Ana Carolina Pontes Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8268605693630572
  • Última atualização do currículo em 26/06/2017


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus do Pantanal (2009) e mestrado em Educação - área de concentração em Educação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Sociais e Pedagogia e Educação Social. É doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Carolina Pontes Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, A. C. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, CPAN - Campus do Pantanal.
Avenida Rio Branco, 1270
Universitário
79304020 - Corumbá, MS - Brasil
Telefone: (67) 32346860


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Educação - Área de Concentração: Educação Social.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, CPAN, Brasil.
Título: Trajetórias sociais de jovens que vivenciaram o processo de desligamento por maioridade em abrigos institucionais,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Profa Dra Edelir Salomão Garcia.
Coorientador: Prof. Dr. Roberto da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus do Pantanal, UFMS - CPAN, Brasil.
Título: O processo de efetivação do III Seminário de Educação Inclusiva direito a diversidade: município-pólo de Corumbá/MS.
Orientador: Profa Dra. Edelir Salomão Garcia.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, CPAN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente do Ensino Superior Público, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 8
Outras informações
Professora Colaboradora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Disciplinas: História da Educação e História da Educação Brasileira

Atividades

03/2015 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Politica Educacional e Organização da Educação Básica
03/2015 - Atual
Ensino, Letras/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional e Organização da Educação Básica
03/2015 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional e Organização da Educação Básica
03/2015 - Atual
Ensino, Letras/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política Educacional e Organização da Educação Básica
05/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , CPAN - Campus do Pantanal, CPAN - Campus do Pantanal.

Atividade realizada
Coordenadora da Programa de Educação, Pobreza e Desigualdade Social - SECADI/MEC/UFMS.
08/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CPAN - Campus do Pantanal, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia - UFMS/CPAN.
04/2013 - 12/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica
04/2013 - 12/2014
Ensino, Letras/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica I
Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica II
04/2013 - 12/2014
Ensino, Letras/Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica I
Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica II
04/2013 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Obrigatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
01/2014 - 10/2014
Direção e administração, CPAN - Campus do Pantanal, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Pedagogia.
02/2013 - 09/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, CPAN - Campus do Pantanal, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Estágio Supervisionado.
08/2013 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, CPAN - Campus do Pantanal, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Letras - Inglês/Espanhol.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Obrigatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Obrigatório da Educação de Jovens e Adultos
08/2013 - 12/2013
Outras atividades técnico-científicas , CPAN - Campus do Pantanal, CPAN - Campus do Pantanal.

Atividade realizada
Professora Formadora doPrograma Escolas Interculturais da Fronteira.
03/2013 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, CPAN - Campus do Pantanal, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação Interna - UFMS/CPAN.

Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, SED/MS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Convocação, Enquadramento Funcional: Coordenadora Técnica/Biblioteconomia, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Corumbá, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de 1a a 5a série do E.F., Carga horária: 20


Colégio Salesiano de Santa Teresa, CSST, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Corpo docente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Centro de Ensino Colégio Imaculada Conceição, CENIC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Corpo docente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista de Trabalho Interno, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Práticas Docentes - LAFORPRAT

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Márcia Regina do Nascimento Sambugari em 03/09/2013.
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo Investigar a formação e práticas de docentes da Educação Básica em diferentes contextos escolares, numa abordagem multidisciplinar em diversas áreas de conhecimento Filosofia, Teologia, Educação, Política Educacional, Currículo, Sociologia, Linguagem, Educação Física e Artes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Formação e Trabalho do Educador em espaços escolares e não escolares
Descrição: As mudanças trazidas pela aprovação das Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, em 2005, alteram de forma significativa o processo de formação do pedagogo ao romper com a estrutura dos currículos mínimos vigentes até então, ao possibilitar a flexibilização e inovações nos projetos institucionais, possibilitando diversidade e diversificação de projetos e acentuando o debate sobre a formação e trabalho do pedagogo. A despeito das questões conflitantes que essas diretrizes ensejam, estão incluídas nas discussões novas demandas de formação e trabalho do educador. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é avaliar os processos de formação e trabalho do pedagogo em espaços escolares e não-escolares, levando-se em conta as essas mudanças. Pretendemos abarcar dois focos que julgamos complementares na compreensão do objeto dessa investigação. O primeiro refere-se ao aprofundamento do conhecimento sobre a formação e trabalho do educador, em seu aspecto de construção teórico-metodológica, seu papel na sociedade contemporânea e a constituição da prática educativa do pedagogo, sob a contribuição da perspectiva sócio-histórica e sociológica. O segundo foco refere-se ao conhecimento de quem são os sujeitos da educação escolar e não escolar e suas condições de aprendizagem, sob a contribuição da perspectiva sociológica. O campo empírico dessa investigação dessa pesquisa são os municípios de Corumbá e Ladário, no estado de Mato Grosso do Sul. Os procedimentos adotados para a coleta de dados serão os seguintes: coleta de fontes primárias (documentos e propostas de ação que sinalizem para a adoção de medidas sócio-educativas em espaços não escolares); coleta de dados estatísticos; entrevistas com roteiros semi-estruturados a serem realizadas com educadores, crianças e adolescentes e técnicos das Secretarias de Educação, de Assistência Social e de Saúde dos Municípios de Corumbá e Ladário/MS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Pré-Conferência Livre da Educação Superior de Corumbá e Ladário Rumo à CONAE 2014
Descrição: A II Conferência Nacional da Educação (Conae/2014), a ser realizada no mês de fevereiro de 2014, em Brasília-DF, será um momento especial na história das políticas públicas do setor, constituindo-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas de Estado. Precedida por conferências preparatórias e livres, municipais e /ou intermunicipais, do Distrito Federal e estaduais de educação, terá como tema central O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Nesta direção, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, juntamente com as demais instituições de Ensino Superior de Corumbá (IFMS, UNIDERP, UNOPAR, FSST, UNIP) estarão reunidas para a Pré-Conferência Livre da Educação Superior, com a proposta de discutir e tencionar metas para a educação dentro do contexto dos eixos temáticos propostos pela Conferência, bem como eleger os delegados que representarão o Ensino Superior na Pré-Conferência Intermunicipal ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
 I Fórum de Diálogos com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia - UFMS/CPAN
Descrição: O curso de Pedagogia do Campus do Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, completará em 2013, 46 anos de atuação na cidade de Corumbá. Diante deste contexto, surgiu a necessidade de refletirmos e repensarmos o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia, procurando oportunizar um espaço para discussão e reflexão, priorizando neste diálogo o contato com os alunos egressos, profissionais em exercício e os acadêmicos do curso de Pedagogia, a fim de possibilitar o conhecimento de diferentes realidades, a troca de experiências e a reflexão sobre as possibilidades, demandas e desafios da formação do educador. Entendemos que Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia é fundamental, pois norteia o trabalho dos professores e alunos, por encaminhar ações para o futuro com base na sua realidade atual e suas necessidades locais. Assim, o projeto precisa estar no centro de constantes e importantes reflexões, não só entre os professores que ministram as disciplinas, mas também entre os alunos que recebem a formação no curso de Pedagogia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Menção Honrosa - I EPEX - I Econcontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ( I PETPEG - IX EIC - III ENEX), Pró- Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE) da UFMS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, A. C. P.2008 COSTA, A. C. P.; TIAEN, M. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. . Arte Ciercense na escola: possibilidade de um enfoque curricular interdisciplinar. Olhar de Professor (UEPG), v. 11, p. 197-217, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, A. D. ; KASSAR, M.C.M. ; COSTA, A. C. P. ; GARCIA, E. S. . Aspectos da Formação Continuada em Educação Especial: proposições de um programa. In: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar; Fabiany de Cássia Tavares Silva. (Org.). Escrita da Pesquisa em Educação no Centro-Oeste. 1ed.Campo Grande: Editora Oeste, 2012, v. 1, p. 243-255.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, A. C. P.. As políticas de proteção a infância e adolescência e a educação: reflexões a partir da década de 1920. In: Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012, São Paulo. Anais do Congresso Internacional de Pedagogia Social IV Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2012.

2.
COSTA, A. C. P.; GARCIA, E. S. . O Papel da Família no contexto da criança abandonada/institucionalizada. In: VIII Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul, 2010, Campo Grande. Anais da VIII Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul/2010. Campo Grande: Editora da UEMS, 2010. v. 1. p. 103-113.

3.
COSTA, A. C. P.; GARCIA, E. S. . O processo de efetivação do III Seminário de Educação Inclusiva Direito a Diversidade: Município-Pólo de Corumbá/MS. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia. Anais do X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste. Uberlândia: Editora da FACED, 2010. v. 1.

4.
KASSAR, M.C.M. ; GARCIA, E. S. ; MACIEL, A. U. ; COSTA, A. C. P. ; LEIJOTO, C. P. ; FREITAS, L.G. ; BRANDÃO, P.F. . Educação Inclusiva: direito à diversidade-estudo de caso de um município-pólo.. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial, 2008, Ponta Grossa. Anais IV Seminário. Marília: Conhecimento & Margens, 2008. v. 1. p. 1-20.

5.
COSTA, A. C. P.; TIAEN, M. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. . O circo no trabalho didático: instrumento para a obtenção do processo de interdisciplinaridade. In: VII Jornada do HISTEDBR, 2007, Campo Grande. Caderno de Resumos da VII Jornada do HISTEDBR. Campo Grande: Uniderp, 2007. p. 1-20.

6.
COSTA, A. C. P.; TIAEN, M. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. . Técnicas circenses na atuação docente: possibilidades de um enfoque curricular interdisciplinar. In: I Encontro de Políticas e Práticas de formação de professores. IX SEminário, 2007, Campo Grande. ANAIS. Campo Grande: UFMS, 2007. p. 421-428.

7.
COSTA, A. C. P.. A ampliação do ensino fundamental de 9 anos nas unidades escolares de Corumbá. In: Jornada de Educação de MS, 2007, Campo Grande. Anais. Campo Grande: Editora Uniderp, 2007. p. 43-48.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, A. C. P.; GARCIA, E. S. . Programa de Educacao Inclusiva: Diferentes Olhares dos Multiplicadores do Pólo de Corumbá - MS sobre o Processo de Formacao de Redes de Apoio à Inclusão. In: IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educacao Especial, 2007, Londrina. Anais IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educacao Especial, 2007. p. 1-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, A. C. P.; GARCIA, E. S. . O processo de efetivação do III Seminário de Educação Inclusiva Direito a Diversidade: Município-Pólo de Corumbá/MS. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da produção do conhecimento, 2010, Uberlândia. Anais do X Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste. Uberlândia: Editora da FACED, 2010. v. 1. p. 128-129.

2.
COSTA, A. C. P.; TIAEN, M. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. . O circo no trabalho didático: instrumento para a obtenção do processo de interdisciplinaridade. In: VII Jornada do HISTEDBR, 2007, Campo Grande. Anais da VII Jornada do HISTDBR, 2007. p. 143-144.

3.
COSTA, A. C. P.; GARCIA, E. S. . Programa de Educacao Inclusiva: Como os Multiplicadores do Pólo de Corumbá - MS avaliamo Processo de Formacao de Redes de Apoio à Inclusão. In: Encontro de Pedagogia: 40 Anos Formando Educadores, 2007, Corumbá. Anais do Encontro de Pedagogia: 40 Anos Formando Educadores. Campo Grande: UFMS, 2007. p. 18-18.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, A. C. P.. A atuação do pedagogo(a) em espaçõs não-formais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COSTA, A. C. P.. Experiências institucionais da Iniciativa EPDS/Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COSTA, A. C. P.; GARCIA, E. S. . O papel da família no contexto da criança abandonada/institucionalizada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
COSTA, A. C. P.; GARCIA, E. S. . O processo de efetivação do III Seminário de Educação Inclusiva Direito a Diversidade: Município-Pólo de Corumbá/MS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
COSTA, A. C. P.; TIAEN, M. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. . O Circo na UFMS/CPAN: A Formação de Professores e Acadêmicos como Multiplicadores da Arte Circense em Instituições Escolares e Não-Escolares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COSTA, A. C. P.; GARCIA, E. S. . Programa de Educação Inclusiva: Diferentes Olhares do Multiplicadores do Pólo de Corumbá/MS sobre o Processo de Formação de Redes de Apoio a Inclusão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SAMBUGARI, M. R. N. ; TIAEN, M. S. ; Anamaria Santana da Silva ; SANTABA, J. B. ; COSTA, A. C. P. . Vivências em Técnicas Circenses e Literatura Infantil com Professores e Comunidades Ribeirinhas do Paraguai Mirim e Serra do Amolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
COSTA, A. C. P.. A Expansão do Ensino Fundamental de 9 anos nas unidades escolares de Corumbá. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COSTA, A. C. P.; TIAEN, M. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. . O circo no trabalho didático: instrumento para a obtenção do processo de interdisciplinaridade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
COSTA, A. C. P.; TIAEN, M. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. . Técnicas circenses na atuação docente: possibilidades de um enfoque curricular interdisciplinar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
COSTA, A. C. P.; GARCIA, E. S. . Programa de Educacao Inclusiva: Diferentes Olhares dos Multiplicadores do Pólo de Corumbá - MS sobre o Processo de Formacao de Redes de Apoio à Inclusão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
COSTA, A. C. P.; GARCIA, E. S. . Programa de Educacao Inclusiva: Como os Multiplicadores do Pólo de Corumbá - MS avaliamo Processo de Formacao de Redes de Apoio à Inclusão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
COSTA, A. C. P.. O Papel Interdisiciplinar do Circo no Processo Educativo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
COSTA, A. C. P.; RONDON, J. R. ; SAMBUGARI, M. R. N. ; FABI, S. G. . Vivências Corporais e Musicais na Formação e Atuação Docente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
COSTA, A. C. P.; SAMBUGARI, M. R. N. ; TIAEN, M. S. ; TORRES, W. F. . O Papel Interdisciplinar do Circo no Processo Educativo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MACIEL, A. U. ; COSTA, A. C. P. ; RONDON, J. R. ; SAMBUGARI, M. R. N. ; COUTINHO, M. M. V. . Laboratório Contemporâneo para a Educação do Movimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
TIAEN, M. S. ; COSTA, A. C. P. . Oficina de Técnicas Circenses. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
COSTA, A. C. P.. Oficina de Contação de Histórias. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
COSTA, A. C. P.; TIAEN, M. S. . Grupo de Estudos: O Papel Interdisciplinar do Circo no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
COSTA, A. C. P.; TIAEN, M. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. . Coordenadora. Projeto de Extensão: O Papel Interdisciplinar do Circo no Processo Educativo II. 2008. (Extensão Universitária).

5.
COSTA, A. C. P.; GARCIA, E. S. . Bolsista Voluntária. Programa de Educação Inclusiva: Diferentes Olhares dos Multiplicadores do Pólo de Corumbá - MS sobre o Processo de Formação de Redes de Apoio a Inclusão. 2008. (Iniciação Científica).

6.
SAMBUGARI, M. R. N. ; COSTA, A. C. P. ; TIAEN, M. S. . Vice- coordenadora. Projeto de Extensão: Navegando no Rio dos Sonhos - Uma vivência em técnicas circenses e literatura infantil com professores de comunidades ribeirinhas. 2008. (Extensão Universitária).

7.
FRANCA, D. S. ; COSTA, A. C. P. . Coordenadora I Simpósio sobre Formação de Professores. 2007. (Evento).

8.
COSTA, A. C. P.; TIAEN, M. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. . Coordenadora. Projeto de Extensão: O Papel Interdisciplinar do Circo no Processo Educativo. 2007. (Extensão Universitária).

9.
SAMBUGARI, M. R. N. ; TIAEN, M. S. ; COSTA, A. C. P. . Vice - coordenadora. Projeto de Extensão: Vivências Corporais e Musicais - A dança, Arte Circense e Musicalização na Formação e Atuação Docente. 2007. (Extensão Universitária).

10.
COSTA, A. C. P.. Monitora de Ensino - Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Expressão Corporal e Musical. 2007. (Monitoria de Ensino).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COUGO, A. C.; SOUZA, M. C.; COSTA, A. C. P.. Participação em banca de Lidio Guilherme Rojas Junior.Adolescentes na/da Educação de Jovens e Adultos: caminhos e escolhas de entrada na modalidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
COSTA, A. C. P.; GARCIA, E. S.; CASSANHA, L. A. H.. Participação em banca de Márcia Martins Queiroz.Futuros Pedagogos: a visão sobre o acolhimento de crianças e adolescentes em instituições protetivas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

3.
COUGO, A. C.; COSTA, A. C. P.; GARCIA, E. S.. Participação em banca de Samuel do Espirito Santo Campos.As práticas pedagógicas adotadas por professores com vistas a minimização do fracasso escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

4.
GARCIA, E. S.; FRANCA, D. S.; COSTA, A. C. P.. Participação em banca de Fabiane Aparecida Brandão da Costa.Casa de Acolhimento na visão dos adolescentes: um muro que isola e/ou um teto que protege?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

5.
FRANCA, D. S.; COSTA, A. C. P.; OLIVEIRA, E.H.. Participação em banca de Suellen Alves de Andrade e Silva de Souza.Programa Mais Educação e a contribuição para o sucesso escolar dos alunos dos anos iniciais do município de Corumbá/MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

6.
COELHO, L. L.; COSTA, A. C. P.; COUGO, A. C.. Participação em banca de Juciane Azarias dos Santos.Atendimento dos alunos com deficiência intelectual no ensino regular da Educação de Jovens e Adultos nas perspectiva dos professores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

7.
MELO, R. Z.; COSTA, A. C. P.; TIAEN, M. S.. Participação em banca de Deived de Souza Leite.A arte circense no picadeiro da Educação Física: o malabarismo como uma perspectiva de conteúdo escolar.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

8.
COSTA, A. C. P.; FRANCA, D. S.; GARCIA, E. S.. Participação em banca de Francy Laura de Moraes.Infância, adolescencia e políticas sociais: um olhar sobre as ações de combate à vulnerabilidade social no município de Corumbá/MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
COSTA, A. C. P.; FRANCA, D. S.; GARCIA, E. S.. Participação em banca de Fernanda de Almeida Mendes.O espaço de atuação do pedagogo em instituições não-escolares de antendimento à infância e adolescência em Corumbá e Ladário/MS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

10.
COSTA, A. C. P.; FRANCA, D. S.; GARCIA, E. S.. Participação em banca de Vanna Giane Diniz.As salas de recusos multifuncionais da rede municipal de ensino de Corumbá/MS: a visão do professor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

11.
COSTA, A. C. P.; FRANCA, D. S.; GARCIA, E. S.. Participação em banca de Alexandre Anastácio de Oliveira.Pedagogia Social e Educação Social: análise dos artigos da Revista Ciências da Educação no período de 2003 à 2009. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COSTA, A. C. P.; RODRIGUES, S. A.. 10º Professor por Excelência. 2014. Prefeitura Municipal de Corumbá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10º Prêmio Professor por Excelência.Avaliadora dos Trabalhos. 2014. (Outra).

2.
Conferência Nacional de Educação - CONAE 2014. 2014. (Outra).

3.
I Reunião Pedagógica da Inciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social. 2014. (Outra).

4.
I Seminário PRODOCÊNCIA da UFMS. 2014. (Outra).

5.
Conferência Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul - COEED/MS.Delegada do Setor de Ensino Superior Público. 2013. (Outra).

6.
Conferência Intermunicipal de Corumbá e Ladário - Rumo à CONAE 2014. 2013. (Outra).

7.
Fórum de Discussões sobre o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia do CPAN. 2013. (Outra).

8.
Pré-Conferência Livre do Ensino Superior de Corumbá e Ladário: Rumo à CONAE 2014. 2013. (Outra).

9.
Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ?Apropriação da Leitura e da Escrita?.Avaliadora dos Trabalhos. 2013. (Seminário).

10.
35ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2012. (Outra).

11.
IV Congresso Internacional de Pedagogia Social & Simpósio de Pesquisa Pós-Graduação. 2012. (Congresso).

12.
Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Centro-Oeste. 2012. (Congresso).

13.
34ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2011. (Outra).

14.
VIIII Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul. 2010. (Outra).

15.
X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento. 2010. (Congresso).

16.
Projeto de Ensino: Ensinar História para crianças de 06 a 10 anos. 2009. (Outra).

17.
I EPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, (I PETPEG - IX EIC- III ENEX). 2008. (Encontro).

18.
II Encontro de Extensão Universitária da UFMS (II ENEX). 2008. (Encontro).

19.
Oficina de Maquiagem Artística. 2008. (Outra).

20.
Projeto de Ensino: As Atividades Complementares na Formação do Futuro Professor. 2008. (Outra).

21.
Projeto de Extensão: Com a poesia a gente se alivia - Era uma vez um Tatu Poeta que teve o direito de escolher o seu jeito - Possibilidades da Arte e da Literatura. 2008. (Outra).

22.
Projeto de Extensão: Laboratório Contemporâneo para a Educação do Movimento Corporal III. 2008. (Outra).

23.
2º Encontro Municipal de Educação Infantil. 2007. (Encontro).

24.
6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2007. (Outra).

25.
Encontro de Estudos e Pesquisas em História, Trabalho e Educação - HISTEDBR. 2007. (Encontro).

26.
Encontro de Pedagogia: 40 anos formando educadores. 2007. (Encontro).

27.
I Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores. 2007. (Encontro).

28.
II Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa ? ISAAC Brasil. 2007. (Congresso).

29.
II Encontro Municipal de Educação no Campo. 2007. (Encontro).

30.
II Seminário de Pesquisa em Educação e Trabalho. 2007. (Seminário).

31.
I Simpósio sobre Formação de Professores. 2007. (Simpósio).

32.
IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. 2007. (Congresso).

33.
Mini-curso: "Adequação postural para o uso de comunicação alternativa". 2007. (Outra).

34.
Mini-curso:" CSA: como estruturar uma intervenção na sala de aula inclusiva". 2007. (Outra).

35.
Projeto de extensão: Laboratório Contemporâneo para a Educação do Movimento Corporal II. 2007. (Outra).

36.
Semana do Meio Ambiente:"O desenvolvimento Sustentável no Pantanal". 2007. (Outra).

37.
VII Jornada do HISTEDBR : A organização do trabalho didático na História da Educação.. 2007. (Outra).

38.
V Jornada de Educação do Mato Grosso do Sul. 2007. (Outra).

39.
Encontro Municipal de Educação. 2006. (Encontro).

40.
Festival América do Sul. 2006. (Outra).

41.
I Seminário do Projeto Conexões de Saberes e II Congresso do CREIA.. 2006. (Congresso).

42.
Projeto de Extensão: Estudos sobre a erradicação do trabalho infantil. 2006. (Outra).

43.
VI Olimpíada Estadual das APAES. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, A. C. P.; FABI, S. G. ; GARCIA, E. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. . Semana de Integração da Primeira Turma de Educação Física do Câmpus do Pantanal. 2009. (Outro).

2.
COSTA, A. C. P.. "Talentos do CPAN" para Integração dos Calouros do Campus do Pantanal. 2008. (Outro).

3.
COSTA, A. C. P.. Encontro de Pedagogia: 40 anos Formando Educadores. 2007. (Outro).

4.
FRANCA, D. S. ; COSTA, A. C. P. . I Simpósio de Formação de Professores. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luana Navarros. EJA: um espaço para o adulto ou para o jovem?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Orientador: Ana Carolina Pontes Costa.

2.
Siovaner Bernard Amorim. Do ensino regular à EJA: a exclusão de alunos com situações de fracasso em sua trajetória escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Orientador: Ana Carolina Pontes Costa.

3.
Laissa Hassan. Educação direito de todos: a educação como fonte de ressocialização para os detentos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Orientador: Ana Carolina Pontes Costa.

4.
Mariana Gomes Duarte. Atendimento a criança e ao adolescente, em situação de perca de vinculo temporário ou definitivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Orientador: Ana Carolina Pontes Costa.

5.
Karine Pinto Leiva. Motivos do Acolhimento e Desacolhimento Institucional: consonâncias e dissonâncias com o Estatuto da Criança e do Adolescente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Orientador: Ana Carolina Pontes Costa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 8:00:42