Vitor Hugo Freitas Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5218954387107307
  • Última atualização do currículo em 23/07/2018


Doutorando em Ciências Ambientais na Universidade Federal do Pará (CAPES 5), mestre em Gestão e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal do Pará (CAPES 5) (2012), especialista em Redes de Computadores pela Universidade Federal do Pará (2009) e graduado em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Pará (2005). Possui experiência em linguagens de programação, modelos de distribuição de espécies, conservação e biodiversidade. É membro da Rede ATDN (Amazon Tree Diversity Network) - atdn.myspecies.info/). Teve seu primeiro artigo cientifico de Qualis A1 publicado na Nature em janeiro de 2018 - https://www.nature.com/articles/s41598-017-18927-1. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vitor Hugo Freitas Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, V. H. F.;GOMES, VITOR F.;GOMES, V. F.;GOMES, VITOR H. F.

Endereço


Endereço Profissional
Museu Paraense Emílio Goeldi, Diretoria, Coordenação de Botânica.
Av. Perimetral 1901
Terra Firme
66077830 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32176065
URL da Homepage: www.museu-goeldi.br


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Ciências Ambientais.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
com período co-tutela/sanduíche em (Orientador: ).
Título: ANÁLISE DOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DO DESMATAMENTO SOBRE A FLORA ARBÓREA DA AMAZÔNIA,
Orientador: Ima Célia Guimarães Vieira.
Coorientador: Hans ter Steege.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Amazônia; Mudanças climáticas; Desflorestamento; Species distribution modelling.
Grande área: Outros
2010 - 2012
Mestrado profissional em Gestao dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazonia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Modelagem de Distribuição de Espécies Ameaçadas no Estado do Pará: Um enfoque sobre as Unidades de Conservação, Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Breno Cesar de Oliveira Imbiriba.
2008 - 2009
Especialização em Redes de Computadores. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: SOLUÇÃO PARA INSERÇÃO DE PEQUENOS GRUPOS DE USUÁRIOS AO CONTEXTO DA INTERNET UTILIZANDO TECNOLOGIAS WIRELESS, UMA CHAMADA PARA A INCLUSÃO DIGITAL..
Orientador: Francisco Edson Lopes da Rocha.
2002 - 2005
Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados.
Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.
Título: LD - Software de Leitura Dinâmica e Compreenção.
Orientador: Andracir Oliveira da Silva.




Formação Complementar


2015 - 2015
Estatística Aplicada a Séries Temporais. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Introdução ao Programa de Estatística R. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.
2011 - 2011
I Oficina de Modelagem do Projeto Cenários. (Carga horária: 16h).
Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.
2009 - 2009
Curso do Software Mata Nativa 2. (Carga horária: 12h).
Instituto Econativa, Econativa, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Curso de Banco de Dados Relacional utilizando SQL.. (Carga horária: 25h).
Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.


Atuação Profissional



Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Bolsista de Pós- Graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista de Ensino, Carga horária: 20
Outras informações
Gerenciamento de recursos computacionais no suporte de projetos de pesquisa, provendo também soluções no sentido da otimização do ambiente computacional dos projetos. Desenvolvimento de atividades de pesquisa em projetos de florestas primárias, tais como relatórios técnicos e artigos científicos (sobre meio-ambiente, silvicultura, conservação e manejo florestal, recuperação de áreas degradadas, reflorestamento).

Atividades

05/2008 - 07/2014
Outras atividades técnico-científicas , Diretoria, Diretoria.

Atividade realizada
Pesquisas de Florestas Primárias.

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando
Outras informações
Pesquisa sobre os impactos das mudanças climáticas e do desmatamento na diversidade da flora arbórea da Amazônia. Pesquisa desenvolvida em conjunto com Naturalis Biodiversity Center e Vrije Universiteit Amsterdam.


FUNENSEG, FENSF_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Disciplinas ministradas: Informática Seguro Rural Seguro de Cascos Marítimos



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
DESENVOLVIMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DE LIVRE ACESSO DE SOFTWARE PARA RESTAURAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS DE RESERVA LEGAL (ARL) E DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) NA AMAZÔNIA
Descrição: Descrição: A restauração florestal de uma área degradada deve ter como objetivos recuperar a integridade biológica (estrutura) e ecológica da vegetação e, em termos de solo, as propriedades físicas e químicas consequentemente, também, os organismos do solo. Concomitantemente, almeja-se recuperar a capacidade produtiva (as funções, como p.ex. produção de matérias primas e a prestação de serviços ecossistêmicos, entre outras) e minimizar a degradação ambiental que envolve danos ou perdas de populações de espécies nativas vegetais e/ou animais (degradação da biodiversidade) ou perturbação no ecossistema que promova a perda de funções críticas, como, por exemplo, dos ciclos biogeoquímicos e da ciclagem de nutrientes (degradação do ecossistema). O processo de seleção das espécies para a recuperação/restauração tem, necessariamente, que atender a duas premissas básicas para o sucesso do empreendimento: fornecer uma estrutura diamétrica das espécies arbóreas neste novo ecossistema semelhante àquela originalmente existente, e apresentar uma composição florística, em relação às principais famílias botânicas, análoga àquelas da floresta primitiva. As espécies florestais que contemplam essas premissas podem ser entendidas como sendo espécies estruturantes (Salomão et al. 2012a,b,c; Salomão et al., 2013). Aplicando técnicas de estatística multivariadas (Análise de Componentes Principais ? ACP e Análise Fatorial ? AF), Salomão et al. (2012a; 2013) propuseram o emprego do índice fitossociológico e socieconomico (IFSE) para determinação das espécies florestais indicadas bem como, da respectiva quantidade de mudas a plantar por unidade de área. O problema desta técnica e, consequentemente, do emprego do índice é que o software utilizado (SPSS? e Excel?) em trabalhos científicos, tem entraves fora do alcance da maioria da população, mesmo dos acadêmicos, dado o elevado preço de mercado. Além disso, o maior problema é que exige conhecimento específico em estatística multivariada o que a maioria dos potenciais usuários não consegue operar. Em função disso, o desenvolvimento deste projeto adquire um elevado alcance de inclusão social, econômica, ambiental e cultural, diante do paradigma da Sustentabilidade e da Conservação. Com isto atende-se aos requisitos técnicos para uma adequada restauração/recuperação de áreas de reserva legal e de preservação permanente, bem como de áreas sujeitas a utilização agropecuária por meio da combinação de espécies em sistemas florestais, agroflorestais e agrosilvopastoris...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
CÓDIGO DE BARRAS DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA AMAZÔNIA (BARCODING CAXIUANÃ)
Descrição: A Rede Amazônica de Diversidade de Árvores Amazon Tree Diversity Network (ATDN), criada em 2000 reune cerca de 150 cientistas que detém perto de 1.500 parcelas bem distribuídas em toda a Bacia Amazônica e no Escudo das Guianas. Seu banco de dados contém perto de 1.300 parcelas com a composição completa, somando mais de 600.000 indivíduos e cerca de 5.000 nomes de espécies válidas (ter Steege et al 2003). Muitas dessas espécies não podem ser identificadas sem flores e frutos, já que estes não estão disponíveis quando as parcelas são amostrads. Embora o banco de dados ATDN seja o maior banco de dados com informações sobre as espécies de árvore na Amazônia, de longe, várias questões importantes, tais como " quantas espécies existem na Amazônia ", "quais são os nomes', "quais as espécies estão mais ameaçadas e onde se encontram" são dificultados pela falta dos nomes de espécies raras dentro e fora de nossas parcelas. Prevemos que pelo menos 16 mil espécies de árvores ocorrem na Amazônia e que 11 mil delas têm uma população inferior a 1 milhão de indivíduos ( ter Steege et al, 2013 ). Isso é apenas 0,12% de todas as árvores da Amazônia. Encontrar essas árvores (algumas das quais podem estar em nosso banco de dados, mas não podem ser identificadas até o momento) e nomeá-las é um sério desafio, que nós gostaríamos de enfrentar. Assim, o objetivo deste projeto é aplicar o "DNA barcode" para todas as morfo- espécies das parcelas permanentes ( que compõem a rede ATDN) da Floresta de Terra Firme da Estação Científica de Caxiuanã (17 hectares) e no Herbário MG, do Museu Paraense Emilio Goeldi, localizados no estado do Pará. Prevemos que, com esta nova técnica, a maioria das espécies do banco ATDN pode ser identificada, e mesmo na ausência de um nome de uso corrente, pode haver comparação entre as parcelas. Além disso, a informação genética obtida pode ser usada para construir modelos sobre a história evolutiva da Amazônia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Vitor Hugo Freitas Gomes - Integrante / Leandro Valle Ferreira - Integrante / Rafael de Paiva Salomão - Coordenador / Hans ter Steege - Integrante / Ima Célia Guimarães Vieira - Integrante / Dário Dantas do Amaral - Integrante.
2008 - 2010
ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DAS ÁREAS DE CONSOLIDAÇÃO, EXPANSÃO E RECUPERAÇÃO DE MACROZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO ESTADO DO PARÁ COM ENFASE NA BIODIVERSIDADE
Descrição: MUSEU GOELDI: LEANDRO VALLE FERREIRA ? CCTE, MARCELO CORDEIRO THALES ? CPPG, JORGE LUIZ GAVINA PEREIRA ? CPPG, RAFAEL DE PAIVA SALOMAO ? CBO,.SAMUEL SOARES DE ALMEIDA ? CBO, REGINA OLIVEIRA ? CPPB, ULISSES GALATTI ? CZO BOLSISTAS: VITOR HUGO FREITAS GOMES ? CBO, CAMILA DA SILVA FURTADO ? CCTE, PRISCILLA PRESTES CHAVES ? CCTE, CRISALDA LIMA ? CZO, PAULO AMORIM DA SILVA ? CCTE, JORGE L. MARTINS ? CCTE, DENISE DE ANDRADE CUNHA ? CCTE, DARLEY CALDERADO LEAL ? CCTE TÉCNICO: LUIZ CARLOS LOBATO BATISTA ? CBO UFPA; JOSE ANTONIO M. FERNANDES, SELVINO NECKEL, ESTHER I.C. FREIFRAUVONDEDEBUR.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2015
MONITORAMENTO DOS PROGRAMAS AMBIENTAIS DO MEIO BIÓTICO DA MINERAÇÃO ALCOA, MUNICÍPIO DE JURUTI, ESTADO DO PARÁ
Descrição: MONITORAMENTO DOS PROGRAMAS AMBIENTAIS DO MEIO BIÓTICO DA MINERAÇÃO ALCOA, MUNICÍPIO DE JURUTI, ESTADO DO PARÁ.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Vitor Hugo Freitas Gomes - Integrante / Leandro Valle Ferreira - Integrante / Inocêncio Gorayeb - Integrante / Selvino Neckel de Oliveira - Integrante / Tereza Cristina Sauer de Ávila Pires - Integrante / Wolmar Benjamin Wosiacki - Integrante / Rafael de Paiva Salomão - Coordenador / Maria Lucia Jardim Macambira - Integrante / Alexandre Bragio Bonaldo - Integrante / Marlucia Martins - Integrante.Financiador(es): Alcoa - Omnia Minérios - Cooperação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Ambiental e Recursos Naturais/Especialidade: Biodiversidade.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Ambientais.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ciência da Computação.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, VITOR H. F.2018 GOMES, VITOR H. F.; GOMES, VITOR H. F. IJFF, STÉPHANIE D. RAES, NIELS AMARAL, IÊDA LEÃO SALOMÃO, RAFAEL P. DE SOUZA COELHO, LUIZ DE ALMEIDA MATOS, FRANCISCA DIONÍZIA CASTILHO, CAROLINA V. DE ANDRADE LIMA FILHO, DIOGENES LÓPEZ, DAIRON CÁRDENAS GUEVARA, JUAN ERNESTO MAGNUSSON, WILLIAM E. PHILLIPS, OLIVER L. WITTMANN, FLORIAN DE JESUS VEIGA CARIM, MARCELO MARTINS, MARIA PIRES IRUME, MARIANA VICTÓRIA SABATIER, DANIEL MOLINO, JEAN-FRANÇOIS BÁNKI, OLAF S. DA SILVA GUIMARÃES, JOSÉ RENAN PITMAN, NIGEL C. A. PIEDADE, MARIA TERESA FERNANDEZ MENDOZA, ABEL MONTEAGUDO LUIZE, BRUNO GARCIA , et al.VENTICINQUE, EDUARDO MARTINS DE LEÃO NOVO, EVLYN MÁRCIA MORAES VARGAS, PERCY NÚÑEZ SILVA, THIAGO SANNA FREIRE MANZATTO, ANGELO GILBERTO TERBORGH, JOHN REIS, NEIDIANE FARIAS COSTA MONTERO, JUAN CARLOS CASULA, KATIA REGINA MARIMON, BEATRIZ S. MARIMON, BEN-HUR CORONADO, EURIDICE N. HONORIO FELDPAUSCH, TED R. DUQUE, ALVARO ZARTMAN, CHARLES EUGENE ARBOLEDA, NICOLÁS CASTAÑO KILLEEN, TIMOTHY J. MOSTACEDO, BONIFACIO VASQUEZ, RODOLFO SCHÖNGART, JOCHEN ASSIS, RAFAEL L. MEDEIROS, MARCELO BRILHANTE SIMON, MARCELO FRAGOMENI ANDRADE, ANA LAURANCE, WILLIAM F. CAMARGO, JOSÉ LUÍS DEMARCHI, LAYON O. LAURANCE, SUSAN G. W. DE SOUSA FARIAS, EMANUELLE NASCIMENTO, HENRIQUE EDUARDO MENDONÇA REVILLA, JUAN DAVID CARDENAS QUARESMA, ADRIANO COSTA, FLAVIA R. C. VIEIRA, IMA CÉLIA GUIMARÃES CINTRA, BRUNO BARÇANTE LADVOCAT CASTELLANOS, HERNÁN BRIENEN, ROEL STEVENSON, PABLO R. FEITOSA, YURI DUIVENVOORDEN, JOOST F. AYMARD C., GERARDO A. MOGOLLÓN, HUGO F. TARGHETTA, NATALIA COMISKEY, JAMES A. VICENTINI, ALBERTO LOPES, ALINE DAMASCO, GABRIEL DÁVILA, NÁLLARETT GARCÍA-VILLACORTA, ROOSEVELT LEVIS, CAROLINA SCHIETTI, JULIANA SOUZA, PRISCILA EMILIO, THAISE ALONSO, ALFONSO NEILL, DAVID DALLMEIER, FRANCISCO FERREIRA, LEANDRO VALLE ARAUJO-MURAKAMI, ALEJANDRO PRAIA, DANIEL DO AMARAL, DÁRIO DANTAS CARVALHO, FERNANDA ANTUNES DE SOUZA, FERNANDA COELHO FEELEY, KENNETH ARROYO, LUZMILA PANSONATO, MARCELO PETRATTI GRIBEL, ROGERIO VILLA, BORIS LICONA, JUAN CARLOS FINE, PAUL V. A. CERÓN, CARLOS BARALOTO, CHRIS JIMENEZ, ELIANA M. STROPP, JULIANA ENGEL, JULIEN SILVEIRA, MARCOS MORA, MARIA CRISTINA PEÑUELA PETRONELLI, PASCAL MAAS, PAUL THOMAS-CAESAR, RAQUEL HENKEL, TERRY W. DALY, DOUG PAREDES, MARCOS RÍOS BAKER, TIM R. FUENTES, ALFREDO PERES, CARLOS A. CHAVE, JEROME PENA, JOSE LUIS MARCELO DEXTER, KYLE G. SILMAN, MILES R. JØRGENSEN, PETER MØLLER PENNINGTON, TOBY DI FIORE, ANTHONY VALVERDE, FERNANDO CORNEJO PHILLIPS, JUAN FERNANDO RIVAS-TORRES, GONZALO VON HILDEBRAND, PATRICIO VAN ANDEL, TINDE R. RUSCHEL, ADEMIR R. PRIETO, ADRIANA RUDAS, AGUSTÍN HOFFMAN, BRUCE VELA, CÉSAR I. A. BARBOSA, EDELCILIO MARQUES ZENT, EGLEÉ L. GONZALES, GEORGE PEPE GALLARDO DOZA, HILDA PAULETTE DÁVILA DE ANDRADE MIRANDA, IRES PAULA GUILLAUMET, JEAN-LOUIS PINTO, LINDER FELIPE MOZOMBITE DE MATOS BONATES, LUIZ CARLOS SILVA, NATALINO GÓMEZ, RICARDO ZÁRATE ZENT, STANFORD GONZALES, THERANY VOS, VINCENT A. MALHI, YADVINDER OLIVEIRA, ALEXANDRE A. CANO, ANGELA ALBUQUERQUE, BIANCA WEISS VRIESENDORP, CORINE CORREA, DIEGO FELIPE TORRE, EMILIO VILANOVA VAN DER HEIJDEN, GEERTJE RAMIREZ-ANGULO, HIRMA RAMOS, JOSÉ FERREIRA YOUNG, KENNETH R. ROCHA, MAIRA NASCIMENTO, MARCELO TRINDADE MEDINA, MARIA NATALIA UMAÑA TIRADO, MILTON WANG, OPHELIA SIERRA, RODRIGO TORRES-LEZAMA, ARMANDO MENDOZA, CASIMIRO FERREIRA, CID BAIDER, CLÁUDIA VILLARROEL, DANIEL BALSLEV, HENRIK MESONES, ITALO GIRALDO, LIGIA ESTELA URREGO CASAS, LUISA FERNANDA REATEGUI, MANUEL AUGUSTO AHUITE LINARES-PALOMINO, REYNALDO ZAGT, RODERICK CÁRDENAS, SASHA FARFAN-RIOS, WILLIAM SAMPAIO, ADEILZA FELIPE PAULETTO, DANIELA SANDOVAL, ELVIS H. VALDERRAMA AREVALO, FREDDY RAMIREZ HUAMANTUPA-CHUQUIMACO, ISAU GARCIA-CABRERA, KARINA HERNANDEZ, LIONEL GAMARRA, LUIS VALENZUELA ALEXIADES, MIGUEL N. PANSINI, SUSAMAR CUENCA, WALTER PALACIOS MILLIKEN, WILLIAM RICARDO, JOANA LOPEZ-GONZALEZ, GABRIELA POS, EDWIN TER STEEGE, HANS ; Species Distribution Modelling: Contrasting presence-only models with plot abundance data. Scientific Reports, v. 8, p. 1003, 2018.

2.
TER STEEGE, HANS2017 TER STEEGE, HANS ; SABATIER, DANIEL ; MOTA DE OLIVEIRA, SYLVIA ; MAGNUSSON, WILLIAM E. ; MOLINO, JEAN-FRANÇOIS ; GOMES, VITOR F. ; POS, EDWIN T. ; SALOMÃO, RAFAEL P. . Estimating species richness in hyper-diverse large tree communities. ECOLOGY, v. 1, p. 1-, 2017.

3.
TER STEEGE, HANS2017 TER STEEGE, HANS ; VAESSENL, R. W. ; CARDENAS-LOPEZ, D. ; SABATIER, DANIEL ; ANTONELLI, A. ; OLIVEIRA, S. M. ; PITMAN, N. ; JØRGENSEN, P. M. ; SALOMÃO, R. P. ; GOMES, V. H. F. . A descoberta da flora arbórea da Amazônia com uma lista atualizada de todos os taxa arbóreos conhecidos. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi. Ciencias Naturais, v. 11, p. 231-261, 2017.

4.
Salomão, R. P.2012Salomão, R. P. ; SANTANA, A. C. ; BRIENZA, S. ; GOMES, V. H. F. . Análise fitossociológica de floresta tropical primária densa da Amazônia e determinação de espécies-chave através de análise multivariada.. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi. Ciencias Naturais, v. 07, p. 57-102, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, V. H. F.; SALOMÃO, R. P. ; AMARAL, D. D. ; LAGE, A. L. F. . A megadiversidade arbórea da Amazônia e a domesticação das espécies. In: Emiliana Costa. (Org.). Anuário do Pará. 8ed.Belém: Jornal Diário do Pará, 2017, v. 8, p. 1-865.

2.
GOMES, V. H. F.; SALOMÃO, R. P. ; TER STEEGE, H. ; LAGE, A. L. F. . Biodiversidade invisível: o desafio da descoberta de milhares de novas espécies arbóreas da Amazônia. Anuário do Pará 2016-2017. 7ed.Belém: O Jornal, 2016, v. 7, p. 807-810.

3.
SALOMÃO, R. P. ; GOMES, V. H. F. ; Rosa, N. A. ; PRECINOTO, R. S. . Evolução da dinâmica do reflorestamento e da regeneração natural em área de restauração florestal. In: RAFAEL DE PAIVA SALOMÃO. (Org.). Restauração florestal de precisão: dinâmica e espécies estruturantes. 1ed.Saarbücken, Deutschland: Novas Edições Acadêmicas, 2015, v. 1, p. 186-220.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Salomão, R. P. ; Rosa, N. A. ; Morais, K. A. C. ; GOMES, V. H. F. . Dinâmica da regeneração natural de espécies arbóreas em área de mineração na Amazônia.. In: VII Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas, 2008, Curitiba. Anais do VII Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas, 2008. v. Único. p. 555-566.

Apresentações de Trabalho
1.
Salomão, R. P. ; Rosa, N. A. ; Morais, K. A. C. ; GOMES, V. H. F. . PAU-CRAVO (Dicypellium caryophyllatum (Mart.) Ness Lauraceae) UMA ESPÉCIE ARBÓREA COMERCIAL AMEAÇADA NA AMAZÔNIA.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Salomão, R. P. ; Rosa, N. A. ; Morais, K. A. C. ; GOMES, V. H. F. . PARCELAS PERMANENTES EM QUATRO FITOFISIONOMIAS FLORESTAIS, MUNICÍPIO DE JURUTI, PARÁ.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Salomão, R. P. ; Rosa, N. A. ; Morais, K. A. C. ; GOMES, V. H. F. . Dinâmica da regeneração natural de espécies arbóreas em áreas de mineração na Amazônia.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
TER STEEGE, HANS ; VAESSENL, R. W. ; CARDENAS-LOPEZ, D. ; SABATIER, DANIEL ; ANTONELLI, A. ; OLIVEIRA, S. M. ; PITMAN, N. ; JØRGENSEN, P. M. ; SALOMÃO, R. P. ; GOMES, V. H. F. . A descoberta da flora arbórea da Amazônia com uma lista atualizada de todos os taxa arbóreos conhecidos, 2017. (Tradução/Artigo).

2.
Salomão, R. P. ; Rosa, N. A. ; Morais, K. A. C. ; GOMES, V. H. F. . DINÂMICA DE REFLORESTAMENTOS HETEROGÊNEOS EM ÁREAS MINERADAS NA AMAZÔNIA 2007 (Artigo científico).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
GOMES, V. H. F.; TARSO, Renato de ; REIS, Pedro Márcio. . LD - Software de Leitura Dinâmica e Compreensão.. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
Salomão, R. P. ; Rosa, N. A. ; Morais, K. A. C. ; GOMES, V. H. F. . CONSERVAÇÃO E MONITORAMENTO DA VEGETAÇÃO E DAS UNIDADES DE PAISAGENS NAS ÁREAS DE MINERAÇÃO ALCOA, MUNICÍPIO DE JURUTI, PARÁ.. 2009.

2.
Salomão, R. P. ; Ferreira, L. V. ; AMARAL, D. D. ; ALMEIDA, Samuel Soares de ; SILVA, A. S. L. ; Morais, K. A. C. ; GOMES, V. H. F. ; Rosa, N. A. . DESCRIÇÃO E ANÁLISE DA FLORA DA REGIÃO DO MÉDIO-BAIXO RIO XINGU.. 2008.

3.
Salomão, R. P. ; Ferreira, L. V. ; Sanna, M. ; Morais, K. A. C. ; GOMES, V. H. F. . CONSERVAÇÃO E MONITORAMENTO DA VEGETAÇÃO E DAS UNIDADES DE PAISAGEM NAS ÁREAS DE MINERAÇÃO DA ALCOA, MUNICÍPIO DE JURUTI, ESTADO DO PARÁ.. 2008.

4.
Salomão, R. P. ; TEREZO, E. F. M. ; Morais, K. A. C. ; GOMES, V. H. F. . ESTUDO DE VIABILIDADE SOCIOECONÔMICA DAS TORAS DE MADEIRAS NOBRES DE ALTO E MÉDIO VALOR COMERCIAL EXISTENTES NOS PÁTIOS DE ESTOCAGEM DA OMNIA MINÉRIOS, EM JURUTI, PARÁ. 2008.

5.
Salomão, R. P. ; Morais, K. A. C. ; ZOGHIB. M.G. ; GOMES, V. H. F. ; Rosa, N. A. . ESTUDO ECOLÓGICO E SÓCIO-ECONÔMICO DE COPAÍBA (COPAIFERA MULTIJUGA HAYNE) NO PLATÔ MONTE BRANCO, SUA ENCOSTA E BAIXADA; FLONA SARACÁ-TAQÜERA/ICMBIO, DISTRITO DE PORTO TROMBETAS, MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ, PARÁ.. 2008.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I OFICINA DE MODELAGEM DO PROJETO CENÁRIOS.Participante. 2011. (Oficina).

2.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRÉ LUIS FERREIRA HAGE. SELEÇÃO DE ESPÉCIES ESTRUTURANTES PARA RESTAURAÇÃO FLORESTAL DE ÁREAS DE PASSIVOS AMBIENTAIS NO NORDESTE DO PARÁ. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado do Pará. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
GOMES, V. H. F.; SALOMÃO, R. P. ; AMARAL, D. D. ; LAGE, A. L. F. . A megadiversidade arbórea da Amazônia e a domesticação das espécies. In: Emiliana Costa. (Org.). Anuário do Pará. 8ed.Belém: Jornal Diário do Pará, 2017, v. 8, p. 1-865.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 15:40:46