Liziane Pinho Bertolli Kriger

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1294543560282249
  • Última atualização do currículo em 12/07/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996). Especialização na área de Psicopedagogia e Magistério Superior ( 2006), em Programa de Enriquecimento Instrumental( PEI- 2010) Especialização em Intervenção Cognitiva (2010), Especialização em Mediação da Aprendizagem ( 2010). Curso de Atitude Operativa (2011). Especialização em Autismo( 2017- 2018).Especialização em Educação Especial ( em andamento). Professora do Ensino Superior das disciplinas de Investigação do Perfil e Ação Docente, Dinâmicas de grupo, Planejamento e Gestão Escolar ,Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil, Gestão de Processos Pedagógicos Escolar( SO-OE), Fundamentos da Psicopedagogia, Metodologia Montessoriana, Lúdico e Brinquedoteca, Fundamentos e Métodos da Alfabetização, Pesquisa e Prática Educativa, Tendências Atuais do Pensamento Pedagógico , Psicologia e Educação, Psicomotricidade. Professora de Pós -graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional na disciplina de Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. Coordenadora da disciplina de estágio supervisionado no curso de Pedagogia. Psicopedagoga Institucional . Coordenadora de Projeto de Inclusão, atuando em sala de recursos multifuncionais. Atuante em clínica psicopedagógica com transtornos globais do desenvolvimento (TEA), dificuldades de aprendizagem e problemas de aprendizagem.Experiência na área de Educação da Educação Infantil ao Ensino Médio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Liziane Pinho Bertolli Kriger
Nome em citações bibliográficas
KRIGER, L. P. B.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2010
Especialização em Especializção em Intervenção Cognitiva. (Carga Horária: 370h).
Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná, CDCP, Brasil.
Título: DEFASAGEM COGNITIVA: UMA PROBLEMÁTICA PRESENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR.
Orientador: Márcia Macionk.
2002 - 2004
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 690h).
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: Distúrbios de Comportamento eo Psicopedagogo.
Orientador: Leociléia Aparecida Vieira.
1993 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1990 interrompida
Graduação interrompida em 1991 em Fisioterapia.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Ano de interrupção: 1991
1984 - 1986
Ensino Médio (2º grau).
Colégio de Educação Familiar do Paraná, CEFP, Brasil.




Formação Complementar


2009
Extensão universitária em Modificabilidade Humana e Aprendizagem Mediada. (Carga horária: 370h).
Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná, CDCP, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Programa de Enriquecimento Instrumental -PEI. (Carga horária: 210h).
ATC-Hadassah Wizo-Canada research Institute, ATC, Israel.


Atuação Profissional



Colégio Vicentino São José, CVSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagoga- Coordenadora de Inclusão Escolar, Carga horária: 25
Outras informações
Atendimento no contra turno escolar com alunos da Educação Especial e com dificuldades de aprendizagem. Atendimento em salas de recursos multifuncionais.


Colégio Nossa Senhora de Sion, CNSS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora


Centro de Educação Infantil Paraíso, CEIP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Balão Vermelho, EBV, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


faculdades Sion, ISE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2017
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior, Carga horária: 30
Outras informações
Ministrou alunas nas disciplinas do curso de Pedagogia.

Atividades

02/2007 - 06/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Psicopedagogia
Investigação do Perfil e da Ação Docente
Dinâmica de grupos
Estágio Supervisionado
Planejamento e Gestão Escolar
Gestão de Processos Pedagógicos- SE-OE
Pesquisa e prática educativa.

Centro de Desenvolvimento Humano, CDH, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Outro (equipe multidisciplinar, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga, Carga horária: 14



Projetos de pesquisa


2009 - 2010
Mesa Educativa Alfabeto
Descrição: Trata-se de uma mesa interativa na qual o indivíduo escuta as consignas dadas pelo computador e responde colocando os blocos num painel eletronico .O objetivo do projeto era de avalaliar o desenvolvimento da capacidade cognitiva do individuo e a aquisição do alfabeto,familiarizando-s ecom a linguaguem oral e escrita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inclusão Escolar.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Pré-Escolar.


Idiomas


Inglês
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
KRIGER, L. P. B.; MESSANE, A. K. K. E. . Voltar a si mesmo: experiências sensoriais.Um trabalho Gestaltpedagógico e Psicopedagógico em Labirintos Lúdicos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA,Wilson da; KRIGER, L. P. B.. Participação em banca de Elisandra Rocha Bonfim.Inteligência emocional na escola: há uma correlação entre desempenho escolar e desenvolvimento emocional?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

2.
KRIGER, L. P. B.; Beltrami,Katia. Participação em banca de Lucinéia Roberta de Andrade.Organização dos diferentes espaços nas instituições de Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

3.
Beltrami,Katia; KRIGER, L. P. B.. Participação em banca de Giusy do Rocio Carraro.A contribuição da música para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

4.
Águeda teresinha Tocchetto Thormann; KRIGER, L. P. B.. Participação em banca de Tricielly Cerize Rosa.Violência não combina com escola.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

5.
Beltrami,Katia; KRIGER, L. P. B.; Pianovski, Regina Bonat. Participação em banca de Bruna Lara Silveira.A contribuição da escola para o desenvolvimento motor e na socialização do portador de deficiência intelectual severa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

6.
Pianovski, Regina Bonat; KRIGER, L. P. B.; Lima, Ana Paula Xisto Costa.. Participação em banca de Márcia Faustino Pinto.Metodologia utilizada no desenvolvimento do ensino e aprednizagem de crianças internadas no Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

7.
Pianovski, Regina Bonat; KRIGER, L. P. B.. Participação em banca de Joana Zubeck.A importância do movimento corporal da criança na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

8.
KRIGER, L. P. B.. Participação em banca de Neilcélia Pereira Alves.As relações entre professores e educadores nos centros de educação infantil em Curitiba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

9.
KRIGER, L. P. B.; Demeterco,Solange M.S.. Participação em banca de Lucilene Pedrosa Costa.A contribuição da literatura infantil na formação de leitores em uma escola de Araucária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

10.
KRIGER, L. P. B.; Demeterco,Solange M.S.. Participação em banca de Fabiana Quagio Ferreira.A ação da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba em promoção da formação continuada do profissional da rede pública de ensino. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

11.
KRIGER, L. P. B.; Demeterco,Solange M.S.. Participação em banca de Marcelo Porochniack.O ensino e a prática musical nas escolas por meio das fanfarras: uma análise do projeto Fanfarra Infanto- Juvenil desenvolvido pela prefeitura de Curitiba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

12.
Luciene ferreira John; KRIGER, L. P. B.; ZATERA, L. C. S.. Participação em banca de Eva Maria dos Anjos Valaski.Educar para a humanização: o desenvolvimento de valores na Educação Infantil.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

13.
Beltrami,Katia; KRIGER, L. P. B.. Participação em banca de Lucimeri Jaki Creluschiniak.Manifestações de agressividade percebidas pelos professores em crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

14.
KRIGER, L. P. B.; Beltrami,Katia. Participação em banca de Marcela Stepanski.O resgate da confecção do brinquedo a partir do uso de materiais recicláveis com a participação da criança da Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

15.
Beltrami,Katia; KRIGER, L. P. B.; CASTRO, M. Z.. Participação em banca de Isabela Américo Duarte.As contribuições da Pedagogia Hospitalar e do pedagogo para crianaçs hospitalizadas e em tratamento prolongado de saúde.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

16.
KRIGER, L. P. B.; THORMANN,Águeda Teresinha Tocchetto. Participação em banca de Angela Gonçalves Pereira.O lúdico na Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

17.
KRIGER, L. P. B.. Participação em banca de Ângela Andrade Pereira e Luana Cristina Krug.A influência do professor na construção de valores em crianças de 6 anos de idade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

18.
KRIGER, L. P. B.; SILVA,Wilson da. Participação em banca de Thailise Roberta Becker Mariano de Campos.A influência do ambiente no desenho da criança de 7 a 10 anos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

19.
VALENTE., A. M. P. S.; SILVA,Wilson da; KRIGER, L. P. B.. Participação em banca de Thailise Roberta Becker.A inlfuência do ambiente no desenho da criança de 7 a 10 anos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.

20.
Águeda teresinha Tocchetto Thormann; Beltrami,Katia; KRIGER, L. P. B.. Participação em banca de Ângela Gonçalves Pereira.A contribuição do lúdico no desenvolvimento das crianças de três a quatro anos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Aspectos Psicopedagógicos e Biológicos dos Transtornos Comportamentais. 2009. (Simpósio).

2.
III Jornada da ABENEPI- Capítulo Paraná. 2008. (Seminário).

3.
Semana de Extensão e Pesquisa " Educação ,Cinema e Inclusão"."Todo aluno é capaz!(se tiver um professor que acredite nele!)". 2008. (Outra).

4.
Simpósio de TDAH para profissionais da educação. 2008. (Simpósio).

5.
Jornada de Neurociência do Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas. 2007. (Congresso).

6.
Psicopedagogia Agregando Formadores. 2007. (Simpósio).

7.
Curso Atitude Operativa- uma forma para mediar grupos de aprendizagem. 2006. (Outra).

8.
Neuropsicopedagogia. 2006. (Outra).

9.
Oficinas para profissionais da Educação Infantil da Prefeitura de Curitiba.O valor das brincadeiras cantadas na Educação Infantil. 2006. (Oficina).

10.
Oficinas para profissionais de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Curitiba."Educação Infantil:esp~ço das brincadeiras cantadas".. 2006. (Oficina).

11.
Congresso de Educação em Sion: Educação como Relacionamentos. 2003. (Congresso).

12.
Rmos da Educação Comtemporânea:trabalho, inovações, nova LDB.. 1995. (Outra).

13.
As dimensões de especialização e generalização no trabalho do pedagogo. 1994. (Outra).

14.
Informática na Educação. 1994. (Outra).

15.
Semana de estudos de Pedagogia. 1994. (Seminário).

16.
Projeto Lua Cheia "ERA UMA VEZ ...". 1992. (Oficina).

17.
O desenvolvimento psicomotor na criança pré- escolar e escolar. 1987. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adriana Alves Garcia Navarro. A RESPONSABILIDADE DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM AS CRIANÇAS DO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM ENFASE NA TAREFA DE CASA. Início: 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edna Regina Ribeiro Martins. Algumas contribuições da neurociência para o processo de aprendizagem.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

2.
Lucimara Teresinha de Araújo. PEI: um programa para o desenvolvimento cognitivo do aluno do Ensino Fundamental II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

3.
Leonardo Ribeiro Chaves.. A presença masculina na Pedagogia: uma reflexão sobre preconceito, relações de gênero e docência.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

4.
Waleska Fernanda Ribeiro. Dislexia: histórico, conceito e estratégias para ensinar alunos do Ensino Fundamental I.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

5.
Elilian Ventura Ortiz. A importância da afetividade na relação professor/ aluno no Ensino Fundamental I.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

6.
Valerie Haydée Anjos Hoffmann. O estágio curricular e sua relevância para a formação do aluno de graduação do curso de Pedagogia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

7.
Ana Maria Ferreira Santos. Autismo: um desafio para o docente.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

8.
Lucimar Cardoso. Violência na escola: como lidar com isso?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

9.
Priscila Novaes Oliveira. A influência do lúdico no processo de socialização e aprendizagem de crianças do Maternal II.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

10.
Juliana Caroline Marchi. A relevância do planejamento na Educação Infantil.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

11.
Marília Ferreira Cordeiro. Fazendo arte também se aprende !. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

12.
Aline Cristina de Lima Ferreira. O núcleo da gestão escolar democrática em escolas municipais de Curitiba.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

13.
Mariane Azevedo. A contribuição da afetividade do professor no processo ensino e aprendizagem de crianças do 3º ano do ensino fundamental.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

14.
Rosemeri Aleixo. PROFESSOR CAPACITADO- UM OLHAR DIFERENCIADO PARA O INDIVÍDUO PORTADOR DA SÍNDROME DE ASPERGER. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

15.
Adriana Alves Garcia Navarro. A responsabilidade da família no processo de ensino e aprendizagem com crianças do 1º ano do ensino fundamental com ênfase na tarefa de casa.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

16.
Lidiane Mara de Carvalho. O BRINCAR NA SÉRIE DO PRÉ 1 DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

17.
Ana Karina Santi e Luciana Santi Fernandes. O brincar de faz-de-conta na Educação Infantil e sua contribuição segundo a teoria de Vygotsky. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.

18.
Cristina Isabel Buttner. A contribuição das brincadeiras em sala de aula.O espaço da Educação Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Sion. Orientador: Liziane Pinho Bertolli Kriger.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 13:41:41