Kilpatrick Müller Bernardo Campelo

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  • Última atualização do currículo em 09/02/2018


possui graduação em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de Brasília (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é servidor do Senado Federal, lotado na Coordenação de Edições Técnicas, com atribuições relativas à revisão de artigos da Revista de Informação Legislativa (RIL) ,de revisão técnica e de organização de obras de legislação de diversas matérias jurídicas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Morfossintaxe, atuando principalmente nos seguintes temas: partes do discurso; gramática e cognição; teorias relativas à referenciação e à gramaticalização; teoria literária. Por ser graduando de Direito, tem produzido trabalhos relativos à relação entre as normas estatais positivadas (leis, portarias, diretrizes curriculares, etc) e as concepções de língua da educação básica e superior. Também tem experiência com educação a distância, na qual trabalhou com as plataformas Solar e Moodle. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kilpatrick Müller Bernardo Campelo
Nome em citações bibliográficas
CAMPELO, K. M. B.

Endereço


Endereço Profissional
Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas.
Via N2, Coordenação de Edições Técnicas, Secretaria de Editoração e Publicações, Bloco 2, 1º Pavimento
Congresso Nacional
70165900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 33034757


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: O estatuto conceitual e funcional das proformas. Pronome: protótipo das proformas., Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Márcia Teixeira Nogueira.
Palavras-chave: gramaticalização; proformalidade; freqüência.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2000
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: As criações lexicais prefixais em Manoelzão & Miguilim, Primeiras Estórias e Noites do Sertão, de Guimarães Rosa,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Paulo Mosânio Teixeira Duarte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Prefixo;; neologia; estilística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.
2016 - 2017
Especialização em Direito Constitucional. (Carga Horária: 420h).
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya, Brasil.
Título: Categorização legística das emendas a Constituição.
1986 - 1991
Graduação em Letras Clássicas e Vernáculas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Práticas de liderança. (Carga horária: 10h).
Instituto Legislativo Brasileiro, INTERLEGIS, Brasil.
2016 - 2016
Gestão Documental e Arquivística. (Carga horária: 10h).
Instituto Legislativo Brasileiro, INTERLEGIS, Brasil.
2016 - 2016
Noções de contratação no Senado Federal. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, INTERLEGIS, Brasil.
2016 - 2016
Orçamento Público Avançado. (Carga horária: 60h).
Instituto Legislativo Brasileiro, INTERLEGIS, Brasil.
2016 - 2016
Desenvolvimento de equipes. (Carga horária: 10h).
Instituto Legislativo Brasileiro, INTERLEGIS, Brasil.
2015 - 2015
Lei de Acesso à Informação. (Carga horária: 12h).
Instituto Legislativo Brasileiro, INTERLEGIS, Brasil.
2015 - 2015
MODALIDADES, TIPOS E FASES DA LICITAÇÃO. (Carga horária: 40h).
Instituto Legislativo Brasileiro, INTERLEGIS, Brasil.
2015 - 2015
Introdução ao Direito Constitucional. (Carga horária: 40h).
Instituto Legislativo Brasileiro, INTERLEGIS, Brasil.
2015 - 2015
O Novo Código de Processo Civil Brasileiro. (Carga horária: 2h).
Escola de Magistratura Federal da 1ª Região, ESMACE 1ªREGIÃO, Brasil.
2014 - 2014
A Responsabilidade Civil e as Demandas da Justiça. (Carga horária: 20h).
Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, ESMAFE 5ª REGIÃO, Brasil.
2014 - 2014
Redação e Técnica Legislativa. (Carga horária: 60h).
Instituto Legislativo Brasileiro, INTERLEGIS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia - Parfor, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística e Alfabetização
12/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística e Alfabetização
12/2012 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II
Morfologia da Língua Portuguesa
03/2012 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Morfologia e Sintaxe III
Português monográfico
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia e Sintaxe I
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Prática de Redação I
03/2011 - 07/2011
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfologia e Sintaxe I
Morfologia e Sintaxe II - 1ª turma
Morfologia e Sintaxe II - 2ª turma
08/2010 - 12/2010
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Evolução da Língua Portuguesa
Morfologia e Sintaxe I
Oficina de Língua Portuguesa I
03/2010 - 07/2010
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Latina I
Língua Latina II
Morfologia e Sintaxe I
08/2009 - 12/2009
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Latina II
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Morfologia e Sintaxe I
03/2009 - 10/2009
Direção e administração, Comissão Permanente de Seleção, .

Cargo ou função
Presidência da Comissão de Concurso.
03/2009 - 07/2009
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Linguística
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Morfologia e Sintaxe II
08/2008 - 12/2008
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
Morfologia e Sintaxe I
Morfologia e Sintaxe II
05/2008 - 07/2008
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Linguística 2008.1
Prática de Redação 2008.1

Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor tutor
Outras informações
As disciplinas do Curso de Letras a Distância da UFC estão organizadas em módulos. Sua duração é de sessenta e quatro horas, as quais se distribuem ao longo de um mês. Da carga horária total referida de cada disciplina, dezesseis são presenciais: oito no primeiro encontro; outras oito no encontro de encerramento. As demais são cumpridas por meio da internet.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
As disciplinas ministradas nesse período: Criação Lexical; Tópicos em Morfologia; Tópicos em Gramática; Formalismo; Introdução à Linguística; Histórica da Língua Portuguesa; Fonética e Fonologia.

Atividades

08/2013 - 08/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Lexical; Formalismo; História da Língua Portuguesa; Tópicos em Morfologia; Tópicos em Gramática; Fonética e Fonologia; Introdução à Linguística; Vocábulo
01/2008 - 07/2008
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia - Polo de São Gonçalo do Amarante
Inglês Instrumental I - Aracati
Inglês Instrumental I - Polo de Barbalha
Introdução à linguística - Polo de Aracati
Sintaxe I - Polo de Meruoca
Teoria Literária I - Polo de Meruoca

Faculdade Sete de Setembro, FA7, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 15

Atividades

9/2006 - 10/2006
Ensino, Lingüística Aplicada Ensino da Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Oralidade e escrita

Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, FGF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Durante esses três meses, acumulei as funções de coordenador do curso de Letras, trabalhando em dois turnos, matutino e vespertino, e o de professor do curso de Administração.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

11/2006 - 12/2006
Ensino, Especialização Em Ensino da Língua Portuguesa e Su, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino da Literatura em Língua Portuguesa I - Educação a Distância
3/2002 - 7/2003
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
Português Instrumental
Metodologia do Trabalho Científico
2/2003 - 4/2003
Direção e administração, Curso de Letras, Coordenação do Curso de Letras.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
8/2002 - 11/2002
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Jornalística

Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

7/2006 - 7/2006
Ensino, Letras Português e Literatura Fecop, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Histórica
7/2003 - 6/2005
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonologia do Português
Filologia Românica
Latim I
Sintaxe I
Sintaxe II
Filologia Portuguesa II
Sociolingüística
Semântica
2003 - 2005
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Humanidades, Departamento de Lingua Portuguesa.

8/2004 - 12/2004
Direção e administração, Centro de Humanidades, Departamento de Lingua Portuguesa.

Cargo ou função
Coordenador da subárea de Lingüística.
10/2003 - 2/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Humanidades, Centro de Humanidades.

Atividade realizada
Idealização e co-produção da página da web do curso de Letras.
11/2003 - 11/2003
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Humanidades, Centro de Humanidades.

Atividade realizada
Minicurso: "Epistemologia dos estudos da linguagem: Lingüística e Literatura".
6/2001 - 9/2002
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
Produção Textual
Filologia Românica
Morfossintaxe

Colégio Militar de Fortaleza, CMF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensinos Fundamental e Médio, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Oficial Técnico Temporário, Enquadramento Funcional: 2º Tenente, Carga horária: 0

Atividades

9/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literaturas portuguesa, brasileira e cearense
Língua portuguesa do Brasil
2/2006 - 11/2006
Outras atividades técnico-científicas , Seção de Cursos, Seção de Cursos.

Atividade realizada
Elaboração de material didático.
2/2005 - 11/2005
Outras atividades técnico-científicas , Seção de Cursos, Seção de Cursos.

Atividade realizada
Elaboração de material didático próprio.
2/2001 - 2/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Redação
3/2002 - 3/2002
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Ensino, Divisão de Ensino.

Atividade realizada
Oficial de Ligação junto à delegação do presidente peruano Alejandro Toledo, por ocasião da 43ª Reunião do BID.

Colégio Espaço Aberto, CEA*, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 0

Atividades

8/2003 - 1/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literaturas brasileira e cearense

Universidade Estadual do Vale do Acaraú, UVA*, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: Professor eventual, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 0
Outras informações
Não faço parte do corpo docente da UVA. Ministro disciplinas em caráter ocasional.

Atividades

1/2006 - 1/2006
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Latina I
Língua Latina II
8/2004 - 8/2004
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Portuguesa I
8/2003 - 8/2003
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe
7/2003 - 7/2003
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética, Fonologia e Ortografia
Sociolingüística
6/2003 - 6/2003
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Textual
1/2000 - 1/2000
Ensino, Pedagogia Em Regime Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
7/1999 - 7/1999
Ensino, Pedagogia Em Regime Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Prefeitura Municipal de Apuiarés, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico, Carga horária: 0
Outras informações
Prestação de serviços de consultoria referentes à elaboração de projetos educacionais e de organização de eventos de cultura e de formação ambiental.

Atividades

1/1997 - 10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Cargo ou função
Assessor técnico de educação, cultura e meio-ambiente.
9/2002 - 9/2002
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Treinamentos ministrados
Organização de treinamento sobre as potencialidades nutricionais e aqüipurificantes da planta moringa para o corpo docente e para agentes de saúde.
8/2001 - 12/2001
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Treinamentos ministrados
Idealização e organização do curso de formação de professores flautistas.
8/2001 - 12/2001
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Treinamentos ministrados
Idealização e organização de curso de capacitação de atores para produção de peças teatrais nas escolas municipais
8/2001 - 11/2001
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Treinamentos ministrados
Promoção da Semana das Águas em parceria com a SEMACE
8/2001 - 9/2001
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Treinamentos ministrados
Idealização e organização de treinamento sobre as potencialidades nutricionais e aqüipurificantes da planta moringa, para o corpo docente municipal e para agentes de saúde, com apoio técnico da ESPLAR, ONG especializada em agropecuária orgânica
8/2001 - 8/2001
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Treinamentos ministrados
Idealização e organização do 1º Encontro de Caprinocultura para o corpo docente municipal
7/2000 - 10/2000
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Treinamentos ministrados
Organização para a realização do 1º Exame Preparatório para os alunos de 4ª e 8ª séries do EF para o SPAECE
9/1999 - 9/1999
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Treinamentos ministrados
Seminário sobre política de recursos hídricos e o papel da comunidade escolar, para as comunidades de Mocambo, Massapê e Recanto do Massapê
1/1998 - 8/1999
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Treinamentos ministrados
Seminários pelas localidades do município a respeito de política de recursos hídricos e o papel da comunidade escolar
8/1998 - 8/1998
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Treinamentos ministrados
Estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa na EEF Aécio de Borba
1/1998 - 8/1998
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Treinamentos ministrados
Assessoria aos diretores e aos professores de todas as escolas para a produção dos regimentos escolares
1/1998 - 1/1998
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Treinamentos ministrados
Estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o corpo docente da sede do município das séries iniciais do EF
8/1997 - 8/1997
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Treinamentos ministrados
Organização do 1º Encontro de Lexicografia de Apuiarés, ministrado pelo prof.Dr. Antônio Luciano Pontes
7/1997 - 7/1997
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura, Gabinete da Secretaria.

Treinamentos ministrados
Estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª à 4ª séries para o corpo docente das referidas séries
Estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª à 8ª séries, para o corpo docente das referidas séries

Colégio Sete de Setembro, C7S, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 0

Atividades

1/1994 - 7/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Redação

Senado Federal, SENADO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Legislativo - Redação e Revisão, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Descrição da Língua - Gramaticalização

Objetivo: Identificar, com base em um modelo epistemológico que conjugue as perspectivas aristotélica e prototipista de categorização dos objetos de análise, as formas em curso de gramaticalização em função de um modelo de descrição linguística cognitivo-funcional. Significa dizer que, em termos epistemológicos, a identificação das formas admite formas de tipificação híbrida ou fronteiriça e, em termos estritamente descritivos, as formas gramaticalizandas emergem de escolhas preferenciais dos usuários da língua, com a perda gradual de características de nominalidade típica em todas as componentes da língua (fonético-fonológica, morfológica, sintática e semântico-pragmática)..


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Análise de processos de gramaticalização em diversas classes, subclasses e formativos flexicnais e derivacionais com base no banco de dados linguísticos www.cor pusdoportugues.org.
Descrição: ? Análise estatística de processos de gramaticalização em diversas classes, subclasses e formativos flexionais e derivacionais com base no banco de dados linguísticos www.corpusdoportugues.org. b) Objetivos: b.1. Geral ? Analisar processos de gramaticalização de itens lexicais de classes, subclasses e formativos flexionais e derivacionais, por meio da recolha e cômputo estatístico das ocorrências, com base nos dados do banco de dados linguísticos www.corpusdoportugues.org. b.2. Específicos ? Descrever o modelo epistemológico proposto por Givón (1991) para a descrição gramatical; ? Distinguir léxico e gramática com base em traços categoriais (mais ou menos discretos) constitutivos de todas as componentes da língua; ? Discutir as diferenças entre léxico e gramática com base em uma tipologia de línguas naturais (flexivas, isolantes e aglutinantes); ? Analisar os princípios fundamentais definidores da noção de gramaticalização; ? Propor uma nova configuração de macroclasses, subclasses e itens intralexicais com base na categoria proformalidade; ? Identificar e analisar processos de gramaticalização nas classes pronominal e relacional (conjunções e preposições) no corpus de língua oral em foco; ? Computar e refinar a análise dos dados em apreço com base no programa de quantificação de bancos de dados linguísticos SPSS (Statistical Package for Social Sciences); ? Construir um quadro das formas correntes e herdadas das classes pronominal e relacional; ? Publicar os resultados da pesquisa por meio de artigos em periódicos especializados da área de descrição da língua..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Análise estatística de processos de gramaticalização na classe relacional (conjunções subordinativas conformativas) com base nas ocorrências do banco de dados corpusdoportugues.org
Descrição: Em termos teóricos, em primeiro lugar, a categorização das classes e subclasses de palavra, quer da gramática tradicional, quer de modelos de descrição linguística de base formalista, é insuficiente em virtude da ausência de um modelo epistemológico que conjugue, de forma harmônica, o binarismo aristotélico e as escalas construídas com base em protótipos. Com esse fito, valer-nos-emos da teorização de Givón (1995), que construiu uma aliança proveitosa entre o modelo de discretude da tradição do pensamento ocidental, de fulcro aristotélico, e modelos funcionalistas, mais flexíveis, que contemplam zonas de fronteiras, em que as noções teóricas de escalaridade e prototipia tornam-se fundamentais para categorizar as classes e as subclasses de palavra. Em segundo lugar, é imperioso distinguir léxico e gramática, a fim de determinar os traços de ordem pragmática, cognitiva, semântica, sintática, morfológica e fonológica determinantes para a inclusão ou exclusão de um dado item lexical no âmbito lexical ou gramatical. Para esse fim, os autores compulsados são Hopper (1990), Lehmann (1982), Heine, Claudi & Hünnemeyer (1991), Newmeyer (2001), Bybee (2001), inter alios. Convém aditar a importância das teses de Lakoff (1987) a respeito da metáfora corporal e os seus reflexos para a compreensão de processos cognitivos mais gerais e aplicados ao estudo dos sistemas linguísticos naturais. Em terceiro lugar, não há um modelo descritivo que apresente uma configuração satisfatória do trânsito de formas lexicais para a gramática em todas as classes de palavras. Com base na tese de Campelo (2007), apresenta-se um modelo que discute a perda dos traços de nominalidade como condição de inserção em classes lexicais mais gramaticais e a recomposição das classes mais gramaticais com base na incidência de processos de metaforização de formas decalcadas do léxico. Em termos metodológicos, é vital, para a aferição da produtividade de um dado fenômeno, analisá-lo com base em dados da.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Análise estatística de processos de gramaticalização na classe relacional (conjunções subordinativas condicionais) com base nas ocorrências do banco de dados corpusdoportugues.org
Descrição: Em termos teóricos, em primeiro lugar, a categorização das classes e subclasses de palavra, quer da gramática tradicional, quer de modelos de descrição linguística de base formalista, é insuficiente em virtude da ausência de um modelo epistemológico que conjugue, de forma harmônica, o binarismo aristotélico e as escalas construídas com base em protótipos. Com esse fito, valer-nos-emos da teorização de Givón (1995), que construiu uma aliança proveitosa entre o modelo de discretude da tradição do pensamento ocidental, de fulcro aristotélico, e modelos funcionalistas, mais flexíveis, que contemplam zonas de fronteiras, em que as noções teóricas de escalaridade e prototipia tornam-se fundamentais para categorizar as classes e as subclasses de palavra. Em segundo lugar, é imperioso distinguir léxico e gramática, a fim de determinar os traços de ordem pragmática, cognitiva, semântica, sintática, morfológica e fonológica determinantes para a inclusão ou exclusão de um dado item lexical no âmbito lexical ou gramatical. Para esse fim, os autores compulsados são Hopper (1990), Lehmann (1982), Heine, Claudi & Hünnemeyer (1991), Newmeyer (2001), Bybee (2001), inter alios. Convém aditar a importância das teses de Lakoff (1987) a respeito da metáfora corporal e os seus reflexos para a compreensão de processos cognitivos mais gerais e aplicados ao estudo dos sistemas linguísticos naturais. Em terceiro lugar, não há um modelo descritivo que apresente uma configuração satisfatória do trânsito de formas lexicais para a gramática em todas as classes de palavras. Com base na tese de Campelo (2007), apresenta-se um modelo que discute a perda dos traços de nominalidade como condição de inserção em classes lexicais mais gramaticais e a recomposição das classes mais gramaticais com base na incidência de processos de metaforização de formas decalcadas do léxico. Em termos metodológicos, é vital, para a aferição da produtividade de um dado fenômeno, analisá-lo com base em dados da.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Análise dos processos de gramaticalização das conjunções subordinativas concessivas
Descrição: Trata-se de uma pesquisa que, em termos teóricos, intenta radicar o entendimento de que, em cada classe ou subclasse, existem itens lexicais mais representativos do grupo por meio da otimização de traços categorais desse nível de manifestação; em termos metodológicos, a pesquisa será levada a cabo por meio da avaliação estatística de ocorrências oriundas do banco de dados www.corpusdoportugues.org. Concebe-se que a maior frequência de uso responde pela gramaticalização prototípica de um dado item lexical no interior da classe ou subclasse de que faz parte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Bolsa.
2008 - 2009
Análise de processos de gramaticalização nas preposições acidentais com traço semântico de exclusão
Descrição: Em termos teóricos, em primeiro lugar, a categorização da gramática tradicional emperra em uma série de incongruências em virtude da ausência de um modelo epistemológico que conjugue, de forma harmônica, o binarismo aristotélico e as escalas construídas com base em protótipos. Para tanto, valer-nos-emos da teorização de Givón (1995), que construiu uma aliança proveitosa entre o modelo de discretude da tradição do pensamento ocidental e o modelo recente, mais flexível, que contempla zonas de fronteiras, em que as noções teóricas de escalaridade e prototipia tornam-se fundamentais para categorizar todo e qualquer referente. Em segundo lugar, é mister diferençar léxico e gramática, a fim de determinar os traços de ordem pragmática, cognitiva, semântica, sintática, morfológica e fonológica determinantes para a inclusão ou exclusão de um dado item lexical no âmbito lexical ou gramatical. Para esse fim, os autores compulsados são Hopper (1990), Lehmann (1982), Heine, Claudi & Hünnemeyer (1991), Newmeyer (2001), Bybee (2001), inter alios. Em terceiro lugar, não há um modelo descritivo que apresente um arcabouço coerente do trânsito de formas lexicais para a gramática em todas as classes de palavras. Com base na tese de Campelo (2007), apresenta-se um modelo que discute a perda dos traços de nominalidade como condição de inserção em classes lexicais mais gramaticais e a recomposição das classes mais gramaticais com base na incidência de processos de metaforização de formas decalcadas do léxico. Em termos metodológicos, é vital, para a aferição da produtividade de um dado fenômeno, analisá-lo com base em dados da língua em uso. Para tanto, nosso intuito é selecionar as formas aspirantes à gramaticalização no âmbito pronominal e relacional. Uma vez que a freqüência é fator determinante, a recolha dos dados e o seu cômputo são decisivos com vistas a verificar um processo de gramaticalização consolidado, conquanto não reconhecido pela gramática tradicional, e a iden.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Bolsa.
2003 - 2008
Norma do Português Popular Oral de Fortaleza - NORPORFOR
Descrição: Trata-se da confecção de um corpus de língua oral para estudos lingüísticos de vária ordem. A metodologia obedece aos mesmos parâmetros de constituição do NURC e do PORCUFORT. Os informantes apresentam as seguintes características fundamentais: a) naturais de Fortaleza; b) filhos de pais cearenses; c) não possuem nível superior (completo ou incompleto); d) não residiram fora de Fortaleza por mais de dois anos. Com base nos mesmos moldes do NURC, os inquéritos são de três tipos: DID, D2 e EF. O projeto ainda se encontra em andamento, com a digitalização em curso de fitas referentes aos registros D2 e o início da transcrição..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Integrante / Aluíza Araújo - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Bolsa.


Projetos de extensão


2003 - 2004
Elaboração de página na web do curso de Letras
Descrição: Projeto que objetivou disponibilizar para a comunidade do curso de Letras da unidade da UECE de Fortaleza, inicialmente, uma página com informações sobre os trabalhos acadêmicos e de extensão, assim como dados relativos ao curso, informes sobre a vida acadêmica (cursos, seminários, palestras, eventos), sumário dos dados acadêmicos dos professores e dos coordenadores. O projeto foi construído em parceria com o prof.Dr. Luís Camboim, que contribuiu para a formatação da página. Os dados referentes aos professores e aos coordenadores foram prontamente entregues pela professora Coema Escórcio. Finalmente, o projeto contou com a pronta aprovação e apoio de Maurício Sérgio Rocha Moura, Diretor do Departamento de Informática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Coordenador / Luís Camboim - Integrante / Maurício Sérgio Moura - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual do Ceará - Cooperação.


Projetos de desenvolvimento


2006 - 2006
2º Encontro de Estudos Literários do Colégio Militar de Fortaleza
Descrição: Projeto criado para criar cultura literária entre os alunos do CMF. Destinou-se também à preparação dos alunos ao vestibular da UFC. Constituído por onze sessões de três horas de duração. As sessões eram presididas por mim e contavam sempre com a participação de um palestrante convidado, além dos autores. Houve uma sessão dedicada exclusivamente à análise da literatura cearense. Esse encontro também homenageou uma personalidade literária da cidade, cujos textos eram lidos ao fim de cada sessão. No primeiro encontro, o autor homenageado foi o multiartista (escultor, escritor e pintor) Audifax Rios..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Coordenador.Financiador(es): Colégio Militar de Fortaleza - Remuneração.
2005 - 2005
1º Encontro de Estudos Literários do Colégio Militar de Fortaleza
Descrição: Projeto criado para criar cultura literária entre os alunos do CMF. Destinou-se também à preparação dos alunos ao vestibular da UFC. Constituído por onze sessões de três horas de duração. As sessões eram presididas por mim e contavam sempre com a participação de um palestrante convidado, além dos autores. Houve uma sessão dedicada exclusivamente à análise da literatura cearense. Esse encontro também homenageou uma personalidade literária da cidade, cujos textos eram lidos ao fim de cada sessão. No primeiro encontro, o autor homenageado foi o poeta e professor Francisco Carvalho..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Coordenador.Financiador(es): Colégio Militar de Fortaleza - Cooperação.
2003 - 2004
Documentário de História Oral do Município
Descrição: Projeto instituído com o fito de registrar o depoimento de pessoas idosas a respeito da formação do município, com base no seguinte temário roteiro: 1) cultura: alimentação; entretenimento; construção dos espaços fundamentais; eventos culturais (festas relevantes, cívicas ou religiosas); relacionamento entre gêneros; superstições, crenças e crendices; 2) política. Ao todo, foram gravadas, em vídeo, 20h com pessoas das mais diversas áreas do município. Os idosos escolhidos foram os que viviam há muito tempo no município e acompanharam, portanto, seus principais movimentos de toda ordem. Além das gravações com os idosos, intelectuais, professores da Universidade Federal do Ceará, foram entrevistados para descrever questões relativas à ocupação do estado, Bozachiello, geógrafo, à formação da cultura de violência, Peregrina Capelo, e à história política e econômica, Plácido Castelo. Esse material se encontra, atualmente, disponível ao NUDOC, da Universidade Federal do Ceará..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Coordenador / Henrique Dídimo - Integrante.
2002 - 2004
Projeto Primeiras Letras - produção de jornais em 10 unidades escolares de todo o município
Descrição: Projeto que, em parceria com a ONG Comunicação e Cultura, criou 10 jornais nas escolas ou grupos de escolas (escolas com menor número de alunos) por todo o município de Apuiarés. Os alunos do EF das referidas escolas são os redatores dos textos publicados. Os jornais são distribuídos por toda a comunidade escolar e contam com o apoio institucional e financeiro da Secretaria de Educação e Cultura. O corpo docente, em parceria com a citada OnG, assiste aos alunos no que concerne às normas de publicação. O intuito capital do projeto é formar redatores. A produção textual com propósitos comunicativos mais bem definidos, portanto não exclusivamente os gêneros escolares, torna mais funcionais e concretos o apelo e a motivação por escrever de forma mais elaborada. O resultado foi o crescente interesse do corpo discente por escrever e ter seu texto publicado e lido por seus familiares e conhecidos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Integrante / OnG Comunicação e Cultura - Coordenador.Financiador(es): Prefeitura Municipal de Apuiarés - Remuneração / Comunicação e Cultura - Cooperação.
2002 - 2002
Projeto Interdisciplinar
Descrição: Projeto voltado para a contemplação dos temas transversais e interdisciplinares consignados nos PCN: meio-ambiente; educação sexual; integração cultural; e.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Coordenador.
2002 - 2002
Projeto sobre educação sexual em parceria com o Colégio Militar de Fortaleza - CMF
Descrição: Projeto em que se desenvolveram atividades de produção de teatro, de vídeo, de revista, de uma webpágina e de uma pesquisa de campo pelos alunos da 7ª série do Colégio Militar de Fortaleza para apresentação na Escola de Ensino Fundamental Matilde Barbosa Góis e no Centro Comunitário, na cidade de Apuiarés, Ceará. Os alunos das 7ª e 8ª séries da referida escola municipal, por seu turno, assistiram às apresentações e pesquisaram a respeito do tema transversal em apreço. Por fim, o grupo de teatro de Apuiarés fez uma apresentação, para os professores e os alunos do CMF, de uma peça cujo tema central versava sobre educação sexual..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Coordenador / Maira Fernandes - Integrante.Financiador(es): Colégio Militar de Fortaleza - Cooperação / Prefeitura Municipal de Apuiarés - Remuneração.
2002 - 2002
Formação de Técnicos Agrícolas com alunos da rede municipal
Descrição: Projeto que tinha o propósito de formar técnicos agrícolas para servir às necessidades municipais de melhoramento do gerenciamento agropecuário. Compunha-se de duas fases fundamentais: 1) seleção de alunos da 8ª série para um curso preparatório para a Escola Técnica Federal de Iguatu; 2) preparação dos alunos selecionados por meio de um curso específico formado por professores da rede municipal. Por um lado, abriram-se perspectivas de melhoria de vida para os candidatos; por outro, gerou-se uma renda adicional para os professores componentes da equipe preparatória - o que implicava, igualmente, a valorização do corpo docente municipal..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Coordenador / Jaqueline Pereira - Integrante / Maria Sueli Peixoto - Integrante.Financiador(es): Prefeitura Municipal de Apuiarés - Remuneração.
2002 - 2002
Projeto PROSEX - educação sexual para o corpo docente do ensino fundamental e da educação infantil
Descrição: Projeto criado para capacitar o corpo docente da educação infantil e do ensino fundamental com relação às questões sexuais. O projeto contou com a orientação de um professor mestre na área em tela. Esse profissional foi responsável pela formação de núcleos distribuídos por todo o município a fim de organizar atividades a explorar transversal e interdisciplinarmente no cotidiano das atividades escolares. O projeto tinha o intuito deliberado de aproximar a formação dos alunos dos temas transversais consignados nos PCN..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Integrante / Maria Socorro de Barros - Coordenador.Financiador(es): Prefeitura Municipal de Apuiarés - Remuneração.
2001 - 2001
Projeto Interdisciplinar
Descrição: Projeto voltado para a contemplação dos temas transversais e interdisciplinares consignados nos PCN: meio-ambiente; educação sexual; integração cultural; etc..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Coordenador.
2001 - 2001
Projeto sobre educação sexual em parceria com o Colégio Militar de Fortaleza - CMF
Descrição: Projeto em que se desenvolveram atividades de produção de teatro, de vídeo, de revista, de uma webpágina e de uma pesquisa de campo pelos alunos da 7ª série do Colégio Militar de Fortaleza para apresentação na Escola de Ensino Fundamental Matilde Barbosa Góis e no Centro Comunitário, na cidade de Apuiarés, Ceará. Os alunos das 7ª e 8ª séries da referida escola municipal, por seu turno, assistiram às apresentações e pesquisaram a respeito do tema transversal em apreço. Por fim, o grupo de teatro de Apuiarés fez uma apresentação, para os professores e os alunos do CMF, de uma peça cujo tema central versava sobre educação sexual..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo - Coordenador / Maira Fernandes - Integrante.Financiador(es): Colégio Militar de Fortaleza - Cooperação / Prefeitura Municipal de Apuiarés - Remuneração.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: REVISTA ENTREPALAVRAS


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: REVISTA ENTREPALAVRAS
2013 - 2013
Periódico: REVISTA ENTREPALAVRAS
2014 - Atual
Periódico: Revista de Informação Legislativa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Morfologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Morfossintaxe.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica/Especialidade: Fonética e Fonologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Teoria Literária.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Revisão Textual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Esperanto
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Grego
Lê Razoavelmente.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
Declaração de participação como examinador da monografia de especialização intitulada 'Abordagem funcional-discursiva do nome no ensino fundamental I', Especialização da UECE - Fortaleza.
2004
Declaração de participação como examinador da monografia de especialização 'Cartas do leitor ou artigos de opinião: eis a questão'., Especialização da UECE - Fortaleza.
2004
Declaração de participação como examinador da monografia de especialização intitulada 'Neologismos em textos jornalísticos'., Especialização da UECE - Fortaleza.
2004
Certificado de participação da XIX ENANPOLL, com o trabalho 'Um estudo sobre o processo de gramaticalização da forma pessoa no português brasileiro', Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística.
2004
Certificado de participação dos Seminários Lingüísticos, Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará.
2004
Certificado de participação do VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia e I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos, Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Instituto de Letras da UERJ.
2003
Declaração de participação da banca de correção da prova de redação do vestibular de 2003, Universidade Federal do Ceará.
2003
Certificado referente à apresentação da palestra 'Agosto', romance de Rubem Fonseca, Faculdades Integradas da Grande Fortaleza.
2003
Certificado de participação do II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE), Universidade Federal da Paraíba.
2003
Referência elogiosa, Colégio Militar de Fortaleza.
2002
Certificado de participação da XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, com a comunicação 'Um estudo dos elementos formais do romance Agosto', Universidade Federal do Ceará.
2002
Certificado de participação da XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, com a comunicação 'Um estudo aplicado da técnica étimo-decomposicional em Guimarães Rosa'., Universidade Federal do Ceará.
2002
Certificado de participação como oficial de ligação da delegação peruana, por ocasião da 43ª Reunião do BID, 10ª Região Militar.
2002
Diploma do Mérito Benjamin Constant, Institudo dos Docentes do Magistério Militar - Colégio Militar de Fortaleza.
2001
Certificado de participação do X Congresso Brasileiro de Sociologia, Sociedade Brasileira de Sociologia.
1999
Certificado de participação de palestras a respeito da arrecadação do salário-educação e sistema de manutenção de ensino fundamental, normas de assistência financeira a programas de projetos educacionais e prestação de contas e convênios., FNDE/MEC e FUNDESCOLA/MEC.
1999
Certificado de participação no curso de multiplicadores em educação ambiental., Secretaria do Desenvolvimento Urbano/SDU e Secretaria do Meio Ambiente/SEMACE, do estado do Ceará.
1999
Certificado de participação do II Programa de Apoio aos Secretários Municipais de Educação - PRASEM II, FUNDESCOLA/MEC, Banco Mundial, UNICEF e UNDIME.
1998
Certificado de Licenciatura em Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de Brasília.
1998
Certificado de participação na XVI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste, com a comunicação 'A criação lexical em Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa', Universidade Federal do Ceará.
1997
Certificado de participação do Programa de Apoio aos Secretários Municipais de Educação, PRASEM, MEC, Banco Mundial, UNICEF e UNDIME.
1991
Certificado de Bacharelato em Letras Clássicas e Vernáculas, Universidade de Brasília.
1990
Certificado de participação do Programa Bolsa de Trabalho, no serviço de saúde comunitária, Decanato de Assuntos Comunitários - DAC, da Universidade de Brasília.
1989
Certificado de conclusão do curso de leitura de LÍNGUA GREGA CLÁSSICA, Instituto GLOSSA - Brasília, DF.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMPELO, Kilpatrick2011 CAMPELO, Kilpatrick ; CAMPELO, Kilpatrick M.B. ; CAMPELO, KILPATRICK ; CAMPELO, K. M. B. . A contribuição da metáfora antropofórica para a compreensão da formação dos nomes próprios (antropônimos) e das formas de tratamento lexicais (axiônimos) e gramaticais (proformas nominais pessoais). Veredas (UFJF. Online), v. 01, p. 133-152-152, 2011.

2.
CAMPELO, K. M. B.2010 CAMPELO, K. M. B.. O Nome como matriz de todas as classes: uma classificatória das partes do discurso com base em gramaticalizações nominais. Revista Philologus, v. 48, p. 83-100, 2010.

3.
CAMPELO, Kilpatrick M.B.2010CAMPELO, Kilpatrick M.B. ; CAMPELO, K. ; CAMPELO, K. M. B. . Mídia Piauiense: Silêncio e conivência favorecem oligarquias. Observatório da Imprensa (São Paulo), v. 00, p. 00, 2010.

4.
CAMPELO, K. M. B.2009CAMPELO, K. M. B.. A heterodoxia como matriz temática na cronística de Airton Monte. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. 01, p. 07-20, 2009.

5.
CAMPELO, K. M. B.2007CAMPELO, K. M. B.. 2ª fase do modernismo cearense: estudo linguístico-literário da obra Poesias Incompletas, de Antônio Girão Barroso. SOLETRAS (UERJ), v. 7, p. 9-26, 2007.

6.
CAMPELO, K. M. B.2005CAMPELO, K. M. B.. Um estudo contrastivo dos demonstrativos em português, tupi e japonês. Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Mário Vilela vol.2, v. 02, p. 479-492, 2005.

7.
CAMPELO, K. M. B.2004CAMPELO, K. M. B.. Um estudo fonoestilístico da canção A Rural, a Missão, de Neo Pineo. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. 12, p. 13, 2004.

8.
CAMPELO, K. M. B.2004CAMPELO, K. M. B.. A repetição: uma discussão sobre suas bases filosóficas, culturais e textuais. Revista Philologus, v. 29/30, p. 7/18-25/35, 2004.

9.
CAMPELO, K. M. B.2003CAMPELO, K. M. B.. Um estudo aplicado da técnica étimo-decomposicional. Revista do GELNE (UFC), v. único, p. 691-693, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CORDEIRO, M. T. G. (Org.) ; CAMPELO, K. M. B. (Org.) . Consolidação das leis do trabalho ? CLT e normas correlatas. 1ª. ed. Brasília: Senado Federal - Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

2.
CAMPELO, K. M. B.. A língua portuguesa no mundo. 1ª. ed. São Paulo: FFLCH-USP, 2008. v. 01.

3.
ARAÚJO, Aluíza (Org.) ; MONTEIRO, José Lemos (Org.) ; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de (Org.) ; CAMPELO, K. M. B. (Org.) ; CAVALCANTE, Mônica Magalhães (Org.) ; PINHEIRO, Clemílton Lopes (Org.) ; SILVEIRA, Agripino S. (Org.) . Português oral culto de Fortaleza: estudos descritivos. 1ª. ed. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará - EDUECE, 2007. v. 400. 264p .

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, Maria Claudete ; LUCENA, Izabel Larissa ; CAMPELO, K. M. B. . Estudo contrastivo de perspectivas formais e funcionais a respeito da transitividade em Língua Portuguesa. In: Márcia Teixeira Nogueira. (Org.). Estudos de Orientação Funcionalista. 1ed.fortaleza: editora da universidade federal do ceará, 2007, v. 1, p. 1-615.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAMPELO, K. M. B.. MÍDIA PIAUIENSE: Silêncio e Conivência favorecem oligarquias. Observatório da Imprensa (São Paulo), 02 fev. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPELO, K. M. B.. O nome como matriz de todas as classes: movimentos pragmático-metafóricos de uma taxionomia das partes do discurso. In: I SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2008, SÃO PAULO. Anais do I SIMELP, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPELO, K. M. B.. Proposta de categorização do quadro preposicional como fruto de uma gramaticalização interclasse e intraclasse, com base em uma escala de gramaticalidade calcada na disputa léxico-gramatical de expressão das categorias linguísticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAMPELO, K. M. B.. Estágio Probatório e Atuação dos Docentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMPELO, K. M. B.. O estatuto funcional e conceitual das proformas. Pronome: protótipo das proformas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CAMPELO, K. M. B.. O nome como matriz de todas as classes: uma classificatória das partes do discurso com base em gramaticalizações nominais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAMPELO, K. M. B.. O estatuto conceitual e funcional das proformas. Pronome: o protótipo das proformas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAMPELO, K. M. B.. Seminário de Acesso ao Ensino Superior ? SAES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CAMPELO, K. M. B.. Panorama do curso de Letras: áreas e subáreas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CAMPELO, K. M. B.. As classes de palavras à luz de uma abordagem cognitivo-funcional: o nome como matriz de todas as classes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CAMPELO, K. M. B.. O nome como matriz de todas as classes: a análise de um quadro demonstrativo da contribuição dos movimentos pragmático-metafóricos, com base em uma nominalidade matricial, para a formação de todas as classes e subclasses,. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CAMPELO, K. M. B. ; CAMPELO, K. M. B. . Produção de relatório do Comitê Técnico do 20º Concurso Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPELO, K. M. B.. Relatório do projeto intitulado Análise de processos de gramaticalização em diversas classes, subclasses e formativos flexionais e derivacionais com base no banco de dados linguísticos www.corpusdoportugues.org. 2012. (Relatório de pesquisa).

2.
CAMPELO, K. M. B.. Proposta de redação do vestibular da UFPI em audiência pública com os professores de língua materna da educação básica. 2009. (CAMPELO, Kilpatrick Müller Bernardo Campelo).

3.
CAMPELO, K. M. B.. As classes de palavras à luz de uma abordagem cognitivo-funcional: o nome como matriz de todas as classes. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CAMPELO, K. M. B.. Oralidade e escrita. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
CAMPELO, K. M. B.. Análise lingüístico-literária sobre Aves de Arribação, de Antônio Sales. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Notas de aula sobre obras literárias).

6.
CAMPELO, K. M. B.. Análise lingüístico-literária da obra 'Dos valores do inimigo', de Pedro Salgueiro. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Notas de aula sobre obras literárias).

7.
CAMPELO, K. M. B.. Análise lingüístico-literária de 'Poesias incompletas', de Antônio Girão Barroso. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Notas de aula sobre obras literárias).

8.
CAMPELO, K. M. B.. Análise lingüístico-literária da obra literária 'Palimpsesto e outros sonetos', de Virgílio Maia. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Notas de aula sobre obras literárias).

9.
CAMPELO, K. M. B.. Análise lingüístico-literária da obra literária 'Moça com flor na boca', de Airton Monte. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Notas de aula sobre obras literárias).

10.
CAMPELO, K. M. B.. Análise lingüístico-literária da obra 'Dona Guidinha do Poço', de Oliveira Paiva. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Notas de aula sobre obras literárias).

11.
CAMPELO, K. M. B.. Análise lingüístico-literária da obra 'A Casa', de Natércia Campos. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Notas de aula sobre obras literárias).

12.
CAMPELO, K. M. B.. Análise lingüístico-literária da obra A palavra e A PALAVRA, de Horácio Dídimo. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Notas de aula sobre obras literárias).

13.
CAMPELO, K. M. B.; GONÇALVES, João Batista Costa . Epistemologia dos Estudos Lingüísticos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
CAMPELO, K. M. B.. O fenômeno da criação lexical. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAMPELO, K. M. B.; ARAUJO, A. A.; TEIXEIRA, M. N.; CAMPELO, Kilpatrick M.B.; CAMPELO, Kilpatrick; CAMPELO, K. M. B.; CAMPELO, KILPATRICK; CAMPELO, K. M. B.. Participação em banca de ANA KAROLINY ALECRIM DE MENEZES. O estatuto lexicográfico das formações acronímicas de extrato popular. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
CAMPELO, K. M. B.. Participação em banca de Cláudia Queiroz Cajaty. Neologismos em Textos Jornalísticos. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

3.
CAMPELO, K. M. B.. Participação em banca de Clarissa dos Santos Oliveira. Cartas do leitor ou artigos de opinião: eis a questão. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.

4.
CAMPELO, K. M. B.. Participação em banca de Regiane dos Santos Cabral. Abordagem funcional-discursiva do nome no Ensino Fundamental. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CAMPELO, K. M. B.; MOURA, João Benvindo de; LACERDA, Naziozênio Antônio. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área de Português, do Colégio Agrícola de Floriano. 2009. Universidade Federal do Piauí.

2.
CAMPELO, K. M. B.; NEIVA, Luciana Áurea Bezerra Albano; Luzia Áurea Bezerra Albano Barbosa. Concurso de Provas e Títulos para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2009. Instituto Federal do Piauí.

3.
CAMPELO, K. M. B.. Comissão Examinadora do Setor de Estudos Língua Portuguesa. 2002. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Outras participações
1.
CAMPELO, K. M. B.. Banca de avaliadores de redação do vestibular da UFPI. 2008. Universidade Federal do Piauí.

2.
CAMPELO, K. M. B.. Comissão Coordenadora do Vestibular da Universidade Federal do Ceará. 2003. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Nacional Qualis Periódicos da CAPES 2015 ? Área de Direito. 2015. (Seminário).

2.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Proposta de categorização do quadro preposicional como fruto de uma gramaticalização inter e intraclasse, com base em uma escala de gramaticalidade calcada na disputa léxico-gramatical de expressão das categorias linguísticas.. 2013. (Congresso).

3.
Workshop Internacional sobre Gramaticalização.O estatuto conceitual e funcional das proformas. Pronome: o protótipo das proformas. 2010. (Encontro).

4.
XXV Nacional da ANPOLL. 25 anos de ANPOLL: Memórias e Perspectivas.O NOME COMO MATRIZ DE TODAS AS CLASSES: UMA CLASSIFICATÓRIA DAS PARTES DO DISCURSO COM BASE EM GRAMATICALIZAÇÕES NOMINAIS. 2010. (Encontro).

5.
II Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. O estatuto conceitual e funcional das proformas. Pronome: o protótipo das proformas.. 2009. (Congresso).

6.
II Encontro Acadêmico de Letras da UESPI.Texto, Gramática e Ensino. 2009. (Encontro).

7.
II Encontro Acadêmico de Letras da UESPI.Uma abordagem cognitivo-funcional das classes de palavras: o nome como matriz de todas as classes. 2009. (Encontro).

8.
II Seminário de Língua e Literatura Profª Raimunda das Dores dos Santos.Panorama do curso de Letras: áreas e subáreas de atuação. 2009. (Seminário).

9.
Seminário de Acesso ao Ensino Superior - SAES 2009. 2009. (Seminário).

10.
I Congresso de Língua Portuguesa: Língua, Cultura e Educação. As classes de palavras à luz de uma abordagem cognitivo-funcional: o nome como matriz de todas as classes. 2008. (Congresso).

11.
III Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. A contribuição da metáfora antropofórica para a compreensão da formação dos nomes próprios (antropônimos) e das formas de tratamento lexicais (axiônimos) e gramaticais (proformas nominais pessoais).. 2008. (Congresso).

12.
I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.O nome como matriz de todas as classes: a análise de um quadro demonstrativo da contribuição dos movimentos pragmático-metafóricos, com base em uma nominalidade matricial, para a formação de todas as classes, subclasses e morfemas intralexicais.. 2008. (Simpósio).

13.
XXIII ENANPOLL.O estatuto conceitual e funcional das proformas. Pronome: o protótipo das proformas. 2008. (Encontro).

14.
Seminários Lingüísticos.O estatuto conceitual e funcional das proformas. Pronome: protótipo das proformas.. 2007. (Seminário).

15.
7ª Bienal Internacional do Livro do Ceará.Estudo Lingüístico-literário da obra Poesias Incompletas, de Antônio Girão Barroso.. 2006. (Seminário).

16.
Seminários Lingüísticos.Forma e função dos pronomes pessoais. 2004. (Seminário).

17.
VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia - I Congresso Internacional de Estudos Filológicos e Lingüísticos. Um estudo fonoestilístico da canção 'A Rural', de Neo Pineo. 2004. (Congresso).

18.
XIX Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística.Um estudo sobre o processo de gramaticalização da forma pessoa no português brasileiro. 2004. (Encontro).

19.
Semana Acadêmica.Romance Agosto, de Rubem Fonseca. 2003. (Outra).

20.
VIII SEMANA UNIVERSITÁRIA - UECE.Um estudo fonoestilístico da canção A Rural, de Neo Pineo.. 2003. (Encontro).

21.
XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. Um estudo dos elementos formais do romance Agosto. 2002. (Congresso).

22.
XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. Um estudo da técnica étimo-decomposicional em Guimarães Rosa. 2002. (Congresso).

23.
II Congresso Internacional da ABRALIN. Um estudo aplicado da técnica étimo-decomposicional em Guimarães Rosa. 2001. (Congresso).

24.
XV Seminário do CELLIP. 2001. (Seminário).

25.
XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste. A operacionalidade do conceito de raiz e a caracterização dos demais constituintes imediatos intralexicais, em especial, o prefixo. 2000. (Congresso).

26.
XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste. 2000. (Congresso).

27.
XVI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste. A criação lexical em Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Karoliny Alecrim de Menezes. O estatuto lexicográfico das formações acronímicas de extrato popular. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo.

2.
Talita Lima da Silva. ESTUDO CONTRASTIVO DA CATEGORIA VERBAL MODO ENTRE GRAMÁTICOS TRADICIONAIS E LINGÜISTAS. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo.

3.
Francisco José de Sousa. A colocação pronominal na gramática normativa e no texto literário - análise comparativa. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo.

4.
Fabiano Mesquita de Sousa. Coordenação: um olhar diferente do processo. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo.

Iniciação científica
1.
Amanda Moreira de Sousa Santana. Análise estatística de processos de gramaticalização na classe relacional (conjunções subordinativas conformativas) com base nas ocorrências do banco de dados corpusdoportugues.org. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí. Orientador: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo.

2.
Felipe de Sousa Jacob. Análise estatística de processos de gramaticalização na classe relacional (conjunções subordinativas condicionais) com base nas ocorrências do banco de dados corpusdoportugues.org. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí. Orientador: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo.

3.
Vanessa Lemos de Moura Santiago. Análise estatística de processos de gramaticalização das conjunções subordinativas concessivas com base no banco de dados linguísticos www.corpusdoportugues.org. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí. Orientador: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo.

4.
Camilla Mendes Batista. Análise de processos de gramaticalização nas classes pronominal e relacional (conjunções e preposições) no corpus www.corpusdoportugues.org. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí. Orientador: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo.

Orientações de outra natureza
1.
Verônica Silva Castro. Monitoria da disciplina de Fonética e Fonologia. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Kilpatrick Müller Bernardo Campelo.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CAMPELO, Kilpatrick2011 CAMPELO, Kilpatrick ; CAMPELO, Kilpatrick M.B. ; CAMPELO, KILPATRICK ; CAMPELO, K. M. B. . A contribuição da metáfora antropofórica para a compreensão da formação dos nomes próprios (antropônimos) e das formas de tratamento lexicais (axiônimos) e gramaticais (proformas nominais pessoais). Veredas (UFJF. Online), v. 01, p. 133-152-152, 2011.




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