Marilena de Moraes Barcellos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6778857127412553
  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Mestranda na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, da Unesp-Bauru, no programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, previsto para defesa em Março/2019. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1993) e pós-graduação em Administração de Marketing (Lato Sensu) pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1994). Com experiência na área de Planejamento de Mídia, tendo atuado nas agências W/Brasil, EtcoOgilvy, Touchè Propaganda. Atualmente exerce a função de Coordenadora de Mídia na Alta Comunicazione, de Ribeirão Preto, sendo responsável pelo planejamento de mídia dos clientes na agência. Desde 2015 leciona a disciplina de Mídia e orienta Projeto Experimental no curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda em Ribeirão Preto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marilena de Moraes Barcellos
Nome em citações bibliográficas
BARCELLOS, M. M.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Comunicação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A internet como mídia publicitária dos adolescentes da nova ecologia dos meios, Ano de Obtenção: .
Orientador: Denis Porto Renó.
Palavras-chave: Publicidade digital; Mídia e Tecnologia; planejamento de mídia; Ecologia dos meios; Marketing digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1994 - 1994
Especialização em Aperfeiçoamento em Administração de Marketing. (Carga Horária: 108h).
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Título: Jogos de Empresas (não teve).
Orientador: Dilson Gabriel dos Santos / Antonio Carlos A. Sauaia.
1988 - 1993
Graduação em Comunicação Social.
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Título: A importância do Mkt para o desenvolvimento do Mercado P. na California Brasileira.
Orientador: Merhy Seba.




Formação Complementar


2017 - 2017
Marketing Digital. (Carga horária: 32h).
Instituição Universitária Moura Lacerda, ML, Brasil.
2016 - 2016
Formação de Analistas em Inteligência de Mercado. (Carga horária: 16h).
Internews Comunicação Empresarial e Editora, INTERNEWS, Brasil.
2015 - 2015
Workshop TV Resultados que você comprova. (Carga horária: 4h).
EPTV - Empr Paulista de Televisão, EPTV, Brasil.
2004 - 2004
Planejamento Avançado de M[idia. (Carga horária: 18h).
SENAC SP - CENTRO DE COMUNICAÇÃO E ARTES, SENAC SP, Brasil.
2001 - 2001
Palestras dos Institutos de Pesquisa. (Carga horária: 15h).
Grupo de Mídia de São Paulo, GMSP, Brasil.
1999 - 1999
Planejamento de Mídia. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.


Atuação Profissional



Magazine Luiza S/A, ML, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente do depto. Marketing, Carga horária: 44
Outras informações
Auxílio à gerência e diretoria de marketing. Contato com agência de publicidade para solicitação de trabalhos, passagem de briefing e aprovação de peças. Interface com as lojas, para comunicar as ações de marketing e propaganda. Atendimento às solicitações de patrocínio, aos veículos de comunicação. Acompanhamento da concorrência.


W/Brasil Publicidade Ltda, W/BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Mídia, Carga horária: 44
Outras informações
Planejamento de mídia off line para clientes (Sadia, JHSF, Shopping Metrô, Bavaria). Atendimento aos veículos de comunicação. Valoração de propostas de mídia para análise técnica para ser negociado, e depois apresentado aos clientes. Controle de GRP e do custo por ponto da mídia planejada X veiculada. Reserva, envio de material, controle da operação da mídia dos clientes do grupo. Apresentação de planos e controles para clientes. Acompanhamento de ações de merchandising nas emissoras de TV. Vistoria técnica para avaliação dos melhores pontos para a campanha de mídia exterior, ou para vistoriar campanhas.


Ogilvy & Mather Brasil Comunicação Ltda, OGILVY, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Mídia, Carga horária: 44
Outras informações
Planejamento de mídia de clientes: Magazine Luiza, Luiza Cred, Supermercado Gimenes, Copema. Negociação e compra de espaço publicitário nas emissoras. Atendimento aos veículos. Análise técnica de proposta e apresentação para cliente. Apresentação de planejamento de mídia aos clientes. Busca de novos projetos e ideias. Supervisão da operação de mídia: envio de materiais, determinação de filmes para veiculação, envio de reserva. Controle do orçamento do cliente para o planejamento de mídia. Manter cliente atualizado das pesquisas de audiência, das novidades nos veículos, das estreias nas emissoras de TV, do movimento do mercado da mídia. Monitoramento do investimento e das campanhas da concorrência. Controle de volume de GRP por mercado, e comparativo de custo por ponto. De 04/2004 a 03/2007, a empresa era a ETCO, que foi incorporada pela Ogilvy & Mather em 03/2007, passando a ser conhecida como nome fantasia de Etco Ogilvy.


ETCO Empresa Técn. de Comunicação, ETCO, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2000
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar Depto de Arte / Coordenadora de Mídi, Carga horária: 44
Outras informações
1995/1997: Auxílio ao departamento de arte da agência. Organização do fluxo de trabalho. Providência de fotos, textos, contratação de fotógrafo, cronograma de entrega de trabalho. Apresentação e aprovação das peças ao cliente. 1998/2005: Coordenação do departamento de mídia. Programação de mídia para Magazine Luiza. Aplicação de negociação. Aprovação com o cliente dos planos. Coordenação do envio e determinação de materiais de veiculação. Análise de propostas que os veículos apresentam.


Alta Pubblicita e Comunicazione Ltda, ALTA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Midia, Carga horária: 44
Outras informações
Planejamento de mídia para os clientes da agências. Controle de envio de materiais de veiculação, encaminhamento para faturamento, reserva do plano de mídia. Negociação com os veículos e compra de mídia. Atendimento aos veículos. Avaliação de propostas. Junto com mídia, desenvolve a função de atendimento e planejamento de campanha.


Instituição Universitária Moura Lacerda, ML, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina de Mídia, no curso de Publicidade e Propaganda.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Convidade
Outras informações
Ministrei oficinas de Mídia para o Curso de Publicidade e Propaganda, nos dias 21/08, 23/10, 06 e 11/11 de 2014.


Santa Emília Empr. e Adm. S/C Ltda, S.EMILIA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Marketing, Carga horária: 44
Outras informações
Auxílio com criação e confecção de peças de apoio para a equipe de vendas. Análise de relatórios de telemarketing. Atualização de banco de dados dos clientes da concessionária. Envio de mala direta para os clientes.


Touchè Propaganda e Comunic. Ltda, TOUCHE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Mídia, Carga horária: 44
Outras informações
Planejamento de mídia de vários clientes. Recebimento de propostas, análises e valoração dos projetos, apresentação aos clientes. Coordenação e operação da mídia: controle de envio de materiais de veiculação para aos veículos, determinação dos títulos; reserva de espaço; envio para faturamento. Atendimento aos veículos para recebimento de propostas e negociação de espaço. Apresentação de proposta para o cliente.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BARCELLOS, M. M.; Denis Renó . Sem códigos binários: o cartaz na periferia como publicidade midiática contemporânea. In: Fernando Irigarai; Roseane Andrelo; Tamara Guaraldo; Antonio Francisco Magnoni; João Albino.. (Org.). Relações públicas, imagem e som e tecnologias. 1a.ed.Rosario: UNR Editora, 2018, v. 4, p. 21-31.

2.
BARCELLOS, M. M.; MICHELI, F. ; VISSOTO, A. ; Denis Renó . Dissertações sobre a Nova Ecologia dos Meios. In: Denis Renó; Vicente Gosciola; Luciana Renó.. (Org.). Nova Ecologia dos Meios e Tecnologias. 1a.ed.Aveiro - Portugal: RIA Editorial, 2018, v. 1, p. 9-13.

3.
BARCELLOS, M. M.; Denis Renó ; BARCELLOS, J. A. ; MICHELI, F. ; VISSOTO, A. . O Consumo da Mídia do Jovem e a Novas Plataformas: uma Leitura pela Nova Ecologia Dos Meio. In: Vicente Gosciola; Glaucia Davino; Fernando Irigaray; Mariany Granato; Catarina Rodrigues. (Org.). Experimentações Narrativas, Roteiros, Mobilidade e Marketin. 1a.ed.Aveiro: RIA Editorial, 2018, v. 1, p. 200-208.

4.
VISSOTO, A. ; BARCELLOS, M. M. ; MICHELI, F. ; Denis Renó . Psycho Circus - uma Análise de Narrativa Transmídia do Décimo Oitavo Disco da Banda Kiss. In: Vicente Gosciola; Glaucia Davino; Fernando Irigaray; Mariany Granato; Catarina Rodrigues. (Org.). Narrativas: da Televisão às Novas Linguagens e Negócios. 1a.ed.Aveiro: RIA Editorial, 2018, v. 1, p. 232-241.

5.
MICHELI, F. ; BARCELLOS, M. M. ; VISSOTO, A. ; Denis Renó . Memes como Ferramenta de Formação da Opinião Pública: uma Análise através dos Processos Jornalísticos Tradicionais. In: Angela Grossi; Jefferson Barcellos; Aida Carvajal; Maria Cristina Gobbi; Osvando de Morais; Regilene Sarzi; Sandra Ruiz.. (Org.). Semiótica e História: Fotografia e Informação. 1a.ed.Aveiro: RIA Editorial, 2018, v. 1, p. 154-164.

6.
BARCELLOS, J. A. ; Denis Renó ; BARCELLOS, M. M. . A Fotografia de James Nacthwey e suas Imbricações com a Obra Audiovisual de Christian Frei: Intermidialidade e Cinema Lento, Possibilidades de Leitura. In: Angela Grossi; Jefferson Barcellos; Aida Carvajal; Maria Cristina Gobbi; Osvando de Morais; Regilene Sarzi; Sandra Ruiz. (Org.). Semiótica e História: Fotografia e Informação. 1a.ed.Aveiro: RIA Editorial, 2018, v. 1, p. 21-31.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARCELLOS, M. M.; Denis Renó . Outdoor social: o cartaz na periferia como publicidade midiática contemporânea. In: II Diálogos. Encontro Científico Moura Lacerda, 2017, Ribeirão Preto. XII Jornada PPGE-Mestrado, 2017. v. 1. p. 27-27.

Apresentações de Trabalho
1.
BARCELLOS, M. M.. Inteligência de Mercado: nova solução da Alta. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARCELLOS, M. M.; Denis Renó . Sem códigos binários: O cartaz na periferia como publicidade midiática contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARCELLOS, M. M.. Oficina de Mídia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies. Psycho Circus - uma Análise de Narrativa Transmídia do Décimo Oitavo Disco da Banda Kiss. 2018. (Congresso).

2.
Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies. O consumo da mídia do jovem e a novas plataformas: uma leitura pela Nova Ecologia dos Meios. 2018. (Congresso).

3.
Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies. A Fotografia de James Nacthwey e suas Imbricações com a Obra Audiovisual de Christian Frei: Intermidialidade e Cinema Lento, Possibilidades de Leitura. 2018. (Congresso).

4.
Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies. Memes como ferramenta de formação da opinião pública: uma análise através dos processos jornalísticos tradicionais. 2018. (Congresso).

5.
I Congresso Internacional de media e Tecnologia Neil Postman e a Nova Ecologia dos Meios. Sem códigos binários: o cartaz na periferia como publicidade midiática contemporânea. 2017. (Congresso).



Outras informações relevantes


Atuo no mercado publicitário desde Abril/1994, inicialmente na área de marketing do Magazine Luiza e depois na agência de propaganda, ingressando na área de planejamento de mídia em 1997. 
Experiência em agências de São Paulo, entre elas a W/Brasil e Touchè Propaganda, como coordenadora de mídia. 
De 2004 a 2011, fui Gerente de Mídia na EtcoOgilvy - Ribeirão Preto, uma das maiores agências do interior, planejando a mídia do Magazine Luiza. 
Atualmente atuo como coordenadora de mídia na Alta Comunicazione, agência de propaganda localizada em Ribeirão Preto.
Competem a mim, planejar a mídia, negociar com os veículos de comunicação, apresentar o planejamento ao cliente, comprar a mídia aprovada, controlar o que é exibido, atender aos veículos, buscar novas propostas, gerar negócios para a agência e o cliente.
Desde de Janeiro de 2015 atuo como docente da disciplina de Mídia e oriento o Projeto de Experimental no curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 24:16:20