Alexandre Pinho Pessoa de Hollanda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3496953533618416
  • Última atualização do currículo em 09/02/2018


Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor de graduação e pós-graduação das Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro), Fanor Devry, Estácio FIC e Faculdade Ateneu, Instrutor e Consultor na área de Marketing, MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Especialista em Gestão e Qualidade de Serviços pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR e Graduado em Administração com habilitação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Formado pelo Programa de Desenvolvimento de Dirigentes - PDD da Fundação Dom Cabral - FDC. Mais de 18 anos de experiência em empresas de varejo e de prestação de serviços. Foi responsável pela gerência de concessionárias de veículos, consultor organizacional na implantação de sistemas corporativos e tem vasta experiência na condução e elaboração de treinamentos para equipes comerciais e vendas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Pinho Pessoa de Hollanda
Nome em citações bibliográficas
HOLLANDA, A. P. P.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Administração e Controladoria.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A Influência da Internet no Processo de Decisão de Compra de Produtos Eletroeletrônicos do Consumidor de Baixa Renda na Grande Fortaleza,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Erico Veras Marques.
Palavras-chave: baixa renda; comportamento do consumidor; internet; processo de decisão de compra; produtos eletroeletrônicos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2017
Especialização em andamento em Pós-Graduação em Tecnologias na Aprendizagem. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2010 - 2012
Especialização em MBA em Marketing. (Carga Horária: 432h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Plano de Marketing de uma Concessionaria de Motocicletas Honda em Fortaleza.
2004 - 2006
Especialização em Gestão e Qualidade de Serviços. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Título: Serviços On Line: Percepção da Empresa x Expectativa do Cliente.
Orientador: Marcos Klein Antunes.
1998 - 2003
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: A utilização de Sistemas de Gerenciamento de Frota como vantagem competitiva no Transporte Público Urbano por ônibus de Fortaleza.




Formação Complementar


2015
Lab Social Media. (Carga horária: 80h).
Trêspontos, TRÊS, Brasil.
2017 - 2017
Vivência Empreendedora SP. (Carga horária: 15h).
4evergreen, 4EVER, Brasil.
2017 - 2017
A 4 Revolução Industrial e a Era Cognitiva - Inovação Radical. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Google for Education. (Carga horária: 16h).
Ensina Tecnologia Educacional, ENSINAR, Brasil.
2016 - 2016
Startup Weekend Fashion Tech. (Carga horária: 54h).
Startup Weekend, SW, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Formação de Docentes em EAD. (Carga horária: 40h).
Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, FAMETRO, Brasil.
2015 - 2015
Branding e os Desafios do Marketing Contemporâneo. (Carga horária: 6h).
Plugcitários School, PLUGCITÁRIOS, Brasil.
2015 - 2015
Fundamentos de Educação a Distância. (Carga horária: 12h).
Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, FAMETRO, Brasil.
2015 - 2015
Startup Weekend Education. (Carga horária: 54h).
Startup Weekend, SW, Brasil.
2014 - 2014
Gestão e Estratégia em Mídias Sociais. (Carga horária: 30h).
MJ Capacitações, MJ, Brasil.
2010 - 2010
Multiplicadores CNH. (Carga horária: 8h).
Consórcio Nacional Honda, CNH, Brasil.
2009 - 2009
Líderes em Evolução. (Carga horária: 16h).
Consórcio Nacional Honda, CNH, Brasil.
2007 - 2007
Liderando Tripulações. (Carga horária: 16h).
Consórcio Nacional Honda, CNH, Brasil.
2007 - 2007
Processo de Vendas. (Carga horária: 18h).
Moto Honda da Amazonia, MOTO HONDA, Brasil.
2007 - 2007
Construindo Estrelas - Vendas. (Carga horária: 12h).
Consórcio Nacional Honda, CNH, Brasil.
2007 - 2007
Programa de Supervisão de Lojas. (Carga horária: 24h).
Grupo Friedman - Consultoria e Treinamento em Varejo, FRIEDMAN, Brasil.
2005 - 2005
Programa de Desenvolvimento de Dirigentes - PDG. (Carga horária: 96h).
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
2005 - 2005
Gerenciamento de Projetos - PMBOK. (Carga horária: 35h).
PMI FORTALEZA CEARA BRAZIL CHAPTER, PMICE, Brasil.
2005 - 2005
Negociação e Persuação aplicadas a Vendas. (Carga horária: 16h).
Fortes Informática, FORTES, Brasil.
2005 - 2005
Planejamento Comercial. (Carga horária: 15h).
Fortes Informática, FORTES, Brasil.
2003 - 2003
Vôo dos Vencededores - Vendas. (Carga horária: 16h).
Consórcio Nacional Honda, CNH, Brasil.
2000 - 2000
Aperfeiçoamento em Consultoria. (Carga horária: 15h).
Conselho Regional de Administração - CRA CE, CRA CE, Brasil.
2000 - 2000
Inteligência Emocional I e II. (Carga horária: 24h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
2000 - 2000
Formação de Consultores para Pequenos Negócios. (Carga horária: 40h).
Plano Estadual de Qualificação - Ceará, PEQ CE 2000, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Ateneu, FATE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2015 - 07/2015
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Produtos e Serviços
Gestão de Vendas
04/2015 - 04/2015
Ensino, MBA em Administração de Negócios, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de Produtos e Serviços
12/2014 - 12/2014
Ensino, MBA em Gestão Estratégica de Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de Marcas - Branding

Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, FAMETRO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Atividades

08/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Processos e Sistemas
Elaboração e Análise de Projetos
Gestão de Pequenas & Médias Empresas
08/2016 - 12/2016
Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Empreendedora
08/2016 - 12/2016
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Informações de Recursos Humanos
02/2016 - 06/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing I
Elaboração e Análise de Projetos
02/2016 - 06/2016
Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão do Varejo e Atacado
02/2016 - 06/2016
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistema de Informações de Recursos Humanos
Gerência de Projetos
08/2015 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, NDE - Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração.
07/2015 - 12/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing I
07/2015 - 12/2015
Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Informações Gerenciais
Gestão do Varejo e Atacado
07/2015 - 12/2015
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistema de Informações de Recursos Humanos
Gerência de Projetos
03/2015 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento , PROMIC - Programa de Monitoria e Iniciação Científica, .

02/2015 - 07/2015
Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistema de Informações Gerenciais
02/2015 - 07/2015
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Sistemas de Informação
02/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração e Análise de Projetos
02/2015 - 07/2015
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistema de Informações de Recursos Humanos
05/2015 - 06/2015
Ensino, MBA em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de Marcas - Branding
08/2014 - 12/2014
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerência de Projetos
Sistema de Informações de Recursos Humanos
08/2014 - 12/2014
Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Informações Gerenciais
01/2014 - 07/2014
Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão do Atacado e Varejo
01/2014 - 07/2014
Ensino, Gestão Hospitalar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Compras e Negociação

Nossamoto - Concessionária Autorizada Honda, NOSSAMOTO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Vendas, Carga horária: 44
Outras informações
Exerceu a função de gestor comercial (geral) do negócio (Filial - 40 pessoas) - Responsável pelo planejamento e execução da área comercial da empresa; - Formação e desenvolvimento de lideranças - Acompanhamento de Indicadores e Metas por Unidade de Negócios - Responsável pelo desenvolvimento da estrutura comercial & marketing da empresa


Motocentro - Concessionária Autorizada Honda, MOTOCENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Assalariado, Enquadramento Funcional: Gerente Comercial, Carga horária: 44
Outras informações
Exerceu a função de gestor comercial (geral) do negócio (Matriz e Pavs ? 100 pessoas) - Responsável pelo planejamento e execução da área comercial da empresa; - Formação e desenvolvimento de lideranças - Acompanhamento de Indicadores e Metas por Unidade de Negócios - Responsável pelo desenvolvimento da estrutura comercial & marketing da empresa


Itamotos - Concessionária Autorizada Honda, ITAMOTOS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente Comercial, Carga horária: 44
Outras informações
Exerceu função de gestor comercial (geral) do negócio (Matriz , Filial e Pavs ? 100 pessoas) - Atendimento de dois recordes em vendas de Consórcio e Entrega de Motos pelo Consórcio - Desenvolvimento & Formação de Equipe; - Responsável pelo desenvolvimento da estrutura comercial & marketing da empresa


Ibiapaba Motos - Concessionária Autorizada Honda, IBIAPABA MOTOS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente Comercial, Carga horária: 44
Outras informações
- Exerceu função de gerente de consórcio e gerente comercial (Matriz e Filial ? 100 pessoas) - Formação, Desenvolvimento e Acompanhamento de Equipe de Vendas - Supervisão de equipe de vendas e formação de supervisores de campo - Vencedor de Campanhas Regionais do Consórcio Nacional Honda - Eleito pela Honda por dois anos (2007 e 2008) entre os 100 melhores gerentes de consórcio do País;


Fortes Informática, FORTES, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Organizacional, Carga horária: 44
Outras informações
Fortes Informática - Empresa cearense de desenvolvimento e comercialização de softwares de gestão, contabeis e financeiros JUN 2011 A AGO 2003 - Estagiario de OSM Estágio em setor de organização, sistemas e métodos - Manualização de sistemas (softwares) e processos de negócios - Realização de testes técnicos e de usabilidade (softwares) - Análise de fluxos de trabalhos e processos operacionais críticos em empresas cliente - Treinamentos operacionais em empresas-clientes (frotistas, transportadoras) - Suporte a clientes (tira-duvidas e orientações diversas) - Implantação de sistemas em empresas cliente - Participação em projetos diversos dentro da organização JUL 2003 A AGO 2006 - Consultor Organizacional Coordenação de Projetos para Implantação de Sistemas Corporativos - Documentação, Implantação de sistemas de gestão na área de transportes, definição de metodologias de implantação, realização de treinamentos, acompanhamento de cronogramas, elaboração de diagnósticos organizacionais e auditorias de acompanhamento de utilização de sistema. - Desenvolvimento e Acompanhamento de projetos internos, como programas de 5S, intranet (comunicação empresarial), planejamento estratégico.


Empresa Junior Administração UECE, EJ ADM UECE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Empresa Junior - extensão, Enquadramento Funcional: Diretor de Estudos e Projetos, Carga horária: 30
Outras informações
? Empresa Junior Administração UECE (Associação Civil sem fins lucrativos constituída por alunos e professores do curso de Administração ? UECE) ABR 1999 a DEZ 1999 Atuando como estagiario e coordenador de projetos (consultorias) para empresas privadas (mercado) sob supervisão e acompanhamento do corpo docente do curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual do Ceará JAN 2000 a DEZ 2000 - Responsável pela área de projetos (diretoria) da empresa, realização de consultoria para empresas (pesquisas de mercado,recrutamento, Organização & Métodos), contatos e negociações com o corpo diretivo da universidade, professores, acadêmicos e com empresas parceiras e clientes.


Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 4

Atividades

10/2016 - 12/2016
Ensino, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Negociação e Mediação de Conflitos
07/2016 - 08/2016
Ensino, MBA em Gestão Comercial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
E-commerce
06/2016 - 07/2016
Ensino, MBA em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Branding & Gerenciamento de Portfólio de Produtos
04/2016 - 05/2016
Ensino, MBA Marketing do Varejo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento do PDV, Promoção de Vendas e Merchandising
07/2015 - 07/2015
Ensino, MBA em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
E-commerce
04/2015 - 05/2015
Ensino, MBA Marketing do Varejo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor

Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4

Atividades

08/2016 - 09/2016
Ensino, MBA em Gestão Comercial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão Estratégica de E-commerce

Fanor Devry, FANOR DEVRY, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Sistemas de Informação
Gestão Estratégica
02/2017 - Atual
Ensino, Gestão Hospitalar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia Empresarial
08/2016 - 12/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Projetos e Tópicos Especiais
Empreendedorismo
08/2016 - 12/2016
Ensino, Tecnólogo em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica
02/2016 - 07/2016
Ensino, Tecnólogo em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gerência de Vendas
02/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo

Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Atividades

09/2006 - 04/2007
Ensino, Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Geral

Fundação Bradesco, FUNDAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor dos Cursos Técnicos em Gestão, Carga horária: 20

Atividades

02/2004 - 12/2004
Ensino, Curso Técnico em Gestão, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
administração
gestão
técnico
09/2004 - 10/2004
Ensino, Curso de Curta Duração de Gestão e Administração, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
gestão
administração


Linhas de pesquisa


1.
Tecnologias Digitais na Educação


Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Consumo Colaborativo - O marketing e o consumo na era do compartilhamento
Descrição: O projeto tem como objetivo formar os acadêmicos do curso de administração para a nova realidade do mercado, compreendendo o papel do novo marketing e o consumo na era do compartilhamento, proporcionando para esse aluno uma melhor preparação para o mercado e uma maior empregabilidade. Para alcançar os objetivos se fará uso de metodologia a partir de pesquisa bibliográfica através de leitura de artigos e publicações acadêmicas na área, e realização de pesquisas para produção acadêmica através de artigos científicos. Além da produção científica, serão desenvolvidos trabalhos técnicos como: elaboração do levantamento do consumo colaborativo na cidade de Fortaleza, parceria com empresas, institutos de pesquisa, intercâmbio com outras IES e elaboração de evento para sensibilização do corpo discente do curso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Alexandre Pinho Pessoa de Hollanda - Coordenador / Davi Ramos Batista - Integrante / Dayse da Silva Correia - Integrante.
2015 - 2016
Tecnologias Digitais na Educação: Um modelo de aplicação no Curso de Gestão de Recursos Humanos
Descrição: projeto busca desenvolver um modelo de aplicação para o uso das tecnologias digitais na formação dos acadêmicos de recursos humanos como forma de melhorar o aprendizado e a empregabilidade dos alunos da Fametro, ampliando a discussão sobre tecnologias digitais. Para alcançar os objetivos se fará uso de metodologia a partir de pesquisa bibliográfica através de leitura de artigos e publicações acadêmicas na área, e realização de pesquisas para produção acadêmica através de artigos científicos. Além da produção científica, serão desenvolvidos trabalhos técnicos como: elaboração do projeto de aplicação, parceria com empresas de software, desenvolvimento e realização de treinamentos de software, e elaboração de evento para sensibilização do corpo discente do curso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de comitê de assessoramento


2015 - 2018
Agência de fomento: Núcleo Docente Estruturante


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: estratégia e sustentabilidade.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: comportamento do consumidor.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Startup premiada com o 2o Lugar no Startup Weekend Fashion Tech Fortaleza, Startup Weekend - Techstars.
2010
Eleito entre os 60 melhores multiplicadores do produto consórcio do País, Consórcio Nacional Honda.
2008
Eleito entre os 100 melhores gerentes de consórcio do País, Consórcio Nacional Honda.
2007
Eleito entre os 100 melhores gerentes de consórcio do País, Consórcio Nacional Honda.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HOLLANDA, A. P. P.; ABREU, M. C. S. . Os Desafios da Implantação da Certificação Participativa Orgânica (Sistemas Participativos de Garantia - SPG) no Estado do Ceará. In: SIMPOI - XVI Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2013, São Paulo. Os Desafios da Implantação da Certificação Participativa Orgânica (Sistemas Participativos de Garantia - SPG) no Estado do Ceará, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
HOLLANDA, A. P. P.. Startups - A busca de um modelo de negócios viável. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
HOLLANDA, A. P. P.. Entendendo o Comportamento do Consumidor Digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
HOLLANDA, A. P. P.; ABREU, M. C. S. . Os Desafios da Implantação da Certificação Participativa Orgânica (Sistemas Participativos de Garantia - SPG) no Estado do Ceará. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HOLLANDA, A. P. P.. Franquias: Oportunidades na Crise?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
HOLLANDA, A. P. P.. I Comercial em Foco: Desafios do Gestor Comercial em Tempos de Crise. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
HOLLANDA, A. P. P.; ALBUQUERQUE, A. M. . Inovação e Tecnologias Educacionais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
HOLLANDA, A. P. P.. Mini-Treinamento sobre Atendimento. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
HOLLANDA, A. P. P.. Módulo de Empreendorismo - Pronatec. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
HOLLANDA, A. P. P.. VI Seminario de Estudos Organizacionais. 2012. (Comissão Organizadora do Evento Acadêmico Cientifico promovido pela Universidade).

5.
HOLLANDA, A. P. P.. Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Empresarial - GTCE 0287. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
HOLLANDA, A. P. P.. Curso Técnico em Gestão. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
HOLLANDA, A. P. P.. Curso de Extensão. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HOLLANDA, A. P. P.; FEITOSA, T. V. N.; PESSOA, R. A.. Participação em banca de Ana Paula Ximes da Silva e Isaac Magno Duarte.Plano de Negócio: Central da Construção - material básico para construção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

2.
HOLLANDA, A. P. P.; FEITOSA, T. V. N.; OLIVEIRA, D. A. B.. Participação em banca de Maria Valquíria Araujo de Moraes.Resistência a Mudança: um estudo de caso em uma empresa de coleta e transporte de resíduo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

3.
HOLLANDA, A. P. P.; SOUZA, C. M. A.; OLIVEIRA, Z. M.. Participação em banca de Aparecida Sâmya Uchoa do Ó.Comportamento de Compras do consumidor da Cidade de Fortaleza no Comércio Eletrônico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

4.
CUNHA, G. F. S. N.; FEITOSA, T. V. N.; HOLLANDA, A. P. P.. Participação em banca de Isaac Bruno Oliveira Maciel.Endomarketing: estudo de caso no Grupo Fortes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3ª Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo - CASE.Ouvinte. 2016. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HOLLANDA, A. P. P.. Startup Weekend Fortaleza Smart Cities. 2016. (Outro).

2.
HOLLANDA, A. P. P.. Startup Innovation Devry. 2016. (Outro).

3.
HOLLANDA, A. P. P.. II Comercial em Foco: Franquias: Oportunidades na Crise. 2016. (Outro).

4.
HOLLANDA, A. P. P.. I Marketing em Ação: o papel da liderança na gestão de vendas. 2016. (Outro).

5.
HOLLANDA, A. P. P.. I Comercial em Foco: Desafios do Gestor Comercial em Tempos de Crise. 2015. (Outro).

6.
HOLLANDA, A. P. P.. III Administrar Fametro. 2015. (Outro).

7.
HOLLANDA, A. P. P.. I Admday - Dia do Administrador. 2015. (Outro).

8.
HOLLANDA, A. P. P.. ADM DAY - Dia do Administrador. 2015. (Outro).

9.
HOLLANDA, A. P. P.. PROMIC - O Impacto das Tecnologias Digitais na Gestão de Recursos Humanos. 2015. (Outro).

10.
HOLLANDA, A. P. P.. Grandes Encontros de Marketing - O poder do consumidor: conectando a empresas com os consumidores, através das redes socais e redes colaborativas. 2015. (Outro).

11.
HOLLANDA, A. P. P.. VI Seminario de Estudos Organizacionais. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
HOLLANDA, A. P. P.; ABREU, M. C. S. . Os Desafios da Implantação da Certificação Participativa Orgânica (Sistemas Participativos de Garantia - SPG) no Estado do Ceará. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HOLLANDA, A. P. P.. Startup Weekend Fortaleza Smart Cities. 2016. (Outro).

2.
HOLLANDA, A. P. P.. Startup Innovation Devry. 2016. (Outro).

3.
HOLLANDA, A. P. P.. Grandes Encontros de Marketing - O poder do consumidor: conectando a empresas com os consumidores, através das redes socais e redes colaborativas. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Telefone (85) 9638.0479, e-mail: contato@alexandrehollanda.com.br



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 14:14:02