Aline Lisboa da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4261082372648582
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Doutoranda em Mídia e tecnologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Mestra em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Marketing pela Universidade Federal de Sergipe, Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes. Integra os grupos de pesquisa em Estudos de Gênero e Mídia (UFS), liderado pela profª Drª Renata Malta e o GrAAu - Grupo de Análise do Audiovisual (UNESP), liderado pela profª Drª Letícia Affini. Possui experiência em processos de convergência digital, ficção seriada, cinema brasileiro contemporâneo e estudos de mídia e gênero. Atualmente pesquisa sobre ciberfeminismo e narrativas digitais no Youtube. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Lisboa da Silva
Nome em citações bibliográficas
LISBOA, A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru.
Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube
Núcleo Residencial Presidente Geisel
17033360 - Bauru, SP - Brasil
Telefone: (14) 31036000
URL da Homepage: www.faac.unesp.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Mídia e Tecnologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Ciberfeminismo em vlogs do Youtube: narrativas autorreferentes e produção de afetos na rede,
Orientador: Letícia Passos Affini.
Palavras-chave: Interdisciplinar; narrativas digitais; Ciberfeminismo; Afetos; Youtube.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: estudos da mídia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: tecnologia.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música; Atividades de rádio e de televisão; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2013 - 2015
Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: A estética da montagem em vídeos produzidos por celular: análise de Sete vidas e 5#calls,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Prof. Dr. Marcel Vieira Barreto da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: dispositivos móveis; audiovisual; estética.
2008 - 2010
Especialização em Marketing. (Carga Horária: 365h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: Marketing de relacionamento: Análise do Atendimento da Agência Propriá da CAIXA aos Municípios Vinculados.
2007 interrompida
Graduação interrompida em 2013 em Artes Visuais.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Ano de interrupção: 2013
2004 - 2007
Graduação em Publicidade e propaganda.
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Roteiro transmídia interativo para Netflix e similares.
Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2017 - 2017
Disciplina Teoria da Imagem como aluna especial do PPGCOM. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2017 - 2017
Disciplina Cinema e Gênero como aluna especial do PPGCINE. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2015 - 2017
Extensão universitária em Curso de Espanhol. (Carga horária: 60h).
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
2016 - 2016
Laboratório em Comunicação Digital. (Carga horária: 20h).
CEC Cursos, CEC, Brasil.
2015 - 2015
Atendimento publicitário. (Carga horária: 32h).
CEC Cursos, CEC, Brasil.
2014 - 2014
Distribuição de curta-metragem. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2014 - 2014
Vídeo Experimental. (Carga horária: 12h).
Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, NPDOV, Brasil.
2012 - 2012
A estética das primeiras vanguardas. (Carga horária: 12h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2012 - 2012
Godard, Sartre e a Nouvelle Vague. (Carga horária: 20h).
SESC - Administração Regional de Sergipe, SESC/SE, Brasil.
2012 - 2012
Grupo de Estudos em História e Teoria do Cinema. (Carga horária: 50h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2007 - 2012
English Course.
CCAA, CCAA, Brasil.
2011 - 2011
Walter Benjamin: Vanguarda e Cinema. (Carga horária: 20h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2010 - 2010
Edição de Vídeo. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, NPDOV, Brasil.
2010 - 2010
Roteiro para cinema. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, NPDOV, Brasil.
2010 - 2010
Direção de Fotografia. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, NPDOV, Brasil.
2010 - 2010
Produção de Set. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, NPDOV, Brasil.
2010 - 2010
Photoshop. (Carga horária: 40h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2010 - 2010
Direção de Arte. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, NPDOV, Brasil.
2010 - 2010
Produção de Videoclipe. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, NPDOV, Brasil.
2010 - 2010
Direção cinematográfica. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, NPDOV, Brasil.
2009 - 2010
Inglês Instrumental. (Carga horária: 90h).
Instituto Canadá, ICA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Uma Introdução ao Pensamento de Foucault. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Fotografia Panorâmica e Tour Virtual. (Carga horária: 4h).
Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Educomunicação. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em O espaço construído do bairro Jardins. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2009 - 2009
Produção Cultural. (Carga horária: 40h).
Serviço Social do Comércio de Sergipe, SESC, Brasil.
2009 - 2009
O Surto Experimental em Super Oito no Brasil. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, NPDOV, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em A saga da população indígena em Sergipe. (Carga horária: 20h).
Museu do Homem Sergipano, MUHSE, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Oficina de Folclore Sergipano: Novos Olhares. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Oficina de Produção Publicitária de Foto e Vídeo. (Carga horária: 4h).
Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
2005 - 2005
informática básica. (Carga horária: 60h).
Acesso Informática, ACESSO, Brasil.
2001 - 2001
Administração de Pessoal Informatizado. (Carga horária: 72h).
SENAI - Centro de Educação e Tecnologia Coelho e Campos, CETCC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docência assistida, Carga horária: 12
Outras informações
Docência assistida da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, sob orientação das professoras Drª Signe Silva e Drª Nadja Carvalho.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docência assistida, Carga horária: 12
Outras informações
Docência assistida da disciplina Produção, integração e distribuição de aplicações multimídias, ministrada pelo prof. Msc. Cleber Morais.

Atividades

03/2013 - 03/2017
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, Departamento de Mídias Digitais.


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20


Serviço Social do Comércio de Sergipe, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 20
Outras informações
Colaboradora do SESC Sergipe no setor de cinema, com foco em planejamento e social media.


Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora voluntária, Carga horária: 20
Outras informações
Professora voluntária do curso de audiovisual, de julho a novembro de 2016. Ministrou a disciplina Tópicos Especiais em Cinema. Integra o CHISGAP ((Critical, Historical and international Studies on Gender and Press) - grupo de pesquisa que tem como foco o estudo de gênero na mídia impressa sob uma perspectiva crítica, liderado pela professora Drª Renata Malta.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora temporária, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Administração de Marketing I Administração de Marketing II Pesquisa de Marketing Tópicos Especiais em Administração Mercadológica

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista graduando, Enquadramento Funcional: Aluno de graduação, Carga horária: 16
Outras informações
Bolsista de graduação do projeto PIBID em Artes Visuais - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - sob a coordenação da professora Drª Adriana Dantas Nogueira.

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , DCOS, .

07/2016 - 11/2016
Ensino, Comunicação Social - Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em cinema
01/2016 - 05/2016
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e planejamento publicitário II
História da arte para publicidade I
História da arte para publicidade III
03/2015 - 12/2015
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e planejamento publicitário I
Estética e cultura de massa
História da arte para publicidade II
11/2014 - 02/2015
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mercadologia e publicidade
Redação publicitária I
Teoria da comunicação II
07/2014 - 10/2014
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mercadologia e publicidade
Criação, produção e promoção de eventos
História da propaganda
02/2012 - 02/2013
Extensão universitária , PROEX, .

Atividade de extensão realizada
Monitoria das disciplinas História das Artes Visuais II e III do curso de Artes Visuais Licenciatura..

FUNARTE/MinC, FUNARTE/MINC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria na Exposição Dois Séculos de Artes Visuais em Sergipe através de um projeto selecionado pelo edital Conexões Artes Visuais do Ministério da Cultura, promovido pela Secretaria do Estado da Cultura, FUNARTE/MinC.


Faculdade Amadeus, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professora de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 20


Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Atendimento e planner, Enquadramento Funcional: Aluna de graduação, Carga horária: 12


Pontal Turismo, PO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Assistente de Marketing, Enquadramento Funcional: Contratada, Carga horária: 40


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
Integrante do Grupo de Pesquisa GrAAu - Grupo de Análise do Audiovisual, liderado pela profª Drª Letícia Affini, em caráter especial como pesquisadora convidada. O Grupo de Análise do Audiovisual (GrAAu), realiza atividade de pesquisa relacionada ao audiovisual com ênfase em questões contemporâneas relativas ao ciberespaço e a cibercultura. Os pesquisadores envolvidos participam de reuniões científicas semanais e de eventos acadêmicos na área de comunicação. Pretende-se formar pesquisadores; incentivar e sistematizar a produção científica de estudantes envolvidos; publicar os resultados das pesquisas do grupo em artigos, livros e intervenções em congressos e similares, além de ampliar o intercâmbio entre pesquisadores da área, viabilizando a promoção de eventos ligados ao grupo e à linha de pesquisa. Em 2014 e 2015 os pesquisadores publicaram em revistas científicas, participaram de congressos acadêmicos e também das reuniões para discussão dos textos a serem publicados entre os integrantes do grupo.

Atividades

10/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação de Bauru, .



Linhas de pesquisa


1.
CHISGAP - Critical, Historical and international Studies on Gender and Press

Objetivo: O grupo de pesquisa tem como foco o estudo de gênero na mídia impressa sob uma perspectiva crítica. A internacionalização do grupo de pesquisa, formado atualmente por pesquisadores norte-americanos, europeus, sul-americanos e asiáticos, proporciona uma visão ampla e comparativa dos resultados obtidos por meio de pesquisas acerca da temática proposta. O grupo se reúne periodicamente (pelo menos uma vez ao mês) por videoconferência para discussão teórica, desenvolvimento de projetos pesquisa, formação de painéis apresentados em congressos..
Palavras-chave: GÊNERO; mídia; FEMINISMO.
2.
Conteúdos Interativos e Mídia Pórtátil

Objetivo: Investigar a produção audiovisual (mídia portátil) na era da mobilidade..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Mobile.
3.
Estudos do Audiovisual: História, Crítica e Produção

Objetivo: O Grupo de Análise do Audiovisual (GrAAu), realiza atividade de pesquisa relacionada ao audiovisual com ênfase em questões contemporâneas relativas ao ciberespaço e a cibercultura. Os pesquisadores envolvidos participam de reuniões científicas semanais e de eventos acadêmicos na área de comunicação. Pretende-se formar pesquisadores; incentivar e sistematizar a produção científica de estudantes envolvidos; publicar os resultados das pesquisas do grupo em artigos, livros e intervenções em congressos e similares, além de ampliar o intercâmbio entre pesquisadores da área, viabilizando a promoção de eventos ligados ao grupo e à linha de pesquisa. Em 2014 e 2015 os pesquisadores publicaram em revistas científicas, participaram de congressos acadêmicos e também das reuniões para discussão dos textos a serem publicados entre os integrantes do grupo..


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Ciberfeminismo em vlogs do Youtube: narrativas autorreferentes e produção de afetos na rede
Descrição: A proposta do trabalho tem como principal objetivo investigar como o movimento feminista em uma lógica digital, a partir de canais do Youtube, acaba por produzir afetos na rede entre microinfluenciadoras digitais e seus seguidores. A partir do uso do estudo de caso (YIN, 2001) é possível verificar no canal Alexandrismos como as narrativas construídas pela youtuber Alexandra Gurgel promovem a criação de vínculos entre ela e seus seguidores. Somado a isso, investigações concernentes à espetacularização da intimidade; o fenômeno crescente dos influenciadores digitais; transformações de ordem técnica e estética acerca do vlog e a criação de personas-marcas são alguns dos tópicos a serem trabalhados também nesta proposta. Além disso, por se tratar de uma pesquisa de ordem empírica, tenciona-se a aplicação da netnografia (KOZINETS, 2014) como metodologia plausível para compreender de que modo se dá a ação-interação entre os inscritos e a youtuber no canal, a fim de depreender questões que envolvem a produção de afetos entre Alexandra e seus seguidores. O quadro teórico de referência utilizará autores como Burgess; Green (2009); Goffman (2011); Sodré (2006); Sibilia (2016), Di Felice (2017); Malini e Antoun (2013), Butler (2008), Ribeiro (2017), Colado; Navarrete (2007), dentre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Aline Lisboa da Silva - Coordenador / Letícia Affini - Integrante.
2018 - Atual
Ciberfeminismo em vlogs do Youtube: narrativas autorreferentes e produção de afetos na rede
Descrição: A proposta do trabalho tem como principal objetivo investigar como o movimento feminista em uma lógica digital, a partir de canais do Youtube, acaba por produzir afetos na rede entre microinfluenciadoras digitais e seus seguidores. A partir do uso do estudo de caso (YIN, 2001) é possível verificar no canal Alexandrismos como as narrativas construídas pela youtuber Alexandra Gurgel promovem a criação de vínculos entre ela e seus seguidores. Somado a isso, investigações concernentes à espetacularização da intimidade; o fenômeno crescente dos influenciadores digitais; transformações de ordem técnica e estética acerca do vlog e a criação de personas-marcas são alguns dos tópicos a serem trabalhados também nesta proposta. Além disso, por se tratar de uma pesquisa de ordem empírica, tenciona-se a aplicação da netnografia (KOZINETS, 2014) como metodologia plausível para compreender de que modo se dá a ação-interação entre os inscritos e a youtuber no canal, a fim de depreender questões que envolvem a produção de afetos entre Alexandra e seus seguidores. O quadro teórico de referência utilizará autores como Burgess; Green (2009); Goffman (2011); Sodré (2006); Sibilia (2016), Di Felice (2017); Malini e Antoun (2013), Butler (2008), Ribeiro (2017), Colado; Navarrete (2007), dentre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Aline Lisboa da Silva - Coordenador / Letícia Affini - Integrante.
2015 - 2017
Estudo Comparativo do Nível de Internacionalização e Uniformização de Aspectos Étnicos da Mulher na Mídia Impressa Feminina nos Continentes Americanos, Europeu e Asiático
Descrição: A pesquisa tem como foco o estudo de gênero na mídia impressa internacional sob uma perspectiva crítica, tendo como base os Estudos Culturais. A internacionalização do grupo de pesquisa, formado atualmente por pesquisadores norte-americanos, europeus, sul-americanos e asiáticos, proporciona uma visão ampla e comparativa dos resultados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Aline Lisboa da Silva - Coordenador / Raquel Marques Carriço - Integrante / Renata Malta - Integrante / ANEAS, Tatiana - Integrante.
2014 - 2015
Investigações sobre dispositivos e disposições do vídeo lusófono: Uma cartografia de formas videográficas e diferentes usos para internet
Descrição: Mesmo entre os países de língua portuguesa que têm produzido filmes em maior quantidade - Brasil e Portugal - os estudos sobre o crivo da crise do cinema (sentido Lumière) estão apenas no começo. Menos ainda, a videografia (cinema eletrônico) está sendo examinada como porta-voz da cultura lusófona em formatos para internet. A pesquisa proposta exige uma mobilização do registro videográfico, em sites dedicados a filmes de baixo custo e pós-produção digital, típica por encontrar na experimentação da técnica seu ponto forte de interesse. Tais vídeos lançam mão de dispositivos móveis, possuem caráter inventivo e espontâneo, são atraídos por estereótipos da cultura popular, recorrem a formatos midiáticos e a exibicionismos autorreferênciais. Vamos rastrear e mapear produtores, grupos diversos, envolvidos com a videografia dos povos da CPLP. Realizar entrevistas com quem produz e organiza eventos, como Cineport (João Pessoa) e FESTin (Lisboa); falar com pessoas envolvidas com a produção audiovisual lusófona. Temos pela frente impasses ontológicos da imagem para discutir, sobre o viés entre objetividade e desrealização do mundo visível. Elementos narrativos, estéticos e tecnológicos dos vídeos serão tratados nas suas relações contraditórias, mas de certo hibridizadas. Os resultados fortalecerão futuros trabalhos com a parceria entre a UFPB/BR e a UA/PR, publicados em revistas Culturas Midiáticas, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGC/UFPB (ISSN 1983-5930) e Prisma, do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação Conveniada UA/UP (ISSN 1646-3153), e outras. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
In-Comunicações - Oficinas e Minicursos
Descrição: Atuou como coordenadora de oficinas e minicursos do evento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
In-Comunicações: Seminário de Pesquisa
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Papo de publicitário
Descrição: Projeto realizado pelo grupo de pesquisa em marketing da UFS, cujo objetivo era promover debates acerca da profissão no meio acadêmico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2011
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: O projeto consiste em procurar meios que demonstrem a arte como conteúdo que passem pela própria vivência e cultura de cada aluno.O principal objetivo é fazer os alunos das escolas públicas refletirem sobre a produção social e histórica da arte, contextualizando os objetivos artísticos e seus conteúdos. Outro foco ainda da pesquisa é a relação ensino-aprendizagem, onde o aluno graduando trabalhará três pólos educacionais voltados à arte-educação: arte bidimensional, tridimensional e musicalização, fazendo com que o discente da graduação consiga ampliar seus horizontes diante da educação artística a fim de possibilitar a inserção de novas metodologias por ele aplicadas às escolas públicas. O projeto de pesquisa serve ainda como modelo de aliança entre a tríade: ensino, pesquisa e extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Aline Lisboa da Silva - Integrante / Adriana Dantas Nogueira - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Culturas Midiáticas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cultura digital.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Gênero e mídia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Professora homenageada da turma de 2012 do curso de Publicidade e propaganda, Universidade Federal de Sergipe.
2015
Orientadora do trabalho em 1º lugar na modalidade Campanha Publicitária do EXPOCOM NE 2015, Intercom.
2015
Orientadora do trabalho em 1º lugar na modalidade Pesquisa Mercadológica do EXPOCOM NE 2015, Intercom.
2015
Orientadora do trabalho em 1º lugar na modalidade Publicidade em outros meios do EXPOCOM NE 2015, Intercom.
2014
1º lugar em concurso público para professor substituto da disciplina Mercadologia e publicidade, Universidade Federal de Sergipe.
2014
1º lugar em concurso público para professor substituto da disciplina Redação publicitária I, Universidade Federal de Sergipe.
2006
2º lugar em VIII Prêmio Universitário de Monografia da UNIT: A Extensão Universitária e as práticas culturais e científicas em prol da sociedade, Universidade Tiradentes - UNIT.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LISBOA, A.2018LISBOA, A.. Ressignificações de masculinidades no filme Boi Neon de Gabriel Mascaro. VOZES & DIÁLOGO, v. 17, p. 15-27, 2018.

2.
LISBOA, A.2018LISBOA, A.; FERREIRA, F. ; SANTOS, A. . Ficção de Fã no Youtube: do Jogo The Sims 4 à web série Girls in the House. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 14, p. 204, 2018.

3.
LISBOA, A.2018LISBOA, A.. O fragmento como representação na montagem discursiva: usos da repetição em Sangue Ruim de Leos Carax e O Desprezo de Jean-Luc Godard. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 14, p. 1-14, 2018.

4.
CAMPOS, L.2016CAMPOS, L. ; LISBOA, A. . O dulçor do romantismo: análise da campanha 'Professora', do Sonho de Valsa. Temática (João Pessoa. Online), v. 3, p. 111-123, 2016.

5.
LISBOA, A.2015LISBOA, A.. Formas Expressivas da Contemporaneidade: A estética do processo em filmes realizados via celular. Temática (João Pessoa. Online), v. 11, p. 01-13, 2015.

6.
LISBOA, A.2014LISBOA, A.; FREIRE, G. . Do instantâneo aos filtros: A estética fotográfica do Instagram. Temática (João Pessoa. Online), v. x, p. 133-145, 2014.

7.
LISBOA, A.2014LISBOA, A.. Cinema interativo: mito ou novas perspectivas?. Temática (João Pessoa. Online), v. X, p. 1-13, 2014.

8.
LISBOA, A.2013 LISBOA, A.; CARVALHO, N. ; ANDRADE, M. . A estética mobile do filme 5#calls. Culturas Midiáticas, v. 6, p. 25-38, 2013.

9.
SILVA, A.L.2011SILVA, A.L. ; LISBOA, A. ; ALMEIDA, Thiago ; GOMES, A. A. F. . A Perspectiva Sócio-Cultural nos Estados Unidos na Década de 1970 pelo Filme 'Os Embalos de Sábado à Noite'. Revista Anagrama (USP), v. 5, p. 01-14, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
FREIRE, G. ; LISBOA, A. . A circulação dos fluxos imagético-informacionais no Instagram. In: Marcos Nicolau. (Org.). Rumos da comunicação em rede e suas experiências midiáticas. 01ed.João Pessoa: Ideia, 2014, v. 1, p. 105-123.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LISBOA, A.. Resenha: A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. Revista Temática, 30 jul. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LISBOA, A.; COSTA, I. S. . Cultura de fãs em ficções seriadas da Netflix: Oportunidade de mídia espontânea. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2017, Curitiba. GP Ficção Seriada, 2017.

2.
LISBOA, A.. Narrativas de pertencimento nos filmes Aquarius e Boi Neon. In: XXI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE, 2017, João Pessoa. Anais do Encontro 2017, 2017.

3.
SILVA, A.L. ; LISBOA, A. . O plot-twist como recurso estilístico nos filmes de M. Night Shyamalan. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2017, Curitiba. GP Cinema e Audiovisual, 2017.

4.
LISBOA, A.. Experiência videográfica na contemporaneidade: processos criativos em dispositivos móveis. In: XII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2016, Salvador. Experiência videográfica na contemporaneidade: processos criativos em dispositivos móveis, 2016.

5.
LISBOA, A.. Cinema e Feminismo: Representação e Perspectiva Histórica em 'As sufragistas' de Sarah Gravon. In: XIX REDOR - Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero, 2016, São Cristóvão. E-book XIX REDOR. Campina Grande-PB: Editora Realize, 2016. p. 3387-3399.

6.
ARAUJO, A. L. ; MONTALVAO, E. ; CAMPOS, L. ; VILAS BOAS, M. C. ; LISBOA, A. . Moda e diversidade de gênero: sob um olhar não binário.. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2016, Caruaru-PE. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2016.

7.
BASTOS, J. ; SANTOS, N. ; SANTOS, I. ; CORNELIO, M. ; ROCHA, C. ; LISBOA, A. . O Preconceito Velado no Lápis de Cor Intitulado ?Cor-de-pele?. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2016, Caruaru-PE. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2016.

8.
LISBOA, A.. A montagem de correspondências em obras de Kieslowski e Tarkovsky. In: XIX SOCINE, 2015, Campinas. Anais Digitais, 2015.

9.
BASTOS, J. ; RIBEIRO, S. ; LISBOA, A. . Milagrosas ou Perigosas? Os Riscos Causados pela Desinformação sobre Dietas. In: XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2015, Natal-RN. XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2015.

10.
LIMA, A. C. ; ANDRADE, R. S. ; FAGUNDES, C. ; LIRA, H. ; LISBOA, A. . Campanha Publicitária da Instituição Centro Cultural de Aracaju: O Melhor Lugar para Fazer Cultura é Aqui.. In: XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2015, Natal-RN. XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2015.

11.
FAGUNDES, C. ; ANDRADE, R. S. ; LIRA, H. ; LIMA, A. C. ; LISBOA, A. . Centro Cultural de Aracaju: O que falta para se tornar referência no estado?. In: XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2015, Natal-RN. XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2015.

12.
LIRA, H. ; ANDRADE, R. S. ; FAGUNDES, C. ; LIMA, A. C. ; LISBOA, A. . Centro Cultural de Aracaju: O Uso De Meios Alternativos Na Publicidade. In: XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2015, Natal-RN. XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2015.

13.
ANDRADE, E. M. ; COSTA, L. F. F. ; COSTA, Y. N. ; SILVA, A. L. ; LISBOA, A. . A Linguagem Persuasiva nos Comerciais da Actívia. In: XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2015, Natal-RN. XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2015.

14.
NUNES, M. ; ARAUJO, N. ; SOUZA, P. F. ; LISBOA, A. . A Exposição Infantil em Vídeos de Beleza: Erotização da Infância em Favor do Consumismo. In: XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2015, Natal-RN. XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 2015.

15.
LISBOA, A.. Estética do processo no filme-celular: experiências da mobilidade. In: XVI Congresso da Ciência da Comunicação na Região Nordeste, 2014, João Pessoa. Estética do processo no filme-celular: experiências da mobilidade, 2014.

16.
LISBOA, A.; ANDRADE, M. ; CARVALHO, N. . A Estética Mobile do Filme 5#calls. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2013, Manaus. Intercom Nacional 2013, 2013.

17.
LISBOA, A.; FREIRE, G. . Do instantâneo aos filtros: A estética fotográfica do Instagram. In: VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2013, Curitiba. VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2013.

18.
FREIRE, G. ; LISBOA, A. . A circulação dos fluxos imagético-informacionais no Instagram. In: VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2013, Curitiba. VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2013.

19.
LISBOA, A.. Cinema Interativo: Mito ou Novas perspectivas?. In: Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2013, Rio de Janeiro. VI Coneco, 2013.

20.
LISBOA, A.; SILVA, A.L. ; VIEIRA, E. S. . Compras Coletivas: Estudo de Caso sobre o Site Alguns Trocados em Aracaju. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife-PE. Divisão Temática Publicidade e Propaganda da Intercom Júnior, 2011.

21.
SILVA, A.L. ; LISBOA, A. ; ALMEIDA, Thiago ; GOMES, A. A. F. . A Perspectiva Sócio-Cultural nos Estados Unidos na Década de 1970 pelo Filme 'Os Embalos de Sábado à Noite'. In: VII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2011, Salvador-BA. Eixo Temático Narrativas Audiovisuais, 2011.

22.
SILVA, A.L. ; LISBOA, A. ; LIMA, C. A. A. . HQ Festival Aracaju: Percepção e Satisfação do Consumidor com Relação ao Evento. In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste-INTERCOM, 2010, Campina Grande. Jornada de Iniciação Científica em Comunicação-INTERCOM JR., 2010.

23.
LISBOA, A.; VIEIRA, E. S. . O uso das redes sociais como método alternativo de ensino para jovens: análise de três projetos envolvendo comunidades virtuais. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2010, São Cristóvão. IV colóquio Educon, 2010.

24.
LISBOA, A.; SILVA, A.L. . A Representação da Figura do Caipira no Cinema Brasileiro: Análise do Longa-Metragem Tapete Vermelho. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2010, Caxias do Sul. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

25.
LISBOA, A.. Cibercultura e Educação: Novos Desafios na Contemporaneidade. In: VIII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte, 2009, Rondônia. Jornada de Iniciação Científica em Comunicação - Intercom Jr., 2009.

26.
LISBOA, A.. Comunicação e Políticas Públicas: um Estudo de Caso Sobre a Literatura de Cordel em Sergipe. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2009, Curitiba. Jornada de Iniciação Científica - INTERCOM Jr., 2009.

27.
FARO, P. I. P. N. ; LISBOA, A. ; GOMES, R. J. . O Comportamento do Consumidor de Festas Temáticas: O Caso da Derrota Fantasy em Aracaju. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2009, Curitiba. Jornada de Iniciação Científica - INTERCOM Jr., 2009.

28.
LISBOA, A.. Novas Tecnologias e educação: os dilemas da produção cultural e cientifica no universo acadêmico. In: VI Semana Nacional de Educação: A formação do professor: Desafios Políticos e Pedagógicos, 2008, São Cristóvão. VI Semana Nacional de Educação: ?A formação do professor: Desafios Políticos e Pedagógicos?, 2008.

29.
LISBOA, A.. A valorização da cultura popular através da publicidade aplicada à extensão universitária. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? INTERCOM, 2008, Natal-RN. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? INTERCOM, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LISBOA, A.. Narrativas de pertencimento nos filmes Aquarius e Boi Neon. In: XXI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE, 2017, João Pessoa. Anais do Encontro 2017, 2017.

2.
LISBOA, A.. Dot e Framed: Processos criativos em realização audiovisual via celular. In: XX SOCINE, 2016, Curitiba. Anais do Encontro 2016, 2016.

3.
LISBOA, A.. A montagem de correspondências em obras de Kieslowski e Tarkovsky. In: XIX SOCINE, 2015, Campinas-SP. Anais digitais: Cinema em Redes, 2015.

4.
LISBOA, A.. Estética da montagem no curta-metragem Sete Vidas. In: XVIII Encontro SOCINE, 2014, Fortaleza. XVIII Encontro Socine, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LISBOA, A.; AFFINI, L. . A Estética do Grotesco: Análise da Vinheta de Freak-Show em American Horror Story. In: XIX Jornada Multidisciplinar, 2017, Bauru. Caderno de Resumos da XIX Jornada Multidisciplinar: Mídia, política e movimentos sociais, 2017. p. 26.

2.
LISBOA, A.. Projeto Cultural Reconhecer-SE: uma proposta de qualidade. In: XVIII Encontro de Iniciação Científica, 2008, São Cristóvão. XVIII Encontro de Iniciação Científica, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
LISBOA, A.; AFFINI, L. . Economia criativa na rede: o youtuber como novo modelo de negócio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AFFINI, L. ; LISBOA, A. ; SILVA, G. S. . Narrativa complexa e televisão de arte: o caso da minissérie Justiça. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BRAGA, V. ; COLUCCI, B. ; LISBOA, A. . Palestra sobre Intercom Regional Nordeste. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LISBOA, A.. Ressignificações de masculinidades no filme Boi neon de Gabriel Mascaro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
LISBOA, A.; COSTA, I. S. . Cultura de fãs em ficções seriadas da Netflix: Oportunidade de mídia espontânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, A.L. ; LISBOA, A. . O plot-twist como recurso estilístico em filmes de M. Night Shyamalan. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LISBOA, A.. Dolores, Lo ou Lolita: tensionamentos entre as obras de Vladimir Nabokov e Adrian Lyne. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LISBOA, A.. Narrativas de pertencimento nos filmes Aquarius e Boi Neon. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LISBOA, A.; AFFINI, L. . A Estética do Grotesco: Análise da Vinheta de Freak Show em American Horror Story. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LISBOA, A.. Cinema e Feminismo: Representação e Perspectiva Histórica em As sufragistas de Sarah Gravon. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LISBOA, A.. Experiência videográfica na contemporaneidade: processos criativos em dispositivos móveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LISBOA, A.. Dot e Framed: Processos criativos em realização audiovisual via celular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
LISBOA, A.. Palestra sobre Marketing de Conteúdo na Bend Propaganda. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LISBOA, A.. Estética da montagem no curta-metragem Sete Vidas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
LISBOA, A.. Estética do processo no filme-celular: Experiências da mobilidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
LISBOA, A.; ANDRADE, M. ; CARVALHO., N. . A Estética Mobile do Filme 5#calls. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FREIRE, G. ; LISBOA, A. . A circulação dos fluxos imagético-informacionais no Instagram. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
LISBOA, A.; FREIRE, G. . Do instantâneo aos filtros: A estética fotográfica do Instagram. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
LISBOA, A.. Cinema Interativo: Mito ou Novas perspectivas?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SILVA, A.L. ; LISBOA, A. ; ALMEIDA, Thiago ; GOMES, A. A. F. . A Perspectiva Sócio-Cultural nos Estados Unidos na Década de 1970 pelo Filme 'Os Embalos de Sábado à Noite'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LISBOA, A.; SILVA, A.L. ; VIEIRA, E. S. . Compras Coletivas: Estudo de Caso sobre o Site Alguns Trocados em Aracaju. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, A.L. ; LISBOA, A. ; LIMA, C. A. A. . HQ Festival Aracaju: Percepção e Satisfação do Consumidor com Relação ao Evento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
LISBOA, A.; VIEIRA, E. S. . O uso das redes sociais como método alternativo de ensino para jovens: análise de três projetos envolvendo comunidades virtuais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
LISBOA, A.; SILVA, A.L. . A Representação da Figura do Caipira no Cinema Brasileiro: Análise do Longa-Metragem Tapete Vermelho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
LISBOA, A.. Comunicação e Políticas Públicas: um Estudo de Caso Sobre a Literatura de Cordel em Sergipe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FARO, P. I. P. N. ; LISBOA, A. ; GOMES, R. J. . O Comportamento do Consumidor de Festas Temáticas: O Caso da Derrota Fantasy em Aracaju. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
LISBOA, A.. Programa prodocência na UFS: Relatos de experiências em artes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
LISBOA, A.. A valorização da cultura popular através da publicidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
LISBOA, A.. Novas Tecnologias e educação: os dilemas da produção cultural e cientifica no universo acadêmico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
LISBOA, A.. Projeto Cultural Reconhecer-SE: uma proposta de qualidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
LISBOA, A.. A valorização da Cultura Popular Através da Publicidade Aplicada à Extensão Universitária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LISBOA, A.; GALVAO, Y. ; NAVA, P. . Mulheres, imagem e subjetividades: reflexões acerca do audiovisual contemporâneo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LISBOA, A.; NETO, J. ; SANTOS, J. . Dear white people, Orange is the new black e 13 reasons why: O debate proposto pelas produções da Netflix. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
LISBOA, A.; VIEIRA, E. S. ; SCHNEIDER, H. N. . O uso das redes sociais como método alternativo de ensino para jovens. 2010; Tema: Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação formal. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
LISBOA, A.. Cultura de fãs como oportunidade estratégica para marcas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LISBOA, A.. Vanguarda Surrealista: Influências Ideológicas e Estéticas na Publicidade e Propaganda. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LISBOA, A.. Marketing Sensorial: O uso das cores como estratégia de comunicação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LISBOA, A.. Cinema Interativo: Espaço, Formato e Mobilidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LISBOA, A.; Rego, Simeia . WebRP e o consumidor 2.0: estratégias de relacionamento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
LISBOA, A.. Sem título. 2008. Fotografia.

2.
LISBOA, A.. Sem título. 2007. Fotografia.

Demais trabalhos
1.
LISBOA, A.; ARAGÃO, A.G. ; PORTELLA, C. ; COSTA NETO, D. N. ; MAGALHÃES, M. A. ; SILVA JUNIOR, S. B. . Bloody Jack: o jogo da morte. 2010 (Produção audiovisual de curta-metragem) .

2.
LISBOA, A.; ARAGÃO, A.G. ; MAGALHÃES, M. A. . Videoclipe da banda Ode ao Canalha. 2010 (Produção audiovisual de videoclipe) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MALTA, R.; LISBOA, A.; SALMERON, F.. Participação em banca de Crislayne Alves Santos e Erika Acsa de Souza Santos.A representação da mulher nos catálogos da Avon e Natura: Uma análise de conteúdo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
PEREIRA, Mário César; LISBOA, A.; SALMERON, F.. Participação em banca de Byanca Mayanne Prado de Carvalho e Samantha Marmo de Moraes.Marketing do dragão: Marketing de guerrilha no engajamento dos fãs de Game of Thrones. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
TÁVORA, B.; LISBOA, A.; SILVA, J. V.. Participação em banca de Thauanne Menezes Santana.Ler faz crescer: A aplicação do marketing 3.0 e das ferramentas de comunicação integrada de marketing na construção de um planejamento de campanha de incentivo à leitura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

4.
CARRICO, R. M.; LISBOA, A.; TAVARES, M.. Participação em banca de Alliston Felipe Nascimento dos Santos.A rainha perdendo sua majestade: motivos para o declínio da audiência das telenovelas do horário nobre da Rede Globo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

5.
ALVES, A.; LISBOA, A.; OLIVEIRA, M.. Participação em banca de Elaine Cristina Matos de Santos Moraes.A identidade visual como processo de crescimento para micro e pequenas empresas: arte em bolos by Elaine Matos e sua identidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

6.
TÁVORA, B.; LISBOA, A.; OLIVEIRA, M.. Participação em banca de Aldo Nunes Silva Junior.Um estudo sobre o comportamento de consumo das adolescentes das escolas particulares da cidade de Aracaju. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

7.
LISBOA, A.; SCHNEIDER, G.; TAVARES, M.. Participação em banca de Silvânio Pereira Santos Junior.Uso das mídias sociais na rotina das assessorias de imprensa das secretarias do governo do estado de Sergipe. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Sergipe.

8.
LISBOA, A.; CARRICO, R. M.; TAVARES, M.. Participação em banca de Brenda Alves Soares e Ana Carolina Cruz Alvestad Yrke.Lavando roupa suja: uma análise da representação da mulher nas propagandas de produtos de limpeza. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

9.
LISBOA, A.; FELIZOLA, M. P. M.; CARLOS, A.. Participação em banca de Marcos Santos.Plano de marketing para o Caju Valley. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

10.
CARRICO, R. M.; LISBOA, A.; ALVES, A.. Participação em banca de João Paulo Andrade de Souza.Construção da Propaganda Social do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes: Uma Análise do Discurso Publicitário Produzido pelo Denatran. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe.

11.
GOMES, A. A. F.; LISBOA, A.; EZEQUIEL, M. C.. Participação em banca de Mário Oliveira Lima.Transmediação: análise da novela Passione. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV) - Universidade Federal de Sergipe.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LISBOA, A.; Maranho, E.. Coordenadora do GT Publicidade, Gênero e Movimentos Sociais. 2017. Universidade Positivo.

2.
LISBOA, A.. Coordenadora do GT Cultura Digital no XII Enecult. 2016. Universidade Federal da Bahia.

3.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Filme de Ficção do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - EXPOCOM. 2015. Universidade da Região de Joinville.

4.
LISBOA, A.. Avaliadora do Intercom Jr. - GT Publicidade e propaganda do XX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. 2015. Universidade Federal de Uberlândia.

5.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Reportagem em telejornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro Oeste - EXPOCOM. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

6.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Roteiro de não-ficção do XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro Oeste - EXPOCOM. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Roteiro de ficção do XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro Oeste - EXPOCOM. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

8.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo do XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro Oeste - EXPOCOM. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

9.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Reportagem em jornalismo impresso do XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro Oeste - EXPOCOM. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria anúncio impresso do XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro Oeste - EXPOCOM. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

11.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Roteiro de games do XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte - EXPOCOM. 2015. Centro Universitário do Norte.

12.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Produção em fotojornalismo do XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte - EXPOCOM - categoria produção transdisciplinar. 2015. Centro Universitário do Norte.

13.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Filme de não-ficção/documentário/docudrama do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - EXPOCOM. 2015. Universidade da Região de Joinville.

14.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria produção em fotojornalismodo XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - EXPOCOM. 2015. Universidade da Região de Joinville.

15.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Cartaz do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - EXPOCOM. 2015. Universidade da Região de Joinville.

16.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Roteiro de Games do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - EXPOCOM. 2015. Universidade da Região de Joinville.

17.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Game do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - EXPOCOM. 2015. Universidade da Região de Joinville.

18.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Organização de evento do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - EXPOCOM. 2015. Universidade da Região de Joinville.

19.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Produto de comunicação institucional digital do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - EXPOCOM. 2015. Universidade da Região de Joinville.

20.
LISBOA, A.. Jurada online da categoria Blog do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - EXPOCOM. 2015. Universidade da Região de Joinville.

21.
LISBOA, A.. Jurada presencial da categoria Revista-laboratório impressa no XVI Congresso da Ciência da Comunicação na Região Nordeste - EXPOCOM. 2014. Universidade Federal da Paraíba.

22.
LISBOA, A.. Coordenadora do GT de Publicidade e propaganda no XVI Congresso da Ciência da Comunicação na Região Nordeste - Intercom Jr. - Publicidade e propaganda. 2014. Universidade Federal da Paraíba.

23.
LISBOA, A.. Jurada presencial da categoria Jornalismo impresso no XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. 2014. Universidade Federal da Paraíba.

24.
LISBOA, A.. Jurada presencial da categoria Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo no XVI Congresso da Ciência da Comunicação na Região Nordeste - EXPOCOM. 2014. Universidade Federal da Paraíba.

25.
TAVARES, D.; LISBOA, A.; TIMPONI, R.. Jurada presencial da categoria Roteiro de não-ficção na XX Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação ? EXPOCOM. 2013. Universidade Federal do Amazonas.

26.
ANJOS NETO, J. D.; LISBOA, A.. Avaliadora da Comissão Examinadora da Agência Jr. de Publicidade. 2009. Universidade Federal de Sergipe.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. Cultura de fãs em ficções seriadas da Netflix: Oportunidade de mídia espontânea. 2017. (Congresso).

2.
III Semana de Visibilidade Trans. 2017. (Encontro).

3.
Sextas Literárias Visuais - "Apocalypse Now": Uma Abordagem da Livre Adaptação Apocalíptica da Novela Coração das Trevas, de Joseph Conrad. 2017. (Outra).

4.
Sextas Literárias Visuais - "Os processos", de Franz Kafka a Orson Welles: uma análise do imaginário jurídico-estético no romance e no filme homônimo. 2017. (Outra).

5.
Sextas Literárias Visuais - Fahrenheit 451: Uma análise da adaptação de François Truffaut para o cinema, a partir da construção do espaço distópico. 2017. (Outra).

6.
Seminário Cinema e Paisagem. 2016. (Seminário).

7.
XIX Encontro Internacional da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero.Cinema e feminismo: representação e perspectiva histórica em As sufragistas de Sarah Gravon. 2016. (Encontro).

8.
XIX SOCINE. A montagem de correspondências em obras de Kieslowski e Tarkovsky. 2015. (Congresso).

9.
Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0. 2013. (Outra).

10.
Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação. Cinema Interativo: Mito ou Novas perspectivas?. 2013. (Congresso).

11.
VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.Do instantâneo aos filtros: A estética fotográfica do Instagram. 2013. (Simpósio).

12.
VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.A circulação dos fluxos imagético-informacionais no Instagram. 2013. (Simpósio).

13.
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. A Estética Mobile do Filme 5#calls. 2013. (Congresso).

14.
Conferência Estudos de Recepção, Jovens e consumo cultural. 2012. (Seminário).

15.
I circuito de Marketing e Comunicação de Sergipe. 2011. (Encontro).

16.
IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. O uso das redes sociais como método alternativo de ensino para jovens: análise de três projetos envolvendo comunidades virtuais. 2010. (Congresso).

17.
Semana de Graduação.Relatos da Experiência Docente em Artes. 2010. (Encontro).

18.
Seminário Aperipê sobre a TV Pública. 2010. (Seminário).

19.
VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura-ENECULT. 2010. (Encontro).

20.
XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste - INTERCOM Nordeste. HQ Festival Aracaju: Percepção e Satisfação do Consumidor com Relação ao Evento. 2010. (Congresso).

21.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. A Representação da Figura do Caipira no Cinema Brasileiro: Análise do Longa-Metragem Tapete Vermelho.. 2010. (Congresso).

22.
Rumos Itaú Cultural Arte Contemporânea. 2009. (Seminário).

23.
VI Bienal de Cultura da UNE. 2009. (Congresso).

24.
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Comunicação e Políticas Públicas: um Estudo de Caso Sobre a Literatura de Cordel em Sergipe. 2009. (Congresso).

25.
VI Semana Nacional de Educação: ?A formação do professor: Desafios Políticos e Pedagógicos?. Novas Tecnologias e educação: os dilemas da produção cultural e cientifica no universo acadêmico. 2008. (Congresso).

26.
XVIII Encontro de Iniciação Científica.Projeto Cultural Reconhecer-SE: uma proposta de qualidade. 2008. (Encontro).

27.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? INTERCOM. A valorização da cultura popular através da publicidade aplicada à extensão universitária?. 2008. (Congresso).

28.
II Semana de Estudos de Graduação: ?Ensino, pesquisa e extensão: reflexos e perspectivas na graduação?.A valorização da cultura popular através da publicidade aplicada à extensão universitária?. 2007. (Seminário).

29.
Reunião Equatorial de Antropologia ? X Reunião de Antropólogos Norte-Nordeste. 2007. (Congresso).

30.
VIII Semana de Ciências Sociais. 2007. (Seminário).

31.
XII Encontro Sergipano de Comunicação ? ENSECOM.A valorização da cultura popular através da publicidade aplicada à extensão universitária?. 2007. (Encontro).

32.
I ADM cultural - Semana cultural do curso de administração. 2006. (Outra).

33.
XI Encontro Sergipano de Comunicação - ENSECOM. 2006. (Encontro).

34.
XV MAX MIDIA. 2005. (Seminário).

35.
XXVIII Congresso brasileiro de ciências da comunicação - INTERCOM. 2005. (Congresso).

36.
X ENSECOM - Encontro sergipano de comunicação. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LISBOA, A.; SCHNEIDER, G. ; BRAGA, V. ; OLIVEIRA, M. . In-Comunicações. 2015. (Congresso).

2.
Mota, M. ; LOBO, C. ; LISBOA, A. ; PEREIRA, C. . I Festival Sergipano de Micrometragens - Tr3s.minutos. 2011. (Festival).

3.
FELIZOLA, M. P. M. ; LISBOA, A. ; GOMES, R. J. . Papo de Publicitário. 2010. (Outro).

4.
LISBOA, A.. Festividades dos 15 anos dos cursos de artes e comunicação da UFS. 2008. (Outro).

5.
LISBOA, A.. II Invasão Visual. 2008. (Outro).

6.
SANTOS, S. J. F. ; LISBOA, A. . Evento cultural - show de jazz fusion. 2006. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcel Andrade Magalhães. Morena dos olhos pretos: o trailer como estratégia persuasiva de difusão cultural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Audiovisual) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Aline Lisboa da Silva.

2.
Elionardo da Silva Santos. Representação homossexual no cinema brasileiro: análise das personagens Clécio e Fininha, do filme Tatuagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Aline Lisboa da Silva.

3.
Micael Chardon Sabino Rodrigues. Vincit: um projeto experimental de identidade corporativa de uma marca de streetwear. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Aline Lisboa da Silva.

4.
Eduardo Vieira Teixeira. Em terra de cego quem tem conteúdo é rei: análise da fan page Itaúcard. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Aline Lisboa da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Aryane Louise Araújo. Moda e diversidade de gênero: sob um olhar não binário. 2016. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Aline Lisboa da Silva.

2.
Joyce Feitoza Bastos. O preconceito velado no lápis de cor intitulado cor-de-pele. 2016. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Aline Lisboa da Silva.

3.
Joyce Feitoza Bastos. Milagrosas ou Perigosas? Os Riscos Causados pela Desinformação sobre Dietas. 2015. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Aline Lisboa da Silva.

4.
Everton Marques de Andrade. A Linguagem Persuasiva nos Comerciais da Actívia. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Aline Lisboa da Silva.

5.
Madianne Clemildes de Souza Nunes. Exposição Infantil em Vídeos de Beleza: Erotização da Infância em Favor do Consumismo. 2015. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Aline Lisboa da Silva.

6.
Amanda Cardoso Lima. Campanha Publicitária da Instituição Centro Cultural de Aracaju: O Melhor Lugar para Fazer Cultura é Aqui. 2015. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Aline Lisboa da Silva.

7.
Carolina Santos Fagundes. Centro Cultural de Aracaju: O que Falta para se Tornar Referência no Estado?. 2015. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Aline Lisboa da Silva.

8.
Hellen Barros Lira. Centro Cultural de Aracaju: O Uso de Meios Alternativos na Publicidade. 2015. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Aline Lisboa da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
LISBOA, A.; VIEIRA, E. S. ; SCHNEIDER, H. N. . O uso das redes sociais como método alternativo de ensino para jovens. 2010; Tema: Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação formal. (Site).



Outras informações relevantes


Segunda colocada geral no VIII Prêmio de Monografia da Universidade Tiradentes em 2006, com o tema A Extensão Universitária e as práticas culturais e científicas em prol da sociedade. Bolsista de graduação pelo PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - pelo CAPES/MEC(2009-2011); integrante dos grupos de pesquisa em Marketing e Ritual, festa e performance, ambos com registro no Cnpq (2008-2011). Segunda colocada em concurso de professor substituto do Departamento de Administração da UFS para as disciplinas de Marketing (2011) e Terceira colocada em concurso para professor substituto do Departamento de Comunicação Social da UFS para a disciplina História da Arte para publicidade (2011).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 21:58:44