Fábio Roberto Ferreira Borges

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  • Última atualização do currículo em 13/09/2018


Doutor em Administração - Área Mercadologia e Administração Estratégica - pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração - Área Mercadologia e Administração Estratégica - pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência docente em nível de graduação nos cursos de Administração e Comunicação Social, tendo sido Professor Substituto do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG, onde lecionou disciplinas na área de Mercadologia. Possui também experiência docente em nível de pós-graduação lato sensu, atuando como Professor de Pós-Graduação do Centro Universitário Una, onde leciona disciplinas relacionadas à área de Marketing Digital, Cibercultura e Inovação em Negócios Digitais. Desenvolve pesquisas interdisciplinares nas temáticas de Comportamento do Consumidor e Sistemas Informação, tendo produzido relatórios e artigos em tópicos como Sistemas de Recomendação, Marketing Viral, Algoritmos Genéticos, Comércio Eletrônico, Advergaming, Mídias Sociais e Web Analytics. Atua como Gestor de Projetos Internacionais na área de Otimização da Conversão na empresa Supersonic, filiada ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), onde já foi responsável por projetos de empresas clientes como TOTVS, Grupo Somos, Grupo Ânima, Samba Tech, Rock Content, Universidade Fumec, entre outros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio Roberto Ferreira Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, F. R. F.;BORGES, FÁBIO ROBERTO FERREIRA


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - CEPEAD.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O Efeito de Recomendações e Argumentos de Prova Social na Intenção de Compra e Experiência do Cliente no Comércio Eletrônico, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Ricardo Teixeira Veiga.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Gestão da experiência do cliente; Web Analytics; Social Analytics; Comércio eletrônico.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2010 - 2012
Mestrado em Administração.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: WEB ANALYTICS E GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NO COMÉRCIO ELETRÔNICO: INTER-RELAÇÃO ENTRE OS TEMAS E UTILIZAÇÃO DE UM MÉTODO EXPERIMENTAL,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Ricardo Teixeira Veiga.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Gestão da experiência do cliente; Web Analytics; Comércio eletrônico.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2005 - 2009
Graduação em Administração.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: MARKETING DIRETO INSPIRADO NA TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL: A APLICAÇÃO DE UM MÉTODO PARA OTIMIZAÇÃO DOS ESFORÇOS DE COMUNICAÇÃO E VENDAS NA INTERNET.
Orientador: Carlos Alberto Gonçalves.




Formação Complementar


2013 - 2013
Formação e Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Moodle para Tutores. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Mapas Conceituais. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Comunicação Profissional e Oratória. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2009 - 2009
Métodos de pesquisa em Ciência Social Aplicada. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina: Comportamento do Consumidor Online e Marketing Digital (30 horas), oferecida pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina: Comportamento do Consumidor Online e Marketing Digital (30 horas), oferecida pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina: Comportamento do Consumidor Online e Marketing Digital (30 horas), oferecida pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina Empreendimentos e Gestão em Comunicação (CAD031), 60 horas, oferecida pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, ministrada na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG).

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do PIBIC CNPQ, no Núcleo de Marketing e Estratégia do CEPEAD/FACE/UFMG.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Execução de tarefas de pesquisa no andamento de projetos do Núcleo de Marketing e Estratégia da FACE/UFMG (sem bolsa vinculada à agência financiadora).

Atividades

08/2012 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor Online e Marketing Digital
Empreendimentos e Gestão em Comunicação
Mercadologia
Administração Mercadológica
Gestão Empresarial
08/2011 - 12/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor Online e Marketing Digital
08/2010 - 12/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendimentos e Gestão em Comunicação

Supersonic - Conversion Rate Optimization, SS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40
Outras informações
Empresa membro do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), criado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Governo do Estado de Minas Gerais, Município de Belo Horizonte, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), além de ser apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento de Minas Gerais (Fapemig) e pela Agência Brasileira da Inovação (FINEP). Atuação como Sócio da empresa, desempenhando a função de Gestor de Projetos Internacionais.

Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de Marketing e Estratégia, Carga horária: 30
Outras informações
Empresa membro do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), criado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Governo do Estado de Minas Gerais, Município de Belo Horizonte, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE-MG) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), além de ser apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento de Minas Gerais (Fapemig) e pela Agência Brasileira da Inovação (FINEP). Atuação como Consultor de Marketing Digital, com foco em Otimização da Conversão na Internet.


Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Estruturação do Alumni da Comunidade PGA.


Pro Brasil Propaganda, PBP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário do Planejamento, Carga horária: 30


Acaiaca Distribuidora de Livros, ACA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10
Outras informações
Desenvolvimento de Plano de Marketing e Planejamento de Expansão de Negócios.


UFMG Consultoria Jr., UCJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 20


Associação dos Leucêmicos de Minas Gerais, LEUCEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário


Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor de Programas de MBA, Carga horária: 4

Atividades

05/2016 - 07/2016
Ensino, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Digital e Mídias Sociais
11/2014 - 12/2014
Ensino, MBA em Comunicação Digital e Mídias Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cibercultura, o Cenário e o Futuro da WEB
07/2014 - 08/2014
Ensino, MBA em Governança de TI, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Estratégica da TI


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Gestão da Experiência do Cliente no Comércio Eletrônico: Mensuração por Web Analytics e Social Analytics
Descrição: Projeto focado em explicitar e descrever a relação entre Gestão da Experiência do Cliente e resultados mensuráveis no Comércio Eletrônico, no escopo dos processos de Web Analytics e Social Analytics, mediados pelo Engajamento do cliente com o varejista..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fábio Roberto Ferreira Borges - Coordenador / Ricardo Teixeira Veiga - Integrante.
2008 - 2009
Modelo de maturidade estratégica e sua influência na formação em cursos superiores de Administração: uma mensuração baseada nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade ? FNQ
Descrição: O Modelo de Excelência da Gestão é um modelo sistêmico que busca a estruturação e o alinhamento dos componentes da gestão das organizações. Apresenta a visão de que essa gestão deve trabalhar com diversos elementos de maneira harmônica, balanceada e interdependente, e que as estratégias e planos sejam estabelecidos em integração com essa perspectiva. Diversas organizações de classe mundial divulgam relatórios baseados nos Critérios de Excelência que compõe esse modelo, o que permite a sua validação. Nesse contexto, esse trabalho apresenta um modelo de questionário baseado no Modelo de Excelência da Gestão, e em seus Critérios de Excelência, que busca analisar a percepção de conhecimento adquirido por estudantes, sob essas perspectivas. Esse instrumento permite avaliar se o direcionamento de cursos de Administração é adequado para os desafios e práticas que o mercado exige dos gestores. Assim, o questionário permite que Instituições de Ensino Superior que oferecem a graduação em Administração avaliem em quais aspectos suas grades curriculares devem ter maior aderência com a dinâmica do mercado e com a excelência em gestão organizacional. Este relatório de pesquisa apresenta um amplo referencial teórico sobre práticas, teorias e modelos atuais de gestão, nas diversas perspectivas dos Critérios de Excelência. É apresentada a análise de um curso de graduação em Administração, pela percepção de conhecimento adquirido por seus estudantes, através da aplicação do questionário desenvolvido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fábio Roberto Ferreira Borges - Integrante / Carlos Alberto Gonçalves - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.
2007 - 2009
Comunidades da Internet e o compartilhamento de informações e vídeos entre jovens
Descrição: A Internet é uma ferramenta que possibilita que pessoas de diferentes localidades, idades, línguas e culturas se comuniquem de forma extremamente rápida e eficaz. Como facilitadoras dessa comunicação foram criadas comunidades on-line, onde os usuários mantêm redes de contato e trocam informações sobre variados assuntos, produzindo e compartilhando, inclusive, dados sobre produtos, marcas ou serviços. Com o crescente aumento dessas comunidades, o conteúdo produzido nas mesmas tem, atualmente, um papel preponderante na influência de compra para seus usuários, que são, em sua maioria, jovens. Nesse contexto, as empresas atentaram para o grande potencial de divulgação de suas mensagens publicitárias e para tal, foram desenvolvidas diversas ferramentas de marketing on-line. Essa pesquisa busca compreender quais são os fatores que motivam os jovens a propagar mensagens sobre produtos na Internet e, dessa forma, apontar como as empresas devem trabalhar o conteúdo de suas campanhas on-line. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um Focus Group, para obtenção de crenças salientes, e desenvolvida e aplicada uma survey, baseada na Teoria do Comportamento Planejado (AJZEN, 1991), que objetiva prever a intenção de um indivíduo em executar determinada ação. Foi também avaliada a inclusão do construto Emoção no modelo de Ajzen, proposta por Perugini e Bagozzi (2001). O tratamento estatístico dos dados quantitativos foi a Modelagem de Equações Estruturais. Após a análise de dados, as possibilidades gerencias foram discutidas, ressaltando os resultados que indicaram o forte peso de dois construtos na previsão da Intenção Comportamental, e a relevância de outros dois no coeficiente de determinação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Fábio Roberto Ferreira Borges - Coordenador / Carlos Alberto Gonçalves - Integrante / Daniel Fernando de Souza - Integrante / Renato Rodrigues de Souza Reis - Integrante.
2007 - 2008
A Aplicação como Ferramenta de Marketing Viral de um Método para Otimização da Propagação de Mensagens na Internet Utilizando Algoritmos Genéticos, Através de um Banco de Dados de Clientes
Descrição: A divulgação de produtos e serviços na Internet tende a afirmar-se como regra para empresas que queiram atingir um grande número de pessoas com suas mensagens. Porém, o crescente número de mensagens que diariamente os indivíduos recebem faz com que haja uma resistência a grande parte dessas informações veiculadas. Assim sendo, para comunicar-se efetivamente com os clientes firmes e potenciais, as empresas devem buscar diversas ferramentas alternativas. O Marketing Viral é uma dessas ferramentas, que pretende fazer com que os indivíduos propaguem, através de redes sociais, uma mensagem sobre produtos e serviços de uma empresa e que, de uma maneira crescente, essa mensagem tenha grande influência; como um boca-a-boca potencializado pela Internet. Porém, a utilização dessa ferramenta requer planejamento e método, e não apenas criatividade. Para tanto, é proposta uma metodologia, como resultado desse trabalho, baseada em Algoritmos Genéticos, a ser utilizada como ferramenta de Marketing Viral, para a otimização da propagação de mensagens na Internet. Para apresentar a metodologia desenvolvida foi feita uma simulação da sua aplicação, detalhando todos seus passos de implementação. Dessa forma, esse trabalho além de conter uma revisão teórica do Marketing Viral, pretende apresentar, para empresas que se interessarem, como utilizar a metodologia proposta na divulgação de seus produtos e serviços na Internet, utilizando um banco de dados de clientes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fábio Roberto Ferreira Borges - Integrante / Carlos Alberto Gonçalves - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.
2007 - 2007
Modelo Diagnóstico de Competências Essenciais e sua Projeção Mutante na Cadeia de Valor em Cenários Hipercompetitivos
Descrição: No contexto atual, é imprescindível que as empresas identifiquem e desenvolvam recursos e capacidades que servirão como fonte de vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, as chamadas competências essenciais: atividades que a empresa executa especialmente bem e que agregam valor e vantagens por um longo período. Diante da demanda de operarem com padrões duradouros de competitividade e manterem-se rentáveis, diferenciais precisam ser desenvolvidos a cada momento, pois são rapidamente copiados e até superados. É mediante uma efetiva liderança estratégica a capacidade de antecipar, vislumbrar, manter flexibilidade e delegar poderes para criar mudanças estratégicas quando necessário que as empresas são capazes de utilizar, de maneira bem-sucedida, seus recursos para melhoria do seu desempenho. O projeto analisa a utilização da Teoria dos Recursos e sua influência na Liderança Estratégica. Desta forma, o objetivo geral é identificar como os mineiros se posicionam perante o serviço de telefonia móvel no estado e sua relação para com as quatro maiores empresas de telefonia móvel atuantes em Minas Gerais que lhes fornecem tal serviço. Para tanto, foi realizada uma análise quantitativa junto aos clientes das operadoras, utilizou-se, entre outras técnicas, a regressão múltipla e os testes de Kruskal-Wallis e de Mann-Whitney. Os resultados dão ênfase à teoria da hiper-competitividade de D AVENI (1995), de acordo com a qual está cada vez mais difícil se diferenciar no mercado e se posicionar de maneira permanente na mente dos clientes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fábio Roberto Ferreira Borges - Integrante / Gustavo Ferreira Mendes de Souza - Integrante / Juliane de Almeida Ribeiro - Integrante / Carlos Alberto Gonçalves - Coordenador / Lívia Barakat - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.


Projetos de extensão


2012 - 2013
A administração no ar: uma proposta de divulgação e interlocução do conhecimento em gestão com a comunidade por meio de um programa de rádio
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2013 - Atual
Leuceminas na Web
Descrição: Criação de uma estrutura online para a Leuceminas (Associação dos Leucêmicos de Minas Gerais), incluindo sites, redes sociais e canais de doação, para conseguir angariar fundos e ações voluntárias para a instituição..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: BAR. Brazilian Administration Review
2015 - Atual
Periódico: Gestão e Sociedade (UFMG)
2017 - Atual
Periódico: REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento do Consumidor.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Estratégica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Aprovado em 2º lugar no concurso para Professor Adjunto de Administração (Mercadologia), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
2012
Aprovado em 1º lugar geral para o Doutorado do CEPEAD/UFMG, CEPEAD/UFMG.
2010
Aprovado em 1º lugar para o Mestrado, na linha de pesquisa de Mercadologia, do CEPEAD/UFMG, CEPEAD/UFMG.
2008
Premiação por Relevância Acadêmica, UFMG.
2002
Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERNANDES, IZABELLA BUENO2018 FERNANDES, IZABELLA BUENO ; VEIGA, RICARDO TEIXEIRA ; BORGES, FÁBIO ROBERTO FERREIRA . A Efetividade das Estratégias de Advergaming: um Estudo Experimental comparando Advergames e In-game Advertisings. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 17, p. 187-203, 2018.

2.
BORGES, F. R. F.;BORGES, FÁBIO ROBERTO FERREIRA2017BORGES, F. R. F.. Expectativas e frustrações com a oferta de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Revista Gestão Universitária da América Latina, v. 10, p. 19, 2017.

3.
PAIVA, R. V. C.2015PAIVA, R. V. C. ; COSTA, D. M. ; BORGES, F. R. F. . A dinâmica de consumo de mercado de Pós-Graduação no Brasil: percepção dos principais stakeholders com relação às ofertas do segmento. Business Management Review (BMR), v. 05, p. 467, 2015.

4.
BORGES, F. R. F.;BORGES, FÁBIO ROBERTO FERREIRA2014 BORGES, F. R. F.; VEIGA, R. T. ; GONCALVES, C. ; FERNANDES, Izabella B. ; TORRES JÚNIOR, N. . Qualidade em Serviços e Gestão da Experiência do Cliente no Comércio Eletrônico. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), v. 8, p. 126-143, 2014.

5.
FERNANDES, Izabella B.2014FERNANDES, Izabella B. ; BORGES, F. R. F. ; VEIGA, R. T. ; GONCALVES, C. . In-game advertising e advergame: fatores que afetam o impacto da mensagem nas ferramentas de advergaming. Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 18, p. 89, 2014.

6.
BORGES, F. R. F.;BORGES, FÁBIO ROBERTO FERREIRA2013 BORGES, F. R. F.; FERNANDES, Izabella B. ; VEIGA, R. T. ; GONÇALVES, C. A. ; GOSLING . In your face: uma crítica ao uso excessivo do facebook. Polêm!ca, v. 13, p. 1308-1326, 2013.

7.
BORGES, F. R. F.;BORGES, FÁBIO ROBERTO FERREIRA2012 BORGES, F. R. F.; GONÇALVES, C. A. ; VEIGA, R. T. ; GOSLING ; FERNANDES, Izabella B. . Elaboração e Experimento de um Método de Marketing Viral e Database Marketing Baseado em Algoritmos Genéticos. Revista Gestão & Tecnologia, v. 12, p. 151, 2012.

8.
SOUZA, G. F. M.2012SOUZA, G. F. M. ; BORGES, F. R. F. ; LOPES, A. L. M. ; MUNIZ, R. M. . Propagação de Mensagens na Internet: Teoria do Comportamento Planejado. Revista Pretexto (Online), v. 13, p. 11-27, 2012.

9.
BORGES, F. R. F.;BORGES, FÁBIO ROBERTO FERREIRA2010BORGES, F. R. F.; MADUREIRA, K. T. . A construção do valor da marca por meio do estímulo ao consumo conspícuo inspirada em hábitos de entretenimento da elite: uma análise da comunicação da marca Polo Ralph Lauren.. Mediação (Belo Horizonte), v. 12, p. 129-146, 2010.

10.
RIBEIRO, J. A.2009 RIBEIRO, J. A. ; GONÇALVES, C. A. ; SOUZA, G. F. M. ; BORGES, F. R. F. ; BARAKAT, Lívia Lopes ; VEIGA, R. T. . Competências essenciais como fator determinante de competitividade em ambientes hiper-competitivos: um estudo no setor de telefonia celular de Minas Gerais. REGE. Revista de Gestão USP, v. 16, p. 51-67, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
GONÇALVES, C. A. ; BORGES, F. R. F. ; SOUZA, G. F. M. ; RIBEIRO, J. A. . Aliando o Bom Desempenho Empresarial ao Desenvolvimento Sustentável: Um Estudo Sob a Ótica das Perspectivas Ambiental, Social, Econômica e da Governança Corporativa. In: Tania Margarete Mezzomo Keinert. (Org.). ORGANIZAÇÕES SUSTENTÁVEIS UTOPIAS E INOVAÇÕES ORGANIZACIONAIS. 1ed.São Paulo: Annablume, 2007, v. 1, p. 1-330.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BORGES, F. R. F.. O empreendedor frente o cenário brasileiro. Diário do Comércio, 20 out. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, Izabella B. ; VEIGA, R. T. ; BORGES, F. R. F. . A Efetividade das Estratégias de Advergaming: um Estudo Experimental comparando Advergames e In-game Advertisings. In: XXXIX EnANPAD, 2015, Belo Horizonte. Anais XXXIX EnANPAD, 2015.

2.
BORGES, F. R. F.; SOUZA, G. F. M. ; VEIGA, R. T. ; FERNANDES, Izabella B. . Modelagem de Equações Estruturais: Causalidade e suas contribuições para a aproximação entre Teoria e Prática no Marketing. In: XIX Conamerco, 2012, Uberlândia. Anais do II Enfagen e do XIX Conamerco, 2012.

3.
SOUZA, G. F. M. ; GONÇALVES, C. A. ; FERNANDES, Izabella B. ; BORGES, F. R. F. . Visão Sistêmica na Competição em Redes para Exportação por meio de Arranjos Produtivos Locais: um Estudo no APL Biotec da Região Metropolitana de Belo Horizonte. In: XIX Congreso de Administracion del Mercosur - XIX Conamerco, 2012, Uberlândia. Anais do XIX Congreso de Administracion del Mercosur - XIX Conamerco, 2012.

4.
FERNANDES, Izabella B. ; BORGES, F. R. F. ; GONÇALVES, C. A. . Orçamento Participativo: Discussões e Contradições sobre a Prática Atual e a Entrega de Obras na Cidade de Belo Horizonte. In: XIX Congreso de Administracion del Mercosur - XIX Conamerco, 2012, Uberlândia. Anais do XIX Congreso de Administracion del Mercosur - XIX Conamerco.

5.
FERNANDES, Izabella B. ; GONÇALVES, C. A. ; BORGES, F. R. F. ; BORGES, A. R. . Modelo de Maturidade Estratégica e sua influência na formação de Gestores em Cursos Superiores de Administração: uma Mensuração baseada nos Critérios de Excelência da FNQ. In: XIX Congreso de Administracion del Mercosur - XIX Conamerco, 2012, Uberlândia. Anais do XIX Congreso de Administracion del Mercosur - XIX Conamerco, 2012.

6.
BORGES, F. R. F.; SOUZA, G. F. M. . Gênero e Compras no Shopping Center: Como os Valores de Consumo Utilitário, Hedônico e Simbólico Afetam a Satisfação de Acordo com o Sexo dos Consumidores. In: EnANPAD, 2011, São Paulo. Anais do EnANPAD 2011, 2011.

7.
BORGES, F. R. F.; GONÇALVES, C. A. . Database Marketing Utilizando Algoritmos Genéticos: a Aplicação de um Método para Otimização dos Esforços de Comunicação e Vendas na Internet. In: EnADI, 2009, Recife. Anais do EnADI, 2009.

8.
PINTO, D. V. B. ; BORGES, F. R. F. ; GONÇALVES, C. A. . Programa de Vocação Científica: Possibilidades e desafios de sua implementação no Núcleo de ENsino e Pesquisa em Marketing e Estratégia da UFMG. In: Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar, 2009, Camboriú. Anais do III MICTI, 2009.

9.
FERNANDES, Izabella B. ; BORGES, F. R. F. ; GONÇALVES, C. A. . Políticas, Formulação e Orientação Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável de Cidades: um estudo sobre o Orçamento Participativo em Belo Horizonte. In: XX Enangrad, 2009, Joinville. Anais do XX Enangrad, 2009.

10.
BORGES, F. R. F.; GONÇALVES, C. A. ; SOUZA, G. F. M. . A Aplicação como Ferramenta de Marketing Viral de um Método para Otimização da Propagação de Mensagens na Internet utilizando Algoritmos Genéticos. In: XIX Enangrad, 2008, Curitiba. Anais do XIX Enangrad, 2008.

11.
BORGES, F. R. F.; PINTO, D. V. B. ; GONÇALVES, C. A. . Contribuições do Programa de Vocação Científica em um Núcleo de Ensino e Pesquisa. In: XIX ENANGRAD, 2008, Curitiba. Anais do XIX Enangrad, 2008.

12.
SOUZA, G. F. M. ; BARAKAT, Lívia Lopes ; BORGES, F. R. F. . Avaliação do Modelo Tripartite de Externalidades Geradas pelos Apl S como uma Alternativa para o Desenvolvimento Sócio-Econômico Brasileiro. In: XVIII ENANGRAD, 2007, Cuiabá. Novas Fronteiras do Ensino da Administração, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, F. R. F.. Personalização: teste o potencial desta tática para impulsionar os seus resultados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BORGES, F. R. F.. Otimização da Conversão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BORGES, F. R. F.. Como medir e aumentar os resultados na internet. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BORGES, F. R. F.. Netflix, Sistemas de Recomendação e Influência Social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BORGES, F. R. F.. Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BORGES, F. R. F.. RS1 - Consultoria estratégica para atuação mercadológica. 2018.

2.
BORGES, F. R. F.. Montgomery Wards - Consultoria estratégica para atuação mercadológica. 2018.

3.
BORGES, F. R. F.. Sendgrid - Consultoria estratégica para atuação mercadológica. 2018.

4.
BORGES, F. R. F.. Webroot - Consultoria estratégica em mercadologia. 2018.

5.
BORGES, F. R. F.. Paychex - Consultoria estratégica para atuação mercadológica. 2018.

6.
BORGES, F. R. F.. Deputado Estadual José Bonifácio Mourão - Consultoria em gestão de time de comunicação. 2018.

7.
BORGES, F. R. F.. Oi Telecomunicações - Consultoria estratégica para atuação mercadológica. 2018.

8.
BORGES, F. R. F.. Twiddy - Consultoria estratégica para atuação mercadológica. 2017.

9.
BORGES, F. R. F.. Forno de Minas - Consultoria estratégica para atuação mercadológica. 2017.

10.
BORGES, F. R. F.. 188BET - Consultoria estratégica para atuação mercadológica. 2017.

11.
BORGES, F. R. F.. Advanced Medical Certification - Consultoria estratégica para atuação mercadológica. 2017.

12.
BORGES, F. R. F.. Cervejaria Therezópolis - Consultoria estratégica para atuação mercadológica. 2016.

Programas de computador sem registro
1.
BORGES, F. R. F.; COSTA JUNIOR, M. M. . Quoque Recommender System. 2016.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
BORGES, F. R. F.. Bemacash TOTVS - Hotsite do produto. 2018. (Site).

2.
BORGES, F. R. F.. TOTVS - Site da empresa. 2018. (Site).

3.
BORGES, F. R. F.. VipJus - Site da empresa. 2017. (Site).

4.
BORGES, F. R. F.. AVEP - Site da empresa. 2017. (Site).

5.
BORGES, F. R. F.. FriendsLab - Site da empresa. 2017. (Site).

6.
BORGES, F. R. F.. ERP Flex Sistema de Gestão - Site da Empresa. 2016. (Site).

7.
BORGES, F. R. F.. Links Experts - Site da empresa. 2016. (Site).

8.
BORGES, F. R. F.. Grupo Ânima - Página do Formulário de Inscrição da Pós-Graduação das IES. 2016. (Site).

9.
BORGES, F. R. F.. BDMG - Site do Programa de Relacionamento com MPEs. 2016. (Site).

10.
BORGES, F. R. F.. Rock Content - Página Sobre a Empresa. 2016. (Site).

11.
BORGES, F. R. F.. RD Station - Página Funcionalidades. 2016. (Site).

12.
BORGES, F. R. F.. EcommerceFlex - Site da Empresa. 2016. (Site).

13.
BORGES, F. R. F.. Abramis Administradora e Corretora de Seguros - Site da Empresa. 2015. (Site).

14.
BORGES, F. R. F.. Tihee Consultoria em Marketing Digital - Site da Empresa. 2015. (Site).

15.
BORGES, F. R. F.. Gerencianet - Página de Cadastro de Novos Clientes. 2015. (Site).

16.
BORGES, F. R. F.. Veler Gestão de Pessoas - Site da Empresa. 2015. (Site).

17.
BORGES, F. R. F.; DAMASCENO, R. L. . Central de Anúncios - Site da Empresa. 2015. (Site).

18.
BORGES, F. R. F.. Universidade Fumec - Página de Cursos da Pós-Graduação Entrada 2015. 2015. (Site).

19.
BORGES, F. R. F.. Blog - Fábio Roberto Borges. 2014; Tema: Marketing e Internet. (Blog).

20.
BORGES, F. R. F.. Universidade Fumec - Página de Cursos do Vestibular 2014. 2014. (Site).

21.
BORGES, F. R. F.. Leuceminas Associação dos Leucêmicos de Minas Gerais - Site da ONG. 2013. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BORGES, F. R. F.. 8 Out of the Box Personalization CRO Tests Ideas for Seer Clients. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BORGES, F. R. F.. Utilizando o Google Analytics e o Hotjar para medir e aumentar resultados na internet. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BORGES, F. R. F.. Ciclo de Conversão de Clientes - Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. 2014. .

4.
BORGES, F. R. F.. WEB ANALYTICS E GESTÃO DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NO COMÉRCIO ELETRÔNICO: INTER-RELAÇÃO ENTRE OS TEMAS E UTILIZAÇÃO DE UM MÉTODO EXPERIMENTAL. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
FERNANDES, Izabella B. ; GONÇALVES, C. A. ; BORGES, F. R. F. . Políticas, Formulação e Orientação Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável de Cidades: um estudo sobre o Orçamento Participativo em Belo Horizonte. 2010. (Relatório de pesquisa).

6.
BORGES, F. R. F.; GONÇALVES, C. A. . Redes Sociais e o uso dos softwares Ucinet, Mage e Pagek. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
BORGES, F. R. F.; GONÇALVES, C. A. . Redes Sociais e o uso dos softwares Ucinet, Mage e Pagek. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
BORGES, F. R. F.. Modelo de maturidade estratégica e sua influência na formação em cursos superiores de Administração: uma mensuração baseada nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade ? FNQ. 2009. (Relatório de pesquisa).

9.
BORGES, F. R. F.; GONÇALVES, C. A. ; REIS, R. R. S. ; SOUZA, D. F. ; SOUZA, G. F. M. . Comunidades da Internet e o compartilhamento de informações e vídeos entre jovens. 2009. (Relatório de pesquisa).

10.
BORGES, F. R. F.; GONÇALVES, C. A. . Redes Sociais e o uso dos softwares Ucinet, Mage e Pagek. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
BORGES, F. R. F.; GONÇALVES, C. A. . A Aplicação como Ferramenta de Marketing Viral de um Método para Otimização da Propagação de Mensagens na Internet utilizando Algoritmos Genéticos. 2008. (Relatório de pesquisa).

12.
GONÇALVES, C. A. ; RIBEIRO, J. A. ; SOUZA, G. F. M. ; BORGES, F. R. F. . Modelo Diagnóstico de Competências Essenciais e sua Projeção Mutante na Cadeia de Valor em Cenários Hipercompetitivos. 2007. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BORGES, F. R. F.; VEIGA, R. T.. Participação em banca de João Marcos Campos Caldeira dos Santos Soares. Internet banking: análise da utilização do canal. 2015.

2.
BORGES, F. R. F.; VEIGA, R. T.. Participação em banca de Sidnei Gaspar da Trindade. Atributos que influenciam na decisão de compra do consumidor de refrigerante guaraná. 2015.

3.
BORGES, F. R. F.; GOSLING. Participação em banca de Veronica Anselmo Soares. Plano de negócios: e-commerce de artigos femininos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Estratégica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BORGES, F. R. F.; VEIGA, R. T.. Participação em banca de Isabela Fernanda Rezende Teixeira Leite.Make It Cool: a influência das técnicas de Inbound Marketing em um Ciclo de Conversão em Cliente sobre Coolhunting. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
BORGES, F. R. F.; VEIGA, R. T.. Participação em banca de Davidson Washington Aquino Leite.Make It Cool: a influência das técnicas de Inbound Marketing em um Ciclo de Conversão em Cliente sobre Coolhunting. 2016.

3.
BORGES, F. R. F.. Participação em banca de Patricio Lima.Novos Modelos de Negócio. Economia compartilhada: AirBNB. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade FUMEC.

4.
BORGES, F. R. F.. Participação em banca de Luiza Mesquita Francisco.As Marcas e a Geração Youtube: Canal coisa de Nerd. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade FUMEC.

5.
BORGES, F. R. F.. Participação em banca de Agências Experimentais.Banca Examinadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso - Comunicação Social Uni-BH. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

6.
BORGES, F. R. F.. Participação em banca de Agências Experimentais: Múltipla; Soul; Trampolim; Oz; É..Banca Examinadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso - Comunicação Social Uni-BH. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário de Belo Horizonte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Digitalize-me.Otimização da Taxa de Conversão - Criando hipóteses de testes vencedoras. 2016. (Encontro).

2.
XIX Conamerco. Artigos Científicos. 2012. (Congresso).

3.
EnADI. Database Marketing Utilizando Algoritmos Genéticos: a Aplicação de um Método para Otimização dos Esforços de Comunicação e Vendas na Internet. 2009. (Congresso).

4.
XIX ENANGRAD. A Aplicação como Ferramenta de Marketing Viral de um Método para Otimização da Propagação de Mensagens na Internet utilizando Algoritmos Genéticos. 2008. (Congresso).

5.
XVII Semana de Iniciação Científica da UFMG.A Aplicação como Ferramenta de Marketing Viral de um Método para Otimização da Propagação de Mensagens na Internet utilizando Algoritmos Genéticos. 2008. (Encontro).

6.
I Encontro científico internacional do NAIS. 2007. (Encontro).

7.
Mini-Onu.Mini-Onu. 2002. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guido Azevedo Pinto Coelho. Tirando um coelho da cartola: o plano de Inbound Marketing da Amazing Rabbit. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábio Roberto Ferreira Borges.

Orientações de outra natureza
1.
Jéssica Alves Maciel. A aplicação da estratégia de Gamification no Marketing. 2015. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábio Roberto Ferreira Borges.

2.
Stephanie Emmanuela. A aplicação da estratégia de Gamification no Marketing. 2015. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábio Roberto Ferreira Borges.

3.
Nayane de Castro Santos. Consumo de Produtos Falsificados. 2015. Orientação de outra natureza. (Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Fábio Roberto Ferreira Borges.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
BORGES, F. R. F.; COSTA JUNIOR, M. M. . Quoque Recommender System. 2016.



Outras informações relevantes


Aprovado em 2º lugar no concurso para Professor Adjunto de Administração (Mercadologia), na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2016.



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