Camilla Bruno Di Nizo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4804739936252110
  • Última atualização do currículo em 22/09/2018


Possui graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2013), com período de estágio no Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e doutorado em Genética e Biologia Evolutiva pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Citogenética, Evolução Cromossômica e Filogenia Molecular de roedores da Tribo Oryzomyini. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camilla Bruno Di Nizo
Nome em citações bibliográficas
DI-NIZO, C.B.;Di Nizo, C.B.;Di-NIZO, CAMILLA;DI-NIZO, CAMILLA BRUNO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Butantan.
Avenida Dr. Vital Brazil, 1500
Butantã
05503900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 26279812
URL da Homepage: http://www.ecoevo.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Ciências Biológicas (Genética).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Diversidade cariotípica de roedores da tribo Oryzomyini (Cricetidae, Sigmodontinae) em um contexto filogenético, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria José de Jesus Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Oryzomyini; Citotaxonomia; Filogenia Molecular; Evolução cromossômica; Cerradomys.
2010 - 2013
Mestrado em Biotecnologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Citotaxonomia e evolução cromossômica em Oligoryzomys (Rodentia, Sigmodontinae),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maria José de Jesus Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Oligoryzomys; Citogenética; Bandamento cromossômico.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal.
2006 - 2009
Graduação em Biologia.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Estudos citogenéticos em roedores do gênero Oligoryzomys.
Orientador: Maria José de Jesus Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
VII Curso de atualização: FISH de BACs. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Citogenética: do clássico ao molecular. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Butantan, IBU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento do Projeto "Diversidade cariotípica de roedores da tribo Oryzomyini (Cricetidae, Sigmodontinae) em um contexto filogenético"

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista Fapesp, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento do projeto "Evolução cromossômica no gênero Oligoryzomys (Sigmodontinae, Rodentia)"

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista Fapesp, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto desenvolvido: "Estudos citogenéticos em roedores do gênero Oligoryzomys (Sigmodontinae, Rodentia)"


University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de sondas cromossômicas de Oligoryzomys moojeni no Cambridge Resource Centre for Comparative Genomics, coodenado pelo Professor Malcolm A. Ferguson-Smith e Dra. Karen Ventura.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Diversidade cariotípica de roedores da tribo Oryzomyini (Cricetidae, Sigmodontinae) em um contexto filogenético
Descrição: A tribo Oryzomyini tem sido foco recente de estudos multidisciplinares, mas problemas taxonômicos e o pouco conhecimento sobre a história evolutiva do grupo ainda persistem. A abordagem molecular em orizominos teve um avanço significativo no início do século XXI, de modo que em menos de dez anos, inúmeras modificações na composição da tribo foram realizadas, principalmente devido ao aumento da amostragem e associação desses estudos com informações citogenéticas, morfológicas e ecológicas, reiterando que a biodiversidade brasileira é ainda pouco conhecida. A citogenética mostra uma extensa variabilidade cariotípica, indicando que o grupo é muito interessante para estudos de evolução cromossômica, uma vez que já foram descritos vários casos de rearranjos do tipo inversão pericêntrica, fissões/fusões Robertsonianas e em tandem em autossomos, presença de cromossomos supernumerários e variações nos cromossomos sexuais. O gênero Cerradomys, especificamente, cujo número diploide varia de 2n=46 a 58 (em decorrências rearranjos cromossômicos do tipo fusão/fissão cêntrica e inversões pericêntricas em autossomos), exemplifica bem essa situação, pois há menos de 10 anos, o gênero era considerado monotípico; embora a citogenética apontasse para a existência de diferentes entidades taxonômicas, as sete espécies atuais somente foram reconhecidas após a integração de informações citogenéticas, morfológicas e inferências filogenéticas. Além disso, trata-se de um gênero ainda pouco estudado, o que demanda investigações cromossômicas, moleculares e morfológicas associadas. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo caracterizar citogeneticamente e realizar análises filogenéticas (com genes mitocondriais e nucleares) em representantes da tribo Oryzomyini, com ênfase no gênero Cerradomys, explorando novas localidades no Brasil, para que a história evolutiva do grupo e as relações de parentesco sejam melhor entendidas. Será dado enfoque na evolução cariotípica de Cerradomys e na evolução dos cromossomos sexuais da Tribo Oryzomyini, por meio de experimentos de Zoo-FISH, embasadas na filogenia reconstruída do grupo. Adicionalmente, pretende-se avaliar a aplicabilidade do DNA barcoding na identificação de espécies e, ainda, realizar estudos filogeográficos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Evolução cromossômica no gênero Oligoryzomys (Cricetidae: Sigmodontinae): estudos comparativos por meio de citogenética clássica e pintura cromossômica
Descrição: Os estudos citogenéticos em roedores neotropicais aumentaram consideravelmente em decorrência do advento das técnicas de coloração diferencial e da utilidade do cariótipo como ferramenta para caracterização citotaxonômica, em especial nos casos de espécies crípticas. Várias espécies de Oligoryzomys têm sido caracterizadas com auxílio de tais ferramentas. Além disso, o gênero apresenta acentuada variabilidade cromossômica, com exemplos de fusões cêntricas, inversões pericêntricas, cromossomos B e polimorfismos de cromossomos sexuais, mostrando a grande importância da necessidade de ampliação de estudos citogenéticos neste grupo. O objetivo do presente projeto é caracterizar citogeneticamente as espécies do gênero Oligoryzomys, por meio das metodologias convencionais de citogenética (coloração comum, bandas C, G e coloração das regiões organizadora de nucléolos ? Ag-RONs) e traçar estudos de evolução cromossômica entre essas espécies, com técnicas mais refinadas, como FISH com sondas teloméricas e pintura cromossômica, que são informativas para detecção e caracterização de segmentos sintênicos que tenham se mantido durante os processos de diferenciação cariotípica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Estudos citogenéticos em roedores do gênero Oligoryzomys (Sigmodontinae, Rodentia)
Descrição: A ordem Rodentia é a mais numerosa entre os mamíferos, contendo cerca de 42% das espécies dessa Classe. A catalogação desse grupo em categorias específicas, genéricas e supra-genéricas tem sido difícil principalmente devido à grande diversidade e ao elevado número de espécies. Um exemplo dessa dificuldade ocorre na tribo Oryzomyini e principalmente no gênero Oligoryzomys, cujas relações de parentesco e número de espécies são controversos. Várias espécies novas têm sido encontradas e certamente, muitas outras ainda não foram descritas. Desde a década de 1970, os estudos citogenéticos com roedores aumentaram consideravelmente, devido principalmente a três fatores: o advento das técnicas de coloração, a utilidade do cariótipo como ferramenta na caracterização de espécies crípticas e, além disso, pelo interesse em estudos de polimorfismos e evolução cromossômica. O objetivo do presente projeto é caracterizar citogeneticamente espécies brasileiras de roedores do gênero Oligoryzomys, investigar a ocorrência de heteromorfismos ou polimorfismos cromossômicos, aplicar técnicas que permitam enfocar estudos de evolução cromossômica, e, em associação com abordagens interdisciplinares, tentar compreender as relações de parentesco do grupo. Desse modo, estudos citogenéticos, aliados a outras disciplinas, tornam-se instrumentos importantes para elucidar os problemas taxonômicos que o grupo apresenta, além de dar subsídio a outros estudos com roedores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Zoologia
2018 - Atual
Periódico: PLoS One
2018 - Atual
Periódico: GENETICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DI-NIZO, CAMILLA BRUNO2017 DI-NIZO, CAMILLA BRUNO; BANCI, KARINA RODRIGUES DA SILVA ; SATO-KUWABARA, YUKIE ; SILVA, MARIA JOSÉ DE J. . Advances in cytogenetics of Brazilian rodents: cytotaxonomy, chromosome evolution and new karyotypic data. COMPARATIVE CYTOGENETICS, v. 11, p. 833-892, 2017.

2.
DI-NIZO, CAMILLA BRUNO2015 DI-NIZO, CAMILLA BRUNO; VENTURA, KAREN ; FERGUSON-SMITH, MALCOLM ANDREW ; O?BRIEN, PATRICIA CAROLINE MARY ; YONENAGA-YASSUDA, YATIYO ; SILVA, MARIA JOSÉ DE J. . Comparative Chromosome Painting in Six Species of Oligoryzomys (Rodentia, Sigmodontinae) and the Karyotype Evolution of the Genus. Plos One, v. 10, p. e0117579, 2015.

3.
Di-NIZO, CAMILLA2014Di-NIZO, CAMILLA; NEVES, CAROLINA ; FERNANDO VILELA, JÚLIO ; SILVA, MARIA JOSÉ DE J. . New karyologycal data and cytotaxonomic considerations on small mammals from Santa Virgínia (Parque Estadual da Serra do Mar, Atlantic Forest, Brazil). COMPARATIVE CYTOGENETICS, v. 8, p. 11-30, 2014.

4.
SUÁREZ-VILLOTA, ELKIN2013 SUÁREZ-VILLOTA, ELKIN ; Di-NIZO, CAMILLA ; NEVES, CAROLINA ; DE JESUS SILVA, MARIA JOSÉ . First cytogenetic information for Drymoreomys albimaculatus (Rodentia, Cricetidae), a recently described genus from Brazilian Atlantic Forest. ZooKeys (Online), v. 303, p. 65-76, 2013.

5.
MOREIRA, CAMILA NASCIMENTO2013MOREIRA, CAMILA NASCIMENTO ; DI-NIZO, CAMILLA BRUNO ; SILVA, MARIA JOSÉ DE JESUS ; YONENAGA-YASSUDA, YATIYO ; VENTURA, KAREN . A remarkable autosomal heteromorphism in Pseudoryzomys simplex 2n = 56; FN = 54-55 (Rodentia, Sigmodontinae). GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 36, p. 201-206, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, C. A. F. ; GERMANO, V. J. ; DI-NIZO, C.B. ; SILVA, M. J. J. . Cytogenetic studies in three genera of snakes. In: 19ª Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2017, São Paulo. 19ª Reunião Científica Anual do Instituto Butantan, 2017.

2.
DI-NIZO, C.B.; SUAREZ-VILLOTA, E. Y. ; NASCIMENTO, A. L. C. P. ; SILVA, M. J. J. . Molecular Phylogeny and Cytogenetics reveal putative cryptic species Wiedomys (Sigmodontinae, Rodentia) from Caatinga biome, Alagoas state, Brazil. In: XVI Congresso Latinoamericano de Genética, 2016, Montevideo. XVI Congresso Latinoamericano de Genética, 2016.

3.
DI-NIZO, C.B.; BRANDAO, M. V. ; CARMIGNOTTO, A. P. ; SILVA, MARIA JOSÉ DE J. . A new species of Neacomys identified on the basis of a multidisciplinary approach: Chromosome, Molecular Phylogeny and Morphological data. In: Evolution 2015, 2015, Guarujá. A new species of Neacomys identified on the basis of a multidisciplinary approach: Chromosome, Molecular Phylogeny and Morphological data, 2015.

4.
DI-NIZO, C.B.; SILVA, M. J. J. . Molecular phylogeny of Cerradomys (Rodentia, Sigmodontinae) and a potential new species with an undescribed diploid number for the genus. In: VII Congresso Brasileiro de Mastozoologia, 2014, Gramado. Molecular phylogeny of Cerradomys (Rodentia, Sigmodontinae) and a potential new species with an undescribed diploid number for the genus, 2014.

5.
DI-NIZO, CAMILLA BRUNO; VENTURA, K. ; FERGUSON-SMITH, M.A. ; OBRIEN, P. C. M. ; YONENAGA-YASSUDA, Y. ; SILVA, MARIA JOSÉ DE J. . Cross-species chromosome painting in Oligoryzomys (Cricetidae, Sigmodontinae): complex rearrangements in the karyotype evolution of the genus. In: 14th Rodens et spatium, 2014. Cross-species chromosome painting in Oligoryzomys (Cricetidae, Sigmodontinae): complex rearrangements in the karyotype evolution of the genus, 2014.

6.
DI-NIZO, C.B.; SUÁREZ-VILLOTA, ELKIN ; NEVES, C. L. ; SILVA, M. J. J. . Karyotype of Drymoreomys albimaculatus (Rodentia, Cricetidae), a recently described new species from Brazilian Atlantic Forest. In: 3ª Reunião Brasileira de Citogenética e IV Simpósio latino-americano de Citogenética e Evolução, 2013, Guarujá. 3ª Reunião Brasileira de Citogenética e IV Simpósio latino-americano de Citogenética e Evolução, 2013.

7.
ALMEIDA, K. A. ; BANCI, K. R. S. ; DI-NIZO, C.B. ; SUAREZ-VILLOTA, E. Y. ; SILVA, M. J. J. . Cytogenetics and molecular data of Oecomys cleberi and Oecomys bicolor (Sigmodontinae, Oryzomyini): implications in their taxonomic status and distribution. In: 3ª Reunião Brasileira de Citogenética e IV Simpósio latino-americano de Citogenética e Evolução, 2013, Guarujá. 3ª Reunião Brasileira de Citogenética e IV Simpósio latino-americano de Citogenética e Evolução, 2013.

8.
DI-NIZO, C.B.; VENTURA, K. ; FERGUSON-SMITH, M.A. ; OBRIEN, P. C. M. ; YONENAGA-YASSUDA, Y. ; SILVA, M. J. J. . Cross-species chromosome painting on Oligoryzomys (Rodentia: Sigmodontinae): complex rearrangements involving karyotype evolution of 2n=44, 46 and 70. In: 20th International Colloquium on Animal Cytogenetics and Gene Mapping (ICACGM), 2012, Córdoba. 20th ICACGM, 2012.

9.
DI-NIZO, C.B.; NEVES, C. L. ; SANTiAGO, A.C. ; SILVA, M. J. J. . Caracterização citogenética de pequenos mamíferos do núcleo Santa Virgínia, Parque Estadual da Serra do Mar, São Paulo. In: 56° Congresso Brasileiro de Genética, 2010, Guarujá. 56° Congresso Brasileiro de Genética - SBG, 2010.

10.
DI-NIZO, C.B.; DORATIOTTO, L. N. ; YONENAGA-YASSUDA, Y. ; PATTON, J. ; SILVA, M. J. J. . Cytogenetics and Molecular Phylogeny of the genus Oligoryzomys (Sigmodontinae, Rodentia) from new Brazilian localities. In: 10th Internacional Mammalogical Congress, 2009, Mendoza. CD-ROM The 10th Internacional Mammalogical Congress, 2009.

11.
SILVA, M. J. J. ; VENTURA, K. ; DI-NIZO, C.B. ; YONENAGA-YASSUDA, Y. . Abrawayaomys: a new member of the tribe Akodontini (Sigmodontinae, Rodentia)?. In: 10th Internacional Mammalogical Congress, 2009, Mendoza. CD-ROm The 10th Internacional Mammalogical Congress, 2009.

12.
Landulfo, G.A. ; DI-NIZO, C.B. ; Pechliye, M.M. . Uma proposta diferente para o ensino de evolução. In: II Congresso Nacional das licenciaturas: ciências, ensino e aprendizagem na formação de professores, 2009, São Paulo. II Congresso Nacional das licenciaturas, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
DI-NIZO, C.B.; VENTURA, K. ; FERGUSON-SMITH, M.A. ; OBRIEN, P. C. M. ; YONENAGA-YASSUDA, Y. ; SILVA, M. J. J. . Cross-species chromosome painting on Oligoryzomys (Rodentia: Sigmodontinae): complex rearrangements involving karyotype evolution of 2n=44, 46 and 70. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
22nd International Chromosome Conference. Extensive and rapid rates of genomic reshuffling involved the karyotype evolution of the genus Cerradomys (Rodentia: Sigmodontinae: Oryzomyini). 2018. (Congresso).

2.
92nd Annual Meeting German Society for Mammalian Biology.Diversification and species limits in the widespread genus Oligoryzomys (Rodentia: Sigmodontinae: Oryzomyini) revealed by molecular phylogeny, phylogeography, and cytogenetics. 2018. (Encontro).

3.
XVI Congresso Latinoamericano de Genética. Molecular Phylogeny and cytogenetics reveal putative cryptic species of Wiedomys (Sigmodontinae, Rodentia) from Caatinga biome, Alagoas state, Brazil. 2016. (Congresso).

4.
Evolution 2015. A new species of Neacomys identified on the basis of a multidisciplinary approach: Chromosome, Molecular Phylogeny and Morphological data. 2015. (Congresso).

5.
14th Rodens et spatium. Cross-species chromosome painting in Oligoryzomys (Cricetidae, Sigmodontinae): complex rearrangements in the karyotype evolution of the genus. 2014. (Congresso).

6.
VII Congresso Brasileiro de Mastozoologia. Molecular phylogeny of Cerradomys (Rodentia, Sigmodontinae) and a potential new species with an undescribed diploid number for the genus. 2014. (Congresso).

7.
3ª Reunião Brasileira de Citogenética e IV Simpósio latino-americano de citogenética e evolição.Karyotype of Drymoreomys albimaculatus (Rodentia, Cricetidae), a recently described new species from Brazilian Atlantic Forest. 2013. (Simpósio).

8.
20th International Colloquium on Animal Cytogenetics and Gene Mapping (ICACGM). Cross-species chromosome painting on Oligoryzomys (Rodentia: Sigmodontinae): complex rearrangements involving karyotype evolution of 2n=44, 46 and 70. 2012. (Congresso).

9.
Seminários do Laboratório de Ecologia e Evolução.Evolução cromossômica no gênero Oligoryzomys (Cricetidae: Sigmodontinae): estudos comparativos por meio de citogenética clássica e pintura cromossômica. 2012. (Seminário).

10.
2ª Reunião Brasileira de Citogenética. 2011. (Congresso).

11.
VII Curso de atualização em técnicas de Citogenética Molecular: FISH de BACs. 2011. (Outra).

12.
56° Congresso Brasileiro de Genética. Caracterização Citogenética de pequenos mamíferos do núcleo Santa Virgínia, Parque Estadual da Serra do Mar, São Paulo ? Brasil. 2010. (Congresso).

13.
Como escrever artigos científicos: Estrutura e Estratégias de Linguagem. 2010. (Seminário).

14.
XII Reunião Científica Anual do Instituto Butantan. 2010. (Outra).

15.
10th Internacional Mammalogical Congress. Cytogenetics and Molecular Phylogeny of the genus Oligoryzomys (Sigmodontinae, Rodentia) from new Brazilian localities. 2009. (Congresso).

16.
II Congresso Nacional das licenciaturas: ciências, ensino e aprendizagem. Uma proposta diferente para o ensino de evolução. 2009. (Congresso).

17.
XI Reunião Anual Científica do Instituto Butantan. CYTOGENETICS AND MOLECULAR PHYLOGENY OF THE GENUS OLIGORYZOMYS (SIGMODONTINAE, RODENTIA) FROM NEW BRAZILIAN LOCALITIES. 2009. (Congresso).

18.
XXIV Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia experimental (FeSBE). 2009. (Congresso).

19.
I Simpósio Internacional: Darwinismo Hoje. 2008. (Simpósio).

20.
Seminários do Laboratório de Ecologia e Evolução.Estudos citogenéticos em roedores do gênero Oligoryzomys. 2008. (Seminário).

21.
X Reunião Científica Anual do Instituto Butantan. 2008. (Congresso).

22.
X Reunião Científica Anual do Instituto Butantan. 2008. (Simpósio).

23.
XXIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. 2008. (Congresso).

24.
GE Day. USP - ICB IV.. 2007. (Encontro).

25.
I Encontro de Bioética - UPM. 2007. (Seminário).

26.
III Workshop de Biotecnologia EJBio. 2007. (Outra).

27.
Semana da Ciência e Tecnologia do CCBS. UPM.. 2007. (Encontro).

28.
II Workshop de Biotecnologia EJBio. 2006. (Outra).

29.
Semana das Ciências Abraão de Moraes-UPM. 2006. (Outra).



Outras informações relevantes


Realização de atividades de estágio voluntário junto ao Laboratório de Malacologia do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, no período de dezembro de 2006 à abril de 2007.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 1:48:17