Mirella De Menezes Migliari

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1182036061061100
  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Mirella De Menezes Migliari é Doutora em Design pelo programa de Pós-graduação em Design da PUC Rio, onde desenvolveu pesquisa relacionada à tipografia pós-moderna no Brasil (2010). Mestre em Communication Design pela Central Saint Martins - The London Institute (1998). Desenhista Industrial graduada pela ESDI - UERJ (1995). É professora Titular 1 e pesquisadora da ESPM Rio onde leciona na Graduação em Publicidade e Propaganda e na Graduação em Design, e também no MPGEC - Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (neste leciona Cultura e Estética Contemporânea; e Branding e Experiência Multissensorial). Faz parte ainda do NDE de Design da ESPM Rio. É Coordenadora editorial da Revista Diálogo com a Economia Criativa. É revisora da Revista Pós FAUUSP e da Revista Tríades da PUC Rio. Faz parte do LEMBRAR - Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação, com grupo cadastrado no CNPq de mesmo nome. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada à memória do Design no Brasil, especificamente sobre marcas cariocas. Seus campos de interesse principais são: memória do design brasileiro; design e cultura; tipografia; branding; marcas brasileiras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mirella De Menezes Migliari
Nome em citações bibliográficas
MIGLIARI, Mirella De M.;MIGLIARI, Mirella De Menezes;DE MENEZES MIGLIARI, MIRELLA MENEZES

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Rua do Rosário 90
Centro
20051-060 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 212162000
URL da Homepage: www.espm.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Design.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Tipografia Pós-Moderna nas Bienais da Associação dos Designers Gráficos: 1992-2009, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Vera Lúcia Nojima; Priscila Lena Farias.
Palavras-chave: tipografia; pós-moderno; Design.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
1996 - 1998
Mestrado em Master of Arts in Communication Design.
Central Saint Martins - Colleg of Art & Design, CSM, Inglaterra.
Título: I've Seen - The creative use of advertising media,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Andrew Haslam.
Palavras-chave: Advertising; Typography; Magazine; Media.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
1991 - 1995
Graduação em Desenho Industrial.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: MAM Memorável.
Orientador: João De Souza Leite.




Formação Complementar


2018 - 2018
Sistema Campus Solutions. (Carga horária: 4h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), ESPM, Brasil.
2018 - 2018
Técnicas Básicas de Survey. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), ESPM, Brasil.
2018 - 2018
Bate-papo sobre finanças pessoais. (Carga horária: 2h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Workshop Adobe Photoshop - Retoques básicos em imagens digitais. (Carga horária: 4h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), ESPM, Brasil.
2015 - 2015
Workshop de Design Thinking. (Carga horária: 12h).
University of Potsdam, UNI/Potsdam, Alemanha.
2011 - 2011
Metodologia "Bota pra Fazer". (Carga horária: 16h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), ESPM, Brasil.
2009 - 2009
WORKSHOP MEMÓRIA GRÁFICA BRASILEIRA.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2008 - 2008
TIPOGRAFIA DIGITAL:CONCEITOS E APLICAÇÕES.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2007 - 2007
PHOTOSHOP AVANÇADO.
Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), ESPM, Brasil.
2005 - 2005
As principais habilidades de um professor....
Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), ESPM, Brasil.
2005 - 2005
PRODUÇÃO GRÁFICA.
Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), ESPM, Brasil.
2002 - 2003
Addetto Alla Lavorazione Di Oro E Gioielli.
Campus Intenazionale della Formazione, CIAPI, Itália.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular 01, Carga horária: 40

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Diagramação e Produção Gráfica
07/2018 - Atual
Ensino, Design com ênfase em marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tipografia 01
Projeto de Graduação em Design 2
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , LEMBRAR - Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação, .

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa - MPGEC, .

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , LEMBRAR - Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação, .

02/2018 - 09/2018
Ensino, Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Branding e Experiência Multissensorial
Cultura e Estética Contemporânea
05/2009 - 12/2017
Outras atividades técnico-científicas , Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Atividade realizada
Coordenadora do Núcleo da Graduação em Design - StudioD.

Centro Universitário SENAC, SENAC - FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas lecionadas: - Editoração eletrônica - Produção gráfica - Projeto Integrador 01 - Manual de identidade visual

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Graduação em Design Gráfico, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora da Graduação Tecnológica em Design Gráfico da Faculdade de Tecnologia Senac Rio.


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar 01, Carga horária: 12
Outras informações
Pedido de demissão em fevereiro de 2012. Disciplinas lecionadas na Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda: - Direção de Arte


Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor pós-graduação


PROPEG, PROPEG, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Arte, Carga horária: 40
Outras informações
Diretora de Arte atendendo sobretudo a demandas das marcas Telemar; Glaxo Smithkline; Jornal O Dia; Petrobras.


Ana Couto Branding e Design, ANA COUTO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer gráfica, Carga horária: 40
Outras informações
Designer gráfica atendendo a demandas sobretudo para as marcas: Vale do Rio Doce; Grupo Multiplan.


McCann-Erickson Publicidade, MCCANN, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Direção de Arte, Carga horária: 30
Outras informações
Assistente de Direção de Arte; responsável por produzir artes-finais digitais de produtos gráficos.



Linhas de pesquisa


1.
A institucionalização das profissões no campo da Economia Criativa

Objetivo: Esta linha encontra-se em consonância com as questões relativas à Memória, apontada como uma das preocupações culturais e políticas centrais das sociedades ocidentais ? fenômeno identificado pelo crítico e professor de literatura Andreas Huyssen (2000, 2004, 2009, 2014). Aqui estarão reunidas propostas de estudos que versem sobre a consolidação dos campos profissionais pertinentes a áreas que, posteriormente, vieram a ser identificadas como pertencentes à Economia Criativa. As profissões que vieram a configurar a Economia Criativa embora sejam, por sua vez, percebidas como ?jovens? na maioria dos casos, possuem já um passado, estando ligadas às áreas do espetáculo, comunicação, tecnologia, áudiovisual e design, sobretudo. Caberão nesta linha as pesquisas que estejam interessadas em responder a questões relativas ao contexto no qual tal atividade configurou-se como campo profissional, contanto que ela esteja inserida no campo da Economia Criativa: Quando? Onde? Como? Por que? Que atores estiveram envolvidos?.
Palavras-chave: Memória; Design.
2.
Design de experiência e estratégias de inovação

Objetivo: Desenvolve projetos, metodologias de inovação e reflexões para o Design de experiência em produtos artísticos / culturais em suportes constituintes da Economia da Experiência. Ela se apresenta como uma extensão da Economia Criativa. Partindo dos objetivos, dos anseios dos usuários e das organizações, a imersão expressa e a vivência geram espaço de experiência. Assim, discutem-se as diferentes formas de apresentação, aproveitamento das informações gráficas integradas à cultura da convergência, tendo como funções projetar interfaces e construir interações que atinjam, como também ultrapassem os objetivos puramente funcionais. Com isso, contempla-se a evidência estética da visualização da informação com o intuito de se chegar ao "insight". Dela ocorre o processo de inovação que fomenta a experiência criativa. Tal abordagem se dá a partir da análise das interações dos usuários com produtos artísticos, culturais e sociais, considerando-se os aspectos humanos do equipamento cultural em toda a sua plenitude. Coordenação: Profa. Eliana Formiga.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Economia criativa; Design de experiência.
3.
A representação e a construção de sentidos no campo da economia criativa

Objetivo: Esta linha está em construção. Sua ementa está se delineando com as seguintes características: Data de 1875 o início do registro de propriedade de marcas, relativos a produtos ou serviços, no Brasil Imperial. O processo era feito nas Juntas Comerciais, onde o requerente devia levar duas cópias (desenhadas a mão ou impressas) da marca ou rótulo que desejava registrar, acompanhada de descrições verbais dos mesmos. Uma das cópias era colada no livro de registro e a outra era devolvida ao requerente, com o carimbo de registro. Uma reprodução da marca ou rótulo era, então, publicada no Diário Oficial, ou outro jornal de grande circulação, de forma a tornar o desenho de conhecimento público. A partir daí o comerciante passava a ter proteção legal contra cópias de nomes ou imagens de seus negócios e produtos. Já nas primeiras décadas da história brasileira de propriedade intelectual, encontra-se o registro de marcas brasileiras (do Rio e de outros estados) e também estrangeiras presentes no Brasil, originais de países como Portugal, França, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Alemanha. Algumas marcas, ainda que nacionais, se valiam de nomes em línguas estrangeiras ou de localidades estrangeiras, ou ainda indicavam explicitamente a sua procedência (sinal de qualidade ou status), e também o processo (a vapor) e a procura da identificação da marca com a cidade. Principais registros entre os primeiros: Fumo / cigarro / tabaco / rapé Bebidas e alimentos Medicamentos e perfumaria Calçados e chapéus.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Economia criativa; semiótica; Representação.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O design brasileiro depois do design: a primeira geração de marcas cariocas
Descrição: Tem-se como premissa para o trabalho proposto que a institucionalização da profissão de Desenho Industrial no Brasil deu-se a partir da implantação de um curso de formação superior na área, a ESDI ? Escola Superior de Desenho Industrial, em 1962. A Escola é então considerada, neste contexto, um divisor de águas para o campo, embora a prática do design já estivesse em curso antes da formação de nível superior deste profissional. Acredita-se, no entanto, que a educação superior especializada tenha gerado resultados e implicações na qualidade do design nacional, especificamente o carioca. A pesquisa propõe-se, então, a identificar a primeira geração de desenhistas industriais ? designers ? formados pela ESDI, no Rio de Janeiro, no final dos anos (19)60, com a conclusão do curso pelas primeiras turmas. A partir da identificação deste grupo pioneiro, tem-se como objetivo específico apontar quais foram as primeiras marcas cariocas a serem contempladas por estes profissionais com projetos de Identidade visual. Ao identificar e olhar para estas marcas cariocas legitimadas pelo design profissional, entende-se que seja possível traçar um capítulo daquilo que denomina-se aqui de ?design brasileiro depois do design?. Ou seja, elucidar sobre a contribuição desta primeira geração para a institucionalização e legitimação da profissão de Desenhista industrial no país, através de um olhar para o design de marcas cariocas. Isso posto, pretende-se responder às indagações: - Quem foram os personagens desta primeira geração de designers cariocas? - Qual foi a contribuição desta primeira geração no âmbito do design de marcas cariocas? - Quais foram as influências detectadas no design destas marcas cariocas no que tange a tipografia para logotipos e as formas para símbolos?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
MARCAS SUPERIORES - UMA ANÁLISE SEMIÓTICA
Descrição: A pesquisa aqui proposta se insere no campo do Design gráfico e tem como tema central o uso da ciência dos signos ? mais especificamente a semiótica Peirciana ? para analisar objetos de Design gráfico. Dando continuidade à pesquisa iniciada em 2012, muda-se apenas o objeto e seu escopo. Na pesquisa anterior o objeto da análise semiótica foi um conjunto de logotipos de telenovelas da Rede Globo (dos anos de 2011 e 2012). Nesta etapa a proposta consiste em aplicar conceitos e métodos semióticos para analisar o Sistema de Identidade visual e usos de marcas de ensino superior premium, tais como ESPM, IBMEC, Fundação Getúlio Vargas e PUC-Rio. Uma Identidade visual é definida pelo conjunto de elementos visuais que são combinados para gerar personalidade à assinatura de uma marca ? esses elementos são: logotipo, símbolo, cores, tipologia e elementos gráficos de apoio. Porém, o Sistema de Identidade visual é mais complexo e compreende o conjunto de materiais aos quais é aplicada uma Identidade visual tais como: website, papelaria institucional e impressos institucionais, por exemplo. Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção que se tem dessas marcas, através de seus Sistemas de Identidade visual, perante um público específico: o público-alvo ou aluno em potencial dessas instituições. Em termos metodológicos a pesquisa envolverá revisão bibliográfica, análise semiótica, painel de especialistas, e aplicação de questionários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mirella De Menezes Migliari - Coordenador.
2012 - 2013
A TIPOGRAFIA APLICADA AOS LOGOTIPOS DE TELENOVELAS E SEU PAPEL NA REPRESENTAÇÃO VISUAL DAS HISTÓRIAS
Descrição: A representatividade da tipografia reside não apenas na atribuição de fonemas aos símbolos gráficos que constituem o alfabeto. Além da função linguística, a tipografia tem uma função estética inerente, tornando-se capaz de transmitir conceitos abstratos complexos por meio das menores sutilezas da forma dos caracteres. Quando confrontado com a missão de representar um conceito visualmente, é da competência do designer criar ou escolher os elementos tipográficos mais adequados para a transmissão do conteúdo. Partindo desta premissa, esta pesquisa visa provocar uma maior reflexão sobre o papel da tipografia na representação de conceitos, a partir da avaliação de como vem sendo aplicada e percebida em um contexto simbólico de enorme exposição na sociedade brasileira: as telenovelas. Desde que a primeira novela da Rede Globo, Ilusões Perdidas, de Enia Petri, foi ao ar em 1965 (CENTRAL GLOBO DE COMUNICAÇÃO, 2010), esta forma de programa televisivo tornou-se não apenas o produto cultural mais amplamente consumido no país, mas também um veículo formador de opinião de grande alcance e importante indicador das mudanças da sociedade. Por muitos anos, as novelas produzidas pela emissora fizeram parte da memória afetiva do brasileiro e os enredos e personagens mais icônicos são, até hoje, parte da cultura popular. Atualmente se observa um processo que tende a ampliar o alcance da teledramaturgia. O fenômeno de transmídia ? a expansão da informação através de múltiplas plataformas de comunicação ? tem o poder de transformar um programa televisivo em uma experiência interativa promovida na internet, nos meios impressos e, inclusive, na comercialização de produtos sob um mesmo nome, alçando a narrativa ao status de marca. Gradativamente, as emissoras de tevê aberta têm aderido a essa tendência, timidamente lançando produtos licenciados de suas novelas e programas de variedades. Em 2012, dois sucessos de audiência da Rede Globo ? as novelas Cheias de Charme e Avenida Brasil ? impulsionaram a venda de produtos que variaram de sapatos e bijuterias a produtos de limpeza e, até, uniforme de um time de futebol fictício. Portanto, hoje, o logotipo de uma novela é um organismo independente, dissociado da vinheta de abertura de que, em outros tempos, estava necessariamente acompanhado. Ele deve ser capaz agregar sentido a suas mais variadas aplicações, desde impressos e comerciais de TV a produtos licenciados em nome da atração televisiva. Os designers gráficos encarregados de criar a identidade das telenovelas têm a responsabilidade de produzir um material que se tornará referência no repertório visual de um público extremamente abrangente. E mais: consciente da grande variedade de perfis de consumidores, com panos de fundo culturais diversos, deve criar um logotipo de fácil identificação com a essência da trama em questão, para que ele transporte, para qualquer contexto em que seja aplicado, as associações que a novela desperta em seu público. Observar a tipografia dentro destas identidades visuais e o papel que esta cumpre na comunicação de significado pode revelar muito sobre o seu entendimento e potencial de representação para o público em geral. Esta pesquisa tem, portanto, como objetivo investigar se é possível transmitir características a cerca do teor da trama de uma telenovela por meio da representação tipográfica, quando inserida no contexto de sua identidade visual. Procura-se definir com base em que elementos e em que simbologia este conteúdo é comunicado, tomando-se como exemplo as identidades de nove produções dramatúrgicas da Rede Globo, nos anos de 2011 e 2012. Parte-se da hipótese de que os recursos visuais próprios ao design gráfico, sobretudo a tipografia, comunicam ao espectador final qual é o argumento geral da trama..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mirella De Menezes Migliari - Coordenador.
2011 - 2012
ESTUDO COMPARATIVO DAS METODOLOGIAS PROJETUAIS UTILIZADAS NO DESIGN
Descrição: Está é uma pesquisa qualitativa exploratória explicativa inserida no campo do Design Gráfico e investiga em seu processo criativo atual, no Rio de Janeiro, o uso efetivo de metodologias projetuais. Tem-se como hipótese que a aplicação de uma metodologia projetual sofreu uma drástica mudança a partir da inserção da tecnologia digital no início dos anos 90 no Brasil ? configurando a era pós-moderna do design, neste país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mirella De Menezes Migliari - Coordenador.Financiador(es): Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ) - Remuneração.


Outros Projetos


2016 - Atual
LEMBRAR (Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação)
Descrição: Laboratório de pesquisa e produção acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Mirella De Menezes Migliari - Coordenador / Isabella Vicente Perrotta - Integrante / Lúcia Santa Cruz - Integrante / Viviane Merlino - Integrante / Marcelo Boschi - Integrante.Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Diálogo com a Economia Criativa
2016 - Atual
Periódico: Coleção Contextos e Pesquisas


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: Escola Superior de Propaganda e Marketing Rio de Janeiro


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU
2017 - Atual
Periódico: TRÍADES EM REVISTA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia criativa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Aprovada em concurso público para o DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Edital: 165/2018 Área Específica: DIREÇÃO DE ARTE Classe A: Assistente 1 - 20 horas, UFF Universidade Federal Fluminense.
2014
Prêmio Educação Profissional: Inovação e Qualidade 2014, Senac RJ.
2013
Aprovada em concurso público para o DEPARTAMENTO DE DESENHO TÉCNICO Edital: 166/2013 Área Específica: DESENHO INDUSTRIAL Classe A: Adjunto A - 40h DE, UFF Universidade Federal Fluminense.
2012
Prêmio Educação Profissional: Inovação e Qualidade, Senac RJ.
2001
"Título do filme:Rotina"., CCRJ - Clube de Criação do Rio de Janeiro.
2000
"3º lugar para projetos gráfico de rótulo de vinho comemorativo dos 500 anos do descobrimento do Brasil", J.P.VINHOS S.A .. São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE MENEZES MIGLIARI, MIRELLA MENEZES2018DE MENEZES MIGLIARI, MIRELLA MENEZES. A imagem da capa. Diálogo com a Economia Criativa, v. 3, p. 3-4, 2018.

2.
CRUZ, L. S.2018CRUZ, L. S. ; SANCHES, S. ; MIGLIARI, Mirella De Menezes . DEVEMOS CIVILIZAR O CONSUMISMO: entrevista com Gilles Lipovetsky. TRAMA: INDÚSTRIA CRIATIVA EM REVISTA, v. 6, p. 218-227, 2018.

3.
MIGLIARI, Mirella De Menezes2018MIGLIARI, Mirella De Menezes; CRUZ, L. S. ; SANCHES, S. . O investimento na inteligência humana é a oportunidade de amanhã. Entrevista com o filósofo Gilles Lipovetsky.. REVISTA CONTRACAMPO, v. 37, p. 191-205, 2018.

4.
MIGLIARI, Mirella De M.2017MIGLIARI, Mirella De M.. Editorial. Diálogo com a Economia Criativa, v. 2, p. 4, 2017.

5.
MIGLIARI, Mirella De M.2011MIGLIARI, Mirella De M.. Do iconograma ao símbolo arbitrário: a evolução da escrita e a Matriz Visual. Arcos (Rio de Janeiro) : design, cultura, material e visualidade, v. 6, p. 2-13, 2011.

6.
MIGLIARI, Mirella De M.2007MIGLIARI, Mirella De M.; NOJIMA, V. L. . Tipografia ?desconstrucionista? e o modelo triádico de Peirce. Infodesign (SBDI. Online), v. 4, p. 20-28, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIGLIARI, Mirella De M.; TEIXEIRA, E. A. S. ; STROZENBERG, I. ; CORREA, Sílvia Borges ; GUILHON, Teresa . Rio de encontros : impactos da internet e das redes sociais na vida da cidade. 1. ed. Rio de Janeiro: e-papers, 2017. v. 1. 208p .

2.
TEIXEIRA, E. A. S. ; PERROTTA, I. V. ; CRUZ, L. S. ; BOSCHI, M. ; MIGLIARI, Mirella De M. ; MERLINO, V. ; STRUNCK, G. ; ERTHAL, A. A. ; MORGADO, F. ; STOCCO, G. ; RESCH, J. ; ZUNINO, V. . Marcas, memória e representação. 1. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2017. v. 1. 191p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MIGLIARI, Mirella De M.. Editorial. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, , v. 2, p. 4 - 5, 04 dez. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MIGLIARI, Mirella De M.. Tipografia e representação: semiótica aplicada aos logotipos de telenovelas da Rede Globo. In: IV Encontro de Tipografia: Do Inscrito ao Escrito, 2013, Idanha-a-Velha. IV Encontro de Tipografia: Do Inscrito ao Escrito : livro de atas. Castelo Branco: Edições IPCB / Publisher Edições IPCB, 2013. v. 1. p. 36-41.

2.
MIGLIARI, Mirella De M.. Um olhar para a tipografia pós-moderna brasileira: metodologia. In: 10º P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís - MA. P&D Design 2012. São Luís - MA, 2012. p. 48-48.

3.
MIGLIARI, Mirella De M.. Quantificando a pós-modernidade: dados estatísticos. In: 10º P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís - MA. P&D Design 2012. São Luís - MA, 2012. p. 7-7.

4.
ALVES, C. ; MIGLIARI, Mirella De M. . Tipologia das metodologias projetuais do design visual carioca contemporâneo. In: 10º P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís - MA. P&D Design 2012. São Luís - MA, 2012. p. 34-34.

5.
MIGLIARI, Mirella De M.; NOJIMA, V. L. . Bienais de Design Gráfico ADG pela ADG ? O Retrato de uma Década. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010, 2010, São Paulo. 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010 Caderno de Resumos e programação, 2010. p. 159-160.

6.
MIGLIARI, Mirella De M.; FARIAS, P. . Metodologia para Análise da Tipografia Pós-Moderna nas Bienais de Design Gráfico da ADG. In: P&D DESIGN 2008 - 8o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo. Anais do Oitavo Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - P&D DESIGN 2008. São Paulo: Associação de Ensino e Pesquisa de Nível Superior de Design do Brasil - AEND, 2008. p. 3095-3100.

7.
FARIAS, Priscila Lena ; MIGLIARI, Mirella De M. . Brazilian type design: rythm and gesture in Brazilian contemporary script faces. In: The Design History Society Annual Conference 2007, 2007, Kingston Upon Thames. The Design History Society Annual Conference 2007. Kingston Upon Thames: Kingston University, 2007.

8.
MIGLIARI, Mirella De M.; NOJIMA, V. L. . Tipografia 'desconstrucionista' e o modelo triádico de Peirce. In: 3º Congresso Internacional de Design da Informação, 2007, Curitiba. 3º Congresso Internacional de Design da Informação Caderno de Resumos e Programa, 2007. p. 26-26.

Apresentações de Trabalho
1.
AMINGER, A. F. ; MIGLIARI, Mirella De Menezes . O designer e a gráfica: parceria e informalidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AMINGER, A. F. ; MIGLIARI, Mirella De Menezes . Impressão em serigrafia: uma opção pela estética. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PADUA, D. K. ; MIGLIARI, Mirella De M. . Marcas superiores: uma análise semiótica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MIGLIARI, Mirella De M.. Quantificando a pós-modernidade: dados estatísticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MIGLIARI, Mirella De M.. Um olhar para a tipografia pós-moderna brasileira: metodologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ALVES, C. ; MIGLIARI, Mirella De M. . Tipologia das metodologias projetuais do design visual carioca contemporâneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MIGLIARI, Mirella De M.; NOJIMA, V. L. . Bienais de Design Gráfico ADG pela ADG ? O Retrato de uma Década. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MIGLIARI, Mirella De M.; NOJIMA, V. L. . Tipografia 'desconstrucionista' e o modelo triádico de Peirce. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Uma visão da arquitetura colonial no Brasil".. 1999.

Trabalhos técnicos
1.
MIGLIARI, Mirella De Menezes; LIMA, V. L. A. . Sistema de marcas Think Rio ESPM. 2018.

2.
MIGLIARI, Mirella De M.; FORMIGA, E. L. . Sistema de marcas dos laboratórios do MPGEC-ESPM Rio. 2017.

3.
PERROTTA, I. V. ; MIGLIARI, Mirella De M. . Capa do livro 'Marca, memória e representação'. Coleção Ensaios sobre Economia Criativa n.1.. 2017.

4.
MIGLIARI, Mirella De M.. Marca para Rio de Impacto. 2017.

5.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Amicizia".Projeto gráfico para capa e encarte de CD.. 2007.

6.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Vogue Beleza - colorido o meke-up do verão".. 2003.

7.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Onze cabeças pequena grande orquestra.Projeto gráfico para capas e encarte de CD".. 2003.

8.
MIGLIARI, Mirella De M.. "A ginga e o jogo".Projeto gráfico para capa.. 2003.

9.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Folder com lâminas para a corretora Ágora Sênior". 2003.

10.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Passagem.A memória visual de Luiz Carlos Barreto". Concepção editorial, projeto gráfico e capa.. 2001.

11.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Folder do produto Fale 31 Comercial para Telemar".. 2001.

12.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Folder do produto 0800 Alcance para Telemar".. 2001.

13.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Conjunto de paças incluindo:guia rápido, folder e folheto do produto TC Voice Net para Telemar".. 2001.

14.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Folder do produto TC Data Inter para Telemar".. 2001.

15.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Kit Petrobras incluindo três livretos e uma pasta". 2001.

16.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Identidade Visual para festa Minas Folia".. 2001.

17.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Mala direta do medicamento Avandia para Glaxo-Smithkline".. 2001.

18.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Brinde promocional do medicamento Avandia para Glaxo-Smitjkline".. 2001.

19.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Anúncios de revista e jornal para a campanha É Telemar. É 100% Brasil". 2001.

20.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Anúncio O Dia.Independente todo dia para o jornal O Dia". 2001.

21.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Livreto para o Projeto Telemar de Educação". 2001.

22.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Título do filme:Rotina, para o projeto Telemar de Educação".. 2001.

23.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Conjunto de sete perfis para o grupo Multiplan".. 1999.

24.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Brochura pra Grupo Coimex".Projeto gráfico desenvolvido no escritório Dezenove no escritório Design.. 1999.

25.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Uma visão da arquitetura colonial no Brasil".Assistência de projeto gráfico.. 1999.

26.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Conjunto de peças promocionais para o Museu Ferroviário Vale do Rio Doce". 1998.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FIGUEIREDO, João Luiz de ; MARANGONI, G. ; MIGLIARI, Mirella De M. . Café com Design - Indústria da música: revolução digital. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MIGLIARI, Mirella De M.. "Entrevista para o side do CCRJ - Clube de Criação do Rio de Janeiro". 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIGLIARI, Mirella De M.. Diálogo com a Economia Criativa. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
MIGLIARI, Mirella De M.. Diálogo com a Economia Criativa. 2016. (Editoração/Periódico).

3.
MIGLIARI, Mirella De M.; SCHNAIDER, S. H. C. ; SALOMON, C. A. X. . Projeto Pedagógico de Curso Tecnólogo em Design Gráfico 2013. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico de Curso).

4.
MIGLIARI, Mirella De M.. Aurelinho: Dicionário infantil ilustrado da língua portuguesa. 2005. (Editoração/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REIS FILHO, P.; COUTO, R. M. S.; MIGLIARI, Mirella De Menezes. Participação em banca de Ricardo Pimentel. Memória da Roda cultural do Terreirão: projeto de capacitação visual para registros da memória de um evento Hip-Hop. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

Teses de doutorado
1.
NOJIMA, V. L.; OLIVEIRA, A. J.; STAMATO, C.; MIGLIARI, Mirella De M.; OLIVEIRA, C. F.. Participação em banca de Aline Rodrigues Botelho. Design da informação: o discurso das embalagens individuais. 2017. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PERROTTA, I. V.; FORMIGA, E. L.; MIGLIARI, Mirella De Menezes. Participação em banca de Julia Machado Fiaes.Livro colaborativo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

2.
PERROTTA, I. V.; FORMIGA, E. L.; MIGLIARI, Mirella De Menezes. Participação em banca de Maria Izabel da Motta Thimoteo.Vulnerabilidade: livro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

3.
KARAM, K.; VIANNA, E. G.; CARNEIRO, M. G.; MIGLIARI, Mirella De Menezes. Participação em banca de Gabriella Moreira de Macedo.Cosmético Vegano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

4.
KARAM, K.; VIANNA, E. G.; CARNEIRO, M. G.; MIGLIARI, Mirella De Menezes. Participação em banca de Diogo Forni Ferreira.App para gestão de filas de restaurantes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

5.
KARAM, K.; VIANNA, E. G.; CARNEIRO, M. G.; MIGLIARI, Mirella De Menezes. Participação em banca de Albino Augusto Bento dos Santos.App de farmácia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

6.
MIGLIARI, Mirella De Menezes; ABREU, L. M.. Participação em banca de Thais de Brito Alves.Redesign de marca Muzzi Cycles. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

7.
BELTRAO, A. L. F.; ALMEIDA, M. R. P. R.; MIGLIARI, Mirella De M.. Participação em banca de Marina Costa Frias de Miranda.Nolita. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

8.
BELTRAO, A. L. F.; ALMEIDA, M. R. P. R.; MIGLIARI, Mirella De M.. Participação em banca de Victor Luís Mota Mattoni.Falafar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

9.
BELTRAO, A. L. F.; ALMEIDA, M. R. P. R.; MIGLIARI, Mirella De M.. Participação em banca de Lucas Martins Mendonça.Hollow Ocean. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

10.
KAMLOT, D.; MIGLIARI, Mirella De Menezes. Participação em banca de Herbert Moreira Dias Junior.Análise do impacto do preço sobre a percepção de qualidade das vodcas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

11.
KAMLOT, D.; MIGLIARI, Mirella De Menezes. Participação em banca de Derek Abreu Dalto.Plano de negócio da construtora Santa Rita - construtoras de residências populares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Getúlio Vargas.

12.
MIGLIARI, Mirella De M.; BARROS, L. C. F.. Participação em banca de Ana Carolina S. Carneiro da Cunha; Renata de B. Alfinito.Fundação Laço Rosa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

13.
MIGLIARI, Mirella De M.; REIS FILHO, P. O.. Participação em banca de Marina Rodrigues Castilho.Mangá Brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

14.
MIGLIARI, Mirella De M.; PINHEIRO, L. T.. Participação em banca de Mariana Sueth Mendes.Sorveteria Vero. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

15.
MIGLIARI, Mirella De M.; HECKSHER, A. D.; SANTOS, L. C. B.. Participação em banca de Bettina Muzzio de Macedo.Lusco Fusco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

16.
MIGLIARI, Mirella De M.; PINHEIRO, L. T.; PERROTTA, I. V.. Participação em banca de Priscila Chambriard de Moraes; Larissa Aguiar Ribeiro.Lazuli Lingerie. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

17.
MIGLIARI, Mirella De M.; PINHEIRO, L. T.; PERROTTA, I. V.. Participação em banca de Giulia Guido Valente Palma; Pedro Almeida da Matta.Santé. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

18.
MIGLIARI, Mirella De M.; BELTRAO, A. L. F.; BARROS, L. C. F.. Participação em banca de Maria Eduarda Alves de Araújo; Victor Hugo Dias Maione.Jungle Beats. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

19.
REIS FILHO, P. O.; MIGLIARI, Mirella De M.. Participação em banca de Luisa Cardoso Ferreira.Sobre o mundo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

20.
MIGLIARI, Mirella De M.; ABREU, L. M.. Participação em banca de Erik dos Santos Getzel.100% Design. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

21.
GONÇALVES, B.F.I.; MIGLIARI, Mirella De M.. Participação em banca de Bruna Figueiredo Izidro Gonçalves.Big Universo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

22.
PAULA, M.S.; GOMES, P.B.; MIGLIARI, Mirella De M.. Participação em banca de Maysa Simão Paula; Pedro Barreto Gomes.Escritório de Design. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

23.
MARTINS, I.S.L.; MIGLIARI, Mirella De M.. Participação em banca de Isabela Schubert Leão Martins.Design para Cia Hibrida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

24.
ALTHOFF, N.B.; MIGLIARI, Mirella De M.. Participação em banca de Natasha Barros Althoff.Evento All Star. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

25.
MIGLIARI, Mirella De M.. Participação em banca de Felipe Ribeiro."Revista de Design - Fator Criativo".. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

26.
MIGLIARI, Mirella De M.. Participação em banca de Camila da Silva Brigagão."Uluarti". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

27.
MIGLIARI, Mirella De M.. Participação em banca de Adriana de Araújo Adriano."K & T. Projeto de Graduação em Comunicação Social - ESPM". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

28.
MIGLIARI, Mirella De M.. Participação em banca de Camila dos Santos Nascimento.Tem tempero. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

29.
MIGLIARI, Mirella De M.. Participação em banca de Elaine Carneiro de Castro."Cold mix indústria, comércio e representaçôes ltda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

30.
MIGLIARI, Mirella De M.. Participação em banca de Tânia Cristina Carvalho de Oliveira."A nova embalagem do Leite Moça". 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MIGLIARI, Mirella De M.. Parecerista de Projetos de Pesquisa do Programa de Iniciação Científica. 2015. Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ).

Outras participações
1.
MIGLIARI, Mirella De M.. Membro do comitê avaliador do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010. 2010.

2.
MIGLIARI, Mirella De M.. Membro do comitê avaliador do 4º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. 2009. Sociedade Brasileira de Design da Informação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º P&D DESIGN 2018 - 13º Congresso Brasileiro Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Impressão em serigrafia: uma opção pela estética. 2018. (Congresso).

2.
13º P&D DESIGN 2018 - 13º Congresso Brasileiro Pesquisa e Desenvolvimento em Design. O designer e a gráfica: parceria e informalidade. 2018. (Congresso).

3.
4º Encontro Internacional Educação 360. 2017. (Encontro).

4.
Seminário de Estudos de Casos Harvard. 2017. (Seminário).

5.
I Seminário Interprogramas ESPM/ECO.Debate. 2016. (Seminário).

6.
2ª Jornada de Instrutores Senac. 2015. (Encontro).

7.
10º P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Um olhar para a tipografia pós-moderna brasileira: metodologia. 2012. (Congresso).

8.
Fórum Educativo. 2012. (Encontro).

9.
9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010. Bienais de Design Gráfico ADG pela ADG ? O Retrato de uma Década. 2010. (Congresso).

10.
3º Congresso Internacional de Design da Informação. Tipografia 'desconstrucionista' e o modelo triádico de Peirce. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORMIGA, E. L. ; PERROTTA, I. V. ; MIGLIARI, Mirella De M. . Encontro de Pós Graduação em Design. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mônica Assis Marques Barbosa. A contribuição do Lego Serious Play no processo de criatividade para a solução de problemas corporativos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). (Orientador).

2.
Gabriela de Almeida Fagundes. Design thinking como estratégia para gestão inovativa. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). (Orientador).

3.
LEANDRO DE ANDRADE PIERUCCI. O novo criativo: como a economia criativa pode ampliar as possibilidades profissionais dos jovens fora do modelo tradicional de agências de publicidade. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Andrea Franco Aminger. Zen Serigrafia: trinta anos de permanência no processo permeográfico. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), . Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

2.
Ricardo Pimentel. Memória da Roda cultural do Terreirão: projeto de capacitação visual para registro da memória de um evento Hip-Hop. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ), Escola Superior de Propaganda e Marketing Rio de Janeiro. Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leandro de Azevedo Lago. Flip Store: Criação de marca. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

2.
Luana Mello Furtado. Germine: plataforma de doações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

3.
Bruno A Forte; Lucas M Duarte; Pedro Romulo G Miranda. Persan: criação de marca. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

4.
Priscila Chambriard de Moraes; Larissa Aguiar Ribeiro. Lazuli Lingerie. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

5.
Giulia Guido Valente Palma; Pedro Almeida da Matta. Santé. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

6.
Bettina Muzzio de Macedo. Lusco Fusco. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

7.
Mariana Portella Hilario. Estamparia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

8.
Larissa Hirsch. Estamparia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

9.
Louise Haas. Panier. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

10.
Lucyano Palheta de Souza. Literatura de Cordel a literatura popular brasileira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

11.
Tania Cristina Carvalho de Oliveira. A nova embalagem do Leite Moça: o design como estratégia de marketing. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

Iniciação científica
1.
LUANA PESSANHA BAPTISTA DE ASSIS. MARCAS SUPERIORES - UMA ANÁLISE SEMÓTICA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

2.
Dominique Kronemberger Pádua. TIPOGRAFIA APLICADA AOS LOGOTIPOS DE TELENOVELAS E SEU PAPEL NA REPRESENTAÇÃO VISUAL DAS HISTÓRIAS. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

3.
Carla Viana Alves. Tipologia das metodologias projetuais do design visual carioca contemporâneo. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Design com ênfase em marketing) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (RJ). Orientador: Mirella De Menezes Migliari.

Orientações de outra natureza
1.
Ellen Borges; Igor Leibão; Relison Galvão etc. Projeto Integrador. 2014. Orientação de outra natureza. (Graduação Tecnológica em Design Gráfico) - Faculdade de Tecnologia Senac Rio. Orientador: Mirella De Menezes Migliari.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DE MENEZES MIGLIARI, MIRELLA MENEZES2018DE MENEZES MIGLIARI, MIRELLA MENEZES. A imagem da capa. Diálogo com a Economia Criativa, v. 3, p. 3-4, 2018.

2.
CRUZ, L. S.2018CRUZ, L. S. ; SANCHES, S. ; MIGLIARI, Mirella De Menezes . DEVEMOS CIVILIZAR O CONSUMISMO: entrevista com Gilles Lipovetsky. TRAMA: INDÚSTRIA CRIATIVA EM REVISTA, v. 6, p. 218-227, 2018.


Livros e capítulos
1.
MIGLIARI, Mirella De M.; TEIXEIRA, E. A. S. ; STROZENBERG, I. ; CORREA, Sílvia Borges ; GUILHON, Teresa . Rio de encontros : impactos da internet e das redes sociais na vida da cidade. 1. ed. Rio de Janeiro: e-papers, 2017. v. 1. 208p .

2.
TEIXEIRA, E. A. S. ; PERROTTA, I. V. ; CRUZ, L. S. ; BOSCHI, M. ; MIGLIARI, Mirella De M. ; MERLINO, V. ; STRUNCK, G. ; ERTHAL, A. A. ; MORGADO, F. ; STOCCO, G. ; RESCH, J. ; ZUNINO, V. . Marcas, memória e representação. 1. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 2017. v. 1. 191p .


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MIGLIARI, Mirella De M.. Editorial. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, , v. 2, p. 4 - 5, 04 dez. 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
AMINGER, A. F. ; MIGLIARI, Mirella De Menezes . O designer e a gráfica: parceria e informalidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AMINGER, A. F. ; MIGLIARI, Mirella De Menezes . Impressão em serigrafia: uma opção pela estética. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FIGUEIREDO, João Luiz de ; MARANGONI, G. ; MIGLIARI, Mirella De M. . Café com Design - Indústria da música: revolução digital. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORMIGA, E. L. ; PERROTTA, I. V. ; MIGLIARI, Mirella De M. . Encontro de Pós Graduação em Design. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada em concurso público para o DEPARTAMENTO DE DESENHO TÉCNICO
Uff - Universidade Federal Fluminense
Edital: 166/2013
Área Específica: DESENHO INDUSTRIAL
Classe A: Adjunto A - 40h DE
Candidato habilitado: Mirella De Menezes Migliari (2º lugar)

Aprovada em concurso público para o DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Uff - Universidade Federal Fluminense
Edital: 165/2018
Área Específica: DIREÇÃO DE ARTE
Classe A: Assistente 1 - 20 horas
Candidato habilitado: Mirella De Menezes Migliari (3º lugar)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 3:04:59