Elane de Farias Pantoja

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  • Última atualização do currículo em 01/08/2018


Bacharela e Licenciada Plena em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2010). Especialista em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia (PPGCS-UFPA). Mestra em Antropologia (PPGA-UFPA). Graduanda no curso de Licenciatura Plena em Pedagodia (UEPA). Especializanda no Programa Infância e Adolescência (PIA-UFPA) Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes (Gepem/UFPA). Integrante/pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Militância Movimento Universitário em Defesa da Diversidade Sexual - MUDDS - Grupo Orquídeas (UFPA). Colaboradora do Projeto Extracurricular Temático/Grupo de Trabalho em Ciências Sociais (Pet/GT/CS). Intercâmbios estudantis realizados: Universidade do Porto (Portugal) (2009-2010) e USP (2012). Trabalhos realizados em comunidades de bairro através da área de responsabilidade social da Eletronorte (Eletrobras), e premiação de 1º lugar ao trabalho de estágio onde foi realizado a implantação de espaço de leitura em um centro comunitário de uma área de ocupação. Interesse pelas seguintes temáticas: Educação Inclusiva (Libras), Infância, Gênero, Sexualidades, Direitos Humanos, Movimentos Sociais. Email: efpantoja@yahoo.com.br / elanepant@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elane de Farias Pantoja
Nome em citações bibliográficas
PANTOJA, E. F.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em ANTROPOLOGIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Transgressões do Feminino: entrelaçando emoções, desejos e escolhas,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Fabiano de Souza Gontijo.
Palavras-chave: Homoerotismo; Mulheres; Afetivo-sexual; Lesbianidades; Diversidade Sexual.
Grande área: Ciências Humanas
2011 interrompida
Mestrado interrompido em 2013 em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Orientador: Mônica Prates Conrado.
Bolsista do(a): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, FAPESPA, Brasil.
Ano de interrupção: 2013
2014
Especialização em andamento em Infância, Família e Políticas Sociais na Amazônia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2011 - 2013
Especialização em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: MULHERES QUE FICAM COM MULHERES: Uma etnografia de relações homoeróticas em espaços de sociabilidade de Belém do Pará.
Bolsista do(a): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, FAPESPA, Brasil.
2018
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2005 - 2010
Graduação em Ciências Sociais (Bacharelado/Licenciatura).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Brasil e Portugal: o reconhecimento da união civil homossexual.
Orientador: Denise Machado Cardoso.




Formação Complementar


2017
Extensão universitária em As Várias Faces da Violência Contra a Criança e o Adolescente. (Carga horária: 192h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2016
Lingua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
Centro de Capacit. de Profissionais da Educ. e Atend às Pessoas com Surdez, CAS, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Educadores Sociais - Pão e Beleza. (Carga horária: 24h).
Banco do Brasil S/A (PA), BB, Brasil.
2008 - 2009
Capacit de Educ da Rede Básica de Ensino em Direit. (Carga horária: 132h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Estado Pará, SEDUC/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 44
Outras informações
Professora Unidocente - Projeto Mundiar Fundamental - Escola Estadual Augusto Meira

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Ensino da disciplina de Sociologia = Escola Estadual Augusto Meira


Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina: Interação Humano Computador. para o Curso de Licenciatura em Computação da UFRA - Universidade, Federal Rural da Amazônia ? Pólo. Capanema.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina: Atividade Complementar Bullying na Escola,. para o Curso de Licenciatura em Computação da UFRA - Universidade, Federal Rural da Amazônia ? Pólo. Belém.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 100
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, fui orientadora em TCC II, na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II. para o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia ? Pólo. Novo Repartimento

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina Educação de Jovens e Adultos - EJA, para o Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRA - Universidade, Federal Rural da Amazônia ? Pólo Pirabas

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 34
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina Computadores e Sociedade, para o Curso de Licenciatura em Computação da UFRA - Universidade, Federal Rural da Amazônia ? Pólo. Dom Eliseu

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 34
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina Computadores e Sociedade, para o Curso de Licenciatura em Computação da UFRA - Universidade, Federal Rural da Amazônia ? Pólo. Belem

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 70
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina Filosofia da Educação l, para o Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRA - Universidade, Federal Rural da Amazônia ? Pólo. Dom Eliseu.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 70
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina Antropologia Educacional, para o Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRA - Universidade, Federal Rural da Amazônia ? Pólo. Dom Eliseu.l

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina Projeto Integrador Disciplinar II : Iniciação Científica. para o Curso de Licenciatura em Computação da UFRA - Universidade, Federal Rural da Amazônia ? Pólo. Novo Repartimento

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 100
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina Estágio Curricullar I. para o Curso de Licenciatura em Computação da UFRA - Universidade, Federal Rural da Amazônia ? Pólo. Novo Repartimento

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina Computadores e Sociedade, para o Curso de Licenciatura em Computação da UFRA - Universidade, Federal Rural da Amazônia ? Pólo. Paragominas

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina Projeto Integrador Disciplinar I : Iniciação Científica. para o Curso de Licenciatura em Computação da UFRA - Universidade, Federal Rural da Amazônia ? Pólo. Belém.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 60
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina Projeto Integrador Disciplinar I : Iniciação Científica, para o Curso de Licenciatura em Informática da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia ? Polo: Paragominas

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 70
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina Sociologia da Educação II, para o Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia ? Polo: Capanema

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina Metodologia do Trabalho Científico I, para o Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRA - Universidade, Federal Rural da Amazônia ? Pólo. Dom Eliseu.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Militante e Pesquisador, Carga horária: 4
Outras informações
Grupo Orquídeas/UFPA - Movimento Universitário em Defesa da Diversidade Sexual. O Grupo Orquídeas plantou sua semente na Universidade Federal do Pará no dia 13 de julho de 2007, com o objetivo de combater a lesbo/trans/ homofobia institucionalizada nesta IES. Em 2008 a UFPA completou 50 anos de existência e, ainda, não havia conseguido coadunar as forças do movimento social LGBT e da Academia, na luta contra o preconceito e discriminação. Em seu devenir, germina mediante a inconformidade de estudantes universitários frente às práticas discriminatórias, preconceituosas, racistas, lesbo/trans/ homofóbicas impingidas pelos agentes do serviço público, técnicos, professores e pelos próprios estudantes no campus universitário de Belém. Neste processo, estabeleceu um novo paradigma no intramuros desta instituição, quando da realização de debates, seminários e encontros que visam ressignificar, em conjunto com o movimento LGBT organizado do Estado do Pará, conceitos e práticas deveras marcados pela heteronormatividade opressora. Sua solidez será concretizada quando os atos de violência, contra pessoas que divergem do padrão heterossexual, cessarem e o estado laico for garantido.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
No programa do governo federal PARFOR - Plano Nacional de Formação Docente, ministrei disciplina Organização do Trabalho Pedagógico - OTP,, para o Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPA - Universidade, Federal do Pará ? Pólo. Acará

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Petiana
Outras informações
Participação no Projeto Extracurricular Temático/Grupo de Trabalho em Ciências Sociais (Pet/GT/CS) agosto/2008, como bolsista voluntário; No período de agosto/2008 a junho/2010.

Atividades

09/2011 - 05/2012
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais.

Atividade realizada
Curso de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola..
06/2010 - 11/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências Sociais.

Atividade realizada
Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça..

Instituto de Formação e Educação Teológica, IFETE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas: Antropologia Cultural Teoria da História I Fundamentos Metodológicos e Práticas de Ensino em Matemática


Escola em Regime de Convênio Lar de Maria, ERC LAR DE MARIA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Através do Programa do Governo do Estado "Mais Educação", ministrei disciplina de Direitos Humanos para alunos do primeiro ao quinto ano.


Escola de Aplicação da UFPA - Núcleo Pedagogico Integrado, NPI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Estagiário - Docente, Carga horária: 3
Outras informações
Realização de Estágio Curricular na disciplina Fundamentos de Sociologia da Escola de Aplicação da UFPA, totalizando uma carga horária de 41 h/a, sob os cuidados do Prof. José Farias

Atividades

09/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Sociologia

Centrais Elétricas do Norte do Brasil, ELETRONORTE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estágio Responsab. Social, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Conselho Nacional das Populações Extrativistas, CNS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ministração de oficinas


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Integrante Grupo NOSMULHERES, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Participação na Pesquisa "Performatividades de gênero, violência e sexualidade em movimentações político-culturais: a produção de sujeitos e estéticas políticas em Belém e Recife"; aprovada no Edital MCT/CNPq/SPM-PR/MDA Nº 020/2010 Seleção pública de propostas para pesquisas em temas de Relações de Genêro, Mulheres e Feminismos


NÚCLEO DE ALTOS ESTUDOS AMAZÕNICOS, NAEA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30


Latin American Studies Association, LASA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Membro Instituto NOSMULHERES, Enquadramento Funcional: Integrante do Nosmulheres associado ao LASA, Carga horária: 10


Grupo de Pesquisa NOSMULHERES, NOSMULHERES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à distância

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Pesquisadora Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria a distância, Carga horária: 20


Laboratório de Antropologia "Arthur Napoleão Figueiredo" da UFPA, LAANF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estudante de Graduação, Enquadramento Funcional: Supervisora e Entrevistadora
Outras informações
Participação como entrevistador da pesquisa: "Política, Direitos, Violência e Homossexualidade" realizada durante a VII Parada do Orgulho GLBT, que ocorreu no dia 14 de setembro de 2008, em Belém-Pa.


Escola Superior da Amazônia, ESAMAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrei a disciplina "Terceiro setor, voluntariado e responsabilidade social e empresarial", no curso de Pós-Graduação em Gestão e Planejamento de Políticas Públicas e Serviços Sociais.


Faculdade Conhecimento e Ciência - FINAMA, FCC - FINAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrei a disciplina "O Serviço Social na Dinâmica das Relações de Gênero e Raça nos Serviços de Saúde", no curso de especialização em Serviço Social na Saúde.



Projetos de pesquisa


2010 - 2013
Performatividades de gênero, violência e sexualidade em movimentações político-culturais: a produção de sujeitos e estéticas políticas em Belém e Recife
Descrição: Este projeto é o resultado de uma parceria entre núcleos acadêmicos de pesquisa e organizações feministas sediados nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil: Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades/UFPE; Grupo Orquídeas (Movimento Universitário em Defesa da Diversidade Sexual); Grupo NósMulheres/UFPA e Instituto PAPAI. Baseada na epistemologia feminista pós-estruturalista proposta por Dona Haraway (1991), esta pesquisa, de caráter sócio-antropológico e psicossocial, visa: 1) trilhar percursos e trajetos que caracterizam a organização de eventos político-culturais voltados à população de Lésbicas, Gay, Bissexuais, Travetis e Transsexuais em Belém e Recife que contribuem para identificação de dispositivos de produção de sujeitos LGBT nestas cidades; 2) identificar aspectos pouco conhecidos das características sociopolíticas, especialmente de gênero e sexualidade, dos participantes de dois eventos político-culturais LGBT de ampla dimensão em Belém e Recife, 3) mapear padrões de violência e discriminação contra LGBT nas duas cidades. O desenho metodológico envolve duas estratégias complementares: 1) observações no cotidiano das reuniões de organização da 10ª Parada da Diversidade de Pernambuco (realizada em Recife em agosto de 2011) e da 35ª Festa da Chiquita (realizada em Belém, em outubro de 2011); 2) entrevistas semi-dirigidas com uma amostra não probabilística do tipo por conveniência entre participantes dos dois eventos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .

Integrantes: Elane de Farias Pantoja - Integrante / Milton Rineiro da Silva Filho - Integrante / Julia Glaciele dos Santos Souza - Integrante / Lilian Silva de Sales - Integrante / Jorge Luiz Cardoso Lyra da Fonseca - Integrante / Benedito Medrado-Dantas - Coordenador / Mônica Prates Conrado - Integrante / Ramon Pereira dos Reis - Integrante / Denise Machado Cardoso - Integrante / Samuel Luiz de Souza Junior - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Para entrar no mundo que não é meu : a iniciação sexual a partir de entrevistas com as/os jovens pobres e de camadas médias de Belém do Pará
Descrição: O projeto intitulado Para entrar no mundo que não é meu: a iniciação sexual a partir de entrevistas com as/os jovens pobres e de camadas médias de Belém do Pará trata da iniciação sexual como tema de pesquisa sobre juventudes, gênero, cor e sexualidades segundo os relatos de jovens residentes em Belém do Pará oriundos de classes, gêneros e cor/raça distintos. Nossa questão central é compreender de que modo a diversidade das experiências sexuais que os/as jovens possam vir a ter, sob padrões tradicionais de desigualdade de gênero, cor e classe, constrói saberes e dita normas e significados distintos. Paradoxalmente, tais normas e significados acabam por destituir um único modelo de entrada da sexualidade como prescritivo para as realidades abordadas, porque impediriam de fazer incursões, com maior profundidade, a respeito das juventudes e suas marcações simbólicas de gênero, cor e classe que as definem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Elane de Farias Pantoja - Integrante / Milton Rineiro da Silva Filho - Integrante / Julia Glaciele dos Santos Souza - Integrante / Lilian Silva de Sales - Integrante / Jorge Luiz Cardoso Lyra da Fonseca - Integrante / Benedito Medrado-Dantas - Integrante / Leon da Costa Oliveira - Integrante / Mônica Prates Conrado - Coordenador / Ramon Pereira dos Reis - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Raça, Gênero e Políticas Públicas na Amazônia Paraense
Descrição: Descrição: Os motivos para a inexistência de políticas públicas de gênero em todo o estado do Pará uma vez que somente contamos com políticas de apoio e retaguarda; em pouquíssimos casos e a necessidade de um agir político mais comprometido com a tematização de raça e gênero desembocariam no balanço da gestão pública para políticas sociais investidas pelo estado, desde os anos 80 até os dias atuais para a compreensão de práticas tradicionalistas ainda vigentes. Em uma perspectiva mais geral, em Belém, as limitações institucionais são decorrentes de falhas próprias, como também de limitações institucionais impostas ao seu funcionamento em decorrência de uma política de governo do estado e do município que possibilita um atendimento muito abaixo de sua capacidade. Inclusive, a instabilidade política e econômica gerada por mudança de governos que esfacelam o trabalho realizado por outros partidos de gestões anteriores e, acima de tudo, a falta de treinamento e de informações sobre a temática de raça e gênero aos gestores públicos agrava ainda mais as disparidades de gênero e raça encontradas na capital paraense. Acerca da temática de gênero, a pesquisa se desdobrará em torno das representações das mulheres negras amazônidas, relativamente às estratégias políticas que envolvem a análise da constituição das identidades de gênero através das organizações e/ou movimentos sociais de mulheres que, por sua vez, imprimem sua marca na luta pelo reconhecimento de direitos fundamentais que, inscritos nas declarações, pactos e acordos internacionais assinados pelo Brasil e, também, na própria Constituição Federal de 1988, que, em seu art. 5º, preconiza a igualdade de gênero, não são garantidos, quando são presentes as distinções entre homens e mulheres e entre brancos e negros. No entanto, discutir esta possível igualdade deve ir além do normativismo prescrito no texto constitucional e nas demais legislações infraconstitucionais, adensando a proposta ao viés dos embates políticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Elane de Farias Pantoja - Coordenador / Lilian Silva de Sales - Integrante / Mônica Prates Conrado - Integrante / Mílton Ribeiro da Silva Filho - Integrante / ulia Glaciele dos Santos Souza - Integrante.
2009 - 2013
NosMulheres. Pela equidade de gênero étnico-racial
Descrição: Descrição: A articulação entre as questões derivadas das temáticas de gênero, das demandas originárias das diferentes faixas etárias, do reconhecimento aos direitos sexuais, dos diferentes grupos étnico-raciais, e das diferentes classes e frações de classe constitui uma perspectiva rica para a pesquisa nas ciências sociais e a ação estratégica sobre a vida social. Nos locais periféricos aos centros dinâmicos do capitalismo se fazem sentir as conseqüências mais cruéis dessa forma de organização social. A região Norte do Brasil possui os piores indicadores sociais deste vasto país. O Estado do Pará é um exemplo da triste designação de possuir os piores indicadores econômicos do país; além das enormes desigualdades sociais e crescimento desordenado também ostenta altos índices de violência contra quaisquer grupos locais que se organizem para defender seus direitos. Ainda o Pará no que se refere ao tráfico de pessoas, a exploração do trabalho infantil e juvenil doméstico e ao trabalho escravo possui os índices mais elevados do país. A nossa meta é dar visibilidade social e política com resultados de pesquisa com densidade teórica às questões étnico-raciais e de gênero através de projetos sob novas percepções, novos olhares e, portanto, novas abordagens por incorporarem temáticas de gênero, raça/etnia, de orientação sexual e classe como de cunho fundamental para a análise de fenômenos sociais. O nosso objetivo é o incentivo à disseminação de debates acadêmicos, conjugados a produção de pesquisa de fôlego sobre as diversidades no âmbito da Universidade Federal do Pará, e com franco diálogo com os movimentos sociais da região amazônica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 2) Doutorado ( 1) . Integrantes: Juliana da Silva Barroso - Integrante / Denise Machado Cardoso - Integrante / Mônica Prates Conrado - Coordenador / Amadeu de Farias Cavalcante Junior - Integrante / Elane de Farias Pantoja - Integrante / Eneida Correa de.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Elane de Farias Pantoja - Coordenador.


Projetos de extensão


2009 - 2013
Gênero e Diversidade na Escola - GDE
Descrição: A versão Pará do curso Gênero e Diversidade na Escola ofertado pelo Grupo de pesquisadoras NOSMULHERES, intitulada Educação para a Diversidade: educação das relações étnico-raciais, de gênero e orientação sexual, segue os mesmos critérios da versão modelo, adequada à realidade da região norte do país. Tal Iniciativa é imprescindível para a formação de profissionais de educação preparados para lidar com temas complexos, o curso oferecerá a esses educadores(as) uma noção de respeito e valorização da diversidade, que conduza ao respeito aos direitos humanos, viabilizando novos caminhos para se lidar com tais fenômenos e buscando suprir demandas para as novas formas de vivências culturais. O direcionamento deste curso aos profissionais da educação se justifica pela atuação direta na escola, espaço sócio cultural em que as distintas identidades se moldam e se reelaboram, mutuamente. A escola é um dos espaços de maior relevância para se educar visando o respeito às diferenças. Por isso a necessidade de implementação do curso na região norte do Brasil, carente de profissionais da educação básica capacitados para lidar com conteúdos específicos das relações de gênero, étnico-raciais e de orientação-sexual, capacitando-os para trabalhar com seus alunos(as) o tema da diversidade em suas variadas formas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) .

Integrantes: Elane de Farias Pantoja - Integrante / Milton Rineiro da Silva Filho - Integrante / Julia Glaciele dos Santos Souza - Integrante / Lilian Silva de Sales - Integrante / Mônica Prates Conrado - Coordenador / Ramon Pereira dos Reis - Integrante / Denise Machado Cardoso - Integrante / Maria de Nazaré Oliveira Rabelo - Integrante / Sandra Pereira Palheta - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Pouco, Fala Pouco.


Prêmios e títulos


2010
3º lugar na seleção de tutoria a distância do Curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola., Grupo de Pesquisa Nosmulheres - UFPA (Belém-PA).
2009
1º Lugar - X Painel de Estagiários da Eletronorte, ELETRONORTE (ELETROBRAS).


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
PANTOJA, E. F.. POLÍTICAS PÚBLICAS E RECONHECIMENTO DA UNIÃO CIVIL HOMOSSEXUAL PELO ESTADO.. In: 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2009, Porto Seguro - BA. CD Virtual da 26ª RBA, 2008.

2.
PANTOJA, E. F.. POLÍTICAS PÚBLICAS E RECONHECIMENTO DA UNIÃO CIVIL HOMOSSEXUAL PELO ESTADO.. In: 59ª Reunião Anual da SBPC - Amazônia:desafio nacional, 2007, Belém. Livro Eletrônico 59ª RA, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
PANTOJA, E. F.. Sexualidade, direitos sexuais e identidade de gênero ,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PANTOJA, E. F.. Transgressões do Feminino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PANTOJA, E. F.. Entre Mulheres: afetividade e sexualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PANTOJA, E. F.. ?Mulheres que amam mulheres ? Lesbianidades no Plural?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PANTOJA, E. F.. Adoção Homoafetiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PANTOJA, E. F.. ?Diversidade na Escola?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PANTOJA, E. F.. ?O direito de Ser Diferente: Tolerância Sim! Intolerância Não!?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PANTOJA, E. F.. Diversidade Sexual ? Filme: ?Orações para Boby?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PANTOJA, E. F.; SOUZA, D. S. . ESPERE UM POUQUINHO, VAMOS FATURAR: a diversidade sexual na mídia e o mercado GLS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PANTOJA, E. F.. INFÂNCIA EM TELA NA COMUNIDADE ? Filme: ?Orações para Boby?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PANTOJA, E. F.. Seminário (IN) Visibilidade Lésbica e Bissexual: Feminismo, Direito e Saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
PANTOJA, E. F.. I Ciclo de Palestras - Enfrentamento à Homofobia: Questões e Desafios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PANTOJA, E. F.. ?Enfrentamento à homofobia: questões e desafios?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PANTOJA, E. F.. ENFRENTANDO A HOMOBIA: QUESTÕES E DESAFIO.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PANTOJA, E. F.; SOUZA, D. S. . Discutindo a Homoconjugalidade: Elas vivem pra casar e eles vivem pra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PANTOJA, E. F.. Politicas publicas e reconhecimento da união civil homossexual pelo Estado.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
PANTOJA, E. F.; SANTOS, J. . Energia da Leitura: a leitura como instrumento de Responsabilidade Social.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
PANTOJA, E. F.; SOUZA, D. S. . Casamento, União Civil ou Sociedade de Fato? O reconhecimento das. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PANTOJA, E. F.. Casamento, União Civil ou Sociedade de Fato? O reconhecimento das homoconjugaliddes.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PANTOJA, E. F.. Políticas públicas e reconhecimento da união civil homossexual pelo Estado.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
PANTOJA, E. F.. POLÍTICAS PÚBLICAS E RECONHECIMENTO DA UNIÃO CIVIL HOMOSSEXUAL PELO ESTADO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
PANTOJA, E. F.; SOUZA, D. S. . Políticas Públicas e o Reconhecimento da União Civil Homossexual pelo Estado: um recorte de Belém do Pará.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PANTOJA, E. F.. Diversidade Sexual e Lesbianidades: A sociedade e as (hetero) normas 2016 (Cartilha).

2.
PANTOJA, E. F.; CARDOSO, I. S. . POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTEGRAÇÃO: Diversidade Sexual na Escola e o Combate à Homofobia. Belém 2013 (Dossiê).

3.
CONRADO, M. P. ; CARDOSO, D. M. ; SILVA FILHO, M. R. ; RIBEIRO, A. A. M. ; REBELO M.N.O. ; PANTOJA, E. F. . Intersecções entre Raça, Gênero, Sexualidade, Meio Ambiente e Políticas Públicas. Belém: Mônica Prates Conrado, 2012 (Cartilha).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, S.S.S; PANTOJA, E. F.; MELO, F. A. C.. Participação em banca de Jovita Soares de Vasconcelos Lima / Vânia Vasconcelos da Sil.Classe multisseriado: Desafios para uma educação do campo de qualidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

2.
COSTA, S.S.S; PANTOJA, E. F.; SILVA, R. S.. Participação em banca de Andréia da Silva Claro / Dejanira Pereira da Silva.A diversidade da EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo comparativo entre escolas multisserie e convencional no municipio de Novo Repartimento PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

3.
SALES, L. S.; PANTOJA, E. F.; SANTOS, D. A.. Participação em banca de Juracy de Jesus da Cruz.A Ressignificação do Ambiente Escolar: processo de judicialização através da Lei referente ao nome social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

4.
FERREIRA, L.S.S; COSTA, M.S.S.; PANTOJA, E. F.. Participação em banca de Carlos Antônio Raiol da Costa / Eraldo Barbosa dos Remédios.O Computador e as EADs na Educação de Jovens e Adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

5.
FERREIRA, L.S.S; PANTOJA, A. F.; PANTOJA, E. F.. Participação em banca de Antônia Rosângela Costa de Sousa; Eliane do S. Leão Carvalho.Inclusão Digital para Alunos com Deficiência Visual da Escola Municipal de Ensino fundamental Lucíolo Oliveira Rabelo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

6.
FERREIRA, L.S.S; COSTA, M.S.S.; PANTOJA, E. F.. Participação em banca de Maria Lucia de Araujo Assunção.O Laboratório de Informatica como um Instrumento Facilitador da Aprendizagem no Primeiro Ciclo da Alfabetização na Escola Municipal Vereador Cândido Lopes de Oliveira no Município de São domingos do Capim-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

7.
FERREIRA, L.S.S; PANTOJA, E. F.; PANTOJA, A. F.. Participação em banca de Antônio Cleyton da Silva Pinheiro; Amilton de Oliveira Gomes.O Uso do Aplicativo Celular como Recurso Didatico para Compreensão das Formulas do Cálculo de Área dos Quadrláteros no Sexto Ano do Ensino fundamental em São João de Pirabas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

8.
FERREIRA, L.S.S; PANTOJA, E. F.; PANTOJA, A. F.. Participação em banca de Paulo Miqueias de Sousa Oliveira; Sandra Cristina das Merces.O Uso do Laboratório de Informática pelos Professores de Ciências do Ensino Fundamental e Médio no Município de Santa Maria do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

9.
FERREIRA, L.S.S; COSTA, M.S.S.; PANTOJA, E. F.. Participação em banca de Benedito Harrilson da S. Oliveira; Dileno José O. dos Santos.A Formação de Professores para a produção e Utilização de Recursos Multimídias: Um Estudo de Caso na Escola estadual de Ensino Fundamental Padre Angelo Moretti - Ourém/PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

10.
FERREIRA, L.S.S; COSTA, M.S.S.; PANTOJA, E. F.. Participação em banca de Maria de Jesus Mesquita Alves; Suzana Karla Melo de Araújo.Pedofilia Virtual: Um Problema Social na Realidade de Alunos do 6º ano/9 da Escola Municipal Elias Feres Gorayeb, no Município de Tracuateua-Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

11.
BRAGA K.C.S.; LIMA R.P.S.S.; PANTOJA, E. F.. Participação em banca de Edenize de Melo Teixeira e Jardel Cavalcante Silva.O Uso das Tecnologias Educacionais: em foco o computador como ferramenta educacional na escola estadual de ensino infantil e fundamental Américo Souza de Oliveira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

12.
BRAGA K.C.S.; LIMA R.P.S.S.; PANTOJA, E. F.. Participação em banca de Fátima de Jesus Moreira da Paixão/Selma Cristina Costa Egosh.Formação dos Professores para o Uso do Software E-Proinfo no 5º Ano da Escola Vereador Cândido Lopes de Oliveira, na Sede do Município de São Domingos do Capim - PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

13.
GOMES, A. S.; ZISSOU, A. J.; PANTOJA, E. F.. Participação em banca de Jacy Silva Ferreira e Gicélia Santana Borralhos.A Inclusão Digital na educação de Jovens e Adultos - EJA/Médio: o uso do computador e a interatividade com o sistema operacional Linux. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

14.
GOMES, A. S.; ZISSOU, A. J.; PANTOJA, E. F.. Participação em banca de Paulo Alessandro Favacho Brito; Valdemir Cunha Oeiras.O Uso do Software de Geometria Dinâmica Geogebra no Ensino de Geometria Analitica no 3º ano do Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

15.
KHALED; ZISSOU, A. J.; PANTOJA, E. F.. Participação em banca de Elba Joice Silva de Souza; Luciana dos Santos Ribeiro.A Aplicabilidade das Redes Sociais como Ferramenta Educacional no 8º Ano do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

16.
PIMENTEL; PANTOJA, E. F.. Participação em banca de Milena Nahun Sousa Cardoso.Conjugalidade Homoafetiva Entre Mulheres. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará.

17.
PANTOJA, E. F.. Participação em banca de ANA LUZIA PESSOA FARIAS e NILZA CRISTINA GOMES MACHADO.NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES: a homoafetividade em foco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Serviço Social) - Escola Superior da Amazônia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bullying na Escola. 2016. (Oficina).

2.
II Ciclo de Debates ?Surdez, Libras e Formação Inicial de Professores?. 2016. (Outra).

3.
II Festival de Educação e Cultura Surda / Oficina Escrita e Direitos. 2016. (Oficina).

4.
I Roda de Diálogos de Temas Contemporâneos de Serviço Social. 2016. (Outra).

5.
Palestra: Promovendo a Igualdade e Discutindo a Diversidade. 2016. (Outra).

6.
Roda de Conversa ?Negritudes & LGBT: Gênero, sexualidade e raça?.?Negritudes & LGBT: Gênero, sexualidade e raça?. 2016. (Outra).

7.
Workshop de Politicas Pública voltadas à Comunidade LGBT. 2016. (Outra).

8.
?FAMÍLIAS, ADOÇÃO E HOMOAFETIVIDADE. 2015. (Seminário).

9.
Ciclo Nacional de Debates: Qual Estatuto da Família. Em defesa dos direitos e da pluralidade.Qual Estatuto da Família. Em defesa dos direitos e da pluralidade. 2015. (Outra).

10.
I SEMINÁRIO: As violências contra as mulheres: uma discussão sobre saúde, direitos e enfrentamento. 2015. (Seminário).

11.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia - 26ª RBA (ABA). "Em foco: Mulheres que amam mulheres e constroem as ?novas? familias".. 2014. (Congresso).

12.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia - 26ª RBA (ABA). 2014. (Congresso).

13.
I Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica - EAVAAM.A FAMÍLIA NA ARTE IMITA A FAMÍLIA NA VIDA?: análise da representação / reprodução da família homoafetiva feminina na Sétima Arte. 2014. (Encontro).

14.
II SEMINÁRIO "INFÂNCIA E JUVENTUDE: DISCUTINDO POLÍTICAS PÚBLICAS. 2014. (Seminário).

15.
II Seminário de História da Infância na Amazônia e IV Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2014. (Seminário).

16.
INFÂNCIA EM TELA - ?CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO?. 2014. (Outra).

17.
Os desafios na implementação de políticas públicas LGBT. 2014. (Seminário).

18.
Seminário, Gênero e Direitos: Um olhar sobre Mulheres Trans*, Lésbicas, e Bissexuais.Gênero e Sexualidade: Múltiplas Práticas e Olhares. 2014. (Seminário).

19.
SEMINÁRIO REGIONAL PRÓ CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. 2014. (Seminário).

20.
DEBATE psicologia, diversidade sexual e estado laico!. 2013. (Outra).

21.
Direitos sexuais: um debate trans.. V RODADA DE DIÁLOGOS. 2013. (Exposição).

22.
ENCONTRO DE CULTURA DE PAZ: JUSTIÇA RESTAURATIVA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. 2013. (Encontro).

23.
evento ?IV Roda de diálogos: debate sobre o estatuto do nascituro.?. 2013. (Outra).

24.
Formação Continuada.I TELECONFERENCIA - ENFRENTANDO A HOMOBIA: QUESTÕES E DESAFIO. 2013. (Simpósio).

25.
IV Roda de diálogos: debate sobre o estatuto do nascituro. 2013. (Outra).

26.
O AMOR ESTÁ NO AR 2 ...: AMORES E DESAMORES DE ONTEM E DE HOJE. 2013. (Seminário).

27.
Walter Benjamin e a fotografia de cidades. 2013. (Outra).

28.
XVI Ered/Eraju- Encontro Regional dos Estudantes de Direito- Direito e o mundo do trabalho na Amazônia. 2013. (Encontro).

29.
I Encontro de Estudos de Marcadores Sociais da Diferença ? ENUMAS. 2012. (Encontro).

30.
III Semana de Gênero e Sexualidades da UNIFESP. 2012. (Outra).

31.
XI Graduação em Campo: Seminários de Antropologia Urbana. 2012. (Seminário).

32.
27ª Reunião Brasileira de Antropologia. Monitora. 2010. (Congresso).

33.
27ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2010. (Congresso).

34.
27ª Reunião Brasileira de Antropologia - Curso Gênenro e Marcadores Sociais da Diferença. 2010. (Outra).

35.
Oficina Temática Intinerante: "A Africa, o Brasil e os Quilombos: Heranças Geográficas". 2010. (Oficina).

36.
"Simposio Audiovisual Mulheres Amazônidas: imagens, cenários, histórias". 2009. (Simpósio).

37.
I Encontro Paraense dos Estudantes de História. Um mar doce de silhuetas: o metier do historiador na Amazônia. 2009. (Encontro).

38.
IV CONGRESSO DA APA - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ANTROPOLOGIA - Classificar o Mundo. 2009. (Congresso).

39.
Oficina de Educadores Sociais - Pão e Beleza.. 2009. (Oficina).

40.
Oficina de SPSS. 2009. (Oficina).

41.
Orquídeas e você: Fazendo o Q? - "Pink Money". 2009. (Seminário).

42.
Seminário Interdisciplinar Género e Ciências Sociais. 2009. (Seminário).

43.
VII Congresso Internacional de investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural - Educação e Desigualdade.. 2009. (Congresso).

44.
Violência de Género e Saúde. 2009. (Seminário).

45.
XVI Fórum Paraense dos Grupos PET - Gestão Tutorial Pró-ativa e Participativa. 2009. (Outra).

46.
26ª Reunião Brasileira de Antropologia - 26ª RBA (ABA). Políticas públicas e reconhecimento da união civil homossexual pelo Estado.. 2008. (Congresso).

47.
7ª Oficina para Inclusão Digital. 2008. (Oficina).

48.
Conferência Nacioanal de gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais - GLBT.Delegada Suplente. 2008. (Outra).

49.
I Encontro Paraense dos Estudantes de História. Um mar doce de silhuetas: O métier do Historiador na Amazônia..Casamento, União Civil ou Sociedade de Fato? O reconhecimento das. 2008. (Encontro).

50.
III Seminário Estadual Conexões de Saberes - Universidade, Movimentos Sociais e Cidadania: Educação Pública em Foco.. 2008. (Seminário).

51.
Jornada COEP Pela Cidadania. 2008. (Outra).

52.
Política, Direitos, Violência e Homossexualidade".PESQUISADORA. 2008. (Outra).

53.
Seminário Cidadania x Corrupção: Construindo uma Sociedade Ética. 2008. (Seminário).

54.
Seminário de Apresetação do Programa de Vivência Estudantil - Camponesa - PROCAMPO. 2008. (Seminário).

55.
Seminário Estadual de Educação Em Direitos Humanos: Educação Para Uma Cultura de Paz.. 2008. (Seminário).

56.
Simposio Internacional ANTROPOLOGIA EM FOCO: Campo interdisciplinares para o estudo do outro.. 2008. (Simpósio).

57.
VI Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual - "Estado Laico: discutir poder, garantir direitos". 2008. (Encontro).

58.
50º Congresso da UNE. 2007. (Congresso).

59.
59ª Reunião Anual da SBPC, (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Pesquisa). POLÍTICAS PÚBLICAS E RECONHECIMENTO DA UNIÃO CIVIL HOMOSSEXUAL PELO ESTADO.. 2007. (Congresso).

60.
59ª Reunião Anual da SBPC, (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Pesquisa). 2007. (Congresso).

61.
Encontro Nacional Universitário de DIversidade Sexual - ENUDS.Políticas Públicas e o Reconhecimento da União Civil Pelo Estado: um recorte de Belém do Pará.. 2007. (Encontro).

62.
Universidade e Diversidade Sexual: as perspectivas acadêmicas para a construção de uma nova sociedade..?Conjugalidade Homossexual, História e Educação: em busca de uma nova sociedade?. 2007. (Seminário).

63.
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. (Sociedade Brasileira de Sociologia). Políticas públicas e o reconhecimento da união civil homossexual pelo Estado.. 2007. (Congresso).

64.
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. (Sociedade Brasileira de Sociologia). 2007. (Congresso).

65.
Conferência a Hora do Calouro e da Oficina de Técnicas de Estudos.. 2005. (Oficina).

66.
Mesa Redonda ?Os Determinantes Da Crise Política Atual e os Instrumentos Institucionais Contra a Corrupção Eleitoral?. 2005. (Outra).

67.
Mini Curso ?Como Elaborar um Projeto de Pesquisa?. 2005. (Oficina).

68.
Semana de Ciências Sociais ? ?O Mundo em Redefinição?.. 2005. (Oficina).

69.
Seminário Rotas (Mais Que) Perigosas: Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres em Contexto Transnacional?.. 2005. (Seminário).

70.
XII Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste - XII CISO. 2005. (Encontro).

71.
XII Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste - XII CISO.Monitor. 2005. (Encontro).

72.
XIII Congresso Nacional dos Sociólogos - VI Encontro Nacional dos Cursos de Ciências Sociais. Monitora. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PANTOJA, E. F.. Negociando fronteiras: pensando corpos trans. 2015. (Outro).

2.
Grupo Orquídeas ; PANTOJA, E. F. . Grupo OrQuídeas . Seminário "OrQuídeas e você: Fazendo o Q? (Fazendo-se mulher em outros olhares). 2010. (Outro).

3.
GRUPO ORQUÍDEAS ; PANTOJA, E. F. . Seminário "OrQuídeas e você: fazendo o Q?" (Teoria Queer). 2009. (Outro).

4.
Grupo Orquídeas ; PANTOJA, E. F. . Seminário "OrQuídeas e você: Fazendo o Q?" (Pink Money). 2009. (Outro).

5.
Faculdade de Ciências Sociais ; PET/GT/CS ; PANTOJA, E. F. . Nasceu uma estrela: 100 anos de Claude Lévi-Strauss". 2008. (Outro).

6.
PANTOJA, E. F.; Grupo Orquídeas . Dia da Mulher: uma abordagem sócio-acadêmica sobre gênero e sexualidade. 2008. (Outro).

7.
Grupo Orquídeas ; PANTOJA, E. F. . VI ENUDS - Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual - "Estado Laico: discutir poder, garantir direitos". 2008. (Congresso).

8.
Grupo Orquídeas ; PANTOJA, E. F. . Seminário de Diversidade Sexual. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Deise Amorim Chaves Fernandes e Antônia Gonçalves da Silva. APRENDIZAGEM E AFETIVIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR: Um estudo sobre a contribuição na relação Professor ? Aluno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Elane de Farias Pantoja.

2.
Luciene de Oliveira Santana e Suely Queiroz dos Santos. DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA NO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Elane de Farias Pantoja.

3.
Francisca Maria RodriguesS de Sá e Geovane Ferreira Vieira. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PASTOR JOSÉ PINTO DE MENEZES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Elane de Farias Pantoja.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PANTOJA, E. F.. Negociando fronteiras: pensando corpos trans. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


# Intercâmbio realizado na Universidade do Porto - Portugal . Programa Erasmus Mundus (2009).
# Intercâmbio realizado na Universidade de São Paulo - USP. Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD (2012).
#Coordenadora da Comissão Acadêmico Científica do VI Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual - ENUDS - realizado na Universidade Federal do Pará (2008)
# Representante do Estado do Pará na Comissão Nacional do 6º Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual (CN do 6º ENUDS), realizado em Belém-PA (2007-2008)



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