Juan Carlos Lozano Guzmán

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6242704875829730
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Licenciatura em Letras Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola.- Faculdade de Letras UFPel - Universidade Federal de Pelotas - RS/ Brasil. http://www.ufpel.edu.br/ Desde fevereiro de 2015 professor pesquisador do IFSul - Campus Pelotas, na produção de materiais didáticos de espanhol no NPTE. Professor do SEST-SENAT nos projetos Jovem Aprendiz. Diretor do Círculo Hispano do Brasil. Examinador do Instituto Cervantes nos diplomas DELE n 377869 desde o ano 2008 e do projeto do CNPq "Ciencias sem Fronteiras". Nos anos 2013-2014 professor Tutor em EAD do curso de Licenciatura de Letras-espanhol a distância. EAD CLC/UFPel da UAB. Professor concursado da 5ªCRE e do Município de Pelotas. Professor na Escola Municipal Barreto, Laranjal-Pelotas. Residente em Pelotas-RS-BRasil. RNE V420041-V Passaporte espanhol AE653347 http://cursoprofesoresespanol.wordpress.com/about/ http://cruzeiroespanhol.blogspot.com.br/ telf. (53) 3028 9821 cel.(53) 9125 6223 WathsApp (53)9163 0808 email circulohispano@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juan Carlos Lozano Guzmán
Nome em citações bibliográficas
GUZMÁN, J. C. L.

Endereço


Endereço Profissional
Círculo Hispano do Brasil.
Rua XV de Novembro
Centro
96010000 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 91256223


Formação acadêmica/titulação


2011
Especialização em andamento em Ensino da Lingua Espanhola e uso novas tecnologias. (Carga Horária: 360h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Estudo das Variantes do espanhol e as novas tecnologias.
2006 - 2010
Graduação em LIC. LETRAS ESPANHOL E LITERATURAS DE L. ESPANHOLA.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
1977 interrompida
Graduação interrompida em 1980 em Geológicas.
Facultad de Ciencias - Universidade de Granada, UGR, Espanha.
Ano de interrupção: 1980
1970 - 1977
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Ens, Media Fco. Javier de Burgos Motril/GR España, I. N.E.M MOTRIL, Espanha.




Formação Complementar


2013 - 2014
Linguas em Contato. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal de Pelotas - Centro de Letras e Comunicação, CLC-UFPEL, Brasil.
2013 - 2014
S.A. Tópicos Avançados em Linguagem e Educação. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal de Pelotas - Centro de Letras e Comunicação, CLC-UFPEL, Brasil.
2012 - 2013
Mestrado - Aluno especial. (Carga horária: 51h).
Faculdade da Educação - UFPel, FAE-UFPEL, Brasil.
2012 - 2012
Seminario de Tecnoestética, Imagen e Sala de Aula. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense., IFSUL -C.PELOTAS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Fonética Acústica. (Carga horária: 20h).
Faculdade da Educação - UFPel, FAE-UFPEL, Brasil.
2008 - 2008
Historia de la enseñanza del Español como L. E.. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2008 - 2008
Tradução: Teoria e Técnica.. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Letras - UFPel, CPEL, Brasil.
2007 - 2007
Actualización de profesores brasileños de español. (Carga horária: 80h).
Universidad Española de Educación a Distancia, UNED, Espanha.
2006 - 2006
Informatica Básica y digitación. (Carga horária: 80h).
Equipe Prof. Ari Azambuja, E.P.A.A., Brasil.
2004 - 2004
Cozinha Básica. (Carga horária: 100h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Patrón Costero Polivalente. (Carga horária: 600h).
Ministerio de Trabajo y Asuntos Sociales, ISM, Espanha.
2001 - 2002
Patrón Local de Pesca. (Carga horária: 300h).
Consejería de Agricultura y Pesca de la Junta de Andalucía, CAP J. ANDALUCÍA, Espanha.
1995 - 1995
Autorización Federativa Embarcaciones 45 CV. (Carga horária: 30h).
Federación Andaluza de Motonáutica, FAM, Espanha.
1994 - 1994
Frío industrial y comercial. (Carga horária: 200h).
Junta de Andalucía - Consejería de Trabajo y Asuntos Sociales, JUNTA ANDALUCÍA, Espanha.
1986 - 1986
Curso de Climatización, Calefacción y ACS. (Carga horária: 200h).
Colegio Oficial de Peritos e Ingenieros Técnicos Industriales de Almería, COPITIAL, Espanha.


Atuação Profissional



5ª Coordenaduria Regional de Educação de Pelotas, 5ª CRE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de espanhol, Carga horária: 20


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor tutor a distancia, Carga horária: 20
Outras informações
Professor tutor a distancia do Curso de Formação de Professores de espanhol - Fpele- UFPel - UAB


Universidade Federal de Pelotas - Centro de Letras e Comunicação, CLC-UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Tutor a Distancia, Carga horária: 20


Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, SENAT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: temporal, Carga horária: 12

Atividades

11/2007 - 12/2007
Ensino, Frentista / Abastecedor, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Espanhol Básico

Instituto Internacional de Desenvolvimento Social, IDS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 12

Atividades

11/2007 - 12/2007
Ensino, Espanhol Básico, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Espanhol Básico

Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estudante


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estudante



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Línguas em contato na perspectiva do indivíduo e da sociedade
Descrição: Dentro da teoria das Línguas em Contato (Weinreich, 1953), estudam-se as situações em que duas ou mais línguas encontram-se presentes em um indivíduo e/ou em um grupo social. No caso da perspectiva individual, trabalhos que analisem as crenças sobre o que seja o bilingüismo, sobre o desempenho oral ou escrito do bilíngüe, sobre a conversação bilíngüe com suas características específicas (alternância de código ou code-switching), sobre as relações desenvolvidas nas interações entre bilíngües e monolíngües, conformam o objeto de estudo. No referente ao campo social, a perspectiva de regiões de fronteira ou de contato lingüístico, os fenômenos de diglossia, de hierarquização de línguas, a análise de estrangeirismos presentes na escrita, na oralidade, no comércio, em variados campos, bem como seu valor social, integram o campo de estudo...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / MOZZILLO, Isabella - Coordenador / Kurtz-dos-Santos, Sílvia C. - Integrante.
2008 - Atual
Pós-Salazarismo e Pós-Franquismo na narrativa feminina: memória, cultura e identidade na formação da nação democrática
Descrição: A linha de pesquisa Estudos Comparados de Literatura, Cultura e História se centra na Problematização e discussão das interações entre a literatura, a cultura e a história, objetivando estudar formações identitárias, catástrofes, ideologias, suas relações com o contexto histórico-cultual, suas representações em textos literários e não-literários, bem como suas articulações em/entre sistemas literários . Nesta perspectiva, aqui se propõe a estudar a identidade cultural no discurso narrativo das literaturas lusófonas e hispânicas, conforme diferentes modelos de construção do sujeito e da nação. Assim abarcando investigações que atentem para questões trazidas ao cenário literário pelos estudos pós-coloniais, rediscutindo as narrativas oficiais e autorizando novas vozes neste enunciado. Aliando-se a isso, este projeto de pesquisa pretende investigar o período pós-salazarista e pós-franquista na literatura escrita por mulheres, reivindicando seu espaço na memória, na identidade e na formação da nação democrática pós-75, centrando-se no estudo das narrativas de Mafalda Ivo Cruz, de Maria Velho da Costa, de Teolinda Gersão, de Lídia Jorge, de Carmen Martín Gaite, de Almudena Grandes e de Carmen Laforet..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Aline Coelho da Silva - Coordenador.
2007 - 2008
LITERATURA PARA QUÊ? A comunicação estética como recurso didático para o ensino do espanhol / LE
Descrição: Descrição: Quando o assunto é o ensino de uma língua estrangeira e o ensino de sua literatura, verifica-se a existência de uma separação entre ambas decorrente dos enfoques metodológicos baseados nas teorias lingüísticas e na crítica literária do século passado. Atualmente, com as contribuições e os aportes das Teorias Literárias, da Semiótica Textual e da Lingüística Textual, já se discute a importância da integração entre língua e literatura no ensino de uma língua estrangeira. Este projeto de pesquisa chama a atenção dos profissionais e futuros professores de ELE para a importância e o papel que a literatura vem (re)assumindo nas aulas de língua espanhola, enquanto recurso autêntico de uso da língua alvo e de expressão e recepção de componentes culturais. Ao considerar o texto literário como uma estrutura dialógica (Bakhtin,1965) e uma prática comunicativa, integra-se às correntes comunicativas no ensino de línguas estrangeiras e desmistifica a noção de literatura como sinônimo de historiografia ou análises textuais. Desde este ponto de vista, o novo ensino da literatura vem focalizar as formas através das quais se faz uso da linguagem para comunicar significados nas dimensões lingüísticas, estilísticas, sociais, históricas, como também os aspectos culturais da língua alvo. Concomitantemente, vê-se que os processos comunicativos implicados na competência leitora do aluno, de um modo geral, constituem-se em uma problemática na educação brasileira. Atribuir uma função pragmática à literatura nos leva, pois, a superar as limitações atuais, traçando um caminho na sala de aula que privilegia o ato de ler desde uma perspectiva cognitiva mais ampla, ou seja, que abarca o texto literário também como um veículo sociopolítico e através do qual se pode fomentar a construção de leitores críticos. Em linhas gerais, a crise do livro na sala de aula não pode constituir-se no fim da leitura, e sim em uma renovação das maneiras tradicionais de conceber a escrita e a circulação do.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Maria Pia Mendoza-Sassi - Coordenador / Uruguay Cortazzo González - Integrante / Ana Luzia Pederzolli Cavalheiro - Integrante.
2007 - 2008
A língua que não se vê: um estudo do processo de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira para deficientes visuais mediado por computador
Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa visa ao acompanhamento, através de entrevistas e questionários, dos estudantes deficientes visuais ligados ao curso de extensão mediado por computador " Oye la Lengua!". Sua finalidade é monitorar o avanço dos alunos envolvidos, pertencentes à Escola Louis Braille de Pelotas, identificando possíveis dificuldades que possam ser sanadas com o intuito de que estes estudantes possam obter o máximo de interação possível com as ferramentas disponíveis no curso, atendendo-os de maneira satisfatória. Toda a análise terá como base os pressupostos da Teoria da Atividade, assentada nos estudos do psicólogo russo Lev Vygotsky...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Marcus Vinicius Liessem Fontana - Coordenador / Paula Antoniete Ferreira Fontana - Integrante.
2007 - 2007
Educação Literária em Espanhol como Língua Estrangeira: teoria e prática
Descrição: CAVALHEIRO, Ana Pederzolli. Literatura para quê? A comunicação estética como recurso didático para o ensino do espanhol como língua estrangeira. Participação no VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada - UNB. Brasília, DF. Tema: Contextos brasileiros de pesquisa aplicada no âmbito da linguagem. Apresentação de Pôster e publicação de Resumo, pág. 348, 2007 (9 a 11 de julho). CAVALHEIRO, Ana Pederzolli. Entrando na Casa Tomada: os efeitos de sentido do "texto casa" de Julio Cortázar. Participação no I SMELL - Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas - UFPel. Pelotas, RS. Apresentação de comunicação com publicação de resumo(3 e 4 de maio de 2007). GUIMARÃES, Ada Maria Machado: Participação em evento na PUC- RS, Porto Alegre em 28/07/2007: II Encontro de Professores de Língua Espanhola e Literaturas do RS, promovido pelo CORPERS - Cooperativa dos Professores de Espanhol do RS (Sócia efetiva do CORPERS)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Professor Uruguay Cortazzo Gonzalez - Integrante / Maria Pia Mendoza-Sassi - Integrante / Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro - Coordenador.
2006 - 2007
Pragmatica e Metodologia do Ensino de Línguas Estrangeiras
Descrição: O grupo PraMELE desenvolve pesquisas na área da Pragmática, Lingüística Aplicada, Metodologia e Ensino de Língua e Literaturas Estrangeiras. Tem como objetivo congregar os pesquisadores na área de língua estrangeira em um grupo coeso de investigação, de produção científica e procura desenvolver um trabalho interdisciplinar envolvendo outras unidades e Universidades. Além disso este grupo visa melhorar o estudo e formação dos futuros professores, assim como também procura atualizar aos professores que já estão atuando na rede pública de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Maria Pia Mendoza-Sassi - Integrante / Uruguay Cortazzo González - Coordenador.


Projetos de extensão


2009 - 2009
Encontro de professores de espanhol: mesa redonda sobre as políticas públicas de ensino de espanhol no Brasil.
Descrição: Estudo sobre a legislação vigente e sobre a implantação do espanhol no ensino regular no Brasil. Mesa-redonda sobre as políticas públicas de ensino de espanhol no Brasil. Palestra sobre as políticas lingüísticas do Brasil. Debates sobre a profissão do professor de espanhol..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (55) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Marcus Vinicius Liessem Fontana - Integrante / Elton Vergara Nunes - Coordenador.
2009 - 2009
Visita de professores do Ce.R.P. á Faculdade de Letras: intercâmbio didático-cultural sobre o ensino de Língua Portuguesa no Uruguay
Descrição: Reunião de trabalho ao Campus Anglo. Visita ao CEAD. Conferencia no Campus Porto / Anglo sobre o Portunhol e o Ensino do Português como língua estrangeira no Uruguái pelas professoras do Centro Regional de Profesores del Norte / Rivera - Uruguay. Elaboração de propostas de trabalho com as duas instituções..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (55) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Uruguay Cortazzo González - Coordenador.
2009 - 2009
Espanhol em Áudio
Descrição: Citação de textos didáticos com diálogos e narrativas para gravação. Gravação orientada dos textos plela equipe de ledores colaboradores. Edição dos arquivos de áudio com adição de efeitos sonoros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Elton Vergara Nunes - Coordenador.
2008 - 2008
Oye la Lengua! - Curso de espanhol mediado por computador para deficientes visuais
Descrição: Curso de extensão mediado por computador cujo objetivo é criar oportunidades para que deficientes visuais possam desenvolver a destreza de leitura em língua espanhola em nível básico...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Marcus Vinicius Liessem Fontana - Coordenador.
2008 - 2008
Lengua Española: audio y video
Descrição: Proyecto de extensión para la creación de materiales didácticos en audio y vídeo para la enseñanza de lengua española..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Marcus Vinicius Liessem Fontana - Integrante / Elton Vergara Nunes - Coordenador.
2008 - 2008
Curso de Conversação em Lingua Espanhola
Descrição: Curso de Estensão de Conversação em Lingua Espanhola oferecido pelo Centro de Pesquisa e Extensão em Lingüística e Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Pelotas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Coordenador.
2008 - 2008
Espanhol Multimidia
Descrição: Atividades diversas na gravação e ciação de textos em espanhol para uso acadêmico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Coordenador / Marcus Vinicius Liessem Fontana - Integrante.
2008 - 2008
Curso de Extensão em "Espanhol Conversação".
Descrição: "Qualificado" - Curso dirigido de Conversação em espanhol. Compreensão leitora, a través de textos autenticos, proporcionando um amplo enriquecimento do vocabulario; Uso do laboratorio de Linguas. Compreensão auditiva, assistindo a videos, escutando músicas e discutindo os temas; Expresão escrita, através da criação de artigos com temas variados. Expressão oral, através de discussões e debates, simulações, etc; Controle da pronunciação. Exercicios de fluidificação da linguagem com objetivo de automatizar a teoria e conseguir a habilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Ana Luzia Pederzolli Cavalheiro - Coordenador.
2008 - 2008
Associação Casa de la Cultura Uruguaia-Pelotense
Descrição: Atividades culturais diversas como: Criação do Bloger http://casadeculturauruguaya.blogspot.com; Interprete no XIII Seminario Estadual de Apicultura de Pelotas; Organizador da janta Uruguaia "Noche da Nostalgia"; Divulgación da Cultura Uruguaia na Feria do Livro de Pelotas; Manter a identidade cultural da região pampeana na integração na sociedade local e difundir informações das atualidades entre as comunidades Uruguaia e Brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Maria Pia Mendoza-Sassi - Coordenador.
2007 - 2007
Actualización para Profesores de Español Lengua Extranjera
Descrição: Aportar conhecimento e troca de experiências entre docentes e alunos de Língua Espanhola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Maria Pia Mendoza-Sassi - Integrante / Brisa do Amaral Rodrigues - Integrante / Neli Fonseca da Silva - Coordenador.


Outros Projetos


2009 - 2010
"A sintaxe do uso: as estruturas complexas do espanhol na língua cotidiana".
Descrição: Orações compuestas: as proposições e suas clasificações; Pesquisa sobre o uso das estruturas complexas no cotidiano da língua espanhola; Os softwares de autoria: hotpotatoes e ardora; Elaboração de materiais didáticos com recursos para a web..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Elton Vergara Nunes - Coordenador.
2009 - 2009
LEITURA FÍLMICA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM LINGUA ESPANHOLA
Descrição: SÚMULA DEL PROGRAMA: MACHUCA (CHILE);LAS 13 ROSAS (ESPANHA);EL BAÑO DEL PAPA (URUGUAY);EL LABERINTO DEL FAUNO (ESPANHA); LOS LUNES AL SOL (ESPANHA); LA TETA ASUSTADA (PERÚ); VOCES INOCENTES (EL SALVADOR); XXY (URUGUAY);PRINCESAS (ESPANHA); KAMCHATKA (ARGENTINA); LUGARES COMUNES (ARGENTINA); LA LENGUA DE LAS MARIPOSAS (ESPANHA); RETOMANDO TEMAS Y TEXTOS; ENCERRAMENTO..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juan Carlos Lozano Guzmán - Integrante / Aline Coelho da Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Catalão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
1° lugar do Curso de Licenciatura em Letras - Espanhol e Literaturas de Lingua espanhola Turma/2010/1° MENÇÃO HONROSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.
2008
Menção Honrosa no Concurso literario de Poesia, Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Pelotas e o Instituto Nacional Brasileiro S.J.A.deA..
1976
Primer premio literario en Prosa, I.N.E.M. Fco. Javier de Burgos de Motril (Granada) España.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
GUZMÁN, J. C. L.; Varios autores . El español en Pelotas. In: Varios autores. (Org.). EL ESPAÑOL EN LA MALETA Relatos de profesores de español por el mundo. 01ed.Barcelona:: Esquema Ediciones, 2011, v. 1, p. 39-42.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUZMÁN, J. C. L.; Moraes,R.A.S> . Pedras Negras. Diario da Manhã, Pelotas RS, 09 set. 2008.

2.
GUZMÁN, J. C. L.. Piedras Negras. Diario da Manhã, Pelotas RS, p. 4, 09 set. 2008.

3.
Larissa Kurtz ; GUZMÁN, J. C. L. . Ponto de Vista / Currículo de transição: uma visão positiva. Gráfica Diário Popular Ltda., Pelotas RS/ Brasil, p. 6 - 6, 28 abr. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUZMÁN, J. C. L.. A panela de papel. In: Diversos artigos semanalmente no jornal "Diario da manhã", 2005, Pelotas. Diario da Manhã n° diversos do ano 2005. Pelotas: Helio Freitag & Cia. Ltda., 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GUZMÁN, J. C. L.. A literatura: o regresso ás aulas de espanhol como L. E.. In: XVII ICongresso de Iniciação Científica, 2009, Pelotas. CD XVIII Congresso de Iniciação Científica - XI Encontro de Post-graduação e I Mostra Científica. Pelotas: UFPel, 2009.

2.
GUZMÁN, J. C. L.. Pós-Salazarismo e Pós-Franquismo na narrativa feminina: memória, cultura e identidade.. In: XVIII Congresso de Iniicação Científica, 2009, Pelotas. CD. Pelotas: UFPel, 2009.

3.
GUZMÁN, J. C. L.. Quinzena Gastronómica. In: Quinzena Gastronomica de Pelotas / SENAC, 2004, Pelotas. Noite & Cia, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GUZMÁN, J. C. L.. El Español y la colonización de lenguas indígenas, su memoria y espacio. In: VI SENALE Seminario Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2010, Pelotas. VI SENALE; LINGUAGENS: METODOLOGIAS DE ENSINO E PESQUISA. Pelotas: Nativu Desing, 2010. v. 1. p. 163-163.

2.
GUZMÁN, J. C. L.. EL ESPAÑOL Y LA COLONIZACIÓN DE LENGUAS INDÍGENAS, SU MEMORIA Y ESPACIO. In: VI SENALE ; LINGUAGENS: METODOLOGIAS DE ENSINO E PESQUISA, 2010, PELOTAS. VI SENALE/ LINGUAGENS: METODOLOGIAS DE ENSINO E PESQUISA. PELOTAS: NATIVU DESING, 2010. v. 1. p. 163-163.

3.
Camila da Costa ; Cavalheiro, A.L.P. ; Kelen A. dos Santos ; GUZMÁN, J. C. L. ; Simone Schwade ; Neves Senna Zila . Las nuevas tecnologías y la conversación en ELE una experiencia universitaria. In: V Taller Didáctico de Español, 2008, Pelotas. Lengua y Cultura frente a las tecnologías de Información y Comunicación. Pelotas, 2008. p. 11-11.

4.
GUZMÁN, J. C. L.; SILVA, A. C. . El diálogo literario: el minotauro, los laberintos y yo.. In: Semana Acaêmica. Diálogo com, sobre, para, as letras. Uma teoria: para que prática?, 2008, Pelotas. Diálogos com, sobre, para as letras. Uma teoria: para que prática?, 2008.

5.
GUZMÁN, J. C. L.. El diálogo literario: los laberintos, el minotauro y yo. In: Semana Acadêmica do Curso de Letras, 2008, Pelotas. Semana Acadêmica do Curso de Letras 2008. Pelotas: UFPel, 2008. v. 1. p. 1-1.

6.
Moraes,R.A.S> ; MüLLER, L. F. ; GUZMÁN, J. C. L. . Ejercicios audaces con patatas calientes. In: V Taller Didáctico de Español, 2008, Pelotas. Lengua y Cultura frente a las Tecnologías de Información y Comunicación. Pelotas: UFPel, 2008. v. 1. p. 12-13.

7.
GUZMÁN, J. C. L.; ECHARTEA, A. S. ; D.S., F. ; S.CARVALHO, ; CASTRO, J. L. ; NALERIO, N. S. . Aportaciones de los idiomas autóctonos amerindios procolombinos a las lenguas ibéricas. In: Semana Acadêmica Letras- ufpel Perspecticas de ensino no seculo XXI, 2007, Pelotas. Semana Acadêmicas Letras-UFPel Perspectivas de Ensino no seculo XXI, 2007.

8.
GUZMÁN, J. C. L.. Desde la Marginalidad a la Universalidad: García Lorca y los Gitanos Andaluces. In: IV Fórum Internacional de Ensino de Lìnguas Estrangeiras - FILE IV, 2006, Pelotas. Programação e Resumos. IV Fórum Internacional de Ensino de Lìnguas Estrangeiras - FILE IV. Pelotas, 2006. p. 80-81.

Apresentações de Trabalho
1.
GUZMÁN, J. C. L.. El Milagro Agrícola Almeriense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GUZMÁN, J. C. L.; SILVA, A. C. . A DEMOCRACIA "ENTRE VISILLOS". 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GUZMÁN, J. C. L.. Pós-Salazarismo e Pós-Franquismo na narrativa feminina: memória, cultura e identidade.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GUZMÁN, J. C. L.. O regresso da literatura às aulas de espanhol L.E.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Moraes,R.A.S> ; MüLLER, L. F. ; GUZMÁN, J. C. L. . Ejercicios audaces con "patatas calientes". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Camila da Costa ; GUZMÁN, J. C. L. ; Kelen A. dos Santos ; Neves Senna Zila ; Simone Schwade . Las nuevas tecnologías y la conversación en ELE: una experiencia universitaria. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GUZMÁN, J. C. L.. Vida e obra de García Lorca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GUZMÁN, J. C. L.. Desde la marginalidad a la Universalidad: García y los Gitanos Andaluces. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GUZMÁN, J. C. L.; FILMES, M. . O LIBERDADE (Subtítulos de cortometraje). Pelotas, 2011. (Tradução/Outra).

2.
GUZMÁN, J. C. L.; Langie, Cintia ; ANDREAZZA, R. ; Alda, A. . MARCOVALDO (subtítulos curtametragem). Pelotas: Moviola Filmes, 2010. (Tradução/Outra).

3.
GUZMÁN, J. C. L.. Termo de Compromisso de Estágio, 2009. (Tradução/Outra).

4.
Moraes,R.A.S> ; GUZMÁN, J. C. L. . O lanceiro negro. Pelotas: Diario da manhã, 2009. (Tradução/Artigo).

5.
GUZMÁN, J. C. L.. File IV - IV Forum Internacional de Línguas Estrangeiras. Pelotas 2006 (Anais de evento em CD-ROM).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GUZMÁN, J. C. L.; Berasaín, J.M. ; Alda, A. . A Espanha no ar. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
GUZMÁN, J. C. L.. CRUZEIRO ESPANHOL. 2014; Tema: EDUCAÇÃO. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
LUZARDO Javier ; GUZMÁN, J. C. L. . II Curso de español de Jacuizinho. 2016. .

2.
LUZARDO Javier ; GUZMÁN, J. C. L. . Curso de Actualização de espanhol em Jacuizinho. 2015. .

3.
GUZMÁN, J. C. L.. Grabaciones de material didático. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Colaboración voluntaria no remunerada).

4.
GUZMÁN, J. C. L.; Cavalheiro, A.L.P. . Curso de Conversação em Espanhol. 2008. Universidade Federal de Pelotas.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GUZMÁN, J. C. L.. Cursos de Atendimento ao Publico e Frentista Abastecedor - Espanhol Básico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
GUZMÁN, J. C. L.. Espanha na Comunidade Europeia. 2006. (Palestras Informativas).

7.
GUZMÁN, J. C. L.. Dia da Hispanidade. 2006. (Palestras Informativas).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
GUZMÁN, J. C. L.. Semana de Espanhol do MAB. 2010 (Cultura y Lengua espanhola).

2.
KURTZ, L. ; GUZMÁN, J. C. L. ; Carlos Morejano . Convite à Ópera. 2009 (Presentación Musical).

3.
GUZMÁN, J. C. L.; KURTZ, L. ; Isabel Nogueira . Aires de España - Theatro 7 de Abril. 2008 (Presentación Musical).

4.
GUZMÁN, J. C. L.; Isabel Nogueira ; FERREIRA Filho, João . João Ferreira Filho - Granada. 2008 (Presentación Musical).

5.
FERREIRA Filho, João ; Isabel Nogueira ; GUZMÁN, J. C. L. . João Ferreira Filho - La Malagueña. 2008 (Presentación Musical).

6.
GUZMÁN, J. C. L.. Aires de España / Theatro 7 de Abril. 2007 (Presentación Musical).

7.
GUZMÁN, J. C. L.; Isabel Nogueira ; FERREIRA Filho, João ; KURTZ, L. . Luísa Kurtz e João Ferreira Filho - Dueto de Soleá e Rafael. 2007 (Presentación Musical).

8.
GUZMÁN, J. C. L.; Isabel Nogueira ; FERREIRA Filho, João ; SILVA da ROSA, Luiz Eduardo . Danza Moura - Luiz Eduardo Silva da Rosa. 2007 (Presentación Musical).

9.
GUZMÁN, J. C. L.; Isabel Nogueira ; KURTZ, L. ; MOREJANO, Carlos Eduardo . Luísa Kurtz e Carlos Morejano - La Tarantula - La Tempranica. 2007 (Presentación Musical).

10.
FERREIRA Filho, João ; GUZMÁN, J. C. L. ; MOREJANO, Carlos Eduardo ; Isabel Nogueira . João Ferreira Filho - De este apacible ricón de Madrid. 2007 (Presentación Musical).

11.
FERREIRA Filho, João ; GUZMÁN, J. C. L. ; MOREJANO, Carlos Eduardo . No puede ser. "La taberna del puerto". P. Solozabal. 2007 (Presentación Musical).

12.
GUZMÁN, J. C. L.; KURTZ, L. ; MOREJANO, Carlos Eduardo . Al Amor - F. Obradors. Luísa Kurtz e Carlos Morejano. 2007 (Presentación Musical).

13.
GUZMÁN, J. C. L.. Aires de España - Concerto Beneficente no Conservatorio da UFPel. 2007 (Presentación Musical).

14.
GUZMÁN, J. C. L.. Cocina española - Arroz a banda. 2005.

15.
GUZMÁN, J. C. L.. Zona Sul: A Espanha no ar. 2004.

Demais trabalhos
1.
GUZMÁN, J. C. L.. Promotor ESCOLA DE VELA Clube Veleiros Saldanha da Gama. 2009 (Colaboración) .

2.
GUZMÁN, J. C. L.. Colaboração com a Faculdade de Medicina Veterinaria da UFPel. 2009 (Colaboração institucional voluntaria com a Faculdade de Medicina Veterinaria da UFPel) .

3.
GUZMÁN, J. C. L.; NUNES, E. V. . Participação da elaboração de atividades áudio-visulaes para el REGESD do CEAD. 2009 (Colaboración voluntaria) .

4.
GUZMÁN, J. C. L.; KURTZ, L. . Promoção de espetáculos em prol da cultura espanhola - Theatro Sete de Abril. 2008 (Trabajo voluntario) .

5.
GUZMÁN, J. C. L.. Colaboración Biblioteca Pública Pelotense. 2006 (Trabajo voluntario) .

6.
GUZMÁN, J. C. L.. Colaboración com a Agência de Desenvolvimento da bacia da Lagoa Mirim. 2006 (Trabalho voluntario) .

7.
GUZMÁN, J. C. L.. Colaboração com Pelotas Convention & Visitors Boureau nos anos 2005, 2006 e 2007. 2005 (Trabalho voluntario) .

8.
GUZMÁN, J. C. L.. Colaboração com o Centro de Integração do Mercosul / UFPel Pelotas. 2004 (Trabalho voluntario) .



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
GUZMÁN, J. C. L.. Examinador Jefe Examen DELE Convocatoria Pelotas Noviembre 2011. 2011. Instituto Cervantes (POA).

Outras participações
1.
LUZARDO Javier; GUZMÁN, J. C. L.. Convocatoria Exámenes DELE mayo 2009. 2009. Instituto Cervantes (POA).

2.
Cavalheiro, A.L.P.; GUZMÁN, J. C. L.. Testes de Competência em Leitura em Lingua Estrangeira - TCLLE. 2009.

3.
LUZARDO Javier; GUZMÁN, J. C. L.. Convocatoria Exámenes DELE Noviembre 2009. 2009. Instituto Cervantes (POA).

4.
GONZALEZ, P. U. C.; GUZMÁN, J. C. L.. Test de Competencia em Leitura em Espanhol como Lingua Estrangeira UFPel / 1er Semestre. 2008.

5.
Cavlalheiro, A.L.P.; Cortazzo G. Uruguay; GUZMÁN, J. C. L.. Testes de competência em leitrua em Língua Estrangeira / 2º Semestre. 2008. Faculdade de Letras - UFPel.

6.
GUZMÁN, J. C. L.. Test de Competencia em Leitura em Espanhol como Lingua Estrangeira \ UFPel 1° Sem.. 2007. Faculdade de Letras - UFPel.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Simpôsio de Energia e Meio Ambiente. 2015. (Simpósio).

2.
Espanhol / LE em la Enseñanza Fundamental pública brasileña.. 2010. (Encontro).

3.
ESPAÑOL / L.E. EM LA ENSEÑANZA FUNDAMENTAL PÚBLICA BRASILEÑA. 2010. (Encontro).

4.
II Seminario sobre Emergência da Linguagem Oral (II SELO); "Avanços tecnológicos: el papel da acústica".. 2010. (Seminário).

5.
SEMANA DE ESPANHOL DO MAB.Tertulias sobre el cine Hispano-americano. 2010. (Seminário).

6.
Seminário de Línguas en Contato: Espanhol e Português. 2010. (Seminário).

7.
VI Encontro TEMPOS DE REPRESÃO Teatro - Cinema - Literatura. 2010. (Encontro).

8.
VI SENALE ; LINGUAGENS: METODOLOGIAS DE ENSINO E PESQUISA.El Español y la colonización de Lenguas Indígenas, su memoria y espacio. 2010. (Seminário).

9.
VI SENALE / LINGUAGENS: METODOLOGIAS DE ENSINO E PESQUISA. 2010. (Seminário).

10.
1er Seminário de Gastronomia da Costa Doce. 2009. (Seminário).

11.
9 ENCONTRO sobre o PODER ESCOLAR; 10 SEMINARIO INSTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO; 3 ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE O PODER ESCOLAR. 2009. (Encontro).

12.
Ciclo de Eventos Mario Benedetti. 2009. (Encontro).

13.
Curso "Sobre mitos y leyendas: el español de España y el Español de América. Qué norma enseñar". Instituto Cervantes PA/Brasil. 2009. (Encontro).

14.
Fonética Acústica: uma aplicação para a compreensão dos fenômenos lingüísticos de natureza fonética-fonológica na aquisição da escrita. 2009. (Encontro).

15.
I Forum Internacional de Contadores de Historias. 2009. (Outra).

16.
IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS: RELAÇÕES DIALÓGICAS EM LÍMGUA E LITERATURA.A DEMOCRACIA "ENTRE VISILLOS". 2009. (Seminário).

17.
Lecturas en Español. 2009. (Oficina).

18.
MAB CINECLUB.El cine español y la enseñanza del idioma. 2009. (Encontro).

19.
Quixote de Férias.La cocina del Quijote - Gastronomia espanhola. 2009. (Outra).

20.
Semana Académica do Curso de Letras 2009 e II Seminario de Metodología de Línguas e Literaturas..A importancia da literatura espanhola. 2009. (Seminário).

21.
Semana Académica do Curso de Letras 2009 e II Seminario de Metodología de Línguas e Literaturas.. 2009. (Seminário).

22.
VIII FÓRUM FAPA - Uma década partilhando conhecimento.. O PÓS-FRANQUISMO NA NARRATIVA DE MARTÍN GAITE. 2009. (Congresso).

23.
XVIII Congresso de Iniciação Científica. Pós-Salazarismo e Pós-Franquismo na narrativa feminina: memória, cultura e identidade.. 2009. (Congresso).

24.
13° Encontro Estadual dos Técnicos em SEGURANÇA DO TRABALHO DO RS. 2008. (Encontro).

25.
1ª Semana de Ensino, Extensão e Cultura & 3er Salão de Extensão e Cultura. 2008. (Congresso).

26.
1º Forum Latino-americano de Educãção Patrimonial: Arqueologia, Museus e Responsabilidade Social 2º Seminario Internacional de Turismo e Arqueolologia & 1er Encontro Nacional de Turismo e Patrimônio Cultural. 2008. (Congresso).

27.
A identidade profissional da Psicopedagogia e as aproximações com a Pedagogia: Orientação Educacional. 2008. (Oficina).

28.
A Lingua do Gato no Colegio Pelotense.A importancia do Idioma Espanhol no Rio Grande do Sul. 2008. (Encontro).

29.
Aula de Turismo UFPel.La importancia del español para el profesional de turismo. 2008. (Oficina).

30.
Curso de Lingua Italiana - Nivel I. 2008. (Outra).

31.
Encuentros Escola Mario Quintana.La importancia del español para el Brasileño, Impresiones de un andaluz en la Pampa brasileña y Andalucía solo hay una. 2008. (Encontro).

32.
Estilos de vida, consumismo, marketing e marcas: banco de imagens e representação de corpos nos discursos da mídia.. 2008. (Oficina).

33.
Historia de la Lengua: el léxico en español. Instituto Cervantes POA/Brasil. 2008. (Oficina).

34.
II Colóquio Internacional sobre las Cidades do Prata. 2008. (Simpósio).

35.
III Seminario sobre o atual estado da pesquisa em Literatura comparada na F.L.. 2008. (Seminário).

36.
IV SEUR e II Colóquio Internacional sobre as Cidades do Prata.Tradutor. 2008. (Seminário).

37.
IV SEUR Seminario de Estudos Urbanos e Regionais. 2008. (Seminário).

38.
Lingüísta como detetive. 2008. (Oficina).

39.
Palestra Cultural no âmbito da disciplina de Literatura de Língua Espanhola I UCPel."Vida y obra de Federico García Lorca". 2008. (Encontro).

40.
Patestra de Lìngua Espanhola / Centro de Idiomas MAB.Hablemos del mundo Hispano. 2008. (Oficina).

41.
Projeto Joven Aprendiz.La importancia del español para el trabajador brasileño. 2008. (Oficina).

42.
Semana Acadêmica do Conservatório de Música da UFPel. 2008. (Simpósio).

43.
Semana Acadêmica do Curso de Letras. 2008. (Seminário).

44.
Semana Acadêmica do Curso de Letras.El diálogo literario: los laberintos, el minotauro y yo. 2008. (Seminário).

45.
Tradução: Teoria e Técnica. 2008. (Seminário).

46.
V Encontro de Instrutores do SEST SENAT. 2008. (Encontro).

47.
V Taller Didáctico de Enseñanza del Español / Lengua y cultura frente a las. 2008. (Seminário).

48.
V Taller Didáctico de Enseñanza del Lengua Española.Ejercicios audaces con "patatas calientes". 2008. (Encontro).

49.
XIII Seminário Estadual de Apicultura.Tradutor. 2008. (Seminário).

50.
II Encuentro de Profesores de Español de Rio Grande do Sul - Corpe / Embajada de España. 2007. (Encontro).

51.
II FÓRUM DAS LICENCIATURAS - NORMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO. 2007. (Seminário).

52.
II Seminário sobre o atual estado da pesquisa em Literatura Comparada da Faculdade de Letras - UFPel. 2007. (Seminário).

53.
I Seminário de Metodologia do Ensino de Linguas e Literaturas - I Smell. 2007. (Seminário).

54.
IV Encontro de Instrutores do SEST SENAT. 2007. (Encontro).

55.
IV Taller Didáctico de Enseñanza del Lengua Española. 2007. (Seminário).

56.
IX Asamblea del Consejo Directivo Pleno de la Asociación de Universidades de América Latina y el Caribe para la INtegración - AUALPI.Intérprete. 2007. (Encontro).

57.
Semana Acadêmica Letras- ufpel Perspecticas de ensino no seculo XXI. 2007. (Seminário).

58.
Semana Acadêmica Letras- ufpel Perspecticas de ensino no seculo XXI.Aportaciones de los idiomas autóctonos amerindios precolombinos a las lenguas Ibéricas. 2007. (Seminário).

59.
Semana da Educação do Curso de Letras - URCAMP Bagé.A Cultura de Granada (Espanha) e um estudo poético de Federico García Lorca. 2007. (Simpósio).

60.
1° Salão de Extensão e Cultura - UFPel. 2006. (Simpósio).

61.
Actualización para profesores de Español Lengua Estranjera - Departamento de Letras da UFPel.Lorca - 70 anos da sua morte. 2006. (Oficina).

62.
Conferencia Municipal de Cultura. 2006. (Simpósio).

63.
Dactilografia avançada. 2006. (Outra).

64.
III Talleres didàcticos de enseñanza de Español. 2006. (Oficina).

65.
IV Fórum Internacional de Ensino de Lìnguas Estrangeiras - FILE IV. Desde la marginalidad a la Universalidad: García Lorca y los Gitanos Andaluces. 2006. (Congresso).

66.
IV Fórum Internacional de Ensino de Lìnguas Estrangeiras - FILE IV. 2006. (Congresso).

67.
IV Fórum Internacional de Ensino de Lìnguas Estrangeiras - FILE IV. Membro da Comição de apoio. 2006. (Congresso).

68.
Revolucão e Guerra Civil Espanhola 70 anos.Vida e Obra de Garcia Lorca. 2006. (Seminário).

69.
Seminário Empresarial - Gestão estratégica e turismo EBAPE-FGV. 2006. (Seminário).

70.
VII Encontro do Celsul. 2006. (Encontro).

71.
1° Seminário em transações imobiliárias de Pelotas / SENAC. 2005. (Seminário).

72.
2° Seminario REgional da Cultura Gaúcha - Universidade Católica de Pelotas / UCPel. 2005. (Seminário).

73.
Curso de Análise Sensorial Aplicada à Cachaça na 13 Fenadoce 31/05 SENAC. 2005. (Oficina).

74.
I Seminario FADO - e-learning como suporte para a Educação Continuada: 10 Trajectorias na Europa e na America Latina.. 2005. (Seminário).

75.
Seminario Franco~-Brasileiro de Pesca e Aqüicultura. 2005. (Seminário).

76.
Workshops de Gastronomía SENAC na 13 Fenadoce 28/05 e 01/06. 2005. (Oficina).

77.
A Cultura Gaúcha na 78 Expofeira de Pelotas. Concurso - Gastronomia. 2004. (Congresso).

78.
Escola de Ensino Fundamental União / Actividades complementares.España y su diversidad. Escola de Ensino Fundamental União. 2004. (Encontro).

79.
Quinzena Gastronomica de Pelotas / SENAC.Colaborador. 2004. (Outra).

80.
Codigo Ético Inmobiliario de RE/MAX España. 2002. (Seminário).

81.
Curso de Ventas Inmobiliarias "Sales Training" RE/MAX España.Sales Training RE/MAX España. 2002. (Seminário).

82.
Curso concertado de Formación Básica, Nivel I / Junta de Andalucía. 2001. (Outra).

83.
II Jornadas sobre gestión y formación de monitores de escuelas deportivas. 2001. (Simpósio).

84.
La contabilidad como factor de Analisis y de toma de decisiones en la Empresa. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUZMÁN, J. C. L.. Palestra: "A importancia do idioma espanhol na escola pública brasileira".. 2010. (Outro).

2.
Isabel Nogueira ; GUZMÁN, J. C. L. ; KURTZ, L. . Aires de España en el Conservatorio de Música da UFPel. 2008. (Concerto).

3.
Isabel Nogueira ; GUZMÁN, J. C. L. ; KURTZ, L. . Aires de España no Theatro Sete de Abril (III Curso de Cultura Española de Pelotas). 2008. (Concerto).

4.
Cavlalheiro, A.L.P. ; GUZMÁN, J. C. L. . V Taller Didactico de Enseñanza de Lengua Española. 2008. (Outro).

5.
RAMALHO, Paulo ; GUZMÁN, J. C. L. . Feria de Abril Sevillana en Pelotas. 2008. (Exposição).

6.
GUZMÁN, J. C. L.. II Curso de Cultura Espanhola de Pelotas. 2007. (Outro).

7.
GUZMÁN, J. C. L.. IV Taller Didáctico de Enseñanza de Lengua Española. 2007. (Outro).

8.
GUZMÁN, J. C. L.. Actualización para professores de Español Lengua Extranjera. 2006. (Outro).

9.
GUZMÁN, J. C. L.. Primer Curso de Cultura y Gastronomía Española de Pelotas. 2005. (Festival).



Outras informações relevantes


* EXPERIENCIA PROFESIONAL 1980/88 Depart. Comercial ALSUFRI 1988/93 Delegado Comercial Almería INDALGAS/ CARBUROS METÁLICOS 1993/99 Director Comercial SPIT/ITW ESPAÑA Andalucía-Canarias-Marruecos 2000/03 Delegado Comercial HÖRMANN ESPÁÑA Andalucía- Marruecos 1995/2008 Gerente T.E. ROCKMAN (España) 2006/07 Gerente PEIXARIA FRUTOS DO MAR (Pelotas-RS-BRASIL); 2008 Professor de Espanhol preparatorio dos Diplomas DELE Superior. Monitor de Espanhol na Faculdade de Letras da UFPel 2008. Monitor-Bolsista do L.I.G (Laboratorio de informatica da Graduação) da FL/UFPel; Professor de Espanhol e Assesor Cultural do MAB (Centro de idiomas autorizado pelo Instituto Cervantes em Pelotas).Monitor de espanhol 1,2,3,4,5,6,7 8,9 e literaturas de lingua espanhola na Faculdade de Letras da UFPel. Promotor Escola de Vela do Clube Veleiros Saldanha da Gama 2009. PELOTAS/RS BRASIL. Monitor Bolsista do Proyecto de Extensão para Epanhol Básico IV e espanhol Conversação na Faculdade de Letras de Pelotas UFPel 2009- 2010. Professor Convidado de espanhol na Escola Mario Quintana de Pelotas. Profesor de espanhol para os funcionarios da Agencia de Desenvolvimento da Bacía da Lagoa Mirim \ UFPel 2010-2011; Diretor do Círculo Hispano de Brasil em Pelotas e Rio Grande. Professor Examinador dos Diplomas de Espanhol como Lingua Estrangeira (D.E.L.E.), organizados por el Instituto Cervantes. Professor tutor a distancia do Curso de Formação de professores de Espanhol como Língua Estrangeira - FPele. da Universidade Aberta do Brasil - UAB no CEAD UFPel nos anos 2012 e 2013. Professor da Rede Pública Estadual da 5ª CRE no EEE Cruzeiro do Sul em São Lourenço do Sul no ano 2104. Professor Pesquisador Conteudista no IFSUL, Campus Pelotas, no NPTE - Produção de Materiais Didáticos.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 2:16:13