Felipe Luiz Gomes Figueira

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  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


É professor no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranavaí. Licenciado em História pela UNESPAR (Campus FAFIPA) e em Pedagogia pela UNINTER. Mestre em Educação pela UEL, Doutor em Educação pela UNESP de Marília e Pós-Doutor em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Formação Complementar em Língua Inglesa pela Language Studies Internacional (LSI), em Auckland. É líder do Grupo de Pesquisa Bildung (IFPR/CNPQ), e editor da Revista Pontes: www.revistapontes.com.br. Autor dos livros "Nietzsche e o eruditismo" e "Entre Médicos e Imigrantes". Email: felipe.figueira@ifpr.edu.br. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Luiz Gomes Figueira
Nome em citações bibliográficas
FIGUEIRA, F. L. G.;FIGUEIRA, F.;Felipe Figueira

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná.
Av. José Felipe ?Tequinha?
Jardim das Nações
99999999 - Paranavaí, PR - Brasil
Telefone: (44) 34820109


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Nietzsche e o eruditismo: introdução a uma nova concepção de formação, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Rodrigo Pelloso Gelamo.
Coorientador: José Fernandes Weber.
Palavras-chave: Nietzsche; Formação; Eruditismo.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A crítica ao eruditismo no jovem Nietzsche,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: José Fernandes Weber.
Palavras-chave: Eruditismo; Educação; Cultura; Nietzsche.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado. (Carga Horária: 250h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Relato documentado sobre a aplicabilidade do curso AEE no IFPR Campus Paranavaí e a questão das Altas Habilidades. Ano de finalização: 2013.
Orientador: Renata Corcini Carvalho Canabarro.
2016
Graduação em andamento em Direito.
Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2007 - 2010
Graduação em História.
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Bolsista do(a): SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR, SETI, Brasil.
2003 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Básica e Profissional - Fundação Bradesco, FUNDAÇÃO BRADESC, Brasil.
1994 - 2002
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola de Educação Básica e Profissional - Fundação Bradesco, FUNDAÇÃO BRADESC, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Historiografia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Direito.


Formação Complementar


2018 - 2018
Necrópsia forense. (Carga horária: 9h).
Renova Cursos, RENOVA, Brasil.
2016 - 2016
General English. (Carga horária: 336h).
Language Studies Internacional, LSI, Nova Zelândia.
2013 - 2013
O culto de Isis e Mithra entre religião e magia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
2010 - 2010
Simpósio de Humanidades - ciência, política e poder. (Carga horária: 40h).
Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
2007 - 2010
Inglês.
New Way, NEW WAY, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em A História Oral como Metodologia de Pesquisa. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
2008 - 2008
Filosofia e Ancestralidade. (Carga horária: 32h).
Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
2008 - 2008
Conceitos básicos no Islan. (Carga horária: 12h).
Instituto Latino Americano de Estudos Islamicos, INSTITUTO LATINO, Brasil.
2007 - 2007
II Ciclo de Cinema e História do Tempo Presente. (Carga horária: 75h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT D III, Nível 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT D III, Nível 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT D III - Nível 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor - EBTT D III - NÍVEL 1, Carga horária: 20

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas públicas e fundamentos educacionais
Psicologia da Educação
Fundamentos da educação especial e inclusiva
Educação em Direitos Humanos
02/2018 - Atual
Ensino, Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História, Currículo e Políticas Públicas
02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História I
História II
História IV
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, .

Cargo ou função
Comissão de Orientação Acadêmica e Profissional (COAP).
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, .

Linhas de pesquisa
Grupo de Pesquisa Bildung
07/2017 - 12/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Educação em Direitos Humanos
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
Políticas Públicas e Fundamentos Educacionais
Psicologia da Educação
07/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
História I
História II
História III
História IV
02/2016 - 06/2016
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
Políticas Públicas e Fundamentos Educacionais
Psicologia da Educação
02/2016 - 06/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
História III
História IV
03/2015 - 06/2016
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, .

Cargo ou função
Representante do IFPR no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Paranavaí.
03/2015 - 06/2016
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, .

Cargo ou função
Membro suplente da SCPPD - pró-tempore.
02/2015 - 12/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Políticas Públicas e Fundamentos Educacionais
02/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
História I
História II
História III
História IV
07/2014 - 12/2014
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas e Fundamentos Educacionais
02/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia I
História I
História II
História III
09/2013 - 09/2014
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, .

Cargo ou função
Responsável pela Comunicação.
10/2013 - 02/2014
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, .

Cargo ou função
Vice-presidente do Conselho de Pesquisa e Extensão (COPE).
02/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
História I
História II
02/2013 - 10/2013
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Pesquisa e Extensão (COPE).
04/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, .

Atividade de extensão realizada
Programa Mulheres Mil.
02/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
História I

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Pós-doutorando, Enquadramento Funcional: Pós-doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4
Outras informações
Participante do "Projeto Técnica e Tecnologia em Heidegger e Simondon: destruição do pensamento ou ampliação da experiência?", coordenado por José Fernandes Weber.


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20


Colégio Nobel, NOBEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia e História, Carga horária: 4

Atividades

02/2011 - 12/2013
Direção e administração, Colégio Nobel, .

Cargo ou função
Gestão educacional: coordenador de projetos na área de História e Filosofia.

Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de projeto de extensão, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Grupo de Pesquisa Bildung

Objetivo: O Grupo de Pesquisa Bildung insere seus objetivos nos pontos de convergência entre Filosofia e Educação e busca se configurar enquanto espaço de crítica e reconstituição das múltiplas relações entre Filosofia e Educação, em especial na modernidade. Além disso, tem por objetivo investigar a atualidade do pensamento de Friedrich Nietzsche, bem como a crítica e interpretação da filosofia nietzschiana, a partir dos seguintes núcleos temáticos: 1º. O projeto moderno de esclarecimento e a educação; 2º A aproximação dos alemães em relação aos gregos; 3º O conceito de formação (Bildung) em filosofia, literatura e educação; 4º As relações entre educação e moral. O presente Grupo busca, ainda, estabelecer vínculos com pesquisadores do Brasil e do exterior, além de promover a produção bibliográfica e a realização de eventos científicos..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Os bacharéis da Primeira República, a República dos bacharéis
Descrição: O objetivo do presente projeto é analisar de que forma a problemática cultura bacharelesca se iniciou e se fortaleceu no Brasil, e investigar como que ?os homens de letras? da Primeira República, ao abolirem as fronteiras entre atividade literária e atividade política, se posicionaram contra o poder dos bacharéis. Sob tal objetivo será possível observarmos a valorização da nação, que não se confundirá com nacionalismo, e será parte intrínseca a esse movimento uma espécie de programa cultural que unirá diversos intelectuais brasileiros, como João Ribeiro, Gilberto Freyre e os modernistas de 22..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Luiz Gomes Figueira - Coordenador.
2013 - 2016
A crítica ao eruditismo nos escritos da maturidade de Nietzsche
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objeto o problema do eruditismo em Nietzsche. Nosso objetivo é analisar as obras: Humano, Demasiado Humano, Aurora, A Gaia Ciência, Assim falou Zaratustra, Além do bem e do mal e Genealogia da moral, no que concerne às críticas desenvolvidas pelo filósofo ao referido problema e suas respectivas intersecções com a cultura e a educação. Visa-se também, devido ao referido conjunto de obras, analisar temas caros da crítica à moral judaico-cristã, como o ?espírito livre?, a ?morte de Deus?, o ?eterno retorno?, a ?vontade de poder?, o ?niilismo?, sob a perspectiva de que esses temas não se desenvolvem separados da temática da formação. A partir destas considerações, é intuito apreender de que maneira a formação do intelectual pode se converter em uma (in)formação eruditista e de que forma esta (in)formação pode impedir o aparecimento e efetivação de um tipo de homem e de cultura superiores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Felipe Luiz Gomes Figueira - Coordenador / Marcelo de Mello Rangel - Integrante / Renato Nunes Bittencourt - Integrante / José Fernandes Weber - Integrante / Bárbara Poli Uliano Shinkawa - Integrante / Marcelo Lopes Rosa - Integrante / Rodrigo Pelloso Gelamo - Integrante / Cassiano Carvalho - Integrante / Vinícius Botéquio - Integrante / Lucieli de Souza - Integrante.
2013 - Atual
A Casa-Grande de Freyre e suas implicações nas tendas de Amado
Descrição: O projeto pretende analisar as ideias de Gilberto Freyre sobre a sociedade brasileira da década de 30, a permanência de algumas dessas ideias na sociedade atual e o reflexo de sua abordagem na cultura literária do país, em especial, na obra de Jorge Amado. Partindo de análises das obras de Freyre e Amado, seleciono fragmentos dos romances amadianos que explicitem influências provindas das obras de Freyre, como: a harmonia racial e, em contrapartida, casos de racismo, a violência contra o negro e a mulher, a mulher-objeto, a sociedade patriarcal, o sincretismo religioso, o gosto pelo cotidiano, entre outros e como Amado transporta esses elementos para a Literatura. Espera-se que as análises ratifiquem a perpetuação das ideias de Freyre nas obras de Amado.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Luiz Gomes Figueira - Integrante / Bárbara Poli Uliano Shinkawa - Coordenador / Henrique Diniz Meira - Integrante / Marcelo Lopes Rosa - Integrante.
2011 - 2014
Técnica e Tecnologia em Heidegger e Simondon: destruição do pensamento ou ampliação da experiência?
Descrição: Este Projeto de pesquisa (PROPPG/UEL nº. 07506/2011),consiste na tentativa de mostrar a importância da reflexão sobre a técnica para uma adequada compreensão, tanto da crítica ou da defesa da tecnologia num sentido mais amplo, quanto da crítica ou da defesa da vigência da tecnologia no quotidiano. Por essa razão, não se pretende desenvolver uma pesquisa em que se mostrariam os benefícios ou os malefícios da introdução massiva da tecnologia no nosso quotidiano, e sim, mostrar que a exata intelecção sobre o que está em jogo com a difusão da tecnologia, depende de uma compreensão do que é a técnica, daquilo que caracteriza a sua essência. Assim, a convicção que move esta pesquisa consiste em afirmar que só compreenderemos amplamente o que está implicado na tecnologia, e o que move as defesas entusiastas ou as recusas peremptórias, se compreendermos o que é a técnica e qual o seu modo próprio de vigência. Para sustentar tal compreensão, a pesquisa se dividirá em dois momentos: um primeiro, amparado principalmente nas reflexões de Martin Heidegger, em que se evidenciará uma posição severamente crítica à tecnologia e à essência da técnica (posição I), em que a tecnologia moderna é vista como um modo de vigência do desencobrimento da técnica e, para a qual, na essência da técnica e na tecnologia há um poder altamente destrutivo do sentido de ser humano; um segundo momento, que terá por referência as reflexões de Gilbert Simondon, em que a técnica e os objetos técnicos, serão interpretados positivamente (posição II) como mediação entre o homem e a natureza. Segundo Simondon, é falsa e sem fundamento a oposição entre a cultura e a técnica, entre o homem e a máquina, pois os objetos técnicos são os mediadores entre a natureza e o homem. Quer dizer, as críticas à técnica e à tecnologia partem de um equívoco de princípio: não reconhecer no objeto técnico uma realidade rica em esforços humanos e em forças naturais; não reconhecer nos objetos técnicos uma realidade humana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Felipe Luiz Gomes Figueira - Integrante / José Fernandes Weber - Coordenador / Rodrigo Cumpre Rabelo - Integrante / Américo Grisoto - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Venezuela: uma nação em êxodo
Descrição: A crise venezuelana tem sido largamente noticiada, e dentre tantos complexos aspectos, se manifesta através da onda (um êxodo!) de pessoas que todos os dias têm imigrado e pedido refúgio no Brasil. É certo que muitos são os motivos que levaram a essa crise, tais como: um sistema político que não deu certo e a influência internacional acerca das reservas de petróleo, afinal, a Venezuela é o país que mais possui petróleo no mundo. Assim, as questões que se colocam como fundamentos para as nossas reflexões são: como pode um país tão rico fazer do seu povo tão miserável? Por que o governo de Nicolás Maduro segue indiferente ao êxodo em massa? E, talvez a mais enigmática das questões seja esta: quem está mantendo a referida crise, já que os ricos permanecem ricos, a classe média some a cada dia, e os pobres estão mais e mais pelas ruas? Uma vez que dificilmente encontraremos em um só lugar diversos aspectos e fotografias acerca da supracitada crise, resolvemos, entre os dias 14 e 21 de abril de 2018, registrar pessoalmente diversas situações em torno dos imigrantes venezuelanos. Desse trabalho resultou um conjunto de registros que vão desde a chegada de venezuelanos na divisa com o Brasil, na cidade de Pacaraima (em Roraima), passando pelo abrigo indígena da etnia Waráo organizado pelo exército (também em Pacaraima), até situações que à nossa realidade seriam impensáveis, como a de um juiz federal que toca harpa pelos bares e lanchonetes de Boa Vista em busca do ?ganha pão? para si e para a sua família. É todo esse drama humano a nossa preocupação, algo que pode ser visualizado através da Exposição ?Venezuela: uma nação em êxodo?, que conta com sessenta e quatro fotografias, todas com legendas, acerca da crise imigratória venezuelana..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Luiz Gomes Figueira - Coordenador.
2015 - 2015
Tópicos de matemática básica para a licenciatura ? Tópico I
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Luiz Gomes Figueira - Integrante / Marluci Cristina Galindo - Coordenador.
2015 - 2015
Tópicos de matemática básica para a licenciatura ? Tópico II
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Luiz Gomes Figueira - Coordenador / Marluci Cristina Galindo - Integrante.
2013 - Atual
LABIEN - Laboratório Inter e Multidisciplinar de Ensino
Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal construir um espaço de apoio ao ensino de disciplinas básicas do Ensino Médio: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, Artes, Filosofia, Português/Inglês e História. Será um espaço de integração entre professores e alunos do Ensino Técnico, especialmente dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, mas também dos cursos subsequentes do IFPR câmpus Paranavaí, promovendo o conhecimento de conteúdos científicos, por meio de metodologias alternativas próprias de espaços didáticos de ensino.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2007 - 2010
DISCUTINDO A LEI No. 10.639/03 ATRAVÉS DE CONFECÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E DA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Luiz Gomes Figueira - Integrante / Luciana Regina Pomari - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Outros Projetos


2016 - 2016
Jornal Estudantil do IFPR - Campus Paranavaí
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Luiz Gomes Figueira - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal do Paraná - Bolsa.
2014 - 2014
JORNAL ESTUDANTIL DO IFPR - CÂMPUS PARANAVAÍ
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Felipe Luiz Gomes Figueira - Integrante / RENATA DE SOUZA PANARARI ANTUNES - Coordenador.
2014 - 2014
NIETZSCHE E O ERUDITISMO: ANÁLISE DOS FRAGMENTOS PÓSTUMOS DE 1878 A 1882
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Luiz Gomes Figueira - Coordenador.
2013 - 2013
Jazz e música popular no século XX
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Felipe Luiz Gomes Figueira - Coordenador / Luiz Henrique Maciel - Integrante / Gabrielle Caroline Alves da Silva - Integrante.
2012 - 2012
História e memória no Asilo Lar Vicentino
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Felipe Luiz Gomes Figueira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista Pontes - Filosofia da História ISSN 1808 6462


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Espaço Acadêmico (UEM)
2015 - Atual
Periódico: Educação e Filosofia (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Paraninfo da 2ª Turma do Curso de Licenciatura em Química, Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná.
2018
Poesia selecionada "Dilemas de Lima Barreto" no 53º FEMUP (Festival de Música e Poesia de Paranavaí), Fundação Cultural de Paranavaí.
2017
Paraninfo da 1ª Turma do Curso de Licenciatura em Química, Instituto Federal do Paraná.
2015
Poesia Selecionada "Prometeu" no 50° FEMUP, Fundação Cultural de Paranavaí.
2015
Paraninfo da 1ª Turma do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Instituto Federal do Paraná.
2014
Poesia selecionada "debora uma cancao" no 49º FEMUP, Fundação Cultural de Paranavaí.
2013
Poesia selecionada no XV FESTCAMPOS DE POESIA FALADA, Fundação Cultural de Campos dos Goytacazes.
2013
Poesia Selecionada "Passagens" na Fase Nacional do 48º FEMUP ? Festival de Música e Poesia de Paranavaí, Fundação Cultural de Paranavaí.
2013
Poesia selecionada no XV Varal Literário, Universidade Estadual do Paraná, Campus FAFIPA.
2012
Poesia vencedora "Dionísio, uma comédia" no 47 FEMUP, Fundação Cultural de Paranavaí.
2012
Poesia Vencedora do XIV Varal Literário, Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí.
2010
Poesia vencedora "Dionísio, uma tragédia" no 45º FEMUP, Fundação Cultural de Paranavaí.
2010
1º lugar na categoria Poesia no XIII Varal Literário, Departamento de Letras, Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí - FAFIPA.
2009
3º lugar na categoria Poesia do XII Varal Literário, Departamento de Letras, Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí - FAFIPA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIGUEIRA, F. L. G.2018FIGUEIRA, F. L. G.. Os bacharéis da Primeira República, a República dos bacharéis. REVISTA PONTES, v. 1, p. 1-17, 2018.

2.
Felipe Figueira2018Felipe Figueira. Nietzsche, a crítica ao eruditismo e a formação do espírito livre. REVISTA PONTES, v. 1, p. 1-18, 2018.

3.
FIGUEIRA, F. L. G.2018FIGUEIRA, F. L. G.; SEIXAS, R. L. R. . Inclusão e incapacidade, homo oeconomicus e governamentalidade. Revista Reflexões, v. 1, p. 201-216, 2018.

4.
BARBOSA, M. A.2017BARBOSA, M. A. ; FIGUEIRA, F. L. G. . Instituições escolares: o Colégio Marista de Cascavel'. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 17, p. 290-297, 2017.

5.
FIGUEIRA, F. L. G.2016 FIGUEIRA, F. L. G.. Revelação. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), v. 18, p. 1-1, 2016.

6.
BARBOSA, M. A.2016BARBOSA, M. A. ; FIGUEIRA, F. L. G. . A influência de Alceu Amoroso Lima na pedagogia católica no contexto brasileiro do início do século XX. Revista Brasileira de História da Educação, v. 16, p. 379-385, 2016.

7.
ANTUNES, R. S. P.2016ANTUNES, R. S. P. ; DIAS JUNIOR, J. B. ; FIGUEIRA, F. L. G. ; JENSEN, S. . ANÁLISE DO ?PROGRAMA MULHERES MIL? NO IFPR, CAMPUS PARANAVAÍ: A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DE MULHERES EM BUSCA DA IGUALDADE DE GÊNERO. Holos (Natal. Online), v. 1, p. 1-17, 2016.

8.
FIGUEIRA, F. L. G.2016 FIGUEIRA, F. L. G.. O sal e a selva. REVISTA DESASSOSSEGO, v. 16, p. 141-141, 2016.

9.
FIGUEIRA, F. L. G.2014FIGUEIRA, F. L. G.; WEBER, J. F. . A crítica ao eruditismo no jovem Nietzsche. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 6, p. 75-87, 2014.

10.
FIGUEIRA, F. L. G.2014FIGUEIRA, F. L. G.. Dionísio, uma biografia. Revista Desassossego, v. 1, p. 1-5, 2014.

11.
FIGUEIRA, F. L. G.2014FIGUEIRA, F. L. G.. Como se formar além da (in)formação?. FILOSOFIA (SÃO PAULO), v. 1, p. 14-20, 2014.

12.
Felipe Figueira2014Felipe Figueira. Por uma nova imagem de inclusão. Filosofia (São Paulo), v. 97, p. 54-62, 2014.

13.
FIGUEIRA, F. L. G.2014FIGUEIRA, F. L. G.; ROSA, M. L. . Apontamentos para uma crítica às imagens metafísicas da educação. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 1, p. 1-7, 2014.

14.
FIGUEIRA, F. L. G.2013FIGUEIRA, F. L. G.. Dos inconvenientes e inutilidades do eruditismo para a vida. Boletim - Centro de Letras e Ciências Humanas (UEL), v. 1, p. 23-40, 2013.

15.
FIGUEIRA, F. L. G.2013FIGUEIRA, F. L. G.. (In)distinções. Revista Desassossego, v. 10, p. 133-134, 2013.

16.
FIGUEIRA, F. L. G.2012FIGUEIRA, F. L. G.; ZAGANINI FILHO ; TEIXEIRA . O problema do eruditismo na crítica de Nietzsche ao sistema pedagógico moderno. Revista Filosofia Capital, v. 7, p. 72-77, 2012.

17.
FIGUEIRA, F. L. G.2012FIGUEIRA, F. L. G.. O problema do conhecimento (in)útil. Filosofia (São Paulo), v. 1, p. 14-23, 2012.

18.
FIGUEIRA, F. L. G.2010FIGUEIRA, F. L. G.. JOÃO BATISTA RIBEIRO, O POLÍGRAFO INTERESSADO: ASPECTOS BIOBIBLIOGRÁFICOS E SUA LEITURA DE NIETZSCHE. Revista Filosofia Capital, v. 5, p. 41-46, 2010.

19.
FIGUEIRA, F. L. G.2010FIGUEIRA, F. L. G.. O PROJETO EDUCACIONAL DE NIETZSCHE: A BUSCA PELA ÜBERCULTURA. P@rtes (São Paulo), v. 1, p. 1-5, 2010.

20.
FIGUEIRA, F. L. G.2009FIGUEIRA, F. L. G.. DITADURA DA PSEUDO-EDUCAÇÃO: UM OLHAR INTEMPESTIVO SOBRE ESSE PROBLEMA. Revista Filosofia Capital, v. 4, p. 69-75, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Felipe Figueira. Nietzsche o eruditismo. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 122p .

2.
Felipe Figueira. Entre médicos e imigrantes. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. v. 1. 250p .

Capítulos de livros publicados
1.
FIGUEIRA, F. L. G.. O defunto da discórdia. Habitados pela poesia. 1ed.Rio de Janeiro: IVentura, 2017, v. 1, p. 42-42.

2.
FIGUEIRA, F. L. G.. C'est vrai. In: BITTENCOURT, R. N.. (Org.). Habitados pela Poesia. 1ed.Rio de Janeiro: IVentura, 2017, v. 1, p. 43-43.

3.
FIGUEIRA, F. L. G.. Profecia aos vinte e seis. In: BITTENCOURT, R. N.. (Org.). Habitados pela Poesia. 1ed.Rio de Janeiro: IVentura, 2017, v. 1, p. 35-41.

4.
FIGUEIRA, F.. Como se formar além da informação?. In: Carol de Soti. (Org.). Nietzsche, entre o passado e o futuro: o filósofo mais atual de todos os tempos. 1ed.São Paulo: Escala, 2016, v. 1, p. 1-10.

5.
Felipe Figueira. Prometeu. In: Amauri de Carvalho Martineli. (Org.). Prometeu. 1ed.Paranavaí: Paranavaí, 2015, v. 1, p. 57-61.

6.
Felipe Figueira. debora uma cancao. In: Fundação Cultural de Paranavaí. (Org.). 49 FEMUP. 1ed.Paranavaí: Pama Print Ltda, 2014, v. 1, p. 20-29.

7.
FIGUEIRA, F. L. G.. Passagens. In: Fundação Cultural de Paranavaí. (Org.). 48 FEMUP. 1ed.Paranavaí: Paranavaí, 2013, v. 1, p. 1-1.

8.
FIGUEIRA, F. L. G.. Dionísio, uma comédia. In: FEMUP. (Org.). 47 FEMUP. 1ed.Ponta Grossa: Inpag, 2012, v. 1, p. 48-54.

9.
FIGUEIRA, F. L. G.. Dionísio, uma tragédia. In: RAMOS, C.. (Org.). 1 Coletânea Literária de Paranavaí. 1ed.Paranavaí: Somar, 2012, v. 1, p. 117-121.

10.
FIGUEIRA, F. L. G.. Dionísio, uma tragédia. In: FEMUP. (Org.). 45º FEMUP. 1ed.Paranavaí: Gravil, 2010, v. 1, p. 21-26.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Felipe Figueira. A crise imigratória venezuelana pensada de forma prática. Jornal Noroeste, Nova Esperança, p. 8 - 8, 27 ago. 2018.

2.
Felipe Figueira. Venezuela: uma nação em êxodo. Jornal Noroeste, Nova Esperança, p. 13 - 13, 18 maio 2018.

3.
FIGUEIRA, F. L. G.. Incentivo à leitura x incentivo à escrita. Diário do Noroeste, Paranavaí, p. 24 - 24, 29 maio 2011.

4.
FIGUEIRA, F. L. G.. A relação entre Maria e Eva. Jornal Diocesano, Paranavaí, p. 1 - 8, 01 dez. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIRA, F. L. G.. UMA CRÍTICA À SEPARAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E VIDA: APONTAMENTOS PARA UMA NOVA IMAGEM DE INCLUSÃO. In: Saberes para uma cidadania planetária: Conferência Internacional, 2016, Fortaleza. Saberes para uma cidadania planetária. Fortaleza: UECE, 2016. v. 1. p. 1-1.

2.
FIGUEIRA, F. L. G.; GELAMO, R. P. . A crítica ao eruditismo nos escritos da maturidade de Nietzsche. In: XVI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Marília, 2014, Marília. Anais do XVI Seminário de Pesquisa. Marília: Marília, 2014. v. 16. p. 1-10.

3.
FIGUEIRA, F. L. G.. Schopenhauer, Nietzsche e a crítica ao eruditismo e à filosofia universitária. In: V Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea. Schopenhauer: Metafísica e Moral, 2013, Londrina. V Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea. Schopenhauer: Metafísica e Moral. Londrina: Eduel, 2013. v. 1. p. 147-156.

4.
FIGUEIRA, F. L. G.; SHINKAWA, B. P. U. . A INFLUÊNCIA DE FREYRE EM AMADO: BREVE ANÁLISE. In: 4º SELLP ? SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PARANAVAÍ, 2013, Paranavaí. 4º SELLP ? SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PARANAVAÍ. Paranavaí: FAFIPA, 2013. v. 1. p. 1-1.

5.
FIGUEIRA, F. L. G.. A (im)possibilidade da autonomia no ensino de Filosofia: formação e burocracia. In: X Jornada de Pedagogia, 2011, Paranavaí. X Jornada de Pedagogia. Paranavaí: Paranavaí, 2011. v. 1. p. 1-1.

6.
FIGUEIRA, F. L. G.; MACIEL ; SUZUKI, J. M. ; PETYK . O Marketing Político e Eleitoral e Sua Interferência no Processo Democrático: A Eleição Municipal de Guarapuava em 2008. In: X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul ? Blumenau ? 28 a 30 de maio de 2009, 2009, Blumenau. Anais do X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul ? Blumenau ? 28 a 30 de maio de 2009. Blumenau: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2009. v. 1. p. 1-13.

7.
FIGUEIRA, F. L. G.; POMARI, L. R. . RELIGIOSIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: IDENTIDADE E ORIGINALIDADE. In: VII Jornada de Pedagogia da Fafipa, 2008, Paranavaí. Anais da VII Jornada de Pedagogia da Fafipa. FAFIPA: FAFIPA, 2008. v. 1. p. 1-1.

8.
FIGUEIRA, F. L. G.; POMARI, L. R. . Mãe-Virgem: História de um Dogma. In: XIV Semana de História : 1808-2008 : 200 Anos da Nação Brasileira, 2008, Maringá. Anais da XIV Semana de História : 1808-2008 : 200 Anos da Nação Brasileira. Maringá: UEM, 2008. v. 1. p. 1-1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FIGUEIRA, F. L. G.; SHINKAWA, B. P. U. . Nietzsche e a erudição. In: IV Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos, 2014, Campinas. IV Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos. Campinas: Campinas, 2014. v. 1. p. 1-1.

2.
FIGUEIRA, F. L. G.; SHINKAWA, B. P. U. . Nietzsche, do erudito à criança. In: VIII Simpósio de Filosofia da UEM: liberdade e determinismo, 2013, Maringá. VIII Simpósio de Filosofia da UEM: liberdade e determinismo. Maringá: Eduem, 2013. v. 1. p. 1-1.

3.
FIGUEIRA, F. L. G.; BITTENCOURT, R. N. ; PEREIRA, C. E. N. . O ERUDITISMO ENQUANTO INSTRUMENTO DE HOMOGENEIZAÇÃO CULTURAL EM NIETZSCHE. In: V Congresso Internacional de Filosofia da UNICENTRO, 2010, Guarapuava. VI Congresso Internacional de Filosofia. Guarapuava: UNICENTRO, 2010. v. 1. p. 1-4.

4.
FIGUEIRA, F. L. G.; Rangel, M. M. ; PEREIRA, C. E. N. . O TEMPO LIVRE É O APÊNDICE DO TRABALHO? UMA ANÁLISE DA INDÚSTRIA CULTURAL E SOCIEDADE NA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO. In: V Congresso Internacional de Filosofia da UNICENTRO, 2010, Guarapuava. VI Congresso Internacional de Filosofia. Guarapuava: UNICENTRO, 2010. v. 1. p. 1-4.

5.
FIGUEIRA, F. L. G.. Cultura em Nietzsche. In: II Simpósio de Filosofia: Ciência e Modernidade, 2007, Maringá. Anais do II Simpósio de Filosofia: Ciência e Modernidade. Maringá: Cadernos de resumos do Simpósio, 2007. v. 1. p. 03-05.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANTUNES, R. S. P. ; FIGUEIRA, F. L. G. . Jornal estudantil do IFPR ? Câmpus Paranavaí. In: III SEPIN, 2014, Foz do Iguaçu. III Sepin. Curitiba: IFPR, 2014. v. 1. p. 1-1.

2.
FIGUEIRA, F. L. G.. Schopenhauer, Nietzsche e a crítica ao eruditismo e à filosofia universitária. In: V Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea. Schopenhauer: Metafísica e Moral, 2013, Londrina. V Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea. Schopenhauer: Metafísica e Moral. Londrina: Eduel, 2013. v. 1. p. 22-23.

3.
FIGUEIRA, F. L. G.; SHINKAWA, B. P. U. . A influência de Freyre em Amado: breve análise. In: 4 SELLP Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí e 16 Varal Literário, 2013, Paranavaí. 4 SELLP Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Paranavaí e 16 Varal Literário, 2013.

4.
FIGUEIRA, F. L. G.; POMARI, L. R. . Mãe-Virgem: História de um Dogma. In: XIV Semana de História da UEM - 1808-2008: 200 anos da nação brasileira, 2008, Maringá. Anais da XIV Semana de História : 1808-2008 : 200 Anos da Nação Brasileira. Maringá: UEM. v. 1. p. 1-170.

5.
FIGUEIRA, F. L. G.; PEREIRA, C. E. N. ; Rita de Cássia Pizoli ; POMARI, L. R. . A LEI 10.639/03 A E OS DESAFIOS DE SUA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. In: III Seminário de Educação e Diversidade Étnico-Racial, 2008, Londrina. Anais do III SEDER. Londrina: Londrina, 2008. v. 1. p. 1-1.

6.
FIGUEIRA, F. L. G.; POMARI, L. R. . OS DESAFIOS DE SE TRABALHAR COM RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS A PARTIR DA LEI Nº 10639/03. In: III Seminário de Educação e Diversidade Étnico-Racial, 2008, Londrina. Anais do III SEDER. Londrina: Londrina, 2008. v. 1. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
FIGUEIRA, F. L. G.. Crise na educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FIGUEIRA, F. L. G.. Venezuela: uma nação em êxodo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FIGUEIRA, F. L. G.. Imigração venezuelana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FIGUEIRA, F. L. G.. A crise na Venezuela. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Felipe Figueira. Imigração: um movimento que jamais cessa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Felipe Figueira. Venezuela: petróleo, política e imigração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FIGUEIRA, F. L. G.. Freud e o 'olhar do refugiado'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Felipe Figueira. Venezuela: história, política e imigração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Felipe Figueira. Educação em Direitos Humanos e a imigração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FIGUEIRA, F. L. G.. Apontamentos sobre a imigração venezuelana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FIGUEIRA, F. L. G.. Nietzsche e o eruditismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FIGUEIRA, F. L. G.. Venezuela: um país em êxodo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FIGUEIRA, F. L. G.. A formação de professores diante dos Direitos Humanos e da imigração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FIGUEIRA, F. L. G.. Venezuela: política e imigração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Felipe Figueira. Psicanálise e Direitos Humanos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Felipe Figueira. Psicanálise e Direitos Humanos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Felipe Figueira. A relação entre o conhecimento e a vida. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Felipe Figueira. Tudo que diz respeito à humanidade é uma tarefa de todos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Felipe Figueira. Lançamento dos livros 'Entre médicos e imigrantes' e 'Nietzsche e o eruditismo'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Felipe Figueira. Os direitos humanos e a crise imigratória venezuelana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
FIGUEIRA, F. L. G.. O direito e o abandono afetivo: diálogos iniciais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FIGUEIRA, F. L. G.. Paradoxos da inclusão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
FIGUEIRA, F. L. G.. Ética e Ciência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
FIGUEIRA, F. L. G.. O sistema de freios e contrapesos no Estado Democrático de Direito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FIGUEIRA, F. L. G.. Direitos Humanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
FIGUEIRA, F. L. G.. Nietzsche e a formação do espírito livre. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
FIGUEIRA, F. L. G.. A origem dos orixás. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
FIGUEIRA, F. L. G.. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
FIGUEIRA, F. L. G.. Mitologia africana: os orixás. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
FIGUEIRA, F. L. G.; SHINKAWA, B. P. U. ; ROSA, M. L. . NIETZSCHE E A EDUCAÇÃO: ATÉ QUE PONTO O CONHECIMENTO TORNA-SE UMA DESVANTAGEM PARA A VIDA?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
FIGUEIRA, F. L. G.; GELAMO, R. P. . A crítica ao eruditismo nos escritos da maturidade de Nietzsche. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
SHINKAWA, B. P. U. ; FIGUEIRA, F. L. G. ; MEIRA, H. D. ; ROSA, M. L. . O sincretismo religioso em Tenda dos Milagres. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FIGUEIRA, F. L. G.. Schopenhauer, Nietzsche e a crítica ao eruditismo e à filosofia universitária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
FIGUEIRA, F. L. G.; SHINKAWA, B. P. U. . Nietzsche, do erudito à criança. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
FIGUEIRA, F. L. G.. Nietzsche, Foucault e as mulheres. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
FIGUEIRA, F. L. G.. Nietzsche, Foucault: massificação e corpos dóceis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
FIGUEIRA, F. L. G.. A (im)possibilidade da autonomia no ensino de Filosofia: formação e burocracia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
Rangel, M. M. ; FIGUEIRA, F. L. G. ; BITTENCOURT, R. N. . O eruditismo enquanto supressor da individualidade ? uma análise a partir de Schopenhauer e Nietzsche. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
FIGUEIRA, F. L. G.. A ironia como instrumento pedagógico ? análise textual do aforismo 372 de Humano, Demasiado Humano.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
FIGUEIRA, F. L. G.. ?Nietzsche e o problema da cultura de massa ? análise da Terceira Conferência de Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
FIGUEIRA, F. L. G.; PEREIRA, C. E. N. ; BITTENCOURT, R. N. . O ERUDITISMO ENQUANTO INSTRUMENTO DE HOMOGENEIZAÇÃO CULTURAL EM NIETZSCHE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
FIGUEIRA, F. L. G.; Rangel, M. M. ; PEREIRA, C. E. N. . O TEMPO LIVRE É O APÊNDICE DO TRABALHO? UMA ANÁLISE DA INDÚSTRIA CULTURAL E SOCIEDADE NA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
FIGUEIRA, F. L. G.. NIILISTA E CRISTÃO: DUAS COISAS QUE RIMAM, E NÃO APENAS RIMAM? ? ANÁLISE DO PROBLEMA DO NIILISMO N?O ANTICRISTO DE NIETZSCHE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
FIGUEIRA, F. L. G.; POMARI, L. R. ; MATOS, L. R. ; MEDEIROS, A. C. ; PEREIRA, C. E. N. ; Rita de Cássia Pizoli ; SILVA, E. . Discutindo a Lei nº10.693/03 através da confecção de material didático e da construção de estratégias para a educação das relações étnico-racionais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
FIGUEIRA, F. L. G.; POMARI, L. R. ; FREITAS ; MATOS, L. R. ; MEDEIROS, A. C. ; Rita de Cássia Pizoli ; SILVA, E. ; PEREIRA, C. E. N. . Discutindo a Lei nº10.693/03 através da confecção de material didático e da construção de estratégias para a educação das relações étnico-racionais: uma ação integradora entre professores/alunos da Rede Básica de Educação e os professores/alunos do Ensino Superior do estado do Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
FIGUEIRA, F. L. G.; POMARI, L. R. . RELIGIOSIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: IDENTIDADE E ORIGINALIDADE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
FIGUEIRA, F. L. G.; POMARI, L. R. . Os desafios de se trabalhar com religiões afro-brasileiras a partir da Lei 10639/03. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
FIGUEIRA, F. L. G.; FREITAS ; MATOS, L. R. ; MEDEIROS, A. C. ; PEREIRA, C. E. N. ; Rita de Cássia Pizoli ; POMARI, L. R. ; SILVA, E. . Os desafios de se trabalhar com História e Cultura Afro-Brasileira a partir da Lei 10639/03. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

49.
FIGUEIRA, F. L. G.; POMARI, L. R. . Mãe-Virgem: História de um Dogma. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
FIGUEIRA, F. L. G.. Cultura em Nietzsche. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
FIGUEIRA, F. L. G.. O projeto educacional de Nietzsche: a busca pela übercultura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Felipe Figueira. Organização do Dossiê Ideologias da Educação Contemporânea. Maringá: Maringá, 2014 (Organização de Dossiê).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FIGUEIRA, F. L. G.. Parecerista ad hoc da Revista Educação e Filosofia (UFU). 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Felipe Figueira. Crise imigratória venezuelana. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Felipe Figueira. Aos 29 anos, professor paranavaiense já viajou por 23 países e lança livros. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FIGUEIRA, F. L. G.. Exposição traz reflexão sobre crise dos venezuelanos que se refugiam na região norte do Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
BUZIGNANI, L. C. R. ; CARVALHO, Renato ; FANTUZZI, C. A. ; FIGUEIRA, F. L. G. ; FRUTUOZO, R. ; GIMENES, Bruna ; HIEDA, M. ; Júnior, E. S. ; PASCUAL, V. ; PEREIRA, C. E. N. ; POMARI, L. R. ; Rita de Cássia Pizoli ; SILVA, A. G. ; SOUZA, Regina Maria Torrezan de. . Entrevista sobre o Simpósio de Humanidades. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Felipe Figueira. Imigração venezuelana. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FIGUEIRA, F. L. G.. Nietzsche e a II Intempestiva: história, política, educação e a recepção brasileira. 2017. (Minicurso).

3.
FIGUEIRA, F. L. G.. Bioética e Direitos Humanos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FIGUEIRA, F. L. G.. Filosofia e Educação: aportes nietzscheanos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FIGUEIRA, F. L. G.. Nietzsche: vida e obra. 2010. .

6.
FIGUEIRA, F. L. G.. Procedimentos didáticos para o ensino das relações étnico-raciais na sala de aula. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
FIGUEIRA, F. L. G.. Descobrindo a origem dos tempos com a ajuda da Arqueologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
FIGUEIRA, F. L. G.. A cultura africana e afro-brasileira na sala de aula. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
FIGUEIRA, F. L. G.. História e Historiografia do Paraná e História da África e Cultura Afro-Brasileira. 2008. (Monitoria).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
FIGUEIRA, F. L. G.. Venezuela: uma nação em êxodo. 2018. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Felipe Figueira; ROQUE, G. . debora uma cancao. 2014 (Gravação do poema debora uma cancao, por Gabriel Roque).

2.
FIGUEIRA, F. L. G.. Passagens. 2013 (Gravação de poema classificado no 48 FEMUP, por Gabriel Guttemberg).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
POMARI, L. R.; FIGUEIRA, F. L. G.. Participação em banca de NEURIDES DE OLIVEIRA MARTINS. HISTORIOGRAFIA DA DESCOBERTA DOS FÓSSEIS DE PTEROSSAUROS EM CRUZEIRO DO OESTE - PR: Fatos e relatos dos habitantes da região e sua experiência através da oralidade. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História das Revoluções e dos Movimentos Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
POMARI, L. R.; FIGUEIRA, F. L. G.. Participação em banca de Alicia Poliana Ferreira. O processo de tombamento da Serra da Barriga e sua importância para a formação do movimento negro em Alagoas (1979-1995). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História das Revoluções e dos Movimentos Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
FIGUEIRA, F. L. G.. Participação em banca de Edmar da Silva. Patrimônio Histórico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Patrimônio Histórico e História da Arte) - Universidade Estadual do Paraná.

4.
FIGUEIRA, F. L. G.; POMARI, L. R.. Participação em banca de Ana Paula Gonçalves Santos. A religiosidade afro- brasileira, no contexto da educação infantil, através da literatura infanto ?juvenil: possibilidades e limites. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Humanidades) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
FIGUEIRA, F. L. G.; POMARI, L. R.. Participação em banca de Luiz da Silva Melo. Problemas e impasses para a implantação da disciplina de História da África na escola básica: práticas de inclusão e gestão democrática. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Humanidades) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
FIGUEIRA, F. L. G.; POMARI, L. R.. Participação em banca de Marcos Fernando de Oliveira Neves. A evolução do movimento negro em São Paulo: principais desafios vivenciados até os dias atuais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Humanidades) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FIGUEIRA, F. L. G.; DUMAS, C. C. O.; SILVA, V. M.. Participação em banca de Dayane Paduim do Nascimento.Direitos Humanos e a formação dos professores de Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal do Paraná.

2.
FIGUEIRA, F. L. G.; ROSA, M. L.; TOMAZ, A. C. A.. Participação em banca de Márcio José Travain.Avaliação escolar: diferentes olhares sobre a dificuldade de compreensão estudantil no ensino de Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal do Paraná.

3.
FIGUEIRA, F. L. G.; TOMAZ, A. C. A.; YANAGA, T. W.. Participação em banca de Ana Luiza Rocha.Ensino de Química no contexto da educação especial: desafios do processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal do Paraná.

4.
FERREIRA, J. A. A.; FIGUEIRA, F. L. G.; PINHEIRO, C. M. A.. Participação em banca de Lucas Marcelo de Souza Silva.Mudanças territoriais na Europa durante o século XX. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática) - Instituto Federal do Paraná.

5.
PRIORI, J.; FIGUEIRA, F. L. G.; ROSA, M. L.. Participação em banca de Lucieli de Souza de Oliveira.ESTUDO CINEMATOGRÁFICO: O FEMINISMO PRESENTE EM O SORRISO DE MONALISA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática) - Instituto Federal do Paraná.

6.
INABA, V. C. M.; FERREIRA, J. A. A.; FIGUEIRA, F. L. G.; RICCI, M.. Participação em banca de MARCELA FERNANDA GALICIOLI CATANIO.LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática) - Instituto Federal do Paraná.

7.
ROSA, M. L.; FIGUEIRA, F. L. G.; SILVA, G. F.. Participação em banca de Sara Garcia Tomiello.Animação sobre os conceitos de amizade em Aristóteles. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Informática) - Instituto Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FIGUEIRA, F. L. G.; Rangel, M. M.. Concurso público para a área de Sociologia. 2014. Instituto Federal do Paraná.

Outras participações
1.
FIGUEIRA, F. L. G.; ROSA, M. L.; SILVA, G. A.. Banca de Processo Seletivo para Professor de Sociologia. 2016. Instituto Federal do Paraná.

2.
FIGUEIRA, F. L. G.; INABA, V. C. M.. Comissão Julgadora do Teste Seletivo para Professor Substituto de Geografia. 2014. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SIMJUPAR - SIMPÓSIO JURÍDICO DE PARANAVAÍ OAB/UNIPAR. 2017. (Simpósio).

2.
Conferência Internacional - Saberes para uma Cidadania Planetária (Com Edgar Morin). UMA CRÍTICA À SEPARAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E VIDA: APONTAMENTOS PARA UMA NOVA IMAGEM DE INCLUSÃO. 2016. (Congresso).

3.
II ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ? IFPR. Nietzsche e a formação do espírito livre. 2016. (Congresso).

4.
III SIMJUPAR - SIMPÓSIO JURÍDICO DE PARANAVAÍ OAB/UNIPAR. 2016. (Simpósio).

5.
Simpósio Comemorativo dos 50 anos de do Direito UEM. 2016. (Simpósio).

6.
A atualidade da Coluna Prestes. 2015. (Outra).

7.
I Semana de Química do IFPR e III Semana de Ciências Biológicas da UNESPAR.A DISCIPLINA DE DIDATICA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ, CAMPUS PARANAVAÍ: PROBLEMAS E DILEMAS ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE. 2015. (Seminário).

8.
Palestra com Cid Benjamin sobre a Ditadura Militar. 2015. (Outra).

9.
7ª MECA - Mostra de Educação Ciência e Arte. NIETZSCHE E A EDUCAÇÃO: ATÉ QUE PONTO O CONHECIMENTO TORNA-SE UMA DESVANTAGEM PARA A VIDA?. 2014. (Exposição).

10.
IV Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos. Nietzsche e a erudição. 2014. (Feira).

11.
XVI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Marília.A crítica ao eruditismo nos escritos da maturidade de Nietzsche. 2014. (Seminário).

12.
V Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea. Schopenhauer: Metafísica e Moral. SCHOPENHAUER, NIETZSCHE E A CRÍTICA AO ERUDITISMO E À FILOSOFIA UNIVERSITÁRIA. 2013. (Congresso).

13.
VIII Simpósio de Filosofia da UEM: Liberdade e Determinismo.Nietzsche, do erudito à criança. 2013. (Simpósio).

14.
A formação do pedagogo. 2012. (Encontro).

15.
IF Sophia. 2012. (Seminário).

16.
X Jornada de Pedagogia da FAFIPA.A (im)possibilidade da autonomia no ensino de Filosofia: formação e burocracia. 2011. (Seminário).

17.
Semana Literária: Leitura e Cotidiano.Poetas e escritores paranavaienses. 2010. (Seminário).

18.
V Congresso Internacional de Filosofia da UNICENTRO. O ERUDITISMO ENQUANTO INSTRUMENTO DE HOMOGENEIZAÇÃO CULTURAL EM NIETZSCHE. 2010. (Congresso).

19.
VII Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do Paraná. 2010. (Seminário).

20.
A Lei 10.639/03 no contexto das políticas educacionais contemporâneas. 2009. (Outra).

21.
Dia Nacional Contra a Discriminação Racial.Discutindo a Lei nº10.693/03 através da confecção de material didático e da construção de estratégias para a educação das relações étnico-racionais. 2008. (Seminário).

22.
Fera Com Ciência - Etapa Maringá.Descobrindo a origem dos tempos com a ajuda da Arqueologia. 2008. (Oficina).

23.
III SEDER - Seminário de Educação e Diversidade Étnico-Racial.Os desafios de se trabalhar com religiões afro-brasileiras a partir da Lei 10639/03. 2008. (Seminário).

24.
II Semana de Teologia - Desafios da Teologia Pastoral Frente à Globalização. 2008. (Seminário).

25.
VII Jornada de Pedagogia da FAFIPA - Os desafios da educação na atualidade.RELIGIOSIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: IDENTIDADE E ORIGINALIDADE. 2008. (Seminário).

26.
XI Encontro regional da ANPUH?Seção PR.Discutindo a Lei nº10.693/03 através da confecção de material didático e da construção de estratégias para a educação das relações étnico-racionais: uma ação integradora entre professores/alunos da Rede Básica de Educação e os professores/alunos do Ensino Superior do estado do Paraná. 2008. (Encontro).

27.
XIV Semana de História da UEM - 1808-2008: 200 anos da nação brasileira.Mãe-Virgem:História de um Dogma. 2008. (Seminário).

28.
II Simpósio de Filosofia: Ciência e Modernidade.Cultura em Nietzsche. 2007. (Simpósio).

29.
I Semana Teológica. 2007. (Seminário).

30.
I Seminário Internacional de Ética, Política e Filosofia do Direito. 2007. (Seminário).

31.
V Seminário de Ciências Sociais Políticas Públicas e Práticas Culturais no Brasil Contemporâneo.O projeto educacional de Nietzsche: a busca pela übercultura. 2007. (Seminário).

32.
X Semana de História - 90 anos da Revolução Russa. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FIGUEIRA, F. L. G.. III Encontro de Ciências Biológicas e I Semana de Química. 2015. (Congresso).

2.
FIGUEIRA, F. L. G.. II Colóquio do Grupo de Pesquisa Bildung: Diálogos entre a África e a América do Sul. 2014. (Outro).

3.
FIGUEIRA, F. L. G.. III Colóquio do Grupo de Pesquisa Bildung: Os Institutos Federais entre a Cultura e a Tecnologia. 2014. (Outro).

4.
FIGUEIRA, F. L. G.; SHINKAWA, B. P. U. ; ROSA, M. L. . I Colóquio do Grupo de Pesquisa Bildung: Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche. 2013. (Outro).

5.
FIGUEIRA, F. L. G.. Minicurso: Zygmunt Bauman e a administração da vida na era da liquidez. 2010. (Outro).

6.
FIGUEIRA, F. L. G.; PASCUAL, V. ; BUZIGNANI, L. C. R. ; PEREIRA, C. E. N. ; POMARI, L. R. ; Rita de Cássia Pizoli ; SILVA, A. G. ; SOUZA, Regina Maria Torrezan de. ; GIMENES, Bruna ; FANTUZZI, C. A. ; HIEDA, M. ; CARVALHO, Renato ; FRUTUOZO, R. ; Júnior, E. S. . Simpósio de Humanidades - ciência, política e poder: implicações para a educação. 2010. (Congresso).

7.
CARVALHO, Renato ; FIGUEIRA, F. L. G. ; PASCUAL, V. ; PEREIRA, C. E. N. ; BUZIGNANI, L. C. R. . I Colóquio de Filosofia e Literatura da Academia de Letras e Artes de Paranavaí. 2010. (Congresso).

8.
FIGUEIRA, F. L. G.. Conferência: O valor do trabalho em Hesíoso. 2010. (Outro).

9.
FIGUEIRA, F. L. G.. Conferência: "Nietzsche e o Historicismo Europeu: saúde da cultura ou decadência da vida?'". 2009. (Outro).

10.
FIGUEIRA, F. L. G.. Minicurso: "Nietzsche: o historicismo, o ressentimento e a práxis crística". 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jéssica Ernandes da Silva. A construção da ordem através da educação no Brasil (Título provisório). Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Suzana Cristina. Políticas públicas para a formação docente na educação infantil (Título provisório). Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Lígia Araújo. Qualidade total em educação (Título provisório). Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

4.
Cassiano Lucas Silva Carvalho. A organização do caos enquanto princípio formativo em Nietzsche (Título provisório). Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

5.
Rayza Bonzanini. Educação infantil no contexto de comunidades de periferia (Título provisório). Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

6.
Paula Naiana. Chiste e Bullying no contexto escolar (Título provisório). Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jan Carlos Nogueira. Escola pública versus (?) Escola privada (Título provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Alexandra Valim Dias. Formação dos licenciados em Química de Paranavaí e a educação especial (Título provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Gleison Leandro. Desafios de um aluno de Química que se torna professor durante a licenciatura (Título provisório). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal do Paraná. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Cristian Willer. A crise imigratória venezuelana a partir da exposição "Venezuela: uma nação em êxodo". Início: 2018. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edmar da Silva. Patrimônio Histórico. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Patrimônio Histórico e História da Arte) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Luiza Rocha. Ensino de Química no contexto da educação especial: desafios do processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

2.
Dayane Paduim. Direitos Humanos e a formação dos professores de Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

3.
Márcio José Travain. Avaliação escolar: diferentes olhares sobre a dificuldade de compreensão estudantil no ensino de química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

Iniciação científica
1.
Henrique Diniz. A Casa-Grande de Freyre e suas implicações nas tendas de Amado. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática) - Instituto Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

2.
Francisco Neves Neto. Nietzsche e o eruditismo: análise dos fragmentos póstumos de 1878 a 1882. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

3.
Kenny. Nietzsche e o eruditismo: análise dos fragmentos póstumos de 1878 a 1882. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

4.
Laura Isabela Antonia da Silva. Nietzsche e o eruditismo: análise dos fragmentos póstumos de 1878 a 1882. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

5.
Luiz Henrique MAciel. Jazz e música popular no século XX. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

6.
Gabrielle Caroline Alves da Silva. Jazz e música popular no século XX. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

7.
Ana Claudia Buzinaro Dias. História e memória no asilo Lar Vicentino, de Paranavaí. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Alimentos) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

8.
Júlia Venâncio Balbueno dos Santos. História e memória no asilo Lar Vicentino de Paranavaí. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

Orientações de outra natureza
1.
Amanda Ribeiro. Renascimento e Financiamento da Arte: Lorenzo de Médici e o legado de Michelangelo. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

2.
Leonardo Beckhauser. Religião e Ecologia: a Encíclica Laudato Si. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

3.
Lucas Marcelo. Jornal Estudantil do IFPR. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.

4.
Amanda Ferreira Prazeres de Lima. Jornal Estudantil do IFPR. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Felipe Luiz Gomes Figueira.




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