Vanessa Nóbrega da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2473872639858378
  • Última atualização do currículo em 18/05/2018


Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Lecionou na Faculdade Maurício da Nassau na unidade Campina Grande, no curso de Logística com a disciplina de Gestão de Produtos e Operação (GPO) e Tópicos Integradores, durante o ano de 2014. Atuou também no SENAI Campina Grande, como professora do curso de logística, na disciplina Gestão da Cadeia de Suprimentos. Lecionou ainda no Anglo Americano, no curso de Higiene e Segurança do Trabalho, ministrando a disciplina de Engenharia de Métodos. Participou de Projetos de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica (BITEC). Possui publicações de artigos nas diversas ênfases da Engenharia de Produção. Tem atuado principalmente nas seguintes áreas: Logística, Gestão da Produção e Operações, Arranjo Físico (layout). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal do Sertão Pernambucano-Campus de Serra Talhada e está como Chefe de Departamento de Ensino desde Maio de 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Nóbrega da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, V. N.;SILVA, VANESSA NÓBREGA DA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Serra Talhada.
Rua Irineu Alves Magalhães
AABB
56912140 - Serra Talhada, PE - Brasil
Telefone: (87) 81066368


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2013
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Diagnóstico do processo de Berliner, comportamento elementar e modo de erro que são causadores das maiores interrupções de energia elétrica.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: MÁRCIO JOSÉ DAS CHAGAS MOURA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Título: ANÁLISE DAS PERDAS PRODUTIVAS SEGUNDO OS SETE DESPERDÍCIOS DE TAIICHI OHNO: UM ESTUDO DE CASO.
Orientador: Ivanildo Fernandes Araújo.




Atuação Profissional



Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande, FMN/CG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina: Gestão de Produtos e Operações (GPO)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Tópicos Integradores


SENAI - Departamento Regional da Paraíba, SENAI/DR/PB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
GESTÃO DE SUPRIMENTOS


FACULDADE ANGLO AMERICANO, FAA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: VOLUNTÁTIA, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
2015 2015.1: Fundamentos da Logística - 80 horas. 2015.2: Fundamentos da Logística - 80 horas; Gestão de Armazenagem e Movimentação - 80 horas; Gestão da Cadeia de Suprimentos - 80 horas. 2016 2016.1: Sistemas de Informações Gerenciais Aplicados à Logística - 60 horas; Gestão de Armazenagem e Movimentação - 80 horas; Gestão da Logística Reversa - 40 horas. 2016.2: Fundamentos da Logística - 60 horas; Fundamentos da Logística - 80 horas; Gestão da Qualidade de Bens e Serviços - 60 horas; Gestão de Transporte e Distribuição - 80 horas. 2017 2017.1: Gestão de Transporte, Distribuição e Logística Reversa - 80 horas; Gestão da Produção e Operações - 80 horas; Administração da Produção e Operações - 80 horas. 2017.2: Gestão da Qualidade de Bens e Serviços - 60 horas; Gestão da Cadeia de Suprimentos, Armazenagem e Movimentação - 60 horas. 2018 2018.1: Gestão de Transporte, Distribuição e Logística Reversa -60 horas; Gestão de Transporte, Distribuição e Logística Reversa -80 horas;



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S NOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DO IF SERTÃO PE CAMPUS SERRA TALHADA
Descrição: As ferramentas da gestão da qualidade são utilizadas com o propósito da empresa obter um melhor desempenho em suas atividades. A organização fará o uso dessas ferramentas para fazer a avaliação das circunstâncias e a tomada de decisões, chegando assim, a um determinado grau de eficiência/ eficácia em determinados processos. Nesse sentido, verificou-se a necessidade de aplicar a ferramenta da qualidade denominada de Programa 5S, onde esta é baseado em cinco sensos japoneses (Seire-senso de utilização, Seiton-senso de ordenação, Seiso-senso de limpeza, Seiketsu?senso de padronização e saúde, Shitsuke?senso de disciplina) e tem por objetivo organizar o ambiente. A utilização da ferramenta supracitada foi aplicada no setor de Almoxarifado do IF ? Sertão Campus de Serra Talhada e tive como objetivo melhorar a logística de abastecimento e distribuição dos produtos, de modo que o trabalho dos setores assim como de seus funcionários fosse melhorado, eficiente e eficazmente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
NÍVEL DE QUALIDADE NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO, PRESTADO PELO COMÉRCIO DE SERRA TALHADA (ST): UM ESTUDO DE CASO
Descrição: Atualmente, o mercado competitivo tem buscado alternativas cada vez mais eficientes e eficazes no que tange a captação e fidelização de clientes à empresa. O aumento da percepção dos clientes no que tange a qualidade intrínseca do produto e/ou serviço ofertado, passa pela avaliação da qualidade tanto em termos de empresa como em termos de mercado consumidor. Nesse contexto, a lucratividade da empresa da-se através da permanência dos clientes na rede de serviços da organização. Entretanto, tal estado depende, antes de tudo, de um processo de construção de imagem da empresa, passando por campanhas de marketing, conquista de mercado e de clientes. Portanto, o objetivo deste trabalho é observar, avaliar e propor ações de melhoria para o comércio de Serra Talhada em termos de qualidade de serviço prestado a comunidade, através de observações, questionários estruturados, juntamente com análise do diagrama de causa e efeito, posteriormente, propor ações mitigadoras e compensatórias que minimizem os possíveis efeitos negativos que o atendimento e o serviço ao cliente resulte aos consumidores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanessa Nóbrega da Silva - Coordenador / Rosineide Pereira de Lima - Integrante.
2009 - 2010
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL QUALITATIVO DA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIA PÚBLICA
Descrição: No Brasil, os resíduos de serviços de saúde, desde a sua geração até a destinação final, têm sido motivo de preocupação para toda a sociedade, uma vez que inadequadamente gerenciados os mesmos podem constituir-se em fatores de riscos à saúde pública, assim como contribuir para a contaminação do meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo elaborar um diagnóstico do modelo de gestão praticado no Hospital Universitário Público Alcides Carneiro para os seus resíduos sólidos. Ao final, foi possível apontar sugestões de ações que, se implementadas, poderão contribuir para a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelo HUAC/UFCG, através da otimização de suas práticas sanitárias e ambientais, desde a melhoria da prevenção à infecção hospitalar, reaproveitamento e reciclagem de materiais, minimização de espaço em aterros sanitários, redução de custos com disposição e diminuição do perigo de contaminação do meio ambiente, de forma que essas ações resultem na minimização da produção desse tipo de resíduo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Projeto de Aranjo Físico (layout) do setor de produção da Empresa Tintas Lux
Descrição: Melhoramento do arranjo físico da fábrica, de modo a melhorar sua produção e produtividade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Análise das Perdas Produtivas Segundo os Sete Desperdícios de Taiichi Ohno: um estudo de caso, IFPE Campus Igarassu.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, VANESSA NÓBREGA DA2016SILVA, VANESSA NÓBREGA DA; MOURA, MÁRCIO JOSÉ DAS CHAGAS ; MORAIS, SUELYN FABIANA ACIOLE . Diagnóstico do processo de berliner, comportamento elementar e modo de erro causadores de interrupções de energia elétrica. REVISTA PRODUÇÃO ONLINE, v. 16, p. 1118-1141, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, A. C. Q. ; NÓBREGA, P. V. M. ; M, S.F.A. ; SILVA, V. N. . ANÁLISE DA USABILIDADE DO SOFTWARE ERGOLÂNDIA COM DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇAO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE: UM ESTUDO DE CASO. A INTERFACE ESSENCIAL DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO MUNDO CORPORATIVO. 1ed.PONTA GROSSA: ATENA, 2017, v. 1, p. 194-206.

2.
SANTOS, A. C. Q. ; NÓBREGA, P. V. M. ; M, S.F.A. ; SILVA, V. N. . IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS CINCO FORÇAS DE PORTER: UM ESTUDO DE CASO EM UM FRIGORÍFICO DE MÉDIO PORTE. A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS PRODUTIVAS: INDÚSTRIA 4.0, MANUFATURA ADITIVA E OUTRAS ABORDAGENS AVANÇADAS DE PRODUÇÃO. 2ed.PONTA GROSSA: ATENA, 2017, v. 2, p. 144-157.

3.
SANTOS, A. C. Q. ; M, S.F.A. ; MORAIS, S. D. A. ; RODRIGUES, S. A. ; SILVA, V. N. . Diagnóstico das Normas Regulamentadoras em uma Marcenaria de Pequeno Porte de Campina Grande. Diagnóstico das Normas Regulamentadoras em uma Marcenaria de Pequeno Porte de Campina Grande. 2ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 2, p. 79-98.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, V. N.; MOURA, M. J. C. ; M, S.F.A. . Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção. DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE BERLINER, COMPORTAMENTO ELEMENTAR E MODO DE ERRO CAUSADORES DE INTERRUPÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA, Meio Eletrônico - Site, p. 1118 - 1141, 08 dez. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, A. C. Q. ; NÓBREGA, P. V. M. ; M, S.F.A. ; SILVA, V. N. . Identificação e Análise das Cinco Forças de Porter: Um estudo de caso em um frigorífico de médio porte.. In: Simep, 2016, Recife. Identificação e Análise das Cinco Forças de Porter: Um estudo de caso em um frigorífico de médio porte., 2016.

2.
SANTOS, A. C. Q. ; NÓBREGA, P. V. M. ; M, S.F.A. ; SILVA, V. N. . Análise da Usabilidade do software Ergolândia com docentes e discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande: um estudo de caso. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2016, Recife. Análise da Usabilidade do software Ergolândia com docentes e discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande: um estudo de caso, 2016.

3.
SANTOS, A. C. Q. ; M, S.F.A. ; MORAIS, S. D. A. ; RODRIGUES, S. A. ; SILVA, V. N. . DIAGNÓSTICO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS EM UMA MARCENARIA DE PEQUENO PORTE DE CAMPINA GRANDE. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2016, JOÃO PESSOA. ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2016.

4.
SILVA, V. N.; M, S.F.A. ; SANTOS, A. C. Q. ; Araújo, I. F. . ANÁLISE DAS PERDAS PRODUTIVAS SEGUNDO OS SETE DESPERDÍCIOS DE TAIICHI OHNO: UM ESTUDO DE CASO. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2016, JOÃO PESSOA. ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2016.

5.
NUNES, A. M. D. ; SILVA, V. N. ; RAPOSO, J. F. P. ; SILVA, J. M. N. ; BARBOSA, E. A. . ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIA PÚBLICA.. In: SEPRONe, 2012, Mossoró. ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIA PÚBLICA, 2012.

6.
SILVA, V. N.; RAPOSO, J. F. P. ; FERNANDES, I. C. C. ; MENDONCA, E. M. E. . Gráficos de controle CUSUM e EWMA aplicados em um processo de panificação.. In: VI Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste, 2011., 2011, Campina Grande. VI Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste, 2011, 2011.

7.
SILVA, V. N.; SOUSA, M. E. L. ; GUIMARAES, G. V. ; SOUSA, F. K. A. . Análise do arranjo físico de uma empresa calçadista de médio porte: um estudo de caso.. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2011, BELO HORIZONTE. Análise do arranjo físico de uma empresa calçadista de médio porte: um estudo de caso., 2011.

8.
M, S.F.A. ; FONTGALLAND, I. L. ; ARAUJO, M. C. B. ; SILVA, V. N. . Mapeamento de fluxo de valor: um estudo de caso em uma cooperativa de leite do Cariri Paraibano.. In: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste, 2010, Maceió. V Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste, 2010.

9.
SILVA, V. N.; RAPOSO, J. F. P. ; FERNANDES, I. C. C. ; M, S.F.A. . Identificação e análise da estratégia competitiva: um estudo de caso em um frigorífico de médio porte.. In: V Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste, 2010, Maceió. V Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, A. C. Q. ; NÓBREGA, P. V. M. ; M, S.F.A. ; SILVA, V. N. . Análise da usabilidade do software ergolândia com docentes e discentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande: um estudo de caso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTOS, A. C. Q. ; NÓBREGA, P. V. M. ; M, S.F.A. ; SILVA, V. N. . Identificação das cinco forças de Porter: Um estudo de caso em um frigorífico de médio porte.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA, V. N.. A Extensão e sua importância para a formação acadêmica e profissional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, V. N.. Apresentação do Curso de Logística Instituto Federal do Sertão Pernambucano Campus de Serra Talhada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
M, S.F.A. ; SANTOS, A. C. Q. ; SILVA, V. N. ; NÓBREGA, P. V. M. ; Araújo, I. F. . Diagnóstico para Implantação do Programa 5S: Um estudo de Caso em uma Empresa Calçadista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SANTOS, A. C. Q. ; M, S.F.A. ; SILVA, V. N. ; NÓBREGA, P. V. M. ; Araújo, I. F. . Estudo de Caso: Levantamento das Demandas Ergonômicas em um Posto de Trabalho em uma Empresa de Tintas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SILVA, V. N.; M, S.F.A. ; SANTOS, A. C. Q. ; NÓBREGA, P. V. M. ; Araújo, I. F. . Análise das Perdas Produtivas Segundo os Sete Desperdícios de Taiichi Ohno: Um estudo de Caso.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, A. C. Q.; SILVA, V. N.; RODRIGUES, S. A.. Participação em banca de Suelyn Fabiana Aciole Morais. DIAGNÓSTICO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS EM UMA MARCENARIA DE PEQUENO PORTE DE CAMPINA GRANDE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - FACULDADE ANGLO AMERICANO.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Fórum de Planejamento Estratégico de Atividades de Ensino do Campus Serra Talhada. 2016. (Outra).

2.
I Fórum de Planejamento Estratégico de Atividades de Ensino do Campus Serra Talhada.Mini Curso Planejamento Estratégico. 2016. (Outra).

3.
Primeiro Simpósio Desafios em Logística no Vale do Pajeú - " A Logística como ferramenta para enfrentar a crise.". 2016. (Simpósio).

4.
XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil.. 2016. (Congresso).

5.
Fórum de Construção Coletiva do Projeto Pedagógico Institucional (PDI). 2015. (Outra).

6.
I Workshop Norte-Nordestede CFD Aplicada à Engenharia e Ciências Correlatas. 2015. (Outra).

7.
I Workshop Norte-Nordeste de CFD Aplicada à Engenharia e Ciências Correlatas.Mini Curso CFD em Processos de Secagem. 2015. (Outra).

8.
Coaching: Uma Ferramenta de Desenvolvimento Pessoal e Profissiomal. 2014. (Oficina).

9.
VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL QUALITATIVO DA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIA PÚBLICA. 2010. (Congresso).

10.
AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E A CRISE MUNDIAL REALIDADE E PERSPECTIVAS. 2009. (Congresso).

11.
I CONGRESSO PARAIBANO DE GESTÃO DO LIXO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE. 2009. (Congresso).

12.
Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para micros e e pequenas empresas.Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para micros e e pequenas empresas. 2009. (Outra).

13.
VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2009. (Congresso).

14.
VI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2009. (Congresso).

15.
SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO. 2008. (Seminário).

16.
47ª REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AGRÍCOLA SUPERIOR - ABEAS. 2007. (Congresso).

17.
TÉCNICAS AGRÍCOLAS PARA CONTENÇÃO DE SOLO E ÁGUA. 2007. (Seminário).

18.
CONEB-CONGRESSO NACIONAL DE ENTIDADES DE BASE. 2006. (Encontro).

19.
Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Engenharia Agrícola: Visão Sistêmica dos Cursos e Profissionais que Atuam na Área.". 2006. (Congresso).

20.
CULTURA DA MAMONA. 2006. (Oficina).

21.
XXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. ENGENHARIA AGRÍCOLA: VISÃO SISTÊMICA DOS CURSOS E PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA. 2006. (Congresso).

22.
BIODIESEL- A CULTURA DA MAMONA EM DESTAQUE. 2005. (Outra).

23.
USO E REÚSO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS. 2005. (Outra).

24.
V SEMANA DO MEIO AMBIENTE. 2005. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Roberta Kelly Bondade Caldas. A Ergonomia Organizacional e a Engenharia de Métodos como Ferramentas em Projeto de Mudança de Layout: um Estudo de Caso em uma Indústria de Louças.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - FACULDADE ANGLO AMERICANO. Orientador: Vanessa Nóbrega da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, V. N.; MOURA, M. J. C. ; M, S.F.A. . Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção. DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE BERLINER, COMPORTAMENTO ELEMENTAR E MODO DE ERRO CAUSADORES DE INTERRUPÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA, Meio Eletrônico - Site, p. 1118 - 1141, 08 dez. 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
M, S.F.A. ; SANTOS, A. C. Q. ; SILVA, V. N. ; NÓBREGA, P. V. M. ; Araújo, I. F. . Diagnóstico para Implantação do Programa 5S: Um estudo de Caso em uma Empresa Calçadista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTOS, A. C. Q. ; M, S.F.A. ; SILVA, V. N. ; NÓBREGA, P. V. M. ; Araújo, I. F. . Estudo de Caso: Levantamento das Demandas Ergonômicas em um Posto de Trabalho em uma Empresa de Tintas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA, V. N.; M, S.F.A. ; SANTOS, A. C. Q. ; NÓBREGA, P. V. M. ; Araújo, I. F. . Análise das Perdas Produtivas Segundo os Sete Desperdícios de Taiichi Ohno: Um estudo de Caso.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 11:56:42