Fernanda Pizarro de Magalhães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9721783146599612
  • Última atualização do currículo em 24/07/2015


Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada com ênfase em estudos de Gênero Discursivo/Textual. Atualmente faz parte do corpo docente do curso de pós-graduação em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias do IFSul. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Pizarro de Magalhães
Nome em citações bibliográficas
MAGALHÃES, F. P.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Ministério da Educação e Cultura.
Pça 20 de setembro, 455
96015-360 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (053) 21235000
Ramal: 5017


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Gêneros Discursivos da Esfera Empresarial no Ensino da Educação Profissional: Reflexões, Análises e Possibilidades, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Vilson José Leffa.
Palavras-chave: gêneros discursivos; esfera empresarial; ensino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1996
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O papel dos mecanismos coesivos no processo de compreensão textual,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Vilson Leffa.
Palavras-chave: coesão; texto; leitura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.
1990 - 1990
Especialização em Literatura do Rio Grande do Sul - Teoria e Prática. (Carga Horária: 390h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: A Narrativa no Rio Grande do Sul.




Atuação Profissional



CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS/RS, CEFET/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor de ensino superior
Outras informações
Disciplinas ministradas: Teorias lingüísticas e ensino de língua materna Texto e Textualidade Gênero Discursivo/Textual

Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de ensino médio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2006 - Atual
Ensino, Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Texto e Textualidade
Pressupostos Teóricos para o Ensino da Leitura e Produção de Texto
03/1992 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, E. E. SAGRADO CO, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1992
Vínculo: Efetivo, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20


Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 20



Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAGALHÃES, F. P.2012MAGALHÃES, F. P.. O tratamento concedido ao ensino de gênero na Educação Profissional. Caderno de Letras (UFPEL), v. 18, p. 001-204, 2012.

2.
MAGALHÃES, F. P.2012MAGALHÃES, F. P.. O tratamento concedido ao ensino de gênero na Educação Profissional. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 7, p. 1-25, 2012.

3.
MAGALHÃES, F. P.2009MAGALHÃES, F. P.. As condições de produção dos gêneros textuais em livros didáticos do ensino médio. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 7, p. 13, 2009.

4.
MAGALHÃES, F. P.2009MAGALHÃES, F. P.. Estratégias de Leitura: texto e ensino. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 9, p. 349-353, 2009.

5.
MAGALHÃES, F. P.1997 MAGALHÃES, F. P.. O papel dos mecanismos coesivos no processo de compreensão textual. Thema, v. 2, p. 20-25, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MAGALHÃES, F. P.; PACHALSKI, L. . Cultura e diversidade na sala de aula de língua estrangeira. Pelotas: Ed. da Universidade UFPEL, 2008. v. 1. 380p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHÃES, F. P.. As condições de produção dos gêneros textuais na esfera da atividade empresarial. In: 8 Encontro do CELSUL, 2008, Porto Alegre. Anais do 8 encontro do Celsul. Porto Alegre, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHÃES, F. P.. A intransponibilidade do significante de gênero no signo midiático. In: Abralin, 2009, João Pessoa. VI congresso Intenacional da Abralin. João Pessoa, 2009.

2.
MAGALHÃES, F. P.. Gênero textual na esfera empresarial. In: Siget, 2009, Caxias do Sul. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais Caderno de resumos. Caxias do Sul, 2009.

3.
MAGALHÃES, F. P.. As condições de produção dos gêneros textuais em livros didáticos do ensino médio. In: Encontro Internacional de Texto e cultura, 2008, Fortaleza. Resumos do Encontro Internacional de texto e Cultura. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008. p. 1-500.

4.
MAGALHÃES, F. P.. Gêneros textuais na esfera da atividade empresarial: um reflexo social e cultural. In: III Congresso Internacional Transformaciones Culturales Debates de la teoria, la critica y la linguistica, 2008, Buenos Aires. Transformaciones culturales, debates de la teoria, la critica y la linguistica, 2008.

5.
MAGALHÃES, F. P.. A textualidade na produção poética de Arnaldo Antunes. In: 7 Encontro do Celsul, 2006, Pelotas. Círculo de Estudos Linguísticos do Sul programação e resumos. Pelotas. p. 1-318.

6.
MAGALHÃES, F. P.. O ensino de literatura numa perspectiva interacionista. In: IV Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras - FILE IV, 2006, Pelotas. FILE IV Caderno de resumos, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
MAGALHÃES, F. P.. O gênero discursivo relatório de atividade externa no ensino da educação profissional: reflexões e análises. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MAGALHÃES, F. P.; PACHALSKI, L. . Sarau: O Ensino de Língua Inglesa em uma experiência interdisciplinar em escola de nível médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MAGALHÃES, F. P.. A textualidade na produção poética de Arnaldo Antunes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MAGALHÃES, F. P.. Coesão e leitura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MAGALHÃES, F. P.. Estratégias de leitura: Texto e Ensino. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2009 (resenha).


Demais tipos de produção técnica
1.
MAGALHÃES, F. P.. Metodologia da Pesquisa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
MAGALHÃES, F. P.. Português Instrumental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MAGALHÃES, F. P.. Metodologia da Pesquisa. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Pó-graduação em Educacação CPEAD/UAB/IFSUL).

4.
MAGALHÃES, F. P.; ADAMOLI, M. A. ; ZIMMERMANN, J. M. ; CAMPOS, C. S. . Português instrumental. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso Técnico em Administração - CAVG- AVA- E-tec).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MAGALHÃES, F. P.. Participação em banca de Ilza lima Medeiros. Violência Escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espaços e possibilidades para a Educação continuad) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

2.
MAGALHÃES, F. P.. Participação em banca de Terezinha de Jesus Pinto de Oliveira. Leitura e oralidade - um processo de compreensão nos anos iniciais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espaços e Possibilidades para a Educação continuad) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

3.
MAGALHÃES, F. P.. Participação em banca de Joana Dárch dos Santos Batista. Alfabetização e Letramento. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espaços e Possibilidades para a Educação continuad) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense.

4.
MAGALHÃES, F. P.. Participação em banca de Ediane Gomes Duarte. Estudo longitudinal comparativo entre escols públicas e particulares de Pelotas sobre o procedimento didático do docente para o ensino dos elementos da narrativa por amostragem. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens verbais Visuais e suas Tecnologias) - Centro Federal de Educação Tecnologica de Pelotas.

5.
MAGALHÃES, F. P.; CUNHA, A. P. A.. Participação em banca de Elda Arlete Völz Rockenbach. A importância de motivar o hábito da leitura em sala de aula: uma fonte de prazer e de conhecimento. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens verbais Visuais e suas Tecnologias) - Centro Federal de Educação Tecnologica de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MAGALHÃES, F. P.; MACHADO, Ivete Bellomo. Concurso para professor efetivo de Língua Portuguesa. 2006. Conjunto Agrotècnico Visconde da Graça.

2.
MAGALHÃES, F. P.; MORELI, Teresa. Concurso para professor efetivo de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 2006. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS/RS.

3.
MAGALHÃES, F. P.; CORREA, G.. Concurso para professor efetivo de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 2005. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

4.
MAGALHÃES, F. P.; MACHADO, Ivete Bellomo; PASSOS, S. R.. Concurso para professor substituto de Língua portuguesa e Espanhol. 2000. Conjunto Agrotècnico Visconde da Graça.

5.
CARDOSO, A. M.; MAGALHÃES, F. P.. Concurso para professor efetivo de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. 1998.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional de Comunicação, Cognição e Media:discurso político e econômico. A crise não é minha, é do senado: a construção do ethos no discurso de José Sarney. 2012. (Congresso).

2.
VII SENALE.O gênero discursivo relatório de atividade externa no ensino da educação profissional: reflexões e análises. 2012. (Seminário).

3.
Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.O tratamento dado à perspectiva de gênero em instituições de educação profissionalizante. 2010. (Encontro).

4.
VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino."A crise não é minha, é do senado": A construção do ethos no discurso de José Sarney. 2010. (Seminário).

5.
Siget.Gêneros textuais na esfera empresarial. 2009. (Simpósio).

6.
Siget. 2009. (Simpósio).

7.
Encontro Internacional de Texto e Cultura.As condições de produção dos gêneros textuais em livros didáticos do Ensino Médio. 2008. (Encontro).

8.
Encontro Internacional de Texto e Cultura. 2008. (Encontro).

9.
III Congreso Internacional Transformaciones Culturales: Debates de la Teoria, la Crítica y la Lingüística. 2008. (Congresso).

10.
III Congreso Internacional Transformaciones Culturales: Debates de la Teoría, la Crítica y la Lingüística. Os gêneros textuais na esfera empresarial. 2008. (Congresso).

11.
Simpósio Gênero e Discurso.Gênero e Mídia. 2008. (Simpósio).

12.
V SENALE.A identidade e a ideologia das mídias brasileiras: uma proposta de análise. 2007. (Seminário).

13.
V SENALE. 2007. (Seminário).

14.
Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul.A textualidade na produção poética de Arnaldo Antunes. 2006. (Encontro).

15.
IV Forum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2006. (Outra).

16.
IV Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras.Sarau: oensino de língua inglesa em uma experiência interdisciplinar em escola de nível médio. 2006. (Outra).

17.
Aquisição da língua oral. 2005. (Seminário).

18.
Estratégias de Construção do Texto falado. 2005. (Seminário).

19.
A escola que temos, a escola que queremos. 2004. (Seminário).

20.
I Seminário Internacional de Lingüística e Literatura - Diálogos do sul. 2004. (Seminário).

21.
Curso internet. 2002. (Outra).

22.
Espanhol Elementar - módulo I. 2002. (Outra).

23.
Espanhol Elementar - módulo II. 2002. (Outra).

24.
8ª Jornada Nacional de Literatura. 1999. (Outra).

25.
Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 1999. (Seminário).

26.
Treinamento para correção de redação do processo seletivo - Nível tecnológico. 1999. (Outra).

27.
Anatomia da charge e do cartum. 1997. (Outra).

28.
Curso de microinformática - iniciação à area. 1995. (Outra).

29.
Leitura e Redação. 1994. (Seminário).

30.
9º Congresso de Leitura do Brasil. 1993. (Congresso).

31.
Curso de Lingüística Textual. 1993. (Outra).

32.
Leitura e Transmissão Oral do texto. 1993. (Seminário).

33.
V Jornada Nacional de Passo Fundo. 1993. (Outra).

34.
Curso prático sobre correção de redações com vistas à avaliação do vestibular. 1992. (Outra).

35.
I Encontro de LÍngua e Literatura - VII Encontro de Língua Inglesa. 1992. (Encontro).

36.
Seminário Internacional de Literatura e História. 1992. (Seminário).

37.
VIII Seminário Integrado de Ensino de Línguas e Literatura sobre Formação de professor de Leitura. 1992. (Seminário).

38.
Seminário Sul-Rio-Grandense de Literatura luso-brasileira. 1990. (Seminário).

39.
V Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Letras. 1990. (Outra).

40.
Curso de Produção e análise de textos. 1988. (Outra).

41.
Curso de Revisão Lingüística: Escrever com correção. 1988. (Outra).

42.
IV Semana Acadêmica do Curso de Letras. 1988. (Outra).

43.
IX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 1988. (Encontro).

44.
Curso de Atualização do Magistério Público do RGS. 1985. (Outra).

45.
Curso de Literatura infantil. 1984. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fabiana Kaodoinski. Analisando a noção de endereçamento nas propostas de produção textual em livro didático do Ensino Fundamental. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de pós-graduação em educação CPead/UAB/Ifsul) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fernanda Pizarro de Magalhães.

2.
Simone Daniele Kroetz. Os desafios de uma avaliação mediadora voltada ao sujeito. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação CPEAD/UAB/IFSUL) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fernanda Pizarro de Magalhães.

3.
Marlize Petrykovski. O desafio do trabalho com leitura e produção textual. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação CPEAD/UAB/IFSUL) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Fernanda Pizarro de Magalhães.

4.
Juçara Karla Becker. Letramento doméstico X Alfabetização. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação CPEAD/UAB/IFSUL) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fernanda Pizarro de Magalhães.

5.
Daniele Mari de Souza Alves. Percorrendo o caminho acerca da leitura. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação CPEAD/UAB/IFSUL) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fernanda Pizarro de Magalhães.

6.
Mirian Alvaro Costa Garcia. O desenvolvimento de narrativas orais no primeiro ano do Ensino Fundamental: uma proposta de sequência di´dática. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE. Orientador: Fernanda Pizarro de Magalhães.

7.
Alessandra Bandeira. O papel ativo do leitor na construção do gênero entrevista em revistas de circulação nacional. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias) - INST FED DE EDUC, CIENC E TECNOL SUL RIO GRANDENSE. Orientador: Fernanda Pizarro de Magalhães.

8.
Simoni Clair Strelow Thurow. O tratamento dado ao gênero tira em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais, Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Fernanda Pizarro de Magalhães.

9.
Neli Zoia Von Pfeil. Analisando livros didáticos sob a perspectiva dialógica. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Verbais, Visuais e suas Tecnologias) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Orientador: Fernanda Pizarro de Magalhães.

10.
Janaína Quintana de Oliveira. O tratamento dado à abordagem da variação linguistica pelos livros didáticos do ensino fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens verbais Visuais e suas Tecnologias) - Centro Federal de Educação Tecnologica de Pelotas. Orientador: Fernanda Pizarro de Magalhães.

11.
Michele Lemões da Silva Santos. O tratamento dado à abordagem da variação linguística pelos livros didáticos do ensino fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens verbais Visuais e suas Tecnologias) - Centro Federal de Educação Tecnologica de Pelotas. Orientador: Fernanda Pizarro de Magalhães.

12.
Leci de Vargas Peski. A textualidade no gênero resumo de novela. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens verbais Visuais e suas Tecnologias) - Centro Federal de Educação Tecnologica de Pelotas. Orientador: Fernanda Pizarro de Magalhães.

13.
Meri Terezinha Funari Reichow. Marcas lingüísticas da violência verbal. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens verbais Visuais e suas Tecnologias) - Centro Federal de Educação Tecnologica de Pelotas. Orientador: Fernanda Pizarro de Magalhães.

14.
Adriane Soares da Silva Carrion. O ensino de coesão e coerência textual no livro didático de Ensino Fundamental. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens verbais Visuais e suas Tecnologias) - Centro Federal de Educação Tecnologica de Pelotas. Orientador: Fernanda Pizarro de Magalhães.



Outras informações relevantes


Disciplinas cursada em nível de Doutorado:

Tópicos de Lingüística Textual - UFGRS (2005) -  carga horária 60 h - conceito A
Discurso e Relações Sociais - UCPel (2006) - carga horária 60 h - conceito A



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 18:58:57