Maria Glalcy Fequetia Dalcim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0113647795017566
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa no Instituto Federal de São Paulo - Campus Avaré. Possui graduação em Letras - Faculdades Integradas Regionais de Avaré (2001) e mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente, desenvolve seu doutorado em Linguística pela UNESP - Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Glalcy Fequetia Dalcim
Nome em citações bibliográficas
Dalcim, M.G.F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Avaré.
Avenida Professor Celso Ferreira da Silva
Jardim Europa
18707150 - Avaré, SP - Brasil
Telefone: (14) 37111450
URL da Homepage: http://avr.ifsp.edu.br/portal/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Linguistica e Lingua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: As potencialidades do Blended Learning na integralização curricular: um estudo a partir da disciplina de Língua Inglesa,
Orientador: Anise de Abreu Goncalves D'Orange Ferreira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2008 - 2012
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Um estudo sobre o fenômeno da desistência em um curso de formação online para professores,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Profª Drª Heloísa Collins / Prof.a. Dr.a.Mara Sophia Zanotto.
Bolsista do(a): Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
Palavras-chave: lingüística alicada; Formação continuada; desistência em cursos online.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.
2002 - 2003
Especialização em Fundamentos da Leitura Crítica da Literatura. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual Paulista - Araraquara, UNESP, Brasil.
Título: Alguns temas de Cecília Meireles.
Orientador: Profa. Dra.Guacira Marcondes Machado Leite.
1998 - 2001
Graduação em Letras - Inglês.
Faculdades Integradas Regionais de Avaré, FCLA, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Curso de Extensão - Francês Iniciante. (Carga horária: 32h).
Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Avaré, IFSP, Brasil.
2014 - 2014
International Learning - get started.
British Council, Inglaterra.
2014 - 2014
Learnig online with Connecting Classrooms.
British Council, Inglaterra.
2014 - 2014
Proinfo Integrado - Redes de Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2014 - 2014
Currículo + em Ação. (Carga horária: 40h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2014 - 2014
Programa de Formação de Tutores - Profort. (Carga horária: 20h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2014 - 2014
Oficinas Virtuais - Currículo +. (Carga horária: 30h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2014 - 2014
Curso para Gestores dos Centros de Línguas CEL. (Carga horária: 90h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2013 - 2013
Proinfo Integrado - Introdução Educação Digital. (Carga horária: 40h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2013 - 2013
Proinfo Integrado- Tecnologias na Educação. (Carga horária: 100h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2012 - 2012
Programa Proinfo Integrado - Elaboração de Projet. (Carga horária: 2012h).
Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2007 - 2007
Swiss International Teachers' Program. (Carga horária: 120h).
Virginia Polytechnic Institute and State University, VT, Estados Unidos.
2006 - 2007
Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade. (Carga horária: 260h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2006
Interaction Teachers. (Carga horária: 280h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
História e Cultura Afro-Brasileira. (Carga horária: 40h).
Ágere Cooperação em Advocacy, ÁGERE, Brasil.
2005 - 2005
Teia do Saber. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2001 - 2001
Jornada de Ensino de Lingua Inglesa. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual Paulista - Assis, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Fórum Acadêmico de Letras. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual Paulista - Araraquara, UNESP, Brasil.
2000 - 2000
Fórum Acadêmico de Letras. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual Paulista - Araraquara, UNESP, Brasil.
1996 - 1996
Semana de Estudos de Psicologia. (Carga horária: 25h).
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Aluno - doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, .


Escola Estadual Paulo Araújo Novaes, E.E.PAN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor PEB II, Carga horária: 24


Escola Estadual Pedro Bento Alves, E.E. PBA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEB II, Carga horária: 24


Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Avaré, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Técnico, Tecnológ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Diretoria de Educação Regional - Avaré - SP, DER - AVARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador de Núcleo Pedagógico, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Ensino e Aprendizagem de Línguas
2.
Linguística Aplicada
3.
Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
As potencialidades do Blended Learning na integralização curricular: um estudo a partir da disciplina de Língua Inglesa
Descrição: No trabalho com alunos do Ensino Médio Integrado a Cursos Técnicos, uma das recorrentes demandas pauta-se na real integralidade do currículo da Base Nacional Comum com os Componente Técnicos. No empenho de se traçar caminhos que divirjam da presente ruptura e descontextualização do currículo, o uso das novas tecnologias de informação e comunicação é visto por muitos autores como meio assertivo e favorável para o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem. Na diligência pela integralidade do currículo de Língua Estrangeira Moderna às demais áreas dos Cursos Técnicos Integrados, a hibridação do ensino presencial e online dispõe-se como estratégia promissora. Nessa perspectiva, o presente projeto pretende analisar as potencialidades do chamado Blended Learning (BL) na constituição da tríplice - currículo integrado / ensino-aprendizagem de LEM / novas tecnologias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Glalcy Fequetia Dalcim - Coordenador.
2017 - Atual
A integração curricular e a disciplina de Língua Inglesa: um estudo sobre a educação profissional técnica inntegrada ao ensino médio.
Descrição: O presente projeto tem por objetivo principal realizar um estudo sobre a educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio, edificada no panorama educacional brasileiro através do Decreto nº 5.154 de 2004, e da Lei nº 11.892/2008, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/1996, bem como o papel do trabalho educacional docente na real integração curricular. Dentro dessa perspectiva, analisaremos os documentos oficiais (Documento Base e Projetos Pedagógicos de Cursos Técnicos Integrados ao Médio) discutindo as orientações de atuação e as possíveis prescrições do trabalho educacional docente, mais especificamente do professor de Língua Estrangeira Moderna - Inglês. Para tal objetivo, este trabalho utiliza, como lentes analítica e contextual, os estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (Clot, 1998,1999; Guimarães, Machado e Coutinho, 2007; Bronckart, 2008), e trabalhos que expõem fundamentos e práticas sobre o ensino médio integrado (Frigotto, Ciavatta e Ramos (orgs.), 2012; Moraes e Küller, 2016;) respectivamente. O loco discursivo desse trabalho é a área de linguagens, códigos e suas tecnologias, mais especificamente a disciplina de Língua Estrangeira Moderna ? Inglês. Caracteriza-se como uma pesquisa de base qualitativa, tendo por método de investigação a pesquisa exploratória, recorrendo à pesquisa bibliográfica e documental. Resultados preliminares demonstram um desencontro entre o projeto inicial de integração curricular e a prescrição do trabalho docente no ensino médio integrado ao técnico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Glalcy Fequetia Dalcim - Coordenador / Anise de Abreu Goncalves D'Orange Ferreira - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Cursinho Preparatório para o ENEM
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
PLIF - Projeto de Leitura do IF
Descrição: O 'PLIF - Projeto de Leitura do Instituto Federal' tem como objetivo desenvolver práticas de leituras que levem os participantes a desenvolverem o hábito da leitura, a reconhecerem os benefícios da leitura em sua vida e a conhecer um pouco mais de autores reconhecidos da literatura clássica e contemporânea, tanto do Brasil como de outros países. O projeto se dividirá em três linhas de ação diferentes: - Leitura de Sobremesa: um momento de leitura com os alunos do próprio instituto e demais interessados da comunidade, dentro do próprio campus, após o almoço, duas vezes por semana; - Tertúlia Literária: reuniões realizadas uma vez por semana para a debater sobre autores e suas obras, e sobre o contexto histórico de produção das mesmas, realizar leituras comentadas, assistir a documentários e filmes, principalmente, roteiros adaptados de obras literárias; - Ler e gostar, é só começar: encontros realizados fora do ambiente do instituto com o intuito de levar a leitura e o conhecimento até o público que, por diferentes motivos, não podem ir até o instituto para participar de tais atividades. Nas três linhas de ação, serão selecionados textos com conteúdos apropriados a cada idade para despertar o interesse dos mesmos para a leitura, explorando sua imaginação e ampliando seus horizontes e sua bagagem cultural. Portanto, além de desenvolver nos participantes o hábito da leitura, mesmo que a longo prazo, espera-se promover um espaço de interação social, de diálogo e de criação e troca de conhecimentos e opiniões.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Mulheres de Avaré
Descrição: presente proposta propõem-se a oferecer formação profissional para 20 mulheres em condição de vulnerabilidade social do entorno do ''Campus'' Avaré do IFSP, viabilizando o empoderamento das Mulheres e o caráter libertador da escola, a igualdade de gênero, combatendo a violência doméstica. Para tanto serão desenvolvidos: a) Curso de Formação Inicial e Continuada com formação profissional em artesã (CBO 7911); b) Feira de Economia Solidária durante evento institucional; e c) Visita Técnica à ''Casa de Artes e Artesanato Floriza Souto Fernandes''. Em articulação com os órgãos de Assistência Social, serão utilizados os preceitos e princípios éticos do Programa Nacional Mulheres Mil (elevação de escolaridade, profissionalização e elevação de autoestima), de acordo com o ''Guia Metodológico do Sistema de Acesso, Permanência e Êxito'', e a ''Metodologia de Avaliação e Reconhecimento de Aprendizagem Prévia - ARAP''. Nessa perspectiva, auxiliará no desenvolvimento de uma interface entre o saber produzido no interior das instituições de ensino com a cultura local e desta com a cultura acadêmica, configurando-se em processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Pretende-se uma formação educacional, profissional e tecnológica, que permita elevação de escolaridade, emancipação e acesso ao mundo do trabalho, por meio do estímulo ao empreendedorismo, às formas associativas solidárias e à empregabilidade, além do desenvolvimento sociocultural e econômico da comunidade, promovendo o crescimento humano dessas mulheres com a possibilidade das mesmas contribuírem na governança de suas comunidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - 2016
Oficina de Argumentação e Redação
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - Atual
Apoio Pedagógico Online ? A importância das TIC´s na formação do educando
Descrição: O presente projeto visa desenvolver ações que apoiem e incentivem a imersão e a utilização das Tecnologias de Comunicação e Informação na formação integral do educando. A primeira ação tem por foco principal a manutenção, alimentação e divulgação do blog - https://lingualem.wordpress.com ? criado como apoio pedagógico online para o desenvolvimento das atividades na disciplina de LEM-Inglês nos cursos de nível médio integrado (Lazer, Agroindústria e Mecatrônica).A segunda ação tem por foco a utilização do blog para a divulgação, o acompanhamento e o apoio às diversas iniciativas disponibilizadas aos alunos via web para o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira, com destaque para o Programa Jovens Embaixadores (http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/je.html ), os cursos gratuitos oferecidos pelo British Council (http://www.britishcouncil.org.br/) e plataformas de ensino que oferecem cursos gratuitos em parceria com instituições de ensino de todo o mundo como o Coursera (https://www.coursera.org/) , Busuu (https://www.coursera.org/ ), Livemocha (http://livemocha.com/ ) Alison (https://alison.com/learn/english ), Amercian & British Academy (http://www.abaenglish.com/en/online-english-course/ ) , entre outros. A terceira ação relaciona-se com a formação de um grupo de troca de informações e estudo visando preparar os alunos para o exame TOEIC, o qual os alunos dos terceiros anos serão submetidos ao final do ano letivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2014 - 2014
Projeto de formação continuada a distância para professores de LE - vivenciando os
Descrição: Atualmente discute-se em grande volume a prioridade valorosa da formação continuada de professores e a influência direta dessa formação no processo educacional de nossos alunos. Diante das constantes modificações da nossa forma de aprender, trabalhar, comunicar e de nos relacionarmos socialmente, ocasionadas, entre outros motivos, pelos avanços tecnológicos, mergulharmos e manter-nos emergidos nesse mundo de informação e formação de velocidade estonteante é um desafio para qualquer profissional. A noção da educação e da formação dos indivíduos como um processo inacabável (ou em constante construção) é brilhantemente observado por Freire (1996, p.24) quando diz que é na inconclusão do ser, que se sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente, já que vivemos em mundo que não é, mas que está sendo (Freire, 1996, p.30), e deste modo, participamos de um movimento cíclico de transformação, transformadores e transformados, co-agindo e modificando-se constantemente. Embora Freire não se refira diretamente às questões tecnológicas, todos esses processos de mudança e constante construção do ser e do saber são acentuados atualmente pela tecnologia, o que vem a confirmar a contemporaneidade do discurso do autor, que parecia profetizar o que estava por vir. Oferecer aos profissionais oportunidades de formação, reflexão, aprendizado são um dos grandes desafios da Educação de um modo geral. Diante do referido panorama, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo busca através de inúmeras iniciativas, diminuir as distâncias, flexibilizar o tempo e oferecer ferramentas de formação e informação continuadas a todo quadro do magistério, no intuito de incentivar, colaborar, promover a qualidade da ação pedagógica diária. Uma dessas iniciativas foi concretizada nos Ciclos de Palestras de LEM, uma projeto da antiga CEMP, onde se propôs a disponibilização e o encontro de vários profissionais, estudiosos e autores ligados à área de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna com os professores coordenadores dos núcleos pedagógicos e centros de língua, através de videoconferências que objetivavam a discussão de estratégias e métodos no processo de ensino e aprendizagem de LEM. Como o foco resumiu-se nos professores coordenadores de núcleo pedagógico e dos centros de línguas, muitos profissionais da rede estadual desconhecem essa iniciativa, não sendo assim contemplados com os conteúdos abordados nesses encontros. Um ponto que assume destaque nesse panorama é a questão do fator ?tempo?. A preocupação acerca da questão do tempo, ou da alegação de sua falta, é apontada por muitos como um dos fatores principais para o insucesso relacionado às atividades complementares á sua prática pedagógica. Segundo Fullan e Hargreaves (2000:51), o tempo é discutido como um recurso importante capaz de favorecer ou bloquear as inovações. Segundo os autores, pequenos incrementos de tempo para que os professores trabalhem coletiva e colaborativamente, fora da sala de aula, podem acarretar diferenças reais às tentativas de reformulação ou mudança. Inseridos nessa temática de mudança, Rosa e Schnetzler (2003: 27) são enfáticos ao afirmarem que a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem só acontece pela ação do professor. Portanto, emerge dessa prerrogativa a imprescindibilidade de oferta máxima de subsídios e recursos ao auxilio pedagógico a sua atuação em loco. Este projeto busca contemplar a socialização dessas videoconferências, disponibilizando para o professor além do link de sítio do vídeo, um arquivo digital resumido com os principais apontamentos e notas discutidos, viabilizando o processo de formação continuada dentro de um arranjo temporal que facilite o trabalho de posterior utilização desse material em seu cotidiano pedagógico, além do compartilhamento de práticas significativas e discussões em grupo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Maria Glalcy Fequetia Dalcim - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli2017Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli ; Dalcim, M.G.F. ; Carneiro, Luciana Pereira de Moura . PLIF: Três caminhos para divulgar a leitura. Revista Compartilhar, v. 22, p. 84, 2017.

2.
Dalcim, M.G.F.2017Dalcim, M.G.F.; Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli ; VIEIRA, M. F. . 'Oficina de Argumentação e Redação': uma experiência com o 3º ano do ensino médio. Revista Compartilhar, v. 2, p. 87-89, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Dalcim, M.G.F.. Autonomia e os processos de mudança: um estudo sobre a desistência em cursos online. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018, São Carlos. CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Gestão e política, 2018. v. 4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Dalcim, M.G.F.. Concepções e Princípios do Ensino Médio Integrado: a dimensão cultural e a disciplina de Língua Inglesa. In: Conferência Internacional de Estudos da Linguagem, 2018, Brasília. Caderno de Resumos - CIELIN 2018, 2018. v. 1. p. 148-149.

2.
Dalcim, M.G.F.. Concepções e Princípios do Ensino Médio Integrado: TDIC, em que posso ajudar?. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2018, São Carlos. CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica, 2018. v. 2.

3.
Dalcim, M.G.F.. Blended Learning - potencialidades e integralização curricular no ensino e aprendizagem de línguas. In: 18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA, 2017, Rio de Janeiro - RJ - Brasil. Inovações e Desafios Epistemológicos na Linguística Aplicada, 2017. v. 18. p. 333-334.

4.
Dalcim, M.G.F.. Aprendizagem Híbrida e o ensino de língua estrangeira - discutindo o desenvolvimento das quatro habilidades. In: I Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba, 2017, Campos do Jordão - SP - Brasil. I Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba, 2017. p. 40-40.

5.
Dalcim, M.G.F.. Formação Online do Professor: uma visão sobre o fenômeno da desistência. In: Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2009, São Paulo. 17º InPLA - Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada, 2009. p. 349-349.

Apresentações de Trabalho
1.
Dalcim, M.G.F.. Autonomia e os processos de mudança:um estudo sobre a desistência em cursos online. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Dalcim, M.G.F.. Concepções e princípios do ensino médio integrado: TDIC, em que posso ajudar?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Dalcim, M.G.F.. Concepções e princípios do Ensino Médio Integrado: a dimensão cultural e a disciplina de Língua Inglesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Dalcim, M.G.F.. O trabalho educacional do docente de línguas e a integração curricular: discutindo práticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Dalcim, M.G.F.. Blended Learning - potencialidades e integralização curricular no ensino e aprendizagem de línguas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Dalcim, M.G.F.. Aprendizagem Híbrida e o ensino de língua estrangeira - discutindo o desenvolvimento das quatro habilidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . O professor de língua estrangeira e o ensino híbrido : discutindo os passos iniciais rumo à inovação disruptiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Dalcim, M.G.F.. Blended Learning e as Inovações Disruptivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . O professor de língua estrangeira e o ensino híbrido:discutindo os passos iniciais rumo à inovação disruptiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Dalcim, M.G.F.. Blended Learning e o ensino-aprendizagem de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Dalcim, M.G.F.; Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli . 'Oficina de Argumentação e Redação': um relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Dalcim, M.G.F.; Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli ; VIEIRA, M. F. . Objetos Digitais de Aprendizagem - potencialidades no ensino e aprendizagem de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Dalcim, M.G.F.. Um novo tipo de Educador. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli ; Carneiro, Luciana Pereira de Moura ; Dalcim, M.G.F. ; LIMA, B. S. ; Godoi, J.P.F ; Almeida, Y. . O incentivo à leitura a partir de Projetos de Extensão: o caso do Projeto de Leitura do Instituto Federal (Campus Avaré). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Dalcim, M.G.F.; Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli ; VIEIRA, M. F. . Além da sala de aula: o Blog como apoio pedagógico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Dalcim, M.G.F.. A Língua Inglesa e o ENEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Dalcim, M.G.F.. Projeto de formação continuada a distância para professores de LEM : vivenciando os 'Ciclos de Palestras'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Dalcim, M.G.F.. Diálogos Cogenerativos - Práticas Significativas - Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Dalcim, M.G.F.. Diálogos Cogenerativos - Práticas Significativas - Ensino Médio - DER - Avaré. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Dalcim, M.G.F.. Formação online do professor: uma visão sobre o fenômeno da desistência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
Dalcim, M.G.F.. LínguaLem. 2015. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
Dalcim, M.G.F.; Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli . Linguagens e Provas Admissionais em Stricto Sensu. 2017. .

2.
Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli ; VIEIRA, M. F. ; Dalcim, M.G.F. ; CUNHA, I. F. ; FRANCISCO, E. C. ; GARNICA, T. P. B. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA ESPANHOLA. 2016. (Projeto Pedagógico).

3.
Dalcim, M.G.F.. Plano de Reestruturação dos Módulos de Língua Inglesa - DER - CEEJA - Avaré. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Instrucional).

4.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . Material de Língua Estrangeira Moderna - Inglês - Módulo 1 - DER - CEEJA - Avaré. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático).

5.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . Material de Língua Estrangeira Moderna - Inglês - Módulo 2 - DER - CEEJA - Avaré. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

6.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . Material de Língua Estrangeira Moderna - Inglês - Módulo 3 - DER - CEEJA ? Avaré. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolviemnto de Material Didático).

7.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . Material de Língua Estrangeira Moderna - Inglês - Módulo 2 - DER - CEEJA ? Avaré. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

8.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . Material de Língua Estrangeira Moderna - Inglês - Módulo 5 - DER - CEEJA ? Avaré. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

9.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . Material de Língua Estrangeira Moderna - Inglês - Módulo 6 - DER - CEEJA ? Avaré. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NOBREGA, F. A.; ROZENFELD, C. C. F. F.; Dalcim, M.G.F.. Participação em banca de Felipe Augusto Nóbrega.O uso dos óculos de realidade virtual no ensino de línguas estrangeiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

2.
ROGERIO, F. M.; ROZENFELD, C. C. F. F.; Dalcim, M.G.F.. Participação em banca de Flávia Maria Rogério.Análise do design multimodal de alunos de alemão: uma análise dos eventos de letramento e da autonomia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência Internacional de Estudos da Linguagem. Concepções e princípios do Ensino Médio Integrado: a dimensão cultural e a disciplina de Língua Inglesa. 2018. (Congresso).

2.
Conferência Internacional de Estudos da Linguagem. 2018. (Congresso).

3.
Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. 2018. (Congresso).

4.
Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Concepções e princípios do Ensino Médio Integrado: TDIC, em que posso ajudar?. 2018. (Congresso).

5.
Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Autonomia e os Processos de Mudança: um estudo sobre a desistência em cursos online. 2018. (Congresso).

6.
I Jornada de Letras do IFSP - Câmpus Avaré.O trabalho educacional do docente de línguas e a integração curricular: discutindo práticas. 2018. (Outra).

7.
IV CONEPT - Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP. 2018. (Congresso).

8.
18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA. 2017. (Congresso).

9.
18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA. Blended Learning - potencialidades e integralização curricular no ensino e aprendizagem de línguas. 2017. (Congresso).

10.
I Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba.Aprendizagem Híbrida e o ensino de língua estrangeira - discutindo o desenvolvimento das quatro habilidades. 2017. (Seminário).

11.
VIII Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.O professor de língua estrangeira e o ensino híbrido : discutindo os passos iniciais rumo à inovação disruptiva. 2017. (Outra).

12.
5º Encontro Senac de Conhecimento Integrado: gestão de carreira e portunidades no mercado de trabalho.O incentivo à leitura a partir de projetos de extensção: o caso do projeto de leitura do Instituto Federal (Câmpus Avaré). 2016. (Encontro).

13.
64º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Linguísticos."Oficina de Argumentação e Redação": relato de uma experiência com alunos do 3º ano do Ensino Médio. 2016. (Seminário).

14.
II Encontro de Professores de Línguas e Tecnologias - EPLITEC.Blended Learning - Potencialidades no ensino e aprendizagem de línguas. 2016. (Encontro).

15.
VII Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais.Objetos digitais de aprendizagem - potencialidades no ensino e aprendizagem de línguas. 2016. (Outra).

16.
II Encontro dos Centros de Ensino de Línguas da Unesp.Além da sala de aula: o blog como apoio pedagógico. 2015. (Encontro).

17.
17º InPLA. Formação Online do professor - uma visão sobre o fenômeno da desistência. 2009. (Congresso).

18.
XVII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2001. (Seminário).

19.
XI Fórum Acadêmico de Letras - FALE. 2000. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . A interdisciplinaridade e o ensino-aprendizagem de línguas: um olhar para o ensino médio integrado. 2018. (Outro).

2.
Dalcim, M.G.F.; VIEIRA, M. F. ; Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli . Aula Magna do Curso de Licenciatura em Letras. 2017. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli2017Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli ; Dalcim, M.G.F. ; Carneiro, Luciana Pereira de Moura . PLIF: Três caminhos para divulgar a leitura. Revista Compartilhar, v. 22, p. 84, 2017.

2.
Dalcim, M.G.F.2017Dalcim, M.G.F.; Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli ; VIEIRA, M. F. . 'Oficina de Argumentação e Redação': uma experiência com o 3º ano do ensino médio. Revista Compartilhar, v. 2, p. 87-89, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
Dalcim, M.G.F.. Formação online do professor: uma visão sobre o fenômeno da desistência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Dalcim, M.G.F.. Projeto de formação continuada a distância para professores de LEM : vivenciando os 'Ciclos de Palestras'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Dalcim, M.G.F.. Diálogos Cogenerativos - Práticas Significativas - Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Dalcim, M.G.F.. Diálogos Cogenerativos - Práticas Significativas - Ensino Médio - DER - Avaré. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Dalcim, M.G.F.; Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli ; VIEIRA, M. F. . Além da sala de aula: o Blog como apoio pedagógico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Dalcim, M.G.F.. Blended Learning e o ensino-aprendizagem de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Dalcim, M.G.F.; Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli ; VIEIRA, M. F. . Objetos Digitais de Aprendizagem - potencialidades no ensino e aprendizagem de línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Dalcim, M.G.F.. Blended Learning - potencialidades e integralização curricular no ensino e aprendizagem de línguas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Dalcim, M.G.F.. Aprendizagem Híbrida e o ensino de língua estrangeira - discutindo o desenvolvimento das quatro habilidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . O professor de língua estrangeira e o ensino híbrido : discutindo os passos iniciais rumo à inovação disruptiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . O professor de língua estrangeira e o ensino híbrido:discutindo os passos iniciais rumo à inovação disruptiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Dalcim, M.G.F.. Autonomia e os processos de mudança:um estudo sobre a desistência em cursos online. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Dalcim, M.G.F.. Concepções e princípios do ensino médio integrado: TDIC, em que posso ajudar?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Dalcim, M.G.F.. Concepções e princípios do Ensino Médio Integrado: a dimensão cultural e a disciplina de Língua Inglesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Dalcim, M.G.F.. O trabalho educacional do docente de línguas e a integração curricular: discutindo práticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
Dalcim, M.G.F.. Plano de Reestruturação dos Módulos de Língua Inglesa - DER - CEEJA - Avaré. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Instrucional).

2.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . Material de Língua Estrangeira Moderna - Inglês - Módulo 1 - DER - CEEJA - Avaré. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático).

3.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . Material de Língua Estrangeira Moderna - Inglês - Módulo 2 - DER - CEEJA - Avaré. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

4.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . Material de Língua Estrangeira Moderna - Inglês - Módulo 3 - DER - CEEJA ? Avaré. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolviemnto de Material Didático).

5.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . Material de Língua Estrangeira Moderna - Inglês - Módulo 2 - DER - CEEJA ? Avaré. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

6.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . Material de Língua Estrangeira Moderna - Inglês - Módulo 5 - DER - CEEJA ? Avaré. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

7.
Dalcim, M.G.F.; KAIRALLAH, S. K. . Material de Língua Estrangeira Moderna - Inglês - Módulo 6 - DER - CEEJA ? Avaré. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Dalcim, M.G.F.; VIEIRA, M. F. ; Hoyos, Elaine Aparecida Campidelli . Aula Magna do Curso de Licenciatura em Letras. 2017. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
Dalcim, M.G.F.. LínguaLem. 2015. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 10:05:22