Thiago Phelippe Abbeg

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7054529367500454
  • Última atualização do currículo em 17/08/2017


Possui graduação em Licenciatura e bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2011) e mestrado em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Atualmente é professor de matemática - Colégio Passionista Rosário e tutor presencial do Centro Universitário Claretiano de Batatais . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: origami, clube da matemática, geometria e handebol. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Phelippe Abbeg
Nome em citações bibliográficas
ABBEG, T. P.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Matemática.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: Equações Algébricas no Ensino Médio: História, Resolução Numérica e Tecnologia Educacional,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Rubens Robles Ortega Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Geogbra; Ensino de Matemática; Equações Algébricas; Método da Bisseção.
2015 - 2015
Especialização em Didática da Educação Básica. (Carga Horária: 360h).
Pós-Graduação Bagozzi, CEPPEB, Brasil.
Título: Origami como estratégia metodológica para a interdisciplinaridade entre a matemática e arte.
Orientador: Sandra Maria Figueiredo Braga.
2006 - 2011
Graduação em Licenciatura e bacharelado em Matemática.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Utilização de Variáveis Complexas e do Método de Talbot na obtenção da Transformada de Laplace Inversa com Aplicações em Equações Diferenciais Lineares..
Orientador: Carlos Henrique Dos Santos.




Formação Complementar


2014 - 2014
Curso Intensivo Sobre a Tramitação da LDB. (Carga horária: 40h).
Prepárate Desenvolvimento Humano, PDH, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Introdução ao Latex. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Introdução ao Latex. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Passionista Rosário, CPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 8


Colégio Atual, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 26


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria da disciplina de Geometria Analític, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria da disciplina de Geometria Analític, Carga horária: 12


Colégio Estadual de Guaraituba - Ensino Fundamental e Médio., CEG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Física, Carga horária: 15


Colégio Estadual João Gueno, GEJG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 5


Colégio Estadual Paulo Freire, PROF-EF M, CEPF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 12


Colégio Estadual Vinicius de Moraes - Ensino Fundamental e Médio., CEVM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 25


Centro Universitário Claretiano de Batatais, CEUCLAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 12


Colégio Agape., C.A., Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 10



Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Aperiens de Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Certificado de Habilitação no Programa OBMEP na Escola, Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA.
2006
Mensão Honrosa - 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, Ministério da Educação e da Ciência e Tecnologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ABBEG, T. P.2016ABBEG, T. P.; ORTEGA JUNIOR, R. R. . Bisseção no Ensino de Equações. REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, v. 89, p. 47-49, 2016.

2.
ABBEG, T. P.2016 ABBEG, T. P.; ORTEGA JUNIOR, R. R. . HISTORIA, RESOLUC¸ ´ AO NUM ? ERICA E GEOGEBRA NO ´ ENSINO DE EQUAC¸ OES ALG ? EBRICAS. PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE, v. 4, p. 5-20, 2016.

3.
ABBEG, T. P.2015ABBEG, T. P.. Ensaio: a função docente. Educação e emancipação de Adorno. Revista Aperiens de Educação, v. 2, p. 41-49, 2015.

4.
ABBEG, T. P.2014 ABBEG, T. P.. Uma caracterização do 'Clube da Matemática': experiência de ensino-aprendizagem. Revista Aperiens de Educação, v. 1, p. 63-75, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ABBEG, T. P.; ABBEG, V. A. J. O. . Carteado de sexta a tarde: experiência com jogos lúdicos na alfabetização matemática. In: VI Jornada Nacional de Educação Matemática e a XIX Jornada Regional de Educação Matemática, 2016, Passo Fundo. Anais VI Jornada Nacional de Educação Matemática e a XIX Jornada Regional de Educação Matemática. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2016.

2.
ABBEG, T. P.; ABBEG, V. A. J. O. . Autossemelhança em figuras não-euclidianas: percepções de estudantes do 8º ano do ensino fundamental. In: VI Jornada Nacional de Educação Matemática e a XIX Jornada Regional de Educação Matemática, 2016, Passo Fundo, 2016, Passo Fundo. Anais VI Jornada Nacional de Educação Matemática e a XIX Jornada Regional de Educação Matemática, 2016, Passo Fundo, 2016.

3.
ABBEG, T. P.; ABBEG, V. A. J. O. . 'O fim do caminho' ou 'Uma nova jornada?: a formação a distância do professor-pesquisador em matemática.. In: VI Jornada Nacional de Educação Matemática e a XIX Jornada Regional de Educação Matemática, 2016, Passo Fundo. Anais do VI Jornada Nacional de Educação Matemática e a XIX Jornada Regional de Educação Matemática. Passo Fundo: UPF, 2016.

4.
TRZASKOS, L. ; ABBEG, T. P. ; ABBEG, V. A. J. O. . A grande cartada: alfabetização matemática através de jogos de cartas. In: XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2015, Curitiba. Anais do XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, 2015.

5.
TRZASKOS, L. ; ABBEG, T. P. ; ABBEG, V. A. J. O. . Em busca da matemática complexa: experiência com fractal no ensino fundamental. In: XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2015, Curitiba. Anais do XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, 2015.

6.
ABBEG, T. P.. Abordagem histórica para o ensino de equações polinomiais. In: XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2015, Curitiba. Anais do XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ABBEG, T. P.; TRZASKOS, L. ; ABBEG, V. A. J. O. ; NICARETA, S. E. . Retextualização na licenciatura em matemática. In: VIII Seminário Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2016, Duque de Caxias - RJ. Anais do VIII SINEFIL. Rio de Janeiro: CIFEFIL, jan./abr.2016, 2016.

2.
ABBEG, T. P.; ORTEGA JUNIOR, R. R. . Equações algébricas no E.M.: uma proposta de abordagem numérica. In: VI MOPP - Mostra de Pesquisa na Pós-graduação, 2014, Curitiba. VI MOPP:. Curitriba, 2014.

3.
ABBEG, T. P.; TRZASKOS, L. . Clube da matemática: incentivo no ensino de matemática. In: V ENCIC, 2012, Curitiba. V ENCIC, 2012.

4.
TRZASKOS, L. ; ABBEG, T. P. . Educação inclusiva: os obstáculos e a formação do professor. In: V ENCIC, 2012, Curitiba. V ENCIC, 2012.

5.
ABBEG, T. P.; NICARETA, S. E. ; ABBEG, V. A. J. O. . Atletismo master: competição, saúde e qualidade de vida. In: 35º Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2012, São Caetano do Sul. 35º Congresso Internacional de Ciências do Esporte. São Caetano do Sul, 2012.

6.
ABBEG, T. P.; FRANCA, Rodrigo de. . Iniciação ao handebol: passe. In: V ENCIC, 2012, Curitiba. V ENCIC, 2012.

7.
ABBEG, T. P.; SOARES, M. T. C. . Origami: Arte e Educação Matemática. In: XXI SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO SETOR DE EDUCAÇÃO, 2008, Curitiba. XXI SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO SETOR DE EDUCAÇÃO, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
ABBEG, T. P.. Avaliação e Provas: como elaborar questões. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ABBEG, T. P.. Oirigam: arte e ensino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SURMACZ, C. ; ANTONELO, I. ; ABBEG, T. P. . O mau uso e aparelhos celulares em sala e aula. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MARCHINSKI, L. B. ; ROSARIO, G. B. ; DESPLANCHES, F. A. ; PERES, M. J. ; TRIZOTI, D. S. ; ABBEG, T. P. . Tangram como um recurso didático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ABBEG, T. P.. Abordagem histórica para o ensino de equações polinomiais.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ABBEG, T. P.; TRZASKOS, L. ; ABBEG, V. A. J. O. ; NICARETA, S. E. . Em busca da matemática complexa: experiencia com fractal no ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ABBEG, T. P.; TRZASKOS, L. ; ABBEG, V. A. J. O. ; NICARETA, S. E. . A grande cartada: alfabetização matemática através de jogos de cartas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ABBEG, T. P.. Equações Algébricas no Ensino Médio: história, resolução numérica, e tecnologia educacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
WITKOWSKI, I. B. ; ABBEG, T. P. ; SILVEIRA, J. M. ; GARSTENS, G. ; FELIX, S. R. ; LUFT, R. S. R. . Ferramentas virtuais: um auxílio no estudo da matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ABBEG, T. P.. Equações Algébricas no Ensino Médio: uma proposta de abordagem numérica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ABBEG, T. P.; TRZASKOS, L. . Clube da Matemática: incentivo no ensino da matemática.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
TRZASKOS, L. ; ABBEG, T. P. . Educação Inclusiva: os obstáculos e a formação do professor.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
ABBEG, T. P.. Iniciação ao Handebol: Passe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ABBEG, T. P.. Origami: Arte e Educação Matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ABBEG, T. P.. Parecerista (ad hoc) do número 6 do volume 4 do Boletim online de Educação Matemática BoEM.. 2016.

2.
ABBEG, T. P.. Parecerista (ad hoc) do número 4 do volume 3 do Boletim online de Educação Matemática ? BoEM. 2015.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Brasileiro e I Congresso Interamericano de Educadores Claretianos. 2015. (Congresso).

2.
XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. Em busca da matemática complexa: experiência com fractal no ensino fundamental. 2015. (Congresso).

3.
XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. A grande cartada: alfabetização matemática através de jogos de cartas. 2015. (Congresso).

4.
XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. Abordagem histórica para o ensino de equações polinomiais. 2015. (Congresso).

5.
VI Mostra de Pesquisa na Pós-Graduação.Equações Algébricas no Ensino Médio: Uma Proposta de Abordagem numérica. 2014. (Outra).

6.
V ENCIC.CLUBE DA MATEMÁTICA: INCENTIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2012. (Seminário).

7.
II Semana Acadêmica do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná.. 2008. (Congresso).

8.
Semana Cultural do Colégio Chico Mendes.Oficina de Origami. 2008. (Oficina).

9.
Simpósio de Equações Diferenciais, promovido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná.. 2008. (Simpósio).

10.
V Semana Acadêmica de Ciências Exatas.Origami e a Matemática. 2008. (Simpósio).

11.
Semana Acadêmica de Ciências Exatas, promovida pelo Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná realizada de 7 a 9 de maio de 2007.. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABBEG, T. P.. Participação da Comissão Científica do VIII ENCIC. 2015. (Outro).

2.
ABBEG, T. P.. UFPR - Cursos e Profissões. 2008. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carlos Augusto Felde. Interdisciplinaridade entre matemática e música: a proporção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Thiago Phelippe Abbeg.

2.
Juliana Aparecida Pereira. Uma proposta para o ensino da geometria com atividades lúdicas no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Thiago Phelippe Abbeg.

3.
Elias de Oliveira. Matemática: inovação metodológica norteando a aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Thiago Phelippe Abbeg.

4.
André Reis Miranda. A videoaula como recurso didático complementar para a educação formal em matemática no ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Thiago Phelippe Abbeg.

5.
Osiel de Moraes Batista. Por que os alunos do ensino fundamental odeiam a matemática?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Thiago Phelippe Abbeg.

6.
Samantha Stephanie Fernandes. Economia doméstica: formação para estudantes do ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro Universitário Claretiano de Batatais. Orientador: Thiago Phelippe Abbeg.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 13:08:22