Ginaldo Cardoso de Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2801448444389056
  • Última atualização do currículo em 21/09/2018


Pedagogo, com especialização em Gestão Educacional e em Metodologia do Ensino Fundamental. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC/ UNEB. Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas-DCH, Campus VI da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Guanambi. Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), no DCH VI/UNEB. Coordenou o Colegiado do Curso de Letras Língua Portuguesa da UNEB/Campus VI (2008-2012). Coordenou o Curso de Licenciatura em Letras PARFOR, no município de Palmas de Monte Alto, BA (2010-2014). Exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Ciências Humanas - DCH/UNEB, Campus VI, Caetité, no período de junho/2012 a junho/ 2016. Coordenou o Subprojeto PIBID/CAPES/UNEB "As Múltiplas Linguagens na Formação Docente" (2014-2016).Coordenou a segunda turma do Curso de Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares - DCH VI/UNEB (2014-2015). Participa do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura, Cultura e Formação Docente (GEPLEC) e do Grupo de Pesquisa CNPq Educação e Formação de Professores (GEFEP), estudando e pesquisando os seguintes temas: Currículo, Formação de Professores, Docência, Leitura e Interdisciplinaridade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ginaldo Cardoso de Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, G. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia.
AVENIDA CONTORNO
CENTRO
46400-000 - Caetite, BA - Brasil
Telefone: (77) 34542021
Fax: (77) 7734542021


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação, Conhecimento e Inclusão Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: "Eles não dão conta da sala de aula": relações de poder na constituição de professores no início da carreira docente.,
Orientador: André Marcio P. Favacho.
2016 - 2018
Mestrado profissional em GESTÃO E TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO - GESTEC.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: PROTOCOLO DE PROPOSIÇÕES PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO DA LICENCIATURA, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Marcea Andrade Sales.
Bolsista do(a): Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2011 - 2012
Especialização em Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Joao Calvino, FJC, Brasil.
Título: Leitura e Letramento na Escola: Sentidos e Significados das Práticas Educativas Utilizadas pelos Professores e Professoras do Ensino Médio..
Orientador: Antônio Leonan Alves Ferreira.
1999 - 2000
Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A FORMAÇÃO DO LEITOR NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA PÚBLICA DE PALMAS DE MONTE ALTO.
Orientador: MARIA NADJA NUNES BITENCOURT.
1992 - 1995
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2014
Novas Tecnologias na Educação. (Carga horária: 360h).
Centro Científico Conhecer, IBIO, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Oficina sobre Sistemas Governamentais FIPLAN/ SIMP. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação Museológica. (Carga horária: 18h).
Renova Energia, RENOVA, Brasil.
2013 - 2013
I ENCONTRO DE DIRETORES DA REDE DE GESTÃO INTERDEP. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Curso de Capacitação profissional em práticas peda. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Encontro de Formação Gerencial para Diretores de D. (Carga horária: 24h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de Formação de Gestores Escolares. (Carga horária: 120h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2005 - 2006
Program de Capacitação para Gestores- PROGESTÃO. (Carga horária: 270h).
Secretaria da Educação do Estado da Bahia, SEC, Brasil.
2000 - 2000
Curso do Programa de Enriquecimento Instrumental. (Carga horária: 108h).
INSTITUTO ANISIO TEIXEIRA, IAT, Brasil.
1996 - 1996
Aperfeiçoamento de dirigentes. (Carga horária: 80h).
INSTITUTO ANISIO TEIXEIRA, IAT, Brasil.
1992 - 1992
Aperfeiçoamento para professores das séries inicia. (Carga horária: 240h).
INSTITUTO ANISIO TEIXEIRA, IAT, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor dos seguintes componentes curriculares: Prática Pedagógica nos cursos de Letras e Ciências Biológicas. Políticas e Organização dos Sistemas de Ensino no Letras Língua Inglesa. Estágio Supervisionado no Curso de Letras Língua Portuguesa. Prática de Ensino no Curso de Geografia. Currículo e Interdisciplinaridade no curso de Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares.

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Departamento - DCH - Campus VI, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Conselheiro Conselho Universitário - CONSU, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Conselheiro do CONSEPE, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Especialização, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares.

Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Colegiado de Letras, Carga horária: 20

Atividades

04/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Humanas - DCH, .

06/2012 - Atual
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas - DCH, .

Cargo ou função
Diretor de Departamento.
04/2012 - Atual
Ensino, Práticas Docentes Interdisciplinares, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Epistemologia da Interdisciplinaridade e Currículo e Interdisciplinaridade.
03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Humanas - DCH, .

Linhas de pesquisa
Leitura e Formação Docente
08/2004 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo e Sociedade, Prática Pedagógica e Estágio Supervisionado.
02/2010 - 12/2011
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica I, II e III.
03/2006 - 06/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Políticas Educacionais

colégio modelo luís eduardo magalhães, CMLEM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Exerceu nesta Unidade de Ensino a função de Coordenador Pedagógico no período de 08/1999 a 07/2004

Vínculo institucional

2000 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-diretor, Carga horária: 20


Faculdade de Guanambi, CESG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor da disciplina Projeto Político Pedagógico e Planejamento no Ensino Superior no curso de Especialização em Docência do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestação de serviço

Atividades

04/2010 - Atual
Ensino, Docência no Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Projeto Político Pedagógico e Planejamento no Ensino Superior

Colégio Municipal Eliza teixeira de Moura, CMETM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: pretação de serviço, Enquadramento Funcional: coordenador pedagógico, Carga horária: 20


colégio nóbrega, CN, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20


Grupo Escolar Marcelino Neves, GEMN, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40


Rede UNEB 2000, REDE UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Estágio Supervisionado.


Secretaria de Educação de Palmas de Monte Alto, SMEPMA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho Municipal de Educação, Carga horária: 2



Linhas de pesquisa


1.
Instituição, sujeitos e currículos / Linguagens, Identidades e Formação Docente / Programas e Projetos de Formação de Professores.
2.
Leitura e Formação Docente


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM LETRAS DA UNEB/CAMPUS VI, CAETITÉ: desvelando os fios dessa trama
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto de investigação o currículo da Licenciatura em Letras Língua Portuguesa do Campus VI da Universidade do Estado da Bahia, no município de Caetité, objetivando compreender os fios que tecem essa trama que ensina, forma e constitui o professor. A escolha deste objeto está diretamente relacionada às minhas inquietações sobre a docência, hoje, tanto na Universidade, quanto na Educação Básica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, propõe-se o diálogo com estudiosos do tema, como Marcelo García (1999), Silva (2000, 2014), Popkewitz (2011), Arroyo (2011), Sacristán (2013), Paraíso (2012, 2014, 2015). Filia-se à abordagem qualitativa de pesquisa, com a análise de documentos que orientam a formação docente no Brasil, bem como o Projeto Pedagógico (PPC) da Licenciatura em Letras e sua organização curricular. Espera-se com esta pesquisa propiciar elementos para a compreensão do objeto e, consequentemente, contribuir para um novo olhar sobre a organização e a operacionalização curricular do curso de Letras Língua Portuguesa do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, Caetité..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Ginaldo Cardoso de Araújo - Coordenador / Marcea Andrade Sales - Integrante / Edson Santana Pessoa - Integrante.
2017 - Atual
GESTÃO DO CONHECIMENTO NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: ressignificando o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores ? LIFE/Campus VI- Caetité
Descrição: Este projeto tem como objeto a reestruturação do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores ? LIFE, do Departamento de Ciências Humanas ? DCH, campus VI da Universidade do Estado da Bahia, com o objetivo de proporcionar a pesquisa e a formação de caráter interdisciplinar a estudantes de licenciatura vinculados aos cursos oferecidos nesse Departamento e professores das redes de ensino de Caetité e região, mediando a articulação entre conhecimentos teóricos, epistemológicos, práticos e tecnologias educacionais nos diferentes cursos de licenciatura, programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão de estímulos à docência. Para tanto, intenciona, a partir de sua metodologia de trabalho, integrar as ações da Universidade referentes à formação docente, articulando, a partir da interdisciplinaridade, os seis cursos de licenciatura, o PIBID, os projetos de ensino, pesquisa e extensão em desenvolvimento no campus VI. Espera-se, assim, o fortalecimento da formação de nossos discentes e de professores da rede pública de ensino da Educação Básica, bem como a elaboração/criação de práticas pedagógicas e materiais de ensino inovadores e interdisciplinares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ginaldo Cardoso de Araújo - Integrante / Zélia Malheiro Marques - Integrante / Marinalva Nunes Fernandes - Coordenador / Eliana Márica dos Santos Carvalho - Integrante.
2017 - Atual
"Eles não dão conta da sala de aula": as relações de poder na constituição de professores no início da careira docente
Descrição: Este projeto se insere no campo das discussões sobre a formação e o desenvolvimento profissional de professores. De forma específica, estuda as relações de poder entre professores experientes e professores iniciantes, analisando como essas relações entam na constituição do professor e da docênca. Se a docência se constitui e é constituída pelo discurso pedagógico, logo, é possível inferir que os professores também o são e que suas práticas não existem fora do discurso. O professor, nessa perspectiva, é formado no discurso pedagógico. A rede desses discursos constitui o que Foucault chamou de prática discursiva. Para esse autor (2016, p. 144), uma prática discursiva ?é um conjunto de regras anônimas, históricas, sempre determinadas no tempo e no espaço [...]? que cria as condições para o exercício da função enunciativa. Olhando por essas lentes, e considerando que as práticas discursivas alteram as relações sociais e constituem os sujeitos, apresento a questão que mobiliza este projeto de pesquisa: professores iniciantes não dão conta da sala de aula como dizem gestores e professores experientes? A minha aposta para esta pesquisa parte da suposição de que as mudanças nas verdades e nas relações de poder-saber a respeito dos modos de ser professor colaboram para que os docentes iniciantes constituam-se e sejam constituídos, cada um a seu jeito, como um novo professor, mesclando discursos diversos que circulam na escola contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ginaldo Cardoso de Araújo - Coordenador / André Márcio Picanho Favacho - Integrante.
2016 - 2017
Marcas do Currículo na Formação Docente: um estudo com egressos do curso de Letras da UNEB, Campus VI, no município de Caetité, BA
Descrição: Este projeto de pesquisa nasce das minhas inquietações profissionais como professor e gestor e tem como objetivo maior compreender a organização curricular do curso de licenciatura em Letras na Universidade do Estado da Bahia, Campus VI ? Caetité/BA, identificando as suas ressonâncias na formação profissional do egresso do curso. Com o intento de chegar a uma resposta a esse objetivo, outros mais específicos foram definidos: a- Contextualizar Situar a organização curricular da licenciatura nos diferentes contexto sócio histórico em Letras na UNEB, Campus VI- Caetité/BA às políticas públicas educacionais voltadas para a formação docente no Brasil; b- Analisar a articulação entre teoria e prática no Projeto Pedagógico e na matriz curricular do curso de Letras da UNEB, Campus VI; c- Identificar as influências da organização curricular do curso na formação profissional do egresso da Licenciatura em Letras no Campus VI. Insere-se na abordagem qualitativa de pesquisa e tem como lócus de pesquisa o Departamento de Ciências Humanas, Campus VI da UNEB e os colaboradores da pesquisa são os alunos egressos do curso de Letras Língua Portuguesa, que concluíram o curso a partir de 2009 e estão atuando como docentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ginaldo Cardoso de Araújo - Coordenador / Marcea Andrade Sales - Integrante.
2013 - 2016
A leitura no curso de Letras do Campus VI: estamos formando professores leitores?
Descrição: O presente projeto pretende investigar se o currículo e as ações promovidas pelo curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas, do Departamento de Ciências Humanas, DCH, Campus VI da UNEB estão contribuindo para a formação de professores mediadores de leitura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Ginaldo Cardoso de Araújo - Integrante / PATRÍCIA KÁTIA DA COSTA PINA - Coordenador / Ricardo Tupiniquim Ramos - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Oficinas pedagógicas do LIFE: ampliando as oportunidades de aprendizagem nas escolas públicas de Caetité e região
Descrição: Este projeto tem como objetivo sistematizar e executar as ações extensionistas do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), vinculado ao Departamento de Ciências Humanas ( DCH), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no município de Caetité, Bahia, no ano de 2018. Neste caso, trata-se, de forma específica, das oficinas pedagógicas que serão realizadas pelo LIFE com professores da Educação Básica e alunos das redes de ensino estadual e municipal de Caetité e região. As oficinas direcionadas aos professores terão como foco a discussão e a criação de metodologias e estratégias de ensino inovadoras, considerando a epistemologia da interdisciplinaridade e as tecnologias da comunicação e informação. Para os alunos, as oficinas serão o momento de ampliação da aprendizagem, principalmente da leitura, escrita e interpretação de texto num processo de mediação interdisciplinar e com uso das tecnologias. Pretende-se, também, com este projeto envolver professores e alunos dos seis cursos de licenciatura do Campus VI e fortalecer a articulação entre a Universidade e a Educação Básica, aproximando a formação docente das demandas da contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (5) .

Integrantes: Ginaldo Cardoso de Araújo - Coordenador / Marinalva Nunes Fernandes - Integrante / Eliana Márica dos Santos Carvalho - Integrante.
2013 - Atual
Leitura, Leitores e Letramento: ampliando as oportunidades de formação de educandos e educadores da EJA II no município de Caetité.
Descrição: Este projeto se propõe a atuar em duas frentes: qualificação docente e mediação discente. As palestras e oficinas direcionadas aos educadores EJA II dos municípios indicados pretendem torna-los leitores e multiplicadores da leitura, habilitados para viabilizar que os educandos se tornem capazes de ler enunciados e textos verbais longos, com vocabulário complexo, inferindo e atribuindo sentidos; de ler e produzir histórias em quadrinhos e outros textos de linguagem híbrida; de construir seus próprios textos, num movimento de registro e valorização de histórias de vida; de ler e atribuir sentido a textos informativos, verbais e visuais. As oficinas direcionadas aos educandos EJA II pretendem instrumentalizá-los para que contextualizem os textos verbais e não-verbais, inserindo-os em seu cotidiano e para que possam ter uma relação de compreensão e criação com as múltiplas linguagens contemporâneas, num processo de inclusão escolar e social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Ginaldo Cardoso de Araújo - Coordenador / Zélia Malheiro Marques - Integrante / PATRÍCIA KÁTIA DA COSTA PINA - Integrante.
Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2014 - 2016
Subprojeto PIBID/CAPES/UNEB
Descrição: O subprojeto PIBID/CAPES/UNEB ?As Múltiplas Linguagens na Formação Docente?, coordenado por professores do curso de Letras Língua Portuguesa, Campus VI, Caetité, busca desenvolver, nos bolsistas ID e nos supervisores, competências e habilidades para que possam mediar autonomamente o conhecimento, agenciando e potencializando o uso das múltiplas linguagens em sala de aula, e viabilizando um multiletramento consistente para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio das quatro escolas públicas caetiteenses, parceiras do projeto. Nossa inquietação acerca dos estudos e ações referentes ao ensino de Língua Portuguesa e à formação leitora, como costura de saberes e práticas escolares, surgiu a partir da análise dos indicadores de desempenho, como o IDEB, dos alunos das escolas do município de Caetité. Esses números evidenciam que grande parte de nossos estudantes não apresenta as competências mínimas para utilizarem, de forma produtiva, as múltiplas linguagens no seu cotidiano. Na execução do projeto, propomos reflexões teórico-práticas, oficinas, vivências, salas de leitura, elaboração de material didático, criação de estratégias docentes para o trabalho com as novas tecnologias e as múltiplas linguagens, como forma de consolidar a formação dos bolsistas ID e, também, dos estudantes das escolas parceiras..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (61) .

Integrantes: Ginaldo Cardoso de Araújo - Coordenador / Patrícia Kátia da Costa Pina - Integrante / Aparecida de Fátima Brasileiro Teixeira - Integrante / Ricardo Tupiniquim Ramos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: METODOLOGIA DO ENSINO.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ARAÚJO, G. C.; TEIXEIRA, A. F. B. ; PINA, P. K. C. ; RAMOS, R. T. . As múltiplas linguagens na formação docente.. In: Ana Lúcia Gomes da Silva; Camila de Souza Figueiredo; Márcea Andrade Sales.. (Org.). Da iniciação à docência: ressignificando a prática docente.. 1ªed.Salvador: Eduneb, 2016, v. , p. 167-178.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, G. C.; SANTOS, D. S. ; SALES, M. A. . ENTRE A FORMAÇÃO E A DOCÊNCIA: um estudo das licenciaturas à luz da Resolução CNE nº 02/2015. In: VI Simpósio Baiano de Licenciaturas, 2017, Barreiras. Anais do VI Simpósio Baiano das Licenciaturas., 2017.

2.
ARAÚJO, G. C.; TEXIERA, N. G. ; JUNQUEIRA, E. S. G. . Clássicos da literatura como linguagem literária e cinematográfica: leitura e leitores. In: IV Seminário Interdisciplinar em Extensão, Ensino e Pequisa - IV SIEP, 2017, Caetité, BA.. Anais do IV SIEP, 2017.

3.
ANJOS, J. V. M. ; ARAÚJO, G. C. . As figuras de linguagem no cotidiano dos alunos do Ensino Médio. In: IV Seminário Interdisciplinar em Extensão, Ensino e Pequisa - IV SIEP, 2017, Caetité, BA.. Anais do IV SIEP, 2017. v. II.

4.
ARAÚJO, G. C.. As licenciaturas e os desafios da formação docente na contemporaneidade.. In: IV Seminário Interdisciplinar em Extensão, Ensino e Pequisa - IV SIEP, 2017, Caetité, BA.. Anais do IV SIEP, 2017. v. II.

5.
ARAÚJO, G. C.; SALES, M. A. ; SANTOS, D. S. . Da formação à docência: os desafios dos cursos de licenciatura na contemporaneidade. In: XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, 2017, Curitiba, PR.. Anais do XIII Educere, 2017.

6.
PESSOA, E. S. ; SALES, M. A. ; ARAÚJO, G. C. . RESSONÂNCIAS DO PIBID NA EDUCAÇÃO BÁSICA: o olhar das escolas parceiras no município de Caetité, BA, sobre o programa. In: IV Seminário Interdisciplinar em Extensão, Ensino e Pequisa - IV SIEP, 2017, Caetité, BA.. Anais do IV SIEP, 2017.

7.
BENEVIDES, G. S. ; ARAÚJO, G. C. . POR QUE OS ALUNOS DO CURSO ENSINO MÉDIO NÃO DEMONSTRAM INTERESSE PELA LEITURA?. In: IV Seminário Interdisciplinar em Extensão, Ensino e Pequisa - IV SIEP, 2017, Caetité, BA.. Anais do IV SIEP, 2017. v. II.

8.
ARAÚJO, G. C.. Leitura e Ludicidade: contribuições do PIBID para a formação de alunos leitores em duas escolas públicas no município de Caetité, BA.. In: II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 2015, Guanambi. ANAIS DO II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO 'PROFISSÃO PEDAGOGO(A): QUE FORMAÇÃO?", 2015.

9.
ARAÚJO, G. C.. O Currículo do Curso de Letras, o PIBID e a Formação de Leitores: encontros e desencontros.. In: III Seminário Interdisciplinar em Ensino, Extensão e Pesquisa - III SIEP, 2015, Caetité, BA.. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA - III SIEP.

10.
ARAÚJO, G. C.. Diários de Leitura na Sala de aula: narrativas de formação. In: IV SIMPÓSIO MEMÓRIA, (AUTO) BIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA, 2014, Salvador. Diários de Leitura na sala de aula: narrativas de formação., 2014.

11.
ARAÚJO, G. C.; MARQUES, Zélia M. . O Lúdico, a Leitura e o Ensino Hoje.. In: IV Encontro de Leitura e Literatura da UNEB- ELLUNEB, 2013, Salvador. Anais do Encontro de Leitura e Literatura da UNEB (ELLUNEB), 2013.

12.
ARAÚJO, G. C.. Leitura e Letramento na Escola: Sentidos e Significados das Práticas Educativas Utilizadas pelos Professores e Professoras do Ensino Médio. In: III Seminário de Estágio Curricular Supervisionado, 2013, Caetité, Bahia. Publicações do III Seminário de Estágio Curricular Supervisionado, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, G. C.; SALES, M. A. . O lugar das diferenças no Currículo: um debate necessário. In: IV Seminário sobre formação em exercício de professores, 2017, Salvador. Anais do IV SEMFEP, 2017.

2.
ARAÚJO, G. C.; SALES, M. A. . O Currículo na Licenciatura: concepções para a formação docente. In: III Diálogos sobre a Pesquisa, 2016, Salvador. Anais do III Diálogos sobre a Pesquisa, 2016. v. III.

3.
ARAÚJO, G. C.; SALES, M. A. ; PESSOA, E. S. . PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: contribuições para os saberes docentes dos licenciandos. In: III diálogos sobre a Pesquisa, 2016, Salvador. Anais do III diálogos sobre a Pesquisa, 2016. v. III.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, G. C.. A Consolidação do SNE e o PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ARAÚJO, G. C.. Aprendizagem na escola e formação docente: ligando os pontos.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ARAÚJO, G. C.. O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ARAÚJO, G. C.. Escola: lugar que ensina, aprende, encanta e altera vidas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ARAÚJO, G. C.. Plano Nacional de Educação (PNE) e Sistema Municipal de Educação (SME): acompanhamento e participação.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ARAÚJO, G. C.. Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ARAÚJO, G. C.. Formação e condições de trabalho do professor na contemporaneidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ARAÚJO, G. C.. Avaliação da Aprendizagem: para além da verificação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ARAÚJO, G. C.. OS DESAFIOS DA DOCÊNCIAS NA CONTEMPORANEIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ARAÚJO, G. C.. PLANEJAMENTO ESCOLAR: desafios e possibilidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ARAÚJO, G. C.. O PLANEJAMENTO EM QUESTÃO: saberes necessários. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ARAÚJO, G. C.. Conselho Escolar: importância e atribuições. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ARAÚJO, G. C.. FORMAÇÃO DOCENTE, CURRÍCULO E INTERDISCIPLINARIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ARAÚJO, G. C.. A Gestão do Conhecimento na Escola numa Perspectiva Interdisciplinar.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ARAÚJO, G. C.. Planejamento e Interdisciplinaridade: a importância do professor mediador nesse processo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ARAÚJO, G. C.. A importância do Projeto Político Pedagógico na Construção da Identidade Institucional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ARAÚJO, G. C.. A Gestão do Conhecimento na Sala de Aula numa Perspectiva Interdisciplinar'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ARAÚJO, G. C.. A formação docente diante das novas exigências da contemporaneidade.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ARAÚJO, G. C.. O LUGAR DO CURRÍCULO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
ARAÚJO, G. C.. A LEITURA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: DA INTENCIONALIDADE À APLICABILIDADE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ARAÚJO, G. C.. Currículo e Leitura: instrumentos de poder.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
ARAÚJO, G. C.. O Projeto Político Pedagógico: o documento de identidade da escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
ARAÚJO, G. C.. O Projeto político da Escola e o planejamento do Professor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
ARAÚJO, G. C.. A interdisciplinaridade no ensino: desafios no planejamento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ARAÚJO, G. C.. FORMAÇÃO DOS CONSELHEIROS DO CONSELHO ESCOLAR DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MATINA. 2016.

2.
ARAÚJO, G. C.. ELABORAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BOTUPORÃ- BA.. 2014.

Produtos tecnológicos
1.
ARAÚJO, G. C.. PROTOCOLO DE PROPOSIÇÕES PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO DA LICENCIATURA. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
ARAÚJO, G. C.; MEIRA, E. G. ; MARQUES, Z. M. ; MORAES, E. S. . Comissão para o Redimensionamento do Currículo do curso de Letras da UNEB/DCH VI, Caetité, BA.. 2017.

2.
ARAÚJO, G. C.. Membro do Comitê Científico do IV Seminário Interdisciplinar em Ensino, Extensão e Pesquisa - SIEP. 2017.

3.
ARAÚJO, G. C.; GOMES, M. A. ; SALES, M. A. ; FERNANDES, M. N. . Comissão de Elaboração da Residência Interdisciplinar Docente da Universidade do Estado da Bahia. 2016.

4.
ARAÚJO, G. C.; OLIVEIRA, M. A. ; ANDRADE, M. E. B. . Comissão de Elaboração do Projeto do Curso de Engenharia de Minas - DCH VI UNEB. 2016.

5.
ARAÚJO, G. C.. Comissão Setorial de Estágio Supervisionado do Campus VI - UNEB/Caetité. 2016.

6.
ARAÚJO, G. C.; ANDRADE, M. E. B. ; OLIVEIRA, M. A. . Elaboração do Projeto do Curso de Engenharia de Minas do Campus VI - UNEB. 2015.

7.
ARAÚJO, G. C.; MARQUES, Zélia M. ; SILVA, Z. R. . Curso de Especialização em Gestão do Patrimônio Histórico-Cultural e Ambiental. 2015.

8.
ARAÚJO, G. C.; FERNANDES, M. N. ; SILVA, Z. R. . Elaboração do Projeto do Curso de Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares. 2014.

9.
ARAÚJO, G. C.. Comissão de Avaliação de Estágio Probatório do Campus VI - UNEB. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAÚJO, G. C.; NUNES, C. P. ; MARQUES, T. G. . Ensino e Aprendizagem: desafios e possibilidades.. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ARAÚJO, G. C.. Caminhos e descaminhos da pesquisa e da Extensão na Universidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ARAÚJO, G. C.. Linguagens, Leitura e Literatura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAÚJO, G. C.; FERNANDES, M. N. . Anais do IV SIEP - Seminário Interdisciplinar de Ensino, Extensão e Pesquisa.. 2017. (Editoração/Anais).

2.
ARAÚJO, G. C.; CARDOSO, M. L. S. . O fio da interdisciplinaridade no currículo da Licenciatura em Letras da UNEB/DCH VI, Caetité, BA. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
ARAÚJO, G. C.; SALES, M. A. ; SANTOS, D. S. . Anais do III Diálogos sobre a Pesquisa. 2016. (Editoração/Anais).

4.
ARAÚJO, G. C.. Parecer no processo de Promoção Funcional da professora Sandra Célia Coelho Gomes da Silva.. 2015. (Emissão de Parecer).

5.
ARAÚJO, G. C.. Parecer e Promoção Funcional da professora Gabriela Sousa Rêgo Pimentel. 2015. (Emissão de Parecer).

6.
ARAÚJO, G. C.. Parecer de Promoção Funcional na carreira da professora Lucielen Porfírio. 2015. (Emissão de Parecer).

7.
ARAÚJO, G. C.. Parecer de Promoção Funcional na carreira do professor Jonathan de O. Molar. 2015. (Emissão de Parecer).

8.
ARAÚJO, G. C.. Parecer de Promoção na Carreira da professora Cristhiane Ferreguett. 2015. (Emissão de Parecer).

9.
ARAÚJO, G. C.. Parecer de Promoção na Carreira da professora Emanuela Oliveira C. Dourado. 2015. (Emissão de Parecer).

10.
ARAÚJO, G. C.. Parecer de Promoção Funcional na carreira do professor Antônio Nei Santana Gondim. 2015. (Emissão de Parecer).

11.
ARAÚJO, G. C.. Parecer de criação do Curso de Formação de Professores - Graduação em Letras, Língua Inglesa e Literaturas.. 2015. (Emissão de Parecer).

12.
ARAÚJO, G. C.. A Gestão do Conhecimento na Sala de Aula. 2015. (Oficina).

13.
ARAÚJO, G. C.. Comissão Científica do I Seminário de Educação e II Encontro da Rede de Gestão Interdepartamental A e B.. 2013. (Comitê Científico).

14.
ARAÚJO, G. C.. III Seminário Interdisciplinar de Estágio Curricular Supervisionado e II Encontro Local do PIBID. 2013. (Comitê Científico).

15.
ARAÚJO, G. C.. Desenvolvendo as Habilidades de Ler e Escrever. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
ARAÚJO, G. C.. Os Desafios do Gestor Escolar na Contemporaneidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ARAÚJO, G. C.; MORAES, E. S.; FELIPE, F. F. A.. Participação em banca de ZENILTON FERNANDES. A CONTRIBUIÇÃO DE DANTE GALEFFI PARA O FAZER-APRENDER FILOSOFIA: A MEDIAÇÃO DIALÓGICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ARAÚJO, G. C.. Participação em banca de Célio Antônio da Silva. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ORGANIZADA EM DISCIPLINAS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares) - Universidade do Estado da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAÚJO, G. C.; MARQUES, Zélia M.; SILVA, Z. P.. Participação em banca de Silvanete Trindade da Silva.LEITURAS E LEITORES DA ESCOLA MUNICIPAL EM GUANAMBI - BAHIA: histórias leitoras minhas e de outros. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ARAÚJO, G. C.; SILVA, S. M.. Participação em banca de MELISSA PINTO RIBEIRO.AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA: O ESTADO DA ARTE DOS ESTUDOS APRESENTADOS NO SIELP E NA UNEB ? CAMPUS XII. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
ARAÚJO, G. C.; MACEDO, D. J. S.; PINTO, H. P.. Participação em banca de ELIZABETE OLIVEIRA LIMA e MARIA LÚCIA CARVALHO.O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GUANAMBI-BA: INDAGAÇÕES ACERCA DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
ARAÚJO, G. C.; MARQUES, Z. M.; RODRIGUES, A. M. C.. Participação em banca de Kátia Cruz Santos.Educação de Jovens e Adultos no curso de Geografia da UNEB, Campus VI/ Caetité: algumas considerações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
ARAÚJO, G. C.; RODRIGUES, A. M. C.; SILVA, E. P.. Participação em banca de Gilson Vieira Alves.A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS VI ? CAETITÉ-BA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
ARAÚJO, G. C.; MARQUES, Z. M.; REIS, J. P. M.. Participação em banca de Carla Ginara Ferreira Dias.Trajetória Formativa do Professor Alfredo José da Silva, do Manuscrito ao Impresso: um olhar sobre suas práticas culturais de leitura (Caetité, BA, 1926 - 1957). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
ARAÚJO, G. C.; MARQUES, Z. M.; MAGALHAES, R. A.. Participação em banca de Lucidalva Alves Pereira.Currículo e Alunos Quilombolas: estabelecendo relações.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
ARAÚJO, G. C.; MAGALHAES, R. A.; BRITO, R. S.. Participação em banca de Maria Luiza da Silva Cardoso.SOB O OLHAR DO CURRÍCULO E DOS DISCENTES: a literatura clássica e a literatura popular na Licenciatura em Letras da UNEB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
ARAÚJO, G. C.; RAMOS, R. T.; PEREIRA, A. V. G.. Participação em banca de Simone Pereira Silva Araújo.A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA:O preconceito nas entrelinhas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
ARAÚJO, G. C.; DIAS, R. S.; MARQUES, Z. M.. Participação em banca de Agnalva Nogueira Magalhães Gercivalda Porto R. Rego L. Rocha.O uso dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa: desafios e possibilidades.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
ARAÚJO, G. C.; DIAS, R. S.; MARQUES, Z. M.. Participação em banca de Agnalva Nogueira Magalhães Gercivalda Porto R. Rego L. Rocha.O uso dos gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa: desafios e possibilidades.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

12.
ARAÚJO, G. C.; CRUZ, A. F. B.; MARQUES, Z. M.. Participação em banca de Terezinha Teixeira dos Santos.A importância da leitura para a formação crítica do cidadão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

13.
ARAÚJO, G. C.; KNOPP, M. C. M.; FELIPE, F. F. A.. Participação em banca de Jaraci dos Santos Ferreira / Marizelia Nunes Magalhães.Indisciplina na sala de aula: realidades e desafios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
ARAÚJO, G. C.; SANTOS, K. M.; CRUZ, A. F. B.. Participação em banca de Elisabete Santos Dias Rocha Mariana Malheiros Martins Ladeia.A relevância da leitura na formação escolar dos alunos do Ensino Médio.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

15.
ARAÚJO, G. C.; MARQUES, Z. M.; DIAS, R. S.. Participação em banca de Floripes Correia dos Santos e Jonice Nogueira P. Porto.Leituras e leitores: práticas de leitura e letramento no Ensino Fundamental II de uma escola pública de Palmas de Monte Alto, BA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

16.
ARAÚJO, G. C.; MARQUES, Zélia M.; MAGALHÃES, LUCÉLIA A.. Participação em banca de LUCIDALVA RODRIGUES VERDEIRO MENDES E MARONE CELIA DA SILVA.A LEITURA NO ENSINO MÉDIO: DESAFIO PARA ALUNOS E PROFESSORES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

17.
ARAÚJO, G. C.; MONTALVÃO, kátia; FEITOSA, Débora A.. Participação em banca de Adriana F. da Silva, Ausilane dos S. Costa e Genicélia Donat.A gestão do Colégio Municipal Joana D'Arc: o direor no exercício da liderança. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

18.
ARAÚJO, G. C.; SILVA, Reinaldo F.. Participação em banca de Maria Aparecida de Jesus Brito.A formação de professores para o ensino de Língua Inglesa no curso de Letras no Campus VI, Caetité: diálogo entre teoria e prática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade do Estado da Bahia.

19.
ARAÚJO, G. C.; SILVA, Reinaldo F.; DIAS, Romar Souza. Participação em banca de Cleutaíza Prates dos Santos.A formação profissional do professor de Língua Inglesa das escolas públicas de Caculé: conforonto entre teoria e prática.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade do Estado da Bahia.

20.
ARAÚJO, G. C.; SILVA, Reinaldo F.; DIAS, Romar Souza. Participação em banca de Hormezinda Ledo.Crenças e Expectativas de alunos de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental sobre o processo de aprendizagem da Língua Inglesa.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARAÚJO, G. C.. Seleção de professor substituto da UNEB. 2006. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
ARAÚJO, G. C.; ANDRADE, W. K. G.; ARGOLO, L. T. E.. Seleção Pública para professor substituto do Campus XII - UNEB Guanambi. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

2.
ARAÚJO, G. C.. Banca de Seleção de alunos do curso de Especialização em Diversidade Étnico-Racial. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

3.
ARAÚJO, G. C.. Banca de avaliação dos trabalhos do III SIEP. 2015.

4.
ARAÚJO, G. C.. Banca de Seleção de alunos do Curso de Especialização Práticas Docentes Interdisciplinares.. 2014. Departamento de Ciências Humanas - Campus VI.

5.
ARAÚJO, G. C.; MONTALVÃO, Solange O.; LEAL, Baktalaia L. A.. Seleção Pública para Professor Substituto. 2008. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário Interdisciplinar de Extensão, Ensino e Pesquisa.As licenciaturas e os desafios da formação docente na contemporaneidade.. 2017. (Seminário).

2.
IV Seminário sobre Formação em Exercício de Professores.O lugar das diferenças no Currículo: um debate necessário. 2017. (Seminário).

3.
VI Simpósio Baiano das licenciaturas e VI Seminário Baiano do PIBID. 2017. (Simpósio).

4.
III Diálogos Sobre a Pesquisa. 2016. (Seminário).

5.
III Seminário Interdisciplinar em Ensino, Extensão e Pesquisa - III SIEP. 2015. (Seminário).

6.
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO "Profissão Pedagogo(a): que formação?". 2015. (Seminário).

7.
Simpósio "Memória, (Auto) biografia e Documentação Narrativa". 2014. (Simpósio).

8.
III Seminário de Estágio Curricular Supervisionado e II Encontro Local do PIBID.O papel do estágio na formação de professores.. 2013. (Seminário).

9.
II SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CAMPUS VI. 2012. (Seminário).

10.
JORNADA PEDAGÓGICA 2012 - PALMAS DE MONTE ALTO- BA..O LUGAR DO CURRÍCULO NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 2012. (Encontro).

11.
I FORUM DO GRUPO DE PESQUISA LEITURA, CULTURA E FORMAÇÃO DOCENTE.A LEITURA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: DA INTENCIONALIDADE À APLICABILIDADE. 2011. (Encontro).

12.
III SEMANA DE LETRAS E I ENCONTRO DE LITERATURA BAIANA. 2011. (Encontro).

13.
VI SEMINÁRIO DE PESQUISA DA PPG - UNEB. 2011. (Seminário).

14.
V SEMINÁRIO DE PESQUISA DA PPG - UNEB. 2010. (Seminário).

15.
Assembleia Universitária. 2009. (Seminário).

16.
Conferência de Educação do Território Sertão Produtivo da Bahia. 2009. (Encontro).

17.
Conferência Municipal de Educação.Conferência Garantindo o acesso, a permanência e o sucesso do aluno na educação básica. 2009. (Encontro).

18.
II Semana de Letras. 2009. (Seminário).

19.
I Fórum de educação de Palmas de Monte Alto. OS DESAFIOS DA ESCOLA NA ERA DA INFORMAÇÃO. 2006. (Congresso).

20.
I FORUM ESTADUAL DE LEITURA. 2005. (Congresso).

21.
I forum regional de Leitura. 2005. (Encontro).

22.
JORNADA PEDAGOGICA.O PLANEJAMENTO DE ENSINO NUMA VISÃO CONSTRUTIVISTA. 2004. (Encontro).

23.
Encontro com coordenadores Pedagógicos. 2003. (Encontro).

24.
JORNADA PEDAGÓGICA.O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA E SIGNIFICATIVA. 2002. (Encontro).

25.
ENCONTRO COM DIRIGENTES ESCOLARES.COMO PROMEVER A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATICA NAS ESCOLAS. 2001. (Seminário).

26.
programa de educação e treinamento da rede Pitágoras. 2001. (Oficina).

27.
Seminário de fortalecimento de Ações do Programa de Enriquecimento Instrumental. 2000. (Seminário).

28.
Seminário para implantação da Reforma do Ensino Médio. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAÚJO, G. C.. III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA - SIEP. 2015. (Outro).

2.
ARAÚJO, G. C.; PATRÍCA PINA ; MARQUES, Zélia M. . IV Encontro de Letras Língua Portuguesa do Campus VI. 2014. (Outro).

3.
ARAÚJO, G. C.; MARQUES, Zélia M. . II CICLO DE DEBATES DO MASB. 2014. (Outro).

4.
ARAÚJO, G. C.. III Seminário de Estágio Curricular Supervisionado e II Encontro Regional do PIBID. 2013. (Outro).

5.
ARAÚJO, G. C.; PATRÍCA PINA ; MARQUES, Zélia M. . I ENCONTRO DO CENTRO DE LEITURA NICODEMA ALVES - ECELENA E I ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA LEITURA, CULTURA E FORMAÇÃO DOCENTE. 2012. (Outro).

6.
ARAÚJO, G. C.. II SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CAMPUS VI. 2012. (Outro).

7.
ARAÚJO, G. C.; PINA, P. K. C. . II FÓRUM DE PESQUISADORES DO GRUPO DE PESQUISA LEITURA, CULTURA E FORMAÇÃO DOCENTE. 2012. (Outro).

8.
ARAÚJO, G. C.; GOMES, V. P. C. ; SANTOS, N. M. ; SILVA, C. M. . III FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE PALMAS DE MONTE ALTO. 2011. (Outro).

9.
ARAÚJO, G. C.. III Semana de Letras e I Encontro de Literatura Baiana. 2011. (Outro).

10.
ARAÚJO, G. C.; MARQUES, Zélia M. ; BASTOS, Luciete de Cássia L. S. ; PEIXOTO, Thiago F. ; DANTAS JÚNIOR, Juracy A. . II Semana de Letras. 2009. (Outro).

11.
ARAÚJO, G. C.; CASTRO, M. G. B. ; CASTRO, M. E. B. . I Fórum de Educação de Palmas de Monte Alto. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Silvanete Trindade da Silva. A LEITURA NA LICENCIATURA EM LETRAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES?. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Fabiana Ferreira de Oliveira. Educação profissional da década de 1970 e hoje: semelhanças e dessemelhanças. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edson Santana Pessoa. A constituição do professor leitor no Curso de Licenciatura em Letras da Universidade do Estado da Bahia- UNEB.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
: Adriana F. de Souza Cardoso Rocha. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO ? TOPA: confronto entre teoria e prática. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ginaldo Cardoso de Araújo.

2.
Fernanda Araujo Dias Mendes Xavier. ?NÃO SEI, SÓ SEI QUE FOI ASSIM!? :As tramas teatrais de Ariano Suassuna como pontes para o conhecimento interdisciplinar na escola.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ginaldo Cardoso de Araújo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Luiza da Silva Cardoso. SOB O OLHAR DO CURRÍCULO E DOS DISCENTES DO CURSO: a literatura clássica e a literatura popular na Licenciatura em Letras da UNEB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ginaldo Cardoso de Araújo.

2.
Simone Pereira Silva Araújo. A variação linguística no livro didático de Língua Portuguesa: o preconceito nas entrelinhas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ginaldo Cardoso de Araújo.

3.
Kátia Cruz Santos. Educação de Jovens e Adultos no curso de Geografia da UNEB, Campus VI/ Caetité: algumas considerações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ginaldo Cardoso de Araújo.

4.
Lucidalva Alves Pereira. Educação de Jovens e Adultos no curso de Geografia da UNEB, Campus VI/ Caetité: algumas considerações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ginaldo Cardoso de Araújo.

5.
Terezinha Teixeira dos Santos. A importância da leitura para a formação crítica do cidadão.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ginaldo Cardoso de Araújo.

6.
Magnólia de Jesus Carvalho Costa. Dificuldades na leitura e escrita nos anos finais do Ensino Fundamental: causas e consequências.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ginaldo Cardoso de Araújo.

7.
Cleutaíza Prates dos Santos. A formação profissional do professor de Língua Inglesa das escolas públicas de Caculé: conforonto entre teoria e prática.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ginaldo Cardoso de Araújo.

8.
Hormezinda Ledo. Crenças e Expectativas de alunos de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental sobre o processo de aprendizagem da Língua Inglesa.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ginaldo Cardoso de Araújo.

9.
Maria Aparecida de Jesus Brito. A formação de professores para o ensino de Língua Inglesa no curso de Letras no Campus VI, Caetité: diálogo entre teoria e prática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ginaldo Cardoso de Araújo.

10.
Adriana F. da Silva, Ausilane dos S. Costa e Genicélia Donat. A gestão do Colégio Municipal Joana D'Arc: o direor no exercício da liderança. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ginaldo Cardoso de Araújo.

Iniciação científica
1.
Maria Luiza da Silva Cardoso. Currículo e Interdisciplinaridade: a proposta curricular do curso de Letras Língua Portuguesa do Campus VI, Caetité, Bahia.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ginaldo Cardoso de Araújo.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAÚJO, G. C.. Caminhos e descaminhos da pesquisa e da Extensão na Universidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ARAÚJO, G. C.. Linguagens, Leitura e Literatura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), do DCH VI - UNEB /Caetité. Membro do Conselho Municipal de Educação de Caetité, no período de 2014 a 2016.
Membro da Associação dos Amigos do MASB (AMASB), desde maio de 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 19:07:43