Jerino Queiroz Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3254487434522733
  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2006), mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jerino Queiroz Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, J. Q.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.
Campus Universitário Ministro Petrônio Portella
Ininga
13560970 - Teresina, PI - Brasil
Telefone: (86) 32155813
URL da Homepage: http://www.ufpi.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2015
Doutorado em Ciências (Química Analítica).
Instituto de Química de São Carlos, IQSC, Brasil.
Título: Formação inicial de professores de química: explorando possibilidades a partir da promoção de oficinas pedagógicas em argumentação, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Palavras-chave: Argumentação; Química; Formação de professores de ciências; Ensino de ciências.
2007 - 2009
Mestrado em Ciências (Química Analítica).
Instituto de Química de São Carlos, IQSC, Brasil.
Título: Ambientes virtuais no ensino superior de química: uso, aceitação e possibilidades de aprendizagem em uma disciplina de comunicação científica,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Profª. Drª. Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2003 - 2006
Graduação em Licenciatura em Química.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Perfil de uma amostragem de alunos dos cursos de Licenciatura em Química das Universidades Estadual e Federal do Ceará.
Orientador: Prof. Dra. Leopoldina Veras Camelo.
1996 - 2000
Curso técnico/profissionalizante em Química Industrial.
Instituto Federal do Ceará - Reitoria, IFCE, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Curso de Noções Básicas de Libras. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2012 - 2012
Seminário de Docência Superior. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2010 - 2010
Aprendizado ativo: teorização e relato de experiência. (Carga horária: 1h).
Instituto de Química de São Carlos, IQSC, Brasil.
2009 - 2009
Livros didáticos na área de Ciências. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
A pesquisa na Divulgação Científica. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Química, Sociedade e Inclusão. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
A nova proposta curricular do estado de São Paulo. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Investigação orientada para o ensino de Química. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Comunidades virtuais de aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Effective Engineering Education. (Carga horária: 18h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Treinamento Operacional - SpectrAA 55B. (Carga horária: 8h).
Varian Indústria e Comércio Ltda., VARIAN, Brasil.
1999 - 2000
Operador de Microcomputador. (Carga horária: 72h).
IAC Informática Cursos, IAC, Brasil.
1996 - 1996
Caminhando para a qualidade e programa 5S. (Carga horária: 6h).
Escola Técnica Federal do Ceará, ETFCE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTAGIO SUPERVISIONADO I CIENCIAS DA NATUREZA - 75 h/a
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - 120 h/a
METODOLOGIA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS - 60 h/a
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II - LICENCIATURA QUÍMICA - 45 h/a
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II - LICENCIATURA CIÊNCIAS NATURAIS - 45 h/a
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza, Coordenação do Curso de Ciências da Natureza.

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza.
03/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTAGIO SUPERVISIONADO I CIENCIAS DA NATUREZA - 75 h/a
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - 120 h/a
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II - LICENCIATURA QUÍMICA - 45 h/a
METODOLOGIA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS - 60 h/a
12/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.

Cargo ou função
Membro da Comissão Científica no VI Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI.
10/2017 - 12/2017
Direção e administração, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.

Cargo ou função
Coordenador Adjunto de Estágio Supervisionado nos Cursos de Licenciaturas.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTAGIO SUPERVISIONADO I CIENCIAS DA NATUREZA - 75 h/a
METODOLOGIA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS - 60 h/a
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - 120 h/a
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I - 45 h/a
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - TCC II - 45 h/a
08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I - LICENCIATURA - 45 h/a
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II - LICENCIATURA - 45 h/a
03/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II - LICENCIATURA - 45 h/a
03/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTAGIO SUPERVISIONADO I CIENCIAS DA NATUREZA - 90 h/a
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - 120 h/a
METODOLOGIA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS - 60 h/a
06/2016 - 06/2017
Direção e administração, PARFOR, .

Cargo ou função
Coordenador Adjunto.
09/2016 - 01/2017
Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTAGIO SUPERVISIONADO III QUIMICA - 120 h/a
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I - LICENCIATURA - 45 h/a
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II - LICENCIATURA - 45 h/a
09/2016 - 01/2017
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - 120 h/a
04/2016 - 08/2016
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - 120 h/a
04/2016 - 08/2016
Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTAGIO SUPERVISIONADO II QUIMICA - 90 h/a
METODOLOGIA DO ENSINO DE QUIMICA - 60 h/a
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II - LICENCIATURA - 45 h/a
10/2015 - 03/2016
Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTAGIO SUPERVISIONADO III QUIMICA -120h/a
ESTAGIO SUPERVISIONADO III QUIMICA - 120 h/a
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I - LICENCIATURA - 45 h/a
04/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTAGIO SUPERVISIONADO II QUIMICA - 90 h/a
METODOLOGIA DO ENSINO DE QUIMICA - 60 h/a
11/2013 - 03/2014
Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado III em química - 120 h/a
Estágio supervisionado IV em química - 120 h/a
Trabalho de conclusão de curso II (química) - 45 h/a
11/2011 - 11/2013
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.

Atividade de extensão realizada
Desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes: ações no ensino básico e na formação inicial de professores de ciências e matemática.
06/2013 - 10/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino da química - 60 h/a
Estágio supervisionado II em química - 90 h/a
Estágio supervisionado IV em química - 120 h/a
Trabalho de conclusão de curso II (química) - 45 h/a
06/2013 - 10/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de trabalho de conclusão de curso II (biologia) - 30 h/a
12/2012 - 04/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I - Química - 30h/a
Trabalho de Conclusão de Curso II Química - 30h/a
Estágio Supervisionado I em Química - 75h/a
Estágio Supervisionado III em Química - 120h/a
Estágio Supervisionado IV em Química - 120h/a
12/2012 - 04/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II - Biologia - 30h/a
12/2012 - 04/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I em Matemática - 75h/a
07/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas - 2ª Licenciatura - PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia - 45h/a
07/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.

Cargo ou função
Membro da Comissão do Processo Seletivo para Monitoria 2012.2.
03/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I em Matemática - 75h/a
Estágio Supervisionado II em Matemática - 90h/a
Estágio Supervisionado IV em Matemática - 120h/a
Prática de Ensino I em Matemática - 150h/a
Prática de Ensino II em Matemática - 150h/a
03/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II - 30h/a
03/2012 - 07/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Assessoramento à Coordenação dos Estágios Supervisionados dos Cursos de Licenciatura da UFPI.
08/2011 - 01/2012
Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza - 2ª Licenciatura - PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I em Ciências - 90h/a
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I em Ciências da Natureza - PARFOR - 2ª Licenciatura - 90h/a
07/2011 - 11/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I em Matemática - 75h/a
Estágio Supervisionado II em Matemática - 90h/a
Estágio Supervisionado III em Matemática - 120h/a
Prática de Ensino I em Matemática - 150h/a
07/2011 - 11/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I - 30h/a
07/2011 - 11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.

Cargo ou função
Membro da Comissão do Processo Seletivo para Monitoria de 2011.2.
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática (turma 1) - 60h/a
Didática da Matemática (turma 2) - 60h/a
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II em Matemática - 90h/a
Estágio Supervisionado IV em Matemática - 120h/a
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II em Química - 90h/a
03/2011 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.

Cargo ou função
Membro da Comissão do Processo Seletivo para Monitoria de 2011.1.
01/2011 - 02/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática - 60h/a
Metodologia de Ensino das Ciências da Natureza 75h/a
07/2010 - 11/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I em Ciências Biológicas - 75h/a
07/2010 - 11/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II em Matemática - 90h/a
Estágio Supervisionado III em Matemática - 120h/a

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Aluno de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Doutorando

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6
Outras informações
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE Universidade de São Paulo - USP Instituto de Química de São Carlos - IQSC

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Aluno de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6
Outras informações
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE Universidade de São Paulo - USP Instituto de Química de São Carlos - IQSC

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6
Outras informações
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE Universidade de São Paulo - USP Instituto de Química de São Carlos - IQSC


Fresenius Kabi Brasil LTDA., FKB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de laboratório, Carga horária: 44

Atividades

12/2001 - 12/2006
Serviços técnicos especializados , FKB - Fresenius Kabi Brasil, .

Serviço realizado
Responsável por análises de controle de qualidade químico de produtos farmacêuticos injetáveis..

Embrapa Agroindústria Tropical, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Estágio (Iniciação Científica), Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Convênio EMBRAPA/UFC/Prodetab - Financiamento do Banco Mundial 1) Projeto PRODETAB 16 Gestão regional de bacias hidrográficas na região da Caatinga de modo a manter seu uso sutentável na agricultura irrigada 2) Sub-projeto: Estudo do risco de degradações de recursos naturais devido ao manejo de irrigação em bacias hidrográficas na região da Caatinga.

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Analista de laboratório, Carga horária: 30
Outras informações
Convênio EMBRAPA/CEFET

Atividades

03/2001 - 07/2001
Estágios , Embrapa Agroindústria Tropical, .

Estágio realizado
Determinações de nutrição em plantas, solos e substratos; determinações quantitativas de cálcio, enxofre, fósforo, potássio, sódio, ferro, cobre, manganês, zinco em plantas e solos; utilização de aparelhos de análise como espectrofotômetro, fotometro.
10/1999 - 09/2000
Estágios , Embrapa Agroindústria Tropical, .

Estágio realizado
Determinações de nutrição em plantas, solos e substratos; determinações quantitativas de cálcio, enxofre, fósforo, potássio, sódio, ferro, cobre, manganês, zinco em plantas e solos; utilização de aparelhos de análise como espectrofotômetro, fotometro.

Têxtil Bezerra de Meneses, TBM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de Laboratório, Carga horária: 40

Atividades

08/2001 - 10/2001
Serviços técnicos especializados , TBM - Têxtil Bezerra de Meneses, .

Serviço realizado
Responsável pelo controle de qualidade de produtos de natureza têxtil..

Ethicall Faramácia deManipulação Ltda., ETHICALL, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Analista de laboratório, Carga horária: 30

Atividades

04/1998 - 10/1999
Estágios , Ethicall Farmácia de Manipulação Ltda., .

Estágio realizado
Controle de qualidade de produtos farmacêuticos.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Relações entre níveis epistêmicos e argumentação em atividades experimentais pautadas na PBL no ensino superior de química

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luciana Nobre de Abreu Ferreira em 27/09/2018.
Descrição: Atividades experimentais têm sido referidas em pesquisas em educação em ciências como importante recurso no tratamento de conceitos e no desenvolvimento de habilidades relevantes à formação dos alunos. Nesse sentido, a Aprendizagem Baseada em Problemas - Problem Based Learning (PBL) tem sido recomendada para o desenvolvimento de tais habilidades, pois criam oportunidades para os educandos conhecerem e praticarem a investigação científica e apreenderem conceitos. Tais características são de interesse para o presente trabalho, pois podem favorecer a argumentação por se constituírem espaços para o confronto de diferentes saberes e perspectivas dos envolvidos, possibilitando reflexão crítica. Assim, temos como objetivos aplicar e analisar atividades experimentais pautadas na PBL, a fim de promover a argumentação científica em aulas de química no nível superior. Para tanto, utilizaremos o Diagrama Heurístico proposto por Chamizo como recurso para a organização e registro das atividades e para avaliar a qualidade dos diagramas produzidos pelos estudantes (níveis epistêmicos). Na análise da estrutura dos argumentos produzidos, buscaremos subsídios no modelo de Toulmin e na metodologia proposta por Erduran, Simon e Osborne para avaliar a sua qualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2015
Aprimoramento da capacidade argumentativa de estudantes de química: ações no ensino básico e na formação inicial de professores
Descrição: Desde o início da década de noventa a discussão a respeito do papel da argumentação no ensino de ciências vem se destacando em vários países europeus e na América do Norte. No Brasil são ainda escassas as pesquisas dedicadas à temática, especialmente com relação ao ensino de química. Vários pesquisadores afirmam que a sua prática pode favorecer a compreensão de conceitos científicos pelos alunos, assim como o entendimento sobre a natureza da ciência. Nesse sentido, trabalhos reportados na literatura sugerem que ensinar os alunos a argumentar cientificamente é hoje um objetivo pedagógico prioritário e que são diversos os motivos que reforçam essa afirmação. Dessa forma, investigaremos durante a realização do presente projeto alguns aspectos a respeito da introdução de práticas argumentativas, com objetivo de promover o desenvolvimento profissional de licenciandos em química no que concerne à argumentação nas aulas de Ciência e/ou Química, a partir da produção de materiais e estratégias incentivadoras de tal prática na sala de aula. Procuraremos compreender essa prática a partir da análise das dinâmicas estabelecidas em sala de aula e das produções escritas dos licenciandos e alunos do ensino básico relacionadas ao uso da argumentação. Para tanto, realizaremos ações em disciplina de Estágio Supervisionado em Química que permitam o conhecimento das percepções dos licenciandos quanto à importância das práticas argumentativas em aulas de Ciência e/ou Química e a elaboração de regências por parte dos mesmos, pautadas no favorecimento da argumentação. Cabe salientar que os licenciandos, após o trabalho de preparação, promoverão regências para alunos do ensino básico de Ciência e/ou Química, pautadas no favorecimento da argumentação. Pretendemos, portanto, criar espaço para argumentação, assim como enfatizar sua relevância no processo de ensino-aprendizagem de Ciência e/ou Química..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Jerino Queiroz Ferreira - Integrante / Salete Linhares Queiroz - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2007 - 2009
Ambientes virtuais no ensino superior de química: uso, aceitação e possibilidades de aprendizagem em uma disciplina de comunicação científica
Descrição: A inserção de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), que incorporam os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) na Educação, tem sido objeto de estudo de vários pesquisadores, especialmente na última década. No entanto, investigações a respeito de aspectos concernentes à utilização de AVAs no ensino superior de Química são ainda escassas. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo analisar as possibilidades do uso do AVA Cursos on-Line (CoL) no processo de ensino-aprendizagem de uma disciplina de comunicação científica, ministrada em um curso de Bacharelado em Química, e avaliar a sua aceitação por parte dos alunos. Para tanto, no decorrer do semestre, atividades de caráter cooperativo serão realizadas pelos alunos no AVA e as interações aí desenvolvidas serão analisadas tomando como referencial teórico o modelo de Henri, que fornece subsídios para a avaliação de comunidades on-line em fóruns de discussão. Questionários de avaliação do ambiente serão também aplicados junto aos alunos e analisados tomando como referencial teórico o Modelo de Aceitação de Tecnologia, proposto por Davis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jerino Queiroz Ferreira - Integrante / Salete Linhares Queiroz - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2011 - 2013
Desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes: ações no ensino básico e na formação inicial de professores de ciências e matemática
Descrição: Desde o início da década de noventa a discussão a respeito do papel da argumentação no ensino de ciências vem se destacando em vários países europeus e na América do Norte. No Brasil são ainda escassas as pesquisas dedicadas à temática, especialmente com relação ao ensino de ciências e matemática. Nesse sentido, trabalhos reportados na literatura sugerem que ensinar os alunos a argumentar, cientificamente, é hoje um objetivo pedagógico prioritário e são diversos os motivos que reforçam essa afirmação. Dessa forma, durante a realização do presente projeto desenvolveremos ações em disciplinas de Estágio Supervisionado nas áreas objeto do presente projeto que promovam o desenvolvimento profissional de licenciandos no que concerne à argumentação nas aulas dessas disciplinas, a partir da produção de materiais e estratégias incentivadoras de tal prática. Os licenciandos, após o trabalho de preparação, promoverão oficinas pedagógicas para alunos do ensino básico de ciências naturais e matemática, pautadas no favorecimento da argumentação. Pretendemos, portanto, criar espaço para argumentação, assim como enfatizar sua relevância no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais e matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Jerino Queiroz Ferreira - Coordenador / Luciana Nobre de Abreu Ferreira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Ciências.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Menção Honrosa no Estágio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, Instituto de Química de São Carlos/Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOURENCO, A. B.2016LOURENCO, A. B. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Licenciandos em química e argumentação científica: tendências nas ações discussivas em sala de aula. Química Nova (Online), v. 39, p. 513-521, 2016.

2.
FATARELI, E. F.2010FATARELI, E. F. ; FERREIRA, L. N. A. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química. Química Nova na Escola, v. 32, p. 161-168, 2010.

3.
FERREIRA, J. Q.2010FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. . Avaliação da Aceitação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem em uma Disciplina de Comunicação Científica. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 9, p. 187-205, 2010.

4.
FERREIRA, J. Q.2010FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. . Percepções de graduandos em química sobre atividade cooperativa realizada no Ambiente Virtual Cursos on-Line. Revista Brasileira de Informação na Educação, v. 18, p. 43-52, 2010.

5.
MASSI, L.2009MASSI, L. ; SANTOS, G. R. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Artigos Científicos Como Recurso Didático no Ensino Superior de Química. Química Nova, v. 32, p. 503-510, 2009.

6.
BARRO, M. R.2008BARRO, M. R. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Blogs: Aplicação na Educação em Química. Química Nova na Escola, v. 30, p. 10-15, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
ABREU, L. N. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Textos de divulgação científica no ensino de química. In: Elizabeth Antônia L. de M. Martines; Wilmo Ernesto Francisco Junior. (Org.). Professores de ciências - um encontro de águas. São Carlos: Pedro e João editores, 2009, v. , p. -212.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, J. Q.; FERREIRA, L. N. A. ; QUEIROZ, S. L. . Argumentação na formação inicial de professores de química. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Edducação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Edducação em Ciências, 2015.

2.
FERREIRA, J. Q.; ABREU, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Como licenciandos em química constroem explicações para um fenômeno natural?. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014.

3.
FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. . Aplicação de discussões on-line e estratégias de aprendizagem cooperativa no ensino superior de química. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

4.
FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. . Aplicação de discussões on-line e estratégias de aprendizagem cooperativa no ensino superior de química. In: Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas. I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011.

5.
FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. . Impressões de alunos de graduação em química sobre os conteúdos e a utilização do ambiente. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

6.
FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. . Elaboraçao e análise de um ambiente virtual de aprendizagem de apoio a uma disciplina de comunicação científica. In: ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

7.
QUEIROZ, S. L. ; Sá, L. P. ; FERREIRA, J. Q. . Os professores de ciências devem ensinar os alunos a argumentar?. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009.

8.
BARRO, M. R. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica. In: XIV Encontro Nacional do Ensino de Química, 2008, Curitiba. XIV Encontro Nacional do Ensino de Química, 2008. v. 14. p. 0-120.

9.
FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. . Avaliação da aceitação de um ambiente virtual de aprendizagem em disciplina de comunicação científica no ensino superior de Química. In: I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior, 2008, Ferira de Santana. I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Cordeiro, A R ; RIBEIRO, F. C. ; FERREIRA, J. Q. . A utilização das TIC´s em escolas de Teresina-PI. In: Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017, Teresina. V Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI.

2.
ANDRADE, J. L. ; SILVA, M. S. S. ; MONTEIRO, A. A. ; FERREIRA, J. Q. . Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências. In: Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017, Teresina. V Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017.

3.
NASCIMENTO, L. A. ; FERREIRA, J. Q. . A utilização de um jogo didático no ensino de ciências. In: Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017, Teresina. V Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017.

4.
ARAUJO, R. V. S. ; SANTOS, J. D. L. ; SANTIAGO, M. C. S. ; VIANA, M. C. A. ; FERREIRA, J. Q. . A leitura no ensino de ciências: o uso de textos de divulgação. In: Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017, Teresina. V Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017.

5.
MACEDO, E. G. ; FERREIRA, J. Q. . A utilização da leitura de cordel no ensino e aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental. In: Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017, Teresina. V Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017.

6.
SILVA, K. M. ; FERREIRA, J. Q. . O papel do jogo na aprendizagem de ciências: uma perspectiva Vigotskiana. In: Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017, Teresina. V Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017.

7.
CARVALHO, L. R. S. ; LEAL, F. M. B. ; FERREIRA, J. Q. . O uso de estratégias metodológicas para aulas de ciências do ensino fundamental. In: Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017, Teresina. V Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017.

8.
MONTEIRO, A. A. ; ANDRADE, J. L. ; MELO, I. A. ; FERREIRA, J. Q. . A importância das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem de ciências. In: Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017, Teresina. VI Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017.

9.
SANTIAGO, M. C. S. ; SANTOS, J. D. L. ; VIANA, M. C. A. ; ALVES, R. V. C. B. ; FERREIRA, J. Q. . A utilização de textos de divulgação científica para trabalhar conceitos de ciências no ensino fundamental. In: Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017, Teresina. VI Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017.

10.
MACEDO, E. G. ; LEAL, F. M. B. ; SILVA, K. M. ; NASCIMENTO, R. F. R. ; MOREIRA, R. R. C. ; ROCHA, F. C. ; FERREIRA, J. Q. . O papel do jogo na aprendizagem de ciências: uma perspectiva vigotskiana. In: Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017, Teresina. VI Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017.

11.
ALVES, L. O. ; ROCHA, F. C. ; FERREIRA, J. Q. . Utilização de aulas experimentais nas aulas de ciências. In: Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017, Teresina. VI Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017.

12.
QUEIROZ, S. L. ; FERREIRA, J. Q. ; BARRO, M. R. . Uso de um ambiente virtual colaborativo em disciplina de comunicação científica no ensino superior de química. In: V Jornadas Internacionales para la Enseñanza Preuniversitaria y Universitaria de la Quimica, 2007, Santiago. V Jornadas Internacionales para la Enseñanza Preuniversitaria y Universitaria de la Quimica, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, L. A. ; DIAS, A. R. N. ; FERREIRA, J. Q. . A utilização de um jogo didático no ensino de ciências. In: Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017, Teresina. VI Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI, 2017.

2.
QUEIROZ, S. L. ; FERREIRA, J. Q. ; FERREIRA, L. N. A. . CONTRIBUIÇÕES DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA O FOMENTO A ARGUMENTAÇÃO. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2014, Fortaleza. XVII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2014.

3.
SILVA, F. C. ; FERREIRA, J. Q. . A utilização de Histórias em quadrinhos no desenvolvimento da argumentação de alunos do ensino médio de química. In: Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011.

4.
FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. . Análise de interações on-line estabelecidas entre alunos de graduação em química a partir da aplicação do método Jigsaw. In: Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011.

5.
FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. . Percepções de graduandos em química sobre atividade cooperativa realizada no ambiente virtual cursos on-line (CoL). In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

6.
FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. . Interações no ambiente virtual cursos on-line (CoL) a partir da aplicação do método instrução complexa. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

7.
FATARELI, E. F. ; FERREIRA, L. N. A. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Uso do método cooperativo de aprendizagem jigsaw em uma aula de 'cinética química' para alunos do ensino médio. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

8.
FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. . Percepções de alunos de graduação em química sobre a utilização da ferramenta chat de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.

9.
FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. . Integrating a Virtual Learning Environment into a Scientific Communication Course. In: International Conference Research in Didactics of the Sciences, 2010, Kraków. 4th International Conference Research in Didactics of the Sciences, 2010.

10.
FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. . Análise da navegação de graduandos em química no Ambiente Virtual de Aprendizagem Cursos on-Line (CoL). In: VII Evento de Educação em Química, 2009, Araraquara. VII Evento de Educação em Química, 2009.

11.
FERREIRA, J. Q.; ABREU, L. N. ; QUEIROZ, S. L. . Percepções de alunos de graduação em Química sobre a utilização da ferramenta Fórum de Discussão de um ambiente virtual de aprendizagem. In: 6º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2008, Fortaleza. 6º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2008.

12.
BARRO, M. R. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Escrita em blogs no ensino superior de química. In: 60ª Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas. 60ª Reunião Anual da SBPC, 2008.

13.
FRANCISCO, C. A. ; ABREU, L. N. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Textos de divulgação científica como recurso didático em aulas de Química no ensino médio. In: 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia. 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008.

14.
BARRO, M. R. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . O ambiente virtual CoL como apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação e expressão em linguagem científica. In: Evento de ensino de Química, 2007, Araraquara. Livro de resumos do V EVEQ, 2007.

15.
FERREIRA, J. Q.; BARRO, M. R. ; QUEIROZ, S. L. . O ambiente CoL e a aprendizagem colaborativa no ensino superior de química. In: Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2007, São Paulo. Livro de resumos do IV EPPEQ, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. . Aplicação de discussões on-line e estratégias de aprendizagem cooperativa no ensino superior de química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FERREIRA, J. Q.. Comissão Científica do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química / X Encontro de Educação Química da Bahia. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, J. Q.. O ensino de química e inovação do Piauí. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FERREIRA, J. Q.; FERREIRA, L. N. A. ; SILVA, F. C. . V Semana Acadêmica de Química da UFPI. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, J. Q.. Ensino de Química. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA, L. N. A. ; FERREIRA, J. Q. . Textos de divulgação científica no ensino de química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ABREU, L. N. ; FERREIRA, J. Q. ; VELLOSO, A. M. S. . Método Cooperativo de Aprendizagem JIGSAW no Ensino de Cinética Química. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BARRO, M. R. ; FERREIRA, J. Q. ; QUEIROZ, S. L. . Como criar e editar blogs: manual básico Edublogs. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilha).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERREIRA, J. Q.. Participação em banca de Talita Galvão Souza. Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem aliado ao Ensino Presencial de Química Analítica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Química - Uiniversidade Federal do Espírito Santo) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, J. Q.; CASTRO, A. G.; MATOS, J. M. E.. Participação em banca de Maria José da Silva Carvalho.O uso da aula expositiva dialogada no ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.

2.
FERREIRA, J. Q.; SOARES, A. M. B. F.; MOURA, J. B.. Participação em banca de Lorenna Christina de Sousa Meneses.A importância da experimenteção e do uso de materiais alternativos na efetivação do ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.

3.
COELHO, T. L.; MOURA, J. B.; FERREIRA, J. Q.. Participação em banca de Andressa Lowrhana Silva Resende.Concepções e estratégias pedagógicas na utilização de dispositivos móveis como ferramenta didática para o ensino de Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.

4.
MATOS, A. L. E.; MOURA, J. B.; FERREIRA, J. Q.. Participação em banca de Ariana Amaranes dos Santos.O uso da história da química no ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.

5.
SILVA, F. C.; NAPOLIS, P. M. M.; FERREIRA, J. Q.. Participação em banca de Francioneide dos Santos Moraes.A temática 'água' como objeto de investigação de pesquisadores na educação em ciências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

6.
FERREIRA, J. Q.; NAPOLIS, P. M. M.; MOURA, J. B.; LOPES, C. G. R.. Participação em banca de Alailson de Araújo Monteiro.O estágio curricular supervisionado na formação docente no curso de licenciatura em ciências da natureza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

7.
FERREIRA, J. Q.; ARAUJO, I. M. S.; TORRES, T. D.. Participação em banca de Anderson Silva Fontineles.Mapas Conceituais para a Aprendizagem Significativa no Ensino de Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.

8.
FERREIRA, J. Q.; NAPOLIS, P. M. M.; FERREIRA, L. N. A.. Participação em banca de Francisco de Assis Tavares dos Santos.A água como foco em artigos da revista ciência hoje das crianças. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.

9.
FERREIRA, L. N. A.; NAPOLIS, P. M. M.; FERREIRA, J. Q.. Participação em banca de Ana Karine da Silva Sousa.Artigo da Química Nova na Escola como recurso didático para ensino de química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.

10.
RODRIGUES, M. A.; FERREIRA, J. Q.; Lima, F. W. S. Participação em banca de Antonio Marcos da Silva Moraes.Estudo de caso aliado à argumentação, segundo o padrão de Toulmin, no ensino de física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.

11.
TORRES, T. D.; FERREIRA, L. N. A.; FERREIRA, J. Q.. Participação em banca de Marcos Araújo Silva.Prática pedagógica reflexiva dos licenciandos de química no contexto do estágio supervisionado:construindo saberes docentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.

12.
FERREIRA, J. Q.; TORRES, T. D.; MATOS, J. M. E.. Participação em banca de Francisca Jaciane de Carvalho Bonfim.Aprendizagem cooperativa no ensino de química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.

13.
MATOS, J. M. E.; Silva, F. C. M.; FERREIRA, J. Q.; Santos, A. K. L.. Participação em banca de Jackson Araújo de Lima.Aula expositiva dialogada apoiada por experimentação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.

14.
FERREIRA, J. Q.; Silva, D.; MATOS, J. M. E.; Mendes, H. C.. Participação em banca de Helena Pires Pereira.Análise dos argumentos construídos por estudantes do ensino médio: utilização de atividades experimentais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.

15.
Ferreira, L. H. B.; Brito, A. E.; FERREIRA, J. Q.. Participação em banca de Marcela Maia Morais dos Santos.Contribuição de jogos como recurso didático na formação docente no ensinar e aprender matemática na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

16.
Ferreira, L. H. B.; Brito, A. E.; FERREIRA, J. Q.. Participação em banca de Jaqueline Medeiros da Cunha.Contribuição dos jogos no contexto escolar no processo de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.

17.
FERREIRA, J. Q.; VIEIRA, E. C.; MATOS, J. M. E.. Participação em banca de Caroline Soares de Sousa.O enfoque CTSA em aulas de química voltadas a leitura e escrita sobre questões ambientais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.

18.
FERREIRA, J. Q.; VIEIRA, E. C.; TORRES, T. D.; Oliveira, A. L. N. F.. Participação em banca de Vanuze Peres de Abreu.Leitura e escrita na produção da argumentação no ensino fundamental de ciências. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.

19.
FERREIRA, J. Q.; Santos, A. K. L.; Silva, F. C. M.; Araújo, S. B.. Participação em banca de Antônia Regina de Oliveira Rosa.Contribuições das atividades experimentais em aulas de química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.

20.
FERREIRA, J. Q.; MATOS, J. M. E.; Façanha, A. A. B.. Participação em banca de Pablo Micael Araújo Castro.Representações sociais do conceito de calor por estudantes de graduação em química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.

21.
FERREIRA, J. Q.; FERRO, M. G. D.; TORRES, T. D.. Participação em banca de Maria Iracema Barbosa Moura.Aprendizagem cooperativa no ensino fundamental: aplicação de mapas conceituais no ensino de ciências. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

22.
SOUSA, G. M.; OLIVEIRA, M. C. P.; FERREIRA, J. Q.. Participação em banca de Amanda Maria Lopes Marinho.Blog como intermediador na construção de conhecimentos no ensino de ciências. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí.

23.
Miranda, N. F.; FERREIRA, J. Q.; Marinho, L. A.. Participação em banca de Diego Fernandes dos Santos Silva.Uso do PC Spartan Pro na construção de modelos moleculares no ensino médio de Química. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FEITOSA, C. M.; MAGALHAES, J. L.; ARAUJO, I. M. S.; FERREIRA, J. Q.; BARROS, S. B. A.. Seleção para professor, Química Geral e Orgânica, Campus Profa. Cinobelina Elvas. 2017. Universidade Federal do Piauí.

2.
SILVA, J. P.; LIMA, B. P.; MONTENEGRO, J. F. B.; FERREIRA, J. Q.; SOARES JUNIOR, C. H.. Professor Classe Auxiliar, na área de Matemática, em regime de Dedicação Exclusiva, Centro de Ciências da Natureza. 2013. Universidade Federal do Piauí.

3.
FERREIRA, J. Q.; ARAUJO, H. M. L.; RODRIGUES, M. A.. Seleção de Professor Substituto, Classe Auxiliar, Nível I, TI-40. 2012. Universidade Federal do Piauí.

4.
Nunes, M. L. R. L; FERREIRA, J. Q.; Leal, F. L. S.. Seleção de Professor Substituto, Classe Auxiliar, Nível I, TI-40. 2011. Universidade Federal do Piauí.

Outras participações
1.
SOARES, A. M. F.; MENDES SOBRINHO, J. A. C.; FREITAS, F. N.; FERREIRA, J. Q.. Exame Extraordinário de Estudos da Disciplina Metodologia das Ciências da Natureza - Banca Extraordinária Especial. 2018. Universidade Federal do Piauí.

2.
FERREIRA, J. Q.; Leal, F. L. S.; TORRES, T. D.; Santos, V. A.. Seleção para professor substituto, classe auxiliar, nível 1, TI - 40h. 2014. Universidade Federal do Piauí.

3.
Oliveira, D. B. R.; FERREIRA, J. Q.; Ferreira, L. H. B.. Exame Extraordinário de Estudos da Disciplina Metodologia da Matemática - Banca Extraordinária Especial. 2011. Universidade Federal do Piauí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Piauiense de Química e Inovação.O ensino de química e inovação do Piauí. 2018. (Encontro).

2.
III Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI. 2017. (Seminário).

3.
VI Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI. 2017. (Seminário).

4.
II Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI. 2016. (Seminário).

5.
I Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI. 2016. (Seminário).

6.
Seminário de Estágio Curricular Supervisionado.IV Seminário de Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos Regulares de Licenciaturas. 2016. (Seminário).

7.
V Seminário de Estágio Supervisionado das Licenciaturas da UFPI. 2016. (Seminário).

8.
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.OFICINAS PEDAGÓGICAS NO FOMENTO À ARGUMENTAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. 2014. (Encontro).

9.
Encontro Nacional de Ensino de Química.Como licenciandos em química constroem explicações para um fenômeno natural?. 2014. (Encontro).

10.
VII Encontro de Apresentação do Programa de Monitoria da UFPI. 2013. (Encontro).

11.
I Fórum de Licenciatura da UFPI: Desafios e perspectivas na formação docente. 2012. (Outra).

12.
Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Análise de interações on-line estabelecidas entre alunos de graduação em química a partir da aplicação do método Jigsaw. 2011. (Encontro).

13.
Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.A utilização de Histórias em quadrinhos no desenvolvimento da argumentação de alunos do ensino médio de química. 2011. (Encontro).

14.
V Encontro de Apresentação do Sistema Eletrônico de Acompanhamento de Monitoria. 2011. (Outra).

15.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Aplicação de discussões on-line e estratégias de aprendizagem cooperativa no ensino superior de química. 2011. (Encontro).

16.
Encontro Nacional de Ensino de Química. Percepções de alunos de graduação em química sobre a utilização da ferramenta chat de um ambiente virtual de aprendizagem. 2010. (Congresso).

17.
Encontro Nacional de Ensino de Química.Impressões de alunos de graduação em química sobre os conteúdos e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Cursos on-Line. 2010. (Encontro).

18.
Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Percepções de graduandos em química sobre atividade cooperativa realizada no ambiente virtual cursos on-line (CoL). 2010. (Congresso).

19.
Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Interações no ambiente virtual cursos on-line (CoL) a partir da aplicação do método instrução complexa. 2010. (Congresso).

20.
VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Os professores de ciências devem ensinar os alunos a argumentar?. 2009. (Encontro).

21.
VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Elaboração e análise de um ambiente virtual de aprendizagem de apoio a uma disciplina de comunicação científica. 2009. (Encontro).

22.
VII Evento de Educação em Química. Análise da navegação de graduandos em química no Ambiente Virtual de Aprendizagem Cursos on-Line (CoL). 2009. (Congresso).

23.
1º Encontro sobre Divulgação e Ensino de Ciências. 2008. (Encontro).

24.
3ª Semana da Licenciatura Interunidades - SELIC. 2008. (Outra).

25.
I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior.Avaliação da aceitação de um ambiente virtual de aprendizagem em disciplina de comunicação científica no ensino superior de química. 2008. (Outra).

26.
II Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Método Cooperativo de Aprendizagem JIGSAW no Ensino de Cinética Química. 2008. (Oficina).

27.
IV EPPEQ - Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. O ambiente virtual CoL e a aprendizagem colaborativa no ensino superior de química. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, J. Q.. III Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI - 2017.1. 2017. (Outro).

2.
FERREIRA, J. Q.. V Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI. 2017. (Outro).

3.
FERREIRA, J. Q.. VI Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI. 2017. (Outro).

4.
FERREIRA, J. Q.. I Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI - 2016.1. 2016. (Outro).

5.
FERREIRA, J. Q.. II Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI - 2016.2. 2016. (Outro).

6.
FERREIRA, J. Q.. Coordenador da Comissão de Coordenação de Gestão da Educação Básica do I ENFORUFPI. 2015. (Congresso).

7.
FERREIRA, J. Q.. Comissão Científica do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química / X Encontro de Educação Química da Bahia. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lorenna Christina de Sousa Meneses. A importância da experimenteção e do uso de materiais alternativos na efetivação do ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

2.
Maria José da Silva Carvalho. O uso da aula expositiva dialogada no ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

3.
Andressa Lowrhana Silva Resende. Concepções e estratégias pedagógicas na utilização de dispositivos móveis como ferramenta didática para o ensino de Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

4.
Ariana Amaranes dos Santos. O USO DA HISTÓRIA DA QUÍMICA NO ENSINO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

5.
Alailson de Araújo Monteiro. O estágio curricular supervisionado na formação docente no curso de licenciatura em ciências da natureza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

6.
Anderson Silva Fontineles. Mapas Conceituais para a Aprendizagem Significativa no Ensino de Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

7.
Ana Karine da Silva Sousa. Artigo da Química Nova na Escola como recurso didático para ensino de química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

8.
Francisca Jaciane de Carvalho Bonfim. Aprendizagem cooperativa no ensino de química. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

9.
Helena Pires Pereira. Análise dos argumentos construídos por estudantes do ensino médio: utilização de atividades experimentais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

10.
Antônio José Rodrigues da Costa. Desenvolvimento de habilidades argumentativas no ensino de biologia: construção por meio de estudos de caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

11.
Caroline Soares de Sousa. O enfoque CTSA em aulas de química voltadas a leitura e escrita sobre questões ambientais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

12.
Vanuze Peres de Abreu. Leitura e escrita na produção da argumentação no ensino fundamental de ciências. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

13.
Antônia Regina de Oliveira Rosa. Contribuições das atividades experimentais em aulas de química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

14.
Pablo Micael Araújo Castro. Representações sociais do conceito de calor por estudantes de graduação em química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

15.
Maria Iracema Barbosa Moura. Aprendizagem significativa no ensino básico: aplicação de mapas conceituais no processo de ensino/aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Iracema Barbosa Moura. Disciplina de estágio: Metodologia do Ensino de Ciências Naturais (DMTE408). 2017. Orientação de outra natureza. (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernanbuco. Orientador: Jerino Queiroz Ferreira.



Outras informações relevantes


[A] - Aprovado no Concurso Público para docente do magistério superior da Universidade Federal do Piauí, para a área de Ensino de Ciências, campus Ministro Petrônio Portella (Teresina - PI), edital 14/09 UFPI, de 29 de abril de 2009, conforme Diário Oficial da União (ISSN 1677-7042), Nº 233, seção 1, página 22, de 7 de dezembro de 2009.

[B] - Aprovado no Concurso Público para docente do magistério superior da Universidade Federal do Piauí, para a área de Química, campus Ministro Petrônio Portella (Teresina - PI), edital 03/10 UFPI, de 03 de maio de 2010, conforme Diário Oficial da União (ISSN 1677-7042), Nº 123, seção 1, página 27, de 30 de junho de 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 13:33:37