Karla Simone Beserra Cavalcanti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3983915511154935
  • Última atualização do currículo em 15/05/2018


Formação: Licenciatura em Letras, Especialização em Programação do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco. Mestrado em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste - CAA. Experiência profissional: Docência em todos os níveis da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e experiência na Supervisão e Coordenação Pedagógica. Atuou como formadora de Língua Portuguesa da Gerência de Ensino Fundamental dos anos finais da Secretaria de Educação de Pernambuco. É professora EBTT da UFRPE, atuando no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - CODAI. Desenvolve estudos abordando questões ligadas ao ensino de língua materna, em particular, os gêneros textuais, a prática de análise linguística e o livro didático de língua portuguesa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karla Simone Beserra Cavalcanti
Nome em citações bibliográficas
CAVALCANTI, K. S. B.;CAVALCANTI, KARLA SIMONE BESERRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural de Pernambuco, CODAI - Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas..
Av. Dr. Luiz Correia de Araújo
Centro
50810000 - São Lourenço da Mata, PE - Brasil
Telefone: (81) 31838748


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Mestrado em Educação Contemporânea.
Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, UFPE, Brasil.
Título: A prática de análise linguística como ferramenta para o ensino dos gêneros textuais escritos no livro didático de língua portuguesa.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Alexsandro da Silva.
Palavras-chave: análise linguística; ensino; gêneros textuais; língua portuguesa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2007
Especialização em Programação do Ensino de Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Origem e Evolução Histórica da Língua Portuguesa.
Orientador: Pedro Henrique de Barros Falcão.
2002 - 2005
Graduação em Letras.
Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, AESA-CESA, Brasil.




Atuação Profissional



Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
LÍNGUA PORTUGUESA; LÍNGUA INGLESA
02/2007 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica
Literatura
Língua Portuguesa
02/2006 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes
Língua Inglesa
Língua Portuguesa
02/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa

PREFEITURA MUNICIPAL DE TUPANATINGA, PMT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica do Ensino Fundamental

Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/2010 - Atual
Serviços técnicos especializados , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, .

Serviço realizado
Elaboração da Proposta de Língua Portuguesa, Ensino Fundamental I..
02/2010 - Atual
Serviços técnicos especializados , Escola Municipal Doutor Manoel Borba, .

Serviço realizado
Elaboração da Proposta curricular de Artes do Ensino Fundamental II.
01/2010 - Atual
Serviços técnicos especializados , Escola Municipal Doutor Manoel Borba, .

Serviço realizado
Co-participação na elaboração da Proposta de Lingua Portuguesa do Ensino Fundamental II.
08/2010 - 11/2010
Serviços técnicos especializados , Escola Municipal Doutor Manoel Borba, .

Serviço realizado
Orientação aos docentes do Ensino Fundamental I da Matriz de referência do SAEPE e Prova Brasil..
05/2010 - 07/2010
Serviços técnicos especializados , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, .

Serviço realizado
Coordenação da Olimpíada de Língua Portuguesa.
06/2009 - 11/2009
Serviços técnicos especializados , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, .

Serviço realizado
Orientação aos docentes da Matriz de Referência do Saepe e Prova Brasil.
02/2009 - 05/2009
Serviços técnicos especializados , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, .

Serviço realizado
Colaboração na elaboração da Proposta de Geografia, História, Ciências e Artes do Ensino Fundamental I.
02/2005 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes
Língua Inglesa
Língua Portuguesa
05/2003 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Polivalente

Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora EBTT - CODAI, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Análise do conteúdo de Polímeros e Bioquímica dos livros didáticos e as concepções dos professores acerca desses conteúdos.
Descrição: Este projeto tem como objetivo norteador analisar o tratamento dado aos conteúdos de Polímeros e Bioquímica nos livros didáticos e os gêneros textuais utilizados em tal abordagem, bem como as concepções que os docentes têm acerca desses conteúdos. A justificativa para tal trabalho reside, primeiramente, no fato de esses conteúdos assumirem, na atualidade, cada vez mais espaço e novas aplicações em inúmeras atividades na sociedade atual que aproximam o conhecimento científico do cotidiano do aluno, necessitando, assim, ser uma questão mais discutida e investigada. Soma-se a isso o fato de que o conhecimento é sistematizado por meio de textos que podem pertencer a diferentes gêneros textuais, cada um com suas particularidades e usos, os quais podem adequar-se melhor ou não a uma situação interativa como o ensino, por exemplo. Nesse caso, conhecer os gêneros textuais utilizados na abordagem e sistematização desses conteúdos de química ajudará a compreender se tais gêneros estavam adequados à situação e aos objetivos de ensino, bem como se a escolha facilitou ou não a abordagem desses conteúdos. Para tanto, serão analisados livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio ? PNLEM 2018. Como procedimentos metodológicos, será adotada a pesquisa documental que visará identificar e analisar os conceitos, assuntos, exemplos e a visão interdisciplinar dos conteúdos, bem como os gêneros textuais utilizados nas situações de ensino, visando à produção de interpretações e inferências acerca do material coletado. Além disso, serão realizadas algumas entrevistas com docentes de química de escolas da Região Metropolitana do Recife, visando conhecer e analisar suas concepções acerca dos conteúdos analisados nos livros didáticos (LD)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE; COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS DA UFRPE.
2013
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO.
2011
Seleção Mestrado em Educação, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE.
2008
Seleção Interna para Educador de Apoio, Governo do Estado de Pernambuco.
2006
Concurso de Provas e Títulos, Governo do Estado de Pernambuco.
2003
Concurso de Provas e Títulos, Prefeitura Municipal de Tupanatinga.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAVALCANTI, KARLA SIMONE BESERRA2015 CAVALCANTI, KARLA SIMONE BESERRA; SILVA, ALEXSANDRO DA . Os gêneros textuais como objeto de ensino no livro didático de língua portuguesa. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 9, p. 167-180, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
CAVALCANTI, K. S. B.. EDUCAÇÃO E LINGUAGEM : COMO FICA A QUESTÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: ESDRAS GUSMÃO DE HOLANDA PEIXOTO; THIAGO VASCONCELLOS MODENESI; AMARO XAVIER BRAGA JR. (Org.). POLÍTICA, EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO. 1ed.JABOATÃO DOS GUARARAPES: SOCEC/ TARCÍSIO PEREIRA, 2015, v. 1, p. 141-153.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTI, K. S. B.; SILVA, A. . OS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS E DOS TIPOS DE ATIVIDADES ABORDADOS. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2013, RECIFE. INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇão E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: IMPLICAÇÕES PARA A PÓS-GRADUAÇÃO. Anais do EPENN. Trabalhos completos. Edição atual Nº XXI, 2013., 2013.

2.
CAVALCANTI, K. S. B.; SILVA, A. . Análise linguística e livro didático de língua portuguesa: uma análise a partir das resenhas do guia do livro didático - PNLD/2011. In: IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2012, Caruaru. IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
CAVALCANTI, K. S. B.; SILVA, A. . Os gêneros textuais como objeto de ensino no livro didático de língua portuguesa. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVALCANTI, KARLA SIMONE BESERRA; SILVA, ALEXSANDRO DA . ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPLORANDO AS CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAVALCANTI, K. S. B.; CAVALCANTI, T. F. S. . O TRATAMENTO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA APROVADOS PELO PNLD 2011 E 2014.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAVALCANTI, K. S. B.; SILVA, A. . OS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS E DOS TIPOS DE ATIVIDADES ABORDADOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CAVALCANTI, K. S. B.; SILVA, A. . Análise linguística e livro didático de língua portuguesa: uma análise a partir das resenhas do guia do livro didático - PNLD/2011. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CAVALCANTI, K. S. B.. Proposta de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental I da rede educacional do município de Tupanatinga-PE. 2010.

2.
CAVALCANTI, K. S. B.; SILVA, G. M. ; CAVALCANTI, Maria José de Souza . Proposta curricular de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Dr. Manoel Borba. 2010.

3.
CAVALCANTI, K. S. B.. Proposta Curricular de Artes - Ensino Fundamental II da Escola Dr. Manoel Borba. 2010.

4.
CAVALCANTI, K. S. B.; MELO, M. M. S. ; CAVALCANTI, A. S. F. . Proposta Curricular do Ensino Fundamental I - Disciplinas: Geografia, História, Ciências e Artes. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAVALCANTI, K. S. B.; TENÓRIO, F. J. A. . PRÁTICAS E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAVALCANTI, K. S. B.. ORIENTAÇÕES DE ESTUDO E LEITURA - CONSIDERAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CAVALCANTI, K. S. B.. Inglês Instrumental. 2014. (Curso de curta duração/Extensão).

3.
CAVALCANTI, K. S. B.. Mario Quintana, 'Eu passarinho'. 2012. (Oficina Literária).

4.
CAVALCANTI, K. S. B.. MATRIZ DE REFERÊNCIA DO SAEPE E PROVA BRASIL. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CAVALCANTI, K. S. B.. A LÍNGUA MATERNA NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Seminário de Pesquisa Livros Didáticos de Língua Portuguesa.ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPLORANDO AS CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS. 2016. (Outra).

2.
III JOCUPE - JORNADA PEDAGÓGICA DO CESA.O TRATAMENTO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA APROVADOS PELO PNLD 2011 E 2014. 2016. (Seminário).

3.
VI SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. 2014. (Seminário).

4.
ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE - EPENN.OS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS E DOS TIPOS DE ATIVIDADES ABORDADOS. 2013. (Encontro).

5.
NOVOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PEDAGOGO: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE. 2013. (Outra).

6.
PRÁTICAS E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO. 2013. (Outra).

7.
VOZES SILENCIADAS? O LUGAR DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA: EDUCAÇÃO DO CAMPO, GÊNERO, RAÇA E RELIGIOSIDADEREL. 2013. (Outra).

8.
IV EPEPE.Análise linguística e livro didático de língua portuguesa: uma análise a partir das resenhas do guia do livro didático - PNLD/2011. 2012. (Encontro).

9.
Caravana da Educação. 2011. (Congresso).

10.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2011. (Seminário).

11.
V FOREJA- FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2009. (Encontro).

12.
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ORGANIZACIONAL. 2008. (Outra).

13.
III ENCONTRO REGIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2007. (Congresso).

14.
FORMAÇÃO CONTINUADA TEMPO DE MUDANÇAS. 2005. (Outra).

15.
II Encontro da Poesia e do Repente. 2005. (Encontro).

16.
V SEMINÁRIO DE ENSINO E PESQUISA - AESA/CESA. 2004. (Seminário).

17.
V SEMINÁRIO DE ENSINO E PESQUISA - AESA/CESA. 2004. (Seminário).

18.
V SEMINÁRIO DE ENSINO E PESQUISA DA AESA/CESA. 2004. (Seminário).

19.
II CONGRESSO INTERESTADUAL DE EDUCAÇÃO. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVALCANTI, K. S. B.. ENCONTRO COM O PIBID NO CODAI. 2018. (Outro).

2.
CAVALCANTI, K. S. B.; CAMPOS, J. C. N. . I SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DO CODAI. 2017. (Outro).

3.
CAVALCANTI, K. S. B.; OLIVEIRA, A. G. . RODA DE DIÁLOGO: DROGAS, AMBIENTE ESCOLAR E GRÊMIO ESTUDANTIL. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVALCANTI, K. S. B.; CAMPOS, J. C. N. . I SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DO CODAI. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 5:56:28