Marlize Spagolla Bernardelli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4262409170057795
  • Última atualização do currículo em 25/04/2018


Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Maringá UEM. Especialista em Metodologia e Didática de Ensino IEPE. Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável I pelo IEPE. Mestre em Educação UENP- FAFICOP. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina UEL. Docente e Pesquisadora da UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná- Campus de Cornélio Procópio, atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marlize Spagolla Bernardelli
Nome em citações bibliográficas
BERNARDELLI, M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, Centro de Ciências Humanas e Da Educação / Colegiado de Matemática.
Av. Portugal,340
centro
86300-000 - Cornelio Procopio, PR - Brasil
Telefone: (043) 39041980
Fax: (043) 39041922
URL da Homepage: www.uenp.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A Interdisciplinaridade na contextualização do conceito de transformação química em um curso de Ciências Biológicas, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Irinéa Lourdes Batista.
Bolsista do(a): Fundação Araucária - Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, F, Brasil.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Conceito químico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2003
Mestrado em Educação.
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, UENP/FAFICOP, Brasil.
Título: Encantar para Ensinar - Uma Proposta Metodológica para o Ensino de Química,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Antonio Carlos Will Ludwig.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem; Ensino e aprendizagem em Química; Metodologia alternativa; Sócio-interacionismo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2006
Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Ensino , Pesquisa e Extensão, IEPE, Brasil.
Título: Educação Ambiental: Uma proposta Didático-Pedagógica Partindo da Informação para a Formação de Cidadãos.
Orientador: Dr. Marcelo Eduardo Fréres Stipp.
1996 - 1997
Especialização em Metodologia e Didática de Ensino. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
Título: Funções da Linguagem.
Orientador: Alberto Albuquerque Gomes.
1972 - 1975
Graduação em Licenciatura Plena em Química.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Aluno Especial - Retórica Aplicada ao Ens de Ciênc. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
Tópicos de Linguagem Acadêmica - PPGECT. (Carga horária: 45h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Ponta Grossa, UTFPR PG, Brasil.
2009 - 2009
Aluno Especial - Metodologia de Pesq em Educ. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em UNIVERSIDADE ABERTA: ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO. (Carga horária: 32h).
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
2008 - 2008
XIII Encontro Paranaense, XIII Congresso Brasileir. (Carga horária: 30h).
Centro Reichiano, CRPC, Brasil.
2007 - 2007
Grupo de Estudos Avançados sobre o Meio Ambiente. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2007 - 2007
Mestrado em Ciências e Ed Mat - Aluno Especial. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2007 - 2007
IV EPEA Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.
Instituto de Biociências de Rio Claro da Unesp, EPEA, Brasil.
2007 - 2007
Encontro E.A - Questões Epis. Contemporânea.
Instituto de Biociências de Rio Claro da Unesp, EPEA, Brasil.
2007 - 2007
II Encontro sobre Percepção e Conservação Ambienta.
Olam - Ciência e tecnologia, OLAM, Brasil.
2007 - 2007
Reunião Regional de Londrina. (Carga horária: 8h).
ANGLO - Sistema de Ensino, ANGLO, Brasil.
2006 - 2006
Projeto - Aplicação de Novas Mídias como Recurso.
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio., FAFI, Brasil.
2006 - 2006
II Seminário de Epistemologia e Teorias Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
III Congresso Internaciona de Educação - Didática.
EPCEP, EPCEP, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em III Semana de Extensão Universitária de Matemática.
Faculdade Estadual De Filosofia Ciências e Letras de COrnélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
2005 - 2005
X Encontro Paranaense e V Congresso Brasileiro.
CENTRO REICHIANO, CRP, Brasil.
2005 - 2005
II Feira e Congresso Educacional - Didática 14º.
EPCEP, EPCEP, Brasil.
2004 - 2004
I Convenção Brasil Latino-américa..
CENTRO REICHIANO, CRP, Brasil.
2003 - 2003
Palestra - Crescer é uma Aventura. (Carga horária: 4h).
Lions Club de Santa Mariana, LCSM, Brasil.
2003 - 2003
I Conferência Regional do Meio Ambiente.
Secretaria Estadual de Meio AMbiente e Recursos Hidricos do PR, SEMAPR, Brasil.
2003 - 2003
I Conferência Estadual - PR e Nacional.
Secretaria Estado de meio Ambiente do Paraná, SEMA, Brasil.
2003 - 2003
VIII Encontro Paranaense de Psicoterapia Corporal.
CENTRO REICHIANO, CRP, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Semana de Ciências Biológicas e Exatas.
Faculdade Estadual De Filosofia Ciências e Letras de COrnélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
2002 - 2002
III Congresso Brasileiro e VII Encontro Paranaense.
CENTRO REICHIANO, CRP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Semana de Ciências Biológicas e Exatas.
Faculdade Estadual De Filosofia Ciências e Letras de COrnélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
2001 - 2001
VI Encontro Paranaense de psicoterapias Corporais.
CENTRO REICHIANO, CRP, Brasil.
2001 - 2001
IV Forum das Faculdades Estaduais do Paraná.
Faculdade Estadual De Filosofia Ciências e Letras de COrnélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
2001 - 2001
II Congresso Brasileiro e VI Encontro Paranaense.
CENTRO REICHIANO, CRP, Brasil.
2000 - 2000
Work Shop - Ajude-se fazendo a sua parte.
Faculdade Estadual De Filosofia Ciências e Letras de COrnélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
2000 - 2000
III FORUM DAS FACULDADES ESTADUAIS DO PARANÁ.
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá, FUNFAFI, Brasil.
1999 - 1999
Pró Ciências: formação de professores. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Dom Bosco, FDB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 4

Atividades

02/2008 - 07/2009
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral e Inorgânica I e II

Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, UENP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Exatas, .

12/2008 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática como Componente Curricular I e II
04/2016 - 07/2016
Ensino, Mestrado em Ensino, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Química
10/2007 - 02/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Extensão Universitária, .


Colégio Aguia Master, CAM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Química - 2º grau

Atividades

01/2005 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química

Colégio Nossa Senhora da Medianeira, CNSM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: professora de Química


Colégio Nossa Senhora do Rosário, CNSR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2007
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Química


Curso e Colégio Asa, CCA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Química


Faculdade Estadual De Filosofia Ciências e Letras de COrnélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora efetiva ciências exatas, Carga horária: 40
Outras informações
A Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio, passou a ser Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, foi criada pela Lei Estadual nº 15.300/06 Autorizada pelo Decreto Estadual nº 3909/08.

Atividades

01/1991 - 02/2000
Ensino, Habilitação em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica I e II
Química Geral e Inorgânica I e II

Colégio Rainha dos Apóstolos, CRA, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1980
Vínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Professora de Química


Colégio Estadual Técnico Agrícola Fernando Costa, CETAFC, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1978
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Química


Colégio Estadual Joaquim Maria Machado de Assis, CEJMMA, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1978
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Química


Colégio Estadual Barão do Rio Branco, CEBRB, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1978
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Química


Cia Tamoyo Comércio Industria e Agropecuária, CIA TAMOYO, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1972
Vínculo: Contrato - registro, Enquadramento Funcional: Auxiliar laboratório de química - pesquisa



Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores em Ciências e Educação Matemática
2.
Viv~encia e descoberta: um olhar geográfico e biológico sobre o ensino fundamental


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Abordagem histórico-filosófica no ensino do conhecimento matemático
Descrição: A preocupação com o ensino e consequentemente com a aprendizagem tem despertado a atenção de pesquisadores pelos problemas que a área educacional vem apresentando, como o fracasso escolar e o despreparo dos educandos com relação à apropriação do conhecimento científico. Nesse sentido, a pesquisa histórico-filosófica no ensino do conhecimento matemático há muito tempo vem sendo discutida, tanto em conferências, congressos, grupos de estudos, inclusive da internet, como também em pesquisas, em nível mundial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marlize Spagolla Bernardelli - Integrante / SOUZA, Mariany Layne de - Integrante / Simone Luccas - Coordenador / Jaqueline Spinassi - Integrante / Thiago Bezerra - Integrante.


Projetos de extensão


2010 - 2012
MADA - A matemática e a diversidade ambiental.
Descrição: O projeto visa apresentar o mundo da matemática por meio do projeto de intervenção pedagógica que mostra que é possível ensinar matemática utilizando as possibilidades naturais existentes ao nosso redor. Possibilidades estas, encontradas na grande diversidade ambiental que quando bem trabalhada e contextualizada poderá gerar uma aprendizagem significativa. A utilização da intervenção pedagógica pode ser o diferencial para despertar no educando a aptidão pela Matemática ou, pelo menos, contribuir para reduzir ?os medos e/ou as frustrações? que foram criados no decorrer de sua formação educacional. O processo metodológico propõe a leitura e interpretação de textos com o intuito de identificar e relacionar situações enfrentadas no dia-a-dia, debatendo e questionando a relação da natureza como colaboradora do processo ensino e aprendizagem da Matemática. A proposta do projeto foi inserir uma nova metodologia para os conteúdos matemáticos, junto aos discentes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática, objetivando desenvolver grupos de estudos com os educandos, utilizando textos para mostrar a matemática existente na natureza e despertar sua aplicação cotidiana..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marlize Spagolla Bernardelli - Coordenador / Anderson Roberto Alves Simões - Integrante / SOUZA, Mariany Layne de - Integrante / XAVIER, Roni Lucas Francisco - Integrante.
2007 - 2009
Vivência e descoberta: um olhar geográfico e biológico sobre o ensino fundamental
Descrição: Projeto social com relevante impacto no projeto de extensão universitária - Programa Universidade Sem Fronteira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marlize Spagolla Bernardelli - Coordenador / João Coelho Neto - Integrante.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
Belmayr Knopki Nery; Jussara turin Politano; Miriam Goretti S. Nepomuceno  Data: 01/07/2006

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENON, A. M.2018MENON, A. M. ; COELHO NETO, João ; BERNARDELLI, M. S. . Abordagens da alimentação e nutrição nas disciplinas do Ensino Fundamental: uma revisão sistemática de literatura. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 7, p. 1-19, 2018.

2.
BERNARDELLI, M. S.2017BERNARDELLI, M. S.; BATISTA, I. L. . UMA SEQUÊNCIA DIDATICA PARA O CONCEITO INTERDISCIPLINAR DA TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Ensenanza de Las Ciencias, v. 1, p. 4203-4208, 2017.

3.
BERNARDELLI, M. S.2017BERNARDELLI, M. S.; DELAMUTA, B. H. . ENSINO DE CIÊNCIAS E A TRANSFORMAÇÃO DA LINGUAGEM INFORMAL EM LINGUAGEM CIENTÍFICA. Ensenanza de Las Ciencias, v. 1, p. 4209-4214, 2017.

4.
MENDES, T. F.2014MENDES, T. F. ; NASCIMENTO, G. P. ; COELHO NETO, J. ; LUCCAS, S. ; PEREIRA, R. S.G. ; BERNARDELLI, M. S. . A Utilização do Software Geogebra como instrumento de aprendizagem de Matemática. Espacios (Caracas), v. 35, p. 2, 2014.

5.
MENDES, T. F.2014MENDES, T. F. ; NASCIMENTO, G. P. ; COELHO NETO, João ; LUCCAS, S. ; PEREIRA, R. S. G. ; BERNARDELLI, M. S. . O uso do software Geogebra como um instrumento de aprendizagem para a Matemática. ESPACIOS (CARACAS), v. 35, p. 2, 2014.

6.
LUCCAS, S.2013LUCCAS, S. ; LUCCAS, L. ; BERNARDELLI, M. S. . ENSINO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E MATEMÁTICO POR MEIO DA ABORDAGEM METODOLÓGICA HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 2031-2036, 2013.

7.
BERNARDELLI, M. S.2007 BERNARDELLI, M. S.. Saber Ambiental: sua dimensão, importãncia e contribuições reichianas. Psicologia Corporal, v. 8, p. 92-97, 2007.

8.
BERNARDELLI, M. S.2005 BERNARDELLI, M. S.. Sexualidade do adolescente no ano de 2004. Psicologia Corporal, v. 6, p. 118-123, 2005.

9.
BERNARDELLI, M. S.2004 BERNARDELLI, M. S.. Encantar para ensinar. Psicologia Corporal, v. 5, p. 62-65, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
COELHO NETO, J. ; BERNARDELLI, M. S. ; LUCCAS, S. ; LUCCAS, L. . Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas aulas de Matemática: A visão de um grupo professores de que atuam em escolas públicas de um município do norte do Paraná, Brasil.. In: Maria Assunção Flores; Maria Alfredo Moreira; Lia Oliveira; Diana Mesquita.. (Org.). Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores (Formação e[m] contexto de trabalho).. 1ed.Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação Centro de Investigação em Estudos da Criança., 2017, v. 1, p. 152-159.

2.
LUCCAS, S. ; LUCCAS, L. ; BERNARDELLI, M. S. ; COELHO NETO, J. . Expectativas de Aprendizagem de Mestrandos da área de Ensino em uma disciplina de Avaliação e Prática Docente. In: MARIA ISABEL FILGUEIRAS LIMA CIASCA; RAIMUNDO HÉLIO LEITE; JOCYANA CAVALCANTE DA SILVA; LUCAS MELGAÇO DA SILVA NÁGILA RABELO DE LIMA; MARIA AUREA; MONTENEGRO ALBUQUERQUE GUERRA; PABLO CARVALHO DE S. NASCIMENTO; RITA DE FÁTIMA MUNIZ; VERA LÚCIA P. JUVENCIO. (Org.). Avaliação e seus espaços: diálogos e reflexões / VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional. 1ed.Fortaleza: UFC, 2017, v. Unico, p. 2479-2499.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BERNARDELLI, M. S.; GUILHEM . Ufa, que sufoco. Notícias da FAFICOP, Cornélio Procópio, 16 abr. 2005.

2.
BERNARDELLI, M. S.. A fragilidade do homem diante da natureza. Notícias da FAFICOP, Cornélio Procópio, 04 mar. 2005.

3.
BERNARDELLI, M. S.. Cuidados com o lixo tóxico - entrevista.. Jornal Pautanqm - Especial Meio Ambiente,p.7, Curitiba - PR, 02 set. 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERNARDELLI, M. S.; BATISTA, I. L. . Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa: noções dos Educandos a respeito do conceito de tranformação química no processo de digestão. In: Sixth International Conference on Concept Mapping, 2014, Santos, SP. Sixth International Conference on Concept Mapping. São Paulo: USP IMHC, 2014. v. 1. p. 673-676.

2.
ORTIZ, A. J. ; BATISTA, I. L. ; BERNARDELLI, M. S. ; BONFIM, B. G. ; COSTA, M. ; GALI, P. H. ; KIKUCHI, L. A. ; SALVI, R. F. ; SAVISKI, S. O. F. . Noções de Professores de Física e Química acerca de alguns elementos da Natureza da Ciência. In: IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2014, Águas de Lindóia, SP. IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Rducação em Ciências. Aguas de Lindoia: ABRAPEC, 2014. v. 1. p. 1-8.

3.
BERNARDELLI, M. S.; COELHO NETO, J. ; XAVIER, Roni Lucas Francisco ; GOULART, J. C. ; FERREIRA, R. F. . Matemática e a diversidade ambiental: um estudo sobre as possibilidades naturais em conteúdos matemáticos nas séries fundamentais (MADA). In: I JOIC - I Jornada de Iniciação Científica da UENP, 2011, Jacarezinho. I JOIC - I Jornada de Iniciação Científica da UENP, 2011.

4.
COELHO NETO, J. ; BERNARDELLI, M. S. ; NASCIMENTO, G. P. ; SOTERO, B. S. . Análise fucnional e ergonômica dis materiais educacionais do sítio dia a dia educação do estado do Paraná: possibilidades edagógicas para o curso de licenciatura plena em matemática (AFE). In: I JOIC - I Jornada de Iniciação Científica da UENP, 2011, Jacarezinho. I JOIC - I Jornada de Iniciação Científica da UENP, 2011.

5.
BERNARDELLI, M. S.. Modelagem Matemática com enfoque CTS. In: V Seminário de Matemática: Educação Matemática, 2011, Cornélio Procópio. V Seminário de Matemática: Educação Matemática, 2011.

6.
COELHO NETO, J. ; BERNARDELLI, M. S. ; PESSOA, M. P. ; GUILHEM ; MALUCELLI, A. . O uso das TIC na formação de professores de escolas que obtiveram baixo IDEB. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, 2011, Aracaju. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011.

7.
BERNARDELLI, M. S.; PEREIRA, R. S.G. ; SANTOS JUNIR, Guataçara dos . Um estudo sobre a função seno e seus parâmetros por meio da investigação matemática.. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática., 2010, Salvador. X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade., 2010.

8.
BERNARDELLI, M. S.. A sexualidade do adoslecente no ano de 2004.. In: V Congresso Brasileiro e X Encontro Paranaense de Psico Corporal, 2005, Curitiba. A sexualidade do adolescente no ano de 2004.. Curitiba - PR: Centro Reichiano, 2005. v. 6. p. 05-128.

9.
BERNARDELLI, M. S.. Encantar para ensina: uma forma alternativa de educar.. In: ICONVENÇÃO BRASIL LATINO AMERICA,IV Congresso brasileiro, IX Encontro Paranaense de Pisicoterapias Corporais., 2004, Foz do Iguaçu - PR. Encantar para ensinar: uma forma alternativa de educar.. Curitiba - PR: Centro Reichiano, 2004. v. 5. p. 05-128.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DELAMUTA, B. H. ; BERNARDELLI, M. S. . O Uso da WebQuest no Ensino de Química: a Necessidade de uma Formação em Serviço. In: III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias - SELITEC, 2016, Londrina. III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias - SELITEC. Londrina: Unopar Editora, 2016. v. 1. p. 52-52.

2.
BERNARDELLI, M. S.; BATISTA, I. L. . Um momento interdisciplinar para o conceito de transformação química. In: ICSE 2014 - 2nd International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu, PR. 2nd INTERNATIONAL CONGRESS OF SCIENCE EDUCATION, 15 YEARS OF THE JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION. -: -, 2014. v. -. p. ---.

3.
BERNARDELLI, M. S.. A Matemática e o Meio Ambiente. In: VI Seminário de Matemática: Formação de Professores, 2012, Cornélio Procópio. VI Seminário de Matemática: Formação de Professores, 2012.

4.
BERNARDELLI, M. S.. Jornal Dia a Dia com a Matemática: uma proposta de investigação para a elaboração de um jornal. In: VI Seminário de Matemática: Formação de Professores, 2012, Cornélio Procópio. VI Seminário de Matemática: Formação de Professores, 2012.

5.
BERNARDELLI, M. S.. A Matemática no ensino médio: reestruturações curriculares no estado do Paraná. In: V Seminário de Matemática: Educação Matemática, 2011, Cornélio Procópio. V Seminário de Matemática: Educação Matemática, 2011.

6.
BERNARDELLI, M. S.. Abordagens histórico-filosófica da matemática na Educação Matemática. In: V Seminário de Matemática: Educação Matemática, 2011, Cornélio Procópio. V Seminário de Matemática: Educação Matemática, 2011.

7.
BERNARDELLI, M. S.; SIMÕES, A. R. A. ; NASCIMENTO, G. P. ; SOUZA, J.M. ; MENDES, T.F. ; SOUZA, Mariany Layne de ; BARBOSA, Rosana Alves ; SILVA, Lucinéia V. Negreiros . A MATEMÁTICA E A DIVERSIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES NATURAIS EM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES FUNDAMENTAIS (MADA). In: II UAEPE - Universidade Aberta: Ensino Pesquisa e Extensão., 2010, Cornélio Procópio. II UAEPE - Universidade Aberta: Ensino Pesquisa e Extensão., 2010.

8.
COELHO NETO, J. ; BERNARDELLI, M. S. ; NASCIMENTO, G. P. ; NISCO, A. . ANÁLISE ERGONÔMICA E FUNCIONAL DE SÍTIO EDUCACIONAL: ASPECTOS A SEREM ANALISADOS PARA O CURSO DE MATEMÁTICA.. In: SICITE 2010 - UTFPR CP, 2010, Cornélio Procópio. SICITE ´2010, 2010.

9.
BERNARDELLI, M. S.. Reich e a educação ambiental. In: XII Encontro paranaense e VII COngresso Brasieliro de Psicoterapias Corporais, 2007, Curitiba. Reich e a educação ambiental. Curitiba - PR: Centro Reichiano, 2007. v. 8. p. 05-128.

10.
BERNARDELLI, M. S.. Encantar para ensinar: uma forma alternativa de educar. In: II Seminério de Epistemologia e Teorias da Educação e III Colóquio de Epistemologia da Educação Física, 2006, Campinas. Encantar para ensinar: uma forma alternativa de educar., 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
BERNARDELLI, M. S.; GEBARA, C. G. . Vivência e descoberta: um olhar geográfico/biológico no ensino fundamental. VII Congresso Luso-Brasiliero de História da Educação, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
BERNARDELLI, M. S.; BATISTA, I. L. . O papel dos modelos científicos em Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BERNARDELLI, M. S.. A MATEMATICA E A DIVERSIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES NATURAIS EM CONTEUDOS MATEMATICOS NAS SERIES FUNDAMENTAIS (MADA). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
BERNARDELLI, M. S.. Mapas Conceituais na Formação Inicial de Professores de Matemática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BERNARDELLI, M. S.. Saberes Docentes na Matemática. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BERNARDELLI, M. S.. A CONTRIBUICAO DOS MODELOS CIENTIFICOS PARA A COMPREENSAO DA CIENCIA E SEU ENSINO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
BERNARDELLI, M. S.. Conscientização do uso da água. 2007 (Palestra) .

2.
BERNARDELLI, M. S.. A água como fonte de vida. 2003 (Palestra) .

3.
BERNARDELLI, M. S.. Educando para o meio ambiente. 2003 (Palestra) .

4.
BERNARDELLI, M. S.. A água e o meio ambiente. 2003 (Palestra) .

5.
BERNARDELLI, M. S.. Cuidados com o Meio Ambiente. 2002 (Palestra) .

6.
BERNARDELLI, M. S.. Ensinando química na cozinha.. 2002 (Palestra) .

7.
BERNARDELLI, M. S.. Encantar para ensinar - cuidados necessários para educar.. 2002 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIERETI, S.T.S.; BERNARDELLI, M. S.; COELHO NETO, J.. Participação em banca de Natalya da Silva Oliveira e Thayane France Pereira.Jogos Matemáticos como recurso didático no ensino de Polinômios destinado ao oitavo ano da Educação Básica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

2.
LUCCAS, S.; FELIX, A.; BERNARDELLI, M. S.. Participação em banca de Rafaela Gonçalves Ferreira e Vander Francisco.Saberes Docentes e História Oral na Formação de Professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

3.
BERNARDELLI, M. S.. Participação em banca de Fernanda Sarmanho e Juliana Cristina Doneze Santos.Tangram: uma proposta metodológica para o ensino da Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

4.
BERNARDELLI, M. S.; COELHO NETO, J.. Participação em banca de Geovane Pereira do Nascimento e Thiago Fernando Mendes.A utilização do software Geogebra como instrumento de aprendizagem de Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

5.
BERNARDELLI, M. S.; PEREIRA, R. S.G.. Participação em banca de Jéssica Concentino e Marcela Camila Picin.A importância da Modelagem na Construção do conhecimento Matemático. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BERNARDELLI, M. S.. QUIMICA GERAL E QUIMICA ANALÍTICA. 2007. FACULDADE ESTADUAL LUIZ MENEGHEL.

Outras participações
1.
PIERETI, S.T.S.; BERNARDELLI, M. S.; COELHO NETO, J.. Jogos Matemáticos como Recurso Didático no Ensino de Polinômios Destinado ao Oitavo Ano d Educação Básica. 2016. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

2.
LUCCAS, S.; FELIX, A.; BERNARDELLI, M. S.. Saberes Docentes e História Oral na Formação. 2016. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

3.
BERNARDELLI, M. S.. Comissão Organizadora do VI Seminário de Matemática: Formação de Professores. 2012. Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

4.
BERNARDELLI, M. S.. Comissão Científica do VI Seminário de Matemática: Formação de Professores. 2012. Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

5.
BERNARDELLI, M. S.. Membro da Banca de Teste Seletivo - Colegiado de Matemática. 2011. Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

6.
BERNARDELLI, M. S.; GUILHEM; PIERETI, S.T.S.. Membro da Banca de Teste Seletivo para Professor de Matemática. 2010. Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

7.
BERNARDELLI, M. S.. Membro da Comissão Científica doXIV Encontro Paranaense / IX Congresso Brasileiro e II Convenção Brasil/Latino-América PSICOTERAPIAS CORPORAIS. 2009. CENTRO REICHIANO DE PSICOLOGIA CORPORAL.

8.
BERNARDELLI, M. S.. Membro da Comissão Científica do XIII Encontro Paranaense / VIII Congresso Brasileiro e II Convenção Brasil/Latino-América PSICOTERAPIAS CORPORAIS. 2008. CENTRO REICHIANO DE PSICOLOGIA CORPORAL.

9.
BERNARDELLI, M. S.. Membro do colegiado do curso de ciências.. 2007. Faculdade Estadual De Filosofia Ciências e Letras de COrnélio Procópio.

10.
BERNARDELLI, M. S.. Membro da comissão especial de seleção de alunos.. 2004. SESA.

11.
BERNARDELLI, M. S.. Membro da comissão permanente de seleção de alunos.Portaria 45/51 de 18/04/1991 até 1999.. 1999. COPESA.

12.
BERNARDELLI, M. S.. Membro da banca examinadora no teste seletivo para professor colaborador da disciplina de química. Edital 8/92. 1992. Faculdade Estadual De Filosofia Ciências e Letras de COrnélio Procópio.

13.
BERNARDELLI, M. S.. Menbro da banca examinadora no teste seletivo para professor colaborador da disciplina de química.Edital 4/91.. 1991. Faculdade Estadual De Filosofia Ciências e Letras de COrnélio Procópio.

14.
BERNARDELLI, M. S.. Menbro da banca examinadora no teste seletivo para professor colaborador da disciplina de química. Edital 5/91. 1991. Faculdade Estadual De Filosofia Ciências e Letras de COrnélio Procópio.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional - CIAE. Expectativas de aprendizagem de mestrandos da área de ensino em uma disciplina de avaliação e prática docente. 2017. (Congresso).

2.
VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional - CIAE. 2017. (Congresso).

3.
X Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Uma Sequência Didática para o Conceito Interdisciplinas na Transformação Química em um Curso de Ciências Biológicas.. 2017. (Congresso).

4.
X Congreso Internacional sobre Invetigación en Didáctica de las Ciencias. 2017. (Congresso).

5.
III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias - SELITEC.O Uso da WebQuest no Ensino de Química: A necessidade de Uma Formação em Serviço. 2016. (Simpósio).

6.
IV CONAVE - Congresso Nacional de Avaliação em Educação. 2016. (Congresso).

7.
CMC 2014 Brasil - Sixth International Conference On Concept Mapping. 2014. (Outra).

8.
ICSE 2014 - 2nd International Congress of Science Education. Um Momento Interdisciplinar para o Conceito Transformação Química. 2014. (Congresso).

9.
I Fórum Interdisciplinar de Pesquisa em Abordagem Metodológica Qualitatva. 2014. (Outra).

10.
IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Noções de Professores de Física e Química acerca de alguns elementos da natureza da Ciência. 2014. (Encontro).

11.
Sixth International Conference on Concept Mapping.Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa: Noção dos Educandos a Respeito do Conceito Transformação Química no Processo Digestão. 2014. (Outra).

12.
Sixth International Conference on Concept Mapping.Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa: noções dos Educandos a respeito do conceito de tranformação química no processo de digestão. 2014. (Outra).

13.
9º Congresso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias. Ensino do Conhecimento científico e matemático por meio da abordagem metodológica histórico-epistemológica. 2013. (Congresso).

14.
IX ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Noções de professores de Física e Química a cerca de alguns elementos da natureza da Ciência. 2013. (Encontro).

15.
Mini curso intitulado: aprendizagem significativa, mapas conceituais, diagrama V e unidades de ensino potenciamente significativas. 2013. (Oficina).

16.
VII Seminário de Matemática: tendências em Educação Matemática.participação da organização do evento. 2013. (Seminário).

17.
VI Seminário de Matemática: Formação de Professores.A Matemática e o Meio Ambiente. 2012. (Seminário).

18.
VI Seminário de Matemática: Formação de Professores.Mapas Conceituais na Formnação inicial de Professores de Matemática. 2012. (Seminário).

19.
VI Seminário de Matemática: Formação de Professores.Resumo: Formação continuada do docente: ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino fundamental II. 2012. (Seminário).

20.
I JOIC - I Jornada de Iniciação Científica da UENP.Matemática e a diversidade ambiental: um estudo sobre as possibilidades naturais em conteúdos matemáticos nas séries fundamentais. 2011. (Outra).

21.
V Seminário de Matemática: Ensino e Extensão. 2011. (Seminário).

22.
A contribuição dos modelos científicos para a compreensão da ciência e seu ensino numa abordagem interdisciplinar.O papel dos modelos científicos em Química. 2010. (Outra).

23.
II UAEP - UNIVERSIDADE ABERTA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSAO.A MATEMATICA E DIVERSIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES NATURAIS EM CONTEUDOS MATEMATICOS NAS SERIES FUNDAMENTAIS (MADA). 2010. (Encontro).

24.
II UAEP - UNIVERSIDADE ABERTA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSAO. 2010. (Encontro).

25.
IV Seminário de Matemática: Ensino e Extensão. 2010. (Seminário).

26.
Programa Universidade sem Fronteiras. 2010. (Outra).

27.
III Seminário de Matemática "Educação e Diversidade". 2009. (Seminário).

28.
XIV Encontro Paranaense e IX Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais.Monitor Interno. 2009. (Encontro).

29.
II SEMINARIO DE MATEMATICA: EDUCACAO E TECNOLOGIA. 2008. (Seminário).

30.
i SEMINÁRIO UNIVERSIDADE ABERTA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECO PSICOLOGIA REICHIANA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE ECOLÓGICA. 2008. (Seminário).

31.
I SEMINÁRIO UNIVERSIDADE ABERTA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.VIVÊNCIA E DESCOBERTA: UM OLHAR GEOGRÁFICO/ BIOLÓGICO SOBRE O CONHECIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. (Seminário).

32.
XIII Encontro Paranaense, XIII Congresso Brasileiro , II Convennção Brasil - Latino/ América de Psicoterapias Corporais.EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOPSICOLOGIA REICHIANA: UMA PROPOSTA CIDADÃ PARA FORMAÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE ECOLÓGICA. 2008. (Encontro).

33.
Curso de especialização em química.Encantar para Ensinar. 2007. (Encontro).

34.
IV EPEA- Encontro de pesquisa em Educação Ambiental.Pesquisa em Educação Ambiental e Percepção Ambiental. 2007. (Encontro).

35.
XII Encontro paranaense e VII COngresso Brasieliro de Psicoterapias Corporais. Reich e a educação ambiental. 2007. (Congresso).

36.
XII Encontro Paranaense e VII Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais. REICH e a Educação AMbiental. 2007. (Congresso).

37.
II Seminério de Epistemologia e Teorias da Educação e III Colóquio de Epistemologia da Educação Física.Encantar para ensinar: uma forma alternativa de educar.. 2006. (Seminário).

38.
V Congresso Brasileiro e X Encontro Paranaense de psicoterapias Corporais. A sexualidade do adolescente no ano de 2004.. 2005. (Congresso).

39.
I Convenção Brasil Latino - América, IV Congresso Brasileiro e IX Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais.. Encantar para ensinar: uma forma alternativa para educar.. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERNARDELLI, M. S.; COELHO NETO, J. ; LUCCAS, S. ; PEREIRA, R. S.G. . V Seminário da Matemática. 2011. (Outro).

2.
COELHO NETO, J. ; BERNARDELLI, M. S. . IV Seminário de Matemática. 2010. (Outro).

3.
COELHO NETO, J. ; BERNARDELLI, M. S. ; GUILHEM ; CREMASCO, Nilton Roberto ; PEREIRA, R. S.G. . Feira de Matemática FEMAT 2010. 2010. (Outro).

4.
BERNARDELLI, M. S.. A CONTRIBUICAO DOS MODELOS CIENTIFICOS PARA A COMPREENSAO DA CIENCIA E SEU ENSINO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. 2010. (Outro).

5.
BERNARDELLI, M. S.. II UAEPE - UNIVERSIDADE ABERTA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSAO. 2010. (Outro).

6.
BERNARDELLI, M. S.. IV SEMAT - SEMINARIO DE MATEMATICA: ENSINO E EXTENSAO. 2010. (Outro).

7.
BERNARDELLI, M. S.; GUILHEM ; COELHO NETO, J. ; PEREIRA, R. S.G. . I Exposição de Materiais Didáticos para o Ensino da Matemática. 2009. (Exposição).

8.
BERNARDELLI, M. S.. Monitor do XIV Encontro Paranaense e IX Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais. 2009. (Outro).

9.
COELHO NETO, J. ; BERNARDELLI, M. S. ; PEREIRA, R. S.G. . III Seminario de Matemática "Educação e Diversidade". 2009. (Outro).

10.
BERNARDELLI, M. S.. XII Encontro Paranaense e VII Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais. 2007. (Congresso).

11.
BERNARDELLI, M. S.. XI Encontro Paranaense e VI Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais. 2006. (Congresso).

12.
BERNARDELLI, M. S.. I Convenção Barsil / Latino - América, IV Congresso Brasileiro e IX Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais.. 2004. (Congresso).

13.
BERNARDELLI, M. S.. VIII Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais.. 2003. (Outro).

14.
BERNARDELLI, M. S.. III Congresso Brasileiro e VII Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais.. 2002. (Congresso).

15.
BERNARDELLI, M. S.. IV Forum das Faculdades Estaduais do Paraná. 2001. (Outro).

16.
BERNARDELLI, M. S.. VI Encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais.. 2001. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rafael dos Santos Nardotto. Em desenvolvimento. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).

2.
Thayane France Pereira. Em desenvolvimento. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).

3.
Beatriz Haas Delamuta. A definir: Ensino de Química e WebQuest. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).

4.
Luiz Carlos Giachello dos Anjos. Em desenvolvimento. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).

5.
Amanda Magnago Menon. Em desenvolvimento. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Beatriz Hass Delamuta. Roteiro Instrucional para Professores de Ciências: uma proposta para o uso da WebQuest no ensino de química.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, . Orientador: Marlize Spagolla Bernardelli.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fátima Alessandra Guergolet. A Matemática no ensino médio: reestruturações curriculares no estado do Paraná. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Marlize Spagolla Bernardelli.

2.
André Peres e Solnage Lopes. A Formação do Professor no Ensino Superior. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Marlize Spagolla Bernardelli.

Iniciação científica
1.
Rafaela Gonçalves Ferreia. A Matemática e a Diversidade Ambiental: um estudo sobre as possibilidades naturais e contudos matemáticos nas Séries Fundamentais (MADA). 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Profissionalizante) - Colégio Estadual Cristo Rei, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlize Spagolla Bernardelli.

2.
Jéssica Cristina Goulart. A Matemática e a Diversidade Ambiental: um estudo sobre as possibilidades naturais e contudos matemáticos nas Séries Fundamentais (MADA). 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio Profissionalizante) - Colégio Estadual Cristo Rei, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlize Spagolla Bernardelli.

Orientações de outra natureza
1.
Maria do Rocio Pandolfo Pascolati. A avaliação: um caminho repleto de desafios. 2011. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Marlize Spagolla Bernardelli.

2.
Suelí Aparecida Gobbo Catharino. O eninso das operações por intemédio de jogos. 2011. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Marlize Spagolla Bernardelli.

3.
Antonio Cruz. Reflexão sobre as práticas avaliativas para o ensino médio. 2011. Orientação de outra natureza. (Programa de Desenvolvimento Educacional) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Marlize Spagolla Bernardelli.

4.
Orientação do 2º ano do Curso de Licenciatura Plena em Matem. I Exposição de Materiais Didáticos para o Ensino da Matemática. 2009. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Marlize Spagolla Bernardelli.



Outras informações relevantes


Membro do Grupo de Pesquisa em História e Filosofia da Ciência, com interfaces de pesquisas teórico-metodológicas e interdisciplinares em Educação em Ciências e Matemática. - Realização de encontros entre os pesquisadores da área para desenvolvimento e consolidação de referenciais teóricos, metodológicos e didáticos de pesquisa. - Publicações em periódicos e de livros. - Publicações de trabalhos completos em atas de eventos da área. - Formação de profissionais na graduação, especialização, mestrado e doutorado. - Atuação no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Mestrado e Doutorado. - Disseminação de resultados de pesquisa em cursos de extensão para professores e interessados na temática.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 10:34:29