Fernando Bevilacqua

Bolsista de Doutorado no Exterior do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7744662926303212
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Doutorando no programa de PhD em Tecnologia da Informação da Universidade de Skövde, Suécia. Mestre em Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professor assistente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), atuando principalmente nas áreas de computação gráfica aplicada ao desenvolvimento de jogos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Bevilacqua
Nome em citações bibliográficas
BEVILACQUA, F.;BEVILACQUA, FERNANDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Fronteira Sul.
Avenida Getúlio Dorneles Vargas - S - até 491 - lado ímpar
Centro
89801001 - Chapecó, SC - Brasil
Telefone: (49) 20493100
URL da Homepage: http://www.uffs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Information Technology.
University of Skövde, HIS, Suécia.
Título: Non-contact Analysis of Multimodal Inputs to Measure Stress Level in Serious Games,
Orientador: Per Backlund.
Coorientador: Henrik Engstrom.
Palavras-chave: Computer Vision; Affective Computing; Multimodal Input; Remote Sensing.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2007 - 2009
Mestrado em Informática.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Ferramenta para geração em tempo real de bordas para mundos virtuais pseudo-infinitos para jogos 3D,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Cesar Tadeu Pozzer.
2003 - 2007
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Jogo de Estratégia Multi-jogador para Telefones.
Orientador: Andrea Schwertner Charão.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PET Ciência da Computação UFSM, Carga horária: 15

Atividades

10/2006 - 03/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Ensino Tutorial (PET), Curso de Ciência da Computação, UFSM, .


Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do curso de Ciência da Computação.

Atividades

8/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Ciência da Computação, .

11/2011 - Atual
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Infraestrutura de Sistemas da Sec. Especial de Tecnologia, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de aplicativos institucionais para dispositivos móveis, no treinamento básico para o uso de tablets e similares e na organização e acompanhamento de ações institucionais de fomento à computação móvel na UFFS..

Decadium Studios Game Developer, DECADIUM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Sócio-fundador, Enquadramento Funcional: Gerente de TI, Programador Senior, Carga horária: 30

Atividades

06/2006 - 08/2010
Direção e administração, Gerência, TI.

Cargo ou função
Gerente de TI.
06/2004 - 08/2010
Direção e administração, Gerência, Desenvolvimento.

Cargo ou função
Programador Senior.


Linhas de pesquisa


1.
Computação gráfica aplicada

Objetivo: Técnicas de computação gráfica e visão computacional, com enfoque na aplicação em jogos digitais..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
Palavras-chave: computação gráfica; jogos; Visão computacional.
2.
Interação Humano-Computador

Objetivo: Utilização de visão computacional para obtenção remota (não intrusiva) de sinais psicofisiológicos voltados à detecção de emoções de usuários na interação com sistemas..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: Visão computacional; Computação afetiva; IHC.


Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Utilização de visão computacional e detecção de características para auxiliar na navegação de pessoas com deficiência visual em ambientes internos
Descrição: Os portadores de deficiência visual enfrentam inúmeros obstáculos em seu processo de inclusão na sociedade. A visão computacional pode ser usada para uma maior qualidade de vida aos portadores de deficiência visual, contribuindo com a acessibilidade dos locais onde eles frequentam, além de auxiliar na resolução de dificuldades encontradas em seu cotidiano. Este projeto propõe a utilização de visão computacional e reconhecimento de imagens para auxiliar a navegação de pessoas com deficiência visual em ambientes fechados utilizando metadados previamente coletados. A finalidade é criar um sistema-guia que possa auxiliar o deficiente visual a se locomover informando localizações de salas, escadas, elevadores, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Fernando Bevilacqua - Coordenador / Denio Duarte - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Modelagem geométrica restrita guiada por interação 3D
Descrição: Em Computação Gráfica uma forma tridimensional é descrita, geralmente, através de uma malha de triângulos, a qual é comumente construída manualmente num processo conhecido por modelagem geométrica. O aspecto principal da modelagem geométrica consiste em definir a posição dos vértices que formam os triângulos da malha. Atualmente o dispositivo de interface Humano-Computador mais utilizado para esse fim é o mouse. Também é comum o uso de mesas de digitalização e mais recentemente as telas sensíveis ao toque. Porém, esses dispositivos operam num espaço definido em R2 (plano) com entradas convertidas para R3 (espaço virtual). Essa diferença entre o espaço de entrada de dados e o espaço virtual gera diversas facilidades e dificuldades para o usuário. Por outro lado, existe uma classe de dispositivos que operam com entradas em R3, tais como o Microsoft Kinect, Leap Motion e Sony Move. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um novo paradigma de modelagem geométrica utilizando entradas de dados já em R3, dessa forma, maximizar o processo criativo envolvido na modelagem através de uma interface mais natural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) .
Integrantes: Fernando Bevilacqua - Integrante / Rafael Piccin Torchelsen - Coordenador / João L. D. Comba - Integrante / Aline Menin - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Fronteira Sul - Bolsa.
2011 - 2012
Visualização de dados geoespaciais voltados a agricultura de precisão utilizando computação móvel e computação gráfica
Descrição: Muitas das máquinas utilizadas no plantio e colheita são equipadas com dispositivos de posicionamento global (GPS). Com base nos dados de posicionamento coletados por esses equipamentos, pretende-se desenvolver um sistema capaz de apresentar tais informações de forma visual e direcionada ao agricultor de soja. O objetivo principal é fornecer um sistema capaz de otimizar as tarefas do agricultor que necessita de técnicas de agricultura de precisão. Tal sistema será desenvolvido para computadores móveis, como tablets (iPad) e smartphones (iPhone), pois esses sistemas podem ser levados ao campo com facilidade. Sistemas computacionais que visam auxiliar o agricultor com base em interfaces gráficas avançadas ainda são raros. Dada a pouca experiência dos agricultores com sistemas computacionais, o desenvolvimento de sistemas ricamente gráficos pode facilitar a penetração de tais ferramentas no campo e maximizar a produção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fernando Bevilacqua - Integrante / Rafael Piccin Torchelsen - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal da Fronteira Sul - Bolsa.


Projetos de extensão


2011 - 2013
Educação Ambiental e produção de material multimídia com caráter pedagógico e educativo
Descrição: Criação e desenvolvimento de materiais multimídia (jogos, objetos educacionais, etc) pelos alunos do curso de Ciência da Computação, utilizando como base textos e ilustrações produzidos por alunos do ensino fundamental de escolas públicas. Os materiais são produzidos como resultados de oficinas educativas executadas por alunos e professores do curso de Pedagogia. Editais 01/PROEC/UFFS/2010, 09/PROEC/UFFS/2011 e 284/UFFS/2012..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fernando Bevilacqua - Coordenador / Rafael Piccin Torchelsen - Integrante / Adriana Salete Loss - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Fronteira Sul - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2013 - 2015
Appification of Medical Reports - Distribuição de Laudos e Imagens por meio de Apps
Descrição: Pesquisa aplicada ao desenvolvimento de soluções para disponibilizar laudos e imagens médicas em dispositivos móveis. O projeto tornou a ferramenta comercial Animati PACS acessível em tablets e celulares, possibilitando a equipes médicas a fazerem diagnósticos em trânsito, o que é útil em casos emergenciais, por exemplo. O projeto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar envolvendo o Núcleo de Pesquisas em Imagens Médicas (NIMED) da PUC-RS, Laboratório de Computação Aplicada (LACA) da UFSM, e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Chamada/Ação: 17/2012 RHAE - A-FAIXA A - Projetos Iniciais. Edital: MCT/SETEC/CNPq nº 17/2012 - RHAE - Pesquisador na Empresa..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Fernando Bevilacqua - Integrante / Gabriela Carla Bauermann - Coordenador / D'ORNELLAS, MARCOS CORDEIRO - Integrante / Carlos Edmilson da Silva Maia - Integrante / VENSON, JOSÉ EDUARDO - Integrante / ONUKI, FABIO - Integrante / BERNI, JEAN - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Best Student Paper Award, 8th International Conference on Virtual Worlds and Games for Serious Applications.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BEVILACQUA, F.2018 BEVILACQUA, F.; ENGSTROM, H. ; BACKLUND, P. . Automated Analysis of Facial Cues from Videos as a Potential Method for Differentiating Stress and Boredom of Players in Games. International Journal of Computer Games Technology, v. 2018, p. 1-14, 2018.

2.
VENSON, JOSÉ EDUARDO2018VENSON, JOSÉ EDUARDO ; BEVILACQUA, FERNANDO ; BERNI, JEAN ; ONUKI, FABIO ; MACIEL, ANDERSON . Diagnostic concordance between mobile interfaces and conventional workstations for emergency imaging assessment. INTERNATIONAL JOURNAL OF MEDICAL INFORMATICS, v. 113, p. 1-8, 2018.

3.
BEVILACQUA, FERNANDO2017 BEVILACQUA, FERNANDO; ENGSTRÖM, HENRIK ; BACKLUND, PER . Changes in heart rate and facial actions during a gaming session with provoked boredom and stress. ENTERTAINMENT COMPUTING, v. 24, p. 10-20, 2017.

4.
VENSON, JOSÉ EDUARDO2016VENSON, JOSÉ EDUARDO ; BEVILACQUA, FERNANDO ; ONUKI, FABIO ; D?ORNELLAS, MARCOS CORDEIRO ; MACIEL, ANDERSON . Efficient medical image access in diagnostic environments with limited resources. RESEARCH ON BIOMEDICAL ENGINEERING, v. 32, p. 347-357, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
BEVILACQUA, FERNANDO; ENGSTRÖM, HENRIK ; BACKLUND, PER . Accuracy Evaluation of Remote Photoplethysmography Estimations of Heart Rate in Gaming Sessions with Natural Behavior. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 508-530.

2.
BRANCHER, J. D. ; BEVILACQUA, F. ; FERREIRA, N. B. ; IOP, R. D. ; MINUZZI, L. ; FERREIRA, T. K. . Um Portal de Jogos Casuais Educativos. Jogos Eletrônicos: Mapeando Novas Perspectivas. 1ed.Florianópolis, SC: VISUAL BOOKS, 2009, v. 1, p. 197-210.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BEVILACQUA, F.. The right SmartfoxServer protocol for multiplayer games. Flash & Flex Developer?s Magazine, Polônia, p. 20 - 23, 12 jun. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BEVILACQUA, FERNANDO; BACKLUND, PER ; ENGSTROM, HENRIK . Variations of Facial Actions While Playing Games with Inducing Boredom and Stress. In: 2016 8th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VSGames), 2016, Barcelona. 2016 8th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES). p. 1-8.

2.
VENSON, J. E. ; BEVILACQUA, F. ; MAIA, C. E. S. ; DORNELLAS, M. C. . Dynamic Optimization for Fast Image Transfer and Visualization for Mobile and Stationary Devices: A Performance Evaluation Using Animati Viewer. In: XV Workshop de Informática Médica, 2015, Recife. Anais do XV Workshop de Informática Médica, 2015.

3.
CARLI, DANIEL MICHELON DE ; POZZER, CESAR TADEU ; BEVILACQUA, FERNANDO ; SCHETINGER, VICTOR . Procedural Generation of 3D Canyons. In: 2014 27th SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI), 2014, Brazil. 2014 27th SIBGRAPI Conference on Graphics, Patterns and Images. v. 27. p. 103.

4.
CARLI, DANIEL MICHELON DE ; BEVILACQUA, FERNANDO ; POZZER, CESAR TADEU ; DORNELLAS, MARCOS CORDEIRO . A Survey of Procedural Content Generation Techniques Suitable to Game Development. In: 2011 Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment (SBGAMES), 2011, Salvador. 2011 Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. v. X. p. 26.

5.
BEVILACQUA, FERNANDO; POZZER, CESAR TADEU ; D'ORNELLAS, MARCOS CORDEIRO . Charack: Tool for Real-Time Generation of Pseudo-Infinite Virtual Worlds for 3D Games. In: , 2009, Rio de Janeiro. . p. 111.

6.
BEVILACQUA, F.; CHARAO, A. S. ; POZZER, C. . Análise e comparação da plataforma J2ME através da implementação de um jogo de estratégia multiplayer. In: SBGAMES 2007, 2007, São Leopoldo - RS. SBGAMES 2007, 2007.

7.
BEVILACQUA, F.; SANTOS, R. C. M. ; VICENTINI, C. F. ; CARLI, D. M. ; SICHONANY, O. R. . Sistema de Gestão de Certificados em PHP 5 e Mysql. In: Simpósio de Informática da Região Centro do RS, 2006, Santa Maria. SIRC, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEVILACQUA, FERNANDO; BACKLUND, PER ; ENGSTROM, HENRIK . Proposal for Non-Contact Analysis of Multimodal Inputs to Measure Stress Level in Serious Games. In: 2015 7th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VSGames), 2015, Skövde. 2015 7th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-Games). p. 1.

2.
BEVILACQUA, F.; SEBBEN, A. ; TORCHELSEN, R. P. . Jarena: experimenting a tool for teaching object-oriented programming concepts using Java, games and software agents. In: X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2011, Bahia. Proceedings of the Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2011. v. X.

3.
BEVILACQUA, F.; POZZER, C. . Proposal of a tool for pseudo-infinite 3D virtual world genaration. In: SBGAMES 2007, 2007, São Leopoldo - RS. SBGAMES 2007, 2007.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
BEVILACQUA, F.. Sac. 2014.

2.
BEVILACQUA, F.. Codebot. 2013.

3.
BEVILACQUA, F.. Progbot. 2013.

4.
BEVILACQUA, F.. Aura. 2012.

5.
BEVILACQUA, F.. Jarena. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
BEVILACQUA, F.. Revisor de posters técnicos (SBGames). 2008.

2.
BEVILACQUA, F.. Membro do comite de organização da seção de posters técnicos (SBGames). 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
BEVILACQUA, F.. Desenvolvimento de Jogos em C. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BEVILACQUA, F.; LOSS, A. S. ; TORCHELSEN, R. P. ; SANTOS, F. B. B. ; CORA, E. ; Campos, A. V. ; STERNDT, J. M. . Educação Ambiental e produção de material multimídia com caráter pedagógico e educativo. 2011. (Projeto de Extensão).

3.
BEVILACQUA, F.; IOP, R. D. . Slang Workshop. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BEVILACQUA, F.; FERREIRA, T. K. . Curso de Macromedia Flash MX. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TONIN, G. S.; BEVILACQUA, F.; PEGORARO, R.. Participação em banca de Ramon Perondi.Identificação e Monitoramento de Dívida Técnica no Setor de Tecnologia da Informação da Universidade Federal da Fronteira Sul - Um Estudo de Caso Exploratório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

2.
TORCHELSEN, R. P.; COMBA, J. L. D.; BEVILACQUA, F.. Participação em banca de Aline Menin.Movimentação da Câmera Virtual Utilizando Gestos Extraídos de Sensores de Movimentos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

3.
TORCHELSEN, R. P.; COMBA, J. L. D.; BEVILACQUA, F.. Participação em banca de Iago U. Berndt.Navegação de Múltiplos Agentes Sobre Superfícies Arbitrárias Utilizando Planarização Dinâmica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

4.
POZZER, C.; FELIPETTO, C. M.; BEVILACQUA, F.. Participação em banca de Celito Muck Felipetto.Desenvolvimento de uma ferramenta de comunicação em rede P2P para jogos multiplayer em Flash. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
BEVILACQUA, F.; POZZER, C.; GOTTIN, V. M.. Participação em banca de Vinícius Michel Gottin.Drawtex SCV: uma ferramenta educativa para composição de primitivas gráficas OpenGL com exportação de código C/C++. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
BEVILACQUA, F.; POZZER, C.; SCHETINGER, V. C.. Participação em banca de Victor Chitolina Schetinger.Implementação de Componente Gráfico para Ferramenta Charack. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4th International Conference On Advances In Computer Entertainment Technology (ACE 2017). Accuracy Evaluation of Remote Photoplethysmography Estimations of Heart Rate in Gaming Sessions With Natural Behavior. 2017. (Congresso).

2.
2016 8th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VSGames).Variations of Facial Actions While Playing Games with Inducing Boredom and Stress. 2016. (Outra).

3.
Sweden Game Conference 2016.I am trying to read a player?s mind using nothing but a camera. 2016. (Outra).

4.
2015 7th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VSGames).Proposal for Non-Contact Analysis of Multimodal Inputs to Measure Stress Level in Serious Games. 2015. (Outra).

5.
Sweden Game Conference 2015. 2015. (Outra).

6.
SBGAMES 2007. 2007. (Simpósio).

7.
IV Escola Regional de Redes de Computadores. 2006. (Outra).

8.
XII Semana Acadêmica do Centro de Tecnologia. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ariel Galante Dalla Costa. Semáforo com temporização adaptativa baseada na análise de fluxo de veículos usando visão computacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Fernando Bevilacqua.

2.
Álesson Scapinello Selhorst. Utilização de Visão Computacional e Detecção de Características para Auxiliar na Navegação de Pessoas com Deficiência Visual em Ambientes Internos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Fernando Bevilacqua.

3.
José Eduardo Venson. Otimização no Processo de Visualização e Transferência de Imagens Diagnósticas em Navegadores Web: Caso Animati Pacs. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fernando Bevilacqua.

4.
Guilherme Fontaniva. Monitoramento de Ambientes e Controle de Frequência Acadêmica Através de Visão Computacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal da Fronteira Sul. Orientador: Fernando Bevilacqua.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
BEVILACQUA, F.. Aura. 2012.

2.
BEVILACQUA, F.. Codebot. 2013.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 22:21:52