Pércia Paiva Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5637681823503751
  • Última atualização do currículo em 13/05/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Ensino de Ciências (ênfase Biologia) e doutorado em Ciências (em andamento), ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Já atuou como docente do Ensino Básico e de programa voltado para jovens e adultos (EJA). Também trabalhou em museus de Ciências e em projetos destinados ao ensino de Ciências para deficientes visuais. Foi redatora de material didático de Biologia em uma editora e tutora de cursos à distância para formação continuada de professores da rede pública do Estado de São Paulo. Trabalhou como educadora no Laboratório de Licenciatura do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e, recentemente, atuou como monitora (bolsista e voluntária) em disciplinas de graduação em Biologia, por meio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da USP, que tem como um de seus objetivos capacitar pós-graduandos para o exercício da docência no Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pércia Paiva Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, P. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências.
Rua do Matão 321
Cidade Universitária
05508090 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30917550
URL da Homepage: http://www.ib.usp.br/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciências.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FUSP, Brasil.
Título: A Licenciatura em Ciências à distância e a construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) e do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK): bases de conhecimento e percepções dos estudantes,
Orientador: Suzana Ursi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação Docente; Educação a Distância; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2014
Mestrado em Ensino de Ciências (modalidades Física, Química e Biologia).
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, FUSP, Brasil.
Título: Formação Continuada, Motivação e Educação a Distância: um estudo com professores de Biologia e seus tutores,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Suzana Ursi.
Palavras-chave: Formação Docente; Motivação; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2006
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2011
Grupo de estudos ? BOTED (Botânica na Educação).
Instituto de Biologia da USP, IB-USP, Brasil.
2017 - 2017
Docência no Ensino Superior: Uma primeira Aproximação. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2015
Grupo Estudo Educação em Ciências e Complexidade.
Instituto de Física da USP, IFUSP, Brasil.
2012 - 2012
Introdução ao Design Educacional. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Introdução ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Monitor PAE, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria na disciplina de graduação em Ciências Biológicas da USP "Contexto e Prática no Ensino de Zoologia" (Programa de Aperfeiçoamento em Ensino Superior-PAE) Algumas atividades desempenhadas: - auxílio na preparação do material didático utilizado durante as aulas; - auxílio na elaboração de materiais de apoio utilizados pela docente responsável; - auxílio no desenvolvimento da disciplina e da docente na orientação das atividades; - auxílio na discussão e correção das atividades e exercícios aplicados; - auxílio aos alunos durante aulas e durante as atividades; - auxílio aos estudantes na produção de sequências didáticas para o ensino de Zoologia ; - auxílio na criação e na manutenção do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da disciplina; -auxílio na criação de livro com as sequências didáticas produzidas pelos estudantes durante a disciplina.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 20
Outras informações
Educadora do Laboratório de Licenciatura do Instituto de Biociências da USP (IBUSP). Algumas atividades desenvolvidas: - seleção de escolas parceiras para estágios da Licenciatura em Biologia; - apoio aos docentes das disciplinas de estágio supervisionado durante as aulas; - supervisão dos alunos durante suas atividades de estágio; - auxílio aos docentes responsáveis pelas disciplinas de estágio no desenvolvimento de projetos relacionados a essas últimas;

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor PAE, Carga horária: 8
Outras informações
Bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino Superior (PAE) ? Monitora da disciplina de graduação em Ciências Biológicas da USP "Estratégias e Instrumentos Educacionais para Ensino de Ciências e Biologia" Algumas atividades desempenhadas: - auxílio na preparação do material didático utilizado durante as aulas; - auxílio na elaboração de materiais de apoio utilizados pela equipe responsável; - auxílio no desenvolvimento da disciplina e ao docente na orientação das atividades; - auxílio na elaboração de exercícios e atividades voltadas para a Instrumentação no Ensino de Ciências/Biologia; - auxílio na discussão e correção das atividades e exercícios aplicados; - auxílio aos alunos durante aulas e durante as atividades; - auxílio aos estudantes na confecção de instrumentos para o Ensino de Ciências/Biologia e nas discussões sobre o tema ; - acompanhamento dos estudantes durante o estágio nas escolas; - auxílio na criação e na manutenção do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da disciplina.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora de EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora da Rede São Paulo de Formação Docente-RedeFor. O programa possuía cursos de especialização para professores da rede pública do Estado de São Paulo na modalidade à distância.


Editora Bernoulli, DRP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redatora de material didático de Biologia, Carga horária: 44
Outras informações
Algumas atividades desempenhadas: - produção de material didático de Biologia para turmas de 3º ano do Ensino Médio e pré-vestibulares; - revisão de conteúdos de materiais didáticos; - produção e revisão de "Manuais do Professor"; -assistência ao professor( esclarecimento de dúvidas,entre outros); -produção de simulados.


Escola Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Algumas tarefas desempenhadas: -docência para turmas do Ensino Fundamental I e II; -apresentação de trabalho desenvolvido com alunos do 6º ano (UFMG Jovem) abordando o ensino por investigação; - publicação de trabalho desenvolvido com alunos do 6º ano em jornal regional (Jornal Estado de Minas-caderno "Gurilândia"-2008); -publicação de trabalho desenvolvido com alunos do 6º ano no evento UFMG Jovem.


Faculdade de Educação-UFMG, FAE-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista iniciação a docência, Enquadramento Funcional: Professor de EJA, Carga horária: 20
Outras informações
Algumas tarefas desempenhadas: -docência para turmas de jovens e adultos; -participação em palestras sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA); -cursos de aprofundamento sobre a EJA promovidos por professores da Faculdade de Educação da UFMG;


Laboratório de Patologia-UFMG, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: Pesquisa de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Algumas tarefas desempenhadas: - pesquisa sobre tumor de Erlich em camundongos e a possível relação entre a doença e a alimentação rica em Selênio; - treinamento de técnicas cirúrgicas em camundongos;


Museu de Ciências Morfológicas-UFMG, MCM-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações
Algumas tarefas desempenhadas: -atendimento e monitoria no museu; -palestras sobre o museu; -participação em trabalhos de extensão, como " A célula ao alcance das mãos" (trabalho voltado para deficientes visuais); -produção de cartilhas informativas; -participação em cursos sobre museologia.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOSA, P. P.2017BARBOSA, P. P.; TOWATA, N. ; SAITO, L. C. ; URSI, S. . SCIENCE EDUCATION: HOW SOME BRAZILIAN AND INTERNATIONAL JOURNALS APPROACHED THE THEME IN 2010-2014. CONEXÃO CIÊNCIA (ONLINE), v. 12, p. 290-296, 2017.

2.
BARBOSA, P. P.2016BARBOSA, P. P.; MACEDO, M. ; URSI, S. . USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO CONTEXTUALIZADO DE ?FOTOSSÍNTESE?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 2244-2255, 2016.

3.
TOWATA, N.2016TOWATA, N. ; URSI, S. ; SAITO, L. C. ; BARBOSA, P. P. ; MACEDO, M. ; VIANA, A.O. ; BERCHEZ, F. . INFLUÊNCIAS DO PROJETO TRILHA SUBAQUÁTICA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE AMBIENTES MARINHOS E COSTEIROS. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 3524-3536, 2016.

4.
BARBOSA, P. P.2014BARBOSA, P. P.; URSI, S. . O PAPEL DA MOTIVAÇÃO NOS CURSOS À DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA BOTÂNICA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 6185-6196, 2014.

5.
URSI, S.2014URSI, S. ; BARBOSA, P. P. . FOTOSSÍNTESE:ABORDAGEM EM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA OFERECIDO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 6197-6208, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, R. L. F. (Org.) ; BARBOSA, P. P. (Org.) . Possibilidades didáticas para o ensino de Zoologia na educação básica ? Volume II. 2. ed. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2016. v. 3. 128p .

Capítulos de livros publicados
1.
SAITO, L. C. ; BARBOSA, P. P. . Formação de professores de botânica: bases teoricas e dificuldades na formação. In: Carlos Eduardo Valério Raymundo. (Org.). VII Botânica no Inverno 2017. VIIed.São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo/ Departamento de Botânica, 2017, v. , p. 154-166.

2.
BARBOSA, P. P.; MACEDO, M. . O auxílio das tecnologias de informação e comunicação no ensino de temas complexos da botânica: o caso da ?fotossíntese?. In: Alice Nagai; Fernanda A. Moreira; Fernanda M. Rezende; Kátia P. Santos; Martha D. S. Partida; Priscila Torres; Naomi Towata; Cíntia Iha; Talissa B. Harb; Lígia K. Santos; Paula N. P. Paulo; Marcelo R. Oliveira. (Org.). V Botânica no Inverno. 1ed.São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2015, v. 1, p. 85-95.

3.
MACEDO, M. ; BARBOSA, P. P. . Dificuldades inerentes ao ensino de botânica: como superá-las?. In: Alice Nagai; Fernanda A. Moreira; Fernanda M. Rezende; Kátia P. Santos; Martha D. S. Partida; Priscila Torres; Naomi Towata; Cíntia Iha; Talissa B. Harb; Lígia K. Santos; Paula N. P. Paulo; Marcelo R. Oliveira. (Org.). V Botânica no Inverno. 1ed.São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2015, v. 1, p. 77-84.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
URSI, S. ; BARBOSA, P. P. ; SAITO, L. C. ; TOWATA, N. ; CRUZ, P. ; AROUCA, M. . Conhecimento Pedagógico do Conteúdo ?Algas? de estudantes de licenciatura em Biologia. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, 2017.

2.
BARBOSA, P. P.; FRANCO, C. ; SANTOS, C. ; YOSHIDA, M. N. ; URSI, S. . Olho humano e a visão: uma proposta para o ensino-aprendizagem interdisciplinar, contextualizado e ancorado no uso de TDIC. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia - Regional 1, 2017, Campo Grande. Anais do EREBIO Regional I, 2017.

3.
BARBOSA, P. P.; MACEDO, M. ; BUENO, C.A. ; URSI, S. . As Tecnologias de Informação e Comunicação e o ensino: como professores de Biologia têm utilizado animações?. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, 2015.

4.
BARBOSA, P. P.; URSI, S. . O programa RedeFor e o perfil de seus cursistas: aproximações da realidade docente brasileira?. In: IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TÃO LONGE, TÃO PERTO, 2012, BELO HORIZONTE. ANAIS DO IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TÃO LONGE, TÃO PERTO. BELO HORIZONTE: CAED-UFMG, 2012. v. 1. p. 130-142.

5.
BARBOSA, P. P.; URSI, S. ; MATTOS, C. . Teoria da Atividade e a Formação de Professores na Educação a Distância. In: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011, Ouro Preto. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2011.

6.
TOWATA, N. ; LIMA, T. F. ; BARBOSA, P. P. ; MACEDO, M. ; ALUANI, T. ; POZZI, B. ; MARTINS, P. ; LEMOS,M. ; URSI, S. . Ambiente marinho: concepções de professores de Biologia participantes de um curso de especialização oferecido na modalidade Educação a Distância. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS e I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS, 2011, Campinas. VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS e I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS anais, 2011.

7.
BARBOSA, P. P.; TOWATA, N. ; LIMA, T. F. ; MACEDO, M. ; SAITO, L. C. ; DELLITI, W. ; URSI, S. . Papel do fórum na Educação a Distância: estudo de caso enfocando uma discussão sobre ambiente marinho na Rede São Paulo de Formação Docente. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS e I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS, 2011, Campinas. VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS e I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS anais, 2011.

8.
BARBOSA, P. P.. Meninos da Robótica: um exemplo do ensino de Ciências por investigação. In: Reunião Anual da IX UFMG Jovem e II FECEB-MG, 2008, Belo Horizonte. IX UFMG Jovem e II FECEB-MG:anais. Belo Horizonte: CDC/PROEX/UFMG, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, P. P.; URSI, S. . PCK, TPACK e conhecimentos de base docente: apresentação e reflexões sobre um instrumento de avaliação da percepção de professores em formação participantes do curso a distância de Licenciatura em Ciências da USP. In: 3º Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo, 2017, São Paulo. Anais do 3º Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo, 2017. p. 371.

2.
BARBOSA, P. P.; URSI, S. . In-service teacher education: initial motivation for a distance education course about Biology teaching. In: II.IOSTE Eurasian Regional Symposium & Brokerage Event Horizon 2020 ? Science with and for Society, 2015, Turquia. IOSTE Eurasian Regional Symposium & Brokerage Event Horizon 2020 - Science with and for Society Symposium Programme & Abstracts Book, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, P. P.; URSI, S. . In-service teacher education: initial motivation for a distance education course about biology teaching. In: IOSTE Eurasian Regional Symposium & Brokerage Event H2020-Science with and for Society, 2015, Turquia. STE Eurasian Regional Symposium & Brokerage Event H2020-Science with and for Society, 2015.

2.
BRANT, A. C. ; BARBOSA, P. P. ; ASSIS,F.A. ; FARIA, A. M. C. ; SANTOS, O. A. M. ; MACHADO, D. C. C. . Efeito da dose baixa de radiação e da suplementação com selênio na resposta imunológica ao tumor de Ehrlich. In: XVI Semana de Iniciação Científica: Conhecimento e Cultura, 2005, Belo Horizonte. Anais da XVI Semana de Iniciação Científica: Conhecimento e Cultura, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, P. P.; URSI, S. . 3º Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
URSI, S. ; BARBOSA, P. P. ; SAITO, L. C. ; TOWATA, N. ; CRUZ, P. ; AROUCA, M. . Conhecimento Pedagógico do Conteúdo ?Algas? de estudantes de licenciatura em Biologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BARBOSA, P. P.; FRANCO, C. ; SANTOS, C. ; YOSHIDA, M. N. ; URSI, S. . Olho humano e a visão: uma proposta para o ensino-aprendizagem interdisciplinar, contextualizado e ancorado no uso de TDIC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BARBOSA, P. P.; MACEDO, M. ; URSI, S. . Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino contextualizado de ?fotossíntese?: uma proposta para o Ensino Médio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BARBOSA, P. P.; TOWATA, N. ; SAITO, L. C. ; URSI, S. . Science Education and the academic research: how Brazilian and international journals has approached the subject. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
BARBOSA, P. P.; MACEDO, M. ; BUENO, C.A. ; URSI, S. . As Tecnologias de Informação e Comunicação e o ensino: como professores de Biologia fazem uso de animações?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BARBOSA, P. P.; URSI, S. . In-service teacher education: initial motivation for a distance education course about Biology teaching. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
URSI, S. ; BARBOSA, P. P. . Fotossíntese: abordagem em curso de formação docente continuada oferecido na modalidade Educação a Distancia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BARBOSA, P. P.; URSI, S. . O papel da motivação nos cursos à distância: um estudo de caso na disciplina Botânica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
BARBOSA, P. P.; URSI, S. . O Programa Redefor e o perfil de seus cursistas: aproximações da realidade docente brasileira?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
BARBOSA, P. P.; URSI, S. ; MATTOS, C. . Teoria da Atividade e a Formação de Professores na Educação a Distâncua. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BARBOSA, P. P.; TOWATA, N. ; LIMA, T. F. ; MACEDO, M. ; SAITO, L. C. ; DELLITI, W. ; URSI, S. . Papel do fórum na Educação a Distância: estudo de caso enfocando uma discussão sobre ambiente marinho na Rede São Paulo de Formação Docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
TOWATA, N. ; LIMA, T. F. ; BARBOSA, P. P. ; MACEDO, M. ; ALUANI, T. ; POZZI, B. ; MARTINS, P. ; LEME, J. S. ; URSI, S. . Ambiente marinho: concepções de professores de Biologia participantes de um curso de especialização oferecido na modalidade Educação a Distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
BARBOSA, P. P.; AZEVEDO, V.E.F ; ARAÚJO, M.R. . Meninos da Robótica: um exemplo do ensino de Ciências por investigação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
ASSIS,F.A. ; BARBOSA, P. P. . Efeito da dose baixa de radiação e suplementação com selênio na resposta imunológica ao tumor de Erlich. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
LEMOS,M. ; BARBOSA, P. P. . Apostilas para Ensino Médio e pré-vestibulares. Belo Horizonte: Bernoulli, 2010 (Livro didático).

2.
LEMOS,M. ; BARBOSA, P. P. . Manual do Professor para o 3º ano do Ensino Médio. Belo Horizonte: Bernoulli, 2010 (Manual do Professor).

3.
LEMOS,M. ; BARBOSA, P. P. . Manual do Professor para o 3º ano do Ensino Médio. Belo Horizonte: Bernoulli, 2009 (Manual do Professor).

4.
LEMOS,M. ; BARBOSA, P. P. . Apostilas para Ensino Médio e pré-vestibulares. Belo Horizonte: Bernoulli, 2009 (Livro didático).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
URSI, S. ; BARBOSA, P. P. ; MARTINS, P. . Possibilidades e limitações da Educação a Distância. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SAITO, L. C. ; BARBOSA, P. P. . Formação de professores de botânica: bases teoricas e dificuldades na formação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARBOSA, P. P.; BUENO, C.A. . A Botânica e a Cultura Popular Brasileira. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MARTINS, P. ; BARBOSA, P. P. ; SAITO, L. C. . Ideias atuais - Adaptação e seleção Natural: abordagem molecular. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MACEDO, M. ; BARBOSA, P. P. . Dificuldades inerentes ao ensino de botânica: como superá-las?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BARBOSA, P. P.; MACEDO, M. . O auxílio das tecnologias de informação e comunicação no ensino de temas complexos da botânica: o caso da ?fotossíntese?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BARBOSA, P. P.; URSI, S. . Fotossíntese. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Animação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERREIRA, L. B.; CERQUEIRA, V. M. M.; BALDINATO, J. O.; BARBOSA, P. P.; CARMO, L. F.. Participação em banca de Ana Carolina Adinolfi Xavier.O ensino híbrido em aulas de Biologia:percepção de alunos sobre o modelo de rotação por estações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BARBOSA, P. P.. IX Simpósio do Cientista Aprendiz. 2017. Colegio Dante Alighieri.

2.
BARBOSA, P. P.. VII Simpósio do Cientista Aprendiz. 2015. Colegio Dante Alighieri.

3.
BARBOSA, P. P.; TRIVELATO, S.. Banca examinadora da Exposição Acadêmica da 17ª Semana Temática da Biologia. 2014. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Avaliação de trabalhos relacionados à Biologia e Educação. 2017. (Feira).

2.
3º Congresso de Graduação da USP. PCK, TPACK e conhecimentos de base docente: apresentação e reflexões sobre um instrumento de avaliação da percepção de professores em formação participantes do curso a distância de Licenciatura em Ciências da USP. 2017. (Congresso).

3.
II Encontro Regional de Ensino de Biologia ? Regional 1.Olho humano e a visão: uma proposta para o ensino-aprendizagem interdisciplinar, contextualizado e ancorado no uso de TDIC. 2017. (Encontro).

4.
Mostra Paulista de Ciências e Engenharia. Avaliação de trabalhos relacionados à Biologia e à Educação. 2017. (Feira).

5.
XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Conhecimento pedagógico do conteúdo ?Algas? de estudantes de licenciatura em Biologia. 2017. (Congresso).

6.
VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia. INFLUÊNCIAS DO PROJETO TRILHA SUBAQUÁTICA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE AMBIENTES MARINHOS E COSTEIROS. 2016. (Congresso).

7.
VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia.USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO ENSINO DE CONTEXTUALIZADO DE ?FOTOSSÍNTESE?: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO. 2016. (Encontro).

8.
VI Enebio e VIII Erebio Regional 3. Avaliação de trabalhos relacionados à Biologia. 2016. (Congresso).

9.
XVII IOSTE SYMPOSIUM Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World.Science Education: how some Brazilian and international journals approached the theme in 2010-2014. 2016. (Simpósio).

10.
XVII IOSTE SYMPOSIUM Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World.Avaliação de trabalhos relacionados à Educação. 2016. (Simpósio).

11.
13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia- FEBRACE. Avaliação de trabalhos relacionados à área de Biologia e Educação. 2015. (Feira).

12.
I Congresso Fecomercio de Educação Digital. 2015. (Congresso).

13.
IOSTE Eurasian Regional Symposium & Brokerage Event H2020-Science with and for Society. In-service teacher education: initial motivation for a distance education course about biology teaching. 2015. (Congresso).

14.
VII Congresso Fecomercio de Crimes Eletrônicos. 2015. (Congresso).

15.
Workshop de Autores Springer 2015 - Redação Científica e Publicação em Revistas Internacionais de Alto Impacto. 2015. (Outra).

16.
Workshop para pesquisadores - Base Scopus e ScienceDirect - Pesquisa e impacto científico 2015. 2015. (Outra).

17.
Workshop Pensamento Crítico no Pós-graduando: implicações para sua carreira como pesquisador. 2015. (Outra).

18.
V ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA-II ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA/1.O PAPEL DA MOTIVAÇÃO NOS CURSOS À DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA BOTÂNICA. 2014. (Encontro).

19.
V ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA-II ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA/1.FOTOSSÍNTESE:ABORDAGEM EM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA OFERECIDO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2014. (Encontro).

20.
Workshop Argumentação e Ensino de Ciências. 2014. (Outra).

21.
IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: TÃO LONGE, TÃO PERTO.O Programa Redefor e o perfil de seus cursistas: aproximações da realidade docente brasileira?. 2012. (Seminário).

22.
Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância -ESUD. Teoria da Atividade e a Formação de Professores na Educação a Distância. 2011. (Congresso).

23.
Forum Permanente e Interdisciplinar de Energia e Ambiente. 2011. (Encontro).

24.
VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS e I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIÉNCIAS. Papel do fórum na Educação a Distância: estudo de caso enfocando uma discussão sobre ambiente marinho na Rede São Paulo de Formação Docente. 2011. (Congresso).

25.
XII Reunião Bienal da RedPOP. 2011. (Encontro).

26.
Reunião Anual da IX UFMG Jovem e II FECEB-MG.Meninos da Robótica: um exemplo do ensino de Ciências por investigação. 2008. (Encontro).

27.
Universidade e Educação de Jovens e Adultos. 2006. (Seminário).

28.
Ciência na rodoviária.A célula ao alcance das mãos. 2005. (Oficina).

29.
Domingo no Campus.Viagem pelo Corpo Humano. 2005. (Oficina).

30.
IV Simpósio de Ética em Pesquisas com Seres Humanos e I Simpósio de Ética em Experimentação Animal. 2005. (Simpósio).

31.
XIV Semana da Iniciação Científica: Conhecimento e Cultura.Efeito da dose baixa de radiação e da suplementação com selênio na resposta imunológica ao tumor de Erlich. 2005. (Outra).

32.
2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. A célula ao alcance das mãos. 2004. (Congresso).

33.
XI Semana de Introdução aos Estudos de Biologia. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
URSI, S. ; SCARPA, D. L. ; LEMES, A. ; SILVA, L. F. ; ORNELLAS, J. ; BARBOSA, P. P. ; RIBEIRO, D. ; CORSO, T. . IX EPIEC - Encontro do Programa Interunidades em Ensino de Ciências. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 18:47:53