Elenice Josefa Kolancko Setti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2361325613576479
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Licenciada em Matemática com ênfase em Informática pela Universidade Paranaense - Unipar (2006). Possui especialização em Ensino de Matemática e Física pela Unipar (2008), Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Univale (2011) e Especialização em Educação do Campo pela Univale (2012). Docente efetiva EBTT do Instituto Federal do Paraná, campus Assis Chateaubriand. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM), na linha de pesquisa de Modelagem Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elenice Josefa Kolancko Setti
Nome em citações bibliográficas
SETTI, E. J. K.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Federal.
Avenida Cívica, 475
Centro Cívico
85935000 - Assis Chateaubriand, PR - Brasil
Telefone: (44) 97606619


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE EM ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE MODELAGEM MATEMÁTICA ? ASPECTOS RELACIONADOS À FLEXIBILIDADE, FLUIDEZ E ORIGINALIDADE,
Orientador: Rodolfo Eduardo Vertuan.
2015 - 2017
Mestrado profissional em Ensino de Matemática.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: Modelagem Matemática no Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio - um trabalho interdisciplinar, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Rodolfo Eduardo Vertuan.
Palavras-chave: Educação Matemática; Interdisciplinaridade; Modelagem Matemática; Produto Educacional; Ensino Médio.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2012
Especialização em Educação do Campo. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, ESAP, Brasil.
Título: Gestão Escolar na Educação do Campo.
Orientador: Rosilane Celi Karaziaki Merquides.
2010 - 2011
Especialização em Gestão Escolar: Supervisão e Orientação. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, ESAP, Brasil.
Título: Reprovação Escolar: Consequências para o educando.
Orientador: Rosilane Celi Karaziaki Merquides..
2007 - 2008
Especialização em Ensino de Matemática e Física. (Carga Horária: 390h).
Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
Título: Utilização da calculadora no Ensino: opinião dos alunos quanto ao seu uso.
Orientador: Wellington Previero.
2003 - 2006
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Aplicativo BrOffice Impress-Apresentação Eletrônic. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
2012 - 2012
A Escola Pública como Espaço de Promoção da Aprend. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Formação em Ação - Seed. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Competências Básicas. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Semana Pedagógica - Seed. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
2012 - 2012
Formação em Ação - Seed. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
2011 - 2011
A Escola Pública como Espaço de Promoção da Aprend. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Tempo, Espaço e Autonomia da Escola: o Projeto Pol. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
2008 - 2008
O Currículo Frente ao Desafios Educacionais Contem. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
2004 - 2004
Estatística Descritiva Usando o Ms-Excel I. (Carga horária: 20h).
Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Direção e administração, Federal, .

Cargo ou função
Coordenação da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.
07/2018 - 12/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática Básica para a Agroecologia (Técnico Subsequente)
02/2018 - 12/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática I
Matemática II
Matemática III
Matemática IV
08/2017 - 08/2018
Direção e administração, Federal, .

Cargo ou função
Vice-coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.
08/2017 - 08/2018
Ensino, Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tecnologias da Informação e Comunicação
Tópicos Especiais de Matemática
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
02/2018 - 07/2018
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática aplicada às Ciências Biológicas
08/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática 2, Matemática 3, Matemática 4
07/2016 - 02/2017
Direção e administração, Federal, .

Cargo ou função
Vice-coordenadora do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.
03/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática I
Matemática II
02/2015 - 03/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática I
Matemática II
02/2015 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Matemática

Colégio Vicentino Imaculado Coração de Maria, INCOMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

02/2013 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática (6º, 7º, 8º e 9º)

Secretaria de Estado de Educação, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor PSS, Carga horária: 25
Outras informações
Núcleo Regional de Toledo (Município: Toledo) Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva; Escola Estadual do Campo Boa Vista.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor PSS, Carga horária: 40
Outras informações
Núcleo Regional de Assis Chateaubriand (Município: Tupãssi/Pr) Colégio Estadual Heitor de Alencar Furtado; Colégio Estadual Vinícius de Moraes.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor PSS, Carga horária: 40
Outras informações
Núcleo Regional de Assis Chateaubriand (Município: Tupãssi/Pr) Colégio Estadual Vinícius de Moraes; Colégio Estadual Heitor de Alencar Furtado.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor PSS, Carga horária: 40
Outras informações
Núcleo Regional de Assis Chateaubriand (Município: Tupãssi/Pr) Colégio Estadual Vinícius de Moraes; Colégio Estadual de Brasiliana; CEEBJA; Escola Estadual de Palmitolândia; Colégio Estadual Heitor de Alencar Furtado; Escola Estadual Guimarães Rosa; Colégio Estadual de Bragantina

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor PSS, Carga horária: 40
Outras informações
Núcleo de Assis Chateaubriand (Município: Tupãssi/Pr) Colégio Estadual Vinícius de Moraes; Colégio Estadual de Palmitolândia; Colégio Estadual de Brasiliana.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor PSS, Carga horária: 10
Outras informações
Núcleo Regional de Umuarama (Município: Umuarama) Colégio Estadual Hilda Trautwein Kamal

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor PSS, Carga horária: 20
Outras informações
Núcleo Regional de Umuarama (Município: Umuarama) Colégio Estadual Tiradentes

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor PSS, Carga horária: 20
Outras informações
Núcleo Regional de Umuarama (Município: Umuarama) Colégio Estadual Jardim Canadá

Atividades

02/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática (6º ano)
02/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Física
2/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Sala de Apoio à Aprendizagem - Matemática
05/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Sala de Apoio à Aprendizagem - Matemática
05/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2009 - 03/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2009 - 03/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
07/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Linguagem de Programação
Recursos Humanos
02/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática (7ª série)
02/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática (1º, 2º e 3º ano)
02/2008 - 07/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lógica de Programação
10/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática (5ª, 6ª, 7ª e 8ª série)
09/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática (5ª série)
09/2007 - 10/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática (6ª e 7ª série)


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Projeto Interdisciplinar de Modelagem Matemática
Descrição: Este projeto tem a intenção de dar continuidade à pesquisa de Mestrado da proponente vinculada ao projeto inicialmente intitulado ?Contribuições da Modelagem Matemática para a (re)construção dos conhecimentos matemáticos de alunos do primeiro ano de um curso técnico integrado ao ensino médio ? um estudo de caso?, que foi concluída com a defesa da dissertação de mestrado sob o título ?Modelagem Matemática no curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio ? um trabalho interdisciplinar?. Tendo em vista os objetivos do IFPR que é a oferta de cursos na modalidade integrado e seus princípios que envolvem a interdisciplinaridade, a contextualização e articulação entre as diversas áreas do saber, propõe-se um projeto interdisciplinar de Modelagem Matemática, onde diferentes disciplinas, além da Matemática, trabalharão de modo interdisciplinar no desenvolvimento de atividades de Modelagem no âmbito da Educação Matemática. E ainda, tem-se a intenção de publicar no site de Modelagem Matemática, produto educacional do Mestrado, as atividades devidamente refinadas, juntamente com seus relatos, para que outros professores interessados possam se inspirar e assim iniciar um trabalho semelhante em suas escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Contribuições da Modelagem Matemática para a (re)construção dos conhecimentos matemáticos de alunos do primeiro ano de um curso técnico integrado ao ensino médio
Descrição: Projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática que está sendo desenvolvido no Instituto Federal do Paraná..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Modelagem Matemática na Educação Básica: Matematizando e Aprendendo
Descrição: Projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
O uso do GeoGebra como ferramenta de ensino
Descrição: Possibilidades e potencialidades do uso do software livre GeoGebra no ensino de Matemática..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Matemática Básica
Descrição: Projeto de Matemática básica oferecido aos alunos do IFPR e comunidade de Assis Chateaubriand.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Projeto de Extensão de Matemática Básica
Descrição: Projeto que visa trabalhar Matemática Básica com metodologias diversificadas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
Laureada do Curso de Matemática, UNIPAR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SETTI, E. J. K.2018SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. . A concepção de um Produto Educacional: do desenvolvimento de atividades em sala de aula à construção de um Blog de Modelagem Matemática. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 21-39, 2018.

2.
SETTI, E. J. K.2016SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. ; ROCHA, Z. F. D. C. . Reflexões acerca da Prática Docente em uma primeira experiência com Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, p. 1-20, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. . QUANDO OS ALUNOS REFLETEM SOBRE SUA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA. In: Encontro Estadual de Modelagem na Educação Matemática, 2018, Cascavel. Modelagem e a sala de aula. Curitiba: SBEM PR, 2018. v. VII.

2.
AGUETONI, M. S. ; LUIZ JUNIOR, O. J. ; SETTI, E. J. K. . Atividade de Modelagem Matemática na Educação Infantil. In: Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2018, Cascavel. Modelagem e a sala de aula. Curitiba: SBEM PR, 2018. v. VII.

3.
VERTUAN, R. E. ; SETTI, E. J. K. . CRIATIVIDADE E MODELAGEM MATEMÁTICA: O QUE DIZEM ALUNOS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE SUAS FORMAÇÕES INICIAIS. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. GT - Modelagem Matemática. Brasília: SBEM, 2018. v. VII.

4.
SOUZA, S. L. F. ; SETTI, E. J. K. ; TAMBARUSSI, C. M. . MATERIAL DOURADO: POTENCIALIDADES NO ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA ALUNOS DE UM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem, 2018, Londrina. Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem. Londrina: UTFPR, 2018. v. IV.

5.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. . Práticas de Ensino de Matemática no contexto de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017, Cascavel. XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática - Diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas. Cascavel: SBEM-PR, 2017. v. 14.

6.
FONTEQUE, V. B. ; SETTI, E. J. K. ; VERTUAN, R. E. . Elaboração de Problemas no Ensino de Matemática: um estudo a partir dos anais do XIII EPREM. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017, Cascavel. XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática - diversidade e Educação Matemática: desafios e perspectivas. Cascavel: Unioeste SBEM-PR, 2017. v. 14.

7.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. . Modelagem Matemática e Literatura: Qual é o público?. In: Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas. Anais do Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: ULBRA, 2017. v. 7.

8.
SETTI, E. J. K.; FONTEQUE, V. B. ; VERTUAN, R. E. . Aspectos da Elaboração de Problemas em atividades de Modelagem Matemática presentes em publicações dos anais da 9ª CNMEM. In: Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, 2017, Maringá. Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: história, atualidades e projeções. Maringá: UEM, 2017. v. 10.

9.
SETTI, E. J. K.; SCHWERTNER, A. E. ; DEPARIS, D. M. ; TURRA, F. F. R. ; VERTUAN, R. E. . Modelagem Matemática e Física: uma experiência com foguetes. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais XII Enem. São Paulo: SBEM, 2016.

10.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. . Um Olhar Para a Interdisciplinaridade Presente nos Trabalhos de Modelagem Matemática Apresentados nas Últimas Seis Edições da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM). In: Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem, 2016, Londrina. III Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem: atualidades, prospectivas e desafios, 2016.

11.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. . Que interdisciplinaridade se verifica nos trabalhos de Modelagem Matemática. In: Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, 2016, Londrina. Modelagem Matemática em debate: diálogos, reflexões e desafios. Londrina: UEL, UTFPR, 2016. p. 494-509.

12.
SETTI, E. J. K.. Modelagem Matemática no Ensino Médio Técnico Integrado em Informática - desafios e possibilidades na efetivação de um trabalho interdisciplinar. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba. XX EBRAPEM, 2016.

13.
SETTI, E. J. K.. Matemática Básica com intervenções diferenciadas para alunos do Instituto Federal do Paraná. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa. Práticas e Pesquisas no Campo da Educação Matemática. Ponta Grossa: SBEM, 2015. v. XIII.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSSANEZI, L. S. ; SETTI, E. J. K. ; TAMBARUSSI, C. M. . Modelagem Matemática na Educação Básica - Matematizando e Aprendendo. In: Feira de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, 2016, Assis Chateaubrinad. Anais da II FEPIAC, 2016.

2.
LAVAQUI, F. A. F. ; SANTOS, R. P. F. ; DAPIEVE, D. R. ; SETTI, E. J. K. ; JULIANO, M. P. ; TAKAHASHI, S. . Demonstração Experimental do Teorema de Pitágoras. In: V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação, 2016, Cascavel. Anais do V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR. Curitiba: Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), 2016. p. 136-136.

Apresentações de Trabalho
1.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. . QUANDO OS ALUNOS REFLETEM SOBRE SUA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VERTUAN, R. E. ; SETTI, E. J. K. . CRIATIVIDADE E MODELAGEM MATEMÁTICA: O QUE DIZEM ALUNOS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE SUAS FORMAÇÕES INICIAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, S. L. F. ; SETTI, E. J. K. ; TAMBARUSSI, C. M. . MATERIAL DOURADO: POTENCIALIDADES NO ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA ALUNOS DE UM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. . Práticas de Ensino de Matemática no contexto de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SETTI, E. J. K.; FONTEQUE, V. B. ; VERTUAN, R. E. . ASPECTOS DA ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PRESENTES EM PUBLICAÇÕES DOS ANAIS DA 9ª CNMEM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. . Modelagem Matemática e Literatura: Qual é o público?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SETTI, E. J. K.; SCHWERTNER, A. E. ; DEPARIS, D. M. ; TURRA, F. F. R. ; VERTUAN, R. E. . Modelagem Matemática e Física: uma experiência com foguetes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. . UM OLHAR PARA A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTE NOS TRABALHOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA APRESENTADOS NAS ÚLTIMAS SEIS EDIÇÕES DA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (CNMEM). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. . Que interdisciplinaridade se verifica ns trabalhos de Modelagem Matemática?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SETTI, E. J. K.. Modelagem Matemática no Ensino Médio Técnico Integrado em Informática - desafios e possibilidades na efetivação de um trabalho interdisciplinar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SETTI, E. J. K.. Matemática Básica com intervenções diferenciadas para alunos do Instituto Federal do Paraná. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. ; FELIPPSEN, E. A. ; SILVA, G. T. . Blog de Modelagem Matemática. 2017.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MIRANDA, P. G. E.; SETTI, E. J. K.; GORLA, F. A.. Participação em banca de Natalí Melli Tambarussi. Caminhos das Pesquisas sobre Resolução de Problemas publicados nos anais do XII ENEM. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná.

2.
PROFETA FILHO, A.; SETTI, E. J. K.; BARBOSA, M. A.. Participação em banca de Angélica Romagnoli Gobato. Processo avaliativo na visão de professores de Matemática da rede estadual do município de Tupãssi. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná.

3.
GUERREIRO, R. L.; TAMBARUSSI, C. M.; SETTI, E. J. K.. Participação em banca de Rubia Wilhems França. Análise das questões de ?Matemática e suas Tecnologias? do ENEM 2009 a 2017: um olhar na matriz de referência.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná.

4.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E.; TORTOLA, E.. Participação em banca de Fernanda Fatima Ratajczyk Turra. "Quantos alunos cabem na sombra de uma árvore?" - Algumas características do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Mtemática nos anos iniciais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná.

5.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E.; BISCONSINI, V. R.. Participação em banca de Soneiva Luiza Feix Dias de Souza. Material Dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano integral do Ensino Fundamental. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná.

6.
BECHLIN, K. R. K.; LORENSETTI, E.; GORLA, F. A.; SETTI, E. J. K.. Participação em banca de Silvia Brina Rueda. Teoria da Aprendizagem Significativa e o Ensino de Matemática: Uma análise das publicações do XII ENEM. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná.

7.
SETTI, E. J. K.; GORLA, F. A.; LORENSETTI, E.. Participação em banca de Sílvia Brina Rueda. Aprendizagem Significativa e sua relação com as metodologias de ensino de Matemática - um olhar para o XII ENEM. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LAGOS, M. B.; SETTI, E. J. K.; CARDOSO JUNIOR, E.. Prova Didática e Análise de Títulos de professor EBTT do IFPR - Campus Palmas. 2015. Instituto Federal do Paraná.

Outras participações
1.
SANTOS, L. P.; SETTI, E. J. K.; BECHLIN, K. R. K.. Teste Seletivo para Docente Substituto do IFPR. 2015. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras PPGECEM. 2018. (Seminário).

2.
Ciclo de Palestras PPGECEM. 2018. (Seminário).

3.
Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática.QUANDO OS ALUNOS REFLETEM SOBRE SUA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA. 2018. (Encontro).

4.
Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática.Sessão Sala de Aula. 2018. (Encontro).

5.
Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.CRIATIVIDADE E MODELAGEM MATEMÁTICA: O QUE DIZEM ALUNOS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE SUAS FORMAÇÕES INICIAIS. 2018. (Seminário).

6.
Seminários Permanentes do PPGECEM - Instrução por pares - Profº Mara Fernanda Parisoto. 2018. (Seminário).

7.
Seminários Permanentes do PPGECEM - O defeito e a compensação em Vigotiski - Profª Jane Peruzo Iacono. 2018. (Seminário).

8.
Seminários Permanentes do PPGECEM - Plataforma Sucupira e a ação discente: Impactos na avaliação do PPGECEM. - Profº Tiago Emanuel Klüber. 2018. (Seminário).

9.
Seminários Permanentes do PPGECEM - Plataforma Sucupira e a ação discente: Impactos na avaliação do PPGECEM. - Profº Tiago Emanuel Klüber. 2018. (Seminário).

10.
Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem.MATERIAL DOURADO: POTENCIALIDADES NO ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA ALUNOS DE UM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Simpósio).

11.
Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.ASPECTOS DA ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PRESENTES EM PUBLICAÇÕES DOS ANAIS DA 9ª CNMEM. 2017. (Outra).

12.
Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Modelagem Matemática e Literatura - Qual é o público?. 2017. (Congresso).

13.
Encontro Paranaense de Educação Matemática.Práticas de Ensino de Matemática no contexto de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. 2017. (Encontro).

14.
Fórum Estadual de Licenciaturas em Matemática.Fórum Estadual de Licenciaturas em Matemática. 2017. (Outra).

15.
Encontro Brasileiro de Estudante de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM.Modelagem Matemática no Ensino Médio Técnico Integrado em Informática - desafios e possibilidades na efetivação de um trabalho interdisciplinar. 2016. (Encontro).

16.
Encontro Nacional de Educação Matemática.Modelagem Matemática e Física: uma experiência com foguetes. 2016. (Encontro).

17.
Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática.Que interdisciplinaridade se verifica nos trabalhos de Modelagem Matemática?. 2016. (Encontro).

18.
Simpósio Nacional de Ensino e Aprendizagem.UM OLHAR PARA A INTERDISCIPLINARIDADE PRESENTE NOS TRABALHOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA APRESENTADOS NAS ÚLTIMAS SEIS EDIÇÕES DA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (CNMEM). 2016. (Simpósio).

19.
Encontro Paranaense de Educação Matemática.MATEMÁTICA BÁSICA COM INTERVENÇÕES DIFERENCIADAS PARA ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ ? CAMPUS ASSIS CHATEAUBRIAND. 2015. (Encontro).

20.
Avaliação e planejamento Educacional: por uma Educação de qualidade. 2013. (Outra).

21.
Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da Seed. 2009. (Outra).

22.
Estudos para Discussão sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem. 2009. (Outra).

23.
IX Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2007. (Encontro).

24.
Aula Magna - Seja amigo da sua voz. 2006. (Outra).

25.
II JOMAPE ? Jornada de Matemática e Pedagogia.. 2006. (Outra).

26.
I Seminário Regional sobre a Dignidade e Direitos das Pessoas com deficiência.. 2006. (Outra).

27.
Aula Magna: O Educador do Século XXI.. 2005. (Outra).

28.
V Ciclo de Palestras de Matemática da Unipar.. 2005. (Outra).

29.
Aula Magna: Linguagem e Criatividade.. 2004. (Outra).

30.
IV Ciclo de Palestras e Oficinas de Matemática.. 2004. (Outra).

31.
Aula Magna: Reflexões sobre aprendizagem em Ensino de Matemática.. 2003. (Outra).

32.
III Ciclo de Palestras e Oficinas de Matemática da Unipar.. 2003. (Outra).

33.
Valores humanos e educação. 2003. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda Fatima Ratajczyk Turra. Uma experiência de Modelagem Matemática em uma turma de 4º ano. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Elenice Josefa Kolancko Setti.

2.
Sílvia Brina Rueda. Aprendizagem Significativa e sua relação com as metodologias de ensino de Matemática - um olhar para o XII ENEM. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Elenice Josefa Kolancko Setti.

3.
Soneiva Luiza Feix Dias De Souza. Material dourado: potencialidades no ensino das operações fundamentais.. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: Elenice Josefa Kolancko Setti.

Iniciação científica
1.
Leonardo da Silva Rossanezzi. Modelagem Matemática na Educação Básica - Matematizando e Aprendendo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Técnico de Eletromecânica integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Elenice Josefa Kolancko Setti.

Orientações de outra natureza
1.
João Vítor Lima Martins. Monitoria de Matemática. 2018. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Elenice Josefa Kolancko Setti.

2.
Matheus Aleixo. Monitoria de Matemática. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Elenice Josefa Kolancko Setti.

3.
Gilmar Thomas de Araújo Júnior. Monitoria de Matemática. 2015. Orientação de outra natureza - Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal do Paraná. Orientador: Elenice Josefa Kolancko Setti.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SETTI, E. J. K.; VERTUAN, R. E. . QUANDO OS ALUNOS REFLETEM SOBRE SUA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VERTUAN, R. E. ; SETTI, E. J. K. . CRIATIVIDADE E MODELAGEM MATEMÁTICA: O QUE DIZEM ALUNOS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE SUAS FORMAÇÕES INICIAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Aprovada em Concurso Público para o cargo de Docente EBTT do Instituto Federal do Paraná, campus Assis Chateaubriand.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 22:19:08