Aryana Lima Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2062062013289722
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Possui graduação em História - Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História, com ênfase em Formação do profissional de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, currículo, história do ensino de História e estágio supervisionado. Já atuou como avaliadora de Livros Didáticos para o PNLD e é atualmente a coordenadora de área do PIBID/História na UERN. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aryana Lima Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, A. L.;Costa, A.;Aryana Costa

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de História.
Rua Doutor Almino Afonso
Centro
59610210 - Mossoró, RN - Brasil
Telefone: (84) 33152142


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: De um Curso d'Água a Outro: memória e disciplinarização do saber histórico na formação dos primeiros professores no curso de História da USP, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Marieta de Moraes Ferreira.
Palavras-chave: historiografia; Ensino de História; USP; Formação de Professores; ihgsp.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: Historiografia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: currículo.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2008 - 2010
Mestrado em História.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: A Formação do Profissional de História - o caso da UFRN (2004 a 2008),Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Vilma de Lurdes Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico; Currículo; Ensino de História; Profissional de História.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
2003 - 2007
Graduação em História - Licenciatura Plena e Bacharelado.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: O Curso de História da UFRN e o Projeto Político Pedagógico de 2004: discutindo a formação de um profissional.
Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira.




Formação Complementar


2007 - 2007
A Educação Afro-Brasileira e o ensino de História. (Carga horária: 6h).
Departamento de História, DEHIS, Brasil.
2006 - 2006
De Herói ou Vilão a material didático. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Norte, ANPUH/RN, Brasil.
2005 - 2005
Arqueologia, História e Cultura Material. (Carga horária: 6h).
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, CCHLA, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Educacional Maria Pessoa Alves, CEMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora da 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º do Ensino Médio.


Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Revisão do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História.
02/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, UERN, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE.
03/2012 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão - UERN, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Extensão.
03/2011 - 12/2013
Direção e administração, Departamento de História, .

Cargo ou função
Coordenadora de Estágio.
09/2013 - 10/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História, .

Cargo ou função
Membro de Comissão Eleitoral para Chefe do Departamento de História.
05/2013 - 09/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à História
Orientação Teórico-Metodológica e Estágio Supervisionado III
Orientação Teórico-Metodológica e Estágio Supervisionado II
07/2011 - 09/2013
Direção e administração, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de 1ª Licenciatura em História (CAMEAM-Pau dos Ferros) / Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/ UERN.
04/2013 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação dos Processos de Vagas Não Iniciais do Curso de História.
01/2013 - 01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História, .

Cargo ou função
Membro de Comissão Eleitoral Departamental.
08/2012 - 12/2012
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Contemporânea II
Orientação Teórico Metodológica e Estágio Supervisionado IV
Orientação Teórico-Metodológica e Estágio Supervisionado I
09/2010 - 09/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História, .

Cargo ou função
Orientadora Acadêmica do Curso de História.
02/2012 - 07/2012
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Contemporânea I
Orientação Teórico Metodológica e Estágio Supervisionado III
Orientação Teórico-Metodológica e Estágio Supervisionado IV
08/2011 - 12/2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Contemporânea II
Orientação Teórico Metodológica e Estágio Supervisionado IV
Metodologia do Ensino de História
02/2011 - 07/2011
Ensino, Curso de História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Contemporânea I
Orientação Teórico-Metodológica em Estágio Supervisionado III
Orientação Teórico-Metodológica e Estágio Supervisionado IV
02/2011 - 06/2011
Ensino, História, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Ensino de História
01/2011 - 01/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Eleitoral para Chefe do Departamento de História.
12/2010 - 01/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História, .

Cargo ou função
Membro de Comissão Eleitoral Departamental.
12/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de História, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação dos Processos de Vagas Não Iniciais do Curso de História.
08/2010 - 12/2010
Ensino, Curso de História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Contemporânea II
Orientação Teórico-Metodológica em Estágio Supervisionado II

Faculdade de Natal, FAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Atividades

03/2010 - 06/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista de Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista de Estágio Docência pela CAPES/REUNI nos semestres 2009.1 e 2009.2 na disciplina História do Brasil III no curso de graduação em História da UFPB.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista de Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista de Estágio Docência pela CAPES/REUNI nos semestres 2008.1 e 2008.2 na disciplina Teoria da História no curso de graduação em História da UFPB.


Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Norte, ANPUH/RN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação como secretária da entidade na função de organização do VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsa de Iniciação à Docência, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de iniciação à docência (monitoria) vinculada ao projeto intitulado: "De um curso de água a outro: a transição assistida ao ofício do historiador."

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsa de Iniciação à Docência, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista vinculada ao projeto de iniciação à docência (monitoria) intitulado "Teoria, Metodologia e Ensino de História para aluno ingressantes".


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC RN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Idiomas, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Inglês



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
A Formação de Historiadores pela UERN (1967 - 2005)
Descrição: A pesquisa do projeto consiste em compreender como se constituiu o curso de História da UERN e como as práticas de transmissão e manutenção da cultura profissional do historiador intervieram e/ou mantiveram relações com a produção local de história. Teve como suporte teórico-metodológico os textos de André de Chervel e Michel de Certeau, que por sua vez, contribuíram para entendimento de como as inovações do campo da história das disciplinas escolares podem contribuir também para repensar a história ensinada na academia, claro que foram reconhecidas as especificidades de cada um dos níveis de ensino. E por fim nos possibilitaram um diálogo como as obras de historiografia brasileira e norte-rio-grandense para fins de contextualização. Estes nos ajudaram a enveredar pelo caminho de nossa pesquisa, cujo recorte adotado compreende as décadas de 70, 80 e 90, até 2005, quando este passou pela sua última reformulação curricular. Como fonte, utilizamos os acervos existentes na UERN (a documentação presente no Departamento de História e a Biblioteca do Campus Central)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aryana Lima Costa - Coordenador.
2011 - 2012
Ensino de história e o fenômeno do cangaço em Mossoró
Descrição: O objetivo desta pesquisa é investigar as relações estabelecidas entre os diferentes saberes responsáveis pela produção de sentidos para o passado presentes na sociedade, tomando como objeto de estudo o fenômeno do cangaço. Assim, procuraremos analisar convergências e diferenças entre o conhecimento produzido pela academia e também por outros lugares sociais a respeito desse tema, de relevante importância na construção de uma identidade mossoroense. Analisaremos esta confluência a partir do saber histórico escolar, representativo dessa apropriação do saber especializado e de outros saberes produzidos por outras instâncias: eventos comemorativos, materiais didáticos, memória. Nossos sujeitos serão professores, alunos e materiais didáticos. Como produzem o conhecimento histórico acerca da temática do cangaço? Que relações de força entre os discursos concorrem para essa construção? Que representações constroem sobre a temática? E em última instância, como o conhecimento histórico circula entre a universidade e os sujeitos fora dela?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Aryana Lima Costa - Coordenador.


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: História & Ensino
2013 - Atual
Periódico: Revista Extendere


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Formação do profissional de História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Historiografia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
"De um curso de água a outro: a transição assitida para o ofício do historiador", PROGRAD/UFRN.
2006
"De um curso de água a outro: a transição assitida para o ofício do historiador", PROGRAD/UFRN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Aryana Costa2018Aryana Costa. Considerações sobre o Ensino Superior de História como Prática e como Objeto de Pesquisa. Revista Perspectiva Histórica, v. 6, p. 133-156, 2018.

2.
COSTA, A. L.2016COSTA, A. L.; ALBERTI, V. ; ZALLA, J. . Entrevista com Verena Alberti: História Oral, formação de professores e ensino de História. Revista do Lhiste, v. 3, p. 107-115, 2016.

3.
Costa, A.2014Costa, A.. Entre História da Formação de Historiadores e Metodologia do Ensino Superior: uma análise a partir dos Anais dos Simpósios de Professores Universitários (1961-1973). REVISTA SERTÕES - REVISTA ELETRÔNICA DE HISTÓRIA, v. 4, p. 31-41, 2014.

4.
Costa, A.2014Costa, A.; ZALLA, J. . Sobre história e ensino: entrevista com Marieta de Moraes Ferreira. REVISTA DO LHISTE, v. 1, p. 192-203, 2014.

5.
COSTA, A. L.2013COSTA, A. L.. Professores em formação, formadores de professores: que profissão ensinam os cursos de graduação em História?. Revista História Hoje, v. 01, p. 43-64, 2013.

6.
COSTA, A. L.2010 COSTA, A. L.. A Extensão na Formação de Profissionais de História. Revista Brasileira de História (Impresso), v. 30, p. 35-53, 2010.

7.
COSTA, A. L.2010 COSTA, A. L.. O Papel dos Cursos de Graduação em História - uma discussão sobre a formação dos profissionais de História. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online), v. 3, p. 9-27, 2010.

8.
COSTA, A. L.2007COSTA, A. L.; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de . O ensino de História como objeto de pesquisa no Brasil: no aniversário de 50 anos de uma área de pesquisa, notícias do que virá. Saeculum (UFPB), v. 16, p. 10-20, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, A. L.; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Org.) . Para que(m) se avalia? Livros Didáticos e Avaliações (Brasil, Chile, Espanha, Japão, México e Portugal). 1. ed. Natal: EDUFRN, 2014. v. 1. 164p .

Capítulos de livros publicados
1.
Costa, A.. História Local. In: Margarida Maria Dias de Oliveira; Marieta de Morais Ferreira. (Org.). Dicionário de Ensino de História. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2018, v. , p. 1-20.

2.
COSTA, A. L.. Ensino Superior de História e Cultura Histórica: reflexões para um campo de pesquisa. In: Carla Mary S. Oliveira; Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano. (Org.). Cultura Histórica e Ensino de História. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2014, v. 1, p. 111-136.

3.
COSTA, A. L.. No Laboratório da sala de aula ou a experiência de uma monitoria. In: Margarida Maria Dias de Oliveira. (Org.). Como se formam os professores de História: vivências e experiências na iniciação à docência. 1ed.Natal: EDUFRN, 2009, v. , p. 37-46.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, A. L.. Uma pedagogia da História para formar professores: as lições de um agregé na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (1935-1937). In: XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: história e democracia, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017. p. 1-10.

2.
Costa, A.. Fontes orais para o ensino superior de História: memórias sobre o curso de História e Geografia da USP. In: XIII Encontro Nacional de História Oral, 2016, Porto Alegre. Anais Eletrônicos do XIII Encontro Nacional de História Oral, 2016. p. 1-16.

3.
COSTA, A. L.. A construção da cadeira de História das Civilizações da USP nas cartas de Jean Gagé, Branca Caldeira e Eurípedes Simões de Paula.. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais Eletrônicos, 2015.

4.
COSTA, A. L.. Entre História da formação de historiadores e metodologia de Ensino Superior: uma análise a partir dos Anais dos Simpósios de professores universitários (1961 ? 1973). In: XVI Encontro Regional de História ANPUH Rio, 2014, Rio de Janeiro. Anais XVI Encontro Regional de História ANPUH Rio: Saberes e Práticas Científicas, 2014.

5.
COSTA, A. L.. ?Se ensina História como se aprende História?: Teoria e Metodologia da História na formação de professores. In: XV Encontro Regional de História da ANPUH-RJ, 2012, São Gonçalo-RJ. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH-RJ, 2012.

6.
COSTA, A. L.. Formação de Profissionais de História e a Prática como Componente Curricular. In: IX Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2011, Florianópolis. Anais do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História/ América Latina em perspectiva : culturas, memórias e saberes. Florianópolis: UFSC/CED, 2011. v. 1.

7.
COSTA, A. L.. Ensinar História no ensino superior ? reflexões sobre a formação do professor universitário de História. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo - SP. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo - SP: ANPUH-SP, 2011. p. 1-11.

8.
COSTA, A. L.. As Prescrições para a Formação de Historiadores no Brasil. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História, 2009.

9.
COSTA, A. L.. Formar para que? Contribuições dos Anais do I Simpósio Nacional de Professores Universitários de História para uma historiografia do ensino superior de História. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia. Anais do VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Uberlândia: EDUFU, 2009.

10.
COSTA, A. L.. A Formação do Profissional de História - o caso da UFRN (2004 a 2008). In: VIII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2008, São Paulo. Anais do VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de História, 2008.

11.
COSTA, A. L.. A Formação do Profissional no curso de História da UFRN a partir do Projeto Político Pedagógico de 2004 - da intenção à prática. In: III Encontro Estadual de História: História e Ética, 2008. Anais do III Encontro Estadual de História: História e Ética, 2008.

12.
COSTA, A. L.. Apologia do ensino de História: a didática da História em Jörn Rüsen. In: XIII Encontro Estadual da ANPUH História e Historiografia: Entre o Nacional e o Regional, 2008, Guarabira. Anais do XIII Encontro Estadual da ANPUH: Entre o Nacional e o Regional, 2008.

13.
COSTA, A. L.. DCN e PPP no curso de História da UFRN: descobrindo um curso novo, pesquisando as promessas de um Projeto. In: VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2007, Natal - RN. Anais do VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2007.

14.
COSTA, A. L.. Teoria, Metodologia e Ensino de História para alunos ingressantes. In: II Encontro Regional de História da ANPUH / RN, 2006, Natal - RN. Anais do II Encontro Regional de História da ANPUH / RN, 2006. p. 243-251.

15.
COSTA, A. L.. De um Curso d'água a outro: a transição assistida para o ofício do historiador. In: I Seminário Interdisciplinar em História e Educação da UFES, 2006, Vitória. Anais Eletrônicos do I Seminário Interdisciplinar em História e Educação, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, A. L.. Se Ensina História Como se Aprende História: teoria e metodologia da história na formação de professores. In: VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2012, Campinas- SP. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Campinas-SP, 2012.

2.
COSTA, A. L.. Formação de Profissionais de História e a Prática como Componente Curricular. In: IX Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2011, Florianópolis. Caderno de Resumos: américa latina em perspectiva: culturas, memórias e saberes. Florianópolis: UFSC/CED, 2011. p. 60-60.

3.
COSTA, A. L.. Ensinar História no ensino superior ? reflexões sobre a formação do professor universitário de História. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo - SP. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo - SP: ANPUH-SP, 2011.

4.
COSTA, A. L.. As Prescrições para a Formação de Historiadores no Brasil. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Simpósios Temáticos e Resumos do XXV Simpósio Nacional de História, 2009. p. 113-113.

5.
COSTA, A. L.. Formar para que? Contribuições dos Anais do I Simpósio Nacional de Professores Universitários de História para uma historiografia do ensino superior de História. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia. Anais - Caderno de Programação e Resumos do VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Uberlândia, 2009. p. 99-99.

6.
COSTA, A. L.. Apologia do Ensino de História: a didática da História em Jörn Rüsen. In: XIII Encontro Estadual da ANPUH História e Historiografia: Entre o Nacional e o Regional, 2008, Guarabira. Programação e Caderno de Resumos do XIII Encontro Estadual da ANPUH - PB, 2008.

7.
COSTA, A. L.. A Formação do Profissional no curso de História da UFRN a partir do Projeto Político Pedagógico de 2004 - da intenção à prática. In: III Encontro Estadual de História: História e Ética, 2008. Caderno de Programação e Resumos do III Encontro Estadual de História: História e Ética, 2008. p. 29-29.

8.
COSTA, A. L.. A Formação do Profissional de História - o caso da UFRN (2004 a 2008). In: VIII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2008, São Paulo. Caderno de Programação e Resumos do VIII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. São Paulo, 2008. p. 160-161.

9.
COSTA, A. L.. De um Curso d'água a outro: a transição assistida para o ofício do historiador. In: XXIV Simpósio Nacional de História / ANPUH, 2007. Anais - XXIV Simpósio Nacional de História / ANPUH, 2007.

10.
COSTA, A. L.. DCN e PPP no Curso de História da UFRN: descubrindo um curso novo, pesquisando as promessas de um projeto. In: VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2007, Natal. Caderno de Programação e Resumos do VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2007. p. 56-56.

11.
COSTA, A. L.. Teoria, Metodologia e Ensino de História para alunos ingressantes. In: II Encontro Regional de História da ANPUH / RN, 2006, Natal - RN. Caderno de resumos do II Encontro Regional de História da ANPUH / RN, 2006. p. 33-33.

12.
COSTA, A. L.. As Prescrições para os Cursos de História: DCN e PPP na UFRN. In: VI Encontro Estadual de História: História, Sociedade e Cultura, 2006, Recife. Caderno de Resumos do VI Encontro Estadual de História / Anpuh PE, 2006. p. 47-47.

13.
COSTA, A. L.. De um Curso de água a outro: a transição assistida para o ofício do historiador. In: I Seminário Interdisciplinar em História e Educação da UFES, 2006, Vitória. Caderno de Resumos do I Seminário Interdisciplinar em História e Educação da UFES, 2006. p. 28-28.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, A. L.. Materiais Didáticos no Ensino Superior de História: 50 textos de História do Brasil de Déa Fenelon. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA, A. L.. ?Se ensina História como se aprende História?: teoria e metodologia da História na formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COSTA, A. L.. ?Se ensina História como se aprende História?: teoria e metodologia da História na formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA, A. L.. Ensinar História no Ensino Superior - Reflexões sobre a formação do professor universitário de história. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA, A. L.. O Papel dos Cursos de Graduação em História ? uma discussão sobre a formação dos profissionais de História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COSTA, A. L.. Formar para que? Contribuições dos Anais do I Simpósio Nacional de Professores Universitários de História para uma historiografia do ensino superior de História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA, A. L.. As Prescrições para a Formação de Historiadores no Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
COSTA, A. L.. A formação do profissional no curso de História da UFRN a partir do projeto político pedagógico de 2004: da intenção à prática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COSTA, A. L.. A Formação do Profissional no curso de História da UFRN a partir do Projeto Político Pedagógico de 2004 - da intenção à prática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
COSTA, A. L.. Apologia do ensino de História: a didática da História em Jörn Rüsen. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
COSTA, A. L.. DCN e PPP no Curso de História da UFRN: descubrindo um curso novo, pesquisando as promessas de um projeto. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
COSTA, A. L.. DCN e PPP no Curso de História da UFRN: descubrindo um curso novo, pesquisando as promessas de um projeto. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
COSTA, A. L.. De um Curso de água a outro: a transição assistida para o ofício do historiador. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
COSTA, A. L.. Teoria, Metodologia e Ensino de História para alunos ingressantes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Costa, A.. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2017: História: Ensino Fundamental: Anos Finais. 2017.

2.
Costa, A.. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2016: Ciências Humanas e da Natureza/Livro Regional: Ensino Fundamental: Anos Iniciais. 2016.

3.
Costa, A.. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2015: História: Ensino Médio. 2015.

4.
COSTA, A. L.. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2014: História: Ensino Fundamental: Anos Finais. 2014.

5.
COSTA, A. L.. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2013: História: Ensino Fundamental: Anos Iniciais. 2013.

6.
COSTA, A. L.. Acervos Complementares: alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, A. L.. O ensino de História como problemática do profissional de História. 2012. (Coordenação de Simpósio Temático).

2.
COSTA, A. L.; CARVALHO, S. M. . Ensino de História e Identidades. 2010. .

3.
COSTA, A. L.; CARVALHO, S. M. . Ensino de História: historiografia e perspectivas atuais. 2009. .

4.
COSTA, A. L.. Abordagens sobre o ensino de História no cotidiano: livro didático em foco. 2009. (Coordenação de Simpósio Temático).

5.
COSTA, A. L.. Ensino de História: historiografia e prática. 2009. (Coordenação de Simpósio Temático).

6.
COSTA, A. L.; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de ; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro . Acervos e Ensino de História. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, L. R.; BRAZ, E. P.; COSTA, A. L.. Participação em banca de Maria da Conceição Santos de Lima Souza. Movimento Sem Terra e programas educacionais: discurso e efetivação em assentamentos em Mossoró-RN. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Região Nordeste) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, L. R.; FALCAO, M. L.; COSTA, A. L.. Banca Examinadora para processo seletivo de contrato provisório de Professor de História. 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

2.
SILVA, L. R.; FALCAO, M. L.; COSTA, A. L.. Comissão de Avaliação do processo de seleção simplificada para contratação docente por tempo determinado (professor de história). 2012. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

3.
SILVA, L. R.; FALCAO, M. L.; COSTA, A. L.. Comissão de Avaliação do Processo de Seleção Simplificada para Contratação Docente por Tempo Determinado. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Ensino de História.Considerações sobre a Sala de aula de História como Objeto de Pesquisa: o caso da USP (11934-1945). 2018. (Outra).

2.
XXVIII Simpósio Nacional de História.A construção da cadeira de História das Civilizações da USP nas cartas de Jean Gagé, Branca Caldeira e Eurípedes Simões de Paula. 2015. (Simpósio).

3.
8 Seminário Brasileiro de História da Historiografia.Materiais Didáticos no Ensino Superior de História: 50 textos de História do Brasil de Déa Fenelon. 2014. (Seminário).

4.
VII Simpósio Nacional de História Cultural: Escritas, Circulação, Leituras e Recepção.Historiografia, Memória e Projeto: a herança dos Annales no curso de História e Geografia da USP. 2014. (Simpósio).

5.
II Semana de Humanidades.As Novas Tecnologias da educação e o conhecimento histórico e geográfico: panorama e potencialidades. 2013. (Encontro).

6.
I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades.História, Profissionalização e os Desafios para o Século XXI. 2013. (Seminário).

7.
V Semana Universitária do Campus Caicó (UERN).Prática como componente curricular: princípios legais, teóricos e experiências. 2013. (Encontro).

8.
X Semana de História.Materiais Didáticos e Ensino de História. 2013. (Encontro).

9.
V Encontro Estadual de História.Ensino de História no século XXI: construindo uma nova pauta de discussões?. 2012. (Encontro).

10.
V Semana de História da UERN.O Lugar da História na Escola: embates e perspectivas. 2012. (Encontro).

11.
III Seminário de História e Cultura Histórica - PPGH/ UFPB.Cultura Histórica e Ensino de História. 2011. (Seminário).

12.
I Semana de História em João Câmara/RN.Mudanças e Permanências no Ensino de História: refletindo a formação dos/as professores/as e os descaminhos do currículo de História. 2011. (Encontro).

13.
XIII Fórum do Cangaço.Indumentárias e Adereços dos Cangaceiros. 2011. (Encontro).

14.
I Semana de Humanidades - FAFIC UERN.O Ensino de História na Formação de Professores: reflexões a partir de experiências plurais. 2010. (Encontro).

15.
II Seminário de História e Cultura Histórica. 2009. (Seminário).

16.
VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.Formar para que? Contribuições dos Anais do I Simpósio Nacional de Professores Universitários de História para uma historiografia do ensino superior de História. 2009. (Encontro).

17.
XXV Simpósio Nacional de História.As Prescrições para a Formação de Historiadores no Brasil. 2009. (Simpósio).

18.
5º Seminário de Iniciação à Docência da UFRN.Monitoria: um resgate histórico (debatedora na mesa redonda). 2008. (Seminário).

19.
III Encontro Estadual de História: História e Ética.A Formação do Profissional no curso de História da UFRN a partir do Projeto Político Pedagógico de 2004 - da intenção à prática. 2008. (Encontro).

20.
VIII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História.A formação do profissional no curso de História da UFRN a partir do projeto político pedagógico de 2004: da intenção à prática. 2008. (Encontro).

21.
XIII Encontro Estadual da ANPUH História e Historiografia: Entre o Nacional e o Regional.Apologia do Ensino de História: a didática da História em Jörn Rüsen. 2008. (Encontro).

22.
I Semana de Estudos Históricos."O Curso de História da UFRN: gestão, currículo e PPP". 2007. (Encontro).

23.
VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.DCN e PPP no Curso de História da UFRN: descubrindo um curso novo, pesquisando as promessas de um projeto. 2007. (Encontro).

24.
XV Semana de Humanidades / UFRN. 2007. (Encontro).

25.
XV Semana de Humanidades / UFRN.DCN e PPP no Curso de História da UFRN: descubrindo um curso novo, pesquisando as promessas de um projeto. 2007. (Encontro).

26.
XXIV Simpósio Nacional de História / ANPUH."De um curso de água a outro: a transição assitida para o ofício do historiador". 2007. (Simpósio).

27.
I Encontro Nordestino do Ministério Público: Em Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural. 2006. (Encontro).

28.
II Encontro Regional de História da ANPUH / RN.Teoria, Metodologia e Ensino de História para alunos ingressantes. 2006. (Encontro).

29.
I Seminário Interdisciplinar em História e Educação da UFES.De um Curso de água a outro: a transição assistida para o ofício do historiador. 2006. (Seminário).

30.
I Seminário Interdisciplinar em História e Educação da UFES. 2006. (Seminário).

31.
Mesa Redonda - Espaços Agrários: pesquisas e conhecimentos, palestrada pela Profa. Dra. Zilda Márcia Grícoli Iokoi e Profa. Dra. Denise Matos Monteiro. 2006. (Outra).

32.
Palestra - Memória e História na Revista Nova Escola, palestrada pela Profa. Dra. Margarida Maria Dias de Oliveira. 2006. (Outra).

33.
Palestra - Visões da Fronteira Tropical: o reformismo de fronteiras em perspectiva comparada palestrada pela Profa. Dra. Maria Emilia Monteiro Porto. 2006. (Outra).

34.
VI Encontro Estadual de História: História, Sociedade e Cultura.As Prescrições para os Cursos de História: DCN e PPP na UFRN. 2006. (Encontro).

35.
VI Jornadas Internacionais de Educação Histórica: perspectivas de investigação em Educação Histórica. 2006. (Encontro).

36.
II Seminário de Iniciação à Docência."Introdução à História para Alunos Ingressantes". 2005. (Seminário).

37.
Palestra - O Discurso Interpretativo sobre a I Guerra Mundial, palestrada pela Profa. Dra. Maria de Lourdes Mônaco Janotti. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Costa, A.; FALCAO, M. L. . I Encontro de Saberes Históricos: formação de professores de História e Ensino. 2018. (Congresso).

2.
COSTA, A. L.. II Semana de Humanidades - Ciência, Tecnologia e Educação. 2013. (Congresso).

3.
COSTA, A. L.. Monitora no VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edja Silva Januário. O Terço na Mão e o Esfregão no Chão: a Educação no Colégio Sagrado Coração de Maria, na cidade de Mossoró (1916-1918). Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Brenna Kezia Ferreira Moura. Sufrágio Feminino em Mossoró nas páginas do Jornal O Mossoroense. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raphael Alves da Costa Torres. A América Portuguesa nos Livros Didáticos: iconografia, exercícios e conceitos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Aryana Lima Costa.

2.
Antonia Andreza Ribeiro Alves. A Presença Holandesa no Rio Grande do Norte: uma análise a partir da historiografia local. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Aryana Lima Costa.

3.
Antônio Gleivérson Gliese Costa Antunes. O uso didático de jornais no ensino de História. Como utilizar jornais na sala de aula?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Aryana Lima Costa.

4.
Janilson Xavier de Mesquita. Educação e Igreja: a igreja em Mossoró como fundadora e mantenedora de instituições de educação pública (1949-1970). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Aryana Lima Costa.

5.
Francisco Gildevan Holanda do Carmo. Representações docentes sobre o ensino de história no campo: o que dizem os professores acerca das suas vivências pedagógicas nas comunidades rurais de mossoró?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Aryana Lima Costa.

6.
Karoline Margarida Fernandes Januário. O Ensino de História na Cidade de Caraúbas nos anos de 1970 à 1978. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Aryana Lima Costa.

7.
Bruno Alexandro de Souza Pereira. O Ensino de História Local nas Escolas de Apodi/RN: as metodologias docentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Aryana Lima Costa.

8.
Vagner Medeiros Gondim. Reflexões sobre o ensino de história no ensino médio em Upanema na década de 80. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Aryana Lima Costa.

Iniciação científica
1.
Leandro Batista de Araújo. A Formação de Historiadores pela UERN (1967 - 2005). 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Aryana Lima Costa.

2.
Francisco Valdiano Moisés de Andrade. Ensino de História e o fenômeno do cangaço em Mossoró. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Orientador: Aryana Lima Costa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 17:50:37