Sumaia Toledo Salomão Piereti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5506909192763882
  • Última atualização do currículo em 16/06/2016


possui graduação em Habilitação em Matemática pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras Cornélio Procópio (1987) e graduação em Licenciatura em Ciências pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras Cornélio Procópio (1985). Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade Estadual de Filosfia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1990). Mestrado em Educação pela UENP ( 2003 ) . Atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática e Medologia do Ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sumaia Toledo Salomão Piereti
Nome em citações bibliográficas
PIERETI, S. T. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio, Colegiado de Matemática.
Av. Portugal, 304
Centro
86300-000 - Cornelio Procopio, PR - Brasil
Telefone: (43) 39041922
URL da Homepage: www.ccp.uenp.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Título: A modelação matemática como recurso didático metodológico numa abordagem interacionista,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: José Carlos Gomes de Oliveira.
Palavras-chave: Matemática; Modelagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Setores de atividade: Educação.
1989 - 1990
Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática. (Carga Horária: 395h).
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
Título: Monografia de Conclusão de Curso.
1986 - 1987
Graduação em Habilitação em Matemática.
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
1982 - 1985
Graduação em Licenciatura em Ciências.
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Cibercultura e Ciberespaço. (Carga horária: 40h).
Centro Tecnológico de desenvolvimento educacional - Pró-escola, CTDE, Brasil.
2013 - 2013
Condutas típicas no espaço escolar. (Carga horária: 40h).
Centro Tecnológico de desenvolvimento educacional - Pró-escola, CTDE, Brasil.
2013 - 2013
Mediação de Conflitos. (Carga horária: 40h).
Centro Tecnológico de desenvolvimento educacional - Pró-escola, CTDE, Brasil.
2012 - 2012
Prof. transformador: Múltiplas competencias profi. (Carga horária: 40h).
Centro Tecnológico de desenvolvimento educacional - Pró-escola, CTDE, Brasil.
2012 - 2012
Escola Pública: um espaço de promoçao da apred. (Carga horária: 32h).
Secretária de Estado de Educação, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Formação em ação - 2012 - polo II.
Secretária de Estado de Educação, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Curso de capacitação. (Carga horária: 40h).
Instituto Tecnologico de desenvolvimento educacioal, ITDE, Brasil.
2011 - 2011
Metodologias Inovadoras de Ensino. (Carga horária: 40h).
Pró-Escola - Centro Tecnológico de Desenvolvimento Educacional, CTDE, Brasil.
1997 - 1997
Aluna Especial - Mestrado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor de Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação

Atividades

02/2008 - 11/2008
Ensino, Instrumentalização para o Ensino de Matermática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Investigação em Educação Matemática

Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
A Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, tornou-se Campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná, pela Lei Estadual nº 15.300, de 28 de setembro de 2006.

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Tópicos em Educação Matemática II
Introdução à pesquisa em Educação Matemática
02/2011 - 08/2013
Direção e administração, Univesidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio, .

Cargo ou função
Coordenadora de estágio no curso de Licenciatura em Matemática.
02/2011 - 08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Univesidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio, .

Cargo ou função
membro da comissão executiva do colegiado de matemática.
02/2013 - 04/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Modelagem Matemática
Álgebra linear I
02/2011 - 12/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I e II
01/2008 - 12/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I e II
Metodologia de Ensino de Matemática I e II

Escola Nossa Senhora Medianeira, ENSM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

01/1997 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 24

Atividades

01/2007 - 01/2008
Pesquisa e desenvolvimento , GEPEDUC, .

01/2007 - 01/2008
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática como Componente Curricular I
01/2004 - 01/2008
Ensino, Formação Pedagógica no Ensino, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado no Ensino
Metodologia do Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental
03/1992 - 01/2008
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I e II
Metodologia e Prática de Ensino - Projetos
Metodologia e Prática de Ensino de Matemática
01/2002 - 12/2005
Direção e administração, FAFICOP, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
01/1988 - 12/1989
Ensino, Licenciatura em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I e II
Estatística Geral


Linhas de pesquisa


1.
Metodologia Científica
2.
Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2006 - Atual
GEPEDUC
Descrição: Grupo de Estudo nas áreas de Formação de Professores, Metodologia Científica e Tecnologias Educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Projeto SOS Matemática
Descrição: Projeto vinculado aos alunos do Curso de Matemática.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Sumaia Toledo Salomão Piereti - Coordenador.
2011 - Atual
Revivendo a Matemática no Ensino Fundamental
Descrição: Projeto voltado ao Ensino Fundamental com alunos do Curso de Matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Sumaia Toledo Salomão Piereti - Coordenador.
2000 - 2001
Meio Ambiente e Saúde
Descrição: Elaboração e aplicação do projeto interdisciplinar "Meio Ambiente e Saúde", envolvendo as disciplinas de Matemática, Ciências, Português e Artes, no 2º bimestre dos anos de 2000 a 2001, na Escola Nossa Senhora Medianeira - Educação Infantil, Ensino Méio e Fundamental - Santa Mariana - Paraná..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
1997 - 1998
Monitoramento de Integração do 2º e 3º Graus
Descrição: Monitoramento de Integração do 2º e 3º Graus, área de Matemática, realizado pela FAFICOP.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
1988 - 1990
Alfabetização para Terceira Idade
Descrição: Alfabetização de pessoas com mais de 65 anos, pertencentes à comunidade de Cornélio Procópio. Conclusão: meta atingida com 29 participantes.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2010 - 2012
Projeto de Ensino SOS Matemática
Descrição: Considerando o que determina a LBD 9394/96 e de acordo com o PPP do Curso de Licenciatura Plena em Matemática, da UENP/CP, sob estágio supervisionado, propõe ao academico do 4º ano do curso de Licenciatura Plena em Matemática, modalidade regência, afim de propiciar aos alunos desta respectiva série um contato direto com a realidade escolar do ensino médio, preparando os alunos para interpretarem e resolverem situações-problema relacionado ao ENEM - Matemática, oferecido pelo Ministério da Educação, ao mesmo tempo que coloca o futuro profissional em contato com as principais dificuldades vistos em sala de aula no ensino Médio.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2010 - Atual
Revivendo a matemática no ensino fundamental II
Descrição: Considerando o que determina a LDB 9394/96 e de acordo com o PPP do curso de Licenciatura Plena em Matemática, da UENP/CP, sob estágio supervisionado, propõe ao academico do 3º ano do Curso de Licenciatura Plena em Matemática, modalidade regência, afim de propiciar aos alunos desta respectiva série um contato direto com a realidade escolar do ensino fundamental, atendendo alunos que apresentem dificuldades em seu ambiente escolar, ao mesmo tempo que coloca o futuro profissional em contato com as principais dificuldades vistas em sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Modelagem Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F. A. ; OLIVEIRA, G. R. ; PIERETI, S. T. S. . SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: BUSCA POR MINIMIZAR DIFICULDADES NO PROCESSO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS. In: VIII Seminário de Matemática: o ensino da Matemática na Contemporaneidade, 2014, Cornélio Procópio. VIII Seminário de Matemática, 2014.

2.
PIERETI, S. T. S.. A Modelagem Matemática como Recurso Didático-Metodológico para o Ensino-Aprendizado de Matemática. In: III Congresso de Educação do Norte Pioneiro, 2003, Jacarezinho. III Congresso de Educação do Norte Pioneiro. Jacarezinho, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PINHEIRO, M. A. L. ; SUZUKI, V. ; PIERETI, S. T. S. . A MODELAGEM MATEMÁTICA ENQUANTO TENDÊNCIA METODOLÓGICA: ABORDAGEM DA SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: VII Seminário de Matemática: Tendências em Educação Matemática, 2013, Cornélio Procópio. VII Seminário de Matemática: Tendências em Educação Matemática, 2013. v. 1. p. 1-1.

2.
PIERETI, S. T. S.. A MODELAÇÃO MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO METODOLÓGICO NUMA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA. In: V Seminário de Matemática: Educação Matemática, 2011, Cornélio Procópio. V Seminário de Matemática: Educação Matemática, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
PIERETI, S. T. S.. IV Fórum das Faculdades Estaduais do Paraná. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIERETI, S. T. S.. Curso de Extensão Específico de Matemática. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PIERETI, S. T. S.; BERNARDO, J. C.. Participação em banca de Andrea Cristia Bedeu. Inclusão e Aceitação. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

2.
PIERETI, S. T. S.; BERNARDO, J. C.. Participação em banca de Edna de Fátima Bernardo. Disturbios de Aprendizagem: causas mais comuns. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

3.
PIERETI, S. T. S.; BERNARDO, J. C.. Participação em banca de Gabriela Almeida Alice da Costa. Autismo: um enfrentamento sobre o desconhecido. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

4.
PIERETI, S. T. S.; BERNARDO, J. C.. Participação em banca de Marcia Alves Ribeiro Elias. Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

5.
PIERETI, S. T. S.; BERNARDO, J. C.. Participação em banca de Wanderléia Aparecida Nergamasco Leal. A surdez na perspectiva da comunicação e socialização. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

6.
PIERETI, S. T. S.; BERNARDO, J. C.. Participação em banca de Warleia Aparecida Bergamasco Morais. Hiperatividade na Escola. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

7.
PIERETI, S. T. S.; BERNARDO, J. C.. Participação em banca de Silvia Cleria Rivarolii Bavaresco. Alunos Deficientes e as Técnicas Assistivas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

8.
PIERETI, S. T. S.; BERNARDO, J. C.. Participação em banca de Vibiani Ribeiro Barbosa Fantinelli. Transtorno do Défict de Atenção e Hiperatividade: Dificuldades no Desempenho EScolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COELHO NETO, J.; GUILHEN, M. S. B.; PIERETI, S. T. S.. Participação em banca de Carla Sene e Géssica da Silva.O ensino da Matemática para alunos com dificuldades de Aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

2.
PIERETI, S. T. S.. Participação em banca de José Antenor Rossieri Neto.O uso de maquetes no ensino de matemática: uma proposta na área da geometria. 2012.

3.
PIERETI, S. T. S.. Participação em banca de Alessandro Nisco.GEOGEBRA: Possibilidades pedagógicas para as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

4.
PIERETI, S. T. S.. Participação em banca de Fátima Alessandra Guergolet.A Matemática no ensino médio: Reestruturação curriculares no estado do Paraná. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.

5.
PIERETI, S. T. S.. Participação em banca de André Peres e Solange Aparecida Lopes Sanches.Formação de Professores no ensino da Matemática no Ensino Superior. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
PIERETI, S. T. S.. Banca de Testes Seletivos. 2002. Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio.

2.
PIERETI, S. T. S.. Banca Examinadora de Testes Seletivos. 1992. Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio.

Outras participações
1.
PIERETI, S. T. S.. Banca Avaliadora de TCC. 2009. Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de Formação Docente para Diversidade. 2016. (Outra).

2.
IX Seminário de Matemática: Desafios para o professor que ensina matemática. 2015. (Seminário).

3.
IX Seminário de Matemática: Desafios para o professor que ensina matemática. 2015. (Seminário).

4.
Programa Formação pela Escola. 2015. (Outra).

5.
IV ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. "EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: DESIGUALDADES EM DEBATE". 2014. (Encontro).

6.
VIII Seminário de Matemática: o ensino da matemática na Contemporaneidade. 2014. (Seminário).

7.
VIII SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA (SEPED). 2014. (Seminário).

8.
VII Seminário de Matemática: Tendência em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

9.
V Encontro Paranaense de Modelagem Matemática. 2012. (Encontro).

10.
VI Seminário de Matemática: Formação de Professores.A metodologia de modelagem matemática como estratégia de ensino para a disciplina de matemática financeira. 2012. (Seminário).

11.
V Seminário de Matemática: Educação Matemática. 2011. (Seminário).

12.
V Seminário de Matemática: Educação Matemática.A MODELAÇÃO MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO METODOLÓGICO NUMA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA. 2011. (Seminário).

13.
IV Semana Extensão Universitária de Matemática SEMAT FAFICOP. 2006. (Encontro).

14.
III Semana de Extensão Universitária de Matemática SEMANT FAFICOP. 2005. (Encontro).

15.
I EPMEM - Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. 2004. (Encontro).

16.
II Semana de Ciências Exatas. 2004. (Encontro).

17.
III Congresso de Educação do Norte Pioneiro. A Modelagem como Recurso Didático-Metodológico para o Ensino-Aprendizagem de Matemática. 2003. (Congresso).

18.
I Semana de Ciências Exatas - FAFICOP. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LUCCAS, S. ; PIERETI, S. T. S. . VII Seminário de Educação Matemática. 2013. (Outro).

2.
PIERETI, S. T. S.. IV Semana de Extensão Universitária de Matemática SEMAT FAFICOP. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Natalya da Silva Oliveira. Jogos Matemáticos como recurso didático no ensino de polinômios destinado ao oitavo ano da Educação Básica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Sumaia Toledo Salomão Piereti.

2.
Thayane Franco Pereira. Jogos Matemáticos como recurso didático no ensino de polinômios destinado ao oitavo ano da Educação Básica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Sumaia Toledo Salomão Piereti.

3.
Adriana Aparecida de Resende. O Uso dos Recursos Midiáticos na Educação Básica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Sumaia Toledo Salomão Piereti.

4.
Maria Luiza Pereira de Rezende. O Uso dos Recursos Midiáticos na Educação Básica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Sumaia Toledo Salomão Piereti.

5.
Gabriela Roberta de Oliveira. SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: A BUSCA POR EVIDENCIAR DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Sumaia Toledo Salomão Piereti.

6.
Fabricia Gabriela dos Santos. SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: A BUSCA POR EVIDENCIAR DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Sumaia Toledo Salomão Piereti.

7.
Marcela Aparecida Lima Pinheiro e Veridiani Suzuki. A Modelagem Matemática enquanto Tendência Metodológica: abordagem da sua utilização na Educação B´pasica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Sumaia Toledo Salomão Piereti.

8.
Aislan da Silva Nunes e Vanessa Tiemi Sugiyama. A utilização da Modelagem Matemática como metodologia de ensino para o conteúdo de matemática financeira no ensino médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Sumaia Toledo Salomão Piereti.

9.
Bruno Henrique Desidério. Etnomatemática e a construção civil: uma proposta de ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Sumaia Toledo Salomão Piereti.

10.
Herique Soares da Silva e Karoleen Prudente da Silva. Aplicação da Modelagem Matemática para o desenvolvimento de função afim na 8ª. série do EF. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio. Orientador: Sumaia Toledo Salomão Piereti.



Outras informações relevantes


Comitê Científico do VII Seminário de Matemática: Tendência em Educação Matemática, do Colegiado de Matemática - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 12:29:12