André de Oliveira Elesbão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7852049315545817
  • Última atualização do currículo em 12/11/2016


? Profissional com mais de 20 anos de experiências em gestão atuando em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, dos setores de Logística, Mineração e Prestação de Serviços. ? Professor no curso de Administração de Empresas da Faculdade Arnaldo, onde ministra as disciplinas de Gerência de Comunicação Mercadológica e Comunicação e Expressão IV. ? Responsável pelo planejamento, gestão e controle de comunicação, abrangendo as relações com empregados, comunidade, imprensa, mídias sociais e apoio nas relações com acionistas, clientes e fornecedores. ? Desenvolvimento e atuação no Programa de Relacionamento com a Comunidade e Responsabilidade Social, avaliando impactos socioeconômicos, definindo estratégias e indicadores de atuação local e de processos de negociações fundiárias. Organização de audiências públicas e reuniões com comunidade críticas. ? Desenvolvimento de projetos para assegurar a imagem positiva da empresa perante a comunidade, empregados, autoridades públicas e imprensa. ? Contribuição, de forma direta, no esforço da empresa para ampliar o seu modelo de atuação social aproximando-se mais da prática da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável. ? Gestão e atuação no processo de relações institucionais e com imprensa, sendo responsável pelo acompanhamento e elaboração de programas/projetos que orientam de forma estratégica o relacionamento da empresa com seus públicos e o gerenciamento de crises internas e externas. ? Amplo conhecimento dos processos e negociações com agências e veículos de comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André de Oliveira Elesbão
Nome em citações bibliográficas
ELESBÃO, A. O.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdades Arnaldo Janssen.
Praça João Pessoa, 200
Funcionários
30140-020 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32771000
Fax: (31) 32130843
URL da Homepage: www.faculdadearnaldo.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Especialização em Aperfeiçoamento Gestão de Negócios. (Carga Horária: 180h).
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
Título: Não.
2002 interrompida
Especialização interrompida em 2003 em MBAE Gestão Empresarial. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Plano de Negócios.
Ano de interrupção: 2003
2000 - 2001
Especialização em MBA Executivo em Marketing. (Carga Horária: 600h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Plano de Negócios.
1994 - 2000
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.




Atuação Profissional



Anglo American, AA, Inglaterra.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Institucional e Comunicação, Carga horária: 44
Outras informações
Cargo: Coordenador de Apoio Institucional e Comunicação (Março/10 ? Novembro/11) ? Gestão do processo de relações institucionais em empreendimentos minerários, gerenciamento de crises externas, além de ser responsável pelo acompanhamento e elaboração de programas/projetos que orientam de forma estratégica o relacionamento da empresa com seus públicos. ? Planejamento, operacionalização e report do Programa de Responsabilidade Social, definindo estratégias de atuação, através de ferramentas como SEAT (Social-Economic Assessment Toolbox). ? Acompanhamento da agenda de formulação e execução de políticas públicas e defender a posição da empresa frente a seus formuladores ou executores. ? Participação no processo de fortalecimento da reputação corporativa, implementando campanhas de relacionamento com lideranças locais, prefeituras, câmaras municipais, comunidades, etc. ? Planejamento orçamentário e gestão econômica do departamento de meio ambiente. ? Gerenciamento e participação em comitê de crises e impactos ambientais. ? Mapeamento de stakeholders e análise de relatórios de sensibilidades, promovendo o desenvolvimento de estratégias para cada interessado, criando abordagens individuais. Cargo: Coordenador de Comunicação (Agosto/08 ? Março/10) ? Planejamento estratégico e implantação do departamento de comunicação interna, desenvolvendo planos táticos de ação, ferramentas de relacionamento interno e indicadores de resultados. ? Coordenação de planos de crise e planos de comunicação em processos de fusão e aquisições. ? Criação, coordenação e implantação de campanhas de publicidade institucional e endomarketing, em atendimento às demandas específicas da comunicação corporativa ou em apoio às unidades. ? Participação no processo de fortalecimento da imagem corporativa, implementando campanhas para lançamento de produtos, posicionamento, branding, relacionamento com público interno e externo, etc. ? Participação em planos de crise e planos de comunicação.


CasaBlanca Comunicação e Marketing, CASABLANCA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2006
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente de Atendimento e Planejamento, Carga horária: 40
Outras informações
Planejamento Estratégico: ? Diagnóstico de ações de marketing voltadas a publicidade, produto, preço e ponto de venda, realizando benchmarking, pesquisas e estudos da concorrência. Identificação de diferenciais competitivos e oportunidades para a implantação de novos bens e serviços. ? Criação de planejamentos de marketing com estratégicas ousadas e criativas, alinhadas ao interesse do cliente, oferecendo alternativas inovadoras, voltadas para a melhoria de imagem e posicionamento mercadológico. ? Gerenciamento de equipes de trabalho, em estados diferentes, compostas por profissionais de diferentes perfis: Minas Gerais ? 8 pessoas, Brasília ? 8 pessoas e Goiânia ? 10 pessoas. ? Realização de estudos e diagnósticos de comunicação, com o objetivo de conhecer as necessidades do cliente e propor estratégias que estejam alinhadas aos seus interesses. ? Elaboração de planos estratégicos de comunicação mercadológica, incluindo análise de demanda, acompanhamento da concorrência, aumentando a participação dos clientes no mercado. ? Planejamento e acompanhamento de planos de mídia para clientes, analisando o público-alvo, o mercado, a verba disponível e os objetivos de comunicação, para a melhor aplicação do investimento. ? Negociação de custos e criação de projetos especiais com os veículos de comunicação para o melhor aproveitamento da verba, objetivando o retorno do investimento de forma efetiva. ? Contratação e supervisão de assessoria de imprensa para clientes, acompanhando a confecção de houseorgan e a distribuição de notas para as mídias, objetivando maior visibilidade e melhor atendimento às expectativas do cliente. ? Negociação de preços, contratação e acompanhamento de gráficas, produtoras de vídeo, brindes e outros fornecedores, com intuito de conseguir o melhor custo-benefício para o cliente. ? Contratação e supervisão de institutos de pesquisas mercadológicas, analisando com profundidade os resultados e utilizando os dados, de forma


VLI - Valor da Logística Integrada, VLI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 44
Outras informações
? Gestão do processo de relações institucionais em ferrovias, portos e terminais de carregamento, gerenciamento de crises externas, além de ser responsável pelo acompanhamento e elaboração de programas/projetos que orientam de forma estratégica o relacionamento da empresa com seus públicos. ? Participação no processo de fortalecimento da reputação corporativa, implementando campanhas de relacionamento com lideranças locais, prefeituras, câmaras municipais, comunidades, etc. ? Desenvolvimento do Programa de Relacionamento com a Comunidade e Responsabilidade Social, avaliando os impactos socioeconômicos e definindo estratégias de atuação local. ? Gerenciamento e participação em comitê de crises e impactos ambientais. ? Planejamento e implantação de projetos socioambientais em conjunto dos stakeholders locais. ? Criação, coordenação e implantação de campanhas internas e endomarketing, em atendimento às demandas específicas da comunicação corporativa ou em apoio às unidades.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Professor Homenageado, Faculdades Arnaldo Janssen.
2008
Prêmio Aberje - Finalista, Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ELESBÃO, A. O.. Com sua licença, por favor? Um jeito de fazer comunicação do lado de dentro da comunidade. In: ABERJE. (Org.). Comunicação Empresarial Estratégica: práticas em Minas Gerais. São Paulo: ABERJE Editorial, 2009, v. , p. -.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1o Congresso de Comunicação Empresarial ABERJE Minas. Comunicação e Relacionamento com a Comunidade. 2009. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 15:57:41