Produção de textos em língua espanhola
01/2010 - 07/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura de textos em língua espanhola
Língua espanhola em nível avançado
Língua espanhola em nível intermediário

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


Associação Imagem Comunitária-Grupo Pesq. Exp. em Mídias de Acesso Público, AIC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: Oficineiro, Carga horária: 25

Atividades

01/2003 - 04/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficinas de midias

Companhia do Ensino, CE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

02/2004 - 02/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
oficina de rádio


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Escritas da imagem: diálogos entre literatura, cinema e teatro latino-americanos atuais através do político
Descrição: Esta pesquisa pretende tomar a imagem e as diversas possibilidades de montagens como pontos de condensação das novas formas de organização do olhar, das relações com o tempo e o fragmento e com os efeitos de real, correlatos às transformações que definiram o que denominamos modernidade, para fazer um diálogo com a literatura e as questões políticas latino-americanas atuais. Ou seja, como pensar a função da imagem na sociedade, sua relação com o texto e as formas de organização do olhar nas produções literárias, cinematográficas e dramatúrgicas da América Latina contemporânea, relacionando-as com seus modos de produção, contextos e tensionamentos políticos. Na América Latina, em geral, as relações entre cinema, teatro e literatura são numerosas e fluidas. E atualmente o ofício de escritor e roteirista, ou de escritores que colaboram com a adaptação de suas obras para o teatro ou o cinema é bastante explorado pelos autores também de narrativas literárias. Para iniciar essa pesquisa, serão consideramos primeiramente os seguintes escritores: Santiago Loza, premiado dramaturgo argentino, literato, roteirista de televisão e cineasta. Lola Arias, dramaturga argentina, cantautora, cineasta, escritora. Álvaro Bisama, chileno, que atua como crítico de televisão e autor literário. Carlos Franz, escritor de obras que dialogam diretamente com a cinematografia clássica chilena e mundial. Lina Meruane, escritora chilena, cineasta e dramaturga. São todos autores latino-americanos contemporâneos, nascidos durante ou após os períodos ditatoriais de seus países, com intensa produção e que trabalham em pelo menos duas linguagens artísticas. Pretendo, a partir desse estudo, mapear novos autores com essas características e ampliar o corpus da pesquisa. Acredito que a análise das imagens e das montagens propostas nas obras sinalizadas permitirá tecer reflexões sobre as novas formas de expressar o político nos campos literário, dramatúrgico e cinematográfico na América Latina na contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Posturas da crítica literária contemporânea
Descrição: O projeto será realizado no âmbito do Núcleo de Estudos da Crítica e tem como objetivo a construção de perfis dos principais críticos literários em atividade no Brasil, tomando como base os princípios da crítica biográfica, tais como definidos por Eneida Maria de Souza, e a noção de "posture", desenvolvida pelo teórico suíço Jérôme Meizoz. Dessa perspectiva, serão analisados não apenas os modos de publicização da imagem de si construídas pelos críticos estudados, mas também os discursos de caráter biográfico produzidos por seus discípulos e intérpretes, buscando relacionar essas visões acerca do lugar ocupado pelos críticos em análise com a obra de sua autoria. A pesquisa pretende também dar continuidade à realização de entrevistas (filmadas) com críticos literários reconhecidos na cena cultural brasileira, para divulgação na página do Observatório da Crítica (www.observatoriodacritica.com.br), assim como ao levantamento de textos metacríticos (entrevistas de críticos, resenhas de obras e artigos sobre a crítica, polêmicas, resumos de dissertações e teses que focalizam o tema, etc.) publicados em jornais e revistas, para divulgação nesse site, de modo a se garantir a construção de uma memória das discussões ocorridas nesse campo, nos últimos 30 anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Ver palavras, escrever imagens: Entre o verbal e o cinematográfico
Descrição: cinema e literatura atuais da América Latina, em especial a partir das obras literárias de Roberto Bolaño e Eduardo Sacheri. A tarefa deste projeto é buscar nas possíveis formas de narrar da literatura e do cinema suas confluências e analisá-las, visando oferecer novas possibilidades para os estudos intersemióticos dessas duas artes que, insistentemente, ao longo da história, se visitam mutuamente, e considerar como os escritores e cineastas hispânicos contribuem para essa relação. Objetivos: Pretende-se com este projeto: 1. Ampliar o conhecimento e divulgação da literatura hispânica e do cinema produzido na Espanha e na América hispânica. 2. Estabelecer relações entre a literatura e o cinema em geral: Analisar e explicitar as relações presentes entre a literatura hispânica e o cinema e seus contextos de produção, tendo como base de análise as teorias cinematográficas e literárias atuais. Este estudo contribuirá para as análises inter-semióticas entre o cinema e a literatura, por abordar esta relação não somente a partir de temas e enredos, mas sim a partir da estruturação das duas artes dentro de um paradigma que contextualiza as obras literárias e cinematográficas, aproximando os modos de narrar da literatura e do cinema. Trata-se de análises da construção e da estrutura das obras, levando-se em conta os espaços de convivências entre os sistemas verbais e icônicos e seus contextos de produção. Analisar as adaptações da literatura ao signo das imagens em movimento e teorizar sobre a linguagem cinematográfica e sua aplicação na literatura hispânica. Metodologia: O projeto se baseia principalmente em pesquisa e análise bibliográfico e fílmico, a partir de leituras de textos ficcionais (contos, romances, poesias) e teóricos e na análise de filmes adaptados a partir da literatura hispânica, construindo uma análise crítica e interdisciplinar entre os dois sistemas semióticos, especificamente aplicados a produções hispânicas. Pretende-se estabelecer as re.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
NUPEL
Descrição: Coordenaçao pedagógica do Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL).
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Júlia Morena Silva da Costa - Coordenador.
2012 - 2014
Curso de língua espanhola - NUPEL
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Júlia Morena Silva da Costa - Coordenador.


Outros Projetos


2015 - Atual
Programa Nacional do Livro Didático
Descrição: Avaliação e seleção das obras didáticas do PNLD 2017 - Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol), anos finais do Ensino Fundamental.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Boletín Científico Sapiens Research
2016 - Atual
Periódico: Abehache: Revista da Associação Brasileira de Hispanistas


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, Júlia Morena2018COSTA, Júlia Morena. ?Proyecciones del desamparo?: reflexões sobre a violência na literatura de Roberto Bolaño. CALIGRAMA (UFMG), v. 23, p. 183-198, 2018.

2.
COSTA, Júlia Morena2016 COSTA, Júlia Morena. -A calma é bem-vinda para quem tem vida calma-: imagens políticas na peça Erê para toda a vida ou a grande omodé. Aletria (UFMG), v. 26, p. 15-27, 2016.

3.
COSTA, Júlia Morena2016COSTA, Júlia Morena. Actos de memoria: Entrevista a Guillermo Calderón. Abehache: Revista da Associação Brasileira de Hispanistas, v. 1, p. 170-176, 2016.

4.
COSTA, Júlia Morena2016 COSTA, Júlia Morena; ROJO, Sara . Visibilidad de la violencia en el teatro actual latinoamericano: El año en que nací, de Lola Arias, La mujer puerca y Mau Mau, o la tercera parte de la noche, de Santiago Loza. Caracol, v. 1, p. 100-123, 2016.

5.
COSTA, Júlia Morena Silva2015 COSTA, Júlia Morena Silva. Roberto Bolaño e o cinema: imagem, tempo e montagem. Meridional - Revista Chilena de Estudios Latinoamericanos, v. 1, p. 131-155, 2015.

6.
COSTA, Júlia Morena Silva2014COSTA, Júlia Morena Silva; SANTANA, E. P. . Tengo miedo torero: lugares e antilugares de representação da loca latino-americana. Caderno Seminal (UERJ) (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1806-9142 Caderno Seminal Digital), v. 21, p. 233-254, 2014.

7.
SANTANA, Eder Porto2014SANTANA, Eder Porto ; COSTA, Júlia Morena Silva . 'TENGO MIEDO TORERO': LUGARES Y ANTILUGARES DE REPRESENTAÇÃO DA LOCA LATINO-AMERICANA. Caderno Seminal (UERJ) (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1806-9142 Caderno Seminal Digital), v. 21, p. 233-254, 2014.

8.
COSTA, Júlia Morena Silva2007COSTA, Júlia Morena Silva. Movimentos da Performance em 'A auto-estrado do Sul', de Julio Cortázar. Revista de Letras (UNESP. Online), v. 47, p. 1-8, 2007.

9.
COSTA, Júlia Morena Silva2007 COSTA, Júlia Morena Silva. Movimentos da Performance em "A auto estrada do sul", de Julio Cortázar. Revista de Letras (São Paulo), v. 47, p. 159-169, 2007.

10.
COSTA, Júlia Morena Silva2006COSTA, Júlia Morena Silva; BARROS, C. ; COSTA, E. . Rutas par a la educación continuada de profesores de E/LE. Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos, v. 1, p. 109-125, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, Júlia Morena; VITA, F. A. . O Programa Nacional do Livro Didático e a ação prático-reflexiva do docente. In: Cristiano Barros; Elzimar Costa; Luciana Freitas. (Org.). O livro didático de espanhol na escola brasileira. 1ed.Campinas: Pontes Editora, 2018, v. 1, p. 81-92.

2.
COSTA, Júlia Morena; MACHADO, P. . La novela de los hijos: la memoria reinvindicada en Formas de volver a casa, de Alejandro Zambra. In: Juan Diego Ortiz Acosta; Jaime Arturo Chavolla Flores. (Org.). Estudios Filosóficos: Filosofia y pensamiento latinoamericano. 1ed.Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 2016, v. 1, p. 353-368.

3.
COSTA, Júlia Morena Silva. Exílio, escrita e novos pertencimentos na obra de Roberto Bolaño. In: Silvia La Regina. (Org.). Miscelânea Românica. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. , p. 45-55.

4.
COSTA, Júlia Morena Silva; BARROS, C. ; COSTA, E. ; Aguiar, Janaína ; PRATES, M.G. . Educación continuada de profesores de lenguas extranjeras. In: Cristiano Silva de Barros; Elzimar Goettenauer de Marins Costa. (Org.). Formação de professores de espanhol: os (des)caminhos entre a teoria, a reflexão e a prática. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2008, v. 1, p. 87-108.

5.
COSTA, Júlia Morena Silva. Estimulando a autonomia de aprendizagem de alunos de E/LE. In: Cristiano Silva Barros; Elzimar Goettenauer de Marins Costa. (Org.). Formação de professores de espanhol: os (des)caminhos entre a teoria, a reflexão e a prática. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2008, v. 1, p. 71-75.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, Júlia Morena Silva. Como estimular a autonomia de aprendizagem em alunos de E/LE. In: SEVFALE, 2007, Belo Horizonte. Anais da VI SEVFALE, 2006.

2.
COSTA, Júlia Morena Silva; BARROS, C. ; COSTA, E. . Como seguir formando a los profesores de ELE? La experiencia Del proyecto EDUCONLE (Educación Continuada a profesores de LE de la red pública de Minas Gerais). In: VI seminário de Línguas Estrangeiras ? UFG. Goiânia, 2006, Goiânia. FIGUEIREDO, F.J.Q. (org.). Anais do VI seminário de Línguas Estrangeiras ? UFG. Goiânia, CD-ROM, 2006. p.393-403.

3.
COSTA, Júlia Morena Silva; BARROS, C. ; COSTA, E. . EDUCONLE-espanhol: Desafios da Formação Continuada de Professores de Língua Espanhola. In: 8o Encontro de Extensão da UFMG, 2005, Belo Horizonte. Anais do 8o Encontro de Extensão da UFMG, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, Júlia Morena Silva. Bolaño Crítico. In: VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2014, Rio de Janeiro. Livro de resumos do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas.. Rio de Janeiro: ABH, 2014. p. 90-90.

2.
COSTA, Júlia Morena Silva; BARROS, C. ; COSTA, E. . Cómo seguir formando a los profesores de ELE? La experiência del proyecto EDUCONLE (Educación Continuada a profesores de LE de la red pública de Minas Gerais). In: VI Seminário de Lenguas Estrangeiras, 2005, Goiânia. VI Seminário de Lenguas Estrangeiras, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, Júlia Morena. Onde você está agora, que as coisas estão acontecendo? O real e o afeto em o deszerto, de mulheres míticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROJO, Sara ; COSTA, Júlia Morena . Política, cinema e teatro na América Latina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
COSTA, Júlia Morena. O duplo pacto representativo: inserções do real no teatro contemporâneo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
COSTA, Júlia Morena. Estética do Fracasso: o projeto literário de Bolaño. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
COSTA, Júlia Morena. Porosidades y engaños de lo real en Tijuana, de Gabino Rodríguez y 6 meses con el salario mínimo, de Andrés Solano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CORREIA NETO, Silvia. S. ; COSTA, Júlia Morena . Relações entre o público e o privado na obra ?clase?, de Guillermo Calderón. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PINHEIRO, Gabriele. A. ; COSTA, Júlia Morena . Apropriações das memórias coletivas e individuais na obra ?El año en que nací?, de Lola Arias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, Priscila. ; COSTA, Júlia Morena . A voz que habita o silêncio: uma leitura de La mujer puerca, de Santiago Loza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COSTA, Júlia Morena. Coordenação Fórum Dramaturgia e Inserções do Real. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
COSTA, Júlia Morena Silva. Imagem e ausência: uma leitura de 'El desierto', de Carlos Franz. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
COSTA, Júlia Morena Silva. Apontamentos sobre o projeto literário de Bolaño. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
COSTA, Júlia Morena. El derecho al habla: Visibilidad de voces jóvenes en 'El año en que nací', de Lola Arias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
COSTA, Júlia Morena. La Odisea do Teatro de Los Andes: entre o local e o global, o clássico e o contemporâneo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
COSTA, Júlia Morena Silva. 'Proyecciones del desamparo': reflexões sobre a violência na literatura de Roberto Bolaño. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
COSTA, Júlia Morena Silva. Apontamentos sobre a produção inter-relacionada de teatro e cinema contemporâneos na América Latina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
COSTA, Júlia Morena Silva. Olhares de subjetividade na obra de Roberto Bolaño. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
COSTA, Júlia Morena Silva. Bolaño Crítico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
COSTA, Júlia Morena Silva. 50 anos da obra Rayuela, de Julio Cortázar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
COSTA, Júlia Morena Silva. Escrever-se: subjetividade e biografia na obra ficcional de Roberto Bolaño. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
COSTA, Júlia Morena Silva. La Odisea de Cesar Brié y la ruptura de fronteras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
COSTA, Júlia Morena Silva. Espaços biográficos, a performance e o lugar enunciativo na escrita de Roberto Bolaño. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
COSTA, Júlia Morena Silva. Ver palavras, ler imagens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
COSTA, Júlia Morena Silva. As palavras fora do lugar: um olhar para o ensino de literatura em LE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
COSTA, Júlia Morena Silva. As revoluções de Cortázar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
COSTA, Júlia Morena Silva. Performance e movimento: convivências espaço-temporais em ?Um tal Lucas? de Julio Cortázar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
COSTA, Júlia Morena Silva. A linguagem cinematográfica em ?Um tal Lucas?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
COSTA, Júlia Morena Silva. Como estimular a autonomia de alunos de Espanhol Língua estrangeira.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
COSTA, Júlia Morena Silva; BARROS, C. ; COSTA, E. . Como seguir formando a los profesores de ELE? La experiencia Del proyecto EDUCONLE (Educación Continuada a profesores de LE de la red pública de Minas Gerais). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA, Júlia Morena Silva; ABDANUR, Raquel França . Leituras da guerra civil espanhola no teatro atual: Días e Sinisterra, 2008. (Tradução/Artigo).

2.
COSTA, Júlia Morena S. ; ABDANUR, Raquel França ; COSTA, Júlia Morena Silva . "Canción de cuna para un anarquista": reflexão sobre o tempo como território móvel, 2008. (Tradução/Artigo).

3.
COSTA, Júlia Morena Silva; ABDANUR, Raquel França . O teatro argentino dissidente das últimas décadas, 2008. (Tradução/Artigo).

4.
PEREIRA, M. A. ; COSTA, Júlia Morena Silva ; ROJO, Juan . "Contrabandista". Buenos Aires: Corregidor, 2005. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
COSTA, Júlia Morena Silva. Revisão do livro 'Teatro Latino-Americano em Diálogo', de Sara Rojo. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, Júlia Morena; PARAQUETT, M. ; RAMOS, E. . A literatura no livro didático. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
COSTA, Júlia Morena Silva; GUIMARAES, M. ; MACHADO, P. . Produções estéticas na formação de professores de espanhol. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
COSTA, Júlia Morena Silva; ROJO, Sara ; OPAZO, C. ; ARIZA, Patricia . Diálogos possíveis entre artistas e acadêmicos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
COSTA, Júlia Morena Silva; PORTO, E. ; GUIMARAES, M. . Teatro no curso de espanhol do Ilufba. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, Júlia Morena. Análise de recursos do PNLD2018 - Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol). 2017. (Comissão de recursos do PNLD2018 - Língua Estrangeira Moderna).

2.
COSTA, Júlia Morena. Guia do Livro Didático, Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol e Inglês) PNLD 2017. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).

3.
COSTA, Júlia Morena Silva. Oficina literária sobre Cem Anos de Solidão. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
COSTA, Júlia Morena Silva. Curso colaboração Cuba/Brasil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
COSTA, Júlia Morena Silva. Introdução à língua espanhola por uma perspectiva intercultural. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
COSTA, Júlia Morena Silva. II Curso Interuniversitario de Actualización para Profesores de Español / Métodos de enseñanza de E/LE. 2011. .

7.
COSTA, Júlia Morena Silva; Aguiar, Janaína . "Cómo seguir formando a los profesores de ELE? La experiência del proyecto EDUCONLE (Educación Continuada a profesores de LE de la red pública de Minas Gerais). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
Mata Machado, Tiago ; COSTA, Júlia Morena Silva . Os Residentes. 2010. Filme.

2.
Mata Machado, Tiago ; COSTA, Júlia Morena Silva . O Quadrado de Joana. 2006. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COSTA, Júlia Morena Silva; ALEXANDRE, M. A.; RAVETTI, G.. Participação em banca de Gabriela Figueiredo Azevedo. Entre olhares, entre lugares: as performances escrita de Pedro Juan Gutiérrez. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
COSTA, Júlia Morena; PARAQUETT, M.; LIMA, S. C.; AMARANTE SOBRINHO, J.; RADIS, L. B.. Participação em banca de JOZIANE FERRAZ DE ASSIS. ?EU, CAÇADORA DE MIM?. O PERCURSO DE FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE ESPANHOL. 2018. Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

2.
COSTA, Júlia Morena; PARAQUETT, M.; RADIS, L. B.; SOUZA, C. D.; ANDRADE JUNIOR, A. F.. Participação em banca de LUDMILA SCARANO BARROS COIMBRA. O LETRAMENTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: TEM PEDRA NO CAMINHO?. 2018. Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

3.
COSTA, Júlia Morena; ROJO, Sara; BARBOSA, T. V. R.; MEDEIROS, E.. Participação em banca de FLÁVIA ALMEIDA VIEIRA RESENDE. ANTÍGONAS: APROPRIAÇÕES POLÍTICAS DO IMAGINÁRIO MÍTICO. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
ESTEVES, R.; COSTA, Júlia Morena; SOUZA, L. S.. Participação em banca de JUAN IGNACIO AZPEITIA. CANUDOS ? TOMOCHIC: RELATOS DE SUBLEVAÇÃO NA AMÉRICA LATINA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

2.
LOPES, C. D. C.; COSTA, Júlia Morena; BRIONES, H.. Participação em banca de MICHEL SILVA GUIMARÃES. UM DRAMATURGO-RAPSODO: POÉTICA, POLÍTICA E PERFORMANCE NOS TEXTOS DRAMÁTICOS DE CÉSAR BRIE. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

3.
COSTA, Júlia Morena; ROJO, Sara; MEDEIROS, E.. Participação em banca de Geison de Almeida Bezerra da Silva. A imagem política de Ramón Griffero: Estéticas e memórias. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras: estudos literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
COSTA, Júlia Morena; ANDRADE JUNIOR, A. F.; PARAQUETT, M.. Participação em banca de Ludmila Scarano Barros Coimbra. A literatura em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira: presença ausente. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COSTA, Júlia Morena Silva; OLIMPIO, Maria Eugênia. Participação em banca de Andrea Maria F. Costa. Questões sexistas nos dicionários de aprendizagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CELE) - Universidade Federal da Bahia.

2.
COSTA, Júlia Morena Silva. Participação em banca de Danúzia G. S. de Jesus. A leitura e interpretação da palavra e do mundo voltado para a formação de novos leitores numa perspectiva baseada nos PCNs de língua estrangeira visando a interculturalidade do estudo de espanhol, no ensino médio, das instituições escolares privadas de Camaçari. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CELE) - Universidade Federal da Bahia.

3.
COSTA, Júlia Morena Silva; PARAQUETT, M.. Participação em banca de Denique M. Rodrigues. Por uma abordagem intercultural no ensino de espanhol como língua estrangeira. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CELE) - Universidade Federal da Bahia.

4.
COSTA, Júlia Morena Silva. Participação em banca de Joilma O. Sena. Rasgos dialectales hispanoamericanos en manuales de E/LE usados en la Enseñanza Media brasileña. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CELE) - Universidade Federal da Bahia.

5.
COSTA, Júlia Morena Silva. Participação em banca de Laura Vázquez Pino. Nuestras clases, son como son, o como somos? Las creencias de los profesores: su papel en el proceso de enseñanza/aprendizaje comunicativo de E/LE a estudiantes brasileños. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CELE) - Universidade Federal da Bahia.

6.
COSTA, Júlia Morena Silva; OLIMPIO, Maria Eugênia. Participação em banca de Marco Luiz M. de Oliveira. Análisis del tratamiento didáctico dispensado a las unidades fraseológicas en los manuales de español lengua extranjera. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CELE) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, Júlia Morena; BICALHO, A. M.; GALVEZ, F. F.. Participação em banca de Edson César de Souza Sobrinho."Les Juste" de Albert Camus: uma tradução comentada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Bahia.

2.
COSTA, Júlia Morena Silva; BICALHO, A. M.; YERRO, J. H.. Participação em banca de Sueli Fontes de Araújo.O processo tradutório de "Las aventuras del sapo ruperto" de Roy Berocay: da teoria à prática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Bahia.

3.
COSTA, Júlia Morena Silva; ALEXANDRE, M. A.; ROJO, Sara. Participação em banca de Bruno Figueroa Colares.GARCÍA LORCA: Muerte y homosexualidad. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
COSTA, Júlia Morena Silva; ALEXANDRE, M. A.; ROJO, Sara. Participação em banca de Stela Ferreira Soares.Al margen de la historia: Imágenes del mestizaje en dramaturgias de mujeres sobre el proceso de colonización en América Latina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
YERRO, J. H.; PARAQUETT, M.; COSTA, Júlia Morena Silva. Participação em banca de Gabriela Luna Bellas.A tradução das palavras restringidas no filme "Todo sobre mi madre", de língua espanhola para o português brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas - Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Bahia.

6.
COSTA, Júlia Morena Silva; ESTEVES, R.. Participação em banca de Paula Oliveira Campos Augusto.A crítica musical de Pedro Alexandre Sanches. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Bahia.

7.
COSTA, Júlia Morena Silva; OLIMPIO, Maria Eugênia; PARAQUETT, M.. Participação em banca de Beatriz de Almeida Castro.O TRATAMENTO DOS VERBOS SUPORTES DAR, HACER E TENER NO DICCIONARIO DE LA REAL ACADEMIA ESPANHOL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Bahia.

8.
COSTA, Júlia Morena Silva; YERRO, J. H.; PARAQUETT, M.. Participação em banca de Samylle Bomfim Souza.A abordagem cultural e sua aplicação no Ensino de Língua Espanahola no Brasil: uma experiência com alunos do 9o ano da Escola Estadual Góes Calmon. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COSTA, Júlia Morena Silva. Concurso para Docente Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA Campus Salvador. 2012. Instituto Federal da Bahia.

2.
COSTA, Júlia Morena Silva. Concurso para Docente Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA Campus Jacobina. 2012. Instituto Federal da Bahia.

3.
COSTA, Júlia Morena Silva. Concurso para Docente Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA Campus Simões Filho. 2012. Instituto Federal da Bahia.

4.
COSTA, Júlia Morena Silva. Concurso para Docente Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA Campus Vitória da Conquista. 2012. Instituto Federal da Bahia.

5.
COSTA, Júlia Morena Silva. Concurso para Docente Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA Campus Porto Seguro. 2012. Instituto Federal da Bahia.

6.
COSTA, Júlia Morena S.; COSTA, Júlia Morena Silva. Concurso Público Docente da UNEB ? Edital nº 076/2009. 2010. Universidade do Estado da Bahia.

7.
COSTA, Júlia Morena Silva. Concurso público para docente da UEFS edital. 2010. Universidade Estadual de Feira de Santana.

8.
COSTA, Júlia Morena Silva; YERRO, J. H.; OLIMPIO, Maria Eugênia. Seleção para professor substituto. 2010. Universidade Federal da Bahia.

Outras participações
1.
COSTA, Júlia Morena Silva; ESTEVES, R.. Banca de seleção de alunos bolsistas do PET-Letras. 2011. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Semana Luso-Hispânica.50 anos da obra Rayuela, de Julio Cortázar. 2013. (Seminário).

2.
XV Congreso Brasileño de Profesores de Español. Escrever-se: subjetividade e biografia na obra ficcional de Roberto Bolaño. 2013. (Congresso).

3.
XXII Congreso Internacional de Teatro Iberoamericano y Argentino GETEA. La Odisea de Cesar Brié y la ruptura de fronteras. 2013. (Congresso).

4.
VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Espaços biográficos, a performance e o lugar enunciativo na escrita de Roberto Bolaño. 2012. (Congresso).

5.
I Seminário Popol-vuh.Ver palavras, ler imagens. 2011. (Seminário).

6.
XX PALLE.As palavras fora do lugar: um olhar para o ensino de literatura em LE. 2010. (Seminário).

7.
Congresso Brasileiro de Hispanistas. As Revoluções de Cortázar. 2008. (Congresso).

8.
NELAM/NELAP.Diálogos entre Literatura e Cinema na escrita de Julio Cortázar. 2008. (Encontro).

9.
Bologna - Belo Horizonte Topografias da Cultura: Representação, Espaço e Memória. 2006. (Congresso).

10.
I Encontro de professores de Línguas Estrangeiras, promovido pelo EDUNCONLE/LETRAS/UFMG.Cómo seguir formando a los profesores de ELE? La experiencia Del proyecto EDUCONLE (Educación Continuada a profesores de LE de la red pública de Minas Gerais). 2005. (Encontro).

11.
III Curso de Actualización para Profesores Brasileños de Español. 2005. (Outra).

12.
V Encontro de professores de Línguas Estrangeiras. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, Júlia Morena Silva. III SEMINÁRIO DO PROELE Formação de Professores de Espanhol em contexto latino-americano,. 2016. (Congresso).

2.
COSTA, Júlia Morena Silva; VITA, F. A. ; SOUZA, Josane. S. . I Seminário de Pesquisa em Materiais Didáticos. 2016. (Congresso).

3.
COSTA, Júlia Morena Silva. VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2012. (Congresso).

4.
COSTA, Júlia Morena Silva. I Seminário Popol-vuh. 2011. (Outro).

5.
ASSUNCAO, A. A. ; BELISÁRIO, S. ; COSTA, Júlia Morena Silva . 1° Simpósio Sobre Condições de Saúde e Trabalho no Setor Saúde. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
JÚLIA DIAS DA SILVA. O corpo feminino negro ressignificado: diálogos entre a literatura afro-brasileira e o feminismo negro em Um defeito de cor. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
ELIENE SANTANA DOS SANTOS. MULHERES NEGRAS: VIOLÊNCIA E ESCRAVIZAÇÃO EM FE EN DISFRAZ DE MAYRA SANTOS-FEBRES. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

3.
NATIELLY DE JESUS SANTOS. IDENTIDADE E CULTURA SURDA: ANÁLISE DA LITERATURA SURDA COM ADAPTAÇÃO PARA O TEATRO ACESSÍVEL. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

4.
NORMA SUELI DE ARAÚJO MENEZES. A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NA OBRA AMULETO DE ROBERTO BOLAÑO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Silvia da Silva Correia Neto. Texto e imagem: diálogos entre literatura e cinema na obra de Guillermo Calderón. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Gabriele Aquino Pinheiro. Texto e imagem: diálogos entre literatura (textos dramáticos e poesia) e música na obra de Lola Arias. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).

3.
Priscila Silva de Jesus. Texto e imagem: diálogos entre literatura, teatro e cinema na obra de Santiago Loza. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
NORMA SUELI DE ARAÚJO MENEZES. A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NA OBRA AMULETO DE ROBERTO BOLAÑO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Júlia Morena Silva da Costa.

2.
Norma Menezes. Imagens da mulher em Bolaño. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Júlia Morena Silva da Costa.

3.
Ana Paula Andrade Ferreira. A IDENTIDADE CULTURAL A PARTIR DOS TEXTOS LITERÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Júlia Morena Silva da Costa.

4.
Eder Porto. ?ENTRE NÓS - UMA COMÉDIA SOBRE DIVERSIDADE?: VERSÃO DO TEXTO DRAMÁTICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Estrangeira) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Júlia Morena Silva da Costa.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 11:49:37