Icaro Luis Fracarolli Vila

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0815353240392928
  • Última atualização do currículo em 19/01/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (2016), graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista (2009), graduação em Letras - Tradutor e Intérprete pela Universidade de Ribeirão Preto (2008), graduação em Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade de Franca (2017), graduação em Processos Gerenciais pela Universidade Estácio de Sá (2017) e mestrado em Master Of Artes in Applied Linguistics - University of Michigan (2016). Atualmente é professor titular - Yale University, discente de doutorado - Yale University, professor de língua inglesa e espanhola - CNA Brodowski, diretor acadêmico-pedagógico - CNA Brodowski e speaking examiner - CNA Brodowski. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas estrangeiras, linguística aplicada, ensino e aprendizagens de línguas estrangeiras, teorias da aprendizagem e semiótica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Icaro Luis Fracarolli Vila
Nome em citações bibliográficas
VILA, I. L. F.

Endereço


Endereço Profissional
CNA Brodowski, Departamento de Educação.
Rua Floriano Peixoto, 767
Centro
14340-000 - Brodowski, SP - Brasil
Telefone: (16) 36645494
URL da Homepage: www.cna.com.br/brodowski


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Applied Linguistics and Neuroscience.
Yale University, YALE, Estados Unidos.
Título: Neuroscience and cognitive theory: a new vision of teaching and learning languages,
Orientador: Prof. Ph.D. Maria Piñango.
Bolsista do(a): Yale Department of Linguistics, YALE, Estados Unidos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: neuroaprendizagem.
2014 - 2016
Mestrado em Master Of Artes in Applied Linguistics.
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
Título: An overview through TESOL: a special case of Brazilian students,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Prof. PhD. Carmel O'Shannessy.
Coorientador: Prof. PhD. Stephen Tyndall.
Bolsista do(a): The National Science Foundation, NSF, Estados Unidos.
Palavras-chave: linguística aplicada; novas tecnologias; letramento digital; teorias da aprendizagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2018
Especialização em andamento em Educação Empreendedora. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2017
Especialização em andamento em Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio. (Carga Horária: 380h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
2017
Especialização em andamento em Mídias na Educação. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2017
Especialização em andamento em Especialização em Tradução de Inglês. (Carga Horária: 380h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2017
Especialização em andamento em MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. (Carga Horária: 480h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2017
Especialização em andamento em Especialização em Ensino de Espanhol. (Carga Horária: 380h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2016 - 2017
Especialização em Neuropsicopedagogia. (Carga Horária: 600h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Diferenças Individuais no Ensino de Línguas Estrangeiras.
Orientador: Prof. Dr. Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira.
2016 - 2017
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 440h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Título: O uso de rede sociais para o ensino de línguas estrangeiras e sua aplicação no ensino superior.
Orientador: Profa. Dra. Eliane Matheus Plaza.
2016 - 2017
Especialização em MBA em Coaching. (Carga Horária: 600h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Coaching Para Desenvolvimento de RH.
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gama.
2016 - 2017
Especialização em Gestão escolar: administração, orientação e supervisão escolar. (Carga Horária: 1000h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: O ensino de língua inglesa e a situação legal na contemporaneidade.
Orientador: Profa.Me.Magali Fernandes.
2015 - 2017
Especialização em Literatura contemporânea. (Carga Horária: 420h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Título: A PRODUÇÃO DE LITERATURA NA ESCOLA DE IDIOMAS: A EXPERIÊNCIA DE JOVENS ESCRITORES EM LÍNGUA INGLESA.
Orientador: Profa. Dra. Carolina Donega Bernardes.
2015 - 2016
Especialização em MBA em Marketing e Varejo. (Carga Horária: 500h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Título: O Marketing Da Felicidade E A Depressão Como Mal Do Século: Análise De Peças Publicitárias.
Orientador: Prof. Dr. Lucas de Souza Lehfeld.
2015 - 2016
Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos. (Carga Horária: 440h).
Faculdade Dom Bosco, FDB, Brasil.
Título: A importância do gerenciamento de projetos para institutos de idiomas.
Orientador: Profa. Ms. Danielle From.
2015 - 2016
Especialização em MBA em Finanças Corporativas. (Carga Horária: 512h).
Faculdade Dom Bosco, FDB, Brasil.
Título: O controle do fluxo de caixa como ferramenta estratégicas para as organizações.
Orientador: Profa. Ms. Daniela From.
2014 - 2015
Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Design instrucional do curso "Verb times for teachers".
Orientador: Prof. Dra. Karina Arruda Almeida.
2014 - 2015
Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. (Carga Horária: 440h).
Centro Universitário UNISEB COC, UNISEB COC, Brasil.
Título: O ensino e aprendizagem de língua inglesa: dificuldades na habilidade de produção oral.
Orientador: Profa. Dra. Gabriela Maffei Moreira Malagolli.
2013 - 2014
Especialização em MBA em Gestão Empresarial. (Carga Horária: 430h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Título: Análise SWOT de instituto de idiomas.
Orientador: Prof. Dr. Lucas de Souza Lefehld.
2013 - 2014
Especialização em Techiniques on Language Teaching. (Carga Horária: 900h).
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
Título: Approaches and methodology for young students.
Orientador: Prof. PhD. Carmel O'Shannessy.
Bolsista do(a): The National Science Foundation, NSF, Estados Unidos.
2012 - 2013
Especialização em Metodologia de Ensino de Língua Inglesa. (Carga Horária: 400h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Título: O uso de role play na aula de língua inglesa e a sua aplicação na abordagem comunicativa.
Orientador: Profa. Dra. Carolina Donega Bernardes.
Bolsista do(a): Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2011 - 2013
Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola. (Carga Horária: 480h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A aula de língua inglesa como recurso para o trabalho com educação em valores.
Orientador: Profa. Ms. Andressa Barban do Patrocinio Andreolli.
2011 - 2012
Especialização em Supervisão e Orientação Educacional. (Carga Horária: 500h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Título: Os documentos oficiais e o ensino de língua inglesa.
Orientador: Prof. Dr. Paulo Eduardo Vasconcelos de Paula Lopes.
2010 - 2011
Especialização em Linguística e Ensino de Línguas. (Carga Horária: 610h).
Centro Universitário UNISEB COC, UNISEB COC, Brasil.
Título: A Teoria Funcionalista na Abordagem Comunicativa do Ensino de Línguas.
Orientador: Profa. Ms. Erika Michela Carlos.
2016
Graduação em andamento em Filosofia.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa, FUNAPE, Brasil.
2016 - 2017
Graduação em Processos Gerenciais.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Administração Estratégica e a Sua Influência nas Organizações.
Orientador: Prof. Me. Paulo Cabral Melo.
2016 - 2017
Graduação em Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2016 - 2016
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2009 - 2009
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Título: A competência lingüística na aula de línguas estrangeira de abordagem comunicativa.
Orientador: Profa. Esp. Magaly Lourdes Carezzato Montagnana.
2007 - 2008
Graduação em Letras - Tradutor e Intérprete.
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Título: As orações concessivas sob a ótica da gramática funcionalista.
Orientador: Profa. Dra. Silvana Zamproneo.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Objetivo Brodowski, COB, Brasil.
1996 - 2003
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Objetivo Brodowski, COB, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Tradução em Língua Inglesa: Textos em Poesia e Prosa. (Carga horária: 110h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Vendas e Marketing. (Carga horária: 4h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Vendas e Marketing. (Carga horária: 4h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Economia Básica. (Carga horária: 108h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em Gestão do Desempenho. (Carga horária: 6h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Força de Vendas. (Carga horária: 10h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Língua Inglesa para Tradução. (Carga horária: 110h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Seja um Gerente Eficiente. (Carga horária: 10h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Carreiras SA. (Carga horária: 20h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Negociação Empresarial e Técnicas de Vendas. (Carga horária: 110h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
2017 - 2017
Matemática Financeira com a HP12C. (Carga horária: 10h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação de Avaliação de Redações do ENEM 2017. (Carga horária: 90h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Design Thinking. (Carga horária: 20h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Linguística Aplicada à Língua Espanhola. (Carga horária: 60h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Negociação e Técnica de Vendas. (Carga horária: 60h).
Faculdade São Luís, ANEAS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Shaping the Way We Teach English. (Carga horária: 50h).
University of Oregon, UO, Estados Unidos.
2015 - 2015
Extensão universitária em Learning How to Learn. (Carga horária: 50h).
University of California, Los Angeles, UCLA, Estados Unidos.
2015 - 2015
Extensão universitária em English for teaching purposes. (Carga horária: 50h).
Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, UAB, Espanha.
2015 - 2015
Extensão universitária em Gestion del cámbio. (Carga horária: 10h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Inductive Grammar Teaching. (Carga horária: 20h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Official Training course for Speaking Examiners. (Carga horária: 100h).
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2015 - 2015
Gestão de Pessoas. (Carga horária: 10h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Developing Innovative Ideas for New Companies. (Carga horária: 80h).
University of Maryland University College, UMUC, Estados Unidos.
2013 - 2013
Extensão universitária em Fantasy and Science Fiction. (Carga horária: 80h).
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
2013 - 2013
Extensão universitária em English for young learners. (Carga horária: 4h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em English for Advanced Learners. (Carga horária: 4h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em English Composition: Achieving Expertis. (Carga horária: 100h).
Duke University, DUKE, Estados Unidos.
2013 - 2013
Extensão universitária em Liderança e motivação de pessoas. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário UNISEB COC, UNISEB COC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Greek and Roman Mythology. (Carga horária: 40h).
California University of Pennsylvania, Cal U, Estados Unidos.
2013 - 2013
Extensão universitária em The Fiction of Relationship. (Carga horária: 80h).
Brown University, BROWN, Estados Unidos.
2013 - 2013
Curso oficial para professores de espanhol. (Carga horária: 40h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Greek and Roman Mythology. (Carga horária: 80h).
Pennsylvania State University, PSU, Estados Unidos.
2012 - 2012
Extensão universitária em Fundamentos Empresariais. (Carga horária: 108h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em CNA Teach - Coordinator's couse. (Carga horária: 40h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Treinamento para novos franqueados. (Carga horária: 40h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Administração Financeira e Orçamentária. (Carga horária: 40h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Descubra seu perfil profissional. (Carga horária: 5h).
Centro Universitário UNISEB COC, UNISEB COC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Educação Financeira. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário UNISEB COC, UNISEB COC, Brasil.
2011 - 2011
CNA Oficial Advanced Teacher's course. (Carga horária: 10h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Jogos e Brincadeiras na Educação. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Estácio Uniseb, UNISEB, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Produção Textual em Língua Inglesa. (Carga horária: 110h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Compreensão Oral em Língua Inglesa. (Carga horária: 40h).
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Lengua Española Básica. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Estácio Uniseb, UNISEB, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Fundamentos da Psicopedagogia. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Estácio Uniseb, UNISEB, Brasil.
2010 - 2010
CNA Oficial Teacher's Training Course. (Carga horária: 20h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2010 - 2010
Língua Espanhola. (Carga horária: 140h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2010 - 2010
Phonetic of English Language. (Carga horária: 50h).
Casa Thomas Jefferson, CTJ, Brasil.
2009 - 2010
Web Tools for Education. (Carga horária: 80h).
Casa Thomas Jefferson, CTJ, Brasil.
2008 - 2010
Língua e cultura francesas. (Carga horária: 450h).
Aliança Francesa Ribeirão Preto, AFRP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Semiótia Greimasiana. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
2009 - 2009
English for Travelers. (Carga horária: 4h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2009 - 2009
CNA Master Course - TOEFL. (Carga horária: 40h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2005 - 2009
Língua Inglesa. (Carga horária: 360h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2007 - 2007
Língua Francesa. (Carga horária: 80h).
Wizard Idiomas, WIZ, Brasil.


Atuação Profissional



CNA Brodowski, CNA BROD, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Speaking Examiner, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor acadêmico-pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Diretor geral da unidade, nos âmbitos pedagógico, comercial e administrativo.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de língua inglesa e espanhola, Carga horária: 12

Atividades

01/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .


Centro Universitário Estácio Uniseb, UNISEB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de cursos presenciais e EaD. Atuação nos cursos de gestão, letras e pedagogia, e nas especializações de tradução.


Yale University, YALE, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa, Gestão Escolar e Estudos Temáticos de Educação (Pedagogia) no Curso de Science of Education na modalidade EaD. Professor ainda no curso de extensão em Língua Espanhola, oferecido na modalidade EaD.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente de doutorado, Carga horária: 10

Atividades

06/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Department of Linguistics, .

Linhas de pesquisa
linguística; neurociência.

Fundação Universitária Para o Vestibular, FUVEST, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessor pedagógico e corretor de provas, Carga horária: 5


Michigan State University, MSU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 10

Atividades

02/2014 - 06/2016
Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa para não-falantes de português

Colégio Antônio Frata, FRATA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 10
Outras informações
Docente de língua inglesa e filosofia no ensino médio. Durante o ano de 2016, atuou como professor de espanhol do ensino fundamental.


Editions Didier, DIDIER, França.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Editor de conteúdo, Carga horária: 12


CLE International, CLE, França.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: consultor pedagógico, Carga horária: 16
Outras informações
Prestei assessoria aos autores de materiais didáticos que estão escrevendo livros para os países da América Latina.


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente, Carga horária: 10

Atividades

09/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Contabilidade Atuária - USP, .


Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Aluno

Atividades

02/2008 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Letras, .

02/2008 - 12/2008
Estágios , Curso de Letras, .

Estágio realizado
Monitoria de língua portuguesa.
02/2008 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Letras, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do curso de Letras.
02/2007 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Letras, .

Cargo ou função
Líder discente.
08/2007 - 12/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Letras, .


Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: estudante, Enquadramento Funcional: estudante de graduação
Outras informações
estudante de gradução.

Atividades

02/2009 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .


CNA RIBEIRÃO PRETO - CAMPOS SALLES, CNA C. SALLES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Habilidades em língua inglesa
Língua Espanhola
Língua Inglesa
Língua inglesa para exames de proficiência

CNA Sertãozinho, CNA SERT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador dos cursos preparatórios de proficiência em inglês - FCE e TOEFL.

Atividades

08/2010 - 02/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua inglesa

Colégio Objetivo Brodowski, COB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: estágiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário voluntário das disciplinas de Língua portuguesa, língua inglesa e administração escolar.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor substituto

Atividades

2007 - 2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
História da Arte
Língua Inglesa
Língua Portuguesa

Colégio Portinari - Anglo, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
O professor pediu afastamento por conta de outras atividades acadêmicas.

Atividades

01/2012 - 04/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua inglesa

Colégio Raízes, COC BRODOWSKI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador de línguas estrangeiras e tutor web da FIC.

Atividades

02/2010 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
Língua Inglesa
Língua Portuguesa
01/2010 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua espanhola
Língua inglesa

Cursinho Práxis, PRÁXIS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

08/2010 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua inglesa

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRODOWSKI, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de língua inglesa concursado afastado sem rendimentos para cursar o doutorado.



Linhas de pesquisa


1.
Semiótica: a construção da significação em diferentes modalidades de discurso

Objetivo: A partir da refutação da teoria greimasiana, objetiva-se analisar textos literários com essa teoria da semiótica. Realizamos dois trabalhos: um sobre "Os Saltimbancos" de Chico Buarque e outro sobre "Vidas Secas" e "Os Retirantes"..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: A.J.Greimas; semiótica; tensividade.
2.
Estudos lingüísticos em Sociolingüística Quantitativa e Gramática Funcional

Objetivo: O grupo de pesquisa "Estudos lingüísticos em Sociolingüística Quantitativa e Gramática Funcional" tem como objetivo desenvolver trabalhos com alunos de iniciação científica da Universidade de Ribeirão Preto/SP sobre descrição do português brasileiro falado e escrito, tomando-se como fundamentação teórica os pressupostos dessas duas teorias lingüísticas..
Palavras-chave: gramática funcional.
3.
Língüística aplicada aos ensino de línguas estrangeiras

Objetivo: Nesta linha de pesquisa, a minha atual (2009), pretendemos analisar os fatores envolvidos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, sobretudo inglês..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: ensino e aprendizagens de línguas estrangeiras; linguística aplicada.
4.
Abordagem comunicativa no ensino de línguas
5.
Qualidade em EAD - OER Differentiation
6.
linguística; neurociência.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Ensino de idiomas sob a perspectiva sócio-construtivista
Descrição: Partindo de tais princípios, o grupo tem como objetivo pesquisar como se dá a aprendizagem nas mais diversas áreas, como compreensão oral e escrita, gramática, vocabulário, produção oral e escrita e estratégias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (16) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Icaro Luis Fracarolli Vila - Coordenador / Carmel O'Shannessy - Integrante / Mutsuko Endo Hudson - Integrante / Cristina Schmitt - Integrante.
2013 - 2014
Linha Qualidade em EAD - OER Differentiation
Descrição: OER Differentiation The term OER differentiation refers to unequal access/acquisition related to OER. It s the unequal access by some members of the society to OER, and the unequal acquisition of related skills. The term means not only unequal access to OER, but also inequalities between groups of people in the ability to use information available in the OER fully. We do not tend to focus only on access, but to the content that addresses the needs of minority groups. Recognition of OER divide as a big issue, may lead scholars, policy makers, and the public to understand the potential of the OER to improve everyday life for those on the margins of society and to achieve greater social equity and empowerment. Many countries have adopted policies to reduce the OER divide. For example, the United States have increased public access to OER like open source materials from OpenCourseWare (OCW), Merlot, Coursera, etc. In Brazil with have several initiatives like Veduca, Teacher s Portal8 (Portal do Professor), International Database of Educational Resources (Banco Internacional de Objetos Educacionais, Interactive Virtual Network of Education Rede Interativa Virtual de Educação), SENAI, SEBRAE, UNICAMP, FGV online. Regarding Brazil, the scenario for OER within the basic-education system, the statistics as presented indicate that the educational resources have been used by teachers in different subject areas, although very little has been said as to how, or how successfully (Santos, A.I., 2010) With respect to developing countries, Hatakka (2009:1) comments that the open content is not being used by educational organization. This may indicate that the solution from developed countries may not attend the needs of people from developing countries that have different preconditions. In spite of the prevalence of such policies, there is an insufficient understanding of whether and how such policies have reduced the OER divide between those who have access and use to these OER and those..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Abordagem comunicativa em língua estrangeiras
Descrição: Este projeto visa verificar o uso de role-plays no ensino de línguas estrangeiras, verificando a sua eficácia na melhoria do processo ensino-aprendizagem, como forma de encorajar o aluno a falar melhor a língua estrangeira, diminuindo barreiras e otimizando resultados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Análise do ensino de estrutura sob abordagem comunicativa em línguas estrangeiras
Descrição: Na presente investigação, será pesquisado como a estrutura da língua estrangeira é ensinada em métodos cuja abordagem de ensino seja a comunitiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Gestão Pedagógica de Escolas e Rendimento dos Alunos
Descrição: Projeto de Investigação da relação gestão pedagógica versus performance dos alunos. Está-se analisando duas escolas de idiomas, uma brasileira e uma americana, a fim de comparar se as práticas de gestão das duas unidades influenciam no desempenho dos estudantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Icaro Luis Fracarolli Vila - Coordenador / Carmel O'Shannessy - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende PoucoLê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Paraninfo de Turma, Colégio Antônio Frata.
2015
Paraninfo de Turma, Colégio Antônio Frata.
2014
CELTA _ Certificate of English Language Teaching for Adults, Cambridge English.
2013
TOEFL - Test of English as a Foreign Language, Educational Testing Service (ETS).
2012
ELSA - English Language Skills Assessment, LCCI International Qualifications.
2012
Gestor Modelo CNA 2012, Cultural Norte Americano.
2011
TOEFL - Test of English as a Foreign Language (grade: 98), Educational Testing Service (ETS).
2011
Dele Intermedio, Universidad de Salamanca.
2010
Diplome des études de langue française - B2, Alliance Française.
2010
CAE - Certificate of Advanced English, University of Cambridge.
2008
FCE - First Certificate in English, University of Cambridge.
2008
Diplome des études de langue française - A2, Alliance Française.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:5
Total de citações:7
VILA, I.L.F.  Data: 22/09/2016

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VILA, I. L. F.. Novos rumos para o ensino de línguas no século XXI. Jornal A Cidade de Brodowski, 15 fev. 2013.

2.
VILA, I. L. F.. Literatura nos vestibulares. jornal rudge Ramos da UNIMEP, Piracicaba, 20 jun. 2008.

3.
VILA, I. L. F.. Escritores brasileiros. Folha de S. Paulo, São Paulo, 12 jun. 2008.

4.
VILA, I. L. F.. Plágio da Editora Martin Claret. Folha de São Paulo, São Paulo, 05 nov. 2007.

5.
VILA, I. L. F.. Novo articulista. Folha de S. Paulo, São Paulo, 09 abr. 2007.

6.
VILA, I. L. F.. Tecnologia no Brasil. Folha de S. Paulo, São Paulo, 04 dez. 2006.

7.
VILA, I. L. F.. Servidores brasileiros. Época, São Paulo.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VILA, I. L. F.. Literatura e ensino de línguas: por um diálogo. In: Congresso do GEL, 2015, Campinas. Revista de Estudos Linguísticos, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VILA, I. L. F.; LIMBERTI, A. H. . Análise dos marcadores conversacionais em conversas espontâneas face a face e em bate-papos na internet. In: Conic Unaerp, 2008, Ribeirão Preto. Anais de pesquisa da Universidade de Ribierão Preto, 2008.

2.
VILA, I. L. F.. Os Saltimbancos: entre a liberdade e a opressão. In: CONIC - CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007, Ribeirão Preto. Anais de pesquisa da Universidade de Ribierão Preto, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VILA, I. L. F.; Silvana Zamproneo . Combinação de orações: uma revisão de teorias. In: Conic - UNAERP, 2008, Ribeirão Preto. Anais de pesquisa da Universidade de Ribierão Preto, 2008.

2.
VILA, I. L. F.. O SERTÃO E O SERTANEJO EM "VIDAS SECAS" E "OS RETIRANTES": UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA. In: Conic Unaerp, 2008, Ribeirão Preto. Anais de pesquisa da Universidade de Ribierão Preto, 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
VILA, I. L. F.; OSHANNESSY, C. . Through internet or with internet: an overview of technology use in education. Language Sciences (Oxford), 2016.

2.
VILA, I. L. F.; OSHANNESSY, C. . New technologies, new literacies: technology influence on language teaching. Journal of Language and Linguistics, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
VILA, I. L. F.. Ensino de estratégias para alunos de níveis avançados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VILA, I. L. F.. O ensino de língua inglesa na contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VILA, I. L. F.. O ensino de língua estrangeira na contemporaneidade: estudos de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
VILA, I. L. F.. A COMPETÊNCIA LINGÜÍSTICA NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DE ABORDAGEM COMUNICATIVA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
VILA, I. L. F.; ZAPRONEO, S. . Algumas discussões teóricas em torno da combinação de orações. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VILA, I. L. F.; Silvana Zamproneo . Embate de orações: orações concessivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
VILA, I. L. F.. Manual para o professor iniciante de idiomas. São Paulo: Cultural Norte Americano, 2015 (manual didático).

2.
VILA, I. L. F.. O Morro dos Ventos Uivantes, 2015. (Tradução/Livro).

3.
VILA, I. L. F.. Reflexões acerca da qualidade da auditoria. ELSEVIER, 2009. (Tradução/Artigo).

4.
VILA, I. L. F.. MENSURAÇÃO DA PROPORÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL EM DOBERMANN PINSCHERS E GREAT DANES. Stillwater, USA: Veterinary Radiology & Ultrasound, 2009. (Tradução/Artigo).

5.
VILA, I. L. F.. Toxinas em aves, 2009. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VILA, I. L. F.. A retenção de alunos em instituto de idiomas: além da sala de aula. 2015.

Programas de computador sem registro
1.
VILA, I. L. F.. Supervoca. 2010.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
VILA, I. L. F.. Teacher Icaro. 2012; Tema: Ensino de línguas. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
VILA, I. L. F.. Leitura e produção de textos para ensino superior. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

2.
VILA, I. L. F.. Língua inglesa instrumental para cursos tecnológicos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

3.
VILA, I. L. F.. As 10 competências do professor de idiomas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

4.
VILA, I. L. F.. Neurociência e Aprendizagem. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

5.
VILA, I. L. F.. Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

6.
VILA, I. L. F.. Ensino de língua inglesa contemporânea. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidático).

7.
VILA, I. L. F.. Effective Teaching. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
VILA, I. L. F.. Teaching skills to advanced students. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
HUDSON, M. E. ; VILA, I. L. F. . Guide to the TOEFL test - achieving expertise. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

10.
VILA, I. L. F.. Fundamentos da Abordagem Comunicativa - Treinamento para novos professores. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
VILA, I. L. F.. Técnicas de Venda para o Público Educacional. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
VILA, I. L. F.. História da Arte - período medieval. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
VILA, I. L. F.. As diferentes almas. 2004. Pintura.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Diálogo em Letras. 2016. (Seminário).

2.
Seminário de Gestão Pedagógica. 2015. (Seminário).

3.
Seminários do GEL. 2014. (Congresso).

4.
VII Conferência de Educação CNA. O uso de mídias digitais no ensino de Speaking. 2013. (Congresso).

5.
XLIV Semana de Letras do Centro Universitário Barão de Mauá. "Perspectivas do Ensino de língua inglesa na contemporaneidade". 2013. (Congresso).

6.
III Jornada AD-Interfaces. 2012. (Seminário).

7.
Cambridge Day. 2011. (Congresso).

8.
4ª Mostra de Cinema do Curso de Letras do CBM. 2009. (Oficina).

9.
57º Seminário do GEL. 2009. (Congresso).

10.
English for Travel!- Preparing your students language-wise for trips to English speaking countries.. 2009. (Encontro).

11.
VI ENIC.A COMPETÊNCIA LINGÜÍSTICA NA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DE ABORDAGEM COMUNICATIVA. 2009. (Seminário).

12.
1º Simpósio de Língua Inglesa do SENAC. 2008. (Simpósio).

13.
56º Seminário do GEL. 2008. (Congresso).

14.
Conic - UNAERP. Análise dos marcadores conversacionais em conversas espontâneas face a face e em bate-papos na internet. 2008. (Congresso).

15.
Dialógo entre Literatura e Cinema da UNAERP. 2008. (Seminário).

16.
Fórum de Participação da Juventude de Ribeirão Preto. 2008. (Outra).

17.
XXII Spring Conference da APLIESP. 2008. (Congresso).

18.
CONIC - CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Os Saltimbancos: entre a liberdade e a opressão. 2007. (Congresso).

19.
Programa de Informação Profissional. 2007. (Oficina).

20.
XII Semana de Letras da UNAERP. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VILA, I. L. F.. XXII Spring Conference da APLIESP. 2008. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
VILA, I. L. F.; OSHANNESSY, C. . Through internet or with internet: an overview of technology use in education. Language Sciences (Oxford), 2016.

2.
VILA, I. L. F.; OSHANNESSY, C. . New technologies, new literacies: technology influence on language teaching. Journal of Language and Linguistics, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
VILA, I. L. F.; Silvana Zamproneo . Embate de orações: orações concessivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VILA, I. L. F.. O ensino de língua inglesa na contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
HUDSON, M. E. ; VILA, I. L. F. . Guide to the TOEFL test - achieving expertise. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).


Redes sociais, websites e blogs
1.
VILA, I. L. F.. Teacher Icaro. 2012; Tema: Ensino de línguas. (Blog).



Outras informações relevantes


Membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo e da APLIESP - Associação dos Professores de língua Inglesa do Estado de São Paulo.
Aprovado em 2o lugar no Concurso da Secretaria Municipal da Educação de Jardinópolis para Língua Inglesa.
Aprovado no Concurso do Estado de São Paulo para Professor de Língua Inglesa.

Speaking Examiner da Universidade de Cambridge desde fevereiro de 2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 14:08:20