Ricardo Rossetto Rodrigues

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  • Última atualização do currículo em 30/06/2017


Mais de 20 anos de carreira na área de Marketing, Comunicação e Vendas. Mestrado em Gestão de Marcas Corporativas pela FEA RP-USP e graduado em Marketing e Propaganda, pela ESPM-SP. Experiência executiva em Coordenação e Planejamento Estratégico de Marketing, Comunicação e Vendas. Atua na docência em áreas de marketing, comunicação, pesquisa, branding e vendas, em MBA em instituições como FUNDACE-FEA RP USP, Inepad, UniAraras e Senac. E em graduação EAD no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto (Gadm; Gmkt; Gti; Gcom e Gni). Coodernador do TCC e apoio à direção do MBA de Vendas FEARP-USP Fundace. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Rossetto Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, R. R.


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Administração de Organizações.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Contribuições à gestão da marca corporativa no varejo brasileiro: estudo de caso na rede de varejo Magazine Luiza.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Paulo Sérgio Miranda Mendonça.
1993 - 1996
Graduação em Comunicação Social com Ênfase e Comunicação e Mark.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Projeto de Consultoria de Mercado - Plano Estratégico de Marketing e Comunicação para a empresa Ellus.
Orientador: Flávio Ferrari - Ibope.




Formação Complementar


2017 - 2017
Growth Hacking - Marketing Digital. (Carga horária: 16h).
Growth Hacking - Ramon Bez, GH, Brasil.
2017 - 2017
Marketing Digital. (Carga horária: 10h).
RD Station, RD, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EAD - Estácio-UNISEB, Carga horária: 20
Outras informações
Professor (Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto) de disciplinas nos cursos de CST Administração (Comportamento do Consumidor / Pesquisa de Mercado); CST em Marketing (Comunicação Integrada de Marketing / Promoção / Fundamentos de Marketing); CST Gestão Comercial (Adm. de Marketing / Pesquisa / Técnicas de Vendas); CST em TI (Gestão Mercadológica e CRM) e CST em Negócios Imobiliários (Marketing Imobiliário / Gestão em Vendas).


Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia, FUNDACE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Vice coordenador do MBA Vendas, Enquadramento Funcional: Vice coordenador do MBA de Vendas - apoio, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador de TCC, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor MBA, Enquadramento Funcional: Professor de MBA
Outras informações
Professor no MBA da FEA USP (Varejo e Vendas) em disciplinas como Branding, Pesquisa de Marketing, Comunicação, Plano de Marketing e Varejo.


Mais Mercado Marketing e Vendas, MM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Proprietário, Enquadramento Funcional: diretor, Carga horária: 40
Outras informações
Empresa de estratégias integradas de marketing, comunicação e vendas. Coordenação do Planejamento estratégico, planejamento de marketing, execução de campanhas, desenvolvimento de produtos e planejamento comercial Clientes atendidos: HC Ribeirão, HC Criança, Marchesan, Celulose Online, Techs, Pólo AD, Fundecitrus, OHL, Bematech, entre outros.


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 7
Outras informações
Disciplinas: - Gestão estratégica de Mix de Marketing (60 h/aula Aula Magna) - Gestão de vendas (40 h/aula) - Gestão de varejo (60 h/aula - Aula Magna)


Etco - Empresa Técnica de Comunicação, ETCO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Diretor de Planejamento Marketing e Comunic, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Planejamento de posicionamento de brand, discurso institucional para o Magazine Luiza, incluindo coordenação de pesquisa de diferencial de marca e planejamento de campanha institucional/posicionamento e ações de varejo.

Atividades

3/2002 - 9/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Etco, .


Ogilvy Comunicação Integrada, OGILVY, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Planejamento e gerência de clientes, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Clientes: Laboratório Farmacêutico AstraZeneca (Linha Gastro), e Support (Linhas de Produtos: Sustain e Mingaus Mococa). Planejamento e acompanhamento de ações integradas, com foco principal em comunicação dirigida, para o lançamento de produtos e programas de relacionamento. Lançamento da Mega Brand do medicamento Nexium, da Astrazeneca - Prospecção. Responsável, junto à diretoria, nas prospecções, incluindo a conquista da conta da Mococa (área comercial).

Atividades

2/2001 - 1/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Ogilvy, .


Grey Zest, GREY, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Supervisor de contas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Planejamento de marketing direto para clientes: TESS Celulares (atual Claro), AOL Provedor de Intenet, Lojas Riachuelo, Vasco da Gama e HP. Participação em programas: de relacionamento, captação, geração de leads e member get a member. - Prospecção. Responsável, junto à diretoria, na prospecção de clientes, incluindo a conquista da conta HTH Cloro (área comercial).


Kikos FItness Store, KIKOS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Assistente de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
COORDENAÇÃO DO DEPTO. DE MARKETING - Planejamento (estratégico e tático) de marketing e comunicação. Lançamento dos equipamentos Reebok. Apoio a equipe de venda. Ações de rede de franquiados. - Contato com agência de propaganda e promoção, para desenvolvimento de campanhas de varejo e institucional.


Souza Aranha Marketing Direto, SOUZA ARANHA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Planejamento de gerência de clientes, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Plenejamento para clientes: Petróleo Ipiranga, Mercedes Benz, Ache Laboratórios Farmacêuticos, ADVB, Banco Fator, C&A, Portokoll-Portobello, Jornal Correio Popular e Camargo Corrêa-Cimentos. Desenvolvimento de projetos de Reestruturação de Força de Vendas, qualificação de DBM, programas de marketing de relacionamento, comunicação dirigida (geração de leads), loja virtual e member get a member. - Prospecção. Responsável, junto à diretoria, nas prospecções, incluindo a conquista da conta Petróleo Ipiranga (área comercial).

Atividades

8/1999 - 10/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Souza Aranha, .



Linhas de pesquisa


1.
Planejamento Pesquisa de comportamento do consumo - Magazine Luiza
2.
Pesquisa com "Mães" compradoras de mingual Mococa, identificação de hábitos, atitudes e relacionamento com marcas de mercado
3.
Pesquisa com médicos para lançamento de novo medicamento Ético na área de Gastroenterologia
4.
Pesquisa Datafolha para indentificação de incidência e atitude da população (Nacional) em relação à uma possível doença gástrica
5.
Coordenação de pesquisa sobre consumidores de gasolina/alcool e produtos de loja de conveniência - Posto Ipiranga


Projetos de pesquisa


2015 - 2015
Pesquisa sobre Elasticidade de Preço
Descrição: Pesquisa quantitativa e estudos estatísticos sob dados secundários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Pesquisa Qualitativa Gás Natural
Descrição: Desenvolvimento de pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas em profundidade e focus group, abordando 5 públicos diferentes, na cidade de Ribeirão Preto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ricardo Rossetto Rodrigues - Coordenador / Paulo Sergio Miranda Mendonça - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, R. R.2009RODRIGUES, R. R.. ATITUDES E FATORES QUE INFLUENCIAM O CONSUMO DE PRODUTOS ORGÂNICOS NO VAREJO. Revista Brasileira de Marketing, v. 8, p. 115-131-115, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RODRIGUES, R. R.. Pesquisa de Mercado. 1. ed. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá - Fábrica de Conhecimento / SESES, 2015. v. 1. 176p .

2.
RODRIGUES, R. R.. Fundamentos de Marketing. 1. ed. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá - Fábrica de Conhecimento/ SESES, 2014. v. 1. 192p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RODRIGUES, R. R.. Marketing Esportivo. Jornal A Cidade.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
RODRIGUES, R. R.. Pesquisa de Mercado. 1. ed. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá - Fábrica de Conhecimento / SESES, 2015. v. 1. 176p .

2.
RODRIGUES, R. R.. Fundamentos de Marketing. 1. ed. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá - Fábrica de Conhecimento/ SESES, 2014. v. 1. 192p .




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