Vanise Mello Lorensi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1231131021586701
  • Última atualização do currículo em 28/10/2018


Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSM, na Linha de Pesquisa em Educação Especial, com ênfase sobre a inclusão de alunos com deficiência na Educação Superior na Educação à Distância. Especialista em Educação Especial pela UFSM (2005); Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela UFC (2011). Pós-Graduação em Docência e Interpretação/tradução da LIBRAS - Uníntese - Universidade Tuiuti do Paraná. Tutora a distância da Universidade Federal de Santa Maria no Curso de Pedagogia. Professora da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser. Professora de Educação Especial da rede municipal de Santa Maria/RS. Professora da Faculdade de Direito de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Inclusiva e Educação de Surdos-LIBRAS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanise Mello Lorensi
Nome em citações bibliográficas
LORENSI, Vanise Mello

Endereço


Endereço Profissional
Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Valdemar Coimbra, s/n
Lorenzi
97070690 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (055) 32114774
Fax: (055) 32114774


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A inclusão educacional e educação superior: realidade e perspectivas na educação a distância.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Fabiane Adela Tonetto Costas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estudante com deficiência; Educação à Distância; Educação superior.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação especial.
2015 - 2017
Especialização em Pós-Graduação em Docência e Interpretação/tradução de LIBRAS. (Carga Horária: 920h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
Título: REFLEXOS DO DECRETO Nº 5626/05: A DISCIPLINA DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Orientador: Denise Uggeri.
2010 - 2011
Especialização em Especialização em Atendimento Educacional Especial. (Carga Horária: 448h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR:INTERFACES DA EDUCAÇÃO DE ALUNO COM SURDEZ E EIXOS DE ACESSIBILIDADES.
Orientador: Lais Aparecida Fernandes Soler.
2004 - 2005
Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A Contribuição da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser para o desenvolvimento do aluno/a surdo/a pertencente à família ouvinte..
Orientador: Melânia de Melo Casarin.
1986 - 1990
Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2016
LIBRAS Básico. (Carga horária: 120h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2015 - 2016
Conhecendo LIBRAS. (Carga horária: 40h).
Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.
2015 - 2015
Educação de Surdos: Metodologias e Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 24h).
Secretaria da Educação, SE, Brasil.
2015 - 2015
CURSO INTERMEDIÁRIO DE LIBRAS. (Carga horária: 30h).
ASSOCIAÇÃO DOS SURDOS DE SANTA MARIA, ASSM, Brasil.
2014 - 2014
II Seminário Internacional de Educação - Transmissão. (Carga horária: 20h).
Secretaria da Educação, SE, Brasil.
2013 - 2013
Metodologia de Ensino de Libras para alunos Surdos. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação em Fluência Pedagógica para Tutores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
o trabalho docente e as práticas pedagógicas em ed. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2012 - 2012
CAPACITAÇÃO EM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO - ENEM. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2012
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Seminário Educação de Surdos:metodologias....... (Carga horária: 40h).
E.E.E.E. Reinaldo Fernando Cóser, EEEERFC, Brasil.
2011 - 2011
Aluno Especial - Mestrado em Educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
Aluno Especial - Mestrado em Educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de Tutores do Sistema UAB. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Ed.de Surdos:Metodologias,Políticas,Práticas Pedag. (Carga horária: 36h).
Secretaria da Educação, SE, Brasil.
2008 - 2008
Formação de Professores e Tutores para EAD, Eproin. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Formação de professores e Tutores para EAD, Moodle. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Formação de Prof. de Educ. Matemática e Cient. (Carga horária: 80h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2005 - 2005
Práticas Pedagógicas X Educação de Surdos. (Carga horária: 33h).
Secretaria da Educação, SE, Brasil.
2005 - 2005
Sexualidade,Gravidez não Planejada e Aborto na Ado. (Carga horária: 12h).
Secretaria da Educação, SE, Brasil.
2004 - 2004
Educação de Surdos X Práticas Educativas. (Carga horária: 46h).
Secretaria da Educação, SE, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Educação Infantil. (Carga horária: 317h).
Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar, OMEP, Brasil.
2001 - 2002
Construção do Currículo da Escola e da Ed.de Surdo. (Carga horária: 103h).
Secretaria da Educação, SE, Brasil.
2001 - 2001
Educação Especial no Contexto Atual. (Carga horária: 8h).
Secretaria da Educação, SE, Brasil.
2001 - 2001
Ed. Inf. e Series Iniciais do EF no Contexto Atual. (Carga horária: 16h).
Secretaria da Educação, SE, Brasil.
1996 - 1996
Introdução à Informativa Educativa. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação, SE, Brasil.
1994 - 1994
Melhoria da Qualidade de Ensino. (Carga horária: 60h).
Secretaria da Educação/RS, SE/RS, Brasil.
1984 - 1984
Atualização Cultural. (Carga horária: 45h).
Faculdade de Filosofia de São Borja, FAFISB, Brasil.
1983 - 1983
Atualização Cultural. (Carga horária: 45h).
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, FESB, Brasil.
1982 - 1982
Atualização Cultural. (Carga horária: 45h).
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, FESB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: Professor Disciplina de Libras, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Assistente I, em substituição à licença maternidade para a disciplina de LIBRAS no Centro Universitário Franciscano UNIFRA - Santa Maria/RS.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor a Distância no Curso de Pedagogia/EAD/UAB. Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Formadora
Outras informações
Professora Formadora do Curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, na modalidade a Distância, perfazendo um total de 180 horas.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Formadora
Outras informações
Professora Formadora do Curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, na modalidade a Distância, perfazendo um total de 120 horas.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância
Outras informações
Tutora a Distância no Curso de Especialização a Distância em Educação Especia - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, na modalidade a Distância, perfazendo um total de 150 horas.


Escola Estadual de Educação Básica Cícero Barreto, E.E. C.B, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educador Especial, Carga horária: 22
Outras informações
Classe especial para alunos surdos

Atividades

07/1994 - 03/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
classe especial

Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser, E.E.E.E.R.F.C., Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 22
Outras informações
Professora da Educação Infantil na escola para surdos.

Atividades

03/2007 - 08/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Convocação de 10 horas
Didática de Ciências
Didática de Estudos Sociais

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/São Sepé, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Educadora Especial, Carga horária: 20

Atividades

05/1991 - 07/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
alfabetização de alunos surdos

Escola Estadual de E.M. Dr. Walter Jobim, EEWJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Especial, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Educação Especial em Sala de Recursos.


FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA, FADISMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 4
Outras informações
PROFESSORA DA DISCIPLINA DE LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.


Prefeitura Municipal de Santa Maria, P/SANTA MARIA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação da Educação Inclusiva, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação na Secretaria de Município da Educação na coordenação das ações da educação inclusiva na Rede Municipal de Ensino.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Inclusão (GEPEDUSI)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Vanise Mello Lorensi - Integrante / ANA CLAUDIA PAVÃO - Integrante / SILVIA PAVÃO - Coordenador / Mariane Carloto da Silva - Integrante / CARMEN SEGATTO - Integrante.
2017 - Atual
Libras no contexto pedagógico: aprendizagem docente na formação inicial e continuada
Descrição: Libras, aprendizagem docente, Educação Superior, Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanise Mello Lorensi - Integrante / Edna Márcia de Souza - Integrante / Giovana Medianeira Fracari Hautrive - Coordenador / Marta Cleonice Martins Medeiros - Integrante / Alexsandra dos Santos Rosa - Integrante.
2015 - Atual
Projeto Mãos Livres - Fase II CE/UFSM
Descrição: Projeto Mãos Livres Fase II para produção de artefatos culturais em LIBRAS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanise Mello Lorensi - Integrante / CASARIN, M. DE M. - Coordenador / Patricia Farias Fantinel - Integrante / Juliana Corrêa de Lima - Integrante / ANIE PEREIRA GOULART GOMES - Integrante.
2010 - 2018
Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva
Descrição: Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas pedagógicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanise Mello Lorensi - Integrante / Fabiane Adela Tonetto Costas - Coordenador.


Projetos de extensão


1988 - 1988
Alternativas Medtodológicas para as Séries Iniciais
Descrição: Projeto de Extensão Alternativas Medtodológicas para as Séries Iniciais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vanise Mello Lorensi - Coordenador / KRONING, Dulce - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
Mãos Livres
Descrição: Projeto Mãos Livres desenvolve artefatos culturais em LIBRAS através de livros e vídeos..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vanise Mello Lorensi - Coordenador / Melânia de Melo Casarin - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Professora Homenageada do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena/UFSM/EAD/UAB - Polo de Três de Maio, Universidade Federal de Santa Maria.
2010
Professora Homenageada, Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTAS, F. A. T.2013COSTAS, F. A. T. ; LORENSI, Vanise Mello . Educação a distância e a inclusão de estudantes com deficiências: algumas considerações. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 15/02/13, p. 01-11, 2013.

2.
CAVALHEIRO2010CAVALHEIRO ; MEDEIROS, Marta Cleonice Martins ; LORENSI, Vanise Mello . O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE LETRAMENTO DO ALUNO SURDO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VISUAIS PROPORCIONADAS PELA LITERATURA INFANTIL. REI. Revista de Educação do IDEAU, v. 05, p. 01-12, 2010.

3.
CASARIN, Melânia de Melo2007CASARIN, Melânia de Melo ; LORENSI, Vanise Mello . Escola para Surdos: território de agenciamento cultural.. Revista Educação Especial (UFSM), v. 29, p. 85-93, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
ROSA, M. P. ; PETERSEN, M. ; LORENSI, Vanise Mello . A disciplina de Libras no ensino superior: um olhar para a comunicação e inclusão. In: Brancher, Vantior R.;Medeiros, Bruna de A.; Machado, Fernanda de C.. (Org.). Caminhos possíveis à inclusão II: Educação Especial: novos prismas. 01ed.Curitiba/PR: Appris Editora, 2018, v. 02, p. 21-298.

2.
LORENSI, Vanise Mello; COSTAS, F. A. T. . Ambientes Virtuais e Materiais Didáticos Acessíveis: é possível?. In: Altair Alberto Fávero; Gionara Tauchen. (Org.). Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul. 01ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 01, p. 15-551.

3.
MEDEIROS, M.C.M. ; ROSA, A. S. ; LORENSI, Vanise Mello . Apontamentos para a formação do professor: estratégias e práticas na educação de surdos. In: Siluk, Ana Claudia. (Org.). Atendimento Educacional Especializado: processos de aprendizagem na universidade. 01ed.Santa Maria: Laboratório de Pesquisa e documentação, 2013, v. 01, p. 25-263.

4.
LORENSI, Vanise Mello; LIMA, B. R. . Prática docente e a pessoa com autismo. In: Siluk, Ana Claudia. (Org.). Atendimento Educacional Especializado: processos de aprendizagem na universidade. 01ed.Santa Maria: Laboratório de Pesquisa e documentação, 2013, v. 01, p. 24-263.

5.
HAUTRIVE, G. M. F. ; LORENSI, Vanise Mello . A LITERATURA SURDA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA PARA SURDOS. In: Fabiane Adela Tonetto Costas. (Org.). Educação, educação especial e inclusão: fundamentos, contexto e práticas. 01ed.CURITIBA: Editora Appri, 2012, v. 01, p. 17-201.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LORENSI, Vanise Mello. Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: viabilizando os recursos de inclusão na Educação a Distância. In: 1º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão, 2017, Porto Alegre. 1º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2017.

2.
BRUM, J. M. ; LIMA, J. C. ; GOMES, N. P. G. ; LORENSI, Vanise Mello ; CASARIN, Melânia de Melo . A coleção Mamíferos Brasileiros em Extinção: Literatura em Libras. In: 1º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão, 2017, Porto Alegre. 1º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2017.

3.
LORENSI, Vanise Mello. Educação a distância e tecnologias digitais acessíveis: Espaço para a inclusão educacional. In: IV Jornadas Nacionales y II Latinoamericanas de Investigadores/as en Formación en Educación, 2014, Buenos Aires. III JORNADAS NACIONALES y I JORNADAS LATINOAMERICANAS DE INVESTIGADORES/AS EN FORMACIÓN EN EDUCACIÓN. Buenos Aires, 2014. p. 660-734.

4.
LORENSI, Vanise Mello. DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNO COM SURDEZ: UM ESTUDO DE CASO. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-EDUCERE, 2013, CURITIBA. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO. CURITIBA/PR: PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, 2013.

5.
LORENSI, Vanise Mello. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ACESSÍVEIS:DELINEANDO CONTORNOS PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO; IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 2013, CURITIBA. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ACESSÍVEIS:DELINEANDO CONTORNOS PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL. CURITIBA/PR: PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, 2013.

6.
HONNEF, C. ; LORENSI, Vanise Mello . A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA AOS OLHOS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA-EAD. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; II SEMINÁRIO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADES E EDUCAÇÃO; IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 2013, CURITIBA. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO. CURITIBA/PR: PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, 2013.

7.
LAVARDA, E. S. ; SARZI, L. Z. ; LORENSI, Vanise Mello . AS AÇÕES AFIRMATIVAS E A INCLUSÃO EDUCACIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO; IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 2013, CURITIBA. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2013.

8.
LORENSI, Vanise Mello ; LORENSI, Vanise Mello . Curso de Especialização em atendimento educacional especializado: um estudo de caso de aluna com surdez. In: II Seminário Nacional de Educação Especial e XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 2012, Vitória/ES. A educação especial no cenário educacional brasileiro: indícios, registros e práticas de inclusão, 2012.

9.
TAMBARA, K. G. ; LORENSI, V. M. ; COSTAS, F. A. T. ; SARZI, L. Z. ; LORENSI, Vanise Mello . As Políticas de Educação Especial frente a uma Perspectiva Inclusiva. In: II Seminário Nacional de Educação Especial e XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, 2012, Vitória/ES. A educação especial no cenário educacional brasileiro: indícios, registros e práticas de inclusão, 2012.

10.
LORENSI, Vanise Mello; LAVARDA, E. S. ; TAMBARA, K. G. . A Educação Inclusiva: aspectos legais e a formação de professores. In: III Seminário Internacional de Gestão Educacional - VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional, 2012, Santa Maria. III Seminário Internacional de Gestão Educacional - VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional, 2012.

11.
SARZI, L. Z. ; LORENSI, Vanise Mello ; LAVARDA, E. S. ; TAMBARA, K. G. . As políticas públicas da Educação Especial em consonância com a perspectiva da educação inclusiva: o reflexo da teoria na prática. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos/SP. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012.

12.
TAMBARA, K. G. ; LAVARDA, E. S. ; COSTAS, F. A. T. ; LORENSI, Vanise Mello . Educação Especial no Brasil e no Rio Grande do Sul: pontos e contrapontos políticos e legais. In: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012, São Carlos. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, 2012.

13.
TAMBARA, K. G. ; LAVARDA, E. S. ; LORENSI, Vanise Mello . A FORMAÇÂO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALGUNS APONTAMENTOS. In: III JORNADAS NACIONALES y I LATINOAMERICANAS DE INVESTIGADORES/AS EN FORMACIÓN EN EDUCACIÓN INSTITUTO DE INVESTIGACIONES EN CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN (IICE), 2012, Buenos Aires. III JORNADAS NACIONALES y I JORNADAS LATINOAMERICANAS DE INVESTIGADORES/AS EN FORMACIÓN EN EDUCACIÓN INSTITUTO DE INVESTIGACIONES EN CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN (IICE) - UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES FACULTAD DE FILOSOFÍA Y LETRAS - Puan 480 (CABA), 2012. p. 1-10.

14.
MEDEIROS, Marta Cleonice Martins ; LORENSI, Vanise Mello . EDUCAÇÃO DE SURDOS NA DIFERENÇA: RECURSOS PEDAGÓGICOS VISUAIS PARA O ALUNO SURDO. In: 2° Seminário sobre Interação Universidade/Escola e do 2° Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares, 2011, Santa Maria. EDUCAÇÃO DE SURDOS NA DIFERENÇA: RECURSOS PEDAGÓGICOS VISUAIS PARA O ALUNO SURDO. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011. v. 01. p. 58-58.

15.
LORENSI, Vanise Mello. Abordando a Educação Inclusiva:Seus Aspectos Legais e a Formação de Professores. In: II Seminário Internacional de Gestão Educaciona e Iv Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos, 2010, Santa Maria. II Seminário Internacional de Gestão Educacional, 2010.

16.
LORENSI, Vanise Mello. Contos de história em língua de sinais: um ambiente bilíngue na educação de surdos. In: II Congresso de Educação, Arte e Cultura, 2009, Santa Maria. Contos de história em língua de sinais: um ambiente bilíngue na educação de surdo, 2009.

17.
LORENSI, Vanise Mello; CAVALHEIRO ; MEDEIROS, M.C.M. . O Desenvolvimento do processo de Letramento do aluno Surdo a partir das Experiências Visuais. In: III Seminário Nacional de Formação de Professores:possibilidades frente à história da alfabetização, 2009, Santa Maria. III Seminário Nacional de Formação de Professores (Qualis B5), 2009.

18.
SOUZA, E. M. ; LORENSI, Vanise Mello ; HAUTRIVE, G. M. F. . O Bilínguismo como proposta para a alfabetização de crianças surdas. In: II Seminário Nacional e V Seminário Regional de Formação de Professores:Alfabetização e letramento: possibilidades de inclusão social., 2007. II Seminário Nacional V Seminário Regional de Formação de Professores. Santa Maria, 2007. v. 01.

19.
SOUZA, E. M. ; HAUTRIVE, G. M. F. ; LORENSI, Vanise Mello . Experiência de Alfabetização de surdos numa proposta bilíngüe. In: 12ª jornada Nacional de Educação, 2006, Santa Maria. Experiência de Alfabetização de surdos numa proposta bilíngüe, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LORENSI, Vanise Mello; MEDEIROS, M.C.M. . Educação de Surdos na Diferença: Recursos Pedagógicos Visuais para o aluno Surdo. In: V Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva, 2009, Santa Maria. V Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. Santa Maria, 2009.

2.
LORENSI, Vanise Mello; CASARIN, Melânia de Melo . Aquisição da Língua de Sinais:elemento construtor de identidades. In: 7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem, 2006, Porto Alegre. Aquisição da Língua de Sinais:elemento construtor de identidades. Porto Alegre: PUCRS, 2006. p. 68-69.

3.
ROCHA, P. N. ; SAIDELLES, F. C. ; LORENSI, Vanise Mello . A Educação Infantil e o Educador Surdo:um contato necessário para aquisição da linguagem. In: 7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem, 2006, Porto Alegre. A Educação Infantil e o Educador Surdo:um contato necessário para aquisição da linguagem. Porto Alegre: PUCRS, 2006. p. 231-231.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LORENSI, Vanise Mello. Inserção da Disciplina de LIBRAS:as primeiras impressões e desdobramentos. In: 1º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão, 2017, Porto Alegre. 1º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2017.

2.
LORENSI, Vanise Mello; MEDEIROS, Marta Cleonice Martins . Educação de surdos na diferença: recursos pedagógicos visuais para o aluno surdo. In: 2º Seminário sobre interação Universidade/Escola; 2º Seminário sobre impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares, 2011, Santa Maria. Resumo dos trabalhos apresentados e programação/2º SIPERE. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011. v. 01. p. 08-110.

3.
LORENSI, Vanise Mello; CASARIN, Melânia de Melo . Escola para Surdos:Um Espaço de Encontro de Culturas. In: 11ª Jornada Nacional de Educação:na idversidade:posibilidades pedagógicas inovadoras, 2005, Santa Maria. 11ª Jornada Nacional de Educação, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
DILLENBURG, A. I. ; LORENSI, Vanise Mello . DESAFIOS DA ACESSIBILIDADE A PARTIR DE SI MESMO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MEDEIROS, M.C.M. ; LORENSI, Vanise Mello . BARREIRAS ATITUDINAIS E ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO DE SANTA MARIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LORENSI, Vanise Mello. Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: viabilizando os recursos de inclusão na Educação a Distância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LORENSI, Vanise Mello. Inserção da Disciplina de LIBRAS:as primeiras impressões e desdobramentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BRUM, J. M. ; LIMA, J. C. ; LORENSI, Vanise Mello ; GOMES, N. P. G. ; CASARIN, Melânia de Melo . A coleção Mamíferos Brasileiros em Extinção: Literatura em Libras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LORENSI, Vanise Mello. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DE ALUNOS SURDOS: UMA APROXIMAÇÃO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ROSA, M. P. ; PETERSEN, M. ; LORENSI, Vanise Mello . Programa DIVERSIDADES 5ª Edição 'O Direito à acessibilidade: uma análise sob o viés do Autismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ROSA, M. P. ; PETERSEN, M. ; LORENSI, Vanise Mello . Vivências de acadêmicos de cursos de Licenciaturas na aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
LORENSI, Vanise Mello. A Inclusão educacional e educação superior: realidade e perspectivas na educação a distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
HONNEF, C. ; LORENSI, Vanise Mello . A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA AOS OLHOS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA-EAD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LAVARDA, E. S. ; SARZI, L. Z. ; LORENSI, Vanise Mello . AS AÇÕES AFIRMATIVAS E A INCLUSÃO EDUCACIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LORENSI, Vanise Mello; LAVARDA, E. S. ; TAMBARA, K. G. . A Educação Inclusiva: aspectos legais e a formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TAMBARA, K. G. ; LAVARDA, E. S. ; COSTAS, F. A. T. ; LORENSI, Vanise Mello . Educação Especial no Brasil e no Rio Grande do Sul: pontos e contrapontos políticos e legais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SARZI, L. Z. ; LORENSI, Vanise Mello ; LAVARDA, E. S. ; TAMBARA, K. G. . As políticas públicas da Educação Especial em consonância com a persectiva da educação inclusiva: o reflexo da teoria na prática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
COSTAS, F. A. T. ; TAMBARA, K. G. ; SARZI, L. Z. ; LORENSI, Vanise Mello . As Políticas de educação especial frente a uma perspectiva inclusiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MEDEIROS, Marta Cleonice Martins ; LORENSI, Vanise Mello . EDUCAÇÃO DE SURDOS NA DIFERENÇA: RECURSOS PEDAGÓGICOS VISUAIS PARA O ALUNO SURDO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
LORENSI, Vanise Mello. Escola Especial de Surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LORENSI, Vanise Mello. Abordando a Educação Inclusiva:Seus Aspectos Legais e a Formação de Professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
LORENSI, Vanise Mello; Marta Cleonice Martins . Educação de Surdos na Diferença: Recursos Pedagógicos Visuais para o aluno Surdo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
LORENSI, Vanise Mello. Contos de histórias em língua de sinais: um ambiente bilíngue na educação de surdos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
Alessandra ; MEDEIROS, Marta Cleonice Martins ; LORENSI, Vanise Mello . O desenvolvimento do processo de Letramento do aluno Surdo a partir das experiências Visuais proporcionadas pela Literatura Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
LORENSI, Vanise Mello. Relato de Experiências: aquisição da Língua de Sinais na Educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
LORENSI, Vanise Mello. Educação de Surdos num Ambiente Bilíngue. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
LORENSI, Vanise Mello; HAUTRIVE, G. M. F. ; SOUZA, E. M. . O bilinguismo como proposta para a alfabetização de crianças surdas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SOUZA, E. M. ; HAUTRIVE, G. M. F. ; LORENSI, Vanise Mello . Experiência de alfabetização de surdos numa proposta bilíngue. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SAIDELLES, F. C. ; ROCHA, P. N. ; LORENSI, Vanise Mello . A Educação Infantil e o Educador Surdo: um contato necessário para aquisição da linguagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
LORENSI, Vanise Mello; CASARIN, Melânia de Melo . Aquisição da Língua de Sinais: elemento construtor de identidades. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
LORENSI, Vanise Mello; CASARIN, Melânia de Melo . Escola para Surdos: um espaço de encontro de culturas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CASARIN, M. M. ; ZAMBONATO, A. ; LORENSI, Vanise Mello . MAMÍFEROS BRASILEIROS EM EXTINÇÃO: versão em Libras vol.1. Santa Maria: Editora UFSM, 2017 (Coleção de livros e CD).

2.
CASARIN, M. M. ; ZAMBONATO, A. ; LORENSI, Vanise Mello . Coleção Mamíferos em Extinção: versão em Libras. vol. 02. Santa Maria: Editora UFSM, 2017 (Coleção de livros e CD).

3.
CASARIN, Melânia de Melo ; ZAMBONATO, A. ; LORENSI, Vanise Mello . Coleção Mamíferos em Extinção: versão em Libras. vol. 03. Santa Maria: Editora UFSM, 2017 (Coleção de livros e CD).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
LORENSI, Vanise Mello ; LORENSI, V. M. ; LORENSI, Vanise Mello . Educação Infantil na Escola para Surdos. 2009; Tema: Discutir a educação de alunos Surdos. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
LORENSI, Vanise Mello; LAVARDA, E. S. ; MOHR, A. C. . Uma roda de conversa: inclusão não é o bicho papão. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LORENSI, Vanise Mello. Política, Estrutura e Administração na Educação Brasileira. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
MEDEIROS, Marta Cleonice Martins ; LORENSI, Vanise Mello . I Encontro sobre Estratégias e Práticas na Educação de Surdos. 2012. (Oficina Pedagógica).

4.
MEDEIROS, Marta Cleonice Martins ; LORENSI, Vanise Mello . Estratégias e Práticas na Educação de Alunos Surdos: relatos de experiências. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LORENSI, Vanise Mello; MEDEIROS, Marta Cleonice Martins ; ROSA, A. S. . Estratégias e Práticas na Educação de Surdos: Relatos de Experiência. 2011. (Oficina Pedagógica).

6.
LORENSI, Vanise Mello. Projeto 'Programa Incluir 2011'. 2011. (Oficina Pedagógica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CASARIN, Melânia de Melo; MACHADO, Catia; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Carine Martins Barcellos. INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: A VISÃO DE COLEGAS OUVINTES SOBRE A PRESENÇA DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a Distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
LORENSI, Vanise Mello; CASARIN, Melânia de Melo; CAMATTI, Liane. Participação em banca de Luiza Cátie da Rosa Silva. PROFESSOR SURDO NO ESPAÇO DOCENTE: NOVAS PERSPECTIVAS FRENTE À INCLUSÃO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a Distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
CASARIN, Melânia de Melo; LORENSI, Vanise Mello; BONETTI, Zuleica Viçosa. Participação em banca de Maria Izabel Pereira Costa. PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: A OBSERVAÇÃO E ESTIMULAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a Distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
SANTOS, A ngela Nediane dos; BONETTI, Zuleica Viçosa; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Márcia Diaz Costa. A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A DIVERSIDADE HUMANA.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a Distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
SANTOS, A ngela Nediane dos; LORENSI, Vanise Mello; BONETTI, Zuleica Viçosa. Participação em banca de Deuzélina Francisco da Conceição. A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ATUALIDADE: NOTAS PROBLEMATIZADORAS. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a Distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
MORAIS, Mônica Zavacki de; LORENSI, Vanise Mello; TURCHIELLO, Priscila. Participação em banca de Flavia Vessozi Corrêa de Camargo. EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM DIÁLOGO SOBRE AS CENAS DO ATENDIMENTO NO ESPAÇO INCLUSIVO.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a Distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
DAMILANO, José Luiz Padilha; VILLAGRAN, Valquirea Monteblanco; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Cleonice Rodrigues Ramos. A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DÉFICIT COGNITIVO.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a Distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
MENEZES. E. C. P.; OLIVEIRA, Biviane M.; TREVISAN, Patricia Farias Fantinel; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Clariane do Nascimento de Freitas. A TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRY WALLON E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a Distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
MENEZES. E. C. P.; OLIVEIRA, Biviane M.; TREVISAN, Patricia Farias Fantinel; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Maria Esther Gomes de Souza. ADOLESCÊNCIA, IDADE ADULTA E DEFICIÊNCIA: DISCUSSÕES ACERCA DE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a Distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
NASCIMENTO, Luciana M.; CASARIN, Melânia de Melo; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Vanilda Mateus Silva. RECONHECENDO A DIVERSIDADE COMO ALGO NATUAL, TORNA-SE IMPRESCENDÍVEL PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO UMA MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO DE SEU PAPEL PARA A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a Distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RAMPELOTTO, E. M.; MELARA, A.; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de DANIELE DA ROSA SIQUEIRA MARQUES.Entre a Língua e Linguagem: dos sinais caseiros à aquisição tardia da Língua de Sinais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
LORENSI, Vanise Mello; RAMPELOTTO, Elisane Maria. Participação em banca de Daiane Rasera Brum.Libras: experiências vividas por acadêmicos ouvintes do Curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
RAMINELLI, F. P.; LORENSI, Vanise Mello; SCHIRMER, C.. Participação em banca de Carlos Renan Eggers.Cotas Raciais: uma análise da Lei 12.711/12 e sua aplicação na Universidade Federal de Santa Maria. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA.

4.
DUARTE, F. R.; CARDOSO, W. M.; SCHIRMER, C.; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Vanessa Marques Rocha.Direito à Educação para Pessoas com Deficiência como Garantia Constitucional.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA.

5.
LORENSI, Vanise Mello; DUARTE, F. R.; CARDOSO, W. M.. Participação em banca de TAMARA KOPP JARDIM.A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO NO ÂMBITO PRIVADO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA.

6.
MOHR, A. C.; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Paloma Brum Schaffer Schenato.Alfabetização dos alunos com deficiência intelectual em uma Instituição/espaço especializado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português/Literaturas) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
LOUZADA, M.; MAZZARDO, L.; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Adriana de Almeida Barragan.O registro multiparental como opção à adoção unilateral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA.

8.
MAZZARDO, L.; LOUZADA, M.; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Grasiele Rodrigues Mello moreira.A aplicação do estatuto da criança e do adolescente na garantia do direito à convivência familiar e comunitária frente a adoção tardia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA.

9.
DUARTE, F. R.; FERRAO, I.; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Nediane Camargo de Quevedo.O ECA frente à alienação parental à luz do princípio do melhor interesse da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA.

10.
MARTINS, I. C.; LORENSI, Vanise Mello; LOPES, F. R.. Participação em banca de Isabel Angélica Scoto Alves.A Justiça Restaurativa e sua aplicabilidade aos adolescentes autores de ato infracionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA.

11.
CASARIN, Melânia de Melo; LORENSI, Vanise Mello; LIMA, J. C.. Participação em banca de Julian Monego Brun.Coleção mamíferos brasileiros em extinção: a produção de um artefato. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

12.
DUARTE, F. R.; PEROBELLI, M.; LORENSI, V. M.; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Eliane Maria Meireles.O trabalho infantil no Brasil e a questão da desigualdade social: um olhar através do direito de proteção integral da criança na atualidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA.

13.
LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Silvia Inês Schneider.Aspectos do brincar na sociedade moderna. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

14.
TOMAZETTI, C.; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Rute Mello Schettert.A MEDIAÇÃO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS COM O BRINCAR E O APRENDER. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

15.
TOMAZETTI, C.; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Tatiana dos Santos Baptista.DISLEXIA DURANTE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

16.
TOMAZETTI, C.; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Suzimara Cargnelutti Zanon.A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

17.
Casarin; FANTINEL, P. F.; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Maisa Gisieli Barth.O uso das Tic's na sala de recursos multifuncionais do atendimento educacional especializado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

18.
LORENSI, Vanise Mello; CECHIN, A. F.; POSSA, L. B.. Participação em banca de Priscilla Oliveira.Como ensinar matemática na Escola ativa? as orientações ao profesor primário contidas nos periódicos pedagógicos do período de 19630 a 1960.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

19.
LORENSI, Vanise Mello; POSSA, L. B.; CECHIN, A. F.. Participação em banca de Greice Dumke.Aplicatividade das tecnologias de informação e comunicação nos Anos Iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

20.
LORENSI, Vanise Mello; POSSA, L. B.; CECHIN, A. F.. Participação em banca de Lediane maria Feyth Schepp.A brincadeira livre e a aprendizagem no contexto da Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

21.
LORENSI, Vanise Mello; POSSA, L. B.; CECHIN, A. F.. Participação em banca de Magna Larissa Prediger Severo da Silva.A importância do aprender brincando e do lúdico na sala de aula: reflexões sobre a prática pedagógica desenvolvida durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

22.
LORENSI, Vanise Mello; POSSA, L. B.; CECHIN, A. F.. Participação em banca de Ana Paula Lüdtke Fardin.A presença das atividades lúdicas na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

23.
ABE, C. S.; POSSA, L. B.; LORENSI, Vanise Mello; CECHIN, A. F.. Participação em banca de Cleusa Soder Abé.O lúdico no ensino: aprendizagem da matemática nos anos iniciais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

24.
FREITAS, A. P.; CECHIN, A. F.; POSSA, L. B.; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Ana Paula P. de Freitas.Educação Especial na perspectivada educação inclusiva no contexto da educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

25.
ROHRS, T. C.; CECHIN, A. F.; LORENSI, Vanise Mello; POSSA, L. B.. Participação em banca de Tatiane de Camargo Röhrs.As práticas pedagógicas: um momento diferenciado no ambiente escolar da Escola Waldemar Wolff. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

26.
VALGUGA, M. T.; CECHIN, A. F.; POSSA, L. B.; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Marcia teresinha Valduga.Inclusão digital nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal São José. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

27.
ROSA, L. L. G. C.; CECHIN, A. F.; POSSA, L. B.; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Lisyara Layse Giribone de Castro da Rosa.De que forma a escola Rivadavia Correia tem trabalhado com a educação inclusiva?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

28.
RAMPELOTTO, Elisane Maria; TREVISAN, Patricia Farias Fantinel; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Kerlin Priscila Trindade Roballo.FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

29.
RAMPELOTTO, Elisane Maria; MARQUESAN, Lorena Inês Peterini; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Idelma Almansa Concari da Rosa.LÚDICO E FAZ-DE-CONTA: UM ESTUDO NA ESCOLA DE SURDOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

30.
RAMPELOTTO, Elisane Maria; PEREIRA, Michele Quinhones; MEZZOMO, Gislaine Gundel; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Marciele Vieira Dorneles.A FAMÍLIA OUVINTE: DIFERENTES OLHARES SOBRE A SURDEZ E A EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

31.
RAMPELOTTO, Elisane Maria; LORENSI, Vanise Mello; SILUK, Ana Claudia Pavão. Participação em banca de Daieli Althaus.A FAMÍLIA OUVINTE E O ENCONTRO NA COMUNIDADE SURDA DE SANTA MARIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

32.
LORENSI, Vanise Mello; RAMPELOTTO, Elisane Maria; MORAIS, Mônica Zavacki de. Participação em banca de Graciele Marjana Kraemer.A CULTURA SURDA NA INFÂNCIA: MARCAS E TRAÇOS QUE CONSTITUEM AS FRONTEIRAS DO OUTRO.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

33.
RAMPELOTTO, Elisane Maria; MORAIS, Mônica Zavacki de; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Scheila Tatiane dos Santos.A HETEROGENEIDADE DAS TURMAS DE PROGRESSÃO:LIDANDO COM AS DIFERENÇAS NA SALA DE AULA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

34.
RAMPELOTTO, Elisane Maria; MORAIS, Mônica Zavacki de; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Fernanda dos Santos Cavalheiro.A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

35.
RAMPELOTTO, Elisane Maria; MORAIS, Mônica Zavacki de; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Liane Camatti.TURMAS DE PROGRESSÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM:DISCUTINDO ESTAS QUESTÕES A PARTIR DA REALIDADE DE UMA ESCOLA DE SURDOS.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

36.
RAMPELOTTO, Elisane Maria; MORAIS, Mônica Zavacki de; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Fabiane da Costa Saidelles.EDUCAÇÃO INFANTIL:UM ESPAÇO VOLTADO À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

37.
RAMPELOTTO, Elisane Maria; MORAIS, Mônica Zavacki de; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Jorge Alberto Gómez Castaño.EDUCADOR SURDO: CULTURA, COMUNIDADE E IDENTIDADE SURDA.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

38.
MORAIS, Mônica Zavacki de; RAMPELOTTO, Elisane Maria; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Evelise Rorato Dotto.LITERATURA INFANTIL: UMA ALTERNATIVA LÚDICA PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

39.
MORAIS, Mônica Zavacki de; RAMPELOTTO, Elisane Maria; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Juliana Corrêa de LIma.JOVENS E ADULTOS SURDOS: EDUCAÇÃO E CIDADANIA A PARTIR DE UMA REALIDADE COMUM.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

40.
MORAIS, Mônica Zavacki de; RAMPELOTTO, Elisane Maria; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Priscila do Nascimento Rocha.O BRINCAR COMO APRENDIZADO: O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

41.
RAMPELOTTO, Elisane Maria; LORENSI, Vanise Mello; MORAIS, Mônica Zavacki de. Participação em banca de Lidiane Barreto Alves.PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS: TRABALHANDO COM A REALIDADE.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

42.
RAMPELOTTO, Elisane Maria; MORAIS, Mônica Zavacki de; LORENSI, Vanise Mello. Participação em banca de Samuel dos Santos Mota.ANALISANDO A CONSTRUÇÃO DA L2 EM UM CONTEXTO BILÍNGÜE.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em EDUCAÇÃO ESPECIAL) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
RAMPELOTTO, Elisane Maria; LORENSI, Vanise Mello; MELARA, A.. Acessibilidade e Inclusão:experiências no cotidiano escolar de alunos cadeirantes no município de Santa Maria-RS. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
RAMPELOTTO, Elisane Maria; LORENSI, Vanise Mello; MELARA, A.. Acessibilidade para surdos em concessionárias de veículos automotivos em Santa Maria-RS. 2017. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
LORENSI, Vanise Mello; CANABARRO, R. C.. Comissão de Seleção e Avaliação para contratação emergencial de professores. 2016. Prefeitura Municipal de Santa Maria.

4.
SOUZA, A. S.; LORENSI, Vanise Mello. Banca de Qualificação de TCC I do Curso de Graduação em Direito. 2016. FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA.

5.
SPAT, G. M.; LORENSI, Vanise Mello. Banca de Qualificação de TCC I do Curso de Graduação em Direito. 2016. FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA.

6.
COCCO, F. M.; LORENSI, Vanise Mello; MONTARDO, C. E.. Banca de Qualificação de TCC I do Curso de Graduação em Direito. 2016. FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA.

7.
Casarin; MENEZES. E. C. P.; LORENSI, Vanise Mello. Seleção de candidatos ao Curso de Especialização a Distância em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos.. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva:o ensino e aprendizagem em questão. 2017. (Seminário).

2.
II Mostra do Projeto Mãos Livres: Produções Culturais em Libras e Lançamento da Coleção Mamíferos Brasileiros em Extinção. 2017. (Outra).

3.
I Seminário Nacional Tecnologia De Cultura Surda / Ii Fórum De Estudos Dos Surdos Na Área Da Informática/br. 2017. (Seminário).

4.
Seminário Internacional de Cinema estudantil - CinEst. 2017. (Seminário).

5.
XI Seminário de educação Especial, II Seminário Latino-Americano de Educação Especial.Vivências de acadêmicos de Cursos de Licenciaturas na Aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. 2017. (Seminário).

6.
Conversa de professor: permanência de alunos com deficiência no ensino superior. 2016. (Encontro).

7.
Fadisma Entre/Mentes. 2016. (Outra).

8.
I Dia da Conscientização da Dislexia. 2016. (Outra).

9.
IV Seminário Internacional sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial - Inclusão: construindo Redes de Apoio. 2015. (Seminário).

10.
X Seminário de educação Especial, II Seminário Latino-Americano de Educação Especial. 2015. (Seminário).

11.
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL.Uma roda de conversa: inclusão não é o bicho papão. 2014. (Seminário).

12.
Seminário Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação Especial. 2014. (Seminário).

13.
X Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2014. (Outra).

14.
IV Seminário Interno da Linha de Pesquisa Educação Especial?PPGE?UFSM - Convergências Teóricas e políticas entre a Educação geral e a Educação Especial.A Inclusão educacional e educação superior: realidade e perspectivas na educação a distância. 2013. (Seminário).

15.
IX Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2013. (Outra).

16.
VIII Seminário de Educação Especial - campo teórico e/ou serviço técnico?.As diferentes "faces" da atuação da educadora especial: pesquisas. 2013. (Seminário).

17.
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; II SEMINÁRIO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADES E EDUCAÇÃO. DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNO COM SURDEZ: UM ESTUDO DE CASO. 2013. (Congresso).

18.
II Seminário Nacional de Educação Especial e XIII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva.As Políticas de Educação Especial frente a uma Perspectiva Inclusiva. 2012. (Seminário).

19.
IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências. 2012. (Seminário).

20.
IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências. 2012. (Seminário).

21.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. As políticas públicas da educação especial em consonância com a perspectiva da educação inclusiva: o reflexo da teoria na prática. 2012. (Congresso).

22.
2° Seminário sobre Interação Universidade/Escola e do 2° Seminário sobre Impactos de Políticas Educacionais nas Redes Escolares.EDUCAÇÃO DE SURDOS NA DIFERENÇA: RECURSOS PEDAGÓGICOS VISUAIS PARA O ALUNO SURDO. 2011. (Seminário).

23.
I Congresso de Educação, Pesquisa e Contemporaneidade. 2011. (Congresso).

24.
VII Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2011. (Outra).

25.
XI Encontro das Escolas de Surdos do RS. 2011. (Encontro).

26.
II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos.Abordando a Educação Inclusiva: seus aspectos legais e a formação de professores. 2010. (Seminário).

27.
VI Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2010. (Outra).

28.
VI Encontro Estadual do Fórum Gaúcho Infantil do Brasil - MIEIB. 2010. (Encontro).

29.
II Congresso de Educação, Arte e cultura (CEAC). Contos de histórias em língua de sinais: um ambiente bilíngue na educação de surdos. 2009. (Congresso).

30.
III Seminário Nacional de Formação de Professores:possibilidades frente à História da Alfaetização.O desenvolvimento do processo de letramento do aluno surdo a partir das experiências visuais proporcionadas pela literatura infantil. 2009. (Seminário).

31.
V Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva.Educação de Surdos na Diferença: Recursos Pedagógicos Visuais para o aluno Surdo. 2009. (Outra).

32.
Fórum Mundial de Educação de Santa Maria - Educação: Economia Solidária e Ética Planetária. 2008. (Outra).

33.
IV Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2008. (Outra).

34.
II Seminário Nacional e V Seminário Regional de Formação de Professores:Alfabetização e letramento: possibilidades de inclusão social..EXPERIÊNCIAS DE ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS NUMA PROPOSTA BILÍNGÜE.. 2007. (Seminário).

35.
VII Encontro das Escolas de Surdos.. 2007. (Encontro).

36.
12ª jornada Nacional de Educação:Educação e Sociedade: Perspectivas Educacionais no século XXI. Experiência de Alfabetização de surdos numa proposta bilíngüe. 2006. (Congresso).

37.
III Curso de Formação em Educação Inclusiva. 2006. (Outra).

38.
11ª Jornada Nacional de Educação:Na diversidade:posibilidades pedagógicas inovadoras..Escola para Surdos:Um Espaço de Encontro de Culturas. 2005. (Outra).

39.
I Curso de formação de Professores:"Refletindo os Desafios da Alfabetização e do Letramento".. 2005. (Outra).

40.
II Curso de Formação em Educação Inclusiva. 2005. (Outra).

41.
Curso de Formação Inclusiva. 2004. (Outra).

42.
IV Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação. 2004. (Seminário).

43.
1º Encontro Nacional sobre Ludicidade e Educação. 2003. (Encontro).

44.
curso A construção do Currículo da Escola e a Educação de Surdos. 2002. (Outra).

45.
1º Jornada Estadual de Educação Infantil. 1999. (Outra).

46.
3ª Jornada Pedagógica da Escola Estadual de 1º e 2º Graus "Cícero Barreto". 1998. (Outra).

47.
II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul. 1998. (Congresso).

48.
II Seminário da 8ª Região Escolar sobre o PRC para o Ensino Fundamental. 1998. (Seminário).

49.
II Seminário Estadual de Construção Coletiva do PRC - Ensino Fundamental. 1998. (Seminário).

50.
Palestra sobre Educação Especial. 1998. (Outra).

51.
2ª Jornada Pedagógica Da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Cícero Barreto. 1997. (Outra).

52.
II Seminário Nacional de Educação Bilíngue para Surdos e I Encontro do Mercosul de Educação de Surdos. 1996. (Seminário).

53.
Curso Melhoria da qualidade de ensino. 1994. (Outra).

54.
1ª Jornada de Estudos sobre Autismo Infantil da Região Sul. 1991. (Outra).

55.
curso Desenvolvimento neurológico da pessoa portadora de deficiência. 1991. (Seminário).

56.
IV Seminário Estadual de Atualização de Recursos Humanos para o Atendimento de Pessoas Portadoras de Deficiência. 1991. (Seminário).

57.
II Seminário Estadual e IV Regional de Estudos sobre Currículo por Atividades. 1990. (Seminário).

58.
X Jornada Sul-Riograndense de profissionais em Audiocomunicação e Iº Encontro Sul-Riograndense de profissionais na área da Deficiência Mental. 1990. (Outra).

59.
Curso de Educação Bilingue para surdo. 1989. (Outra).

60.
Curso a pessoa surda e a comunicação total. 1988. (Outra).

61.
II Seminário Regional de Estudos Sobre Currículo por Atividades. 1988. (Seminário).

62.
IX Jornada Sul Riograndense de Educadores de Deficientes da Audiocomunicação. 1988. (Outra).

63.
CURSO DE LINGUAGEM DAS MÃOS. 1987. (Outra).

64.
Curso de Psicolinguìstica aplicada ao deficiente da audiocomunicação. 1987. (Outra).

65.
curso educação psicomotora. 1987. (Outra).

66.
III Simpósio Internacional da Criança e o Movimento. 1987. (Simpósio).

67.
I Simpósio Internacional da criança especial. 1987. (Simpósio).

68.
VIII Jornada Sul-Rio Grandense de Educadores de Deficientes da Audiocomunicação. 1986. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LORENSI, Vanise Mello; SCHIRMER, C. ; MERLADETE, L. . Projeto. 2017. (Outro).

2.
LORENSI, Vanise Mello. Programa DIVERSIDADES 5ª edição. 2017. (Outro).

3.
LORENSI, Vanise Mello; POSSA, L. B. . VIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - Campo teórico e /ou serviço técnico?. 2013. (Outro).

4.
LORENSI, Vanise Mello. VI Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2010. (Outro).

5.
LORENSI, Vanise Mello; MEDEIROS, Marta Cleonice Martins . V Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2009. (Outro).

6.
LORENSI, Vanise Mello. Seminário A Produção do Conhecimento em Educação Especial. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JESSICA SOARES BASSO. A REALIDADE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTA MARIA/RS DIANTE DA INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA. (Orientador).

2.
Eduarda Aparecida Santos Golart. O DIREITO À ACESSIBILIDADE DAS PESSOAS ?COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA? NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) NO PERÍODO DE 2012 A 2016: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EFETIVIDADE DO SISTEMA DE COTAS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luiza Cátie da Rosa Oliveira. Professor Surdo no Espaço Docente:Novas Perspectivas Frente à Inclusão. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização a Distância em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Vanise Mello Lorensi.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
TAMARA KOPP JARDIM. A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO NO ÂMBITO PRIVADO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA. Orientador: Vanise Mello Lorensi.

2.
Mara Marclei Frigeri. A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Vanise Mello Lorensi.

3.
Jaqueline Zotti Rodigheri. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Vanise Mello Lorensi.

4.
Ligia Taciana Cecilio. ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE: CONSTRUTORES DA CIDADANIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Vanise Mello Lorensi.

5.
Rejane de Fátima Ribeiro dos Santos. ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE: DIFERENTES ESPAÇOS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Vanise Mello Lorensi.

6.
Vanessa Marques Rocha. DIREITO À EDUCAÇÃO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COMO UMA GARANTIA CONSTITUCIONAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA. Orientador: Vanise Mello Lorensi.

7.
EDIANE BERGER. A OPORTUNIDADE DE CONCLUIR OS ESTUDOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA - EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Vanise Mello Lorensi.

8.
STEFFENS, Dieli Caroline Bernhard. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NOS ANOS INICIAIS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Vanise Mello Lorensi.

9.
Mariseti Flores de Melo. Educação Inclusiva: um contínuo desafio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Vanise Mello Lorensi.

10.
Ana Beatriz Silva da Rosa. A alfabetização no contexto de uma Escola para Surdos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Vanise Mello Lorensi.

11.
Dina Souza Costa. Os desafios da inclusão escolar no cotidiano da escola regular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Vanise Mello Lorensi.

12.
Juliana Geri Carvalho Nickel. Educação Especial para alunos Surdos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Vanise Mello Lorensi.

13.
Márcia Martins de Lima. A importância da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia EAD) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Vanise Mello Lorensi.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ROSA, M. P. ; PETERSEN, M. ; LORENSI, Vanise Mello . A disciplina de Libras no ensino superior: um olhar para a comunicação e inclusão. In: Brancher, Vantior R.;Medeiros, Bruna de A.; Machado, Fernanda de C.. (Org.). Caminhos possíveis à inclusão II: Educação Especial: novos prismas. 01ed.Curitiba/PR: Appris Editora, 2018, v. 02, p. 21-298.


Apresentações de Trabalho
1.
LORENSI, Vanise Mello. Relato de Experiências: aquisição da Língua de Sinais na Educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LORENSI, Vanise Mello. Educação de Surdos num Ambiente Bilíngue. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LORENSI, Vanise Mello. Escola Especial de Surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LORENSI, Vanise Mello. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DE ALUNOS SURDOS: UMA APROXIMAÇÃO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROSA, M. P. ; PETERSEN, M. ; LORENSI, Vanise Mello . Programa DIVERSIDADES 5ª Edição 'O Direito à acessibilidade: uma análise sob o viés do Autismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DILLENBURG, A. I. ; LORENSI, Vanise Mello . DESAFIOS DA ACESSIBILIDADE A PARTIR DE SI MESMO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LORENSI, Vanise Mello; POSSA, L. B. . VIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - Campo teórico e /ou serviço técnico?. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro de Comissão Científica - Educação, Inclusão e Qualidade (e-book). Organização: Leandra Bôer Possa.
Disponível:
Santa Maria,RS,Brasil.
LABORATÓRIO DE PESQ. E DOC. -CE-2014.



1º lugar para a Área de Educação Especial (Edital Nº 210/2014) no Concurso de processo seletivo simplificado para contratação de professores substitutos/temporários referente ao Edital Nº 157/2014 do Instituto Federal Farroupilha para o campus de São Vicente do Sul. 

Atestado de trabalho voluntário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Sepé - APAE de outubro a dezembro de 1990, perfazendo um total de 110 hs. O trabalho realizado de avaliação, triagem das crianças cadastradas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 5:26:35