Felipe Ferrari Gonçalves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3860088983404430
  • Última atualização do currículo em 17/12/2010


Formado bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente é aluno do curso de mestrado em Filosofia da mesma Universidade onde participa do Grupo de Pesquisa Revolução Científica dos Séculos XVI e XVII: Origens, Influências e Bases Científicas e Filosóficas (certificado pela UNICAMP e credenciado junto ao CNPq). Tem experiência na área de História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Filosofia da Natureza e História e Filosofia da Física. Tem participado com freqüência das atividades relacionadas ao Brazil-Japan International Workshop on Renewable Energy, Sustainable Development and Student Mobility e ao intercâmbio de alunos japoneses oriundos das Universidades de Osaka e Jouchi (Tokyo). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Ferrari Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
FERRARI, Felipe. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Centro Acadêmico dos Estudantes de Filosofia.
Rua Cora Coralina, s/n
Cidade Universitária
13081-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6110
Telefone: (19) 35211590
URL da Homepage: http://www.ifch.unicamp.br/


Formação acadêmica/titulação


2010
Mestrado em andamento em Filosofia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Filopono de Alexandria e Galileu Galilei: a discussão acerca do movimento de queda dos corpos,Orientador: Fátima Regina Rodrigues Évora.
Palavras-chave: João Filopono de Alexandria; Galileu Galilei; História da Filosofia da Natureza; Revolução Científica; Lei de queda dos corpos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: História da Física.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
2009 - 2010
Graduação em Licenciatura em Filosofia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em Bacharelado em Filosofia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Orientador: Fátima Regina Rodrigues Évora.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2001 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Educap.
1993 - 2000
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Educap.




Formação Complementar


2010 - 2010
Quatro Lições sobre Descartes. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2010 - 2010
Philosophical Religions from Plato to the Enlighte. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2007 - 2007
Mito e Sofística em "As Bacantes" de Eurípedes. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Espírito Santo.
2006 - 2006
Leibniz e a Linguagem. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
A Metafísica de Tomás de Aquino. (Carga horária: 20h).
Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Mandato de um ano, Enquadramento Funcional: Representante Discente

Atividades

12/2006 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Cargo ou função
Representante Discente Titular dos Alunos de Graduação em Filosofia.


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Filopono de Alexandria e Galileu Galilei: a discussão acerca do movimento de queda dos corpos
Descrição: O projeto tem o intuito de estudar o movimento de queda dos corpos sobre os pontos de vista de Filopono de Alexandria e Galileu Galilei, bem como analisar a possível influência que o primeiro teria exercido sobre o segundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Análise acerca do conceiro aristotélico de 'topos'
Descrição: O projeto teve o intuito de estudar o conceito aristotélico de lugar [topos] e, mais do que isso, analisar as alternativas apresentadas pelos comentadores da Antigüidade Tardia a este conceito-base de sua teoria física. Embora Aristóteles dê mais de uma definição de o que seja o topos, seus comentadores antigos e medievais muitas vezes tomam somente a descrição que o filósofo apresenta no livro IV da Physica que acarreta na negação da possibilidade do vazio na natureza e do movimento finito e temporal em um meio de resistência nula. A partir deste projeto foi desenvolvido o tema do mestrado iniciado em 2010 na UNICAMP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2008 - 2009
Astronomia nova 1609-2009: Kepler historiador da astronomia
Descrição: Exposição temporária dedicada ao quadricentenário da Astronomia nova de Kepler montada no Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP. O objetivo da exposição é tornar o argumento do livro acessível a um público amplo, constituído por universitários, alunos do Ensino Médio e Fundamental e membros da comunidade em geral. A astronomia é a mais antiga ciência a ter aplicado de maneira sistemática a matemática ao estudo da natureza, e por este motivo sua história é um capítulo central na história do método científico. Nesse sentido, a Astronomia nova é uma obra particularmente interessante, em virtude da extensão dedicada por Kepler a questões metodológicas e do grau de detalhe com que são ali discutidos os modelos geométricos da astronomia tradicional. O lugar que o próprio Kepler atribui à Astronomia nova na história dessa ciência é revelador da medida em que o livro representa, na opinião de seu autor, uma ruptura com a tradição, e foi por este motivo escolhido como eixo organizador das passagens e figuras selecionadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Felipe Ferrari Gonçalves - Integrante / Anastasia Guidi Itokazu - Coordenador / Tennesse Williams Monteiro de Mattos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia/Especialidade: História da Filosofia Medieval.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia/Especialidade: História da Filosofia da Natureza.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: História da Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Grego
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Japonês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERRARI, Felipe. G.. Filopono de Alexandria e Galileu Galilei: a discussão acerca do movimento de queda dos corpos. In: XIV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2010, Águas de Lindóia. Livro de Atas do XIV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Águas de Lindóia: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), 2010. p. 189-189.

2.
FERRARI, Felipe. G.. Um paralelo entre os comentários de Simplício e Filopono à obra de Aristóteles. In: X Colóquio Internacional de História da Filosofia da Natureza: Matéria/Extensão e Movimento, 2009, Campinas. Anais do X Colóquio Internacional de História da Filosofia da Natureza: Matéria/Extensão e Movimento, 2009.

3.
FERRARI, Felipe. G.. Interpretação do pensamento aristotélico através de seus comentadores antigos e da Escola de Kyoto. In: XIII Encontro em Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp, 2009, Campinas. Caderno de Resumos do XIII Encontro em Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp, 2009.

4.
FERRARI, Felipe. G.. Análise das propostas Físicas de Filopono de Alexandria. In: VII Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFMG, 2009, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do VII Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFMG, 2009.

5.
FERRARI, Felipe. G.. A influência do comentário de Filopono de Alexandria à Física de Aristóteles. In: IX Colóquio Internacional de História da Filosofia da Natureza, 2009, Campinas. Anais do IX Colóquio Internacional de História da Filosofia da Natureza, 2009.

6.
FERRARI, Felipe. G.. Interpretação do Pensamento Aristotélico através de seus comentadores antigos e da Escola de Kyoto. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNICAMP, 2009, Campinas. Caderno de Resumos do XIII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNICAMP, 2009.

7.
FERRARI, Felipe. G.. O conceito de lugar nos comentadores de Aristóteles. In: XII Encontro em Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp, 2008. Caderno de Resumos do XII Encontro em Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp, 2008.

8.
FERRARI, Felipe. G.. A influência do comentário de Filopono de Alexandria à Física de Aristóteles. In: VIII Colóquio Internacional de História da Filosofia da Natureza, 2008, Campinas. Anais do VIII Colóquio Internacional de História da Filosofia da Natureza, 2008.

9.
FERRARI, Felipe. G.. Os comentários da Antigüidade Tardia à 'Physica' de Aristóteles. In: VII Colóquio Internacional de História da Filosofia da Natureza, 2007, Campinas. Anais do VII Colóquio Internacional de História da Filosofia da Natureza, 2007.

10.
FERRARI, Felipe. G.. Análise acerca do conceito aristotélico de topos . In: XI Encontro em Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp, 2007, Campinas. Caderno de Resumos do XI Encontro em Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp, 2007.

11.
FERRARI, Felipe. G.. O Comentário de Filopono de Alexandria à Física de Aristóteles. In: X Encontro em Pesquisa na Graduação em FIlosofia da Unicamp, 2006, Campinas, SP. Caderno de Resumos do X Encontro de Pesquisa na Graduação em FIlosofia na Unicamp, 2006.

12.
FERRARI, Felipe. G.. O Comentário de Filopono de Alexandria à Física de Aristóteles. In: Seminários Preparatórios para o V Colóquio de História da Filosofia da Natureza, 2006, Salvador. Anais dos Seminários preparatórios para o V Colóquio Internacional de História da, 2006.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Colóquio Internacional de História da Filosofia da Natureza. Galileu, Avempace e Filopono acerca do movimento natural de queda dos corpos. 2010. (Congresso).

2.
XIV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Filopono de Alexandria e Galileu Galilei: a discussão acerca do movimento de queda dos corpos. 2010. (Congresso).

3.
XV Colóquio Heidegger: Heidegger e o Pensamento Oriental. 2010. (Congresso).

4.
IX Colóquio Internacional de História da Filosofia da Natureza. A influência do comentário de Filopono de Alexandria à Física de Aristóteles. 2009. (Congresso).

5.
VII Encontro de Pesquisa em Filosofia da UFMG. Análise das propostas Físicas de Filopono de Alexandria. 2009. (Congresso).

6.
X Colóquio Internacional de História da Filosofia da Natureza: Matéria/Extensão e Movimento. Um paralelo entre os comentários de Simplício e Filopono à obra de Aristóteles. 2009. (Congresso).

7.
XIII Encontro em Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp. Interpretação do pensamento aristotélico através de seus comentadores antigos e da Escola de Kyoto. 2009. (Congresso).

8.
III Colóquio Internacional sobre o Pensamento Japonês. 2008. (Seminário).

9.
VIII Colóquio Internacional de História da Filosofia da Natureza. A influência do comentário de Filopono de Alexandria à Física de Aristóteles. 2008. (Congresso).

10.
XII Encontro em Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp. O conceito de lugar nos comentadores de Aristóteles. 2008. (Congresso).

11.
XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Análise acerca do conceito aristotélico de topos . 2008. (Congresso).

12.
VII Colóquio Internacional de História da Filosofia da Natureza. Os comentários da Antigüidade Tardia à 'Physica' de Aristóteles. 2007. (Congresso).

13.
X Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP. Análise acerca do conceito aristotélico de topos . 2007. (Congresso).

14.
XI Encontro em Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp. Análise acerca do conceito aristotélico de topos . 2007. (Congresso).

15.
XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia.A importância da Física Medieval no desenvolvimento da Ciência Contemporânea. 2007. (Encontro).

16.
Seminários Preparatórios para o V Colóquio de História da Filosofia da Natureza.O Comentário de Filopono de Alexandria à Física de Aristóteles. 2006. (Seminário).

17.
X Encontro em Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp.O Comentário de Filopono de Alexandria à Física de Aristóteles. 2006. (Simpósio).

18.
XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SUZUKI, C. ; FERRARI, Felipe. G. . VII Brazil-Japan International Workshop on Renewable Energy, Sustainable Development and Student Mobility. 2009. (Congresso).

2.
FERRARI, Felipe. G.. X Encontro em Pesquisa na Gradução em Filosofia da Unicamp. 2006. (Congresso).



Outras informações relevantes


Estudante do curso de Língua Japonesa do Centro de Ensino de Línguas da Unicamp, tem com freqüência orientado alunos oriundos das Universidades de Osaka (大阪大学) e de Sophia (上智大学) em Tokyo atuando como professor de língua portuguesa.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 3:16:50