Alexandre Ashade Lassance Cunha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9613989122767484
  • Última atualização do currículo em 19/01/2018


Profissional com sólida formação e experiência tanto em pesquisa quanto em desenvolvimento. Especialista em otimização e métodos de apoio à decisão, com mestrado em métodos de apoio à decisão, com patente depositada e com artigos publicados. Mais de 8 anos de experiência como pesquisador e coordenador de equipes em projetos de P&D para grandes empresas, como PETROBRAS, LIGHT e TAG. O profissional domina as metodologias de previsão de séries temporais, classificação de padrões, redução de ruído de sinais, previsão, otimização global, programação matemática, processos estocásticos e controle sob incertezas. Expertise em desenvolvimento de sistemas de software, utilizando as liguagens C#, C++, Java e SQL e as ferramentas MATLAB, Visual Studio, Eclipse e Excel. Quatro prêmios de excelência acadêmica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Ashade Lassance Cunha
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, A. A. L.;CUNHA, ALEXANDRE ASHADE LASSANCE;Alexandre Ashade L Cunha;Alexandre A. L. Cunha;Cunha, Alexandre A. L.;CUNHA, A. A.;CUNHA, ALEXANDRE;Cunha, Alexandre Ashade L.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ICA - Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada.
Pontifícia Universidade Católica - PUC
Gávea
22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35271227


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Método de solução analítica de equações de autovalores de operadores diferenciais por programação genética, com aplicação na análise de propagação eletromagnética em colunas de produção de óleo parametrizada pelo raio e o percentual de incrustações, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Marco Aurélio Cavalcanti Pacheco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2009 - 2011
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: An alise da propaga ção eletromagn ética atrav és de poços de petróleo com auxílio de técnicas de apoio à decisão,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Marco Aurélio Cavalcanti Pacheco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.
2004 - 2008
Graduação em Engenharia Elétrica / Telecomunicações / Eletrônic.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Identificação Robusta de Locutor.
Orientador: Abraham Alcaim.
2001 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santo Agostinho, CSA, Brasil.
1992 - 2000
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Santo Agostinho, CSA, Brasil.




Atuação Profissional



Rede Globo - Matriz, TV GLOBO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de sistemas de televisão, Carga horária: 40


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor do CCE, Enquadramento Funcional: Professor de curso de extensão, Carga horária: 3
Outras informações
Lecionei no curso Apoio à Decisão usando Excel.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor da pós graduação, Enquadramento Funcional: Professor da pós BI-Master - CCE, Carga horária: 3
Outras informações
Leciono otimização, data-mining e previsão de séries temporais.

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador / gestor sênior de P&D, Carga horária: 40

Atividades

12/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , ICA - Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada, .


IBM Research Brazil, IBM BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Estagiário de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
smart wells - poços inteligentes
2.
telemetria de poços de petróleo
3.
propagação eletromagnética
4.
sistemas inteligentes de apoio à decisão


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Previgas: previsão de vazão e demanda de gás para a Petrobras.
Descrição: Projeto de previsão de demanda de gás natural para 10 pontos de entrega das concessionárias CEG e CEG-Rio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Alexandre Ashade Lassance Cunha - Integrante / Marco Aurelio Cavalcanti Pacheco - Coordenador / Mónica Jasmin Guerra - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2014 - Atual
Octopus 3
Descrição: O objetivo deste projeto aprimorar as pesquisas que se iniciaram no projeto Octopus2.0 e incorpora-las ao sistema de apoio a decisão Octopus em foma de pluggins de otimização. Assim, este projeto tem como um de seus resultados esperados um sistema robusto para apoio à decisão à área de Simulação e Gerenciamento de Reservatórios.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2012 - 2014
Saga 2
Descrição: A partir dos resultados do projeto 'Simulador de Alocação de GN: SAGa' o objetivo desse projeto é criar um novo modelo de alocação do gás e aperfeiçoar e estender as funcionalidades do programa SAGa já desenvolvido. Com base no uso da ferramenta, novas funcionalidades de entrada e saída se mostram relevantes. O modelo de alocação também deve ser aperfeiçoado com o objetivo de melhor adequar os resultados obtidos com os procedimentos operacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (2) .
Integrantes: Alexandre Ashade Lassance Cunha - Integrante / Marco Aurelio Cavalcanti Pacheco - Coordenador / Dilza Szwarcman - Integrante / Iury Steiner de Oliveira Bezerra - Integrante / Reinaldo Bellini - Integrante / Alan Porto Bontempo - Integrante / Barbara Sabrina Herrera M. de Castro - Integrante / Oldemar Duarte Farias Jr - Integrante / Annita da Costa Fidalgo - Integrante.
2009 - 2013
Octopus 2
Descrição: O sistema OCTOPUS é o resultado de uma parceria de pesquisa e desenvolvimento, entre a Petrobras e o Laboratório ICA, que teve início em 2000. Trata-se de um sistema desenvolvido especificamente para a solução do problema de otimização de planos de drenagem. A partir da descrição de um reservatório (modelo de simulação), o sistema busca encontrar, por meio de um algoritmo genético, uma configuração de poços que maximize o VPL (Valor Presente Líquido) do projeto. No processo de busca pela melhor configuração, são levados em consideração a quantidade, o tipo (injetor ou produtor), a trajetória (vertical, horizontal ou direcional) e a localização dos poços..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (5) Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Alexandre Ashade Lassance Cunha - Integrante / Marco Aurelio Cavalcanti Pacheco - Coordenador / Dilza Szwarcman - Integrante / Leonardo Alfredo Forero Mendoza - Integrante / Ana Carolina Alves Abreu - Integrante / João Antonio Zanni Portella - Integrante / Douglas Mota Dias - Integrante / Pedro Henrique Millet - Integrante / Rafael Cardoso de Assumpção - Integrante / Rafael Lima de Oliveira - Integrante / Guilherme Cesário Strachan - Integrante / Shamara Alves Cordeiro - Integrante / Karina Sousa de Aquino - Integrante / Nilton Alejandro Cuellar Loyola - Integrante.
2009 - 2010
CLIFE: Influência das Condições Climáticas no Mercado de Energia Elétrica da Light
Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar, analisar e desenvolver uma metodologia inovadora que permita relacionar o clima, ou mais especificamente a sensação térmica das diversas regiões ou unidades geográficas que fazem parte da área de concessão da Light, à energia faturada e à carga de energia elétrica a partir de dados históricos, em uma região ou unidade geográfica. Tal metodologia será incorporada a uma ferramenta computacional permitindo relacionar os volumes de energia faturada e carga por região geográfica baseada em históricos consumo e dados climáticos. A metodologia baseia-se em um modelo de previsão de sensação térmica (definida a partir da informação de temperatura, umidade e vento), utilizando modelos não lineares, de forma a aumentar a acurácia do modelo de previsão de temperatura atualmente em vigor na empresa. Dessa forma, será investigado e desenvolvido um modelo inovador de previsão de sensação térmica por unidade geográfica da área de concessão da Light. A partir do modelo de previsão da sensação térmica será pesquisado e desenvolvido um modelo original de previsão de carga e faturamento da empresa, onde além de agregar a previsão da sensação térmica, também considerará dados históricos de carga e faturamento. Também serão investigadas outras informações de cunho econômico correlacionadas linear ou não linearmente com o consumo de energia, como por exemplo o PIB. O objetivo deste sistema é, em escala maior, melhorar o planejamento e gerenciamento do comércio de energia e melhorar as estratégias relacionadas à prevenção do furto de energia elétrica..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2008 - 2010
Simulador de Alocação de: GN SAGa 1
Descrição: A partir do emprego do estado da arte de técnicas da Inteligência Computacional (Algoritmos Genéticos, Redes Neurais etc.), estabelecer e explicitar a metodologia a ser aplicada, sistematizar a aplicação e disponibilizar um simulador capaz de planejar, otimizar e validar a realização da alocação de gás em malhas de gasodutos complexos, operando com várias origens e vários destinos.. Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2010
OCTOPUS 1
Descrição: Projeto de pesquisa e desenvolvimento de um sistema de alocação ótima de poços em um reservatório de óleo. O sistema deve ecolher a alocação ótima e o tipo de cada poço, bem como a quantidade, de modo a maximizar o valor presente líquido (VPL), levando em conta um cenário econômico especificado pelo usuário. O objetivo é Investigar o aumento do desempenho e desenvolver novas funcionalidades para o aperfeiçoamento do sistema de software OCTOPUS de Otimização Conjunta da Trajetória e Localização de Poços Utilizando Simulação de Reservatórios..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Alexandre Ashade Lassance Cunha - Integrante / Marco Aurelio Cavalcanti Pacheco - Coordenador / Marley Vellasco - Integrante / Dilza Szwarcman - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Propagação Eletromagnética.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Métodos de Apoio à Decisão.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Nanotecnologia.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Enlaces rádio.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Título de excelência acadêmica, PUC-RJ.
2006
Título de excelência acadêmica, PUC-RJ.
2005
Título de excelência acadêmica, PUC-RJ.
2004
Título de excelência acadêmica, PUC-RJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CUNHA, ALEXANDRE2018 CUNHA, ALEXANDRE; PACHECO, MARCO AURELIO . An Efficient Model Based on Genetic Programming and Spline Functions to Find Modes of Unconventional Waveguides. IET Microwaves Antennas & Propagation, v. 1, p. 1-8, 2018.

2.
CUNHA, ALEXANDRE ASHADE LASSANCE2012 CUNHA, ALEXANDRE ASHADE LASSANCE. Influence of the Chemical Composition of Completion Fluids on the Propagation of Electromagnetic Waves within Oil Wells. Engineering, v. 04, p. 966-971, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
Cunha, Alexandre Ashade L.; Duncan, Giulia ; Bontempo, Alan ; Pacheco, Marco Aurélio C. . Optimum Wells Placement in Oil Fields Using Cellular Genetic Algorithms and Space Efficient Chromosomes. Studies in Computational Intelligence. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 15-38.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Cunha, Alexandre A. L.; Giulia Duncan Coutinho ; BONTEMPO, A. P. ; PACHECO, M. A. C. . Application of Cellular Genetic Algorithms and Space Efficient Chromosomes to Wells Placement in Oil Fields. In: SAI Intelligent Systems Conference, 2016, Londres. Proceedings of SAI Intelligent Systems Conference, 2016. v. 1.

2.
NEUMANN, R. ; CUNHA, A. A. L. ; BRYANT, P. W. ; GIRO, R. ; STEINER, M. . Morphological analysis of Digital Rock samples. In: EAGE-SCA international Symposium on Digital Rock Physics and Applications, 2016, Pequim. EAGE-SCA international Symposium on Digital Rock Physics and Applications, 2016. v. 1.

3.
CUNHA, A. A. L.; PACHECO, M. A. . A Simulation Model for Electromagnetic Wave Propagation Within Production Pipes of Oil Wells. In: OTC Brasil, 2015, Rio de Janeiro. OTC Brasil, 2015. v. 1.

4.
VALE, E. E. ; CUNHA, A. A. ; ALCAIM, A. . Robust text-independent speaker identification using multiple subband-classifiers in colored noise environment. In: 2008 International Conference on Systems, Signals and Image Processing (IWSSIP), 2008, Bratislava. 2008 15th International Conference on Systems, Signals and Image Processing, 2008. p. 275.



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 CUNHA, A. A. L.; NEUMANN, R. ; STEINER, M. ; LOPEZ, W. ; BRYANT, P. W. . Capillary network simulations based on a low-dimensional representation of porous media. 2017, Estados Unidos.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: YOR8-2016-2128, título: "Capillary network simulations based on a low-dimensional representation of porous media" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 30/03/2017



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 12:14:50