Sandra Valéria Dalbello de Mesquita

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6820995840178164
  • Última atualização do currículo em 28/05/2018


possui graduação em LETRAS português/ inglês pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (2002). Especialista no Ensino de Língua Inglesa. Mestra em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas tecnologias. Atualmente é professora de Língua Inglesa no Instituto Federal do Paraná, integrante do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Valéria Dalbello de Mesquita
Nome em citações bibliográficas
MESQUITA, S. V. D.;DE MESQUITA, SANDRA VALÉRIA DALBELLO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná..
Rodovia PR-323 - de 5701/5702 ao fim
Parque Industrial
87507014 - Umuarama, PR - Brasil
Telefone: (44) 33616200


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: Aprendizagem de Língua Inglesa mediada por tecnologia: Aplicativos para dispositivos móveis,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Profº Dr. Anderson Teixeira Rolim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Línguas. Língua Inglesa. Tecnologia Digi.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2003
Especialização em Ensino de Língua Inglesa. (Carga Horária: 360h).
Sociedade nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, SOET, Brasil.
Título: "Leitura: Uma Janela para o mundo.".
Orientador: Ms. Maria Regina Filgueiras.
1999 - 2002
Graduação em LETRAS português/ inglês.
Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Curso de Formação de Tutores do e-Tec Idiomas. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Redação Oficial. (Carga horária: 80h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2014 - 2014
Seminário de Pesquisa: Linguística Funcional. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2013 - 2013
Tradução: textos e contextos.. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2013 - 2013
A Imagem em Discurso.. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2002 - 2002
TOEFL Institutional. (Carga horária: 120h).
Escolas Fisk, FISK, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Teoria de Semiótica Greimasiana. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
2002 - 2002
Certificate of Proficiency English Language. (Carga horária: 120h).
Escolas Fisk, FISK, Brasil.
2001 - 2001
ESL Course. (Carga horária: 80h).
English Language Institute of Miami - Dade Community College of Florida, FISK, Brasil.
2000 - 2001
Curso de Língua Espanhola. (Carga horária: 218h).
Escolas Fisk, FISK, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Fonética de Língua Inglesa. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
1999 - 1999
ESL course. (Carga horária: 40h).
English Language Institute of Miami - Dade Community College of Florida, FISK, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Mitologia Greco-Latina. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
1996 - 1999
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 430h).
Escolas Fisk, FISK, Brasil.
1996 - 1997
Língua Espanhola. (Carga horária: 312h).
Centro de Língua Estrangeiras Modernas, CELEM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná., IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Vice-coordenadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4
Outras informações
Grupo de Pesquisa em Literatura, Discurso e Mídias Digitais. Coordenação Prof. Samuel Ronobo Soares.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tutora presencial no curso de inglês e-Tec, Carga horária: 12
Outras informações
Curso de inglês do Programa e-Tec Idiomas IFPR


Faculdade Global de Umuarama, FGU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 11


Escolas Fisk - Umuarama, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Colégio Alga de Umuarama, ALFA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


Colégio Global, GLOBAL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 7


Colégio Nobel Cayuá Paranavaí, NOBEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

07/2007 - 07/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
07/2007 - 07/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

CCAA - Paranavaí, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3


Faculdades Integradas de Cacoal, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora
Outras informações
Grupo de Pesquisa: Conhecendo e analisando a metodologia e linguística aplicada no Ensino de Língua Inglesa.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenação do trabalho: American Holidays and Celebrations. - IV Jornada Científica da UNESC.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 4
Outras informações
Coordenação de uma sala de comunicação oral na IV Jornada Científica da UNESC.

Atividades

04/2005 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Integradas de Cacoal, .

Cargo ou função
Coordenação do Centro de Estudo de Línguas - CEL.
01/2005 - 07/2007
Ensino, Letras Português/ Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Língua Inglesa
Língua Inglesa
Língua Inglesa Instrumental
01/2006 - 02/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Integradas de Cacoal, .

Cargo ou função
Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Centro de Estudo de Línguas - CEL.
08/2005 - 11/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Integradas de Cacoal, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Nivelamento em Língua Inglesa.
01/2005 - 02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Integradas de Cacoal, .

Cargo ou função
Participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras/ Inglês..

Escola de Educação Básica Concórdia, CONCÓRDIA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

01/2006 - 07/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
01/2006 - 07/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
01/2006 - 07/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

FISK, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

01/2004 - 03/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Colégio Nobel Cayuá, NOBEL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

01/2003 - 01/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
01/2003 - 01/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Educandário São Vicente de Paulo, EDUCANDÁRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

01/2003 - 01/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escolas Fisk, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

01/2000 - 01/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Grupo de Pesquisa em Literatura, Discurso e Mídias Digitais
Descrição: O presente Grupo de Pesquisa ?Literatura, Discurso e Mídias Digitais? tem como objetivo principal aglutinar trabalhos e pesquisas relacionadas às práticas discursivas e as práticas de literatura em ambientes digitais, com a finalidade de promover maiores questionamentos e levantar propostas metodológicas para o ensino de língua portuguesa e de Literatura. Nesse sentido, busca-se uma melhor compreensão dos fatos que ocorrem no ciberespaço e como esses afetam diretamente o ensino. Para isso, toma-se como base de pesquisa a leitura como processo de interação social, a qual prevê instâncias fundamentais: autor, leitor e texto. Compreende-se, também, que o processo de leitura faz parte de um contexto e que é perpassado por discursos, os quais estão inseridos em um contexto histórico, temporal e ideológico. Abarca-se, também o desenvolvimento das novas tecnologias no ambiente virtual, o qual tem proporcionado o surgimento de variadas formas e gêneros textuais. Não se pode esquecer que, com o desenvolvimento das novas tecnologias da informação, as manifestações literárias também têm se efetivado e está presente nesses ambientes para as diversas práticas de leitura e de escrita. Assim, o Grupo de Pesquisa Círculo atua em três frentes principais: práticas literárias, discurso e leitura em ambiente digital, considerando a convergências transmidiáticas. Assim, os conhecimentos que os sujeitos leitores e escritores devem adquirir para efetuar tais práticas no meio digital também são fundamentais para que essas práticas com a linguagem se efetivem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2016
IF Music
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Educação Científica e Tópicos Avançados: teoria, análise e prática
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Projeto Pelas Mãos das Mulheres do Projeto Mulheres Mil
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Mini cursos de Língua Inglesa
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
IF Alegria
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Memória Fotográfica do IFPR
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
Curso de Língua Inglesa
Descrição: O seguinte projeto de extensão que oferecerá mini cursos de língua inglesa visando sanar a deficiência do ensino de língua inglesa em nível de ensino médio e técnico através de mini cursos desde o básico até o avançado enfatizando as 4 habilidades sendo elas : leitura, escrita, oralidade e compreensão oral..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Tecnologia e Mídias na Escola
Descrição: Palestra: O Ensino da Língua Inglesa na Educação Básica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2005
Curso de Nivelamento em Língua Inglesa
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2013 - 2013
Mulher: lutamos pela nossa humanidade
Descrição: Projeto Educacional Interdisciplinar do Curso Técnico em Orientação Comunitária.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MESQUITA, S. V. D.;DE MESQUITA, SANDRA VALÉRIA DALBELLO2015MESQUITA, S. V. D.; SOARES, S. R. . A RELAÇÃO ENTRE FORMA ARTÍSTICA E PROCESSO SOCIAL: O LOCALISMO E O COSMOPOLITISMO DE ROBERTO SCHWARZ. Revista Interfaces, v. 6, p. 36-44, 2015.

2.
MESQUITA, S. V. D.;DE MESQUITA, SANDRA VALÉRIA DALBELLO2015MESQUITA, S. V. D.; SOARES, S. R. . PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO: MODELOS ESCOLARES. Revista Interfaces, v. 6, p. 18-32, 2015.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MESQUITA, S. V. D.. Monolingüísmo ou Analfabetismo. Tribuna Popular, Cacoal - Rondônia, p. 02 - 02, 08 out. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DE MESQUITA, SANDRA VALÉRIA DALBELLO; MORAES, REGIANE ALICE BRIGNOLI ; ROLIM, ANDERSON TEIXEIRA . O USO DOS FÓRUNS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM USE OF FORUM IN TEACHING AND LEARNING PROCESS. In: I Congresso Internacional Schoenstatt de Educação: Abordagens e Inovações Educacionais, 2016, Londrina. Anais do Congresso Internacional Schoenstatt de Educação, 2016. p. 231.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MESQUITA, S. V. D.. Os suportes do sistema de escrita e suas vicissitudes. In: 20º Encontro de Atividades Científicas, 2017, Evento Online. 20º Encontro de Atividades Científicas, 2017.

2.
MESQUITA, S. V. D.; ROLIM, A. T. ; MORAES, R. A. B. . O Uso dos Fóruns no Processo de Ensino e Aprendizagem. In: 19º Encontro de Atividades Científicas, 2016, Londrina. Encontro de Atividades Científicas. 19.2016 Londrina. Anais, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MESQUITA, S. V. D.. Fórum e o Ensino Colaborativo. In: IV SETEC IV IFTECH II SE²PIN, 2016, Umuarama. IV SETEC IV IFTECH II SE²PIN, 2016.

2.
MESQUITA, S. V. D.; MORAES, R. A. B. . Fórum, Ensino e Aprendizagem. In: III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, 2016, Londrina. Caderno de Resumos, 2016. p. 25.

3.
MESQUITA, S. V. D.. Relato de Projeto desenvolvido em sala de aula: leitura em voz alta em Língua Inglesa. In: X SELISIGNO e XI SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2016, Londrina. Caderno de Resumos do X SELISIGNO e XI SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2016. p. 196.

4.
OLIVEIRA, H. H. P. ; FERRARI, M. P. S. ; MESQUITA, S. V. D. ; NASCIMENTO, T. P. ; TOMASELLA, C. ; SANTOS, L. D. ; CORTEZE, L. M. ; ALMEIDA, T. M. ; ALBUQUERQUE, A. B. . IF Music - Música e Cidadania no IFPR Campus Umuarama. In: IV SE²PIN Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR - Irradiando Ciência, Tecnologia, Cultura, 2015, Paranaguá - PR. Anais do IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR. Curitiba - PR: IFPR, 2015. v. 4. p. 4-456.

Apresentações de Trabalho
1.
MESQUITA, S. V. D.. A língua inglesa e as tecnologias: alguns apontamentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERRARI, M. P. S. ; RORATO, A. H. ; NASCIMENTO, T. P. ; MESQUITA, S. V. D. ; OLIVEIRA, H. H. P. . IF MUSICA - Música e Cidadania no IFPR Campus Umuarama. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
TOMASELLA, C. ; OLIVEIRA, H. H. P. ; CORTEZE, L. M. ; SANTOS, L. D. ; FERRARI, M. P. S. ; MESQUITA, S. V. D. ; NASCIMENTO, T. P. ; ALMEIDA, T. M. ; ALBUQUERQUE, A. B. . IF MUSIC - Música e Cidadania no IFPR Campus Umuarama. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MESQUITA, S. V. D.; BALERONI, P. A. S. . Aperfeiçoando a Pronúncia da Língua Inglesa através da Leitura de textos técnicos em voz alta. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MESQUITA, S. V. D.; CANTAO, A. F. ; BALERONI, P. A. S. . A Importância do Conhecimento Cultural na Aprendizagem da Língua Inglesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MESQUITA, S. V. D.. III Setec, III IFTec e I SE²PIN Campus Umuarama. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MESQUITA, S. V. D.. III Setec, III IFTec e I SE²PIN Campus Umuarama. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MESQUITA, S. V. D.. Tópicos Avançados: em Conversação em Língua Inglesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MESQUITA, S. V. D.. Dynamics Workshop. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MESQUITA, S. V. D.. Reading Techniques Workshop. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MESQUITA, S. V. D.. Técnicas de leitura e gêneros textuais, leitura e interpretação em sala de aula de Língua Inglesa - II SeTec. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MESQUITA, S. V. D.. Workshop de Leitura em Língua Inglesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MESQUITA, S. V. D.. Reading Course in English Language. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MESQUITA, S. V. D.. Nivelamento em Língua Inglesa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MESQUITA, S. V. D.. Group Dynamics Games. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MESQUITA, S. V. D.. Nivelamento em Língua Inglesa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
MESQUITA, S. V. D.. Mini curso: Pronunciation Course.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MESQUITA, S. V. D.. Nivelamento em Língua Inglesa II. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
MESQUITA, S. V. D.. Nivelamento em Língua Inglesa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
MESQUITA, S. V. D.. Curso em Linguística Aplicada no Ensino de Língua Inglesa - VII SEMAL. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
MESQUITA, S. V. D.. Curso de Fonética da Língua Inglesa - VII SEMAL. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MESQUITA, S. V. D.; PONTES, L. S.; FORTES, R.. Participação em banca de Rosângela Pereira Borges.O ensino de literatura no ensino médio - uma investigação sobre a realidade das escolas públicas do noroeste do Paraná. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

2.
MESQUITA, S. V. D.; PONTES, L. S.; FORTES, R.. Participação em banca de Cássia Moraes da Rocha.A personagem feminina Lilith de José Saramago na Obra Caim.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

3.
MESQUITA, S. V. D.; CARDOSO, M.; MOTTA, N. S.. Participação em banca de Gabriele de Souza.A análise da ocorrência do estrangeirismo na revista juvenil Capricho no período de Março a Agosto de 2012.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

4.
MESQUITA, S. V. D.; LAVADO, M. C.; PONTES, L. S.. Participação em banca de Dejane Aparecida da Silva da Fonseca Filho.A relevância do livro didático na formação de leitores no ensino fundamental.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

5.
MESQUITA, S. V. D.; PONTES, L. S.; MOTTA, N. S.. Participação em banca de Michelle Bailo Ferrari.O uso de estrangeirismo na língua portuguesa: um estudo sobre a ocorrência de anglicismo nas fachadas comerciais de Umuarama.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

6.
MESQUITA, S. V. D.; CARDOSO, M.; GAIOTTO, P. A.. Participação em banca de Jovana Ricanelli.A motivação para a escrita da língua inglesa no segundo ano do ensino médio do colégio Dynamis a partir do projeto PEN-PAL.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

7.
MESQUITA, S. V. D.; FORTES, R.; FIAUX, H.. Participação em banca de Elaine Tótoli de Oliveira.Diferenças estruturais entre a língua portuguesa e a língua Brasileira de sinais na produção textual do surdo.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

8.
MESQUITA, S. V. D.; MENDONCA, F. W.; BROUCO, G. R.. Participação em banca de Sonia Antonio Figueiredo.Bullying na escola e suas consequências na vida da vítima.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.

9.
MESQUITA, S. V. D.; BROUCO, G. R.; REIS, J. B. A.. Participação em banca de Bruna dos Santos Cardoso Siqueira.Como lidar com a dislexia em sala de aula.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.

10.
MESQUITA, S. V. D.; MENDONCA, F. W.; LOPES, D. A.. Participação em banca de Alline Gallé Lauriano.Matemática: Evolução histórica dificuldades e orientações.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.

11.
MESQUITA, S. V. D.; BROUCO, G. R.; GABRIEL, M. L. J.. Participação em banca de Vera Lucia do Carmo de Jesus Vaz.A importância de brincar na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.

12.
MESQUITA, S. V. D.; REIS, J. B. A.; SANTOS, T. S.. Participação em banca de Anelise Alves Hungaro Teixeira.Abordagem descritiva da dislexia e a relação do disléxico no ambiente social família/escola.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Global de Umuarama.

13.
MESQUITA, S. V. D.. Participação em banca de Flávia Camila Estercio.O Etnocentrismo no Livro Didático.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

14.
MESQUITA, S. V. D.. Participação em banca de Jair de Souza Junior.A escravidão na poesia de Castro Alves.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

15.
MESQUITA, S. V. D.. Participação em banca de Marcia Aparecida Bossa.As dificuldades dos surdos em relação à Língua Portuguesa.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

16.
MESQUITA, S. V. D.. Participação em banca de Suélen Cristina Napoleão.A inclusão do aluno com síndrome de Down no ensino comum.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

17.
MESQUITA, S. V. D.. Participação em banca de Aline Alessandra Paiva.A música como instrumento facilitador no aprendizado da Língua Inglesa.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

18.
MESQUITA, S. V. D.. Participação em banca de Amanda de Assumpção Girotto..Porque a abordagem comunicativa não é utilizada no 1º ano A do Colégio Estadual Prf. Leonilda Pacheco de Maria Helena, Paraná.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

19.
MESQUITA, S. V. D.. Participação em banca de Aparecida Martins da Silva.A descontinuidade/continuidade da leitura literária na transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

20.
MESQUITA, S. V. D.. Participação em banca de Isaias Abrante.A deficiência da Leitura Literária em sala de aula de 8ª série em Umuarama.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama.

21.
MESQUITA, S. V. D.. Participação em banca de Michelle Ayres abreu.O nome de fantasia dos estabelecimentos comerciais: uma análise do uso de naglicismos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Faculdades Integradas de Cacoal.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GAIOTTO, P. A.; SOARES, S. R.; MESQUITA, S. V. D.. Concurso Público para o cargo de professor do ensino básico, técnico e tecnológico. 2014. Instituto Federal do Paraná.

2.
MESQUITA, S. V. D.. Concurso Público para provimento dos cargos da carreira de Técnico Administrativo em Educação. 2013. Instituto Federal do Paraná.

3.
BRAATZ, Simara Cristiane; MESQUITA, S. V. D.; GABARDO, Maristella. Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Paraná..

4.
MESQUITA, S. V. D.; GALLI, M. C.; CRUZ, A. B.. Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.. 2012. Instituto Federal do Paraná.

Outras participações
1.
MESQUITA, S. V. D.; SOARES, S. R.; CASTILHO, J. C.. Banca de correção das redações do Processo Seletivo IFPR 2014. 2013. Instituto Federal do Paraná.

2.
MESQUITA, S. V. D.; SOARES, S. R.; CASTILHO, J. C.. Banca de correção das redações do Processo Seletivo IFPR 2013. 2012. Instituto Federal do Paraná.

3.
MESQUITA, S. V. D.. Processo Seletivo para Docente. 2012. Faculdade Global de Umuarama.

4.
MESQUITA, S. V. D.. Processo Seletivo para Docente. 2012. Faculdade Global de Umuarama.

5.
MESQUITA, S. V. D.. Processo Seletivo para Docente. 2012. Faculdade Global de Umuarama.

6.
MESQUITA, S. V. D.. Processo Seletivo para Docente. 2012. Faculdade Global de Umuarama.

7.
MESQUITA, S. V. D.. Processo Seletivo para Docente. 2012. Faculdade Global de Umuarama.

8.
MESQUITA, S. V. D.. Processo Seletivo para Docente. 2012. Faculdade Global de Umuarama.

9.
MESQUITA, S. V. D.. Processo Seletivo para Docente. 2012. Faculdade Global de Umuarama.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Como motivar nossos alunos para aprendizagem de uma segunda língua. 2007. (Outra).

2.
Histórias para meu filhos. 2001. (Outra).

3.
2° Forum das Faculdades Estaduais do Paraná. 1999. (Outra).

4.
II Varal Literário. 1999. (Outra).

5.
IX Tríduo Cultural. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, S. R. ; MESQUITA, S. V. D. . II SeTec - Seminário de Estudos Técnicos e Tecnológicos. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FERRARI, Michelle Bailo. Estrangeirismos em Estabelecimento Comerciais.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

2.
SOUZA, Gabriele.. A análise de ocorrência do Estrangeirismo/Anglicismo na Revista Juvenil Capricho no período de Março a Agosto de 2012.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

3.
RICANELI, Jovana.. A motivação para a escrita da Língua Inglesa no segundo ano do ensino médio do colégio Dynamis a partir do Projeto Pen-pal.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

4.
Amanda Assumpção Girotto. Porque a Abordagem Comunicativa não é utilizada no 1º ano A do Colégio Estadual Profª Leonilda Pacheco de Maria Helena - Paraná.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

5.
Aline Alessandra Paiva. A Música como Instrumento Facilitador no Aprendizado da Língua Inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

6.
Aparecida Martins da Silva. A descontinuidade / continuidade da leitura literária na transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Global de Umuarama. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

Iniciação científica
1.
Rosieli Moreira Comper. A operação global do ensino de Línguas. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português/ Inglês) - Faculdades Integradas de Cacoal. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

2.
Clarice Luzia Alves da Silva. As dificuldade da aprendizagem na *ª série do Ensino Fundamental. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português/ Inglês) - Faculdades Integradas de Cacoal. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

3.
Karine Stecca Garcia. Aspectos característicos da fonética da Língua Inglesa e problemas no desenvolvimento da pronúncia de alunos da 5ª série do Ensino Fundamental.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português/ Inglês) - Faculdades Integradas de Cacoal. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

4.
Silvana Isbrecht Dallemole. A aula comunicativa de Língua Estrangeira na Escola. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português/ Inglês) - Faculdades Integradas de Cacoal. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

5.
Luiza Gabriela Marteli. A fusão da gramática com a coerência comunicativa. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português/ Inglês) - Faculdades Integradas de Cacoal. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

6.
Luiza Gabriela A. Marteli. Como avaliar um professor que começa a ensina Língua Estrangeira num contexto comunicativo. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português/ Inglês) - Faculdades Integradas de Cacoal. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

7.
Adriana Conceição da Silva. Ensino da Língua Inglesa na 3ª ano do Ensino Médio com ênfase na oralidade.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português/ Inglês) - Faculdades Integradas de Cacoal. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

8.
Jacqueline Domenes. Métodos comunicativos de Ensino de Línguas. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português/ Inglês) - Faculdades Integradas de Cacoal. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

9.
Elvis Preslei Gonçalves P.. O que quer dizer ser comunicativo na sala de aula de Língua Inglesa. Alguns significados de Ensino Comunicativo de Línguas.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português/ Inglês) - Faculdades Integradas de Cacoal. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

10.
Silvino Nunes Torres. O uso de estampa estrangeira por adolescentes como suporte de poder lingüístico. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português/ Inglês) - Faculdades Integradas de Cacoal. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

11.
Sandra Valéria Dalbello de Mesquita. American Holidays and Celebrations - IV Jornada Científica da Unesc.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português/ Inglês) - Faculdades Integradas de Cacoal. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

12.
Adriana Felisberto dos Santos. O Ensino de Língua Inglesa aplicada na 7ª série do Ensino Fundamental na Escola Pública de Cacoal.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português/ Inglês) - Faculdades Integradas de Cacoal. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

13.
Andréia Martins. Trajetória do Ensino de Língua Inglesa no Brasil. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português/ Inglês) - Faculdades Integradas de Cacoal. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

Orientações de outra natureza
1.
Árida de Freitas Cantão. A importância do conhecimento cultural na aprendizagem da língua inglesa.. 2014. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

2.
Emanuelly Nunes Garoforo. Monitoria de Língua Inglesa. 2014. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.

3.
Danielle Vieira de Magalhães, Marcio Abreu dos Santos. 1.1. DESENVOLVENDO A APRENDIZAGEM EM LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE FILMES.. 2013. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Sandra Valéria Dalbello de Mesquita.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MESQUITA, S. V. D.. Tópicos Avançados: em Conversação em Língua Inglesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 11:44:34