Rodrigo dos Reis Nunes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4284770147234160
  • Última atualização do currículo em 18/01/2019


Possui graduação em Licenciatura em Letras Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (2005). Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pelo IBPEX (2006). Pós-Graduado em Tecnologias em Educação pela PUC-RIO/SEED-MEC (2010). Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Departamento de Ciências Humanas - Campus IV/Jacobina-BA (2016). Doutorando em Educação pela Facultad de Humanidades y Artes, Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Atualmente é coordenador do Colegiado de Letras Língua Inglesa e Literaturas, professor auxiliar pela UNEB - Campus IV/Jacobina-BA e professor de língua inglesa da Educação Básica, no Colégio Estadual de Serrolândia. Atua nas áreas de Formação de Professores, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação e Metodologia do Ensino da Língua Inglesa. É membro do Grupo de Pesquisa Cultura Visual, Educação e Linguagens (CULT-VI), vinculado à UNEB/Campus IV - Jacobina-BA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo dos Reis Nunes
Nome em citações bibliográficas
NUNES, R. R.;REIS NUNES, RODRIGO DOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas - Campus IV.
Rua JJ Seabra
Centro
44700000 - Jacobina, BA - Brasil
Telefone: (74) 36213337
URL da Homepage: www.uneb.br


Formação acadêmica/titulação


2019
Doutorado em andamento em Humanidades y Artes con Mención en Ciencias de la Educación.
Universidad Nacional de Rosario, UNR, Argentina.
Orientador: Antenor Rita Gomes.
Coorientador: Natalia Fatima Sgreccia.
Palavras-chave: Educação; TDIC; Formação Docente; Formação Continuada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2014 - 2016
Mestrado profissional em Educação e Diversidade.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Aprendizagem Colaborativa em Rede: Metamorfoses Contemporâneas na Formação Docente, Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Prof. Dr. Ricardo José Rocha Amorim.
Bolsista do(a): UNEB - PAC, PAC-DT, Brasil.
Palavras-chave: TDIC; Formação Docente; Aprendizagem Colaborativa em Rede.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Docente.
2009 - 2010
Especialização em Tecnologias em Educação. (Carga Horária: 400h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O papel da escola e das novas tecnologias no ensino de Língua Inglesa.
Orientador: Tânia de Rezende Cozzi.
2005 - 2006
Especialização em Metodologia Do Ensino de Língua Inglesa.
Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: A afetividade e o lúdico na sala de aula: subsídios para os processos de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa.
Orientador: Gutemberg Magalhães.
2000 - 2005
Graduação em Licenciatura Plena em Letras com Inglês.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
EF Level 11 - Upper Intermediate.
Education First London, EF, Inglaterra.
2018 - 2018
Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais (Módulo I). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2017 - 2018
EF Level 10 - Upper Intermediate - CEFR Level B2.
Education First London, EF, Inglaterra.
2017 - 2017
EF Level 8 - Intermediate - CEFR Level B1.
Education First London, EF, Inglaterra.
2017 - 2017
EF Level 9 - Intermediate - CEFR Level B1.
Education First London, EF, Inglaterra.
2016 - 2017
Bullying na Escola. (Carga horária: 120h).
Educaline Brasil, EDUCALINE, Brasil.
2016 - 2016
A informática como instrumentos de aprendizagem. (Carga horária: 120h).
Educaline Brasil, EDUCALINE, Brasil.
2015 - 2015
Narrativas Orais - Entrelaces com as Práticas Educativas. (Carga horária: 80h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2014 - 2015
Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais (CATE). (Carga horária: 180h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2012 - 2013
Capacitação Profissional em Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2011
Introdução à educação digital - Linux. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Tecnologias Educacionais, NTE, Brasil.
2011 - 2011
General English Course. (Carga horária: 120h).
Kaplan International Colleges, KAPLAN, Nova Zelândia.
2009 - 2009
Formação para o uso pedagógico do Monitor Educaion. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Tecnologias Educacionais, NTE, Brasil.
2008 - 2008
Coordenador de Laboratório de Informática. (Carga horária: 120h).
Núcleo de Tecnologias Educacionais, NTE, Brasil.
2008 - 2008
Introdução à Microinformática. (Carga horária: 10h).
Associação Brasileira de Educação a Distância (MG), ABED, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Piemonte, FAP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Colegiado, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador do Colegiado de Letras Língua Inglesa e Literaturas, sob Portaria Nº 849/2017, do DO do Estado da Bahia, em 05 de abril de 2017.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Auxiliar, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador Pedagógico da Plataforma Freire - PARFOR, do curso de Pedagogia, na cidade de Quixabeira/BA.

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

04/2017 - Atual
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas - Campus IV, .

Cargo ou função
Coordenador do Colegiado de Letras Língua Inglesa e Literaturas.
02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Humanas - Campus IV, .

04/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisa e Difusão de Cultura Visual - Cult-vi, .

05/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Letras com Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Estudos Socioantropológicos do Ensino de Língua Inglesa
Novas Tecnologias e EAD aplicadas ao ensino de Língua Inglesa
Núcleo de Estudos Interdiscipliares VI
Núcleo de Estudos Interdisciplinares III
Núcleo de Estudos Interdisciplinares IV
Núcleo de Estudos Interdisciplinares V
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I)
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC II)
Estágio Supervisionado II
08/2009 - 02/2010
Ensino, Letras com Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Novas Tecnologias
Núcleo de Estudos Interdisciplinares IV
Núcleo de Estudos Interdisciplinares VI
Pesquisa e Prática de Ensino de Língua Inglesa IV
Pesquisa e Prática de Ensino de Língua Inglesa VI
03/2009 - 07/2009
Ensino, Letras com Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Núcleo de Estudos Interdisciplinares V
Núcleo de Estudos Interdisciplinares III
Trabalho de Concurso de Curso - TCC I
09/2008 - 01/2009
Ensino, Letras com Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Novas Tecnologias
Núcleo de Estudos Interdisciplinares IV
Pesquisa e Prática de Ensino de Língua Inglesa VI
05/2008 - 08/2008
Ensino, Letras com Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Sócio-antropológicos do Ensino de Língua Inglesa
Tecnologias Aplicadas a Língua e a Literatura Inglesa
Temas Selecionados em Lingüística e Literatura
12/2007 - 04/2008
Ensino, Letras com Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Núcleo de Estudos Interdisciplinares: Pesquisa e Prática do Ensino de Língua Inglesa VI
Novas Tecnologias
08/2007 - 11/2007
Ensino, Letras com Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Temas Selecionados em Lingüística e Literatura
Tecnologias Aplicadas a Língua e a Literatura Inglesa

Secretaria de Educação do Estado da Bahia, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Inglesa

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Introdução à Informática
Língua Inglesa
04/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Introdução à Informática
Língua Inglesa

Prefeitura Municipal de Serrolândia, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Língua Inglesa, Carga horária: 20


Sindicato dos Trabalhadores Rurais, STR, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2007
Vínculo: Secretário Administrativo, Enquadramento Funcional: Secretário Administrativo, Carga horária: 20
Outras informações
Atendimento ao público, conferência e digitação de processos.


Centro de Educação Mêmore, CEM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Espanhola, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Língua Inglesa do Mêmore Pré-Vestibular



Linhas de pesquisa


1.
Multimodalidade, Ensino de Língua e Formação de Professores
2.
Cultura Visual, Educação e Processos Tecnológicos


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
FOTOGRAFIA E PATRIMÔNIO CULTURAL EM RISCO: Incursões fotográficas sobre o patrimônio material do Piemonte da Chapada Diamantina
Descrição: Esse projeto de pesquisa se ocupa de uma investigação sobre o patrimônio material abandonado no Piemonte da Diamantina. Grupos sociais marcam suas histórias, sejam individuais ou coletivas, materializadas no lugar onde vivem. Nestes espaços, identidade, tradições e costumes são solidificados em objetos patrimoniais. Construções e locais esquecidos pela sociedade e pelo poder publico, que registraram e vivenciaram períodos históricos deste território, ao longo do tempo foram silenciados e abandonados. Estes espaços serão pontos de pauta deste projeto que utilizará da fotografia como recurso de denúncia social, com o objetivo geral de registrar e publicizar a realidade precária do patrimônio cultural do Piemonte da Diamantina, chamando atenção para a necessidade de recuperação, preservação e manutenção desses espaços, assim como utilizar-se dessa investigação para um processo de valorização das memórias e culturas destes locais/comunidades. Além disso, esse projeto busca mobilizar a sociedade civil, órgão públicos, universidades e comunidade interessada na temática no sentido de fomentar ideias e discussões na elaboração e execução de propostas de revitalização e reestruturação destes espaços em ambientes de promoção de esporte, cultura, arte e lazer..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Rodrigo dos Reis Nunes - Integrante / Antenor Rita Gomes - Coordenador / Sérgio Luis Pereira da Silva - Integrante / João Paulo Santos de Souza - Integrante / Síria Sampaio - Integrante / Lailla Sampaio Lima - Integrante.
2014 - 2016
Aprendizagem colaborativa em rede: metamorfoses contemporâneas na formação docente
Descrição: Projeto de pesquisa e intervenção vinculado ao Metrado Profissional em Educação e Diversidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rodrigo dos Reis Nunes - Coordenador / Ricardo Amorim - Integrante.
2011 - 2014
Cores do Sertão: Visualidade e Educação para além da seca
Descrição: O projeto Cores do Sertão: Visualidade e educação para além da seca tem como propósito o estudo das formas de cultura e de existência da vida nas áreas de seca do sertão baiano. O projeto que se constitui numa pesquisa de campo (pesquisa piloto situada na região de influência do Campus IV -UNEB, Jacobina - BA) visa representar verbal e imageticamente as várias formas de vida e de cultura que "colorem" o sertão nas áreas de seca e possibilitam a beleza estética, a pujança da vida e a diversidade. Em suma, o projeto pretende atuar na desconstrução das visões estereotipadas sobre as paisagens sertanejas com o intuito de produzir um compêndio sobre a seca e se constituir como referencial para os estudos da cultura e da educação no semi-árido baiano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Rodrigo dos Reis Nunes - Integrante / Graciélia Novaes da Penha - Integrante / Antenor Rita Gomes - Coordenador / Thais Nascimento Santana Santos - Integrante / Víctor Manuel Amar Rodriguez - Integrante / Maria Iarídes Barreto - Integrante / Sérgio Luis Pereira da Silva - Integrante / Marcia Regina Mendes - Integrante / Joel Cruz - Integrante / Valeria Rios Oliveira Alves - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Vivências do Ensino de Língua Inglesa em espaço não formal: Casa de Rebeca - Yes, these chidren can
Descrição: Ensino de Língua Inglesa em apoio à Casa Rebeca.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Rodrigo dos Reis Nunes - Coordenador / Graciélia Novaes da Penha - Integrante / Roberto Rodrigues Bueno - Integrante.
Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2014 - 2018
Língua Inglesa e Geografia no Ensino Médio: Transitando pelos Hipertextos e Hipemídias numa Proposta Interdisciplinar
Descrição: Projeto Interdisciplinar do PIBID (Programa de Iniciação à Docência) entre as áreas de Geografia e Língua Inglesa, com desenvolvimento de atividades no Colégio Estadual de Serrolândia..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) .

Integrantes: Rodrigo dos Reis Nunes - Coordenador / Ivaneide Silva dos Santos - Integrante.
2012 - 2012
Monitoria de Ensino
Descrição: Monitoria de Ensino do Componente Curricular Núcleo de Estudos Interdisciplinares VI. Discente: Joedson Alves Oliveira.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Rodrigo dos Reis Nunes - Coordenador.
2009 - 2009
Monitoria de Ensino
Descrição: Monitoria de Ensino do Componente Curricular Núcleo de Estudos Interdisciplinares III. Discente: Filemon Lopes de Almeida.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Rodrigo dos Reis Nunes - Coordenador.
2009 - 2009
Monitoria de Ensino
Descrição: Monitoria de Ensino do Componente Curricular Núcleo de Estudos Interdisciplinares III. Discente: Filemon Lopes de Almeida.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Rodrigo dos Reis Nunes - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Docente.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC).
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NUNES, R. R.2017NUNES, R. R.; AMORIM, R. ; LIMA RIBEIRO, JOSIANE DA CRUZ . A Aprendizagem Colaborativa na Formação Docente: Prática Pedagógica e Tecnologias Digitais. Revista Profissão Docente (Online), v. 17, p. 21-34, 2017.

2.
LIMA RIBEIRO, JOSIANE DA CRUZ2017LIMA RIBEIRO, JOSIANE DA CRUZ ; REIS NUNES, RODRIGO DOS ; ROCHA AMORIM, RICARDO JOSÉ . The Use of Cell Phones in School: Hybridization of Knowledge and Teaching Practices. CREATIVE EDUCATION, v. 08, p. 1968-1990, 2017.

3.
NUNES, R. R.;REIS NUNES, RODRIGO DOS2016NUNES, R. R.; LIMA, J. B. C. ; AMORIM, R. . Selfies, emojis, likes: representações voláteis e leituras líquidas na era digital. TEXTO LIVRE, v. 9, p. 161, 2016.

4.
NUNES, R. R.2015NUNES, R. R.; ROCHA AMORIM, RICARDO JOSÉ ; LIMA RIBEIRO, JOSIANE DA CRUZ . MULTICULTURALISMO E U-LEARNING: NOVAS PERSPECTIVAS PARA UMA ESCOLA ABERTA. REVISTA LINGUÍSTICA, v. 11, p. 246-260, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NUNES, R. R.. Aprendizagem Colaborativa em Rede: Metamorfoses Contemporâneas na Formação Docente. 1. ed. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2018. 153p .

2.
NUNES, R. R.. ANA. 1. ed. Jacobina/BA: Santa Cruz Artes Gráficas, 2002. v. 250. 95p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NUNES, R. R.; LIMA, J. B. C. . NARRATIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. In: IV Seminário ForTEC, 2018, Salvador. Tecnologias Digitais, Redes e Educação: Perspectivas Contemporâneas, 2018. p. 908-920.

2.
LIMA, J. B. C. ; NUNES, R. R. . SELFIES, EMOJIS, LIKES: REPRESENTAÇÕES VOLÁTEIS E LEITURAS LÍQUIDAS NA ERA DIGITAL. In: Desleituras em Série, 2015, Jacobina. Anais Desleituras em Série 2015, 2015.

3.
NUNES, R. R.; LIMA, J. B. C. ; GOMES, A. R. . Linguagens Múltiplas na Educação Escolar: Desafios da Contemporaneidade. In: II Colóquio Docência e Diversidade da Educação Básica, 2015, Salvador. Docências em Contexto e Diversidade, 2015. v. 2.

4.
NUNES, R. R.; PENHA, G. N. . NOVAS TECNOLOGIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LETRAS/INGLÊS DA UNEB/CAMPUS ? JACOBINA/BA. In: Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2014, Recife. Anais Simpósio Hipertexto, 2014. v. 5.

Apresentações de Trabalho
1.
NUNES, R. R.. Roda de Conversa: Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação na Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NUNES, R. R.. Aprendizagem Colaborativa em Rede: Metamorfoses Contemporâneas na Formação Docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
NUNES, R. R.. Formação Leitora: as Múltiplas Possibilidades de Leitura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NUNES, R. R.; LIMA, J. B. C. . selfies, emojis, limes: representações voláteis e leituras líquidas na era digital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
NUNES, R. R.; LIMA, J. B. C. . LINGUAGENS MÚLTIPLAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NUNES, R. R.; LIMA, J. B. C. ; BARROS, N. ; MOTA, C. M. . U-learning: lugares outros de aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
NUNES, R. R.. Avaliação da CAPES, Plataforma Sucupira e indicadores do MPED: estratégias para produção docente e discente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NUNES, R. R.. Weblogs, aprendizagem e cultura na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NUNES, R. R.. Tecnologias da Informação e Comunicação no curso de Letras/Inglês - UNEB - Campus IV: Relatos de Experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
NUNES, R. R.. TIC e Família. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
NUNES, R. R.; PENHA, G. N. . NOVAS TECNOLOGIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LETRAS/INGLÊS DA UNEB/CAMPUS IV ? JACOBINA/ BA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
NUNES, R. R.. IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NUNES, R. R.. Profissional de Letras: desafios e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
NUNES, R. R.. Práticas de linguagem no ensino de línguas e na formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
NUNES, R. R.. RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: NOVAS TECNOLOGIAS E EAD APLICADAS AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NUNES, R. R.; LEAL, I. O. J. ; NOVAES, I. L. . Perception of principals about the attributions in the pedagogical management of municipal schools in Jacobina, Bahia, Brazil. São Paulo: Educação e Pesquisa, 2018. (Tradução/Artigo).

2.
Diomedes Pereira dos Reis ; NUNES, R. R. . Serrote de ontem, Serrolândia de hoje. Salvador, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

3.
NUNES, R. R.. Dicionário de autores baianos. Salvador: Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia, 2006 (Dicionário Biográfico).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
NUNES, R. R.. Novas Tecnologias e EAD Aplicadas ao Ensino de Língua Inglesa. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NUNES, R. R.; REIS, ELISIANE. S. . OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
NUNES, R. R.. Nosso Inglês. 2010. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
NUNES, R. R.; SILVA, A. L. G. . Capa de Relatório Final de Atividades de Pós-Doutorado. 2018. (Arte Visual - Capa de Relatório).

2.
NUNES, R. R.; LIMA, J. B. C. . Mundo da Palma da Mão: Aprendizagem por meio de APPS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
NUNES, R. R.. Oficina de Fotografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
NUNES, R. R.. Aprendizagem Colaborativa em Rede. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
NUNES, R. R.; LIMA, J. B. C. ; SILVA, A. L. G. ; BARROS, N. ; MOTA, C. M. . Portfólio Virtual - Ateliê de Pesquisa II. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Portfólio Digital).

6.
NUNES, R. R.; NUNES, K. . Docência e Tecnologia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Animação).

7.
NUNES, R. R.. TIC e Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
NUNES, R. R.. A imagem fotográfica como recurso pedagógico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
NUNES, R. R.. Wikis: Ambientes virtuais de aprendizagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
NUNES, R. R.. Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
NUNES, R. R.. NA TRILHA DO POP ROCK. 2005. Outra.

Outras produções artísticas/culturais
1.
NUNES, R. R.; NUNES, Mariana Cristina dos Reis Anastácio . Lúcido, Lânguido. 2004.

2.
NUNES, R. R.; NUNES, Mariana Cristina dos Reis Anastácio . Silêncio Gritante. 2003.

3.
NUNES, R. R.; NUNES, Mariana Cristina dos Reis Anastácio . Eu e(m) você (Silêncio Gritante 2). 2003.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NUNES, R. R.. Participação em banca de Elisiane Reis dos Santos. Chapéu Braco X Chapéu Preto: abordagem das representações da política partidária em Serrolândia - Bahia entre as décadas de 1960 e 1980. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação, Cultura e Contextualidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOURA, M. S.; NUNES, R. R.. Participação em banca de MAIANE DA SILVA MOURA.LÍNGUA INGLESA NO FACEBOOK: PERSPECTIVAS E ABORDAGENS PARA O APRIMORAMENTO DA HABILIDADE DE READING. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
REIS NUNES, RODRIGO DOS. Participação em banca de Alane Neila Oliveira da Cruz e Edinoelson da Silva Oliveira.Os Novos Suportes de Leitura na Era Digital no Distrito do Junco, Jacobina-BA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
NUNES, R. R.; PENHA, G. N.. Participação em banca de Andreia Natasha Alves Araújo.A escrita em Língua Inglesa: A produção dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II - Colégio Arionete Guimarães Sousa- Serrolândia/Ba, considerando Erros e Mistakes de Rod Ellis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
NUNES, R. R.. Participação em banca de Ivananeide Souza Lopes, Ivoneide Sousa Rios Lima.A função do jogo e brincadeiras na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
NUNES, R. R.. Participação em banca de Ana Oliveira de Sena Santos.A importância do lúdico no ensino-aprendizagem de língua inglesa das séries iniciais do ensino fundamental II da Escola Estadual Padre Alfredo Haasler. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
NUNES, R. R.. Participação em banca de Ana Paula dos Santos C. Barreto e Sidma C. de A. Amorim.O uso da tecnologias da comunicação e da informação no ensino de língua portuguesa na educação básica no município de Jacobina - BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NUNES, R. R.. Membro de Banca para Seleção Professor Substituto Edital 093/2016. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

2.
NUNES, R. R.; SALVADORI, J.; TREVISOL, J.. Membro de Banca para Seleção Professor Substituto Edital 019/2014. 2014. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
NUNES, R. R.. Comissão de Avaliação das Propostas de Projetos de Extensão. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

2.
NUNES, R. R.; ROCHA FILHO, J. S.. Comissão de Implantação do Cursos de Graduação EAD - Campus IV. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

3.
NUNES, R. R.. Banca de Seleção para Coordenador Pedagógico Universidade Para Todos - UPT. 2017. Universidade do Estado da Bahia.

4.
NUNES, R. R.. Comissão de Avaliação das Propostas de Projetos de Extensão. 2017. Universidade do Estado da Bahia.

5.
NUNES, R. R.. Comissão de Avaliação das Propostas de Projetos de Pesquisa. 2017. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encuentro Latinoamericano de Investigadores y Tesistas en Educación.La tertulia pedagógica dialógica como estrategia formativa para la comprensión del uso del celular en clase. 2019. (Encontro).

2.
Desleituras em Série. 2017. (Outra).

3.
III Encontro Internacional de Cultura Visual, Educação e Linguagens.Aprendizagem Colaborativa em Contextos de Ubiquidade. 2017. (Encontro).

4.
III Seminário de Avaliação Institucional PIBID. 2017. (Seminário).

5.
Roda de Conversa.Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação na Educação. 2017. (Encontro).

6.
X Encontro de Formação de Coordenadores de Colegiado - ENFOCO. 2017. (Encontro).

7.
6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias,. U-learning: lugares outros de aprendizagem. 2015. (Congresso).

8.
Avaliação da CAPES, Plataforma Sucupira e indicadores do MPED: estratégias para produção docente e discente. 2015. (Outra).

9.
Avaliação da CAPES, Plataforma Sucupira e indicadores do MPED: estratégias para produção docente e discente,.Educação, Formação e as TIC. 2015. (Outra).

10.
Desleituras em Série.selfies, emojis, limes: representações voláteis e leituras líquidas na era digital. 2015. (Simpósio).

11.
II Ateliê de Pesquisa. 2015. (Outra).

12.
II Colóquio em Docência e Diversidade. LINGUAGENS MÚLTIPLAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE. 2015. (Congresso).

13.
II Workshop do Mestrado em Educação e Diversidade. 2015. (Oficina).

14.
I Ateliê de Pesquisa. 2014. (Outra).

15.
II Encontro Internacional Cultura Visual, Educação e Linguagens. Weblogs, aprendizagem e cultura na escola. 2014. (Congresso).

16.
Relato de Experiência da Pesquisa "Sertões em Cores: Fotografia, Representação Visual e Educação Contextualizada". 2014. (Outra).

17.
Seminário de Integração Mestrado Profissional em Educação e Diversidade. 2014. (Seminário).

18.
5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, a.NOVAS TECNOLOGIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LETRAS/INGLÊS DA UNEB/CAMPUS IV ? JACOBINA/ BA. 2013. (Simpósio).

19.
II Colóquio Nacional de Educação, Currículo e Processos Tecnológicos/I Colóquio Internacional de Educação, Currículo e Processos Tecnológicos. 2013. (Congresso).

20.
I ENCONTRO INTERNACIONAL DE CULTURA VISUAL, EDUCAÇÃO E LINGAUUAGENS.Práticas de linguagem no ensino de línguas e na formação de professores. 2012. (Simpósio).

21.
I ENCONTRO INTERNACIONAL DE CULTURA VISUAL, EDUCAÇÃO E LINGAUUAGENS.RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: NOVAS TECNOLOGIAS E EAD APLICADAS AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2012. (Simpósio).

22.
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS.Relato de experiência: Novas Tecnologias e EAD Aplicadas ao Ensino de Línguas Estrangeiras. 2012. (Simpósio).

23.
XVI EBEL. Profissional de Letras: desafios e possibilidades. 2012. (Congresso).

24.
I Seminário de Avaliação do PARFOR. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NUNES, R. R.. II Ateliê de Pesquisa. 2015. (Congresso).

2.
NUNES, R. R.. Jornada Acadêmica 2015. 2015. (Outro).

3.
NUNES, R. R.. I Ateliê de Pesquisa. 2014. (Congresso).

4.
NUNES, R. R.. VI Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. 2013. (Congresso).

5.
NUNES, R. R.; NUNES, R. R. . I ENCONTRO INTERNACIONAL DE CULTURA VISUAL, EDUCAÇÃO E LINGUAGENS. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maiane da Silva Moura. LÍNGUA INGLESA NO FACEBOOK: PERSPECTIVAS E ABORDAGENS PARA O APRIMORAMENTO DA HABILIDADE DE READING. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rodrigo dos Reis Nunes.

2.
Jamile Matos Silva. Os aspectos sociais da interlanguage e o ensino de língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com Inglês) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rodrigo dos Reis Nunes.

3.
Marivânia da Silva Carneiro. A internet e o ensino de língua inglesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras com Inglês) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rodrigo dos Reis Nunes.

4.
Anécio Batista Menezes. Ensinar e aprender inglês na escola pública: realidade ou utopia?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras com Inglês) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rodrigo dos Reis Nunes.

5.
Mariana Martins Barreto Costa. Leitura e Letramento no Ensino de Língua Inglesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras com Inglês) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rodrigo dos Reis Nunes.

6.
Márcia Bastos da Rocha. Habilidade de Leitura em Língua Inglesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras com Inglês) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rodrigo dos Reis Nunes.

7.
Luciene Margareth Alves Oliveira Diniz. A relação das práticas avaliativas e os resultados da aprendizagem da língua inglesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras com Inglês) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rodrigo dos Reis Nunes.

8.
Elisabete Araújo da Silva. A relação das práticas avaliativas e os resultados da aprendizagem da língua inglesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras com Inglês) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Rodrigo dos Reis Nunes.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NUNES, R. R.. TIC e Família. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NUNES, R. R.. Formação Leitora: as Múltiplas Possibilidades de Leitura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
NUNES, R. R.. Wikis: Ambientes virtuais de aprendizagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
NUNES, R. R.. TIC e Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
NUNES, R. R.. Oficina de Fotografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
NUNES, R. R.; NUNES, K. . Docência e Tecnologia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Animação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NUNES, R. R.; REIS, ELISIANE. S. . OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE. 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 3:36:13