Alencar José de Oliveira Scafi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1779823846554885
  • Última atualização do currículo em 13/08/2018


Pós graduado em Gestão financeira Avançada pela Faculdade SPEI/ISPG/Curitiba.Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985) e Licenciatura em Educação Profissional para o nível médio pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC/SP (Administração de Empresas). Professor de Ensino Superior e Professor de Educação Profissional para o nível médio.Tem experiência de mais de 30 anos na área de Administração, com ênfase em Administração, Economia, Finanças, Recursos Humanos, Marketing, Projetos, Qualidade, Empreendedorismo e Logística. Professor Orientador do Eixo de Gestão e Negócios - área de Logística. Professor do Ensino Regular (Fundamental e Médio), disciplinas de Matemática e Física. - Experiência de mais de 25 anos, nas funções de CEO (Chief Executive Officer, CFO (Chief Financial Officer), Diretor Comercial, Diretor de Projetos, Controller e Gerente Administrativo Financeiro, adquirida em empresas multinacionais e nacionais de vários portes, nos segmentos industriais (automotivo, metalurgia - bens de capitais, alimentos, petroquímico, tecnologia, telecomunicações, informática) e de serviços (educação / ensino, consultorias, gestão da mudança, implantação de sistemas integrados); - Domínio em todas as rotinas e atividades da área de controladoria / administrativa e financeira, recursos humanos, comercial, logística e tecnologia da informação; - Aptidão para desenvolvimento corporativo, reestruturação organizacional, funcional e patrimonial, análise de investimentos; - Habilidades em idealizações estratégicas, atuando como elemento de decisão na implantação de políticas e diretrizes, start-up, incorporações, fusões e aquisições de novos negócios, envolvendo riscos, estratégias e recursos; - Domínio no gerenciamento de empresas com matriz e unidades de negócios; - Sólidos conhecimentos em elaboração de orçamentos empresariais, definição de premissas, análise de resultados, implantação de Keys Indicators (indicadores de resultado) para tomada de decisões; - Experiência na elaboração e determinação do Valor Econômico de empresas; - Responsável pelo acompanhamento de formação de resultados, avaliação de performance e comportamento, observância de deficiências, apontamento e correção de pontos de vulnerabilidade, frente às metas planejadas e resultados obtidos; - Ampla experiência na definição, negociação e implantações de sistemas integrados de gestão (ERP / MRP), tendo sido responsável pela implantação de 6 (seis) sistemas (Magnus, Datasul - Ems, New Age, RM Sistemas, Sapiens e Logix), participação na implantação do ERP SAP (módulo de finanças), participação na implantação de sistema MRP e CRM; - Atuação efetiva em negociações bancárias, tendo desenvolvido e contratado projetos como BNDES, Progeren, Finame, Leasing, Leasing Back, Hedge, Câmbio, Contas Garantidas, Carta de Fiança, Seguro Garantia e Aplicações; - Vivência em rotinas comerciais, desenvolvimento e acompanhamento de clientes, elaboração de planos e metas, acompanhamento de resultados; - Conhecimentos da áreas de logística, marketing, qualidade, certificado nas normas ISO (9000, 9001, 9004 e 14000) e participação em círculos de qualidade (IBM); - Conhecimentos da área de produção, planejamento, programação e controle da produção, dimensionamento fabril, implantação do conceito do ?Lean Manufactoring", Gestão à Vista, tempos e métodos e administração de materiais. - Domínio em consultoria empresarial, estruturação e dimensionamento de empresas, determinação do valor econômico e participação na venda empresa. Inglês fluente, tendo me reportado ao exterior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alencar José de Oliveira Scafi
Nome em citações bibliográficas
SCAFI, A. J. O.

Endereço


Endereço Profissional
FUNDAÇÃO MUNICIPAL PARA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA - CAMPINAS, CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CAMPINAS.
Prefeitura Municipal de Campinas
Centro
13015904 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 32317350
URL da Homepage: https://www.ceprocamp.sp.gov.br/


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2016
Especialização em PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA - LICENCIATURA - ADMINISTRAÇÃO. (Carga Horária: 540h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Título: Licenciatura Plena em Administração.
1994 - 1994
Especialização em Gestão Financeira Avançada. (Carga Horária: 420h).
Faculdade SPEI/ISPG, SPEI, Brasil.
Título: Gestão Financeira Avançada.
1982 - 1985
Graduação em Administração de Empresas.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Seminário de Comércio Exterior. (Carga horária: 9h).
OAB CAMPINAS, OAB, Brasil.
2014 - 2014
Leader Training. (Carga horária: 48h).
A Onda Consultoria e Treinamento, ONDA, Brasil.
2009 - 2010
Liderança em Alta Performance. (Carga horária: 80h).
Master Mind, MASTER, Brasil.
1999 - 1999
Seminário Gerencial em finanças. (Carga horária: 80h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia de Itapira, FATEC ITAPIRA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplina: Controle da Qualidade, Gestão Financeira, Processo Gerenciais, Fundamentos de Marketing e Vendas, Sociologia das Organizações e Logística. Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Participante como mebro da banca de trabalho de Conclusão de Curso.


Faculdade de Tecnologia - Campinas, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 18
Outras informações
Professor de Ensino Superior, disciplina Gestão Econômica e Administrativa, Gestão Econômica e Projeto Interdisciplinar. Participante como membro de banca de Trabalho de Conclusão de Curso.


FUNDAÇÃO MUNICIPAL PARA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA - CAMPINAS, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Orientador do Programa Aprendiz cam, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profº Orientador - Eixo de Gestão e Logística, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador, no eixo de Gestão e Negócios do Programa Aprendiz Campinas. Responsável pelos Cursos do Aprendiz - Auxiliar Administrativo, Almoxarife e Frentista. Elaboração e implantação dos cursos refentes ao Programa Aprendiz. Acompanhamento dos alunos aprendizes, elaboração e análise dos relatórios de acompanhamento dos alunos aprendizaes.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Profissional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor nas disciplinas de Administração: (Fundamentos da Administração - TGA), Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas, Administração da Produção, Controle da Qualidade, Empreendedorismo, Gestão Comercial e Marketing. Professor nas disciplinas de Finanças: Matemática Financeira e Controles Financeiros, Administração Financeira (Módulos 1 e 2). Professor nas disciplinas de Economia: Noções de Economia, Gestão Econômica e Negócios Internacionais. Professor nas disciplinas de Contabilidade e Finanças: Contabilidade de Custos e Formação do Preço de Venda, Contabilidade Geral. Professor nas disciplinas de Logística: Fundamentos da Logística, Gestão da Qualidade na área de Logística, Logística Reversa e Sustentabilidade, Transporte e Distribuição (Módulos 1 e 2). Professor nos cursos de Qualificação Profissional: Auxiliar Financeiro, Auxiliar de Departamento Pessoal e RH, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Logística. Professor participante dos Programas EJA I e EJA II - Educação para jovens e adultos.


Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor PEB III, Carga horária: 25
Outras informações
Professor da Disciplinas de Matemática e Física (Fundamental e Ensino Médio).


FIBERWORK - Comunicações Ópticas, FIBERWORK, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: CFO - Chief Financial Officer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela direção administrativa e financeira da empresa, compreendendo as áreas de controladoria, administração, finanças, recursos humanos,projetos, governo, comercial, TI e Facilites. Responsável pela elaboração de planejamento estratégico/financeiro, orçamento empresarial, Forecast, Indicadores de Resultado e Performance e Reporte dos Resultados (tanto da empresa quanto dos projetos, produtos, soluções e serviços). Responsável pela análise das operações administrativas e financeiras, com sugestões de melhorias, baseado nas práticas comuns das empresas do segmento tecnológico. Participação na elaboração e apresentação de Projetos junto à Órgãos Governamentais (FINEP, FAPSP, CNPq, INOVA TELECOM, INOVA PETRÓLEO) na busca de fomentos para aplicação e uso da área de P&D. Participação na elaboração de pleitos para obtenção de incentivos fiscais (Lei de Informática, PPB/PDN, Lei do Bem). Responsável pela definição, elaboração, aprovação e acompanhamento de Custos e Preços dos Produtos, Soluções e Serviços. Responsável pela elaboração, acompanhamento e apresentação do P&L, por centro de custo e empresarial. Responsável pela alocação de recursos (financeiros, colaboradores) destinados ao desenvolvimento de projetos, produtos e serviços. Participação na elaboração e aprovação do Sales Plan da empresa. Responsável por todas as negociações financeiras junto à bancos, órgãos governamentais e clientes. Responsável pela auditoria, certificação e manutenção das Normas ISO 9000. Participação na elaboração de plano de Cargos e Salários, Cursos, Job Descriptions, Implantação de Planejamento de Desenvolvimento de Estagiários. Responsável pelos programas de qualidade, implantação do sistema CRM.


Dextera Consultoria, DEXTERA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo Financeiro e Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela estruturação organizacional da empresa, elaboração de organograma empresarial, planejamento estratégico/financeiro, orçamento empresarial, indicadores de resultado e performance e reporte dos resultados (tanto da empresa quanto dos projetos). Responsável pela gestão administrativa e financeira das 3 (três) empresas do grupo (2 no Brasil e uma na Argentina). Responsável pela gestão, análise e acompanhamento dos projetos (gestão da mudança e implantação de sistema ERP - SAP), elaboração do Kick Off e Go no Go dos projetos. Participação, como gestor, no consórcio de empresas responsáveis pela implantação de sistema ERP customizado e implantação da gestão da mudança no BNDES. Responsável pela implantação da gestão de mudança e sistema ERP no Pão de Açúcar, Secretaria do Estado e Saúde de Minas Gerais, Gafisa, Natura e Localiza na Argentina. Responsável pela implantação do sistema integrado de gestão nos módulos administrativo, financeiro, faturamento, budget, time sheet e projetos. Participação na elaboração das propostas comerciais e negociação junto aos clientes. Responsável pela definição, elaboração, aprovação e acompanhamento de Custos e Preços das Soluções e Serviços. Responsável pela elaboração, acompanhamento e apresentação do P&L, por centro de custo, por projeto e empresarial. Responsável pela alocação de recursos (financeiros, colaboradores) destinados ao desenvolvimento de projetos e serviços. Responsável pelas negociações financeiras da empresa.


Tecnol - Técnica Nacional de Óculos Ltda, TECNOL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Assessor da Presidência, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela estruturação da área de Controladoria da fábrica e das óticas, Responsável pelo treinamento e formação técnica da nova controller Responsável pela implantação do orçamento empresarial, introdução de Keys indicators para tomada de decisão, Apresentação de Orçamento Empresarial, por Empresa do Grupo e Consolidação em formato de Holding, Desenvolvimento de Sistemas de Apresentação de Resultado, Participação na implantação de sistema integrado próprio de gestão. Responsável pela implantação do sistema de custeio (sped) para atendimento à legislação. Responsável pelo desenvolvimento e determinação do valor econômico da empresa.


Brumazi Equipamentos Industriais Ltda, BRUMAZI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Controller, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pela gestão administrativa e financeira, envolvendo as áreas de controladoria, tesouraria, fiscal, recebimento fiscal, contabilidade, recursos humanos, tecnologia da informação, segurança do trabalho/patrimonial e serviços gerais de 03 (três) empresas do grupo, atuando no segmento metalúrgico (açúcar/álcool e equipamentos industriais), Consultor (sócios), na constituição de usina de açúcar/álcool e gestão de unidade agrícola. Responsável pela implantação de sistema integrado de gestão ? ERP ? SAPIENS (módulo administrativo-financeiro), e MRP (Engenharia de Processos, Produtos, Tempos e Métodos) Responsável pela implantação de orçamento empresarial, acompanhamento do real X orçado e plano de gestão estratégica financeira, determinação da necessidade de capital de giro, elaboração e acompanhamento do fluxo de caixa, Responsável pelo relacionamento com instituições financeiras, atuando no segmento de captações, aplicações, BNDES, FINAME, PROGEREN, Contas Garantidas, Capital de Giro Parcelado, Fiança Bancária, Seguro Garantia e outros Certificação nas Normas ISO 9000 (9001, 9004 e 14000) Resultados: Constituição e implantação de BNDES de 6.8 milhões FINAME de 4.3 milhões Redução na taxa financeira de fianças e alavancagem de 120 milhões nos limites da empresa Implantação do 1º Orçamento e indicadores de resultados na empresa Preparação, análise para mudança na contabilidade por lucro presumido para lucro real Reestruturação da área administrativa e financeira Implantação de sistema integrado de gestão ? ERP - Sapiens (financeiro, contábil, recursos humanos/departamento de pessoal) - MRP (Engenharia de Processos e Produtos, Tempos e Métodos


Integral Universidades Ltda, INTEGRAL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo Financeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável por toda a gestão administrativa e financeira do grupo, gerenciando 03 unidades em Campinas, tendo relacionamento com outras 16 unidades franqueadas do grupo, assim como outra Empresa do Grupo responsável pela editoração e elaboração do material didático, Responsável pelo reporte, emissão de relatórios gerenciais e análise de resultados, elaboração de indicadores de performance, fechamento contábil, custos, formação de preços, auditoria, jurídico, Responsável pela implantação de sistema integrado de gestão, orçamento e controladoria (RM SISTEMAS), módulo de secretaria de educação, contábil, RH/DP, financeiro e custos, Responsável pela gestão contábil, fiscal, tesouraria (contas a pagar/receber/caixa), elaboração de fluxo de caixa, Responsável pela elaboração de orçamento anual, real X orçado, Resultados: Redução na inadimplência de 6,2% para 3,1% Recuperação de R$. 430 mil em créditos (período de 02 anos) Redução de 1,3% na captação de recursos financeiros junto a Instituições Financeiras Responsável pelo estudo, planejamento na compra de uma unidade independente (Unidade Itatiba). Responsável pelo estudo, planejamento, elaboração e negociação da mudança do perfil da dívida de curto para longo prazo Responsável pela implantação de sistema integrado de gestão (RM Sistemas) Responsável pela implantação de orçamento e planejamento, e também a instituição do conceito de unidades de negócio.


SGH Ind e Comércio de Alimentos Ltda, SGH, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Controller, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável por toda a gestão administrativa e financeira no Brasil, gerenciando 05 (cinco) filiais, envolvendo todas as Áreas da Controladoria, Responsável pelo reporte, emissão de relatórios gerenciais e análise de resultados, elaboração de indicadores de performance (Brasil e França), fechamento contábil, auditoria, jurídico, Responsável pelo reporte de resultados à matriz na França. Responsável pela implantação de sistema integrado de gestão e controladoria (New Age). Resultados: Ressarcimento de R$. 700 mil, em 2002, de clientes inadimplentes. Recuperação de 1.2 milhões em impostos. Estruturação da área de Controladoria e implantação de sistema ERP.


Minasgás distribuição de Gás Ltda, MINASGÁS, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Controller, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável por toda a gestão administrativa e financeira nos Estados de São Paulo e Mato Grosso, gerenciando 05 (cinco) filiais, envolvendo todas as Áreas da Controladoria. Responsável pelo reporte, emissão de relatórios gerenciais e análise de resultados, elaboração de indicadores de resultado e performance. Responsável pela área de Tecnologia da Informação Responsável pelo reporte de resultados à matriz na Holanda. Responsável pela implantação de sistema integrado de gestão e controladoria (DATASUL/EMS) Participação na implantação do sistema de substituição tributária (ICMS) Resultados: Ressarcimento de ICMS em 2000 de 3.2 milhões. Participação na discussão e implantação da substituição tributária no ramo. Redução na Inadimplência de 2.2 milhões para 1.4 milhões.


Positivo Informática - Matriz, POSITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: cONTROLLER, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Participação no processo de abertura do Positivo Informática e responsável por toda a estruturação inicial da empresa. - Participação em licitações junto aos órgãos público para a venda computadores e softwares para a educação infantil. - Estruturação das área de controladoria, suprimentos, comercial e participação na estruturação da área de produção, dimensionamento fabril. - Responsável pela certificação do Positivo Informática nas normas ISO 9000 (9001 e 9004) - Responsável pelo reporte dos resultados junto à Holding do Grupo Positivo e participação em reuniões estratégicas da Holding do Grupo Positivo.


SID INFORMATICA S.A., SIS_FORN, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo Financeiro, Carga horária: 44
Outras informações
Responsável pela gestão administrativa, financeira, recursos humanos, tecnologia da informação e suprimentos de 3 empresas do Grupo Sharp (Sid Informática, STC Telecomunições e Sid Telecomunicações). Responsável e participação na criação e consolidação de uma Joint Venture com a IBM Brasil para a produção de computadores e placas de circuito impresso. Responsável pelas áreas de contabilidade, fiscal, custo contábil, padrão e reposição, bem como a formação do preço de venda. Responsável pelo custeio e sugestão do preço de vendo dos protótipos. Participação na importação de componentes.


Itautec - Grupo Itautec, ITAUTEC, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Econômico Financeiro, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Experiência na formatação do custo contábil, padrão e custo de reposição. - Responsável pela elaboração do custo dos produtos em desenvolvimento (Protótipos) e sugestão do preço de venda. - Responsável pela elaboração dos preços de venda dos produtos em linha. - Participação em draw backs, importações de componentes utilizados nos produtos a serem fbricados - Participação no inventário e atendimento à auditoria, tanto interna quanto externa.



Outros Projetos


2017 - Atual
Aprendiz Campinas
Descrição: Elaboração do Projeto Aprendiz Campinas na FUMEC/CEPROCAMP.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Finanças.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Economia.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Logística.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TEIXEIRA, M. J.2016TEIXEIRA, M. J. ; ALVES, Nelson Aparecido ; SCAFI, A. J. O. ; FERREIRA, L. F. . PLANEJAMENTO LOGÍSTICO NO TRANSPORTE AÉREO DE ANIMAIS VIVOS - ESTUDO DE CASO NO AEROPORTO DE VIRACOPOS. RACRE (CREUPI), v. 16, p. 49-63, 2016.

2.
ALMEIDA, C. C.2015ALMEIDA, C. C. ; LABIGALINI, M. R. ; FERREIRA, L. F. ; SCAFI, A. J. O. . APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - COMPOSIÇÃO DOS SISTEMAS GERENCIADORES DO NEGÓCIO (ERPS) E SISTEMAS DE EXECUÇÃO DA MANUFATURA (MES): CONDIÇÕES DE INTEGRAÇÃO DAS INFORMAÇÕES. RACRE (CREUPI), v. 19, p. 96-133, 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
TEIXEIRA, M. J. ; SCAFI, A. J. O. . Auxiliar de Comércio Exterior. 2017. .

2.
SCAFI, A. J. O.; TEIXEIRA, M. J. . Auxiliar de Logística. 2016. .

3.
TEIXEIRA, M. J. ; SCAFI, A. J. O. ; NICOLUCCI, M. V. . Auxiliar de Almoxarifado e Movimentação de Materiais. 2016. .

4.
SCAFI, A. J. O.. Auxiliar Financeiro. 2016. .

5.
SCAFI, A. J. O.. Auxiliar de Departamento Pessoal. 2016. .

6.
SCAFI, A. J. O.. Auxiliar Administrativo. 2015. .

7.
SCAFI, A. J. O.. Orçamento Empresarial. 2006. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCAFI, A. J. O.. Participação em banca de Guilherme Menezes Cerveira.Geração de Água ultrapura nas Indústrias de Semicondutores e Microeletrônicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processos Químicos) - Faculdade de Tecnologia - Campinas.

2.
SCAFI, A. J. O.. Participação em banca de Priscila Nietto Elias Marcelino.A importância dos Macronutrientes e Micronutrientes nas planas do solo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processos Químicos) - Faculdade de Tecnologia - Campinas.

3.
SCAFI, A. J. O.. Participação em banca de Ivan Soares Moraes.Estudo da carga poluidora presente em efluentes líquidos industriais encaminhados para tratamentos em empresas terceirizadas. 2017 - Faculdade de Tecnologia - Campinas.

4.
SCAFI, A. J. O.. Participação em banca de Raísa Maria da Silva e Luís Carlos da Silva Junior.Os Impactos Financeiros Causados pela Malha Viária Brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Itapira.

5.
SCAFI, A. J. O.. Participação em banca de Antônio Luciano dos Santos e Fábio Júlio Santos.A Eliminação do Disperdício e Utilização da Ferramenta de Produção Enxuta no Processo Produtivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Itapira.

6.
SCAFI, A. J. O.. Participação em banca de Cristian Felipe Mendes e Edson Emiliano dos Santos.Liderança Organizacional - Aspectos da Contemporaneidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Itapira.

7.
SCAFI, A. J. O.. Participação em banca de Erika Cristina Pereira Raimundo.A Organização, a Administração e o Administrador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Itapira.

8.
SCAFI, A. J. O.. Participação em banca de Aloisio Luzo dos Santos.Desenvolvimento de Sites para Dispositivo Móvel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia - Campinas.

9.
SCAFI, A. J. O.. Participação em banca de Pietro Dragonetti.Despolimerização do Poliestireno Expandido por Meio da Reciclagem Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processos Químicos) - Faculdade de Tecnologia - Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Seminário de Comércio Exterior.Comércio Exterior. 2017. (Seminário).

2.
20º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. 2016. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCAFI, A. J. O.; NICOLUCCI, M. V. . SEMANA TEMÁTICA DE ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caio Filipe Sartorelli Duzo e Renato Pelizer Lopes Pinheiro. Os Reflexos da Reforma Trabalhista nas Organizações. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Itapira. (Orientador).

2.
Cristian Felipe Mendes e Edson Emiliano dos Santos. Gestão de Pessoas - Liderança em Organizações Contemporâneas. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Itapira. (Orientador).

3.
Antonio Luciano dos Santos e Fabio Julio dos Santos. Eliminação de Desperdícios e Utilização da Ferramenta Produção Enxuta. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Itapira. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
ALENCAR JOSÉ DE OLIVEIRA SCAFI. Professor Orientador do Eixo de Gestão e Negócios - Área de Logística - FUMEC. Início: 2016. Orientação de outra natureza. FUNDAÇÃO MUNICIPAL PARA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA - CAMPINAS. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCAFI, A. J. O.; NICOLUCCI, M. V. . SEMANA TEMÁTICA DE ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 16:47:18