Victor Iuri de Castro Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2720124129516561
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Possui graduação em Ciências Biologicas - Licenciatura pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) e mestrado em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia da Conservação pela Universidade Estadual de Montes Claros (2011). Tem experiência na área de conservação dos biomas do Cerrado e Caatinga e Zoologia. Atuou como professor da Universidade Aberta do Brasil (UAB), pela UNIMONTES. Desde 2012 trabalha como consultor ambiental (herpetofauna). Destaca-se trabalho voluntário realizado no Centro de Agricultura de Norte de Minas Gerais, com agricultores familiares, desde o ano de 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Victor Iuri de Castro Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, V. I. C.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Título: Estratégias de Manejo de Musca domestica L. (Diptera: Muscidae) em uma granjas de aves de postura,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Henrique Maia Valério.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2007
Graduação em Ciências Biologicas - Licenciatura.
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Orientador: Magno Augusto Zazá Borges.
Bolsista do(a): Somai Nordeste S/A, SOMAI, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Imunohistoquímica Aplicada em Câncer. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2006 - 2006
Infoquímicos no Controle de Pragas. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista DTI, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40


Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor formador, Enquadramento Funcional: Professor (Universidade Aberta do Brasil
Outras informações
Professor formador na Universidade Aberta do Brasil nas Disciplinas Fisiologia Animal e Avaliação de Impacto Ambiental.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estudante de mestrado, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2006 - 02/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biologicas e da Saúde, .


Centro de Agricultura do Norte de Minas Gerais, CAA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Biólogo voluntário, Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Manejo integrado de dípteros em granjas avícola

Objetivo: Identificar e determinar a sazonalidade dos dípteros muscóides presentes em granjas avícolas do norte de Minas e seus parasitóides. Comparar dois métodos para o monitoramento dos dípteros muscóides em granjas de postura e comunidades circunvizinhas. Verificar a existência de interações competitivas e outras relações ecológicas entre as espécies de parasitóides encontradas. Selecionar as espécies de parasitóides mais aptas ao uso em programas de manejo integrado de pragas na região. Baseados nos dados do trabalho, propor uma estratégia de manejo integrado de pragas para a granja..
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.
Palavras-chave: Manejo Integrado de pragas; Granja avícola.


Projetos de pesquisa


2009 - 2011
Diversidade de dípteros muscóides e seus inimigos naturais em granja de aves de postura em Montes Claros, Minas Gerais
Descrição: Os dípteros muscóides são considerados o maior problema em granjas de postura, causando danos diretos e indiretos, que refletem na produtividade e na qualidade dos produtos avícolas. O presente trabalho tem como objetivo determinar a freqüência e abundância dos dípteros muscóides presentes em uma granja de galinhas de postura, seus parasitóides e predadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Victor Iuri de Castro Alves - Integrante / Magno Augusto Zazá Borges - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
Monitoramento de dípteros muscóides e seus inimigos naturais em granja de aves de postura em Montes Claros, Minas Gerais
Descrição: As comunidades vizinhas á granja Somai Nordeste, vem por muitos anos reclamando aos órgãos ambientais, como o COPAM, sobre o crescente número de moscas em suas residências após o estabelecimento da granja. Em resposta á esta demanda, o presente projeto propõe uma parceria entre a Unimontes, a Somai Nordeste e a Superintendência Regional do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas, visando monitorar as populações de moscas oriundas da granja e propor estratégias para o controle destes insetos. Através desta parceria poderemos conhecer as principais espécies de moscas de importância médico-veterinária da região e sua flutuação populacional durante o ano. Também se propõem o estudo dos parasitóides de moscas da região, visto que eles são um dos mais promissores agentes de controle biológico de moscas e ainda não se conhece as espécies presentes em Montes Claros..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Victor Iuri de Castro Alves - Integrante / Cleandson Ferreira Santos - Integrante / Magno Augusto Zazá Borges - Coordenador.Financiador(es): Somai Nordeste S/A - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2009
Desenvolvimento de armadilha e atraentes para o monitoramento de Musca domestica
Descrição: Desenvolvimento de um produto tecnológico, seguro e atóxico de monitoramento e controle da mosca-doméstica utilizando feromônio. Através de armadilhas de sucção munidas de feromônio sexual, a serem desenvolvidos no presente projeto, será possível o combate às moscas de forma eficiente no mercado doméstico e coorporativo (empresas produtoras de alimentos, fármacos, matadouros e laticínios), configurando então a esta inovação, potencial de comercialização em todo o mundo...
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Entomologia/Especialidade: Dípteros.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. F. ; ALVES, V. I. C. ; MATIAS, L. J. ; PEREIRA, C. M. ; LEITE, L. O. ; BORGES, M. A. Z. . Impacto do tratamento com larvicida no parasitismo de Musca domestica (Diptera: Muscidae) em granja de postura em Montes Claros, MG. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu. VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007.

2.
ALVES, V. I. C.; SANTOS, C. F. ; MATIAS, L. J. ; PEREIRA, C. M. ; LEITE, L. O. ; BORGES, M. A. Z. . Relação entre o tamanho do esterco e a abundância de moscas em uma granja de aves de postura no município de Montes Claros - MG. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu. VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, V. I. C.; Rodrigues, F. ; PEREIRA, E. F. F. ; RODRIGUES, R. A. ; BORGES, M. A. Z. ; VALERIO, H. M. . Metarhizium anisopl i a e n a emergência de Musca domestica em granja de aves de postura.. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA, 2010, Brasília. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA, 2010.

2.
ALVES, V. I. C.; Rodrigues, F. ; PEREIRA, E. F. F. ; RODRIGUES, R. A. ; BORGES, M. A. Z. ; VALERIO, H. M. . Metarhizium anisopl i a e s o bre os inimigos naturais d e Musca domest i c a e m granjas de aves de postura.. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA, 2010, Brasília. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA, 2010.

3.
ALVES, V. I. C.; COSTA, L. H. ; CASTELANO, M. C. R. ; SANTOS, C. F. ; BORGES, M. A. Z. ; GOMES, C. C. G. ; EIRAS, A. E. . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA ARMADILHA BG-SENTINEL COMO UMA POSSÍVEL FERRAMENTA PARA O MONITORAMENTO DAS POPULAÇÕES DE Musca domestica EM GRANJAS DE AVES POSTURA.. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA E II ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL, 2009, FOZ DO IGUAÇÚ. ANAIS DO XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA E II ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL, 2009.

4.
RODRIGUES, C. S. ; SANTOS, C. F. ; ALVES, V. I. C. ; BORGES, M. A. Z. . OCORRÊNCIA DE ENTEROPARASITOS DE IMPORTÂNCIA MÉDICO-VETERINÁRIA EM Musca domestica (DIPTERA: MUSCIDAE) ORIUNDAS DE GRANJA AVÍCOLA E DE SUA COMUNIDADE DE ENTORNO, EM MONTES CLAROS, MG.. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. Anais XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

5.
SANTOS, C. F. ; ALVES, V. I. C. ; OLIVEIRA, V. H. F. ; MOTA-SOUZA, J. G. ; NEVES, F. S. ; BORGES, M. A. Z. . LEVANTAMENTO DA FAUNA DE CULICÍDEOS (DIPTERA: CULICIDAE) EM QUATRO FITOFISIONOMIAS EM JEQUITAÍ/MG.. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. Anais XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

6.
MOTA-SOUZA, J. G. ; OLIVEIRA, V. H. F. ; SANTOS, C. F. ; ALVES, V. I. C. ; BORGES, M. A. Z. ; QUEIROZ, A. C. M. ; NEVES, F. S. . DIVERSIDADE DE BESOUROS ROLA-BOSTA (COLEOPTERA: SCARABAEIDAE: SCARABAEINAE) EM CINCO FITOFISIONOMIAS NO NORTE DE MINAS GERAIS.. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. Anais XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

7.
DURAES, L. D. S. ; BORGES, M. A. Z. ; SANTOS, C. F. ; ALVES, V. I. C. ; MATIAS, L. J. . EFEITO SUB-LETAL DO TRIFLUMURON NO DESENVOLVIMENTO DE MUSCA DOMESTICA (DIPTERA: MUSCIDAE). In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

8.
ALVES, V. I. C.; GODINHO, C. S. ; SANTOS, C. F. ; DURAES, L. D. S. . Avaliação da bioatividade do extrato de Myracrodruon urundeuva fr. All. (Anacardiaceae) (Aroeira preta) sobre larvas de Musca domestica l. (Diptera: Muscidae).. In: 59° Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal (RN). 59° Congresso Nacional de Botânica, 2008.

9.
ALVES, V. I. C.; SANTOS, C. F. ; MATIAS, L. J. ; DURAES, L. D. S. ; BORGES, M. A. Z. . Comparação de Três Métodos de Monitoramento Populacional de Musca domestica l. (Diptera:Muscidae) em uma Granja Avícola.. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

10.
ALVES, V. I. C.; SANTOS, C. F. ; BORGES, M. A. Z. . Capacidade Predatória de Euborellia sp. (Dermaptera: Carcinophoridae) em Larvas de Musca domestica (Diptera: Muscidae). In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

11.
SANTOS, C. F. ; MATIAS, L. J. ; ALVES, V. I. C. ; BORGES, M. A. Z. . Pseudoescorpiões Foréticos Associados a Dípteros Muscóides em Esterco em Granja de Aves de Postura no Município de Montes Claros-MG. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007. v. 36.

12.
SANTOS, C. F. ; ALVES, V. I. C. ; MATIAS, L. J. ; BORGES, M. A. Z. . Avaliação de Letalidade de Dois Inseticidas Piretróides em Marava sp. (DERMAPTERA: LABIIDAE). In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007. v. 36.

13.
ALVES, V. I. C.; MATIAS, L. J. ; SANTOS, C. F. ; BORGES, M. A. Z. . Ácaros Foréticos Associados a Dípteros Muscóides em Esterco em Granja de Aves de Postura no Município de Montes Claros-MG.. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007. v. 36.

14.
ALVES, V. I. C.; SANTOS, C. F. ; MATIAS, L. J. ; PEREIRA, C. M. ; BORGES, M. A. Z. . Avaliação da Letalidade de Dois Inseticidas Piretróides em Alphitobius diaperinus (PANZER) (COLEOPTERA: TENEBRIONIDAE).. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007. v. 36.

Artigos aceitos para publicação
1.
FERNANDES, E. G. ; BORGES, M. A. Z. ; ALVES, V. I. C. ; LINDSAY, M. M. ; VALERIO, H. M. . Efficiency of chemical, biological and integrated management methods to control Musca domestica in poultry farms. REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINARIA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, V. I. C.; Rodrigues, F. ; PEREIRA, E. F. F. ; RODRIGUES, R. A. ; BORGES, M. A. Z. ; VALERIO, H. M. . Efeito do fungo Metarhizium anisoplae sobre os inimigos naturais d e Musca domestica em granjas de aves de postura.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ALVES, V. I. C.; Rodrigues, F. ; PEREIRA, E. F. F. ; RODRIGUES, R. A. ; BORGES, M. A. Z. ; VALERIO, H. M. . Efeito do fungo Metarhizium anisopliae na emergência de Musca domestica em granja de aves de postura.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALVES, V. I. C.; COSTA, L. H. ; CASTELANO, M. C. R. ; SANTOS, C. F. ; BORGES, M. A. Z. ; GOMES, C. C. G. ; EIRAS, A. E. . Avaliação da eficiência da BG-Sentinel como uma possivél ferramenta para o monitoramento da populações de Musca domestica em granjas de aves de postura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALVES, V. I. C.; SANTOS, C. F. ; MATIAS, L. J. ; DURAES, L. D. S. ; BORGES, M. A. Z. . Comparação de Três Métodos de Monitoramento Populacional de Musca domestica l. (Diptera:Muscidae) em uma Granja Avícola.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ALVES, V. I. C.; SANTOS, C. F. ; BORGES, M. A. Z. . Capacidade Predatória de Euborellia sp. (Dermaptera: Carcinophoridae) em Larvas de Musca domestica (Diptera: Muscidae).. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ALVES, V. I. C.; GODINHO, C. S. ; SANTOS, C. F. ; DURAES, L. D. S. . Avaliação da bioatividade do extrato de Myracrodruon urundeuva fr. All. (Anacardiaceae) (Aroeira preta) sobre larvas de Musca domestica l. (Diptera: Muscidae).. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ALVES, V. I. C.; SANTOS, C. F. ; MATIAS, L. J. ; PEREIRA, C. M. ; BORGES, M. A. Z. . Avaliação da Letalidade de Dois Inseticidas Piretróides em Alphitobius diaperinus (PANZER) (COLEOPTERA: TENEBRIONIDAE).. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ALVES, V. I. C.; MATIAS, L. J. ; SANTOS, C. F. ; BORGES, M. A. Z. . Ácaros Foréticos Associados a Dípteros Muscóides em Esterco em Granja de Aves de Postura no Município de Montes Claros-MG. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ALVES, V. I. C.. Coleta Seletiva e Reciclagem na Unimontes. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA COM O OBJETIVO DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL (LICENÇA DE OPERAÇÃO CORRETIVA - LOC) DA FAZENDA CANCELA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE GRÃO MOGOL/MG. 2015.

2.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA COM O OBJETIVO DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL (LICENÇA DE INSTALAÇÃO CORRETIVA - LIC) DA BARRAGEM – SAA INTEGRADO MATO VERDE E CATUTI, LOCALIZADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE MATOVERDE-MG. 2015.

3.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA SÃO DOMINGOS E OUTRAS DO EMPREENDEDOR LAF REFLORESTAMENTO E EXPLORAÇÃO DE MADEIRA LTDA. O EMPREENDIMENTO ESTÁ SITUADO NO MUNICÍPIO DE GRÃO MOGOL. 2015.

4.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DE HERPETOFAUNA COM OBJETIVO DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL (LICENÇA DE OPERAÇÃO CORRETIVA LOC) NA PROPRIEDADE SÃO FRANCISCO DA EXTREMA, LOCALIZADA NO DISTRITO DE CACHOEIRA DO MANTEIGA, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE BURITIZEIRO/MG. 2015.

5.
ALVES, V. I. C.. EVANTAMENTO DE HERPETOFAUNA COM OBJETIVO DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL (LICENÇA DE OPERAÇÃO CORRETIVA LOC) NA PROPRIEDADE CANABRAVA/ITACOLOMY, LOCALIZADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE BURITIZEIRO/MG. 2015.

6.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DAS FAZENDAS REUNIDAS ACAUÃ, MARAPUAMA, CAIÇARA, PERTENCENTES AO EMPREENDEDOR FERROESTE INDUSTRIAL LTDA. 2015.

7.
ALVES, V. I. C.. MONITORAMENTO E PELO PROGRAMA DE RESGATE, SALVAMENTO E DESTINAÇÃO DA HERPETOFAUNA NA BARRAGEM – SAA INTEGRADO MATO VERDE E CATUTI, LOCALIZADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE MATO VERDE­​ MG. 2015.

8.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA ÁGUA BRANCA, PERTENCENTE AO EMPREENDEDOR EULER EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES (EUPAR). 2015.

9.
ALVES, V. I. C.. MONITORAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA ANGÉLICA À TAMBAÚ, PERTENCENTE AO EMPREENDEDOR GERDAU AÇOS LONGOS SA. 2015.

10.
ALVES, V. I. C.. MONITORAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDAS VALE DAS EMBAÚBAS, RIACHO DOS PORCOS, EMBAÚBA SULPERTENCENTE AO EMPREENDEDOR GERDAU AÇOS LONGOS SA. 2015.

11.
ALVES, V. I. C.. MONITORAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO SENDAS (FAZENDA PORTO ALEGRE, BILUCA,BOM RETIRO, GAMELEIRA) PERTENCENTE AO EMPREENDEDOR GERDAU AÇOS LONGOS SA. 2015.

12.
ALVES, V. I. C.. RESGATE E MONITORAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA MALHADA GRANDE, PERTENCENTE AO EMPREENDEDOR RAMO VERDE EXPLORAÇÃO FLORESTAL LTDA. 2015.

13.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA EMBAÚBA SUL, PERTENCENTE AO EMPREENDEDOR GERDAU AÇOS LONGOS S/A. 2015.

14.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA FAZENDA DO SÃO FRANCISCO ACARY, PERTENCENTE AO EMPREENDEDOR GERDAU AÇOS LONGOS SA. 2014.

15.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA FAZENDA DO GAMA, PERTENCENTE AO EMPREENDEDOR GERDAU AÇOS LONGOS SA.. 2014.

16.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA FAZENDAS CERCADO DE BAIXO E DE CIMA, VALE DAS EMBAÚBAS I E II, RIACHO DOS PORCOS E SANTA BÁRBARA, PERTENCENTE AO EMPREENDEDOR GERDAU AÇOS LONGOS SA. 2014.

17.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA FAZENDA GRÃO MOGOL, PERTENCENTE AO EMPREENDEDOR TTG BRASIL. 2014.

18.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DE HERPETOFAUNA PARA EIA/RIMA COM O OBJETIVO DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL (LICENÇA DE OPERAÇÃO CORRETIVA - LOC) DA FAZENDA SANTA EFIGÊNIA I, LOCALIZADA NA BR 365, KM 200, ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE BURITIZEIRO – MG. 2014.

19.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DE HERPETOFAUNA PARA EIA/RIMA COM O OBJETIVO DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL (LICENÇA DE OPERAÇÃO CORRETIVA - LOC) DA FAZENDA SANTA EFIGÊNIA II, LOCALIZADA NA BR 365, KM 224, ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE BURITIZEIRO – MG. 2014.

20.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DE HERPETOFAUNA NAS FAZENDAS PINDAÍBA, SANTA CRUZ DO GAVIÃO, CÓRREGO DA BESTOLINA E VOLTA, LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA - MG. 2014.

21.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO EMPRESA NESTLÉ, MIRABELA, MINAS GERAIS. 2014.

22.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DOS EMPREENDIMENTOS FAZENDA SANTA LUZIA, N. SENHORA APARECIDA, BOA SORTE, IGUALDADE, SONINHO. 2014.

23.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNADA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA VAZANTÃO / VARGEM BONITA. 2014.

24.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA BOQUEIRÃO. 2014.

25.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA BOCAIÚVA. 2014.

26.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA OLHOS D'ÁGUA (MINA DA BALSA). 2014.

27.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA FAZENDA SÃO JOAQUIM E BOA SORTE. 2014.

28.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HEREPTOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA EMBAÚBA SUL. 2014.

29.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DE VETORES DA FAZENDA SANTO ANTÔNIO, UNAÍ, MINAS GERAIS. 2013.

30.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO,SITUADO NO MUNICÍPIO DE GOUVEIA-MG.. 2013.

31.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA CAPÃO DO RETIRO, PERTENCENTE À GERDAU AÇOS LONGOS SA.. 2013.

32.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA FAZENDA ÁGUA BOA , PERTENCENTE À SIDERPA ENERGÉTICA E AGROPASTORIL LTDA.. 2013.

33.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA FAZENDA ÁGUA BOA , PERTENCENTE À SIDERPA ENERGÉTICA E AGROPASTORIL LTDA.. 2013.

34.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA CACHOEIRA, PERTENCENTE À FLORESTA MINAS SA. 2013.

35.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DE HERPETOFAUNA NA PROPRIEDADE CHAPADÃO DO BUGRE, MINAS II E MINAS III,SITUADA NO MUNICÍPIO DE SACRAMENTO - MINAS GERAIS. 2013.

36.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA FAZENDA SANTO ANTÔNIO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE UNAÍ, MG. 2013.

37.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DE HERPETOFAUNA NA AREEIRA SERRA NOVA SITUADA NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS - MINAS GERAIS. O MESMO FARÁ PARTE DO EIA/RIMA.. 2013.

38.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO FAZENDA DUAS BARRAS E RIBEIRÃO, PERTENCENTE À GERDAU AÇOS LONGOS SA. O REFERIDO ESTUDO SERÁ JUNTADO AO EIA/RIMA ELABORADO PARA REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DO EMPREENDIMENTO.. 2013.

39.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DE HERPETOFAUNA NA FAZENDA BOA VISTA, SITUADA NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO - MINAS GERAIS. LEVANTAMENTO DE FAUNA PARA ESTUDOS AMBIENTAIS.. 2013.

40.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DE HERPETOFAUNA NA PROPRIEDADE PEDRA BRANCA, SITUADA NO MUNICÍPIO DE GOUVEIA - MINAS GERAIS. O MESMO FARÁ PARTE DO LEVANTAMENTO DE FAUNA PARA ESTUDOS AMBIENTAIS.. 2013.

41.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO GURGURI, GURGURI I, GURGURI II, GURGURI III, BOM SUCESSO, SÃO MIGUEL, SANTA MARTA, JAMPUCRA, BEIRA RIO, OÁSIS, TAQUARIL, CÓRREGO NOVO, PILÕES, LAGES, CÓRREGO DA ONÇA, PILÕES GRANDES. OS REFERIDOS ESTUDOS SERÃO UTILIZADOS PARA REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DOS EMPREENDIMENTOS JUNTO AO COPAM.. 2013.

42.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DE FAUNA (HERPETOFAUNA) PARA EIA/RIMA: FAZENDA ANTINHA, FAZENDA ANTINHA/BOA VISTA, FAZENDA BREJOS, FAZENDA SÃO JOÃO GRANDE/C. DO SABÃO, FAZENDA SÃO JOÃO GRANDE/CHAPADA DO CAPINAL, FAZENDA CÓRREGO DE SÃO DOMINGOS, FAZENDA CAPINAL E FAZENDA SÃO DOMINGOS, PERTENCENTES À VIENA FAZENDAS REUNIDAS LTDA.. 2013.

43.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DE FAUNA (HERPETOFAUNA) PARA EIA/RIMA COM OBJETIVO DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL (LICENÇA DE OPERAÇÃO CORRETIVA - LOC) DOS EMPREENDIMENTOS FAZENDAS ALDEIA, CACHOEIRA E AMIZADE, PERTENCENTES AO EMPREENDEDOR GERDAU AÇOS LONGOS SA. 2013.

44.
ALVES, V. I. C.. MONITORAMENTO DE FAUNA (HERPETOFAUNA) DO EMPREENDIMENTO FAZENDA GAMA, PERTENCENTE À GERDAU AÇOS LONGOS SA. 2013.

45.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA FAZENDA TAMANDUÁ, SITUADA NOS MUNICÍPIOS DE JURAMENTO, FRANCISCO SÁ, ITACAMBIRA, GRÃO MOGOL. O REFERIDO LEVANTAMENTO FARÁ PARTE DO EIA/RIMA DO EMPREENDIMENTO. 2012.

46.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA FAZENDA MALHADA GRANDE SITUADA NO MUNICÍPIO DE TAIOBEIRAS. 2012.

47.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA FAZENDA MARAMBAIA, PIRAPORA - MG. 2012.

48.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA FAZENDA SÃO JOAQUIM SITUADA NO MUNICÍPIO DE BURITIZEIRO. 2012.

49.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA DA FAZENDA SÃO JOAQUIM, SITUADA NO MUNICÍPIO DE BURITIZEIRO - MG. 2012.

50.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA FAZENDA SANTA MARTA, GRÃO MOGOL, MG. 2012.

51.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA FAZENDA LAGOA GRANDE, SITUADA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO PARAÍSO, MG. 2012.

52.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA FAZENDA REUNIDAS DO GERAIS I, RUBELITA, MG. 2012.

53.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA FAZENDA REUNIDAS DOS GERAIS III, RUBELITA, MG. 2012.

54.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA FAZENDA JIBÓIA, CARBONITA, MG. 2012.

55.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO (MINERAÇÃO), SITUADO NO MUNICÍPIO DE CAETÉ.. 2012.

56.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DOS EMPREENDIMENTOS FAZENDAS PORTO NOVO, MUTUQUINHA, BOQUEIRÃO, TAMBAÚ, FORQUILHA GRANDE, ANGÉLICA I E II, SÃO BENEDITO, SANTA MARIA E SANTA CLARA. O REFERIDO TRABALHO SERÁ ENTREGUE À SUPRAM NOROESTE PARA REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DO EMPREENDIMENTO.. 2012.

57.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DOS EMPREENDIMENTOS FAZENDA ARARAS E BOA ESPERANÇA, SITUADAS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PINHEIRO. 2012.

58.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO EMPREENDIMENTO (MINERAÇÃO), SITUADO NO MUNICÍPIO DE CURVELO. 2012.

59.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA FAZENDA BOA SORTE. 2012.

60.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA FAZENDA ARARAS E BOA ESPERANÇA. 2012.

61.
ALVES, V. I. C.. LEVANTAMENTO DA HERPETOFAUNA DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA FAZENDA LAGOA DA VEADA E REDONDA.. 2012.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, V. I. C.; SANTOS, C. F. ; BORGES, M. A. Z. . Dípteras de importância médido-veterinária - Biologia e Taxonomia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALVES, V. I. C.. Dípteros de importância médido-veterinária. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALVES, V. I. C.; SANTOS, C. F. . Taxonomia de dípteros de importância médico-veterinária. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALVES, V. I. C.. 3º Fórum Biotemas na Educação Básica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ALVES, V. I. C.. 2º Fórum Biotemas na Educação Básica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ALVES, V. I. C.. 1º Fórum Biotemas na Educação Básica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORDEIRO, F. P.; NUNES, Y. R. F.; ALVES, V. I. C.. Participação em banca de Fabíola Pereira Cordeiro.DIVERSIDADE DE DÍPTEROS MUSCÓIDES COMO VETORES MECÂNICOS DE OVOS DE HELMINTOS NO ZOOLÓGICO MUNICIPAL AMARO SÁTIRO DE ARAÚJO (PERNAMBUCO). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Montes Claros.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III SIMPÓSIO DE ENTOMOLOGIA. 2011. (Simpósio).

2.
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA. Efeito do fungo Metarhizium anisopl i a e n a emergência de Musca domestica em granja de aves de postura.. 2010. (Congresso).

3.
XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul.. Avaliação da eficiência da BG-Sentinel como uma possivél ferramenta para o monitoramento da populações de Musca domestica em granjas de aves de postura. 2009. (Congresso).

4.
59° Congresso Nacional de Botânica. Avaliação da bioatividade do extrato de Myracrodruon urundeuva fr. All. (Anacardiaceae) (Aroeira preta) sobre larvas de Musca domestica l. (Diptera: Muscidae).. 2008. (Congresso).

5.
Conservação Ambiental e Desenvolvimento sustentável no Norte de Minas Gerais. 2008. (Outra).

6.
XXII Congresso Brasileiro de Entomologia. Comparação de Três Métodos de Monitoramento Populacional de Musca domestica l. (Diptera:Muscidae) em uma Granja Avícola.. 2008. (Congresso).

7.
Sensoriamento Remoto como uma ferramenta para conservação e manejo nos trópicos. 2007. (Outra).

8.
VIII Congresso de Ecologia do Brasil. Relação entre o tamanho do esterco e a abundância de moscas em uma granja de aves de postura no município de Montes Claros-MG. 2007. (Congresso).

9.
XX Congresso Brasileiro de Parasitologia. Avaliação da Letalidade de Dois Inseticidas Piretróides em Alphitobius diaperinus (PANZER) (COLEOPTERA: TENEBRIONIDAE). 2007. (Congresso).

10.
Encontro Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 2006. (Encontro).

11.
IX Semana da Biologia e IV Encontro Norte-mineiro de Biólogos. 2006. (Encontro).

12.
II Seminário Sociedade e Meio Ambiente: O Meio Ambiente na Universidade. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES, M. A. Z. ; FARIA, M. L. ; FAGUNDES, M. ; PIMENTA, M.A.S. ; ESPÍRITO-SANTO, M.M. ; JÚNIOR. R.R. ; ALVES, V. I. C. . 1º Simpósio de Conservação dos Ecossistemas do Norte de Minas Gerais. 2007. (Outro).

2.
ALVES, V. I. C.. IX Semana da Biologia e IV Encontro Norte MIneiro de Biólogos. 2006. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 23:03:43