Daniele de Carvalho Grazinoli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4694177949663038
  • Última atualização do currículo em 10/11/2017


Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente é técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, cotidiano, educação, tecnologias de informação e comunicação e linguagens desenhadas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniele de Carvalho Grazinoli
Nome em citações bibliográficas
GRAZINOLI, D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Infantil.
Rua Bruno Lobo, 50
Cidade Universitária-Fundão
21941-912 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25626101
Fax: (21) 25626104
URL da Homepage: www.pr4.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Adriana Mabel Fresquet.
Palavras-chave: Cinema; Educação; Infâncias.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
2013 - 2015
Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: O estranho mundo de Jack: diálogos sobre os desenhos animados na educação infantil.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Tânia de Vasconcellos.
Coorientador: Paulo Sérgio Sgarbi Goulart.
Palavras-chave: Desenhos animados; Cultura Audiovisual; Cultura da Criança.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2008
Especialização em Educacao Infantil. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Histórias em quadrinhos: narrativas das experiências de crianças e adultos nos cotidianos da escola e da família..
Orientador: Maria Fernanda Rezende Nunes.
1997 - 2002
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Os movimentos sociais e a televisão: fios na trama da formação dos profissionais da educação..
Orientador: Nilda Guimaraes Alves.




Formação Complementar


2012
Extensão universitária em Educação Infantil - Práticas em Debate.... (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012
PROPED/DISCIPLINA ISOLADA/MESTRADO.. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2012 - 2012
Formação para monitoria e oficina. (Carga horária: 6h).
Projeto Portinari, PROJETO PORTINAR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Qualidade no Atendimento. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2010 - 2010
PROPED/DISCIPLINA ISOLADA/MESTRADO. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Formação em História e Cultura Africana. (Carga horária: 70h).
Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.
2001 - 2001
Minicurso Mídia e Infância: cultura e imaginação. (Carga horária: 5h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40
Outras informações
ATUANDO COMO COORDENADORA DA ESCOLA DE CINEMA CINEMENTO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFRJ. INTEGRANTE DO SECULT (SETOR DE CULTURA, COMUNICAÇÃO, DIVULGAÇÃO CIENTIFICA E CULTURAL) DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRJ.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora na Educação Infantil, realização de atividades pedagógicas com estagiários (as) da Faculdade de Educação da UFRJ e com crianças de 2 a 6 anos na Escola de Educação Infantil da UFRJ.

Atividades

10/2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , SETOR DE CULTURA, COMUNICAÇÃO, DIVULGAÇÃO CIENTIFICA E CULTURAL DA FE-UFRJ, SETOR DE CULTURA, COMUNICAÇÃO, DIVULGAÇÃO CIENTIFICA E CULTURAL DA FE-UFRJ.

Atividade realizada
Colaborar com a formação de politicas publicas de cultura, comunicação e divulgação cientifico-cultural na UFRJ e em diálogo com a Educação basica.
08/2008 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora na Escola de Educação Infantil da UFRJ
08/2014 - 10/2016
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Educação Infantil, Escola de Educação Infantil.

Atividade realizada
COORDENAÇÃO DA ESCOLA DE CINEMA CINEMENTO EEI-UFRJ.
03/2011 - 11/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Infantil, .

Cargo ou função
INTEGRANTE DA COMISSÃO DE ESTUDO E ACOMPANHAMENTO DAS INICIATIVAS REFERENTES À RESOLUÇÃO N° 01 DO MEC PUBLICADA EM 10/03/2011..
02/2008 - 08/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática na Educação Infantil
06/2009 - 07/2009
Serviços técnicos especializados , Escola de Educação Infantil, .

Serviço realizado
Colaboradora do INFORMATIVO da Escola de Educação Infantil da UFRJ..
04/2009 - 05/2009
Serviços técnicos especializados , Escola de Educação Infantil, .

Serviço realizado
Colaboradora e revisora do INFORMATIVO da Escola de Educação Infantil da UFRJ.

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 16
Outras informações
Pesquisadora em processo de formalização acadêmica, cursando o mestrado e realizando a pesquisa intitulada "O estranho mundo de Jack: diálogos sobre os desenhos animados na educação infantil.", sob a orientação da professora Tânia de Vasconcellos.

Atividades

04/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Programa de Pós-graduação em Educação.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Assistente de pesquisa, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa, Carga horária: 8
Outras informações
Assistente de pesquisa. Orientador: Paulo S. Sgarbi Goulart. Projeto: Histórias em quadrinhos e educação: preservação de uma memória, memória de uma preservação.

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Bolsista de I. C., Enquadramento Funcional: Bolsista de I. C., Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica da Faculdade de Educação da UERJ. Orientadora: Nilda G. Alves. Projeto: Memórias de professoras sobre televisão: o cotidiano escolar e a televisão na reprodução, transmissão e criação de valores.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estagio produtivo de pedagogia, Enquadramento Funcional: Estagiária de pedagogia, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de extensão coordenado pela professora Therezinha Carlomagno. Atuação: Planejar, ministrar e avaliar as aulas e oficinas para crianças de três a seis anos, em creches comunitárias ligadas ao projeto UERJ/EDUCAÇÃO INFANTIL EM AÇÃO.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estagiária de pedagogia, Enquadramento Funcional: Estágio Interno Complementar, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação na secretaria da coordenação dos cursos de especialização Latu-Sensu da Faculdade de Educação. Projeto: Diagnóstico e Replanejamento, melhorando a qualidade do trabalho desenvovidos pela coordenação dos cursos de especialização latu-sensu da Faculdade de Educação.

Atividades

07/1999 - 01/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, .

03/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
UERJ/EDUCAÇÃO INFANTIL EM AÇÃO.
04/2000 - 10/2000
Estágios , Faculdade de Educação, .

Estágio realizado
Diagnóstico e Planejamento do trabalho nos cursos de especialização Latu-sensu..

Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Secretária Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação: -Integrante da coordenação do II Concurso Negro e Educação ? Parceiros: Ação Educativa e Fundação Ford; -Secretaria da comissão da Avaliação de Periódicos da ANPEd; -Organização e administração do projetos da ANPEd no Programa de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais ? PNUD; -Assessoria de Informação durante o II Fórum Mundial de Educação, realizado em janeiro de 2003, para alimentação do portal da ANPEd; -Elaboração de projetos de pesquisa, com solicitação de financiamento para CNPq, CAPES, FAPERJ e FINEP; -Integrante da Comissão Organizadora das Reuniões Anuais da ANPEd de 2001 a 2005.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

02/2001 - 04/2005
Serviços técnicos especializados , Secretaria, .

Serviço realizado
Elaboração de relatórios de solicitação de financiamento e de prestação de contas dos projetos da ANPEd financiados pelo CNPq, CAPES, FAPERJ e FINEP e do Programa de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais ? PNUD sob responsabilidade da.
02/2001 - 04/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria, .

Cargo ou função
Secretária da Comissão de Avaliação de Periódicos.
01/2003 - 01/2003
Serviços técnicos especializados , Secretaria, .

Serviço realizado
-Assessoria de Informação durante o II Fórum Mundial de Educação, realizado em janeiro de 2003, para alimentação do portal da ANPEd;.

ONG RIOVOLUNTÁRIO, RIOVOLUNTÁRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Cooperativada, Enquadramento Funcional: Pedagoga do Projeto Brasileirinho, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação: -Orientação e Supervisão das atividades pedagógicas nas creches comunitárias atendidas pelo projeto; -Organização e Coordenação do CURSO DE FORMAÇÃO PARA EDUCADORAS DE CRECHES; -Redação dos projetos de financiamento junto à Fundação Kellog, Fundação Odebrecht, Fundação CESGRANRIO e Instituto Unibanco.

Atividades

04/2002 - 03/2004
Serviços técnicos especializados , Projeto Brasileirinho, .

Serviço realizado
Pedagoga.

Laboratório de Políticas Públicas da UERJ, LPP/UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora do Projeto Espaços Afirmados/Programa Políticas da Cor. Acompanhemento do desenvolvimento acadêmico de um grupo de alunos, que teve acesso à universidade pelo sistema de cotas, a fim de contribuir para a formulação de uma política que garanta a permanência e a conclusão dos cursos por esses alunos.

Atividades

06/2003 - 12/2004
Extensão universitária , Programa Políticas da Cor, .

Atividade de extensão realizada
Monitora do projeto Espaços Afirmados, de suporte aos alunos das primeiras turmas de cotistas da UERJ..

Escola Alfa, ALFA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

07/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Infantil


Linhas de pesquisa


1.
COTIDIANOS, REDES EDUCATIVAS E PROCESSOS CULTURAIS

Objetivo: Esta linha de pesquisa se caracteriza por compreender as redes educativas e os cotidianos, a partir de ideias e noções como: redes de conhecimentos e significações; processos culturais e memória sobre práticas educativas, ?dentrofora? da escola; contextos de formação docente, enquanto praticasteorias políticas; processos de emancipação produzidos e vivenciados em práticas cotidianas; presença de artefatos culturais em processos curriculares; processos identitários dos praticantes dos cotidianos; valores como conhecimentos para a ação; discriminações do Outro e lutas por sua superação, nas redes educativas; mobilidade e convergência de mídias em processos curriculares; as múltiplas linguagens presentes nos cotidianos; educação on line e cibercultura. As bases para as discussões desenvolvidas sobre estas questões estão em: Michel de Certeau, Boaventura de Sousa Santos, Michel Maffesolli, Humberto Maturana, Carlo Ginzburg, Lucia Santaella, Jesus Martin Barbero, Vinlén Flüsser, Arlindo Machado, Alberto Manguel, Ernst Gombrich, Pierre Levy, Stuart Hall, Mikhail Baktin..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: CONHECIMENTO; Cotidiano; Cultura; Currículo; Mídia; Imagem.
2.
Linguagem, Subjetividade e Cultura

Objetivo: O campo reúne um conjunto de professores-pesquisadores que, desde suas formações diferenciadas, buscam investigar ações e práticas educativas em diferentes instâncias e contextos, tendo como referência central seus sujeitos. Os estudos desenvolvidos neste campo fazem uso de abordagens teórico-metodológicas de base sócio-histórico-cultural, que afirmam a dimensão cultural de toda ação/atividade humana. Compondo este horizonte teórico comum, destacam-se os processos de produção de linguagem e de subjetividades em suas múltiplas manifestações, entre as quais se destacam aquelas relacionadas à esfera da educação. Estes estudos se organizam em torno de duas linhas gerais de pesquisa: a primeira linha adota como eixo central os estudos sobre linguagem, referidos principalmente à escola e às práticas sociais orais e de leitura e escrita; a segunda linha aborda diversos aspectos da ação e subjetividade humanas em suas relações com processos educativos..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Linguagem; Subjetividade; Cultura.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
As crianças na relação com a cultura - territórios de infância, espaços de brincar: as políticas públicas de cultura da infância.
Descrição: Esta pesquisa traz a si a questão das crianças como cidadãs de direito, dentre eles o direito à cultura. Destaca a especificidade da cultura de infância, considerando-as a partir dos marcos de uma democracia cultural onde a dimensão da diversidade esteja contemplada. Assume a brincadeira como uma das formas de expressão da Cultura da Infância e se pergunta sobre as políticas públicas existentes que se ocupam de sua criação e preservação/transmissão. Para tanto, volta a sua atenção para as atividades lúdicas desenvolvidas por crianças e adultos em espaços produzidos como territórios de infância tais como parques e brinquedotecas. Trata com especial atenção as brinquedotecas que são frutos da "Ação Pontinhos de Cultura" do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniele de Carvalho Grazinoli - Coordenador / Tânia de Vasconcellos - Integrante / Jader Janer Moreira Lopes - Integrante / Ligia Maria Leão de Aquino - Integrante / Maria Cristina Martins - Integrante / Cristina Laclette Porto - Integrante.
2007 - 2012
Histórias em quadrinhos e educação: preservação de uma memória, memória de uma preservação.
Descrição: Há algum tempo, os gibis só entravam na escola por ato de desobediência de alguns alunos e, mais raramente, professores, já que sua leitura era considerada altamente nociva, dentre outras coisas, ao próprio desempenho na leitura de textos sem imagem-desenho. A cada dia, mais e mais professores lançam mão desse tipo de produção para fins didáticos. Na mesma ambiência das HQs, também podem ser incluídas as charges ? ou cartuns ? e as tirinhas, que não deixam de ser pequenas HQs. No entanto, em que pese a apenas recente entrada desse material no mundo da educação formal, a relação HQs e educação já é antiga, quer em formato de produções voltadas para o mundo educativo, quer pelo aproveitamento das histórias ou situações para processos de aprendizagensino-aprendizagem. Recentemente, estudos mais aprofundados sobre as mais variadas formas de imagem têm sido feitos, estreitando, muitos deles, a relação da educação e o mundo imagético, compreendendo a imagem, nas suas mais diferentes formas, como poderosa linguagem através da qual conhecimentos são inventados ? no sentido atribuído por von Foerster à invenção ? e transmitidos. No entanto, salvas algumas exceções de bibliotecas públicas que têm as revistas em quadrinhos em seus acervos, o acesso a esse material é muito difícil para os pesquisadores, pois a grande maioria das gibitecas é da iniciativa privada. O projeto prevê o desenvolvimento de três eixos: um eixo é a organização de uma gibiteca, partindo de um acervo doado ao Laboratório Linguagens desenhadas e educação, com o objetivo de criar condições materiais de pesquisa; outro eixo é pesquisar, em revistas, periódicos, em outros veículos de comunicação ou mesmo em artistas específicos, imagens relacionadas à educação e como essas imagens têm-se inserido nos ambientes educacionais e na produção bibliográfica ligadas à educação; um terceiro eixo que se inaugura é o estudo da utilização de imagens na produção acadêmica. Para além de quantificar a produção imagética rel.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Daniele de Carvalho Grazinoli - Integrante / Paulo Sérgio Sgarbi Goulart - Coordenador / André Damasceno Brown Duarte - Integrante / Ney Trevas Santos Júnior - Integrante / FERREIRA, N. Marlene - Integrante / Juliana Costa de Góes Monfardini - Integrante / Aline Bittencourt - Integrante / Reinaldo Diniz - Integrante / Pedro Camilo - Integrante / Marcela Lemos - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9
2000 - 2003
Memórias de professoras sobre televisão: o cotidiano escolar e a televisão na reprodução, transmissão e criação de valores.
Descrição: A pesquisa trabalhava com o depoimento de professora de três gerações: 1) a primeira geração de professoras que já estavam dando aula e não havia televisão e logo algumas foram surgindo; 2) a segunda geração com um grupo de professoras que já tinha televisão; 3) e o terceiro grupo com professoras que além da televisão tinham outros recursos visuais, como computador, vídeo e outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Daniele de Carvalho Grazinoli - Integrante / Alessandra da C. B. N Caldas - Integrante / Claudia Regina R. P. das Chagas - Integrante / Paulo Sérgio Sgarbi Goulart - Integrante / Nilda G. Alves - Coordenador / Márcia Leite - Integrante / Cilene Leite Nascimento - Integrante / José Valter Pereira Filé - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Linguagens.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2001
Menção Honrosa na indicação ao Prêmio de Iniciação à Ciência Professores Eméritos da UERJ da 10a. SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CALDAS, A. C. B. N. ; CHAGAS, C. R. R. P. ; GRAZINOLI, D. ; LEITE, C. N. . Lembranças da Escola em imagens. In: Inês B. de Oliveira; Paulo Sgarbi. (Org.). Redes culturais, diversidade e educação.. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A, 2002, v. 3, p. 131-144.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GRAZINOLI, D.. Movimentos de Ensinar e Aprender com a Vontade de Ver e Fazer Cinema na Educação Infantil. In: VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2015, Rio de Janeiro. VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias - Movimentos Sociais e Educação. Petrópolis: De Petrus et Alii, 2015. v. unico.

2.
GRAZINOLI, D.. Aqui, qui! Bebes, escola e cinema.. In: III Colóquio de Cinema e Arte da América Latina, 2015, Niterói. III Colóquio de Cinema e Arte da América Latina RELATOS SELVAGENS Tensões, Disputas e Desvios. Teresópolis: 2AB Editora, 2015. v. unico. p. 55-57.

3.
GRAZINOLI, D.; VASCONCELLOS, T. . Os desenhos animados, as brincadeiras e a produção de significados e sentidos sobre a vida na Educação Infantil.. In: II Simposio Luso-brasileiro em Estudos da Crianca, 2014, Porto Alegre. II Simposio Luso-brasileiro em Estudos da Criança - Desafios éticos e metodologias, 2014.

4.
GRAZINOLI, D.. Diálogos sobre desenhos animados na educação infantil. In: 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Culturas, Politicas e praticas Educacionais e suas relações com a pesquisa., 2014, Sao João del-Rei. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Culturas, Politicas e praticas Educacionais e suas relações com a pesquisa., 2014. v. unico.

5.
GRAZINOLI, D.. Etica e Estetica de Ensinar e Aprender na Educacao Infantil - reflexoes inspiradas pela filosofia de Walter Benjamin. In: V Seminário Vozes da Educacao, 2013, Sao Gonçalo. V Seminário Vozes da Educacao - formação docente, experiencias, politicas e memorias polifônicas, 2013. v. unico.

6.
GRAZINOLI, D.. Reflexões sobre as dimensões éticas e estéticas dos encontros entre adultos e crianças na educação infantil. In: VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias - transformações e subversões na atualidade, 2013, Rio de Janeiro. VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias - transformações e subversões na atualidade. Petropolis: De Petrus et Alii, 2013. v. unico.

7.
GRAZINOLI, D.. Ciência Animada: a utilização dos desenhos animados para a compreensão das ciências na Educação Infantil.. In: VI EREBIO Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2012, Rio de Janeiro. Ao longo de toda vida: conhecr, inventar, compreender o mundo.. Rio de Janeiro: Faces Brasil Tecnologia, 2012.

8.
GRAZINOLI, D.. As tecnologias de informação e comunicação em um contexto de educação infantil: reflexões sobre as dimensões éticas e estéticas dos encontros com os desenos animados.. In: IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos, 2012, Niterói. Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos. Niterói: Grupalfa, 2012.

9.
GRAZINOLI, D.. Ciência Animada: a utilização dos desenhos animados para a compreensão das ciências na Educação Infantil.. In: VI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade., 2011, Rio de Janeiro. As Redes Educativas e as Tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.. Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem/ PROPED UERJ, 2011.

10.
GRAZINOLI, D.. Histórias em quadrinhos: narrativas das experiências de crianças e adultos nos cotidianos da escola e da família.. In: V Seminário Internacional - As redes de conhecimentos e as tecnologias: os outros como legítimo OUTRO., 2009, Rio de Janeiro. As redes de conhecimento e as tecnologias: os outros como legítimo OUTRO. Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem, 2009.

11.
CALDAS, A. C. B. N. ; CHAGAS, C. R. R. P. ; GRAZINOLI, D. ; NASCIMENTO, C. L. ; BEZERRA, R. B. ; ALMEIDA, K. S. de . Professoras e Televisão. In: Seminário Internacional - As Redes Cotidianas de Conhecimento e Tecnologia., 2001, Rio de Janeiro. As Redes Cotidianas de Conhecimento e Tecnologia.. Rio de Janeiro: Mundo Virtual Informática Ltda., 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GRAZINOLI, D.; MENDEZ, A. L. P. ; VASCONCELLOS, T. . A produção de conhecimentos nas UUFEIs - por entre os desenhos animados e a formação de professores. In: IV Seminário de Grupos de Pesquisa Sobre Crianças e Infâncias - ética e diversidade na pesquisa, 2014, Goiania. IV Seminário de Grupos de Pesquisa Sobre Crianças e Infâncias - ética e diversidade na pesquisa. Goiania: Centro Editorial e Gráfico UFG, 2014. v. unico.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GRAZINOLI, D.; VIDAL, C. ; VILLAS-BOAS, S. . Saberes discentes, aprendizagens docentes: as brincadeiras entendidas como narrativas que ensinam aos adultos no cotidiano da Escola de Educação Infantil da UFRJ.. In: VI COPEDI - Congresso Paulista de Educação Infantil e do II Congresso Internacional de Educação Infantil., 2012, São Paulo. VI COPEDI - Congresso Paulista de Educação Infantil e do II Congresso Internacional de Educação Infantil., 2012.

2.
GRAZINOLI, D.. Saberes discentes, aprendizagens docentes: as dimensões éticas e estéticas das experiências deflagradas no audiovisual em um contexto de educação infantil.. In: XVI Semana de Educação - Os sentidos da pedagogia hoje., 2011, Rio de Janeiro. XVI Semana de Educação - Os sentidos da pedagogia hoje., 2011.

3.
FERREIRA, N. Marlene ; GRAZINOLI, D. . Era uma vez a imagem.... In: XVI Semana de Educação - Os sentidos da pedagogia hoje., 2011, Rio de Janeiro. XVI Semana de Educação - Os sentidos da pedagogia hoje., 2011.

4.
GRAZINOLI, D.. Jornal O TAGARELA: notícias de um cotidiano escolar.. In: XIV Semana da Educação - 70 anos do curso de pedagogia no Brasil, 2009, Rio de Janeiro. XIV Semana da Educação - 70 anos do curso de pedagogia no Brasil. Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem, 2009.

5.
CALDAS, A. C. B. N. ; CHAGAS, C. R. R. P. ; NASCIMENTO, C. L. ; GRAZINOLI, D. ; ALMEIDA, K. S. de ; BEZERRA, R. B. . Lembranças da escola em imagens. In: XI ENDIPE - Igualdade e Diversidade na Educação, 2002, Goiânia. XI ENDIPE - Igualdade e Diversidade na Educação/Programação e Resumos de Painéis e Pôsteres. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002. v. 1. p. 218-218.

Apresentações de Trabalho
1.
GRAZINOLI, D.; MONFARDINI, J. ; FERREIRA, N. Marlene . As Tecnologias de Informação e Comunicação em um contexto de educação infantil: reflexões sobre as dimensões éticas e estéticas dos encontros com os desenhos animados.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MONFARDINI, J. ; GRAZINOLI, D. ; FERREIRA, N. Marlene . As epistemologias do uso das Histórias em Quadrinhos na sala de aula: uma abordagem histórica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GRAZINOLI, D.. Ciência Animada: a utilização dos desenhos animados para a compreensão da(s) ciência(s) na educação infantil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GRAZINOLI, D.. As Tecnologias de Informação e Comunicação em um contexto de educação infantil: reflexões sobre as dimensões éticas e estéticas dos encontros com os desenhos animados.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GRAZINOLI, D.; VIDAL, C. ; VILLAS-BOAS, S. . Saberes discentes, aprendizagens docentes: as brincadeiras entendidas como narrativas que ensinam aos adultos no cotidiano da Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
GRAZINOLI, D.; PAULO, M. D. ; PAULO, M. D. ; ASSIS, V. N. D. P. . Workshop Dia de Respirar e o Espaço Ensino - uma experiência de educação em saúde.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GRAZINOLI, D.; BARROS, J. F. de . Ciência Animada: a utilização dos desenhos animados para a compreensão das ciências na educação infantil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FERREIRA, N. Marlene ; GRAZINOLI, D. . Era uma vez, a imagem.... 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GRAZINOLI, D.. Saberes discentes, prazeres docentes: as dimensões éticas e estéticas das experiências deflagradas pelo encontro com as linguagens desenhadas no audiovisual em um contexto de educação infantil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
GRAZINOLI, D.. A resolução n°1/2011 do MEC: estudos, articulações e impactos no cotidiano da Escola de Educação Infantil da UFRJ.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GRAZINOLI, D.. Grupo Esperança 2009: as cem linguagens praticadas.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BARROS, J. F. de ; GRAZINOLI, D. . A arte do encontro na transição para o ensino fundamental: psicólogos e professores no processo de tecedura das redes de significações.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GRAZINOLI, D.. Saberes discentes, prazeres docentes: as experiências em um grupo de crianças e adultos na Escola de Educação Infantil da UFRJ com as linguagens desenhadas no audiovisual.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
BARROS, J. F. de ; GRAZINOLI, D. ; COLUCCI, N. ; FARIAS, I. . Escola, crianças e pais na construção de parcerias: transição para o ensino fundamental.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
GRAZINOLI, D.. Histórias em quadrinhos: narrativas das experiências de crianças e adultos nos cotidianos da escola e da família.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GRAZINOLI, D.. Jornal O TAGARELA: notícias de um cotidiano escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GRAZINOLI, D.. Histórias em quadrinhos: narrativas dos outros sobre as experiências de aprendizagem entre crianças e adultos nos cotidianos da escola e da família.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GRAZINOLI, D.. As cem linguagens praticadas.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
GRAZINOLI, D.. Histórias em Quadrinhos: narrativas dos 'outros' sobre as experiências de aprendizagens entre crianças e adultos nos cotidianos da escola e da família.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
GRAZINOLI, D.. Notícias do trabalho cotidiano na educação infantil.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
GRAZINOLI, D.. Projeto Brasileirinho. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
GRAZINOLI, D.. Projeto Brasileirinho. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CALDAS, A. C. B. N. ; NASCIMENTO, C. L. ; CHAGAS, C. R. R. P. ; GRAZINOLI, D. ; ALMEIDA, K. S. de ; BEZERRA, R. B. . Lembranças da escola em imagens.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
GRAZINOLI, D.. Conversa com jovens.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
GRAZINOLI, D.. Movimentos Sociais pela Mídia: um fio nas trajetórias dos professores.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
Chico Buarque de Holanda ; LEÇA, C. ; GRAZINOLI, D. . Ópera do Malandro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GRAZINOLI, D.; GOTARDO, A. T. . FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO. 2003.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GRAZINOLI, D.; LUYTEN, S. ; LOVETRO, J. A. . História em Quadrinho: um recurso de aprendizagem.. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GRAZINOLI, D.; CUNHA, R. C. O. . O processo de planejamento curricular em uma escola de Educação Infantil.. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
GRAZINOLI, D.. A primeira conferência do FME intitulou-se 'A cidade e a educação'.. 2003. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
GRAZINOLI, D.. Relatos Temáticos. 2003. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
GRAZINOLI, D.. 'Hoje em dia a poesia não é considerada conhecimento' - O debate, realizado em 20 de janeiro, discutiu o atual projeto de Universidade.. 2003. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
GRAZINOLI, D.. A segunda Conferência do FME, ..., teve como tema a construção social do conhecimento.. 2003. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
GRAZINOLI, D.. Dentre as atividades simultâneas programadas para o FME, os Debates Temáticos foram a sensação do segundo dia do fórum.. 2003. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
GRAZINOLI, D.; GOULART, P. S. S. ; MONFARDINI, J. ; TRINDADE, D. ; LIMA, J. L. P. . Oficina de arte 'Brincando com Candinho'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GRAZINOLI, D.. Curso de Formação para educadoras das creches comunitárias. 2003. .

3.
CARLOMAGNO, T. ; OLIVEIRA, M. A. de ; SANTOS, N. de O. ; LOPES, L. L. ; GRAZINOLI, D. . A música Clássica na Pré-escola. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CARVALHO, C. ; MEIRELES, I. ; GRAZINOLI, D. . Ala das Baianas - G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira.. 2013. Outra.

2.
CARVALHO, C. ; MEIRELES, I. ; GRAZINOLI, D. . Ala das Baianas - G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira.. 2012. Outra.

3.
GONCALVES, W. ; QUINTAES, M. ; MEIRELES, I. ; GRAZINOLI, D. . Ala das Baianas - G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira. 2011. Outra.

4.
CEZARIO, J. ; CARIBE, J. ; MEIRELES, I. ; GRAZINOLI, D. . Ala das Baianas - G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira. 2010. Outra.

5.
HOLANDA, C. B. ; GRAZINOLI, D. . Ópera do Malandro. 1999. Teatral.

Artes Visuais
1.
GRAZINOLI, D.; VIDAL, C. ; VILLAS-BOAS, S. . Saberes discentes, aprendizagens docentes: as brincadeiras entendidas como narrativas que ensinam aos adultos da Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ).. 2012. Vídeo.

2.
GRAZINOLI, D.; BAYER, A. C. . Com quantas imagens se faz uma história?. 2010. Fotografia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Disciplina Planejamento de Currículo e Ensino, Faculdade de Educação da UFRJ.Processo de Planejamento Curricular em uma escola de educação infantil.. 2011. (Encontro).

2.
VI Seminário Internacional As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade..Ciência Animada: a utilização dos desenhos animados para a compreensão das ciências na educação infantil.. 2011. (Seminário).

3.
IV Mostra Regional de Práticas em Psicologia.A arte do encontro na transição para o ensino fundamental: psicólogos e professores no processo de tecedura das redes de significações.. 2010. (Outra).

4.
V Seminário do Laboratório Educação e Imagem - O olhar: o sentido da modernidade. Que sentidos na contemporaneidade?. 2010. (Seminário).

5.
XV Semana da Educação - Memórias, pesquisas e práticas pedagógicas: 60 anos da EDU-UERJ..Grupo Esperança 2009: as cem linguagens praticadas.. 2010. (Outra).

6.
3 Grupo de estudos do PROINFANTIL UFRJ. 2009. (Outra).

7.
III Jornada Interna da Escola de Educação Infantil da UFRJ - Interfaces da educação infantil: encontros e olhares..As cem linguagens praticadas. 2009. (Outra).

8.
III Jornada Interna da Escola de Educação Infantil da UFRJ - Interfaces da educação infantil: encontros e olhares..Histórias em quadrinhos: narrativas dos outros sobre as experiências de aprendizagem entre crianças e adultos nos cotidianos da escola e da família.. 2009. (Outra).

9.
Semana de Educação 2009 da Univer Cidade.Histórias em quadrinhos: narrativas dos "outros" sobre as experiências de aprendizagens entre crianças e adultos nos cotidianos da escola e da família.. 2009. (Encontro).

10.
V Seminário Internacional - As redes de conhecimentos e as tecnologias: os outros como legítimo OUTRO..Histórias em quadrinhos: narrativas das experiências de crianças e adultos nos cotidianos da escola e da família.. 2009. (Seminário).

11.
XIV Semana da Educação - 70 anos do curso de pedagogia no Brasil.Jornal O TAGARELA: notícias de um cotidiano escolar.. 2009. (Outra).

12.
2 Jornada Interna da Escola de Educação Infantil da UFRJ - Fazeres da educação infantil no âmbito universitário federal..Notícias do trabalho cotidiano na educação infantil.. 2008. (Outra).

13.
27 Reunião Anual da ANPEd. 2004. (Congresso).

14.
VI Colóqui sobre questões curriculares e II Colóquio Luso-brasileiro sobre questões curriculares. 2004. (Outra).

15.
Fórum Mundial de Educação.Projeto Brasileirinho. 2003. (Outra).

16.
Fórum Social Mundial. 2003. (Outra).

17.
VII Semana de Extensão da UFF - Educação: que país é esse?.Projeto Brasileirinho. 2002. (Outra).

18.
XI ENDIPE - Igualdade e Diversidade na Educação.Lembranças da escola em imagens. 2002. (Outra).

19.
10 Semana de Iniciação Científica da UERJ.Movimentos Sociais pela Mídia: um fio nas trajetórias dos professores.. 2001. (Outra).

20.
1 Fórum de subjetividade da UERJ: os jovens, os valores e a educação, uma construção a ser feita..Conversas com jovens.. 2001. (Outra).

21.
24 Reunião Anual da ANPEd. 2001. (Congresso).

22.
Seminário Internacional - As Redes Cotidianas de Conhecimento e Tecnologia..Professoras e Televisão. 2001. (Seminário).

23.
23 Reunião Anual da ANPEd. 2000. (Congresso).

24.
Debate sobre o documentário Notícias de uma guerra particular..Notícias de uma guerra particular por João Moreira Salles.. 2000. (Outra).

25.
Fórum-RJ: discutindo a reestruturação dos cursos de licenciatura..Fórum-RJ: discutindo a reestruturação dos cursos de licenciatura.. 2000. (Outra).

26.
Semana da Educação - Educação na UERJ: aprimorando a formação do educador..A polêmica sobre o Provão.. 2000. (Outra).

27.
Semana da Educação - Educação na UERJ: aprimorando a formação do educador..Discutindo a reforma curricular de pedagogia.. 2000. (Outra).

28.
Seminário internacional: Mercosul em debate. 2000. (Seminário).

29.
UERJ SEM MUROS 11 Edição.UERJ/Educação Infantil em ação.. 2000. (Oficina).

30.
10 Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 1999. (Encontro).

31.
Fórum Rio 21 - o amanhã agora.. 1999. (Outra).

32.
IV WORKSHOP DE TEATRO MUSICAL.Ópera do Malandro. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVEIRA, A. F. ; GRAZINOLI, D. . IV Jornada Interna da Escola de Educação Infantil da UFRJ. 2010. (Outro).

2.
SILVEIRA, A. F. ; GRAZINOLI, D. . III Jornada Interna da Escola de Educação Infantil da UFRJ. 2009. (Outro).

3.
BHERING, E. ; GRAZINOLI, D. . II Jornada Interna da Escola de Educação Infantil da UFRJ. 2008. (Outro).

4.
ALVES, N. G. ; GRAZINOLI, D. . 27 Reunião Anual da ANPEd. 2004. (Congresso).

5.
ALVES, N. G. ; GRAZINOLI, D. . II Seminário Internacional - As redes de conhecimento e a tecnologia: imagem e cidadania.. 2003. (Outro).

6.
ALVES, N. G. ; GRAZINOLI, D. . 26 Reunião Anual da ANPEd. 2003. (Congresso).

7.
VALLE, L. do ; GRAZINOLI, D. . Colóquio franco-brasileiro de filosofia da educação.. 2002. (Outro).

8.
ALVES, N. G. ; GRAZINOLI, D. . 25 Reunião Anual da ANPEd. 2002. (Congresso).

9.
ALVES, N. G. ; GRAZINOLI, D. . 24 Reunião Anual da ANPEd. 2001. (Congresso).

10.
GRAZINOLI, D.. Debate Educação nos 500 anos do Brasil: realidades e perspectivas.. 2000. (Outro).

11.
SALLES, J. M. ; GRAZINOLI, D. . Notícias de uma guerra particular.. 2000. (Outro).

12.
FERREIRA, R. ; GLAT, R. ; SOUZA, D. B. de ; GRAZINOLI, D. . Fórum-RJ: Discutindo a reestruturação dos cursos de licenciatura. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Judite Maciel Silva. A importância da educação musical na Educação Infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ministério da Educação. Orientador: Daniele de Carvalho Grazinoli.

2.
Fabiana Vicente Medeiros. Reflexões sobre o trabalho com projetos na Educação Infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Ministério da Educação. Orientador: Daniele de Carvalho Grazinoli.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
GRAZINOLI, D.; MONFARDINI, J. ; FERREIRA, N. Marlene . As Tecnologias de Informação e Comunicação em um contexto de educação infantil: reflexões sobre as dimensões éticas e estéticas dos encontros com os desenhos animados.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MONFARDINI, J. ; GRAZINOLI, D. ; FERREIRA, N. Marlene . As epistemologias do uso das Histórias em Quadrinhos na sala de aula: uma abordagem histórica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
GRAZINOLI, D.. As Tecnologias de Informação e Comunicação em um contexto de educação infantil: reflexões sobre as dimensões éticas e estéticas dos encontros com os desenhos animados.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GRAZINOLI, D.; VIDAL, C. ; VILLAS-BOAS, S. . Saberes discentes, aprendizagens docentes: as brincadeiras entendidas como narrativas que ensinam aos adultos no cotidiano da Escola de Educação Infantil da UFRJ (EEI-UFRJ).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GRAZINOLI, D.; PAULO, M. D. ; PAULO, M. D. ; ASSIS, V. N. D. P. . Workshop Dia de Respirar e o Espaço Ensino - uma experiência de educação em saúde.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Aprovada na seleção pública para professor substituto - Edital número 3 de 11 de janeiro de 2008 - do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Departamento de Didática, para atuar como professora na Escola de Educação Infantil da UFRJ (antiga creche).
Aprovada no concurso público para o cargo de técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e empossada a partir do edital de homologação publicado no Diário Oficial da União número 126 de julho de 2008.
Aprovada no concurso público para professor II da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e empossada em 19/03/2010. Exonerada ex-offício: PORTARIA ?P? Nº 492 DE 07 DE MAIO DE 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 19:57:45