Sabrina Arsego Miotto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4312034486369078
  • Última atualização do currículo em 16/04/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2005) e mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul em regime de dedicação exclusiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sabrina Arsego Miotto
Nome em citações bibliográficas
ARSEGO, S.;MIOTTO, S. A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Caxias do Sul.
Rua Avelino Antônio de Souza
Nossa Senhora de Fátima
95043700 - Caxias do Sul, RS - Brasil
Telefone: (54) 32042100
URL da Homepage: www.caxias.ifrs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Mestrado em Matemática Aplicada.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Análise da Sincronização de uma Metapopulação com Acoplamento por Combinação Convexa,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Silva, Jacques Aveline Loureiro da.
Palavras-chave: metapopulação; sincronização.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2000 - 2005
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Programa de Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2013 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Equações Diferenciais I
Geometria Plana
Práticas do Ensino de Matemática no Ensino Médio
Variáveis Complexas
Geometria Espacial
Práticas do Ensino de Matemática no Ensino Fundamental
Estágio Supervisionado no Ensino Médio

Faculdade da Serra Gaúcha, FSG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Nível II, Carga horária: 22
Outras informações
Nesta instituição atuo nas disciplinas de Cálculo I, II e III dos Cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil.


Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, PMCS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20


Centro Superior de Tecnologia TECBrasil, TECBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8
Outras informações
Nesta instituição atuo na disciplina de Cálculo I, nos cursos de Engenharia.


INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CENECISTA SANTO ANTÔNIO, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4
Outras informações
NESTA INSTITUIÇÃO ATUEI COM UMA TURMA DE 6º SÉRIE.


CENTRO TÉCNICO UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, CETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 10
Outras informações
NESTA INSTITUIÇÃO ATUEI COM AS TURMAS DE 2º E 3º DO ENSINO MÉDIO.


CENTRO DE REFORÇO PEDAGÓGICO ESCOLA APOIO LTDA, APOIO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
Outras informações
NESTA INSTITUIÇÃO ATUO COMO PROFESSOR DE AULAS PARTICULARES, ATENDENDO A ALUNOS DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ O ENSINO SUPERIOR.


Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


banco do estado do rio grande do sul sa, BANRISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: escriturária, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Professor formador: as narrativas dos estudantes de cursos de Licenciatura sobre a docência no IFRS
Descrição: A presente pesquisa pretende investigar a docência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), a partir da ótica dos estudantes de cursos de Licenciatura ofertados por esta instituição. Apoiado nos estudos sobre formação docente, atuação e profissionalização de Fabris e Dal'Igna (2013) Tardif (2013;2002), Cunha (2006), Pimenta e Anastasiou (2005) e Nóvoa (2008;2000;1999), tal investigação pretende explicitar algumas das narrativas dos estudantes sobre a docência no IFRS, de forma a mapear elementos constituitivos da prática educativa e do perfil do professor formador que atua em cursos de Licenciatura. Para tanto, inicialmente será feito contato com os Coordenadores dos Cursos de Licenciatura ofertados pelo IFRS, a fim de estabelecer um primeiro canal de comunicação e firmar a parceria necessária ao desenvolvimento do projeto. Posteriormente, os estudantes dos referidos cursos serão convidados e instigados a participar da pesquisa, por meio de questionários online e/ou entrevistas semiestruturadas, a fim de explicitarem algumas de suas concepções sobre a docência, incluindo narrativas sobre o que consideram que seja um 'bom professor'. Os dados serão tabulados, organizados e analisados a luz dos teóricos acima explicitados e divulgados aos Coordenadores dos Cursos com o objetivo de subsidiar discussões, em especial nas disciplinas de Práticas de Ensino, presentes no itinerário formativo dos estudantes de Licenciatura. Ainda, pretende-se verificar a proximidade/o distanciamento das narrativas dos estudantes com o previsto no perfil do egresso mapeado nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sabrina Arsego Miotto - Integrante / Daiane Scopel Boff - Coordenador / michelsch joão da silva - Integrante / eduardo boff ribeiro - Integrante.
2016 - 2017
Observatório do Mundo do Trabalho: um estudo dos egressos do IFRS - Campus Caxias do Sul
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
O currículo nos cursos de Licenciatura em Matemática: um estudo arquegenealógico a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos dos IFs.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sabrina Arsego Miotto - Integrante / Daiane Scopel Boff - Coordenador / Priscila de Lima Verdum - Integrante / Rhamonytta Andreatta - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Apoio à aprendizagem de Matemática
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Apoio à aprendizagem de Matemática
Descrição: Atendimentos individualizados a estudantes matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, que tenham dificuldades em conceitos matemáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Sabrina Arsego Miotto - Coordenador.
2017 - 2017
EduMat: tecendo ações na escola
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Sabrina Arsego Miotto - Coordenador / michelsch joão da silva - Integrante.
2016 - 2016
EduMat: tecendo ações na escola
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Apoio à aprendizagem de Matemática
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Sabrina Arsego Miotto - Coordenador / Daiane Scopel Boff - Integrante.
2015 - 2015
Apoio ao Ensino de Matemática
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Sabrina Arsego Miotto - Coordenador / Daiane Scopel Boff - Integrante.
2013 - 2013
Matemática Financeira: uso da HP-12C e Aplicações
Descrição: Trata-se de um curso envolvendo conceitos da matemática financeira associados ao uso da calculadora HP-12C..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - 2004
Ciclo de Minicursos em Conteúdo de Matemática do Ensino Fundamental e Médio
Descrição: Aulas de matemática, ministradas para os alunos da instituição, contemplando conteúdos do ensino básico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - 2016
Olimpíada de Matemática: descobrindo novos talentos
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sabrina Arsego Miotto - Coordenador / Daiane Scopel Boff - Integrante / michelsch joão da silva - Integrante.
2015 - 2015
Monitoria Acadêmica
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sabrina Arsego Miotto - Integrante / michelsch joão da silva - Coordenador.
2015 - 2015
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: Coordenador de Área no Subprojeto Pibid / IFRS / Matemática / Campus Caxias do Sul, no período de 05/2015 a 08/2015.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Sabrina Arsego Miotto - Integrante / Jader da Silva Neto - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Revisor de periódico


2015 - 2016
Periódico: REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, e-ISSN 2447-2689


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARSEGO, S.; BOFF, D. S. ; HASKEL, C. . Projeto Apoio ao Ensino de Matemática. Revista Eletrônica da Matemática, Caxias do Sul, 11 jan. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
MIOTTO, S. A.. Matemática Financeira: uso da HP-12C e Aplicações. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MIOTTO, S. A.. Curso de Extensão em Ciências Exatas para Futuros Engenheiros. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. J.; MIOTTO, S. A.. Participação em banca de Rubia Ness.A Docência em Matemática de Professores em Início de Carreira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
MIOTTO, S. A.. Participação em banca de Carla Fabiane Bonatto.O Uso de Materiais Concretos no Ensino de Análise Combinatória: Um Estudo à Luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
MIOTTO, S. A.. Participação em banca de Naiara Dal Zotto.O Professor da Sala de Recursos Multifuncionais e sua Relação com o Ensino da Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
MIOTTO, S. A.. Participação em banca de Rinaldo Garcia da Silva.Disciplina Restaurativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - SEMEPT. 2015. (Seminário).

2.
3º Seminário de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul,. 2015. (Seminário).

3.
V Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática. 2015. (Congresso).

4.
II Encontro de Avaliação Institucional e de Cursos do IFRS. 2013. (Encontro).

5.
II Workshop de Inclusão Matemática. 2013. (Outra).

6.
Seminário de Educação: indagações sobre currículo. 2009. (Seminário).

7.
26º Colóquio Brasileiro de Matemática. 2007. (Outra).

8.
IX EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática.Resolvendo problemas da Geometria Euclidiana com o Auxílio da Análise Combinatória. 2006. (Encontro).

9.
XVII EREM - Encontro Regional de Educação Matemática.Jogos nas aulas de Matemática. 2005. (Encontro).

10.
10º Encontro Regional dos Estudantes de Matemática do Sul. 2004. (Encontro).

11.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência do Rio Grande do Sul.Os Jogos e a Construção do Conhecimento Matemático. 2004. (Outra).

12.
XVI Encontro Regional de Educação Matemática.Diferentes modalidades de jogos para aulas de matemática. 2004. (Encontro).

13.
XVI Encontro Regional de Educação Matemática.Gostar de Matemática: um grande desafio. 2004. (Encontro).

14.
II Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIOTTO, S. A.. V Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Rogéria Noronha dos Santos. Potencializado a Aprendizagem de Razões Trigonométricas por meio de Material Concreto: Uma Proposta Baseada na Utilização de um Teodolito para Alunos do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Sabrina Arsego Miotto.

2.
Fernanda Marchioro. A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Sabrina Arsego Miotto.

3.
Melissa Correa Chemello. O LÚDICO COMO RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Sabrina Arsego Miotto.

Orientações de outra natureza
1.
Mariane de Macedo Mascarello. Olimpíada de Matemática: descobrindo novos talentos. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Sabrina Arsego Miotto.

2.
Leonardo Rafael da Silva dos Santos. EduMat: tecendo ações na escola. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Sabrina Arsego Miotto.

3.
Vitória Biesek. Apoio à aprendizagem de Matemática. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Sabrina Arsego Miotto.

4.
Milena S. Castilhos, Kezia M. Padilha, Cintia G. Gobetti. Relações Algébricas e Geométricas dos Números Poligonais. 2015. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Sabrina Arsego Miotto.

5.
Lucas Menegol, Lucas S. Nunes, Lucas A. Bovo, Leonardo S. Ma. Demonstração, Resgate Histórico e Aplicações do Teorema de Pitágoras. 2015. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Sabrina Arsego Miotto.

6.
Felipe dos Reis Abreu e Bruno Samuel Bopsin. Focalizador de energia solar sustentável. 2013. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Sabrina Arsego Miotto.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 13:34:06