Aline Viana de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2829437662369366
  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2012). Graduada em Licenciatura em Matemática pela mesma universidade (2009). Atuou em projeto de pesquisa de Iniciação Científica na área de aprendizagem matemática: abstração e concreção. Tem experiência em projetos de pesquisa desenvolvidos nesta mesma universidade desde o ano de 2002 em diferentes modalidades, sendo eles: Jovens Talentos I, Universidade Aberta, Iniciação Tecnológica, Extensão e Iniciação Científica. Todos eles desenvolvidos pelo laboratório de Engenharia de Produção, exceto o último citado, que foi projeto de conclusão de curso de graduação, sendo então desenvolvido no Laboratório de Ciências Matemáticas. Atualmente professora da rede municipal de Macaé, professora universitária nas seguintes instituições: Universidade Estácio de Sá, Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos - FeMASS e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé - FAFIMA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Viana de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, A. V.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Municipal Maria Isabel Damsceno Simão.
Rua Doutor Francisco Portela
Centro
27910200 - Macaé, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27572342


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Pontos de Equilíbrio na Programação de Dois Níveis Linear,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Luis Humberto Guillermo Felipe.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Pontos de Equilíbrio; Programação de Dois Níveis Linear.
Grande área: Engenharias
2006 - 2009
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Ensino Aprendizagem da Matemática na Escola: Abstração e Concreção.
Orientador: Luis Humberto Guillermo Felipe.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2001 - 2003
Curso técnico/profissionalizante em Tecnico em Administração de Empresas.
Escola tecnica Estadual Joao Barcelos Martins, ETEJBM, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2001 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Escola tecnica Estadual Joao Barcelos Martins, ETEJBM, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Conhecendo o Lattes. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Utilizando Objetos de Aprendizagem no Ensino Médio. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
2007 - 2008
Inglês.
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2006 - 2006
Resíduos gerados em laboratório: o que fazer?. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Macaé, PM/Macaé, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor C-I A, Carga horária: 20
Outras informações
Turmas Regulares de 6º ao 9 º ano. Turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Turmas de Correção de Fluxo.

Atividades

01/2012 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática;

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática
01/2014 - Atual
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear;
Cálculo Diferencial e Integral I;
Cálculo Diferencial e Integral II;
Cálculo Vetorial e Geometria Analítica;
Introdução ao Cálculo;
01/2014 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear;
Introdução ao Cálculo;
Cálculo Vetorial e Geometria Analítica;
Cálculo Diferencial e Integral I;
Cálculo Diferencial e Integral II;
01/2014 - Atual
Ensino, Engenharia de Petróleo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear;
Introdução ao Cálculo;
Cálculo Vetorial e Geometria Analítica;
Cálculo Diferencial e Integral I;
Cálculo Diferencial e Integral II;
01/2014 - Atual
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear;
Introdução ao Cálculo;
Cálculo Vetorial e Geometria Analítica;
Cálculo Diferencial e Integral I;
Cálculo Diferencial e Integral II;
01/2014 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear;
Introdução ao Cálculo;
Cálculo Vetorial e Geometria Analítica;
Cálculo Diferencial e Integral I;
Cálculo Diferencial e Integral II;

Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, FEMASS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 16

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologias para o Ensino de Matemática II
02/2018 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologias para o Ensino de Matemática I
02/2017 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática Elementar I
Fundamentos da Matemática Elementar II
Fundamentos da Matemática Elementar III
02/2014 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Introdução ao Cálculo
02/2014 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II
Introdução ao Cálculo
02/2014 - Atual
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II
Introdução ao Cálculo
08/2016 - 12/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática Elementar I
Fundamentos da Matemática Elementar II
06/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear;
06/2016 - 07/2016
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear;
06/2016 - 07/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática I;
06/2016 - 07/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Àlgebra Linear;

Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo, INSG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

01/2011 - 01/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática;

Pré Vestibular Teorema, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

2011 - 2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Iniciação Científica - Ensino Aprendizagem de matemática na escola: Abstração e Concreção.

Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projetos: Universidade Aberta, Iniciação Tecnológica e Extensão.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Universidade Aberta

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
Projeto Jovens Talentos para a Ciência I: Acessibilidade nos Transportes.

Atividades

03/2008 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologias, .

Linhas de pesquisa
Educação Matemática.
03/2005 - 02/2008
Extensão universitária , Centro de Ciências e Tecnologias, .

Atividade de extensão realizada
Gestão compartilhada do Lixo no campus..
03/2004 - 02/2005
Extensão universitária , Centro de Ciências e Tecnologias, .

Atividade de extensão realizada
Transporte público e acessibilidade na cidade de Campos dos Goytacazes..
11/2002 - 03/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologias, .

Linhas de pesquisa
Pesquisa Operacional

CENTRO EDUCACIONAL KÍSSILA NEVES, CEKN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

01/2011 - 07/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática.

Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert, ISEPAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de matemática substituta em uma turma de 1º ano do Ensino Médio durante os meses de junho a setembro de 2009. Carga horária total: 40h.

Atividades

06/2009 - 09/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática.

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé, FAFIMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 6

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática em Sala de Aula I
Cálculo Diferencial e Integral I
07/2017 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática II
Fundamentos da Matemática III
02/2018 - 07/2018
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Matemática III
Fundamentos da Matemática IV


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa Operacional

Objetivo: Buscar ferramentas matemáticas capazes de otimizar a operação de um processo..
2.
Educação Matemática.

Objetivo: Buscar métodos de ensino capazes de motivar a aprendizagem matemática..
Palavras-chave: Abstrato e concreto; ensino-aprendizagem; Matemática.


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
PONTOS DE EQUILÍBRIO NA PROGRAMAÇÃO DE DOIS NÍVEIS LINEAR
Descrição: Os problemas em Dois Níveis apresentam grande importância na programação matemática, devido à capacidade de representar com bastante realismo problemas de natureza hierárquica. Desse modo, apresentam na literatura diversas aplicações em diferentes áreas. O trabalho em questão aborda o método de Pontos de Equilíbrio, proposto por Campelo (1999), que visa caracterizar as soluções ótimas locais de problemas em Dois Níveis Linear..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Aline Viana de Souza - Integrante / Luis Humberto Guillermo Felipe - Coordenador.
2008 - 2009
Abstração e Concreção no Ensino - Aprendizagem de Matemática: Materiais Manipuláveis.
Descrição: O presente projeto visa identificar os conceitos de matemática no ensino escolar médio e fundamental que resultam ser mais abstratos para os alunos e que, consequentemente, ofereçam mais dificuldades no ensino-aprendizagem. Propondo assim, oferecer através da utilização de materiais manipuláveis uma ligação entre o concreto e o abstrato visando a melhoria do ensino na sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aline Viana de Souza - Integrante / Luis Humberto Guillermo Felipe - Coordenador.
2005 - 2008
Diagnóstico, Implantação e Acompanhamento de Coleta Seletiva na UENF.
Descrição: O presente trabalho tem por objetivo definir a situação desta universidade quanto ao descarte de residuos sólidos gerados por ela, visando a implantação e consequentemente o acompanhamento de Coleta Seletiva nesta unidade de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2003
Levantamento de Dados sobre o Transporte Urbano na Cidade de Campos dos Goytacazes
Descrição: Este trabalho tem por objetivo fazer o diagnóstico e propor a adoção de medidas que promovam condições de acessibilidade igualitárias à todos cidadãos da cidade de Campos dos Goytacazes, permitindo que se torne realidade os artigos de lei previstos em nossa Constituição que garante o direito de ir e vir de todas as pessoas, sem que haja qualquer tipo de restrição, já que somos iguais perante a lei..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Recursos didáticos e a álgebra no ensino fundamental II: uma proposta de ação na educação de Macaé.
Descrição: O projeto em questão visa promover uma aprendizagem significativa, fomentando a interação universidade-escola. Almejando a melhoraria do rendimento escolar e consequentemente a elevação no índice de aprovação na disciplina de Matemática no ensino fundamental II nas escolas da rede municipal que foram atendidas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Aline Viana de Souza - Coordenador / Ilana Mendonça de Carvalho - Integrante / Bianca Cruz Borges - Integrante.
2004 - 2005
Contribuição para a Melhoria da Acessibillidade de Usuários de Bicicletas em Campos dos Goytacazes.
Descrição: Este projeto visa propor melhorias de acessibidade aos usuários de bicicletas da cidade de Campos dos Goytacazes, visto que além de possuir um grande número de adeptos desta modalidade de transporte, esta é uma cidade propícia para prática desta atividade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - 2015
Projeto de Monitoria de Introdução ao Cálculo
Descrição: Este projeto visa atender em plantões de dúvidas os alunos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação da FeMASS..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aline Viana de Souza - Coordenador / Rafael da Silva Cordeiro - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
Prêmio de Produção Científica, 2º lugar, Categoria: Extensão, UENF.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, A. V.; Luis Humberto Guillermo Felipe . Abordagem geométrica de um problema de programação linear em Dois Níveis. Revista Perspectiva Online: Exatas & Engenharia!, Campos dos Goytacazes, p. 1 - 14, 23 mar. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. V.; Luis Humberto Guillermo Felipe . Pontos de Equilíbrio na Programação Matemática: Aspectos Geométricos. In: SIMPEP, 2011, Bauru. Simpósio de Engenharia de Produção, 2011. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. V.; Luis Humberto Guillermo Felipe . Abstração e Concreção no processo ensino aprendizagem: Materiais Manipuláveis. In: Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT), 2009, Campos dos Goytacazes. I CONFICT, 2009. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, A. V.; CARVALHO, I. M. ; PESSANHA, P. S. . Recursos Didáticos e a Álgebra no Ensino Fundamental II: uma proposta de ação na educação de Macaé. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, A. V.; CARVALHO, I. M. ; BORGES, B. C. . RECURSOS DIDÁTICOS E A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: Uma Proposta de ação na educação de Macaé. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA, A. V.; CARVALHO, I. M. ; BORGES, B. C. . RECURSOS DIDÁTICOS E A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: Uma Proposta de ação na educação de Macaé. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SOUZA, A. V.; Luis Humberto Guillermo Felipe . Pontos de Equilíbrio na Programação Linear em Dois Níveis: Aspectos Geométricos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SOUZA, A. V.; PEREIRA, L.L ; CASTRO, L.P.O ; CORTEZ, J. M. R. . Um Estudo sobre a Logística de escoamento do café: Análise e proposições.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SOUZA, A. V.; Luis Humberto Guillermo Felipe . Uma análise comparativa entre problemas de programação linear estocástica com dois estágios e programação linear em dois níveis.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SOUZA, A. V.; Luis Humberto Guillermo Felipe . Ensino Aprendizagem da Matemática na Escola: Abstração e Concreção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SOUZA, A. V.; Luis Humberto Guillermo Felipe . Ensino Aprendizagem da Matemática na Escola: Abstração e Concreção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SOUZA, A. V.; Luis Humberto Guillermo Felipe . Ensino-aprendizagem da matemática na escola: abstração e concreção. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SOUZA, A. V.; não . Gestão Compartilhada do lixo: implantação de um programa piloto de coleta seletiva de papel no campus. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, A. V.. Relatorio dos Catadores de Campos dos Goytacazes. 2006. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Feira do Conhecimento da FUNEMAC. RECURSOS DIDÁTICOS E A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: Uma Proposta de ação na educação de Macaé. 2016. (Feira).

2.
Semana Acadêmica da FeMASS.RECURSOS DIDÁTICOS E A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: Uma Proposta de ação na educação de Macaé. 2016. (Encontro).

3.
XIX Simpósio de Engenharia de Produção.Pontos de Equilíbrio na Programação Linear em Dois Níveis: Aspectos Geométricos. 2011. (Simpósio).

4.
X Mostra de Pós - Graduação da UENF. Um estudo sobre a logística de escoamento do café: análise e proposições. 2010. (Congresso).

5.
X Mostra de Pós - Graduação da UENF. Uma análise comparativa entre problemas de programação linear estocástica com dois estágios e programação linear em dois níveis. 2010. (Exposição).

6.
27º Colóquio Brasileiro de Matemática. Ensino Aprendizagem da Matemática na Escola: Abstração e Concreção. 2009. (Congresso).

7.
Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. Ensino Aprendizagem da Matemática na Escola: Abstração e Concreção. 2009. (Congresso).

8.
13º Encontro de Iniciação Científica e 8ª Mostra de Pós-Graduação. Ensino Aprendizagem da Matemática na Escola: Abstração e Concreção. 2008. (Congresso).

9.
III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Gestão Compartilhada do lixo na UENF. 2007. (Feira).

10.
V Jornada da Licenciatura em Matemática da UENF. 2007. (Simpósio).

11.
III Semana Acadêmica de Matemática da UENF. 2006. (Encontro).

12.
III Workshop de Extensão.Gestão Compartilhada do Liixo: implantação de um programa piloto de coleta seletiva de papel no campus. 2006. (Encontro).

13.
2º Mostra de Extensão. Acessibilidade e o Sistema de Transporte em Campos. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORDEIRO ; DORES, A. R. ; SOUZA, A. V. . V Semana Acadêmica de Matemática da UENF. 2009. (Congresso).

2.
SOUZA, A. V.; DORES, A. R. ; CORDEIRO . IV Semana Acadêmica de Matemática da UENF. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Bianca Cruz Borges; Illana Mendoinça de Carvalho. RECURSOS DIDÁTICOS E A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: Uma Proposta de ação na educação de Macaé. 2016. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, Fundo de Educação de Macaé. Orientador: Aline Viana de Souza.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, A. V.; CARVALHO, I. M. ; BORGES, B. C. . RECURSOS DIDÁTICOS E A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: Uma Proposta de ação na educação de Macaé. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, A. V.; CARVALHO, I. M. ; PESSANHA, P. S. . Recursos Didáticos e a Álgebra no Ensino Fundamental II: uma proposta de ação na educação de Macaé. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 17:34:52