Marcelo Wasserman

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5362597422643936
  • Última atualização do currículo em 21/10/2013


Mestre em Comunicação Social (2009) e graduado em Publicidade e Propaganda (1998) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, humor, persuasão, retórica da imagem e propaganda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Wasserman
Nome em citações bibliográficas
WASSERMAN, M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ciências da Comunicação.
Rua Francisco Getulio Vargas, 1130
Petrópolis
95070560 - Caxias do Sul, RS - Brasil
Telefone: (54) 32182100
Ramal: 2611
URL da Homepage: http://www.ucs.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O Riso é Coisa Séria. O humor na Publicidade Institucional como Alternativa Persuasiva,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Profa. Dr. Neusa Demartini Gomes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Comunicação; Humor; Persuasão; Publicidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
1994 - 1998
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: O Design como fenômeno passional.
Orientador: Prof. Phd. Flávio Vinicius Cauduro.


Formação Complementar


2010 - 2010
Processos Cognitivos: Aplicação em Sala de Aula. (Carga horária: 8h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Metodologias em Educação a Distância. (Carga horária: 26h).
Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
1992 - 1992
Aperfeiçoamento - Técnicas Avançadas de Fotografia. (Carga horária: 60h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (RS).
1991 - 1991
Curso de Qualificação de Fotógrafo. (Carga horária: 85h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (RS).
1991 - 1991
Fotografar - Um ato de prazer. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.
1991 - 1991
A Mágica da Linguagem Fotográfica. (Carga horária: 9h).
Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.


Atuação Profissional



Visão Brasil Comunicação e Marketing, VB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor de Criação, Carga horária: 40

Atividades

05/2005 - 03/2008
Direção e administração, VB Comunicação e Marketing, .

Cargo ou função
Diretor de Criação.

Voilà Comunicação, VA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor de Criação, Carga horária: 40


Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2013 - Atual
Ensino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do consumidor
08/2011 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Digital e Novas Tecnologias
03/2011 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências da Comunicação, Agência Experimental de Comunicação.

Cargo ou função
Supervisor.
03/2011 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental I - Campanha
03/2011 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monografia I
03/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Comunicação, .

Cargo ou função
Membro de Colegiado Superior do Curso de Fotografia.
03/2010 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências da Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso - Habilitação Publicidade e Propaganda.
03/2010 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monografia II
Introdução a Comunicação Social
03/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador do Colegiado Superior da Habilitação de Publicidade e Propaganda.
05/2013 - 05/2013
Ensino, Especialização em Gestão de Marcas - Branding, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Retórica da Imagem
03/2010 - 07/2012
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II
08/2010 - 12/2011
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento e Atendimento
03/2011 - 07/2011
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design
08/2010 - 12/2010
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Fotografia II
03/2010 - 12/2010
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia em Comunicação Social
03/2010 - 07/2010
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Fotografia I

Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 40

Atividades

03/2008 - 03/2010
Direção e administração, Centro Universitário Metodista, .

Cargo ou função
Diretor de Criação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: Publicidade e Propaganda.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Professor Homenageado da Turma de Publicidade e Propaganda, 2012/2, UCS - Universidade de Caxias do Sul.
2011
Professor Homenageado da Turma de Publicidade e Propaganda, 2011/2, UCS - Universidade de Caxias do Sul.
2011
Paraninfo da Turma de Publicidade e Propaganda, 2011/4, UCS - Universidade de Caxias do Sul.
2010
Professor Homenageado da Turma de Publicidade e Propaganda, 2010/4, UCS - Universidade de Caxias do Sul.
1997
Melhor Spot de Rádio, SET Universitário, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
1994
Melhor Foto Experimental Cores, SET Universitário, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WASSERMAN, M.2008WASSERMAN, M. . O riso da violência. Palpitar: Literatura e Cultura, v. 1, p. 1, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WASSERMAN, M. . O Riso da MTV e Staing-Alive no combate a AIDS. In: IX Seminário Internacional da Comunicação - IX Seminário Internacional da Comunicação - Simulacros e (dis)simulações na sociedade hiper-espetacular., 2007, Porto Alegre. IX Seminário Internacional da Comunicação - Simulacros e (dis)simulações na sociedade hiper-espetacular.. Porto Alegre: Edipucrs, 2007. p. 93-93.

2.
WASSERMAN, M. . Persuasão e Humor: O Riso da MTV e Stayng-Alive no Combate à AIDS.. In: IX Seminário Internacional da Comunicação: Simulacros e (dis)simulações na sociedade hiper-espetacular, 2007, Porto Alegre. IX Seminário Internacional da Comunicação - Simulacros e (dis)simulações na sociedade hiper-espetacular.. Porto Alegre: Edipucrs, 2007. p. 93-93.

Apresentações de Trabalho
1.
WASSERMAN, M. . Persuasão e Humor: O Riso da MTV e Stayng-Alive no Combate à AIDS.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
WASSERMAN, M. . O Riso é Coisa Séria: O Humor na Propaganda como Alternativa Persuasiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
N/C ; WASSERMAN, M. . Revista Ciência em Movimento - Edição Especial. Porto Alegre: Editora Universitária Metodista IPA, 2009 (Capa de Livro).

2.
N/C ; WASSERMAN, M. . Revista Ciência em Movimento. Porto Alegre: Editora Universitária Metodista IPA, 2009 (Capa de Livro).

3.
N/C ; WASSERMAN, M. . Revista Ciência em Movimento. Porto Alegre: Editora Universitária Metodista IPA, 2008 (Capa de livro).

4.
N/C ; WASSERMAN, M. . Revista Ciência em Movimento Edição Especial. Porto Alegre: Editora Universitária Metodista IPA, 2008 (Capa de livro).

5.
MORAES, P. V. D. P. ; WASSERMAN, M. . Código de Defesa do Consumidor O Princípio da Vulnerabilidade no Contrato, na Publicidade e nas Demais Práticas Comerciais. Porto Alegre: Síntese, 2001 (Capa de livro).

6.
MARTINS, A. C. ; WASSERMAN, M. . Mandado de Segurança Coletivo - Legitimidade para a Causa e o Regime da Coisa Julgada. Porto Alegre: Síntese, 1999 (Capa de livro).

7.
N/C ; WASSERMAN, M. . Consolidação Normativa da Corregedoria Regional do TRT da 4ª Região. Porto Alegre: Síntese, 1999 (Capa de livro).

8.
MARENSI, V. ; WASSERMAN, M. . Breves comentários à reforma da previdência privada. Porto Alegre: Síntese, 1999 (Capa de livro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HOFFMANN, J. R. ; WASSERMAN, M. . Programa X da Questão. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
WASSERMAN, M. ; SILVA, R. T. ; MONTAÑA, M. P. ; CARDOSO, R. M. ; SCHEID, D. . Frispit Portal. 2011; Tema: Portal do Centro de Ciencias da Comunicação da UCS. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
WASSERMAN, M. . Especialização em Comunicação Estratégica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, R. T.; GONCALVES, M.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Ingrid Bisi Franklin do Prado.A construção do personagem Dexter na produção transmidiática.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

2.
SILVA, R. T.; SILVA, I. A.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Daiane Antunes Fernandes.O Marketing de relacionamento realizado pela marca Angry Birds na rede social Facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

3.
MONTAÑA, M. P.; SILVA, I. A.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Vinicius Marcon.Da Literatura para o Cinema: adaptação da obra "Into the Wild".. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

4.
NORA, A. P.; SILVA, R. T.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Guilherme Almeida de Camargo.Events como Fortalecimento de Marca: Um estudo da Feijoada do Pulita.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

5.
NORA, A. P.; SILVA, I. A.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Thais Giacomet Grazziotin.Segmentação de Mercado: estudo de caso da loja Magnabosco.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

6.
MENEGHEL, L. M.; BRANDT, G. B.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Vanessa Ferrari da Cunha.A Fan Page como ferramenta organizacional.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade de Caxias do Sul.

7.
CARDOSO, E. L.; SILVA, R. T.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Fernanda Fruett.Transmedia Storytelling como estratégia de comunicação em campanhas publicitárias.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

8.
CARDOSO, E. L.; SILVA, I. A.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Sabrina Comerlatto.Análise das ações de relacionamento da L'Oreal Paris no Facebook.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

9.
GONCALVES, M.; FANTINEL, F. S.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Maurício Rosseto Vanelli.Geração Y e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

10.
SOLIO, M. B.; SILVA, R. T.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Alessandro Pietrobelli Lucietto.A Presença da Arte na Criação e Evolução de uma Marca: Um Estudo da Coca-Cola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

11.
KLEMM, C. K.; CORREA, E. L. S.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Ricardo Barp.A Interpretação do Olhar Contemporâneo em Imagens da Comunicação Publicitária. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

12.
KLEMM, C. K.; CARDOSO, R. M.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Cleber Cavalheiro.Plano de Marketing para o Projeto Felicidade Interna Bruta. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

13.
BAPTISTA, M. L. C.; SCHEID, D.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Amanda Gralha Assumpção.Barbie e seu Papel na Atualidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

14.
SILVA, R. T.; ALBUQUERQUE FILHO, D.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Débora de Lemos Ramos.O Argumento da Sustentabilidade Presente no Discurso Publicitário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

15.
SCHEID, D.; RECH, J.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Rejane Salvi.A Contribuição do Profissional de Relações Públicas na Consolidação de Marca - Um olhar para o Mercado de Seguros. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade de Caxias do Sul.

16.
SILVA, R. T.; BOCCHESE, M.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Artur Vinícius Pirocca.A Relação dos Fãs com a Marca da Banda Ramones. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

17.
NORA, A. P.; SILVA, R. T.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Guilherme Almeida de Camargo.Eventos como Fortalecimiento de Marca: Um Estudo sobre a Feijoada do Pulita. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

18.
SILVA, R. T.; MONTAÑA, M. P.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Thamires Griebler.Merchandising Editorial Inserido no Seriado House M.D.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

19.
SILVA, R. T.; SILVA, I. A.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Charlene Pereira.A Propaganda Nazista na Segunda Guerra Mundial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

20.
MONTAÑA, M. P.; GEDOZ, M. G.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Leomir Hendges.Facebook: A Política Eleitoral na Rede Social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

21.
SILVA, I. A.; CARA, H.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Marina Bisotto da Silva.Consumidora Chanel: a busca da moda, do luxo e da diferenciação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

22.
SILVA, I. A.; GEDOZ, M. G.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Darlene Tomazini.Um novo consumidor: kidults e o valor da infância - case Imaginarium. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

23.
SILVA, I. A.; GEDOZ, M. G.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Kamila Perotti.Fast Food e Obesidade Infantil: o papel da comunicação - case McDonald's. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

24.
MONTAÑA, M. P.; SILVA, R. T.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Lucas Fabian.A publicidade nas corridas da GT3 Brasil: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

25.
SILVA, R. T.; KLEMM, C. K.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Fernanda Macedo Bianc.O Poder da Marca na Decisão de Compra do Público Jovem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

26.
MONTAÑA, M. P.; SILVA, I. A.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Lucas Brentano.Um estudo de caso sobre Amyr Klink: a transformaçnao de seu nome pessoal em marca comercial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

27.
MONTAÑA, M. P.; SILVA, I. A.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Daniela Longhi.Marketing Experiencial: como as empresas utilizam o branding sensorial para atrair novos consumidores - case da empresa Cinex. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

28.
SILVA, R. T.; SILVA, I. A.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Rafaela Conte.A Representação da Mulher na Publicidade Impressa do 8 de março. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

29.
SILVA, R. T.; CARDOSO, R. M.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Maurício Zanon.A Presença das Marcas nos Jogos Eletrônicos de Corridas Automobilísticas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

30.
GEDOZ, M. G.; OZELAME, O.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Milane Borges Coelho.Planejamento Estratégico de Marketing Turístico para o Município de Camaquã. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

31.
SOLIO, M. B.; KLEMM, C. K.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Carolina Polesso Bacarolo.Influência da Sustentabilidade na Reformulação de Anúncios na Publicidade e Propaganda do Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

32.
POLIDORO, M. B.; RECKZIEGEL, J. L. C.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Thaís C. Pigozzo.Redes sociais e Marcas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

33.
GONCALVES, M. V.; BENEVENUTO JUNIOR, A.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Vivian Grison.O Futuro da Publicidade na TV Digital: a importância do merchandising. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

34.
THOME, L. M. P. C.; FERRARETO, L. A.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Miguel Zamboni Cenci.Publicidade no rádio: uma análise da evolução da linguagem sonora e das estratégias de persuasão em spots e jingles.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

35.
CALZA, M.; SILVA, I. A.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Bruno Henrique Onzi.O Marketing Esportivo e a Construção do Atleta-Celebridade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

36.
RECKZIEGEL, J. L. C.; SILVA, I. A.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Ricardo B. Guaragni.A percepção do telemarketing pelo consumidor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

37.
WASSERMAN, M.; CALZA, M.; BROD JÚNIOR, M.. Participação em banca de Fernanda Guzzo Silveira.A embalagem como forma de construção das marcas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

38.
POLIDORO, M. B.; CHIAPINOTTO, M. L.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Alexandro Battistel.A ditadura da beleza e tratamento digital na fotografia publicitária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

39.
POLIDORO, M. B.; KLEMM, C. K.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Mariana Sebben Reis.A relevancia e o novo papel do profissional de atendimento no novo modelo de agências de comunicação de Caxias do Sul. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

40.
SILVA, I. A.; RECKZIEGEL, J. L. C.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Roberto Brentano Júnior.A música preexistente como elemento persuasivo na publicidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

41.
SILVA, I. A.; RECKZIEGEL, J. L. C.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de Caroline Mussoi.Vespa: uma lovemark movida a óleo dois tempos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.

42.
BROD JÚNIOR, M.; POLIDORO, M. B.; WASSERMAN, M.. Participação em banca de André Veiga.O artista, o designer e o publicitário: seu envolvimento na criação de peças de comunicação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
WASSERMAN, M.. Avaliação da 9ª edição do Concurso ICOM de Jornalismo Comunitário. 2011.

2.
WASSERMAN, M.. XVII Exposição da Pesquisa Experimental da Comunicação EXPOCOM. 2010. Universidade Feevale.

3.
WASSERMAN, M.. Avaliação de Logomarca do Município de Carlos Barbosa. 2010. Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum da Comunicação.Tendências e Perspectivas de Mercado. 2012. (Seminário).

2.
XII Intercom Sul. 2011. (Congresso).

3.
Seminário sobre Monografia. 2011. (Seminário).

4.
Encontro de Professores para Discussão dos Programas de Disciplinas do Curso de Comunicação Social do CECC. 2011. (Encontro).

5.
Semana da Comunicação Integrada do Centro de Ciências da Comunicação - UCS. Twitter em Foco. 2010. (Congresso).

6.
XI Intercom Sul. XVII Exposição da Pesquisa Experimental da Comunicação EXPOCOM. 2010. (Congresso).

7.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2010. (Congresso).

8.
2º Ciclo de Debates: Educação, Ética e Pós-Moderniade. 2010. (Seminário).

9.
2º Ciclo de Debates: Educação, Ética e Pós-Modernidade. 2010. (Simpósio).

10.
I Pró-Pesq Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. 2010. (Encontro).

11.
Conferência Potencial Criativo. 2010. (Encontro).

12.
Integração entre criação e mídia na Publicidade - Centro Universitário Metodista, IPA.Integração entre criação e mídia na Publicidade. 2009. (Encontro).

13.
IV Salão de Iniciação Científica e Extensão do Centro Universitário Metodista.Avaliação de apresentações na área de Ciências Sociais Aplicadas. 2009. (Outra).

14.
I Semana Acadêmica de Publicidade e Propaganda - Centro Universitário Metodista, IPA.Fotografia em tempos de Photoshop Quando o tratamento de imagem se sobrepõe à fotografia. 2008. (Seminário).

15.
II Seminário Internacional Imprensa Multimídia - As Plataformas Digitais e Distribuição do Conteúdo Jornalístico Multimídia.. 2007. (Seminário).

16.
IX Seminário Internacional da Comunicação: Simulacros e (dis)simulações na sociedade hiper-espetacular.Persuasão e Humor: O Riso da MTV e Stayng-Alive no Combate à AIDS.. 2007. (Seminário).

17.
I Semana Acadêmica de Comunicação - IPA/Metodista.Direção de arte em peças gráficas. 2006. (Oficina).

18.
Bate-Papo com Profissionais - IPA/Metodista.Convidado. 2006. (Encontro).

19.
Fórum Social da Publicidade - Você é o Refléxo de Suas Ações.. 2003. (Simpósio).

20.
III Semana da Comunicação.Oficina de criação publicitária. 1998. (Oficina).

21.
8º Set Universitário - Festival de Laboratórios de Comunicação do Cone Sul. 1995. (Congresso).

22.
7º Set Universitário - Festival de Laboratórios de Comunicação do Cone Sul. 1994. (Congresso).

23.
Seminário Revista Comunicação. 1994. (Seminário).

24.
Seminário "68 da Imaginação ao Poder 93". 1993. (Seminário).

25.
II Semana da Fotografia de Porto Alegre - Simpósio Nacional da Fotografia. 1993. (Simpósio).

26.
Seminário Internacional "A TV e a Construção do Imaginário". 1992. (Seminário).

27.
I Semana da Fotografia de Porto Alegre - Simpósio Nacional da Fotografia. 1992. (Simpósio).

28.
Semana da Propaganda - SENAC. 1992. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WASSERMAN, M. ; MONTAÑA, M. P. ; CARDOSO, R. M. ; SILVA, R. T. ; SCHEID, D. . Mostra Universitária da Comunicação. 2012. (Concurso).

2.
WASSERMAN, M. . XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2010. (Congresso).

3.
WASSERMAN, M. . Porto Cartoon World Festival - Comunicação e Tecnologias no Humor Luso-Brasileiro. 2010. (Exposição).

4.
WASSERMAN, M. . Crises - Mostra do 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. 2010. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Petronio Fachin. A Publicidade Below the Line: Red Bull. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

2.
Bruno Venturin Lara. A trilha publicitária e seus aspectos persuasivos.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

3.
Franco Zanon Carra. Estratégias de Marketing Utilizadas pelo UFC para se tornar um fenômeno Midiático. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

4.
Jordana dos Reis Baldasso. As Influências das Embalagens no Processo de Decisão do Público Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

5.
Edmundo Ricardo Weber. As Campanhas Publicitárias das Instituições de Ensino Superior de Caxias do Sul no Vestibular de Verão de 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

6.
Gustavo Spinelli Gomes Vachi. O Graffiti como instrumento das ações de Publicidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

7.
Mariana De-Martini Bonesi. A Persuasão Através da Projeção do Ideal na Fotografia Publicitária. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

8.
Marcio Possamai. Música, Comunicação e Publicidade no Marketing Cultural: O Pioneirismo do Hollywood Rock e o Vanguardismo do Free Jazz Festival. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

9.
Renata Sartor. A Turma da Mônica e o Consumidor Infanto-Juvenil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

10.
Rafael Paternoster Cechetto. O Despertar da Fé: um Estudo da Disseminação de uma Crença. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

11.
Israel Loss. O Personagem/Mascote na Publicidade: Aspectos Envolvidos na sua Construção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

12.
Bruno Favaro Barella. A Evolução do Merchandising no Cinema: Um Estudo dos Maiores Cases de Product Placement no Cinema. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

13.
Mara Regina Tomazi. O Patrocinio esportivo como ferramenta de comunicação estratégica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

14.
Mariana de Atayde. O Vazio que Preenche: o Minimalismo no Universo Criativo com Foco no Design Gráfico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

15.
Nicolas de Araújo. Grêmio Foot-ball Porto-Alegrense: uma análise da comunicação na campanha de sócios 2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

16.
Gabriel Franz Butafava. Marketing Cultural - A Estratégia da Antarctica no carnaval de rua carioca.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

17.
Rony Rodrigues Lemos. Estudo de Caso Bayer - O processo criativo das peças Publicitárias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

18.
Gabriel Ramon Bridi. Transposição dos Quadrinhos do Cinema: Uma análise da narrativa de Sin City. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

19.
Karina Begnini. Imaginário feminino adolescente no consumo de cosméticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

20.
Carolina M. Sartori. Geração Kidult: a busca de satisfação através de produtos infantis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

21.
Vinícius V. Previde. Caldeirão Pop: o merchandising no universo Tarantino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

22.
Virginia Dal Ponte. Jóias: As estratégias de persuasão da publicidade no consumo de produtos de luxo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

23.
Kely Garcia Melo. A relação da propaganda com a igreja católica e o "Mercado da Fé". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

24.
Guilherme André Peretti. O Uso do Youtube como ferramenta de marketing viral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.

25.
Charles Froner. Marketing político: uma análise das estratégias de persuasão em jingles políticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Marcelo Wasserman.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WASSERMAN, M. . Porto Cartoon World Festival - Comunicação e Tecnologias no Humor Luso-Brasileiro. 2010. (Exposição).

2.
WASSERMAN, M. . Crises - Mostra do 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. 2010. (Exposição).

3.
WASSERMAN, M. ; MONTAÑA, M. P. ; CARDOSO, R. M. ; SILVA, R. T. ; SCHEID, D. . Mostra Universitária da Comunicação. 2012. (Concurso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
WASSERMAN, M. ; SILVA, R. T. ; MONTAÑA, M. P. ; CARDOSO, R. M. ; SCHEID, D. . Frispit Portal. 2011; Tema: Portal do Centro de Ciencias da Comunicação da UCS. (Site).



Outras informações relevantes


Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda - ABP2; Membro Associado da Red Latinoamericana de Investigadores en Publicidad - RELAIP. Representante do Curso de Publicidade e Propaganda da UCS nas discussões regionais sobre as diretrizes nacionais de Publicidade e Propaganda.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 01/08/2014 às 21:22:55