Alessandra Gomes Brandão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6109245076520393
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA); possui mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); graduada em Comunicação Social, habilitação em jornalismo, pela mesma universidade. É professora adjunta da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Licenciatura em Física e Bacharelado em Engenharia Civil, lecionando as componentes curriculares Compreensão Pública da Ciência, Filosofia da Ciência, Espaços não Formais de Ensino de Ciências,Sociedade e Meio Ambiente e Divulgação Científica. Foi diretora de Desenvolvimento Institucional da FAPEAL (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas); como também diretora do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS), da UEPB. Atualmente, é Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Ciência e Arte, do Campus VIII da UEPB, desenvolvendo pesquisas em Espaços Não Formais de Ensino, Popularização da Ciência e Educação Ambiental.. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Gomes Brandão
Nome em citações bibliográficas
BRANDÃO, A. G.;Alessandra Gomes Brandão;GOMES BRANDAO, ALESSANDRA;Alessandra Gomes Brandão Câmara

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual da Paraíba, Ciências da Natureza.
Rua Cel Pedro Targino
Centro
58233000 - Araruna, PB - Brasil
Telefone: (83) 33731040
URL da Homepage: www.uepb.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Ciência e Política Climática: uma abordagem discursiva sobre o Aquecimento da Terra, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Ileana Maria Greca.
Coorientador: Marcionila Fernandes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil.
Palavras-chave: Sociedade e Meio Ambiente; Aquecimento Global; História da Ciência; Controvérsias científicas.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2007
Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Divulgação Científica: Percepções sobre Meio Ambiente na Revista Ciência Hoje,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Marcionila Fernandes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil.
Palavras-chave: Sociedade e Meio Ambiente; Divulgação Científica.
1998 - 2002
Graduação em Comunicação Social (jornalismo).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: A presença da ciência e tecnologia nos jornais alagoanos.
Orientador: Edson Falcão.




Formação Complementar


2008 - 2008
Meio Ambiente e Globalizaçao. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2008 - 2008
O conceito de Natureza em Filosófos Franceses. (Carga horária: 25h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2004 - 2004
Divulgação Científica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2001 - 2001
Jornalismo Científico. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2000 - 2000
Cerimonial de Eventos. (Carga horária: 12h).
Associação Brasileira de Relações Públicas, ABRP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Diretora do Centro de Ciências, Tecnologia e, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Acumulou a Direção do CCTS com a coordenação da Licenciatura em Ciências da Natureza, Campus VIII da UEPB

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40

Atividades

08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, .

08/2012 - 08/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, .

09/2010 - 07/2014
Direção e administração, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, .

Cargo ou função
Diretor.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Desenv. Tecnológico Industrial, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista DTI do Projeto da Rede Alagoana de Incubadora de Empresas


Instituto de Ensino Superior de Alagoas, IESA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: substituto, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, FAPEAL, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2007
Vínculo: Cargo em comissão, Enquadramento Funcional: Diretora de Desenvolvimento Institucional, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) por 14 anos, desenvolvendo diversas atividades, entre elas, na área de acompanhamento de projetos e convênios, assessoria de comunicação especializada em divulgação científica e, por último, como diretora da Unidade Gestora de Controle e Desenvolvimento Institucional


Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 5
Outras informações
Monitora da Disciplina Metodologia Científica



Linhas de pesquisa


1.
Espaço não formal de ensino
2.
Educação Ambiental
3.
Compreensão Pública da Ciência


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Centro de Estudos Avançados em Politicas Públicas e Governança
Descrição: Contribuir para a renovação teórica e conceitual da ação pública orientada para o desenvolvimento do Estado da Paraíba através da: Produção e Difusão do conhecimento, buscando subsidiar a ação pública governamental; Pesquisa, avaliação e monitoramento de politicas públicas; Preparação e Formação de quadros para o estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado profissional: (8) .
Integrantes: Alessandra Gomes Brandão - Coordenador / Marcionila Fernandes - Integrante / Carlos Henrique Ruyz - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
2016 - 2018
Uma análise da contribuição dos PCN´s de Meio Ambiente para o trabalho dos professores
Descrição: A temática ambiental, em âmbito escolar tem sido incentivada nos documentos oficiais como transversal e, por isso, necessita de uma abordagem que seja capaz de enxergar toda complexidade da questão. Os PCN´s da área ambiental, portanto, é o documento que tem a intenção de esclarecer como o tema deve ser tratado em sala de aula. Diante de tal importância desse documento para nortear tais questões, essa pesquisa visa fazer uma análise de todo o corpo do documento, objetivando a contribuição do mesmo, no sentido de esclarecer o professor sobre a temática e a melhor forma de abordá-la com os alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Alessandra Gomes Brandão - Coordenador / José André da Costa - Integrante / Mary Ribeiro - Integrante / Kollyani Pereira de Lima - Integrante.
2016 - Atual
Espaços não formais de ensino: um estudo do estado da arte no ensino de ciência
Descrição: No âmbito do Ensino de Ciências, o Ensino Não Formal ou, os Espaços não Formais de Ensino, como é atualmente denominado, têm tido um importante crescimento, uma vez que o mesmo é atualmente entendido como um importante aliado do Ensino de Ciências em âmbito Formal.. O aumento das experiências nessa área deve-se, especialmente, a busca por alternativas que auxiliem no enfrentamento de uma já histórica crise no Ensino de Ciências, que inclui desde dificuldades para formar professores e, especialmente com uma formação renovada, até a constatação de que o ensino de ciências tradicionalmente realizado é desinteressante e privilegia a memorização de conceitos estanques, como está bem registrado nos PCN´s (BRASIL, 1999). Por outro lado, o campo de Ensino não Formal das Ciências é uma área de estudo recente, mas que tem se mostrado como uma importante alternativa para tornar o Ensino de Ciências mais dinâmico e prazeroso. Dessa forma, torna-se importante importante conhecer a analisar o que tem sido feito nessa área e o potencial pedagógico dessas atividades.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Alessandra Gomes Brandão - Coordenador / SOUTO DIAS, ALTAMIR - Integrante.
2012 - 2014
As controvérsias de um consenso: os embates entre crédulos e céticos brasileiros sobre o Aquecimento Global
Descrição: O projeto visa mapear o perfil, instituições e publicações dos pesquisadores envolvidos com as controvérsias sobre a hipótese do Aquecimento Global provocado pelas ações humanas, assim como analisar as principais controvérsias entre os mesmos publicadas em artigos e entrevistas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alessandra Gomes Brandão - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Educação Ambiental no Parque Estadual Pedra da Boca: uma proposta de implantação da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental
Descrição: O projeto de extensão, aprovado com recursos no Edital MEC 2016, prevê a execução de três projetos dentro do Parque Estadual Pedra da Boca, em Araruna-PB. (1) um plano de Comunicação Ambiental para o PEPB; (2) Ações de Educação Ambiental: Domingo no Parque (realizado a cada 15 dias no PEPB durante 01 ano; Pesquisa, organização para geração de um catálogo com as principais formações rochosas (Pedras), Fauna e Flora do Parque.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Alessandra Gomes Brandão - Coordenador / Altamir Souto DIas - Integrante / Lárcio Leal Santos - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2014 - 2015
Ciência e Arte: uma proposta de ensino de ciências por meio de espaços não formais
Descrição: Essa proposta visa montar e apresentar uma peça de teatro que trata de conceitos e conhecimentos da astronomia voltados para alunos do Ensino Fundamental das escolas da rede pública de Ararura-PB.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Alessandra Gomes Brandão - Coordenador / Dias, A.S. - Integrante.
2013 - 2015
Jornal Correio Acadêmico: uma proposta de popularização do conhecimento científico
Descrição: Essa proposta de extensão visa desenvolver e manter um periódico de divulgação científica com o objetivo de contribuir com a divulgação de conhecimento científico entre as áreas de trabalho do câmpus VIII da UEPB..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Alessandra Gomes Brandão - Coordenador.
2011 - 2012
Capacitação de Professores da Rede Pública de Araruna na temática ambiental
Descrição: O presente projeto visa a oferta de um curso de capacitação para professores da rede pública do municipio de Araruna na temática ambiental, ofertado em duas turmas (2011.2 - 2012.2)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Alessandra Gomes Brandão - Coordenador / Danusa Costa - Integrante.


Outros Projetos


2013 - Atual
Jornal Correio Acadêmico: uma ação de popularização da ciência no câmpus VIII da UEPB
Descrição: O projeto visa a capacitalão de alunos dos cursos do CCTS em técnicas de jornalismo impresso e posterior produção de edições mensais do jornal Correio Acadêmico.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Alessandra Gomes Brandão - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
2.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Meio Ambiente.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRANDÃO, A. G.2018BRANDÃO, A. G.; SANTOS, R. O. G. . Educação Ambiental no Ensino de Ciências: a visão de professores e alunos do fundamental. ARETÉ (MANAUS), v. 11, p. 42-54, 2018.

2.
GRECA, ILEANA MARÍA2013 GRECA, ILEANA MARÍA ; GOMES BRANDAO, ALESSANDRA ; CARVALHO DOS SANTOS, VANESSA ; SOUTO DIAS, ALTAMIR . Currículo inovador para a formação de professores em Ciências da Natureza do Ensino Fundamental. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 30, p. 538-549, 2013.

3.
BRANDÃO, A. G.2011BRANDÃO, A. G.. Ciência e Sociedade: Possíveis contribuições do Ensino de Ciências a Divulgação Científica. Revista Metáfora Educacional, v. 11, p. 03-03, 2011.

4.
BRANDÃO, A. G.2009 BRANDÃO, A. G.; Cidoval Morais de Sousa ; Fernandes, M. . Natureza em pauta: Reflexões sobre a divulgação ambiental na Ciência Hoje. Contemporanea (UFBA. Online), v. 7, p. 1-17, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRANDÃO, A. G.. A presença da ciência e tecnologia nos jornais alagoanos. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2006. v. 1000. 105p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRANDÃO, A. G.. Ensino de Artes em Araruna-PB: O que pensa quem faz?. In: Alessandro Frederico da Silveira. (Org.). Cotidiano escolar e práticas pedagógicas. 01ed.Campina Grande: EDUEPB, 2015, v. 01, p. 423-446.

2.
BRANDÃO, A. G.; GRECA, Ileana Maria . Ciência e Política climáticas: os embates científicos e políticos sobre o aquecimento da Terra. In: Olival Freire; Ileana Greca; Charbel El-hani. (Org.). Ciência na transição dos séculos. -1ed.Salvador: , 2014, v. 01, p. 305-324.

3.
BRANDÃO, A. G.; Fernandes, M. ; Cidoval Morais de Sousa . Leituras de Meio Ambiente na revista Ciência Hoje. In: Cidoval Morais de Sousa. (Org.). Jornalismo Científico e Desenvolvimento Regional: Estudos e Experiências. 01ed.Campina Grande: EDUEPB, 2008, v. , p. 109-123.

4.
BRANDÃO, A. G.. A notícia científica nos jornais alagoanos. In: Cidoval Morais de Sousa; Jose Roberto Ferreira; Simone Bortoliero. (Org.). Jornalismo Científico e Educação para as ciências. 01ed.Taubaté: Cabral, 2006, v. 1, p. 29-40.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Alessandra Brandão ; BRANDÃO, A. G. . Nós temos história: Fapeal completa 18 anos de investimento na ciência alagoana. FAPEAL Ciência, Tecnologia e Inovação, p. 04 - 09, 23 nov. 2008.

2.
BRANDÃO, A. G.. Médico por profissão, artista por opção!. Reflexão Médica, Maceió-AL, p. 02 - 04, 10 dez. 2007.

3.
BRANDÃO, A. G.. Por um meio ambiente inteiro. Educação em Dia, Maceió, p. 16 - 18, 01 ago. 2007.

4.
BRANDÃO, A. G.. Nosso sururu: o sururu alagoano é diferente dos demais. Revista Venha Ver, Maceió, p. 23 - 25, 12 mar. 2004.

5.
BRANDÃO, A. G.. Divulgação Científica: Uma nobre missão. FAPEAL Rumos, p. 05 - 05, 20 set. 2003.

6.
BRANDÃO, A. G.. A natureza a seu dispor. Revista Venha Ver, p. 13 - 15, 08 mar. 2003.

7.
BRANDÃO, A. G.. A natureza vive!. Revista Venha Ver, Maceió, p. 7 - 9, 03 jan. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRANDÃO, A. G.; GRECA, Ileana Maria . O tema das mudanças climáticas na Licenciatura em Ciências da Natureza. In: Congresso Internacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2012, Santo ãngelo. CIECITEC - Congresso Internacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 2012. v. 02.

2.
BRANDÃO, A. G.; Silvania Pontes Mousinho . Geração do Bem: pistas ideológicas no discurso ambiental da Nave X. In: III Encontro Nacional de Ensino de Ciências, 2012, Niterói. Enenciencias, 2012. v. 03.

3.
GRECA, Ileana Maria ; BRANDÃO, A. G. . Currículo inovador para a formação de professores em Ciências da Natureza do Ensino Fundamental. In: I Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias, 2012, Vigo. Anais do I Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias.

4.
BRANDÃO, A. G.; GRECA, Ileana Maria . Aquecimento e Politica Globais: pistas ideológicas no discurso do IPCC. In: Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental, 2011, Sergipe. Anais do Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental, 2011. v. 01.

5.
BRANDÃO, A. G.. Desenvolvimento Sustentável: Uma análise do uso do termo na divulgação ambiental. In: Congresso Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental, 2011, Rio de Janeiro. Imprensa e Meio Ambiente, uma aliança necessária, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRANDÃO, A. G.. Divulgação Científica no Ensino de Ciências: uma experiência formativa. In: 3º Salão Nacional de Divulgação Científica, 2013, Recife. ANAIS DA MOSTRA NACIONAL DO 3ª SALÃO NACIONAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Recife: ANPG, 2013. v. 01. p. 62-65.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRANDÃO, A. G.. Ciência e Aquecimento Global: Uma análise do discurso da ciência climática sobre o desafio do século XXI. In: II Encontro Nacional de Pesquisadores em História das Ciências, 2011, Salvador. Caderno de Resumo do II ENAPEHC, 2011. v. 01. p. 01-81.

Artigos aceitos para publicação
1.
BRANDÃO, A. G.; SILVA, D. N. . Espaços Não Formais de Ensino: a produção nas revistas de ciências. ARETÉ (MANAUS), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, J. R. ; BRANDÃO, A. G. . Educação Ambiental em foco: um estudo da produção no III CONEDU. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, J. M. ; BRANDÃO, A. G. . Percepção de Meio Ambiente: a visão de alunos de uma escola pública de Cacimba de Dentro (PB). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRANDÃO, A. G.; SILVA, D. N. . Espaços Não Formais: um mapeamento da produção no ensino de física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRANDÃO, A. G.; COSTA, J. A. . Teatro científico como ferramenta de ensino: a experiência no curso de física da UEPB Araruna. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRANDÃO, A. G.. O teatro como ferramenta de ensino: a experiência no curso de Física da UEPB-Araruna. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRANDÃO, A. G.; SILVA, D. N. ; SILVA, F. F. . Espaços Não Formais no Ensino de Física. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Silvania Pontes Mousinho ; BRANDÃO, A. G. . A visão de ciência de professores e estudantes de Araruna. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BRANDÃO, A. G.; CAMARA NETO, R. R. . Arte na Escola: a visão de professores no interior da Paraíba. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, K. P. ; BRANDÃO, A. G. . Discursos sobre meio ambiente: uma análise da carta de encaminhamentos dos PCN´s2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Silvania Pontes Mousinho ; BRANDÃO, A. G. . Imagem da Ciência e do Cientista: a visão de estudantes no interior da Paraíba. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
BRANDÃO, A. G.; SANTOS, M. . Contribuições do Ensino de Ciências para Divulgação Científica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BRANDÃO, A. G.; SANTOS, M. . A imagem da crise: a visão conservadora de alunos do Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BRANDÃO, A. G.; SILVA, D. N. ; SILVA, F. F. . Espaços não Formais de Ensino: um mapeamento das publicações na área. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BRANDÃO, A. G.. A Internet como espaço de controvérsias científicas: o aquecimento da terra em foco. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BRANDÃO, A. G.; SANTOS, R. O. G. . O professor de ciências e a educação ambiental: a visão conservadora em uma cidade da Paraíba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BRANDÃO, A. G.. Diálogo entre áreas: possíveis contribuições do Ensino de Ciências para Divulgação Científica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BRANDÃO, A. G.; COSTA, J. A. . Ciência e Arte: uma proposta de ensino por meio de espaços não formais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BRANDÃO, A. G.. Controvérsias Científicas na Internet: o caso do Aquecimento Global. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BRANDÃO, A. G.. Comunicação e Ciência: uma análise dos desafios para democratização do conhecimento científico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BRANDÃO, A. G.. Divulgação Científica no Ensino de Ciência: uma proposta formativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BRANDÃO, A. G.; Silvania Pontes Mousinho . Gerção do Bem: Pistas ideológicas no discurso ambiental da Nave X. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BRANDÃO, A. G.; GRECA, Ileana Maria . O tema das mudanças climáticas na Licenciatura em Ciências da Natureza. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
Altamir Souto Dias ; BRANDÃO, A. G. . Os mapas conceituais como instrumento para o desenvolvimento da capacidade argumentativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
BRANDÃO, A. G.; GRECA, Ileana Maria . Aquecimento e Politica Globais: pistas ideológicas no discurso do IPCC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BRANDÃO, A. G.. Ciência e Sociedade: Possíveis contribuições do Ensino de Ciências para a Divulgação Científica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BRANDÃO, A. G.. Desenvolvimento Sustentável: Uma análise do uso do termo na divulgação ambiental (Ciência Hoje). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
BRANDÃO, A. G.. Ciência e Políticas Climáticas: Uma análise dos interesses sobre o Aquecimento do Planeta. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
BRANDÃO, A. G.. Política Científica em Alagoas: A criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BRANDÃO, A. G.; Fernandes, M. ; SOUSA, Cidoval Moraes . Leituras de Meio Ambiente na revista Ciência Hoje. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BRANDÃO, A. G.. A notícia científica em Alagoas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BRANDÃO, A. G.; Fernandes, M. ; Guerra, L.A . FAPEAL: UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO. Maceió: FAPEAL, 2006 (DOCUMENTÁRIO).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Alessandra Brandão ; BRANDÃO, A. G. . FAPEAL: Ciência, Tecnologia e Inovação. 2008.

2.
BRANDÃO, A. G.. Educação em Dia. 2007.

3.
Alessandra Brandão ; BRANDÃO, A. G. . Reflexão Médica. 2007.

4.
BRANDÃO, A. G.. Notícias FAPEAL. 2001.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRANDÃO, A. G.. Divulgação Científica: Por quê fazê-la. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Alessandra Brandão ; BRANDÃO, A. G. . PopCiência. 2016; Tema: Divulgação Científica. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRANDÃO, A. G.. Oficina de `Produção de textos para Divulgação Científica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BRANDÃO, A. G.. Educação Ambiental: o desafio de uma abordagem conscientizadora. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BRANDÃO, A. G.. A temática ambiental em sala de aula: o novo desafio ao professor. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BRANDÃO, A. G.. Oficina de Divulgação Científica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BRANDÃO, A. G.. Mudanças Climáticas: conhecendo as diversas faces do desafio do Século XXi. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BRANDÃO, A. G.. Um novo olhar sobre a questão ambiental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BRANDÃO, A. G.. Reflexão Médica. 2009. (Editoração/Periódico).

8.
BRANDÃO, A. G.. A saúde na UTI. 2009. (Entrevista).

9.
BRANDÃO, A. G.. Reflexões sobre a complexa questão ambiental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BRANDÃO, A. G.. Assessoria de Comunicação e Gerenciamento de Crise. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
BRANDÃO, A. G.. FAPEAL Ciência,Tecnologia e Inovação. 2008. (Editoração/Periódico).

12.
BRANDÃO, A. G.. Um magnífico diálogo. 2008. (Entrevista).

13.
BRANDÃO, A. G.. Educação em Dia. 2007. (Editoração/Periódico).

14.
BRANDÃO, A. G.. E a Educação Superior em Alagoas?. 2007. (Entrevista).

15.
BRANDÃO, A. G.. Yoga: alinhando corpo e alma. 2007. (Entrevista).

16.
BRANDÃO, A. G.. 200 anos de medicina no Brasil. 2007. (Entrevista).

17.
BRANDÃO, A. G.. Entrevista com o Prof. André Falcão (reitor da UNCISAL). 2007. (Entrevista).

18.
BRANDÃO, A. G.. I Oficina Alagoana de Jornalismo Científico. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
BRANDÃO, A. G.. Venha Ver - Turismo e Desenvolvimento. 2006. (Editoração/Periódico).

20.
BRANDÃO, A. G.. Entrevista com Dr. Humberto Gomes de Melo. 2006. (Entrevista).

21.
BRANDÃO, A. G.. Entrevista com Dr. Ib Gatto Falcão. 2005. (Entrevista).

22.
BRANDÃO, A. G.. Em defesa da ciência Nordestina. 2004. (Entrevista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COUTINHO, F.; BRANDÃO, A. G.. Participação em banca de Nelsilene dos Santos SIlva. Práticas Interdisciplinares: Leitura e Escrita na Educação de Jovens e Adultos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e In) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
BRANDÃO, A. G.; MARIANO NETO, B.. Participação em banca de Karla Rodrigues de Oliveira. Identidades socioculturais também são ensinamentos escolares. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e In) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
BRANDÃO, A. G.; OLIVEIRA, J. F.. Participação em banca de MARIA GOMES DA SILVA. A PRÁTICA AVALIATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEDRO TARGINO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e In) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
BRANDÃO, A. G.; OLIVEIRA, J. F.. Participação em banca de VERINALDA LÚCIO DE MORAIS CUNHA. REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS MIDIÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e In) - Universidade Estadual da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRANDÃO, A. G.. Participação em banca de Isaac Roberto Ferreira.Mídia e Religião: O tratamento televisivo do chá religioso ayahuasca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Alagoas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Salão Nacional de Divulgação CIentífica (SBPC).Divulgação CIentífica no Ensino de Ciências: Uma experiência formativa. 2013. (Encontro).

2.
Congresso Alagoano de Inovação e Tecnologia. Comunicação e Ciência: Uma análise dos desafios para a popularização do conhecimento científico. 2013. (Congresso).

3.
II Encontro Interdisciplionar em Comunicação Ambiental.Controvérsias Científicas na Internet: o caso do Aquecimento global. 2013. (Encontro).

4.
Encontro Nacional de Estudantes em Ciências da Natureza.O tema das mudanças climáticas na Licenciatura em Ciências da Natureza. 2012. (Encontro).

5.
Encontro Nacional de Estudantes em Ciências da Natureza.O meio ambiente na visão dos estudantes do Campus VIII da UEPB. 2012. (Encontro).

6.
Encontro Nacional de Estudantes em Ciências da Natureza.Os efeitos de sentido no discurso ambiental da Nave X. 2012. (Encontro).

7.
I Encontro de Divulgação Científica da Licenciatura em Ciências da Na Natureza.Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza. 2012. (Encontro).

8.
I Encontro de Divulgação Científica da Licenciatura em Ciências da Na Natureza.Os caminhos da Divulgação Científica no Brasil. 2012. (Encontro).

9.
2º Encontro sobre Divulgação Científica e Ensino de Ciências.Ciência e Sociedade: Possíveis contribuições do Ensino de Ciências para Divulgação Científica. 2011. (Encontro).

10.
Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. Desenvolvimento Sustentável: uma análise do uso do termo na divulgação ambiental. 2011. (Congresso).

11.
Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental.Aquecimento e Politica Globais: Pistas ideológicas no discurso do IPCC. 2011. (Encontro).

12.
Seminário Ciência e Educação; Estudos históricos sobre o Nordeste.Política Científica em Alagoas: A criação da Fundaçao de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. 2009. (Seminário).

13.
Encontro Norte-Nordeste de Jornalismo Científico.Leituras sobre Meio Ambiente na Ciência Hoje. 2008. (Encontro).

14.
I ENCONTRO PIATAM DE JORNALISMO CIENTÍFICO. 2006. (Oficina).

15.
II JORNADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA FUNESA.A CONTRIBUIÇÃO DA FAPEAL PARA A PESQUISA ALAGOANA. 2006. (Outra).

16.
I OFICINA ALAGOANA DE JORNALISMO CIENTÍFICO.Jornalismo Científico em Alagoas. 2006. (Oficina).

17.
CONGRESSO ABIPTI. 2004. (Congresso).

18.
VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE JORNALISMO CIENTÍFICO. A notícia Científica em Alagoas. 2004. (Congresso).

19.
I CICLO DE ESTUDOS GRAMATICAIS EM MACEIÓ. 2003. (Encontro).

20.
I WOKSHOP SOBRE C&T NA PESQUISA CONTRA O CRIME. 2003. (Oficina).

21.
WORKSHOP TERCEIRO SETOR: O ALICERCE SOCIAL. 2003. (Oficina).

22.
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE JORNALISMO CIENTÍFICO. 2002. (Congresso).

23.
13ª ENCONTRO NACIONAL DE JORNALISTAS EM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. 2001. (Encontro).

24.
3º Encontro Interncional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação. 2001. (Encontro).

25.
CURSO DE JORNALISMO CIENTÌFICO. 2001. (Outra).

26.
CONGRESSO ABIPTI - Gestâo de Institutos de Pesquisa. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRANDÃO, A. G.; DIAS, A. S. . III SEMANA DE EDUCAÇÂO PARA A CIÊNCIA. 2017. (Congresso).

2.
BRANDÃO, A. G.; Altamir Souto Dias . I Encontro de Divulgação Científica do Câmpus VIII da UEPB. 2012. (Outro).

3.
BRANDÃO, A. G.. II Oficina Alagona de Jornalismo Científico. 2008. (Outro).

4.
BRANDÃO, A. G.. I Oficina Alagona de Jornalismo Científico. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mary Ribeiro. Educação Ambiental: Uma análise dos objetivos dos PCn`s. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

2.
Gilson. Educação Ambiental: Análise dos PCNS. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

3.
Maria da Conceição. Educação Ambiental: Uma análise dos temas controversos propostos pelos PCN´s. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Djalson do Nascimento Silva. Ensino de Ciências em Espaços Não-Formais: um mapeamento das publicações sobre o tema. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Valclécio Torres de Passos. Uso de tecologias da einformação e comunicação no ensino de biologia. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e In) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

2.
Janaína Araújo Silva. Influências culturais em alunos do Ensino Médio de Solânea-PB. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e In) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

3.
Maria Margareth. A música popular brasileira no ensino de história. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e In) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

4.
Simone Targino. O uso de tecnologias no ensino público de Araruna-PB. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e In) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

5.
Givanildo Soares da Silva. Modelagem Matemática nas séries Iniciais: uma experiência com professores de Tacima-PB. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e In) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

6.
Maria Cilene Toscano de Brito. O ensino de língua portuguesa em Araruna-PB: uma análise das dificuldades e potencialidades. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e In) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

7.
Edna Lúcia Bezerra Guedes. Ensino de Artes em Araruna-PB: o que pensa quem faz?. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e In) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

8.
Juscelino Clementino de Lima. Toda banda larga será inútil se a mente for estreita. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e In) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

9.
Antonio Luiz Cruz. Ensino de Geografia em Araruna-PB: Dificuldades e potencialidade. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas e In) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jacksuelma Martins de Lima. Educação Ambiental: a visão de meio ambiente de alunos de Cacimba de Dentro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

2.
Janimery do Nascimento Pinheiro. Educação Ambiental em foco: uma análise da produção no III CONEDU. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

3.
Marcos Bernadino. Concepções de Ciência no Ensino Fundamental em Araruna-PB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

4.
Silvania Pontes Mousinho. Visão da Ciência dos alunos do Ensino Fundamental de Araruna. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

5.
Silvania Pontes Mousinho. A visão da ciência de estudantes do Ensino Fundamental de Araruna. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

6.
Marcos Bernadino da Silva. A visão de ciência de profeessores de Araruna. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

7.
Kolliyane Pinheiro de Lima. Educação Ambiental: Uma análise da carta que encaminha os PCN´s. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

8.
Rosana Gomes. Concepeção de Meio Ambiente dos Professores de Ciências em Araruna-PB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

9.
Ana Márcia Santos. A visão conservadora de alunos do Ensino Fundamental em escolas públicas da cidade de Araruna-PB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

Iniciação científica
1.
Fernanda Daniela Domingos. As controvérsias de um consenso: as polêmicas entre pesquisadores crédulos e céticos ao aquecimento global. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

2.
Silvania Pontes Mousinho. As controvérsias de um consenso: as polêmicas entre pesquisadores crédulos e céticos ao aquecimento global. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

Orientações de outra natureza
1.
Thomaz Figueiredo. Jornal Correio Acadêmico: Popularizando o conhecimento científico. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

2.
Antonio Oliveira. O tema ambiental nas escolas de Araruna-PB. 2014. Orientação de outra natureza. (Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

3.
Silvana Pontes Mousinho. Capacitação dos professores da rede pública na temática ambiental. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

4.
Jucélia Batista da Silva. Capacitação de Professores da Rede Pública na Temática Ambiental. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

5.
Kalígia Keillla de Aguiar Pereira. Capacitação de Professores da Rede Pública na Temática Ambiental. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

6.
Rosana de Oliveira Gomes. Capacitação de Professores da Rede Pública na Temática Ambiental. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.

7.
Jacksuelma Martins de Lima. Capacitação de Professores da Rede Pública na Temática Ambiental. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Alessandra Gomes Brandão.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BRANDÃO, A. G.2009 BRANDÃO, A. G.; Cidoval Morais de Sousa ; Fernandes, M. . Natureza em pauta: Reflexões sobre a divulgação ambiental na Ciência Hoje. Contemporanea (UFBA. Online), v. 7, p. 1-17, 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
BRANDÃO, A. G.; SILVA, D. N. . Espaços Não Formais de Ensino: a produção nas revistas de ciências. ARETÉ (MANAUS), 2018.


Livros e capítulos
1.
BRANDÃO, A. G.. A presença da ciência e tecnologia nos jornais alagoanos. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2006. v. 1000. 105p .

1.
BRANDÃO, A. G.. A notícia científica nos jornais alagoanos. In: Cidoval Morais de Sousa; Jose Roberto Ferreira; Simone Bortoliero. (Org.). Jornalismo Científico e Educação para as ciências. 01ed.Taubaté: Cabral, 2006, v. 1, p. 29-40.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BRANDÃO, A. G.. A natureza vive!. Revista Venha Ver, Maceió, p. 7 - 9, 03 jan. 2002.

2.
BRANDÃO, A. G.. Divulgação Científica: Uma nobre missão. FAPEAL Rumos, p. 05 - 05, 20 set. 2003.


Apresentações de Trabalho
1.
BRANDÃO, A. G.. Controvérsias Científicas na Internet: o caso do Aquecimento Global. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRANDÃO, A. G.. Comunicação e Ciência: uma análise dos desafios para democratização do conhecimento científico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BRANDÃO, A. G.. Divulgação Científica no Ensino de Ciência: uma proposta formativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRANDÃO, A. G.; SANTOS, M. . Contribuições do Ensino de Ciências para Divulgação Científica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Aprovada e Classificada em 1o. lugar no Concurso Público UEPB para área de Ensino Não-Formal da Ciência - Licenciatura em Ciências da Natureza

Presidente do Colegiado da Licenciatura em Ciências da Naturreza - Campus VIII da UEPB
Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Ciências da Natureza - Campus VIII da UEPB



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 14:31:12