Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0394521363017703
  • Última atualização do currículo em 22/11/2017


Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio é licenciada em Letras com Habilitação em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2004). Especializou-se em Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual na Universidade Federal do Amazonas (2005). É mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011). Trabalhou com o Ensino superior nas Universidades: La Salle, Uninorte, UEA, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão, Leitura e Produção Textual, Literatura e Linguística. Trabalhou com formação de professores na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (SEMED - Manaus). É professora na Universidade Federal do Amazonas e tem lecionado as disciplinas de Linguística, Estágio Supervisionado, Morfossintaxe, Sintaxe, Morfologia, TCC, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Tem capítulos publicados em livros e artigos publicados em revista científica e em anais de congressos na área de Letras e Linguística. Atualmente, é aluna do curso de Doutorado em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsita da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio
Nome em citações bibliográficas
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos;BONIFÁCIO, L. P. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Natureza e Cultura.
Rua 1º de Maio, nº 05
Colônia
69630000 - Benjamin Constant, AM - Brasil
Telefone: (097) 34155677
URL da Homepage: http://portal.ufam.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: SOBRE USOS LINGUÍSTICOS, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES EM AULAS DE LÍNGUA TIKUNA E DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE ESCOLAS BILÍNGUES EM COMUNIDADES INDÍGENAS DE BENJAMIN CONSTANT - AMAZONAS,
Orientador: Marília Lopes da Costa Facó Soares.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Palavras-chave: USOS LINGUÍSTICOS; FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES; LÍNGUA TIKUNA E LÍNGUA PORTUGUESA.
2009 - 2011
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: INFLUÊNCIA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA ORAL SOBRE OS ESTÍMULOS OSTENSIVOS DE UM FILME PUBLICITÁRIO EM TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO COM BASE NA TEORIA DA RELEVÂNCIA,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: PROF. DOUTOR FÁBIO JOSÉ RAUEN.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Especialização em Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Do trabalho não alienado à produção textual engajada no Ensino Médio.
Orientador: Luiz Carlos Martins.
2000 - 2003
Graduação em Letras Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
A mediação de gêneros textuais em âmbito escolar. (Carga horária: 4h).
Associação de Leitura do Brasil, ALB, Brasil.
2014 - 2014
Política Linguísta. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
Formação Continuada, Conhecimento e Aprendência. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2013 - 2013
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
QUE GRAMÁTICA ENSINAR NA ESCOLA. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
TÓPICOS EM ANÁLISE DO DISCURSO. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2012 - 2012
CLASSIFICAÇÃO DAS LÍNGUAS INDÍGENAS NO BRASIL. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
2012 - 2012
PANORAMA DA LITERATURA AMAZÔNICA PARA A .... (Carga horária: 24h).
Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
2010 - 2010
Francês Nível Básico I. (Carga horária: 50h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2010 - 2010
Intensive English Language Course. (Carga horária: 140h).
Regent's College London, RCL, Inglaterra.
2001 - 2001
Inglês - Pré Intermediário. (Carga horária: 105h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
1999 - 1999
Elementary Level. (Carga horária: 100h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Aluna de pós-graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Sob orientação da professora Marília Facó Soares, desenvolveremos, no doutorado, uma pesquisa, cujo projeto é intitulado Sobre usos linguísticos, formação e atuação de professores em aulas de Língua Tikuna e de Língua Portuguesa: um estudo com professores de escolas bilíngues em comunidades indígenas de Benjamin Constant- Amazonas. Por meio dele, buscaremos associar uma investigação sobre usos linguísticos e identidade à formação de professores e ao ensino em contexto indígena bilíngue. Aqui, parte-se da hipótese de que a formação do professor e a atuação dele são constituintes da construção da sua identidade profissional que, por sua vez, pode influenciar e/ou alterar a sua identidade social mais ampla, possuindo um reflexo nos usos linguísticos em ambiente escolar. Em razão disso, elegemos, como foco da pesquisa que pretendemos realizar, temas cujo grau de inter-relação objetivamos determinar: a formação, a atuação profissional, os usos linguísticos e a identidade social.


Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, MS-B, nível 1, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
INC - Instituto de Natureza e Cultura - Campus do Pólo Alto Solimões Colegiado: Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola Rua 1 de Maio, nº05 CEP: 69630-000 Bairro: Colônia Benjamin Constant / AM Telefone: (97) 3415-5677 Email: incbc@ufam.edu.br

Atividades

06/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Natureza e Cultura, .

Cargo ou função
Coordenadora Geral do Estágio Supervisionado do Curso de Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola - Port. GD 023/2014.
06/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Natureza e Cultura, .

Cargo ou função
Coordenadora do Programa Institucional de Apoio Pedagógico - PIAP - Português Instrumental.
05/2013 - Atual
Direção e administração, Instituto de Natureza e Cultura, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Graduação em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola Port. GR 1861/2013.
05/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Natureza e Cultura, .

Cargo ou função
Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola.
04/2014 - 08/2014
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística 1 ? Gerativismo e Estruturalismo
04/2014 - 08/2014
Ensino, Antropologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Linguística
05/2013 - 05/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Natureza e Cultura, .

Cargo ou função
Membro Comitê Científico do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/FAPEAM - Campi Interior - Port. GR 1793/2013.
11/2013 - 03/2014
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Linguísticos
Linguística
Trabalho de Conclusão de Curso
06/2013 - 09/2013
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa
Introdução à Linguística
12/2012 - 04/2013
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Introdução aos Estudos Linguísticos
Linguística
Trabalho de Consclusão de Curso
09/2012 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Natureza e Cultura, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola.
11/2012 - 12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20

Atividades

07/2011 - 05/2012
Ensino, Formação Continuada, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Formação Continuada para Professores - Língua Portuguesa
03/2005 - 06/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

08/2011 - 01/2012
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Linguísticos

Unilasalle, ULS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

08/2006 - 04/2009
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
Língua Portuguesa

Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: PESQUISADORA, Enquadramento Funcional: ALUNA PÓS GRADUAÇÃO


Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20

Atividades

04/2001 - 04/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

04/2012 - 05/2012
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Modelos identitários evidenciados em anúncios publicitários televisivos: Uma leitura,com base na Teoria da Relevância, dos estímulos ostensivos e inferenciais
Descrição: A leitura é um processo psicológico, no qual o leitor se vale de diversas estratégias para interpretar aquilo que está sendo lido. Essas estratégias estão diretamente relacionadas ao conhecimento linguístico, sociocultural e enciclopédico daquele sujeito que realiza a atividade de ler. Efetivamente, a leitura ocorre quando há interação entre o sujeito que lê com aquilo que é lido, buscando compreender e interpretar: os discursos presentes no texto, o autor, as estratégias argumentativas, o espaço em que o texto circula e a sua organização. Enfim, para ler, o sujeito não deve apenas perceber os elementos da superfície textual, mas inferir os que estão subjacentes ao texto, depreensíveis por meio de atividades cognitivas, inferenciais. Os gêneros de texto que circulam no nosso cotidiano são os mais variados e cabe a pesquisadores, professores volverem um olhar especial para a leitura que se pode realizar a partir desses gêneros variados. É nesse ponto que este projeto de pesquisa é focalizado, ou seja, na leitura dos estímulos ostensivos e inferenciais de um gênero de texto chamado anúncio publicitário televisivo. Para elegermos esse gênero, partimos da ideia evidenciada por Dionisio (2011), segundo a qual, na atualidade, uma pessoa letrada deve ser alguém capaz de atribuir sentidos a mensagens que provêm de múltiplas fontes de linguagens. Nesse sentido, pretendemos contribuir, por meio de nossas pesquisas, com a ampliação da competência leitora do gênero que circula em nosso cotidiano, no caso, anúncios publicitários, os quais criam modelos identitários, necessidades, anseios, desejos. Por meio do discurso publicitário veiculado na mídia, os sujeitos recebem constantes estímulos em relação àquilo que devem consumir, como devem se vestir, que corpos devem ter, quais comportamentos devem adotar, que padrão de vida seguir, entre tantos outros exemplos. Desse modo, é importante que sejam realizadas pesquisas que possibilitem aos sujeitos pensarem sobre a mensagem que está implicada naquilo que está sendo mostrado e/ou dito por meio da mídia. Isso pode favorecer a análise crítica dos conteúdos das mensagens e a identificação dos valores e conotações que veiculam. A escolha da Teoria da Relevância, de Sperber e Wilson (2001), como base fundamental que norteia a pesquisa, partiu do conhecimento de que essa teoria, de cunho pragmático-cognitivo, visa a descrever e a explicar a comunicação ostensivo-inferencial humana. De acordo com Sperber e Wilson, a Teoria da Relevância está fundamentada em dois princípios gerais: o princípio cognitivo, segundo o qual a mente humana é dirigida para a maximização da relevância e o princípio comunicativo, segundo o qual os enunciados geram expectativas precisas de relevância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio - Coordenador / Edilani Ribeiro de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2013 - 2014
Um estudo sobre os impactos causados pela imposição da Língua Portuguesa à Língua Tikuna falada na região de fronteira do município de Benjamin Constant
Descrição: A pesquisa desenvolvida por meio desse projeto parte da necessidade de investigar os impactos causados à Língua Tikuna falada na região de fronteira do município de Benjamin Constant por conta imposição da Língua Portuguesa a falantes da língua Tikuna. A questão que norteia a pesquisa é: Quais impactos resultaram da imposição da Língua Portuguesa à Língua Tikuna falada na região de Benjamin Constant? Esse projeto, de caráter de iniciação científica, pretende responder essa questão, investigando aspectos linguísticos da língua Tikuna, pesquisando em material bibliográfico e em documentos oficiais, informações referentes aos fatores determinantes no impacto causado à Língua Indígena por ocasião da imposição da Língua Portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio - Coordenador / Ricardo Diego Cavalcante Angulo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2011
Leitura e produção de textos em ambientes interacionais e de ensino e aprendizagem
Descrição: O projeto de pesquisa ?Interpretação, leitura e produção de textos em ambientes interacionais e de ensino e aprendizagem? visa avaliar processos de recepção e de produção de textos orais e escritos, verbais e não-verbais, com ênfase nos fenômenos de inferência. As pesquisas agrupadas nesse projeto, em comum, aplicam os princípios da teoria da relevância, especialmente os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura (SPERBER; WILSON, 1986, 1995; CARSTON, 1988). Além das análises dos processos interacionais propriamente ditos, cabe a todas as investigações verificar a capacidade descritiva e explanatória dos próprios fundamentos teóricos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Anuário Instituto de Natureza e Cultura ANINC


Revisor de periódico


2004 - 2005
Periódico: Livro História do Amazonas no Brasil e no Mundo
2010 - 2011
Periódico: Revista Estratégia & Negócios
2014 - Atual
Periódico: Anuário do Instituto de Natureza e Cultura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Formador de Excelência, Secretária Municipal de Educação de Manaus.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BONIFÁCIO, L. P. S.2014BONIFÁCIO, L. P. S.. Interação Pesquisadora-discente a partir da audiência de um anúncio publicitário: uma leitura dos estímulos ostensivos. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 1992-2009, 2014.

2.
BONIFÁCIO, L. P. S.2014BONIFÁCIO, L. P. S.. Leitura dos estímulos ostensivos e inferenciais em comerciais de cerveja: A construção de sentido das palavras 'boa' e 'devassa'. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 2010, 2014.

3.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos2012BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; Lankford, Sâmua Menezes Campos . A imposição do Cristianismo e a transmudação da vida do indígena: Uma abordagem com base no romance Os Selvagens. REVISTA VOZES DOS VALES, v. 02, p. 1-15, 2012.

4.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos2010BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Os jogos de linguagem na propaganda televisiva de cerveja ?bar da boa? como proposta de produção textual. Leia Escola (UFCG), v. 9, p. 136-157, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
ANGULO, R. D. C. ; BONIFÁCIO, L. P. S. . Sobre a imposição da língua portuguesa a falantes de língua Tikuna na região de fronteira do município de Benjamin Constant. In: Andrea Silva Ponte; Josete Marinho de Lucena; Maria del Pilar Roca Escalante; Socorro Cláudia Tavares de Sousa. (Org.). Simpósio de Glotopolítica e Integração Regional. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2017, v. , p. 452-470.

2.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Textos escritos em situação de pré e pós-teste: estudo de caso com alunos de uma escola da periferia de Manaus. In: Marcelo de Almeida Magalhães; Ana Carolina Souza Sampaio Nakauth; Agno Nonato Serrão Acioli. (Org.). Ciência, Natureza e Cultura na Região Amazônica. 1ed.Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2015, v. , p. 106-145.

3.
BONIFÁCIO, L. P. S.. O comercial televisivo "Introdução" e a sugestão recorrente do significado da palavra "Boa": uma análise com base na teoria da relevância. In: Lima, Jorge Luís de Freitas; Lima, Rilmara Rôsy; Jesus, Sérgio Nunes de. (Org.). Práxis Linguagem & Educação. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2013, v. I, p. 101-125.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. C. ; BONIFÁCIO, L. P. S. . O perfil dos professores do curso de letras, com habilitação em língua portuguesa, do instituto de natureza e cultura: resultados em termos de ensino, pesquisa e extensão. In: Abralin em Cena Amazonas, 2014, Manaus. Abralin em Cena Amazonas: Anais.. Manaus: UEA Edições - Universidade do estado do Amazonas, 2014. p. 718-733.

2.
AZEVEDO, F. L. ; BONIFÁCIO, L. P. S. . Concepções acerca do que é ensinar língua portuguesa: uma análise do ponto de vista dos alunos finalistas do curso de letras da Universidade Federal do Amazonas, campus Benjamin Constant. In: Abralin em Cena Amazonas, 2014, Manaus. Abralin em Cena Amazonas: Anais.. Manaus: UEA Edições - Universidade do estado do Amazonas, 2014. p. 796-810.

3.
ANGULO, R. D. C. ; BONIFÁCIO, L. P. S. . Um estudo sobre os impactos causados à língua Tikuna - falada na região de fronteira do município de Benjamin Constant - por conta da imposição da língua portuguesa. In: Abralin em Cena Amazonas, 2014, Manaus. Abralin em Cena Amazonas: Anais.. Manaus: UEA Edições - Universidade do estado do Amazonas, 2014. p. 734-748.

4.
JAQUES, M. P. S. F. ; BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos . O contato de alunos graduandos de um curso de letras com línguas indígenas faladas na região de fronteira- Brasil/Colômbia/Peru: uma tentativa de minimizar o preconceito linguístico. In: IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 2013, Uberlândia. Anais do SILEL. Uberlândia: EDUFU, 2013. v. 3.

5.
ANGULO, R. D. C. ; BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos . Preconceito linguístico e diversidade cultural ? um estudo feito com alunos do 7º período de letras do Instituto de Natureza e Cultura. In: IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia. Anais do SILEL. Uberlândia: EDUFU, 2013. v. 3.

6.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Análise, com base na teoria da relevância, dos estímulos ostensivos e inferenciais de um anúncio publicitário televisivo. In: X Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012, Cascavel. Anais X Encontro do CELSUL ? Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2012.

7.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Análise, com base na teoria da relevância, de interação pesquisadora-discente a partir da audiência de um anúncio publicitário. In: III SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2011, TUBARÃO. ?TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA?, 2011.

8.
RUBIN, C. B. ; BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos ; FIGUEIREDO, D.C., MORITZ, M.E, JULIANO, D., RUBIN, C. B. . A prática de transtornos alimentares em redes sociais: uma pesquisa com base na análise crítica do discurso. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal. Anais, 2011.

9.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Os jogos de linguagem na propaganda televisiva de cerveja bar da boa como proposta de produção textual- uma abordagem com base na contribuição de Wittgenstein para a Filosofia da Linguagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, 2010, CAXIAS DO SUL. ANAIS V CINFE CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, 2010.

10.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; SILVA, F. S. . O discurso veiculado por meio da publicidade durante a Copa do Mundo: uma relação de convocação ao consumismo. In: X Seminário Internacional em Letras, 2010, Santa Maria. Seminário Internacional em Letras, 2010.

11.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; RUBIN, C. B. . Significados representacionais, ideacionais e acionais no discurso sobre bulimia e anorexia: Uma pesquisa com base na Análise Crítica do Discurso. In: ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, 2010, Palhoça. ANAIS DO NONO ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL,. Palhoça: Ed. da Unisul, 2010. v. 9.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRANDES, E. O. ; BONIFÁCIO, L. P. S. . Estímulos ostensivos e inferenciais no anúncio publicitário 'The Android': análise com base na teoria da relevância e na semiótica. In: Abralin em Cena Amazonas, 2014, Manaus. Abralin em Cena Amazonas. Manaus: UEA Edições - Universidade do Estado do Amazonas, 2014. p. 53-54.

2.
SOUZA, R. O. ; BONIFÁCIO, L. P. S. . O conteúdo trabalhado pelo professor de língua portuguesa em sala de aula e o conteúdo presente nas atividades avaliativas:a dimensão desse (des)encontro. In: Abralin em Cena Amazonas, 2014, Manaus. Abralin em Cena Amazonas. Manaus: UEA Edições - Universidade do Estado do Amazonas, 2014. p. 137-138.

3.
ANGULO, R. D. C. ; BONIFÁCIO, L. P. S. . Um estudo sobre os impactos causados pela imposição da língua portuguesa à língua tikuna falada na região de fronteira do município de Benjamin Constant. In: Abralin em Cena Amazonas, 2014, Manaus. Abralin em Cena Amazonas. Manaus: UEA Edições - Universidade do Estado do Amazonas, 2014. p. 136-137.

4.
AZEVEDO, F. L. ; BONIFÁCIO, L. P. S. . Concepções acerca do que é ensinar língua portuguesa: uma análise do ponto de vista dos alunos finalistas do curso de letras da Universidade Federal do Amazonas, campus Benjamin Constant. In: Abralin em Cena Amazonas, 2014, Manaus. Abralin em Cena Amazonas. Manaus: UEA Edições - Universidade do Estado do Amazonas, 2014. p. 64-65.

5.
SILVA, R. C. ; BONIFÁCIO, L. P. S. . O perfil dos professores do curso de letras, com habilitação em língua portuguesa, do instituto de natureza e cultura: resultados em termos de ensino, pesquisa e extensão. In: Abralin em Cena Amazonas, 2014, Manaus. Abralin em Cena Amazonas. Manaus: UEA Edições - Universidade do Estado do Amazonas, 2014. p. 134-135.

6.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa com ênfase no estudo dos gêneros textuais ? um projeto de formação continuada. In: VII JEL ? JORNADAS DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de resumos, 2012. p. 103-103.

7.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. UM OLHAR "ENTRE OS MUROS DA ESCOLA": UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO. In: 1º SILTED - SIMPÓSIO DE LINGUÍSTICA E TECNOLOGIA EDUCATIVA ?Linguagens, tecnologias, práticas de leitura e escrita: convergências?, 2011, Franca. CADERNO DE RESUMOS, 2011.

8.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; RUBIN, C. B. ; RANGEL, L. R. . A revista eletrônica Escritores do Sul como estratégia de ensino-aprendizagem para o letramento: Leitura e escrita. In: IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2010, Palhoça. Anais do IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Palhoça: Ed. da Unisul, 2010. v. 9.

Apresentações de Trabalho
1.
BONIFÁCIO, L. P. S.. ESTUDOS DE LÍNGUAS INDÍGENAS NO BRASIL E A CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO DE LINGUÍSTICA INDÍGENA BRASILEIRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SIMAS, H.C.P. ; BONIFÁCIO, L. P. S. . Vitalidade Linguística das Línguas Tikuna e Portuguesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BONIFÁCIO, L. P. S.. O processo de leitura e a fomação de leitores críticos em contextos de fronteiras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BONIFÁCIO, L. P. S.. SOBRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES EM AULAS DE LÍNGUA TIKUNA E DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ANGULO, R. D. C. ; BONIFÁCIO, L. P. S. . Sobre a imposição da língua portuguesa a falantes de língua Tikuna na região de fronteira do município de Benjamin Constant ? Amazonas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BONIFÁCIO, L. P. S.. Interação Pesquisadora-discente a partir da audiência de um anúncio publicitário: uma leitura dos estímulos ostensivos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BONIFÁCIO, L. P. S.. Um estudo sobre os impactos causados pela imposição da língua portuguesa à língua tikuna falada na região de fronteira do município de Benjamin Constant. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BONIFÁCIO, L. P. S.. Leitura dos estímulos ostensivos e inferenciais em comerciais de cerveja: a construção de sentido das palavras 'boa' e 'devassa'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Efeitos cognitivos gerados a partir da interação professora/alunos sobre os estímulos ostensivos de um anúncio publicitário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Técnicas de Exposição Oral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Repensando a textualidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; Lankford, Sâmua Menezes Campos . Repercussão do pensamento europeu a respeito do cristianismo na vida do indígena: uma abordagem com base no romance os selvagens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Linguagem e Comunicação na Amazônia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Análise dos estímulos ostensivos de um anúncio publicitário televisivo com base na teoria da relevância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; RUBIN, C. B. . Prática de transtornos alimentares em redes sociais: uma pesquisa com base na análise crítica do discurso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Análise, com base na teoria da relevância, da interação pesquisadora-discente a partir da audiência de um anúncio publicitário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
RUBIN, C. B. ; BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos ; FIGUEIREDO, D.C., MORITZ, M.E, JULIANO, D., RUBIN, C. B. . A prática de transtornos alimentares em redes sociais: uma pesquisa com base na análise crítica do discurso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Os jogos de linguagem na propaganda televisiva de cerveja bar da boa como proposta de produção textual- uma abordagem com base na contribuição de Wittgenstein para a Filosofia da Linguagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; SILVA, F. S. . O discurso veiculado por meio da publicidade durante a Copa do Mundo: uma relação de convocação ao consumismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; RUBIN, C. B. . Significados representacionais, ideacionais e acionais no discurso sobre bulimia e anorexia: Uma pesquisa com base na Análise Crítica do Discurso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BONIFÁCIO, L. P. S.. Consultora do Seminário de Avaliação Final do Programa Ciência na Escola - PCE. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
BONIFÁCIO, L. P. S.. Linguística e o ensino de línguas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BONIFÁCIO, L. P. S.. Repensando a Textualidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BONIFÁCIO, L. P. S.. Alfabetização e Letramento: Leitura e Escrita (RE)Construindo Práticas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BONIFÁCIO, L. P. S.. Educação Linguística e Alfabetização. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BONIFÁCIO, L. P. S.. 1º Encontro Pedagógico: Formação Constinuada de Professores da Rede Pública Estadual de Ensino. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BONIFÁCIO, L. P. S.. Textos em Construção. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Redação científica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
BONIFÁCIO, L. P. S.. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa - Prova Brasil - 1º ao 9º ano. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; BRAULE, G. P.; SILVA, C. A.. Participação em banca de Fernanda Lopes de Azevêdo.Concepções acerca do que é ensinar língua portuguesa: uma análise do ponto de vista dos alunos finalistas do curso de letras 2013/2. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
LIMA, J. L. F.; QUEIROZ, A. A. N.; BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Participação em banca de Rosilene Franco Rabelo.O espaço da oralidade no livro didático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
TAVARES, I. N.; SANTOS, L. C.; BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Participação em banca de Francisco Ramos Lopes.NHUNHAÃCU TINGUEE'I: como ensinar a leitura e a escrita na língua Ticuna nas séries iniciais do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Intercultural Indígena) - Universidade do Estado do Amazonas.

4.
CAVALCANTE, M. S. N.; BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; PEREIRA, M. N.. Participação em banca de Aldarleny Sá de Barros.Uma análise sobre a coesão por conexão nos textos dissertativos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
PEREIRA, M. N.; BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; SILVA, O. B.. Participação em banca de Lenaralys Jean da Silva Góis.A prática de ensino da produção textual do 1º ano do Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas.

6.
CAVALCANTE, M. S. N.; BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; LOURENCO, H. N.. Participação em banca de Márcia Ribeiro da Silva.Gênero discursivo: um estudo comparativo sobre a leitura a partir do uso do poema e das tiras cômicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas.

7.
SILVA, A. L. M.; BRAULE, G. P.; BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Participação em banca de Cleete Melo Rubem.Análises dos métodos de leitura: um estudo de caso em escolas públicas em Benjamin Constant, AM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Amazonas.

8.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; SILVA, A. R.; SILVA, C. A.. Participação em banca de Reginaldo Cavalcante Bindá Chagas.Um estudo sobre as concepções dos alunos indígenas do parfor sobre a atividade da leitura de textos em língua portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas.

9.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; CAVALCANTE, M. S. N.; SILVA, O. B.. Participação em banca de Jacimara Tavares Müller.Leitura interativa e a formação de leitores reflexivos: efeitosde uma atividade realizada com alunos do 6º ano de uma escola estadual de Benjamin Constant. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas.

10.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; DUARTE, E.; LOURENCO, H. N.. Participação em banca de Rosely Nogueira Magalhães.Leitura e o uso da mídia - um estudo com alunos do oitavo ano do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas.

11.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; CAVALCANTE, M. S. N.; SILVA, O. B.. Participação em banca de Ana Lúcia dos Reis Cobos.As habilidades interpretativas requeridas pelas questões de língua portuguesa da prova do ENEM 2012 e as inadequações das respostas dos candidatos: um estudo com provas de alunos concludentes do ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas.

12.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; SILVA, A. L. M.; PEREIRA, M. N.. Participação em banca de Verônica Correa Marapara.Análise dos textos escritos por alunos do nono ano do ensino fundamental: um estudo com base em fatores de coesão e coerência.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas.

13.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; GUERREIRO, S. S.; SILVA, C. A.. Participação em banca de Ney Carlos Nascimento da Silva.O gênero textual charge: implicações para a construção da criticidade e criatividade de alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; LIMA, J. L. F.. Comissão Organizadora do I Seminário Internacional de Ensino de Línguas: Sociedade, Cultura e Diversidade no Ensino de Línguas. 2014. Universidade Federal do Amazonas.

2.
LIMA, J. L. F.; BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Conselho Consultivo do I Seminário Internacional de Ensino de Línguas: Sociedade, Cultura e Diversidade no Ensino de Línguas. 2014. Universidade Federal do Amazonas.

3.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; LIMA, J. L. F.; CAVALCANTE, M. S. N.. Processo Seletivo Professor Substituto - Aviso de Seleção Simplificada nº 08/2012. 2013. Universidade Federal do Amazonas.

4.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; CAVALCANTE, M. S. N.; SILVA, C. A.; LIMA, J. L. F.. Processo Seletivo Professor Substituto - Aviso de Seleção Simplificada nº 04/2013. 2013.

5.
ALMEIDA, R.; CUNHA, F. M.; RODRIGUES, G. E.; MIRANDA, J. F.; BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; ROSAS, L. V.; FERREIRA, M. V.; COSTA, R. A.. Comitê Científico do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/FAPEM. 2013. Universidade Federal do Amazonas.

6.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; LIMA, J. L. F.; BRAULE, G. P.. Processo Seletivo Professor Substituto - Aviso de Seleção Simplificada nº 06/2012. 2012. Universidade Federal do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABRALIN EM CENA AMAZONAS. Um estudo sobre os impactos causados pela imposição da língua portuguesa à língua tikuna falada na região de fronteira do município de Benjamin Constant. 2014. (Congresso).

2.
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. EFEITOS COGNITIVOS GERADOS A PARTIR DA INTERAÇÃO PROFESSORA/ALUNOS SOBRE OS ESTÍMULOS OSTENSIVOS DE UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO. 2013. (Congresso).

3.
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. APRENDER BRINCANDO: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM JOGOS. 2013. (Congresso).

4.
V Semana de Letras: Os múltiplos olhares para a diversidade cultural e linguística do Alto Solimões.A construção de Artigo Científico. 2013. (Oficina).

5.
V Semana de Letras: Os múltiplos olhares para a diversidade cultural e linguística do Alto Solimões.Políticas e Diversidade Linguística. 2013. (Outra).

6.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS.prática de transtornos alimentares em redes sociais: uma pesquisa com base na análise crítica do discurso. 2011. (Simpósio).

7.
SIMPÓSIO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.Análise, com base na teoria da relevância, de interação pesquisadora-discente a partir da audiência de um anúncio publicitário. 2011. (Simpósio).

8.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO. Os jogos de linguagem na propaganda televisiva de cerveja bar da boa como proposta de produção textual- uma abordagem com base na contribuição de Wittgenstein para a Filosofia da Linguagem. 2010. (Congresso).

9.
ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL.Significados representacionais, ideacionais e acionais no discurso sobre bulimia e anorexia: Uma pesquisa com base na Análise Crítica do Discurso. 2010. (Encontro).

10.
SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Seminário).

11.
X SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS.O discurso veiculado por meio da publicidade durante a Copa do Mundo: uma relação de convocação ao consumismo. 2010. (Seminário).

12.
CONGRESSO NACIONAL DE LINGUAGENS E REPRESENTAÇÕES. 2009. (Congresso).

13.
LEITURA, CONHECIMENTO E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVALCANTE, M. S. N. ; BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos . V Semana de Letras: Os múltiplos olhares para a diversidade cultural e linguística do Alto Solimões. 2013. (Outro).

2.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos; FIGUEIREDO, D.C., MORITZ, M.E, JULIANO, D., RUBIN, C. B. . IX CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
RICARDO DIEGO ANGULO CAVALCANTE. PRECONCEITO LINGUÍSTICO E DIVERSIDADE CULTURAL - UM ESTUDO FEITO COM ALUNOS DO 7º ÉRÍODO DE LETRAS DO INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio.

2.
FERNANDA LOPES DE AZEVEDO. CONCEPÇÕES ACERCA DO QUE É ENSINAR LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DO PONTO DE VISTA DOS ALUNOS FINALISTAS DO CURSO DE LETRAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio.

3.
RITELAINE OLIVEIRA DE SOUZA. O CONTEÚDO TRABALHADO PELO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA E O CONTEÚDO PRESENTE NAS ATIVIDADES AVALIATIVAS: A DIMENSÃO DESSE (DES)ENCONTRO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio.

4.
RAQUEL CAMPOS DA SILVA. O PERFIL DOS PROFESSORES DO CURSO DE LETRAS, COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA, DO INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA: RESULTADOS EM TERMOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio.

5.
MARIA PERPÉTUA SOCORRO FREITAS JAQUES. O CONTATO DE ALUNOS GRADUANDOS DE UM CURSO DE LETRAS COM LÍNGUAS INDÍGENAS FALADAS NA REGIÃO DE FRONTEIRA - BRASIL/COLÔMBIA/PERU. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio.

6.
ELIANE SOARES DE PAULA. A CONCEPÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE A PROVA BRASIL: IMPLICAÇÕES NO ENSINO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio.

7.
ANA LÚCIA DOS REIS COBOS NASCIMENTO. AS HABILIDADES INTERPRETATIVAS REQUERIDAS PELAS QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA PROVA DO ENEM 2012 E AS INADEQUAÇÕES DAS RESPOSTAS DOS CANDIDATOS: UM ESTUDO COM PROVAS DE ALUNOS CONCLUDENTES DO ENSINO MÉDIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio.

8.
JACIMARA TAVARES MÜLLER. LEITURA INTERATIVA E A FORMAÇÃO DE LEITORES REFLEXIVOS: EFEITOS DE UMA ATIVIDADE REALIZADA COM ALUNOS DO 6º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE BENJAMIN CONSTANT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio.

9.
NEY CARLOS NASCIMENTO DA SILVA. O GENÊRO TEXTUAL CHARGE: IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA CRITICIDADE E CRIATIVIDADE DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio.

10.
REGINALDO CAVALCANTE BINDÁ CHAGAS. UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS INDÍGENAS DO PARFOR SOBRE A ATIVIDADE DA LEITURA DE TEXTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio.

11.
VERÔNICA CORREA MARAPARA. ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COM BASE EM FATORES DE COESÃO E COERÊNCIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio.

12.
ROSELY NOGUEIRA MAGALHÃES. LEITURA E O USO DA MÍDIA ? UM ESTUDO COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Ligiane Pessoa dos Santos Bonifácio.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Linguagem e Comunicação na Amazônia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Análise dos estímulos ostensivos de um anúncio publicitário televisivo com base na teoria da relevância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BONIFÁCIO, Ligiane Pessoa dos Santos. Técnicas de Exposição Oral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 20:04:50