Rosilandes Candida Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9772924114954574
  • Última atualização do currículo em 19/02/2018


Rosilandes Cândida Martins, nome artístico Rosi Martins, é artista cênica e atriz pesquisadora. É doutora pelo PPGH/UFG com o tema Teatralidade, Montagem e Performance. É mestre em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais - FAV/UFG (2010). Docente na Escola de Música e Artes Cênicas- EMAC/UFG com atuação nas áreas relacionadas às poéticas e processos de ator. Experiência na área de Artes/Teatro/Ator, com ênfase em dramaturgias de ator, teatralidades contemporâneas, atuando nos temas: poéticas e processos de ator/performer, ator e autobiografia, corpo em cena. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosilandes Candida Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, R. C.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em História.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Teatralidade, Montagem e Performance na Arte de Ana Maria Pacheco, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Heloísa Selma Fernandes Capel.
Palavras-chave: teatralidade; Performance; Montagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura Visual.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
2008 - 2010
Mestrado em Arte e Cultura Visual.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Desfiando Terezas e Bordando Bicudas - a menina no quintal e as dobras do seu bornal,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Leda Maria de Barros Guimarães.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: poéticas cênicas; estética do cotidiano; autoetnografia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura Visual.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
1988 - 1991
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Odin Week 2015 Holstebro Denmark. (Carga horária: 120h).
Odin Teatret Dinamarca - Nordisk Teaterlaboratorium, OTNT, Dinamarca.
2015 - 2015
Ecos do Silêncio. (Carga horária: 16h).
Odin Teatret Dinamarca - Nordisk Teaterlaboratorium, OTNT, Dinamarca.
2015 - 2015
Dança das Intenções. (Carga horária: 20h).
Odin Teatret Dinamarca - Nordisk Teaterlaboratorium, OTNT, Dinamarca.
2015 - 2015
O ator e suas antropologias. (Carga horária: 16h).
Odin Teatret Dinamarca - Nordisk Teaterlaboratorium, OTNT, Dinamarca.
2014 - 2014
Extensão universitária em XI CONPEEX. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
A Arte Secreta do Ator VII. (Carga horária: 98h).
Odin Teatret Dinamarca - Nordisk Teaterlaboratorium, OTNT, Dinamarca.
2014 - 2014
O Eco do Silêncio. (Carga horária: 16h).
Odin Teatret Dinamarca - Nordisk Teaterlaboratorium, OTNT, Dinamarca.
2013 - 2013
A Arte Secreta do Ator VI. (Carga horária: 98h).
Odin Teatret Dinamarca - Nordisk Teaterlaboratorium, OTNT, Dinamarca.
2013 - 2013
Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2010
Estágio de livre docência. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Bonecos Passo a Passo. (Carga horária: 18h).
Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
2007 - 2007
O ator e a máscara. (Carga horária: 10h).
Barracão Teatro, BARRACÃO, Brasil.
2007 - 2007
WORKSHOP BUTÔ-MA. (Carga horária: 20h).
Butoh-MA /Tadashi Endo, BUTOH, Alemanha.
2007 - 2007
A CRIAÇÃO DO MOMENTO CÊNICO. (Carga horária: 20h).
Centro di produzione teatrale Via Rosse, VIA ROSSE, Itália.
2007 - 2007
Tópicos Especiais em Imagem e Tecnologia: Imagens. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2006 - 2006
I Seminário sobre Teatro Físico. (Carga horária: 9h).
Festival do Corpo Ritual, FESTIVAL RITUAL, Brasil.
2006 - 2006
O Corpo Cômico. (Carga horária: 20h).
Festival do Corpo Ritual, FESTIVAL RITUAL, Brasil.
2005 - 2005
Voz e Ação Cênica. (Carga horária: 15h).
Arte Brasil, ARTE BRASIL, Brasil.
2005 - 2005
Cenografia. (Carga horária: 88h).
Arte Brasil, ARTE BRASIL, Brasil.
2005 - 2005
Criaçaõ de Iluminação Cênica. (Carga horária: 60h).
Studio K, STUDIO K, Brasil.
2004 - 2004
Teatro de Bonecos. (Carga horária: 16h).
Festival Internacional Goiânia em Cena 2004, GO EM CENA, Brasil.
2004 - 2004
Teoria da Carnavalização. (Carga horária: 4h).
Historiador Maurício Bragança, MAURICIO, Brasil.
2003 - 2003
II Seminário de Marketing Cultural. (Carga horária: 16h).
Agência Goiana de Cultura, AGEPEL, Brasil.
1998 - 2001
Apreciação Musical. (Carga horária: 288h).
Escola de Arte Veiga Valle, EAVV, Brasil.
1998 - 1998
Interpretação Teatral. (Carga horária: 20h).
Dani Simom e Bruno Geslin, DANI, França.
1996 - 1996
Movimento e Ritmo. (Carga horária: 15h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
1994 - 1994
Teatro de Rua. (Carga horária: 6h).
Amir Hadad, AMIR, Brasil.
1993 - 1993
Contadores de História. (Carga horária: 24h).
Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
1991 - 1991
Fotografia, Revelação, ampliação, laboratório. (Carga horária: 300h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/ GO, SENAC, Brasil.
1991 - 1991
O Corpo do Ator. (Carga horária: 30h).
Festival Nacional de Teatro São José do Rio Preto/91, FNSJRP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música e Artes Cênicas, .



Linhas de pesquisa


1.
Poéticas e Procedimentos de Ator
2.
Processos Criativos em Dramaturgias de Ator e de Cena
3.
Teatralidades Liminares, Relacionais e Autoetnográficas
4.
Teatro e Cultura Visual


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Entre a Margem e o Imaginário: Visualidades Cênicas e Performativas em Processos de Produção, Narração, Práticas, Experiências e Materiais
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como principal objetivo a investigação e estudo sobre o entendimento, concepção e produção dos aspectos de Visualidades Cênicas no campo das Artes da Cena, tais como, teatro, performance, dança, cinema, música, transculturação, corporeidades, dramaturgia, etnocenologia. A noção de Visualidade Cênica no contexto dos estudos deste projeto, como a experiência social do olhar. Este projeto propõe a investigação em uma perspectiva de multiplicidade, ampliação das noções conceituais, perceptivas e estéticas do campo visual e imagético como uma concepção relacional, rizomática e horizontal em contextos cênicos e performativos. Tem por foco investigar sobre a imagem em cena/ da cena como mediação entre indivíduo e contextos performativos levando em conta as subjetividades de quem os produziu, presença cênica e o olhar de quem mira, entendido como experiência visual do olhar que carrega de sentidos o campo, os objetos e a relação ator/objetos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosilandes Candida Martins - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 2
2005 - Atual
Ensino de Arte em Contexto de Comunidade
Descrição: O projeto de pesquisa Ensino de Arte em Contextos de Comunidade, que visa fomentar no curso de Licenciatura em Arte Visuais da FAV o interesse investigativo na correlação ensino de arte, cultura e comunidades, de forma presenciail e/ou virtual, desenvolvendo comunicações on-line através da criação de web-site e cursos on-line para os próprios alunos da FAV, bem como para qualificação de professores de educação básica, agentes comunitários e comunidade em geral. Componentes específicos de uma pedagogia baseada em comunidade podem ser investigados como meio de conectar pro-fessores, membros da comunidade e estudantes através da prática educativa. Apesar de já conhecida entre nós, esta correlação vem sendo discutida mais especifica-mente no cenário da arte educação Estados-Unidenses, onde um dos seus principais teóricos é educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997). Além dos pontos já citados, a conexão ensino de arte e comunidades estimula im-portância do aluno perceber a existência de outras formas de conhecimento válidas que não as legitimadas pela academia, como as da arte comunitária, arte popular, arte das mi-norias, a estética do cotidiano e outras formas não engajadas com o mercado da arte erudi-tas legitimado pela crítica de arte. O artesanato, festas, vestuários, comidas, patrimônio e acervo cultural material e/ou simbólica são vistas como potencial crítico no ensino de artes visuais. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Rosilandes Candida Martins - Integrante / Leda Maria de Barros Guimarães - Coordenador / Wolney Oliveira - Integrante / Vânia Olária Pereira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 7


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: corporeidade.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teatro Físico.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Postais Cênicos- 3a edição - Performance Nyx, a noite, Cia In Cena/ Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia.
2013
Postais Cênicos - 3a edição - Ação performática Giros Tramas e Traços, Cia In Cena/ Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia.
2011
Melhor Figurinista, FENATA- Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa - Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR).
2011
Postais Cênicos - 2a edição - Espetáculo Pó, Cia In Cena/ Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia.
2009
Melhor Figurino, FIT - Salvador - BA.
2008
Melhor Figurino, Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau.
2007
Indicação de Melhor figurino - Balada de um Palhaço, 2º Festival Nacional de Teatro de Juuiz de Fora -Funalfa - MG.
1996
Melhor Atriz, Figurino, Texto, Espetáculo, Direção, XVI FESTIMINAS - Belo Horizonte - MG.
1995
Melhor Atriz, Figurino, Maquiagem, Espetáculo Revelação, II Prêmio de Teatro Centro-Oeste - Campo Grande -MS.
1994
Melhor Atriz e Figurino, IV Festival de Inverno de Vitória da Conquista- BA.
1994
Melhor Atriz, Espetáculo e Figurino, XXII Fenata- Ponta Grossa - PR.
1993
Melhor Espetáculo, II Mostra de Teatro de Goiás.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, R. C.2012 MARTINS, R. C.. The Dark Night of the Soul: Performatividades Flutuantes em Teatralidades Transmodernas de Ana Maria Pacheco. Karpa: journal of theatricalities and visual culture, v. 5.1, p. 1, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, R. C.. Perambulações Poéticas de uma Atriz: a Imagem Corporal Como Montagem. In: Martins, alice Fátima; Satler, Lara Lima.. (Org.). Imagens, Olhares, Narativas. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. , p. 56-91.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, R. C.. A Performance na Arte de Ana Maria Pacheco. In: VII Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História UFG/PUC - GO, 2014, Goiânia. VII Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História UFG/PUC - GO. Goiânia: UFG, 2014.

2.
MARTINS, R. C.. A multidão mascarada: teatralidade como jogo e crítica social nas pinturas de Ana Maria Pacheco, Ensor e Goya. In: XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2013, Natal. XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH. Natal: Associação Nacional de História, 2013.

3.
MARTINS, R. C.. Teatralidade, Imaginação e Geopoética em Ana Maria Pacheco. In: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2013, Goiânia. Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia: UFG/Núcleo Editorial FAV, 2013. p. 92-100.

4.
MARTINS, R. C.. Imagens e Delicadezas no Prosaico: a Autoetnografia na Construção da Dramaturgia de Atriz. In: ANPAP - 22º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - Ecossistemas Estéticos, 2013, Belém (PA). Anais do 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Ecossistemas Estéticos. Belém (PA): PPGARTES/ICA/UFPA, 2013. p. 2479-2490.

5.
MARTINS, R. C.. A Construção da Visualidade Cênica em In Illo Tempore de Ana Maria Pacheco. In: Vi Simpósio Nacional de História Cultural. Escritas da História: Ver, Sentir, Narrar, 2012, Teresina. VI Simpósio Nacional de História Cultural. Teresina: GT Nacional de História Cultural - Corpo editorial, 2012.

6.
MARTINS, R. C.. Veículos Visuais para Histórias Misteriosas: Teatralidade em Ana Maria Pacheco. In: V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Geopolítica Arte e Cultura Visual, 2012, Goiânia. Anais do V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia: UFG/Núcleo Editorial FAV, 2012.

7.
MARTINS, R. C.. Tramas de Visualidades Cênicas e Híbridos Inesperados: Corporeidade, Vestimenta e Memória em In Illo Tempore. In: VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas- ABRACE, 2012, Porto Alegre. Anais do VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE. Porto Alegre: ABRACE/Corpo Editorial, 2012.

8.
MARTINS, R. C.. Plissando delicadezas no prosaico: o quintal como espaço e estado poetizante nos processos de aprendizagem estética. In: IVSeminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual - Ética, estética e metodologia na pesquisa de arte e imagem, 2011, Goiânia. Anais do ... Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual, 2011. p. 1328-1339.

9.
MARTINS, R. C.. Relíquias ancestrais autoetnográficas e texturas afetivas na construção de figurinos. In: ECOM - Encontro Centro-oeste de Deseig de Moda, 2010, Goiânia. ECOM4, 2010.

10.
MARTINS, R. C.. O quintal como espaço e estado poetizante nos processos de aprendizagem estética. In: CONFAEB 20 ANOS, 2010, Goiânia. CONFAEB 20 ANOS, 2010.

11.
MARTINS, R. C.. Construções imagéticas e corporais de mulheres na oralidade de Tereza Bicuda como assombração cristianizada na era colonial em Goiás. In: III Simpósio Internacional sobre religiosidades, diálogos culturais e hibridações, 2009, Campo Grande. III Simpósio Internacioanl sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações, 2009.

12.
MARTINS, R. C.; GUIMARAES, L. M. B. . Tecendo cruzamentos de paisagens da memória da infância e visualidade cênica na investigação das narrativas orais de Tereza Bicuda. In: I Jornada Brasileira de Arteterapia e XI Forum Brasileiro de Arterapia, 2009, Goiânia. I Jornada Brasileira de Arteterapia e XI Forum Brasileiro de Arteterapia, 2009.

13.
MARTINS, R. C.; GUIMARAES, L. M. B. . Sinuosidades e deslocamentos imaginários de Tereza Bicuda: de assombração colonial a garota rocker. In: II Seminário Nacional de Pesquisa em cultura Visual, 2009, Goiânia. II Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual, 2009.

14.
MARTINS, R. C.. Construções imagéticas de mulheres na oralidade de Tereza Bicuda. In: II Congresso de Educação, Arte e Cultura, 2009, Santa Maria. II CEAC Congresso de Educação, Arte e Cultura - confluências e diálogos no campo das artes, 2009.

15.
MARTINS, R. C.. As múltiplas faces e a grande boca que grita - representações visuais em desenhos de Tereza Bicuda. In: 19º Confaeb - congresso nacional da federação de arte/educadores do brasil e Congresso Latinoamericano e caribenho de arte/educação, 2009, Belo Horizonte. As múltiplas faces e a grande boca que grita - representações em desenhos de Tereza Bicuda, 2009.

16.
MARTINS, R. C.. Visualidade, corpo e sonoridade nas narrativas orais de Tereza Bicuda. In: X Congresso Internacional da ABECAN e III Congresso Latino Americano de Estudos Canadenses, 2009, Goiânia. X Congresso Internacional da ABECAN e III Congresso Latino Americano de Estudos Canadenses, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, R. C.; GUIMARAES, L. M. B. . A senhora, a diaba e a louca: visualidades em Tereza Bicuda. In: VI Congresso de pesquisa ensino e extensão, 2009, Goiânia. Anais do VI Congresso de pesquisa ensino e extensão, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, R. C.. Construções imagéticas e corporais de mulheres na oralidade de Tereza Bicuda como assombração cristianizada na era colonial em Goiás. In: III Simpósio Internacional sobre religiosidades, diálogos culturais e hibridações, 2009, Campo Grande. III Simpósio Internacional de Religiosidades, diálogos culturais e hibridações, 2009.

2.
MARTINS, R. C.. Tereza Bicuda: a senhora, a diaba e a louca. In: I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual, 2008, Goiânia. Anais do ... Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, R. C.. A Performance na Arte de Ana Maria Pacheco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARTINS, R. C.. A multidão mascarada: teatralidade como jogo e crítica social nas pinturas de Ana Maria Pacheco, Ensor e Goya. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARTINS, R. C.. Teatralidade, Imaginação e Geopoética em Ana Maria Pacheco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MARTINS, R. C.. Sobre Imagens e Afetos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARTINS, R. C.. Imagens e Delicadezas no Prosaico: a Autoetnografia na Construção da Dramaturgia de Atriz. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARTINS, R. C.. A Construção da Visualidade Cênica em In Illo Tempore de Ana Maria Pacheco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARTINS, R. C.. Veículos Visuais para Histórias Misteriosas: Teatralidade em Ana Maria Pacheco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MARTINS, R. C.. Tramas de Visualidades Cênicas e Híbridos Inesperados: Corporeidade, Vestimenta e Memória em In Illo Tempore. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MARTINS, R. C.. Planejamento e Expectativas na Criação do Acervo Teatral dos Cursos da Área de Artes Cênicas da UFG. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MARTINS, R. C.. Cartografia Poética de Atriz. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MARTINS, R. C.. Dramaturgias de Atriz e as Invenções de Si. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MARTINS, R. C.. Debatedora em apresentações de Espetáculos Teatrais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MARTINS, R. C.. Plissando delicadezas no prosaico: o quintal como espaço e estado poetizante nos processos de aprendizagem estética. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MARTINS, R. C.; GRUIMARÃES, L .M. B. . O quintal como espaço e estado poetizante nos processos de aprendizagem estética. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MARTINS, R. C.. Relíquias ancestrais autoetnográficas e texturas afetivas na construção de figurinos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MARTINS, R. C.. Construções imagéticas e corporais de mulheres na oralidade de Tereza Bicuda como assombração cristianizada na era colonial em Goiás. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MARTINS, R. C.. Tecendo cruzamentos de paisagens da memória da infância e visualidade cênica na investigação das narrativas orais de Tereza Bicuda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MARTINS, R. C.. Sinuosidades e deslocamentos imaginários de Tereza Bicuda: de assombração colonial a garota rocker. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MARTINS, R. C.. Construções imagéticas de mulheres na oralidade de Tereza Bicuda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MARTINS, R. C.; GUIMARAES, L. M. B. . A senhora, a diaba e alouca: visualidades em Tereza Bicuda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MARTINS, R. C.. Visualidade, corpo e sonoridade nas narrativas orais de Tereza Bicuda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MARTINS, R. C.. As múltiplas faces e a grande boca que grita - representações visuais em desenhos de Tereza Bicuda. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MARTINS, R. C.. Tereza Bicuda: a senhora, a diaba e a louca. Goiânia: UFG/FAV - Revista Visualidades, 2010 (resumo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MARTINS, R. C.. Dramaturgias Relacionais de Ator. 2010.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
MARTINS, R. C.; OLIVEIRA, W. F. ; BERTE, O. S. ; LODDI, L. . Sentidos Simultâneos. 2010; Tema: Criação Coletiva. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, R. C.; OLIVEIRA, W. F. ; BERTE, O. S. . Paisagens de Lugares que Nunca Vi. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MARTINS, R. C.; OLIVEIRA, W. F. ; BERTE, O. S. . Giros, Tramas e Traços. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MARTINS, R. C.. Trilha de Objetos Poéticos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MARTINS, R. C.; OLIVEIRA, W. F. . Desenho com modelos supervivos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MARTINS, R. C.. Máscaras e formas animadas. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para formação de professores).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MARTINS, R. C.. O MAR, EU NUNCA VI. 2014. Teatral.

2.
MARTINS, R. C.. JANELAS. 2013. Teatral.

3.
MARTINS, R. C.. QUASE NADA SOBRE ELAS. 2013. Teatral.

4.
MARTINS, R. C.. SER TÃO GRANDE. 2011. Teatral.

5.
MARTINS, R. C.. O BEIJO. 2011. Teatral.

6.
MARTINS, R. C.. SENHORA DOS AFOGADOS. 2011. Teatral.

7.
MARTINS, R. C.; PARREIRA, S. R. ; BERARDO, R. M. ; TOURINHO, I. M. F. S. . O JANTAR. 2011. Teatral.

8.
MARTINS, R. C.. TRILHA DE OBJETOS POÉTICOS, Instalação de Objetos de Cena. 2011. Teatral.

9.
MARTINS, R. C.. ESTADO DE SÍTIO. 2010. Teatral.

10.
MARTINS, R. C.; CAMARGO, R. C. . NOITE DOS ASSASSINOS. 2010. Teatral.

11.
MARTINS, R. C.. BECKETT NO! PARA NADA, IV Festival Internacional Beckett de Teatro de Buenos Aires. 2010. Teatral.

12.
MARTINS, R. C.; GONZAGA, D. . SÓFOCLES. 2008. Teatral.

13.
MARTINS, R. C.; INACIO, E. ; CUNHA, E. M. . PÓ. 2008. Teatral.

14.
MARTINS, R. C.. O JIRAU DE CEUCI, 2 apresentações no Museu Antropológico de Goiânia - UFG, Primavera dos Museus. 2008. Teatral.

15.
MARTINS, R. C.. A CAIXA DE TÉSPIS. 2007. Teatral.

16.
MARTINS, R. C.. A CAIXA DE TÉSPIS, inauguração da Livraria UFG. 2007. Teatral.

17.
MARTINS, R. C.. POR TRÁS DO PENSAMENTO. 2007. Teatral.

18.
MARTINS, R. C.. SUBTERRÂNEO. 2007. Teatral.

19.
MARTINS, R. C.. BALADA DE UM PALHAÇO. 2006. Teatral.

20.
MARTINS, R. C.. BUGIGANGA. 2006. Teatral.

21.
MARTINS, R. C.. REDEMOINHO DE CONTOS. 2006. Teatral.

22.
MARTINS, R. C.. DOMINGO BEM DITO. 2004. Teatral.

23.
MARTINS, R. C.. HISTORIAL. 2004. Teatral.

24.
MARTINS, R. C.. NAU DE ENCANTARIA, Instalação de Bonecos. 2004. Teatral.

25.
MARTINS, R. C.. BURLESCA, Instalação de Figurinos. 2004. Teatral.

26.
MARTINS, R. C.. A RAINHA DO MUNDO E A SERPENTE DO RIO. 2004. Teatral.

27.
MARTINS, R. C.; PEREIRA, R. C. A. . SERÁ O BENEDITO?. 1999. Teatral.

28.
MARTINS, R. C.; PEREIRA, R. C. A. . O MÉDICO. 1998. Teatral.

29.
MARTINS, R. C.; PEREIRA, R. C. A. . ACALANTO. 1998. Teatral.

30.
MARTINS, R. C.; SOUSA, R. M. O. . ESCOLA DA VIDA. 1997. Teatral.

31.
MARTINS, R. C.; SOUSA, R. M. O. . A PAIXÃO SEGUNDO A ESPERANÇA. 1997. Teatral.

32.
MARTINS, R. C.; PEREIRA, R. C. A. . PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS. 1997. Teatral.

33.
MARTINS, R. C.; SOUSA, R. M. O. . XIRÊ IRITI LONÃ. 1997. Teatral.

34.
MARTINS, R. C.. DESFILE NA AVENIDA. 1996. Teatral.

35.
MARTINS, R. C.; PEREIRA, R. C. A. . CONTOS AO MEIO DIA. 1996. Teatral.

36.
MARTINS, R. C.; SOUSA, R. M. O. . CIRCO TEATRO DA VILA. 1996. Teatral.

37.
MARTINS, R. C.; PEREIRA, R. C. A. . O HOMEM QUE GANHOU NA LOTERIA E SUA PELEJA COM O CAPETA EXCOMUNGADO. 1995. Teatral.

38.
MARTINS, R. C.; PEREIRA, R. C. A. . A PALHAÇADA. 1994. Teatral.

39.
MARTINS, R. C.; PEREIRA, R. C. A. . DEU PALHAÇADA. 1993. Teatral.

40.
MARTINS, R. C.; ZORZETTI, H. . MORREU MAS PASSA BEM. 1993. Teatral.

41.
MARTINS, R. C.. PASSARINHAR. 1993. Teatral.

42.
MARTINS, R. C.. ESQUISITOS E CIA.. 1992. Teatral.

43.
MARTINS, R. C.; PEREIRA, R. C. A. . EMPILHANDO HORRORES DE BRINCADEIRA. 1992. Teatral.

44.
MARTINS, R. C.; PEREIRA, R. C. A. . TRISTEZAS DE UM QUARTO MINGUANTE. 1992. Teatral.

45.
MARTINS, R. C.; AMARAL, A. . ERA UMA VEZ NOS ANOS 50. 1991. Teatral.

46.
MARTINS, R. C.. Brincadeiras. 1991. Teatral.

47.
MARTINS, R. C.; ARAUJO, I. ; AMARAL, A. . Brincadeiras. 1990. Teatral.

48.
MARTINS, R. C.; CASTRO, M. . VELHA ESTÓRIA, NOVO ENREDO. 1990. Teatral.

49.
MARTINS, R. C.. Brincadeiras. 1990. Teatral.

50.
MARTINS, R. C.. Brincadeiras. 1990. Teatral.

51.
MARTINS, R. C.; CASTRO, M. . VELHA ESTÓRIA, NOVO ENREDO. 1989. Teatral.

52.
MARTINS, R. C.; CASTRO, M. . VELHA ESTÓRIA, NOVO ENREDO, 30 apresentações em circulação no Projeto CormunicArte por Goiânia e estado de Goiás. 1989. Teatral.

53.
MARTINS, R. C.; ZORZETTI, H. . PRETEXTO PARA SE FICAR À VONTADE EM UM RECITAL. 1989. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MARTINS, R. C.; PARREIRA, S. R. ; BERARDO, R. M. ; TOURINHO, I. M. F. S. . O Jantar. 2011 (Vídeo).

2.
MARTINS, R. C.. Ladrão de Brinquedos, Instalação, Banda Mersault e a Máquina de Escrever. 2010 (Instalação).

3.
MARTINS, R. C.; BERARDO, R. M. . Subterrâneo. 2007 (Vídeo).

4.
MARTINS, R. C.; NUNES, M. V. . Santa Dica de Guerra e Fé, Vídeo, DOC TV, FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. 2005 (Vídeo Documentário).

5.
MARTINS, R. C.; MELO, J. A. . Goiânia em Cena, vídeo, Peça Publicitária. 2001 (Vídeo).

6.
MARTINS, R. C.; MELO, J. A. . Batismo Cultural de Goiânia, Vídeo, Peça Publicitária. 2001 (Vídeo).

7.
MARTINS, R. C.; CHAGAS, M. A. . Entrada de Emergência, Programa de Televisão, TV Record Goiânia.. 1995 (Programa de Televisão).

8.
MARTINS, R. C.; AMARAL, A. . Assim Como a Lua, Vídeo. 1990 (Vídeo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARTINS, R. C.. Participação em banca de Amanda Vieira.Cici Pinheiro: uma voz feminina na história do teatro goiano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

2.
MARTINS, R. C.. Participação em banca de Carlos Rabelo.Estratégias de ensino de dramaturgia a partir de textos de August Strindberg: naturalismo, aventuras épicas e novos sonhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

3.
MARTINS, R. C.. Participação em banca de André Moura.O teatro na educação infantil: experiências na Creche UFG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

4.
MARTINS, R. C.. Participação em banca de Ilka Portela.Mímica e Teatro Físico: um processo de aprendizagem que se dá no corpo, com o corpo e para o corpo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

5.
MARTINS, R. C.. Participação em banca de Dayane Oliveira Fonte.Isto foi. Não é mais. Isto foi encenado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Goiás.

6.
MARTINS, R. C.; OLIVEIRA, W. F.. Participação em banca de Rosiméria Pimentel Damascena.Bricolagem dos inservíveis: tecendo mediações em poéticas cênicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

7.
MARTINS, R. C.. Participação em banca de Simone Soares Simão.Brecht no Cerrado: Regras e Exceções no Teatro Didático de Brecht. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

8.
MARTINS, R. C.. Participação em banca de Ana Carolina Dias.Riso em Cena: o Irreverente Teatro de Dercy Gonçalves. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

9.
MARTINS, R. C.. Participação em banca de Isabela Preto Junqueira.A Escrita que (De)mora no corpo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

10.
MARTINS, R. C.. Participação em banca de Allan Lourenço da Silva.Luz e Sombra em Senhora dos Afogados à Luz de Rembrant. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

11.
MARTINS, R. C.. Participação em banca de Grasielle Aires.Jogos Mítico-Teatrais: uma metodologia (per)formativa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

12.
MARTINS, R. C.. Participação em banca de Haroldo Araújo.Autoconhecimento, alteridade e consciência da diversidade cultural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

13.
MARTINS, R. C.. Participação em banca de Lorena Pontes Tondolo.Teatro na escola: aprendendo com as diferenças. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás.

14.
MARTINS, R. C.. Participação em banca de Paula Oliveira eireles.Teatro, contação de Histórias e Jogos: o mundo de diversidades. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Música e Artes Cênicas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MARTINS, R. C.; OLIVEIRA JUNIOR, F. G.; RIBEIRO, L. G.. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor de Carreira do Magistério Superior. 2014. Universidade Federal de Goiás.

2.
MARTINS, R. C.. Professor Titular Efetivo Auxiliar Nível I Área de Teatro de Animação. 2013. Universidade Federal da Grande Dourados.

Concurso público
1.
MARTINS, R. C.. Prova Específica de Concurso Vestibular. 2013. Universidade Federal de Goiás.

2.
MARTINS, R. C.. Prova Específica de Concurso Vestibular. 2013. Universidade Federal de Goiás.

3.
MARTINS, R. C.. Prova Específica de Concurso Vestibular. 2010. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
MARTINS, R. C.; SILVA, M. B.; OLIVEIRA JUNIOR, F. G.. Professor substituto na área de Figurino e Maquiagem. 2014. Universidade Federal de Goiás.

2.
MARTINS, R. C.. Curadoria de Espetáculos para o Festival Universitário de Artes Cênicas (FUGA). 2011. Escola de Música e Artes Cênicas - UFG.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Colóquio de História e Imagens.Experiências de Pesquisa em Imagens. 2016. (Outra).

2.
Odin Week Festival 2015.Training with Odin Teatret Actors. 2015. (Outra).

3.
VII Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História UFG/PUC - GO.A Performance na Arte de Ana Maria Pacheco. 2014. (Seminário).

4.
XI CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. A Performance na Arte de Ana Maria Pacheco. 2014. (Congresso).

5.
ANPAP - 22º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.Imagens e Delicadezas no Prosaico: a Autoetnografia na Construção da Dramaturgia de Atriz. 2013. (Encontro).

6.
Desenha! 2013.Paisagens de Lugares que Nunca Vi. 2013. (Encontro).

7.
III Colóquio de História e Imagem. 2013. (Outra).

8.
III Seminário de Pesquisa na Graduação.Membro de Bancas Examinadoras. 2013. (Seminário).

9.
Mostra de Teatro da EMAC.Encenação de Peças. 2013. (Outra).

10.
VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.Teatralidade, Imaginação e Geopoética em Ana Maria Pacheco. 2013. (Seminário).

11.
XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH.A multidão mascarada: teatralidade como jogo e crítica social nas pinturas de Ana Maria Pacheco, Ensor e Goya. 2013. (Simpósio).

12.
Desenha! 2012.Giros, Tramas e Traços. 2012. (Oficina).

13.
Histórias para Transformar e Transtornar - Café de Ideias - Eliane Brum. 2012. (Encontro).

14.
II Colóquio de História e Imagem: Diálogos Visuais.Teatralidades Barrocas em Ana Maria Pacheco. 2012. (Outra).

15.
I Seminário de Preservação de Acervos Teatrais.Planejamento e Expectativas na Criação do Acervo Teatral dos Cursos da Área de Artes Cênicas da UFG. 2012. (Seminário).

16.
VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE. Tramas de Visualidades Cênicas e Híbridos Inesperados: Corporeidade, Vestimenta e Memória em In Illo Tempore. 2012. (Congresso).

17.
VI Simpósio Nacional de História Cultural - Escritas da História: Ver, Sentir, Narrarrarr.A construção da Visualidade Cênica em In Illo Tempore de Ana Maria Pacheco. 2012. (Simpósio).

18.
V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.Veículos Visuais para Histórias Misteriosas: Teatralidade em Ana Maria Pacheco. 2012. (Seminário).

19.
10º Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena 2011.Debatedora em Mesa sobre Apresentações de Epetáculos Teatrais. 2011. (Outra).

20.
Desenha! 12 horas de Desenho.Trilha de Objetos Poéticos. 2011. (Encontro).

21.
I Colóquio de História e Imagem.In Illo Tempore: Cultura, Memória e Teatralidade em Ana Maria Pacheco. 2011. (Outra).

22.
IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual - Ética, estética e metodologia na pesquisa de arte e imagem.Plissando delicadezas no prosaico: o quintal como espaço e estado poetizante nos processos de aprendizagem estética. 2011. (Seminário).

23.
IV Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual - Ética, estética e metodologia na pesquisa de arte e imagem.Plissando delicadezas no prosaico: o quintal como espaço e estado poetizante nos processos de aprendizagem estética. 2011. (Seminário).

24.
Seminário de Pesquisa na Graduação.Pesquisa na Graduação. 2011. (Seminário).

25.
Seminário de Teatro, Direção de Arte e Educação.Dramaturgias de Atriz e as Invenções de Si. 2011. (Seminário).

26.
Seminário Internacional A Perspectiva Construcionista na Investigação em Arte e Educação. 2011. (Seminário).

27.
Seminário para Formação de Professores de Arte - Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto -.Cartografia Poética de Atriz. 2011. (Seminário).

28.
XXI CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. [A]rriscando Profanações Trinitárias: Experiências com escrituras de Dissertações. 2011. (Congresso).

29.
4º ECOM - encontro centro-oeste de Design de Moda.Relíquias ancestrais autoetnográficas e texturas afetivas na construção de figurinos. 2010. (Encontro).

30.
9º Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena.Debatedora em Mesa de Apresentações de Espetáculos Teatrais. 2010. (Outra).

31.
CONFAEB 20 ANOS: Indivíduos/coletivos/comunidades/redes. O quintal como espaço e estado poetizante nos processos de aprendizagem estética. 2010. (Congresso).

32.
Conferência Internacional de Teatro Pós-dramático. 2010. (Outra).

33.
Encontro Internacional de Residências Trans-Estéticas e Intercâmbios Culturais.Artista Cênica. 2010. (Encontro).

34.
III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual.[a]riscando profanações trinitárias - experiências com escrituras de dissertações. 2010. (Seminário).

35.
I Seminário de Pesquisa na Graduação.Membro de Banca Examinadora. 2010. (Seminário).

36.
VII Conpeex - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. [ar]rriscando profanações trinitárias - experiências com escrituras de dissertações. 2010. (Congresso).

37.
19º CONFAEB - Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil e Congresso Latino americano e Caribenho de Arte/Educação. As múltiplas faces e a grande boca que grita - representações visuais em desenhos de Tereza Bicuda. 2009. (Congresso).

38.
2º Colóquio Nacional Visualidade e Educação - Imagens em deslocamento.equipe de organização do evento. 2009. (Outra).

39.
II Congresso de Educação, Arte e Cultura (CEAC). Construções imagéticas de mulheres na oralidade de Tereza Bicuda. 2009. (Congresso).

40.
III Simpósio Internacional sobre Religiosidades, Diálogos Culturais e Hibridações.Construções imagéticas e corporais de mulheres na oralidade de Tereza Bicuda como assombração cristianizada na era colonial em Goiás. 2009. (Simpósio).

41.
II Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual.Sinuosidades e deslocamentos imaginários de Tereza Bicuda: de assombração colonial a garota rocker. 2009. (Seminário).

42.
I Jornada Brasileira de Arteterapia e XI Forum Brasileiro de Arterapia.Tecendo cruzamentos de paisagens da memória da infância e visualidade cênica na investigação das narrativas orais de Tereza Bicuda. 2009. (Outra).

43.
VI Congresso de pesquisa ensino e extensão - CONPEEX 2009. A senhora, a diaba e a louca: visualidades em Tereza Bicuda. 2009. (Congresso).

44.
X Congresso Internacional da ABECAN e III Congresso Latino Americano de Estudos Canadenses. Visualidade, corpo e sonoridade nas narrativas orais de Tereza Bicuda. 2009. (Congresso).

45.
I Salão do Livro Infantil e Juvenil de Goiás.A moça que dançou com o diabo. 2008. (Outra).

46.
I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual.Tereza Bicuda: a senhora, a diaba e a louca. 2008. (Seminário).

47.
Seminário conhecendo a Diversidade Cultural e Étnica do Brasil Cantral - Ano Ibero-Americano de Museus..O Jirau de Ceuci - lendário indígena. 2008. (Seminário).

48.
V CONPEEX Congresso de Pesquisa, ensino e extensão. 2008. (Congresso).

49.
III Festival Internacional do Corpo Ritual.Peça Redemoinho de Contos. 2007. (Outra).

50.
II Mostra de Ciência e Tecnologia da EAFC e II Cerrado Urgente.Peça Redemoinho de Contos. 2007. (Outra).

51.
I Primavera dos Museus.Peça Memória da Água. 2007. (Outra).

52.
Semana de Cultura Franklin Resende.Peça Redemoinho de Contos. 2007. (Outra).

53.
XVI Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - sociedade, conhecimento e formação.Redemoinho de Contos. 2007. (Simpósio).

54.
Semana Acadêmica de Literatura e Pedagogia.Peça Redemoinho de Contos. 2006. (Outra).

55.
Festival Internacional de Artes Cênicas de Goiânia.A Rainha do Mundo e a Serpente do Rio. 2004. (Outra).

56.
II Festival de Cultura de São Jorge.Peça A Palhaçada. 1999. (Outra).

57.
I Mostra Nacional de Teatro de Araçuaí.Peça A Palhaçada. 1999. (Outra).

58.
Mostra de Teatro de Angra dos Reis.Peça A Palhaçada. 1999. (Outra).

59.
I Festival de Cultura de São Jorge.Peça A Palhaçada. 1998. (Outra).

60.
10 Festival Universitário de Teatro de Blumenau.Peça A Palhaçada. 1996. (Outra).

61.
XVI FESTIMINAS- Festival de Teatro de Minas.Peça A Palhaçada. 1996. (Outra).

62.
II Prêmio do Teatro do Centro-Oeste.Peça A Palhaçada. 1995. (Outra).

63.
11 FESTIVALE - São José dos Campos.Peça A Palhaçada. 1994. (Outra).

64.
II Festival de Teatro e Dança do Tocantins.Peça A Palhaçada. 1994. (Outra).

65.
III Festival de Teatro de Goiás..Peça Deu Palhaçada. 1994. (Outra).

66.
V Festival de Inverno de Vitória da Conquista.Peça A Palhaçada. 1994. (Outra).

67.
XI Mostra de Teatro de Anápolis.Peça Deu Palhaçada. 1994. (Outra).

68.
XXII FENATA- Festival Nacional de Teatro Ponta Grossa.Peça A Palhaçada. 1994. (Outra).

69.
I Concurrso de Teatro de Mineiros.Peça Deu Palhaçada. 1993. (Outra).

70.
II Festival de Teatro de Goiás.O Camaleão Fez Palhaçada e o Ultimo Tipo Achou Graça. 1993. (Outra).

71.
Seminário de Leitura - PROLER.Peça Dois Idiotas Sentados Cada Qual no seu Barril. 1993. (Seminário).

72.
VI Mostra de Teatro de Goiás.Peça Deu Palhaçada. 1993. (Outra).

73.
V Simpósio Nacional de Literatura Infantil e Juvenil.Peça Dois Idiotas Sentados Cada Qual no seu Barril. 1993. (Simpósio).

74.
12 Festival Nacional de Teatro de São José do Rio Preto.Peça Era Uma Vez nos Anos 50. 1991. (Outra).

75.
II FINACER - Festival Nacional de Teatro de Resende.Peça Velha Estória, Novo Enredo. 1990. (Outra).

76.
VIII Mostra de Teatro de Anápolis.Peça Brincadeiras. 1990. (Outra).

77.
17 FENATA.Peça Velha Estória, Novo Enredo. 1989. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, R. C.; OLIVEIRA, W. F. . O Mar, eu nunca vi. 2014. (Exposição).

2.
MARTINS, R. C.; OLIVEIRA, W. F. . O Mar, eu nunca vi. 2014. (Exposição).

3.
MARTINS, R. C.. Desenha! Doze horas de desenho. 2011. (Exposição).

4.
MARTINS, R. C.. FUGA - Festival Universitário de Artes Cênicas. 2011. (Festival).

5.
MARTINS, R. C.. Trilha de objetos poéticos. 2011. (Exposição).

6.
MARTINS, R. C.. Desenho de modelo super vivo. 2011. (Outro).

7.
MARTINS, R. C.. 2º Colóquio Nacional Visualidade e Educação - Imagens em Deslocamento. 2009. (Outro).

8.
MARTINS, R. C.. II Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanessa Cássia Rodrigues Silva. Valpromiss, o vale da promessa. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás, Serviço Social da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Vanessa Cassia Rodrigues Silva. ?O figurino e a estética vintage?. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Direção de Arte) - Escola de Música e Artes Cênicas - UFG, Serviço Social da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanessa Cássia Rodrigues da Silva. Valpromis, o Vale da Promessa: Visualidades de Máscaras, Mitologias e RPG em Direção de Arte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rosilandes Candida Martins.

2.
Rosiméria Pmentel Damacena. Bricolagem dos inservíveis: tecendo mediações em poéticas cênicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rosilandes Candida Martins.

Iniciação científica
1.
Rosiméria Pimentel Damascena. Poética de materiais e estética do precário. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rosilandes Candida Martins.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MARTINS, R. C.. Perambulações Poéticas de uma Atriz: a Imagem Corporal Como Montagem. In: Martins, alice Fátima; Satler, Lara Lima.. (Org.). Imagens, Olhares, Narativas. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. , p. 56-91.


Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, R. C.. Imagens e Delicadezas no Prosaico: a Autoetnografia na Construção da Dramaturgia de Atriz. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MARTINS, R. C.; OLIVEIRA, W. F. ; BERTE, O. S. . Paisagens de Lugares que Nunca Vi. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, R. C.; OLIVEIRA, W. F. . O Mar, eu nunca vi. 2014. (Exposição).

2.
MARTINS, R. C.; OLIVEIRA, W. F. . O Mar, eu nunca vi. 2014. (Exposição).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MARTINS, R. C.; OLIVEIRA, W. F. ; BERTE, O. S. ; LODDI, L. . Sentidos Simultâneos. 2010; Tema: Criação Coletiva. (Blog).



Outras informações relevantes


ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas
FAEB - Federação de Arte/educadores do Brasil 
ANPUH - Associação Nacional de História



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 14:33:14